• Nenhum resultado encontrado

AS INSCRIÇÕES As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de Agosto de 2016, até o dia 30 de Setembro de A taxa de inscrição para o Process

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS INSCRIÇÕES As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de Agosto de 2016, até o dia 30 de Setembro de A taxa de inscrição para o Process"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

A atividade de ensino teológico da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no Brasil teve seu início em julho de 1915, na então denominada Escola Missionária, estabelecida nas proximidades de Santo Amaro, São Paulo, SP, nas dependências do Colégio Adventista Brasileiro, posteriormente renomeado Instituto Adven-tista de Ensino (IAE). Em 1916, as atividades estudantis começaram com 35 alunos, dos quais 9 fizeram parte da primeira turma de formandos, em 1922. A partir daí o curso passou a ter 3 anos de duração com o nome de Curso Ministerial.

Em 1926 foi renomeado como Introdutório Ministerial e, em 1942, recebeu a denominação de Curso Teológi-co. A partir de 1955, passou-se a exigir do candidato o ensino médio, tornando-se, então, um curso de educa-ção superior, sob o nome de Faculdade Adventista de Teologia (FAT).

Em 1957 teve início as atividades de outro Seminário adventista no Brasil, desta vez na região Nordeste, fun-cionando nas dependências do Educandário Nordes-tino Adventista (ENA), na cidade de Belém de Maria, Estado de Pernambuco. Inicialmente eram ofertados apenas dois anos de curso de teologia no ENA, findos os quais os alunos se deslocavam para o IAE, São Pau-lo, onde concluíam o curso após dois anos de estudo adicionais. A partir de 1960 o Seminário de Teologia do Nordeste deu início ao seu curso completo de quatro anos no ENA. Nesse formato, a primeira turma de concluintes graduou-se em 1963. No ano de 1987,

o Seminário foi transferido para o município de Cachoeira, Estado da Bahia. A instituição que abrigou o Seminário foi o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE).

Com o voto nº 79/235, de 24 de junho de 1979, da Mesa Administrativa da Divisão Sul-americana dos Adventistas do Sétimo Dia, face ao crescimento da educação teológica em sua área de atuação, criou-se a Reitoria dos Seminários da América do Sul, com sede em Brasília, DF, sendo denomi-nado Seminário Adventista Latino-americano de Teologia (SALT).

Em dezembro de 1989, o SALT filiou-se à Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE), entidade que congrega dezenas de Seminários Teológicos de várias denominações evangélicas no Brasil. Em 2000, o SALT solicitou credenciamento pela ASTE que, após receber as informações necessárias por escrito, enviou uma comissão de professores, indicada pelo Conselho Deliberativo da entidade. A avaliação e verificação do padrão de credencia-mento, fixada pela ASTE, ocorreu em 14 de março de 2001 e o credenciamento deu-se em 1º de janeiro de 2002.

No ano de 2006 o Seminário Adventista Latino Americano de Teologia – SALT-FAAMA iniciou sua oferta no curso livre de Teologia na cidade de Benevides – PA e hoje, oferecemos o número de 60 vagas para a formação no curso livre. O curso de Teologia no SALT-FAAMA tem como objetivo pro-mover a formação de profissionais que leiam a realidade de maneira criativa, crítica, solidária, autônoma, interdisciplinar e de forma articuladora de novas ideias, tendo, como princí-pios, a ética cristã e o diálogo inter-religioso necessário para

a vida em sociedade, de modo a promover a restauração e valorização do ser humano preconizados pela sua Missão, Visão e Filoso-fia. O Coordenador do curso é o Pastor Doutor João Antonio Rodrigues Alves, Bacharel em Teologia Bíblica – UNASP – SP (2000), Especia-lista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Adventista da Bahia (2005), Doutor em Teologia - Universidad Adventista del Plata (2005), revalidado pela Pontifícia Univer-sidade Católica do Rio de Janeiro (2011). O Coordenador do Curso de Teologia possui experiência profissional de 32 anos e 20 anos de experiência docente no ensino superior. Com o desejo de contribuir de forma efetiva com a sociedade na qual está inserido, o SAL-T-FAAMA se empenha num trabalho progres-sivo em preparar não apenas os discentes, mas toda a comunidade acadêmica a estarem comprometidos com a missão da Instituição que é a de oferecer um serviço de qualidade, fundamentado na formação integral de cida-dãos, buscando desenvolver futuros profis-sionais éticos e comprometidos para servir a Deus e a sociedade.

(6)

As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de Agosto de 2016, até o dia 30 de Setembro de 2016. A taxa de inscrição para o Processo Seletivo é de R$ 50,00 e não haverá devolução da taxa ao candidato que desistir ou não participar do processo.

A inscrição para o Processo Seletivo será realizada através da página Web da Instituição (www.faama. edu.br/processoseletivo).

A inscrição do candidato que apresentar necessida-des especiais, visual ou física, que exija condições distintas para a realização do exame do processo seletivo, deverá ser feita por meio de um requeri-mento encaminhado à Comissão Coordenadora do Processo Seletivo através do e-mail processose-letivo@faama.edu.br, até o dia 19 de Setembro de 2016 (Ao passar desta data, não aceitaremos mais solicitações, tendo em vista o prazo necessário para as devidas providências a serem tomadas para o melhor atendimento do candidato). O formulário para requerimento encontra-se disponível no site da Instituição e vale salientar que estes candidatos, só poderão realizar o exame na sede da Instituição.

AS INSCRIÇÕES

Poderão se inscrever:

O Processo Seletivo está aberto aos portadores de Certificado de Ensino Médio e aos que estejam em vias de concluir o de Ensino Médio ou equivalente até a data prevista para o início das aulas.

Sua inscrição estará efetivada quando:

• Acessar o site da FAAMA e preencher o formulário inicial de inscrição; • Gerar boleto no valor da inscrição e efetuar seu pagamento;

• Preencher o formulário do Candidato;

• Seu cônjuge (esposo /esposa) preencher o formulário destinado a ela (e);

• Seu pastor distrital preencher o formulário destinado a ele (Receberemos o formulá-rio preenchido e assinado apenas pelo pastor distrital da igreja à qual faz parte);

• A Comissão da igreja a qual faz parte enviar o encaminhamento de parecer quanto à sua participação no Processo (O arquivo para o preenchimento será enviado ao pastor distrital, através do e-mail informado pelo candidato).

Após a realização dos passos anteriores, imprimir o cartão de identificação, disponível no link de inscrição.

* Ficará sob total responsabilidade do candidato o preenchimento do seu formulário, bem como, o acompanhamento do preenchimento dos demais formulários mencionados ante-riormente e também o envio do voto da comissão. O não preenchimento, preenchimento indevido ou incompleto de qualquer um deles, inviabilizará a participação do candidato no referido Processo Seletivo.

(7)

O Processo Seletivo 2017 para admissão ao Curso Livre de Teologia do Seminário Adventista Latino-Americano, oferecido na modalidade presencial, será composto por duas fases, sendo a primeira, eliminatória e a segunda, classificatória; com vistas a obter um perfil intelectual e vocacional para o estudo de Teologia, visando o ministé-rio pastoral e religioso.

• 1ª Fase – Realizada no dia 09 de Outubro de 2016, das 08h às 12h (Horário de Brasília), para todos os candi-datos que efetivaram as suas inscrições:

Exame de Avaliação de Conhecimentos, composto por testes de múltipla escolha nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Redação, cujo nível de complexidade não ultrapassa o do Ensino Médio; e Co-nhecimentos Bíblicos e Teológicos, relevantes para a área teológica.

• 2ª Fase – Realizada no dia 23 de Outubro de 2016, das 08h às 12h (Horário de Brasília), para os 150 primeiros classificados:

Entrevista.

A primeira fase do Processo Seletivo tem caráter elimina-tório, realizado nos postos de provas disponíveis. Após a sua realização, apenas os 150 primeiros candidatos que forem classificados passarão para a segunda fase, que tem caráter classificatório e realizar-se-á nas Associações / Missões respectivas.

FASES DO PROCESSO SELETIVO

Você escolherá o local onde a prova será realizada no ato da inscrição para o Pro-cesso Seletivo. Consulte o link no site da FAAMA e veja a lista de locais disponíveis.

HORÁRIO E TEMPO

Recomenda-se que o candidato compareça ao local designado para a realização da entre-vista e do exame, com antecedência mínima de 1 hora. O acesso aos locais para realização da prova será permitido até às 08h (Horário de Brasília). O tempo máximo de prova está estimado em quatro horas e o tempo mínimo, em sessenta minutos.

DOCUMENTOS E MATERIAL

O candidato deverá comparecer aos locais de prova, no horário determinado no edital, munido de documento de identidade original ou documento com foto; ficha de compen-sação bancária, com a devida comprovação de pagamento e caneta esferográfica azul ou preta em material transparente.

É vedada durante a realização do exame a uti-lização de dicionário, calculadora, aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, Pager, tablets.

Onde realizar a prova?

No dia da prova

HORÁRIO

Recomenda-se que o candidato compareça ao local designado para a realização da entre-vista e do exame, com antecedência mínima de 30minutos. O acesso aos locais para reali-zação da entrevista será permitido até às 08h (Horário de Brasília).

DOCUMENTOS E MATERIAL

O candidato classificado para a segunda fase realizará a entrevista na Associação / Missão à qual pertence o Posto de Prova em que reali-zou a primeira fase.

O candidato deverá comparecer à entrevista, munido de:

• Documento oficial de Identificação com foto;

• Cartão de Identificação de inscrição (a mesma utilizada para a realização da primeira fase).

(8)

A pontuação obtida no exame das matérias da Base Comum Nacional do Ensino Médio, será constituída de 55 questões, sendo 25 questões para Língua Portuguesa, 15 para Língua Inglesa, uma Redação e a prova de Teologia e Conhecimentos Bíblicos com 15 questões. Os acertos em cada uma destas disciplinas serão multiplicados por um peso com a seguinte distribuição:

I. Peso 01 – Teologia e Conhecimentos Bíblicos; II. Peso 02 - Língua Inglesa;

III. Peso 03 – Língua Portuguesa e Redação.

Na ocorrência de candidatos com igual desempenho far-se-á o desempate para fins de classificação, considerando sucessivamente a maior somatória de pontos nas disciplinas indicadas a seguir:

• 1º desempate: Língua Portuguesa; • 2º desempate: Redação;

• 3° desempate: Inglês;

• 4º desempate: Conhecimentos Bíblicos e Teológicos.

Será automaticamente desclassificado na 1ª Fase do Processo, o candidato que não obtiver as seguintes quantidades de acertos/nota mínimos em todas as disciplinas do exame objetivo:

• Português – Mínimo de 13 acertos; • Inglês – Mínimo de 5 acertos;

• Conhecimentos Bíblicos – Mínimo de 5 acertos; • Redação – Nota mínima 5.

O acesso à 2ª Fase do Processo será feito mediante processo eliminatório, consideran-do-se o desempenho do candidato na 1ª Fase, classificanconsideran-do-se os 150 primeiros pela ordem decrescente do total de pontos obtidos, que atendam os critérios descritos no Caput do presente artigo.

PARA PORTUGUÊS:

Textos não literários ou informativos contemporâneos de revistas, livros ou jornais.

• Textos de autores do século XVI ao XX, retirados das obras literárias indicadas abaixo.

• Compreensão e Interpretação de Textos. Fatos Linguísticos

• A modalidade escrita da língua: características, sobretu-do quanto à seleção lexical e morfossintática, nos registros específicos (literário, formal, semiformal, familiar). Convenção ortográfica em vigor. Regras de pontuação.

• Aspectos do léxico: polissemia, sinonímia, homonímia, hipe-ronímia, hiponímia.

• Aspectos da sintaxe: Processos de estruturação dos períodos na modalidade escrita formal (subordinação e coordenação), incluindo a abordagem de valor semântico dos conectivos co-ordenativos e subordinativos, estrutura das orações, coerência interna na estruturação dos períodos.

• Aspectos da morfossintaxe: Classes de palavras, incluindo a distinção entre palavras “variáveis” e “invariáveis”. Morfemas lexicais e gramaticais. Flexão de gênero e número nos subs-tantivos e adjetivos. Flexão de números, pessoa, modo e tem-po nos verbos. A expressão do grau: substantivos, adjetivos, advérbios. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Processos de formação de palavras: composição, de-rivação, recomposição, hibridismo, onomatopeia, abreviação vocabular, siglas.

A CLASSIFICAÇÃO

A DESCLASSIFICAÇÃO

(9)

PARA INGLÊS:

Leitura e interpretação de textos. • Compreensão gramatical. • Artigo definido e indefinido. • Preposições.

• Pronomes (pessoais, possessivos, reflexivos, relativos, indefinidos, demons-trativos, interrogativos).

• Plural dos substantivos. • Caso genitivo.

• Advérbios.

• Tempos verbais (presente e passado simples, presente e passado contínuo, presente e passado perfeito, futuro simples, futuro imediato, condicional). • Verbos anômalos.

• “Tag Questions”. • Infinitivo. • Voz passiva.

• Discurso direto e indireto.

Para Teologia e Conhecimentos Bíblicos:

A doutrina de deus: a criação, as escrituras sagradas, a trindade. • a doutrina do homem: sua criação e natureza.

• o plano da salvação: vida, morte e ressurreição de cristo e a experiência da salvação.

• a doutrina da igreja: a igreja, sua missão, unidade no corpo de cristo; o ba-tismo; a ceia do senhor; dons e ministérios espirituais; o dom de profecia; • a doutrina da vida cristã: a lei de deus; o sábio uso dos bens e da vida (mor-domia); conduta cristã; matrimônio e família.

• a doutrina dos últimos eventos: o ministério de cristo no santuário celestial; • a segunda vinda de cristo; morte e ressurreição; o milênio e o fim do peca-do; a nova terra.

PARA A REDAÇÃO:

A prova de Redação busca avaliar a habilidade do candidato no emprego de recursos que são necessários à produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos.

PROGRAMA

• Dissertação: fato e demonstração / argumento e inferência / relações lógi-cas Temas atuais, polêmicos, pitorescos ou presentes na mídia. Narração e descrição.

A prova de Redação constará de um tema, que será corrigido considerando--se os seguintes aspectos:

a) Adequação ao tema e atendimento das instruções contidas no enunciado da questão;

b) O domínio da ênfase escrita em língua padrão (gramática da língua culta, sistema ortográfico e recursos de pontuação);

c) A coerência e conexão logica entre as ideias, unidade temática, coesão, conexão sequencial entre as ideias e unidade estrutural;

d) O texto deverá obedecer a um mínimo de 20 linhas completas e no máxi-mo de 30 linhas completas. O texto deve ser claro, legível e atender às instru-ções contidas no referido enunciado.

De 27/10/2016 a 03/11/2016 as matrículas estarão disponíveis para os can-didatos classificados. Na hipótese de haver classificados excedentes, convo-cados em 2ª chamada, as matrículas ocorrerão a partir do dia 07/11/2016.

1° Chamada (27/10 a 03/11) 2° Chamada (07 a 10/11) 3° Chamada (14 a 17/11)

* As demais chamadas que surgirem, terão prazo de quatro (3) dias para os candidatos realizarem a matrícula.

AS MATRÍCULAS

(10)

A matrícula somente será efetivada mediante:

I – apresentação de todos os docu-mentos previstos no edital;

II – da assinatura do contrato de pres-tação de serviços educacionais e do código de ética de Teologia pelo can-didato ou por seu representante legal, no caso de menor de 18 anos;

III – e do pagamento da primeira, segunda e terceira parcelas do res-pectivo semestre letivo para os alunos externos e do pagamento da primeira e segunda parcelas, para os alunos residentes.

O Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT) atende as normas de conduta cristã estabelecidas pela compre-ensão e interpretação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Acata-mos os princípios desta filosofia cristã, que considera de extre-ma importância a saúde, a convivência harmoniosa, a modéstia e o decoro. Nossos alunos, ao frequentarem o prédio de aulas, os laboratórios e demais dependências do nosso campus, deverão seguir procedimentos enquadrados nas seguintes regras: • É proibido o uso do fumo, bebidas alcoólicas e outras substân-cias que viciam;

• A conversação deve ser saudável, sem palavrões ou diálogos impróprios;

• O namoro, quando houver, deve ser respeitoso, evitando con-tatos físicos;

• Nosso padrão de apresentação pessoal exclui o uso de saias curtas, decotes exagerados, min-blusas, roupas transparentes, shorts, bermudas, camisetas regatas e roupas com frases ou de-senhos imorais ofensivos, bem como o uso ostensivo de joias; • Pessoas sem habilitação (inclusive menores) não poderão diri-gir no campus;

• A custódia (segurança) de valores, objetos pessoais, bolsas, celulares etc. são de responsabilidade do aluno.

Os candidatos aprovados no Processo Sele-tivo deverão apresentar-se a partir do início das aulas com um uniforme; assim, busca-mos padronizar e adequar à apresentação de todos. Por isso, os aprovados deverão providenciar:

• Calça preta ou escura;

• Camisa branca de mangas longas; • Gravata vermelha;

• Sapato preto.

MATRICULA

DIRETRIZES E COMPORTAMENTO

(11)

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição