• Nenhum resultado encontrado

LEGISLAÇÃO/ Noções de Administração Pública

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEGISLAÇÃO/ Noções de Administração Pública"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LEGISLAÇÃO/ Noções de Administração Pública

- PROVA COMENTADA - SDPM 2016 – DP 2-321-16 -

46 -A Constituição Federal estabelece que a Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

(A) durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas, ou de provas e títulos, será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego na carreira.

(B) são garantidos ao servidor público civil os direitos sociais previstos para o trabalhador em geral, como o direito à livre associação sindical, sendo-lhe, contudo, proibido o exercício do direito à greve.

(C) a proibição de acumular empregos e funções não abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

(D) ressalvadas as aquisições realizadas pela Adminis- tração Indireta; obras,

serviços, compras e aliena- ções serão contratados mediante processo de licita- ção pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes.

(E) os cargos, empregos e funções públicas são aces- síveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, sendo vedado o ingresso de estrangeiros no serviço público.

Questão 46: Questão Simples, durante o prazo previsto no edital, os aprovados em concurso anterior, terão sempre prioridade sobre novos concursados para assumir os cargos ou emprego na carreira. Resposta A

47. A Constituição do Estado de São Paulo prevê que, em caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Governança

(A) o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado.

(B) o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça.

(C) o Presidente do Tribunal de Justiça e o Presidente da Assembleia Legislativa.

(D) o Presidente do Tribunal de Justiça e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado.

(2)

Legislativa.

Questão 47: Questão Simples, em caso de vacância nos cargos de governador e vice governador, serão sucessivamente chamados para a governança o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça. (art. 41 da CE) Resposta B.

48 - O órgão ou entidade da Administração estadual que ne- cessitar de informações de outro, para instrução de procedimento administrativo, de acordo com o previsto pela Lei Estadual no 10.177/98,

(A) deverá solicitá-las ao dirigente do respectivo órgão ou entidade, que será

obrigado a fornecê-las no prazo de 7 (sete) dias.

(B) deverá submeter o requerimento ao superior hierárquico, e assim sucessivamente, até que a demanda chegue ao Secretário de Estado, que decidirá se encaminhará ou não a solicitação.

(C) poderá requisitá-las ao dirigente máximo do órgão ou entidade que a detiver, que decidirá se deve prestá-las ou não.

(D) poderá requisitá-las diretamente, sem observância da vinculação hierárquica, mediante ofício, do qual uma cópia será juntada aos autos.

(E) poderá solicitá-las informalmente, de modo verbal, sem necessidade de registro da comunicação.

Questão 48: Questão de nível Medio. Deveria o candidato ter estudado a lei 10.177/98 e decorado, tão somente, o artigo 26 desta lei. Os alunos que fizeram o intensivo do PG, tiveram aula sobre isso. Resposta D.

49- Considere a seguinte situação hipotética: Policial Militar do Estado de São Paulo, designado para realizar atividade policial-militar com veículo automotor, que deveria permanecer, por determinado período, estacionado em cruza- mento com alto índice de ocorrências, resolve afastar-se do local e ir até região na qual considera ter maior número de ocorrências envolvendo violência, distante 2 km do lo- cal onde deveria estar estacionado.

A conduta do Policial Militar em questão, diante do previs- to no Regulamento Disciplinar da Polícia Militar,

(A) constitui transgressão disciplinar média. (B) constitui transgressão disciplinar leve. (C) constitui transgressão disciplinar grave.

(D) constitui transgressão somente se o superior hierárquico assim a entender. (E) não constitui transgressão disciplinar.

(3)

Questão 49: Questão Simples, mas que exigia do candidato muita atenção. Como falado por esse professor, existia grandes chances de cair uma questão a esse respeito... como ocorreu!!!.

A Vunesp relatou um suposto problema e exigiu do candidato decorar o conhecimento do artigo 13 da lei complementar 893/2001 que diz: Artigo 13 - As transgressões disciplinares são classificadas de acordo com sua gravidade em graves (G), médias (M) e leves (L).

Parágrafo único - As transgressões disciplinares são(...).

O artigo acima possui 132 transgressões, e o que mais se assemelha ao caso hipotético ofertado pela examinadora e a de número 77 que diz: afastar-se,

quando em atividade policial-militar com veículo automotor, aeronave, embarcação ou a pé, da área em que deveria permanecer ou não cumprir roteiro de patrulhamento predeterminado (G);

Da mesma forma, o fato acima, poderia caracterizar uma insubordinação, então colacionamos outras possíveis respostas:

29 - não cumprir, sem justo motivo, a execução de qualquer ordem legal recebida (G);

74 - abandonar serviço para o qual tenha sido designado ou recusar -se a executá-lo na forma determinada (G);

Mas, todas correspondente a falta grave.

Assim, aparenta que a Vunesp inclinou-se a resposta C.

Agora, aos candidatos que erraram , caso queiram recorrer, podem arguir que no problema inexiste qualquer informação “se o PM ele não quis cumprir sem justo motivo” ou “tão somente retardou, sem justo motivo a execução de uma ordem legal.”

Assim, caso tal argumentação seja aceita pela Vunesp, em decorrência da omissão por parte dos examinadores, a transgressão seria de nível Médio.

Da mesma forma, não há qualquer informação se o trabalho foi mal intencionado ou por desídia, o que causaria a transgressão de número 60, nível Médio.

30 - retardar, sem justo motivo, a execução de qualquer ordem legal recebida (M);

60 - trabalhar mal, intencionalmente ou por desídia, em qualquer serviço, instrução ou missão (M);

(4)

O que mudaria para a resposta A.

50-Considere o seguinte caso hipotético: Cidadão solicita à Polícia Militar, para fins de consulta para a elaboração de uma pesquisa acadêmica, acesso a um grande volume de documentos que, por serem antigos, não se encon - tram em formato digital. Embora o manuseio não traga qualquer risco à integ ridade de tais documentos, o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados para a reprodução dos documentos chega a cerca de R$ 10.000,00 (dez mil reais). O Cida- dão afirma não poder arcar com esse custo, já que per- cebe apenas uma bolsa mensal no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais mensais).

Nesse caso, nos termos do Decreto Estadual no 58.052/12, é correto afirmar que

(A) a Polícia Militar não pode cobrar valor algum do Cidadão, já que o serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, não incidindo, no caso concreto, qualquer taxa ou serviço público.

(B) é necessário o ressarcimento dos custos de serviços e materiais, para que não haja prejuízo a outras atividades do Poder Público, restando, portanto, a Polícia Militar isenta do dever de fornecer qualquer um dos documentos solicitados sem o correspondente pagamento, em qualquer hipótese.

(C) a Polícia Militar não está obrigada a fornecer os do- cumentos se houver custos, pois o Cidadão somente terá assegurado o acesso à informação que já se en- contre em formato digital, o que não ocorre no caso em análise.

(D) como o Cidadão não pode arcar com os custos inci- dentes, deverá aguardar a digitalização e a disponi- bilização dos documentos em formato digital, já que o Decreto Estadual prevê que todo o acervo dos ór- gãos e entidades estaduais esteja em formato digital até 31 de dezembro de 2020.

(E) o Cidadão pode pleitear isenção dos custos, decla- rando, nos termos da lei, que sua situação econômi- ca não lhe permite fazer o pagamento exigido sem prejuízo do sustento próprio ou da família.

Questão 50. A Lei de Acesso a Informação 10.177/98 em seu artigo 12 relata:

Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

(5)

Parágrafo único. Estará isento de ressarcir os custos previstos no caput todo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei no 7.115, de 29 de agosto de 1983.

E ainda dita o art. 16 do Decreto Estadual SP nº 58.052/12 que assim dispõem:

"Artigo 16 – O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados, a ser fixado em ato normativo pelo Chefe do Executivo.

Parágrafo único – Estará isento de ressarcir os custos previstos no "caput" deste artigo todo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei federal nº 7.115, de 29 de agosto de 1983."

Referências

Documentos relacionados

Efeitos colaterais ocorreram em 7,1 % (3 de 42 pacientes) dos casos medicados com ciprofloxacina e dexametasona ( erosão epitelial corneana, ceratite puntiforme epitelial e

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

(UEL – 2012 - ANCINE) Consoante o modelo de administração patrimonialista, o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, o que faz que seus auxiliares

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de

Por outro lado, esta investigação concorre para a construção de uma linha de cuidados para a pessoa dependente e o familiar cuidador e para o planeamento de práticas educativas

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de