• Nenhum resultado encontrado

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 2"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 3

História da Quinta

A história da «Quinta Monte da Rocha» remonta ao início dos anos 50, quando os nossos familiares

abriram o estabelecimento como mercearia e taberna. Mais tarde, já na década de 1970, a taberna foi convertida num café que era muito frequentado por toda a comunidade.

A abertura das grandes superfícies

comerciais ao longo da década de 80 e 90, fez com que a mercearia deixasse de ter sentido. Por conseguinte, nos anos 90, os proprietários resolveram fazer obras de remodelação e ampliação de forma a que este espaço fosse transformado num restaurante.

Recentemente, em 2008, foi atribuído a esta Quinta o Selo de Recomendação Algarve Rural. No mesmo ano, este espaço voltou, novamente a sofrer alterações, dando origem a uma agradável e espaçosa Casa de Campo, composta por 8 suites, sala de convívio com TV, parque privativo, esplanada, jardins envolventes, tendo-se mantido o Restaurante “O Monte” com as saborosas e originais ementas típicas da Serra Algarvia.

(4)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 4

O Nosso Espaço

A Quinta Monte da Rocha fica situada em Vendas Novas - Tôr, a cerca de 8 Km de Loulé (Algarve).

Esta agradável Quinta está classificada como Turismo de Espaço Rural e abriu recentemente a sua Casa de Campo a serviços de alojamento com atendimento

familiar e altamente

personalizado.

Apresenta 8 quartos duplos com casa de banho privativa e uma encantadora vista de campo.

A Casa de Campo da Quinta Monte da Rocha tem um serviço próprio de confecção de refeições no seu Restaurante "O Monte", onde poderá saborear as mais diversas iguarias e especialidades algarvias

num ambiente calmo e

descontraído.

Este restaurante, para além do

excelente serviço de atendimento e da qualidade e originalidade das suas especialidades, está totalmente preparado para receber e organizar todo o tipo

(5)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 5 de eventos como casamentos, baptizados, festas de aniversário e grupos de excursões, a preços muito acessíveis.

Respire o ar puro das zonas exteriores onde encontra alguns exemplares de vegetação característicos da Serra Algarvia. Poderá, também, visitar as estufas onde estão plantados alguns vegetais utilizados na confecção dos saborosos pratos do restaurante "O Monte".

Sem dúvida é uma oportunidade única para descansar e usufruir do contacto com a Natureza única da serra Algarvia, que este local e os seus arredores providenciam!

(6)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 6

A Natureza Circundante

Fonte da Benémola

O Sítio Classificado da Fonte Benémola situa-se nas freguesias de Querença e Tôr e ocupa uma área de 392 ha .

Esta área protegida de rara beleza no Algarve é atravessada pela Ribeira de Menalva, que é abastecida por algumas nascentes, o que permite conter água em cerca de 60% do seu leito durante a época estival, ao contrário da maioria das ribeiras desta região. A ocorrência de água permite a existência de uma flora rica e abundante ao longo do leito da Ribeira, nomeadamente, freixos, salgueiros, tamargueiras e folhados, por entre os quais abundam os canaviais, os silvados e os loendros.

Nas encostas do vale que ladeiam a Ribeira, a vegetação é tipicamente mediterrânica, constituída por alfarrobeiras, aroeiras, tomilhos, alecrins e carrascos. No limite do Sítio Classificado, existe uma zona de solo xistoso, onde predominam os sobreiros e as

azinheiras, ao contrário da restante área que possui solos calcários. A existência de água durante todo o ano é factor de atracção para uma grande diversidade de espécies faunísticas, especialmente

de avifauna, entre outros, os guarda-rios, os chapins, as garças e abelharucos. Uma das espécies que habita este local mas que dificilmente se avista, é a lontra. Esta espécie alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos e habita nas margens da ribeira.

(7)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 7 O Sítio Classificado da Fonte Benémola, devido à existência de água e de solos férteis ao longo das margens da Ribeira, foi muito utilizado para a prática de agricultura. Deste modo, é possível encontrar algumas infra-estruturas agrícolas ligadas à utilização da água, nomeadamente os açudes, as levadas, as noras e os moinhos de água. Contudo, muitas destas infra-estruturas encontram-se actualmente em estado de abandono.

A existência de afloramentos rochosos de calcário propiciou a existência de alguns fornos que outrora coziam a pedra calcária para produzir cal.

No Sítio Classificado, subsiste ainda um artesão que utiliza as canas (abundantes neste local) para a manufactura de cestos e de outros utensílios, em tempos muito úteis para tarefas domésticas e agrícolas e agora cada vez mais apreciados por turistas e visitantes.

(8)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 8

Centro Ambiental da Pena -

Percursos Pedestres

Percurso à Aldeia da Pena

Complementarmente às actividades no Centro, pode ainda ser realizado um percurso à aldeia da Pena, onde os alunos podem observar as edificações locais e algumas infrastruturas tipicamente rurais como lavadouros, noras, poços, entre outros.

Percursos nos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola

Podem ainda ser efectuados percursos pedestres guiados nos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, durante os quais se podem observar diferentes espécies de fauna e flora local e ficar a conhecer melhor estas duas áreas naturais.

DINAMIZAÇÃO SÓCIO - CULTURAL LOCAL

Outro dos objectivos do Centro Ambiental da Pena é o envolvimento da população da aldeia da Pena neste projecto. Para tal, são desenvolvidas várias iniciativas que permitem promover o convívio e o intercâmbio entre a população local e o Centro Ambiental.

(9)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 9

Rocha da Pena

O Sítio Classificado da Rocha da Pena localiza-se nas freguesias de Salir e Benafim e estende-se por uma área de 637 ha.

O local possui um relevo agreste, com uma cornija calcária com cerca de 50 m de altura, cujo planalto atinge aproximadamente 2 km de comprimento. A altitude máxima do mesmo é de 479 m. Ao longo dos anos, a acção da

água na rocha calcária provocou fendas e deu origem a grutas, algumas das quais com grandes dimensões.

A flora é rica e variada. Julga-se que existem mais de 390 espécies de plantas, sendo algumas delas endémicas, medicinais ou aromáticas. Destacam-se a Rosa Albardeira (Paeonia broteroi), pela sua beleza, a Bellevalia hackelii, o Allium pruinatum, endémicos, a Milfurada (Hypericum perfuratum), o Alecrim (Rosmarinus officinalis), bem como muitas espécies de orquídeas selvagens. Relativamente à fauna, salienta-se a presença de aves de rapina, nomeadamente, a águia de Bonelli e a águia de asa redonda. Existem também muitas outras espécies como o abelharuco, que escava o seu ninho nos taludes dos terrenos, o pica-pau-malhado-grande, e os chapins, entre outros. Existem, ainda, pequenos mamíferos como a gineta, o saca-rabos, os coelhos e os ouriços e mamíferos de maiores dimensões como os javalis.

(10)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 10 Este Sítio Classificado possui algum património construído, de grande interesse, como sejam os dois amuralhamentos de pedra, existentes no topo da Rocha da Pena, que se julga remontarem à Idade do Ferro e que terão sido utilizados outrora como estratégia de defesa. No topo da Rocha da Pena, existe ainda uma gruta que é conhecida como o Algar dos Mouros, pois foi aí que estes se refugiaram aquando da reconquista de Salir por D. Paio Peres Correia.

Na aldeia da Penina existe um portal em arcada e uma chaminé datada de 1827. Ligados à utilização agrícola, podem observar-se ainda dois moinhos de vento, conhecidos como os moinhos da Pena.

Numa outra vertente e devido à sua geologia, este Sítio é muito procurado para a prática do desporto de escalada. Neste sentido, têm sido efectuadas reuniões com diversas entidades, com vista a ordenar esta actividade. Para além disso,

(11)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 11 prevê-se a instalação de um Centro de Interpretação que permita prestar informações aos inúmeros visitantes e apoiar as diversas actividades a realizar. Ao longo do percurso irão surgir zonas de lazer e de descanso ao longo do percurso, necessário complemento das condições de acolhimento e atracção que hão-de caracterizar os próprios Sítios.

Restaurante «O Monte»

(12)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 12

(13)
(14)
(15)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 15

(16)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 16

Caracterização do TER

O Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objectivo apresentar como atracção, as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional

no chamado agronegócio.

O Turismo no Espaço Rural distingue-se essencialmente pelo facto de permitir um contacto mais directo com a Natureza e a população local no meio rural, conhecer a sua gastronomia, os seus usos e costumes, num ambiente familiar e acolhedor.

Em Portugal o turismo rural é criado em 1986 com a regulamentação do Decreto-Lei n.º 256/86 de 27 Agosto, sendo institucionalizadas três modalidades: turismo habitação, turismo rural e agro-turismo. O turismo no espaço rural consiste no conjunto de actividades, serviços de alojamento e animação a turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais.”

Por serviços de alojamento compreende-se aqueles que são prestados na modalidade de, turismo de habitação, agro-turismo, turismo de aldeia, casas de campo, hotéis rurais, parques de campismo rurais.

(17)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 17

As Casas de Campo, como a que caracteriza a da Quinta Monte da Rocha, são casas particulares situadas em zonas rurais, que prestam um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários.

As actividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de:

Hospedagem;

Alimentação;

recepção à visitação em propriedades rurais;

recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural;

outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.

(18)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 18

Turismo de Espaço Rural - Reserva Online

Caro Cliente,

Para efectuar a sua Reserva de Recepção preencha o formulário que

seguidamente se apresenta a fim de determinar a disponibilidade de reserva. Dentro de um período, aproximadamente de 24 horas, dar-lhe-emos uma resposta ao seu pedido ou entraremos em contacto consigo. Gratos pela atenção dispensada, o nosso muito obrigado!

(19)
(20)

Catálogo Digital da Quinta Monte da Rocha Pág. 20

Tabela de preços

Para consultar, online, a nossa tabela de preços clique sobre o seguinte linK: http://quintamontedarocha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=60&It emid=77

O nosso muito obrigado! Volte sempre!

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos

Desenvolvimento da motricidade fina e grossa, coordenação motora criatividade e trabalho de grupo. 50% dos idosos aderem à

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor