• Nenhum resultado encontrado

Vamos então continuar a aprofundar os nossos conhecimentos bíblicos nesta tão grande questão: devem os cristãos de hoje viver pela Lei/Torá?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vamos então continuar a aprofundar os nossos conhecimentos bíblicos nesta tão grande questão: devem os cristãos de hoje viver pela Lei/Torá?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Dezembro 2016

Parte 2

Na Parte 1 deste trabalho tivemos oportunidade de documentar biblicamente que o ser humano que busca ao Altíssimo com sinceridade de coração/mente, só O poderá encontrar se se firmar nos dois pilares da salvação: a Lei/Torá e o Testemunho/sacrifício de Yeshua (Isaías 8:16, 20; Hebreus 6:17-18). Só vivendo por estes dois princípios basilares pode o ser humano estar seguro de encontrar o caminho da vida eterna.

Vamos então continuar a aprofundar os nossos conhecimentos bíblicos nesta tão grande questão: “devem os cristãos de hoje viver pela Lei/Torá?”

A conclusão óbvia, suportada biblicamente, é que só podemos ser bem-sucedidos nesta vida se seguirmos os preceitos de vida que YHWH deu ao homem desde o princípio, pois só assim podemos dizer que “amamos a Adonai” sobre todas as coisas, com todas as nossas forças e todo o nosso entendimento…e ao próximo como a nós mesmos. Isso mesmo ensinou Yeshua, respondendo a alguém que O testava:

Mateus 22:37-40 – “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento [Deuteronómio 6:5]. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo [Levítico 19:18]. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. Serão as palavras do Messias assim tão difíceis de entender que levem alguns pastores de hoje a rejeitar a Lei/Torá do Altíssimo que contém estes dois preceitos de vida, os quais englobam toda a Torá? Sim, até a Lei dos 10 Mandamentos é uma súmula de toda a Torá.

(2)

Só podemos atingir a perfeição que O Altíssimo espera de cada um dos Seus filhos se vivermos pela instrução que Ele nos deu. Veja-se o exemplo de Abraão que foi chamado pelo Altíssimo a “ser perfeito” em seus caminhos:

Génesis 17:1 – “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu YHWH a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito”.

Se O Eterno YHWH não achasse que era possível ao homem atingir a perfeição que Ele desejava, porque lho haveria de pedir? Não tinham outros sido “perfeitos” antes de Abraão – e.g. Enoque, Noé? Por terem sido “perfeitos” aos olhos de YHWH acharam a graça do Altíssimo.

Então, perguntarão alguns ainda: como é que Abrão podia viver de acordo com a Lei de YHWH se ela ainda não tinha sido dada ao homem por escrito? Quem disser tal coisa revela a sua ignorância, pois a Lei/Torá do Todo-Poderoso foi manifestada ao homem desde a criação! Por isso muitos foram considerados justos aos olhos de YHWH porque estes homens guardavam a Lei/Torá do Altíssimo transmitida de pais para filhos, de forma oral, desde Adão…como foi o caso de Abraão – Génesis 26:5. Poderão duvidar e perguntar: “o quê”? Então a Torá existia desde Adão? Sim, na realidade existia antes que o mundo fosse formado e nos preceitos do Altíssimo foi Adão instruído desde a sua criação, quando YHWH passeava no jardim do Éden e o instruía. Eis as palavras de Yeshua dirigidas em oração ao Pai:

João 17:5 – “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”.

Sim, a Torá era Aquele que Se manifestou entre nós em carne: O Verbo/A Palavra. Sim, O Pai O amou antes da fundação do mundo: João 17:24. Falando desta “Sabedoria” antiga (a Lei/Torá) o livro de Provérbios revela-nos que ela existia antes que o mundo fosse formado:

Provérbios 8:22-31 – “YHWH me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquitecto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo. Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens”.

(3)

Daí que não seja admiração que homens como Abel, Enoque ou Job, por exemplo, fossem chamados de justos pelo Altíssimo. E só podem ser considerados justos aos olhos do Pai os que andam por fé e obediência em todos os Seus preceitos de vida! Veja-se o exemplo dos pais de João, o baptista, em Lucas 1:5-6. Conforme às palavras de Paulo, esta “Sabedoria” não era outra senão Aquele que Se revelou na carne, como nos diz em:

Colossenses 1:15-17 – “O qual é imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.

Compreendemos assim que em Yeshua HaMashiach, foram reveladas todas as maravilhas de tudo o que foi criado, tanto o que é visível como o que é invisível. Sim, tudo foi criado por Ele (pela Palavra/Verbo) e para Ele. Por isso Lhe devemos gratidão maior ainda, porque sendo Aquele que é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9:6), abdicou, temporariamente, da Sua condição celestial para vir até nós em carne e proporcionar a salvação a todos aqueles que Nele crêem…para que alcancem a vida eterna por Ele.

Tantos são os testemunhos que ninguém pode dizer que ignorava:

Hebreus 1:3, 10 – “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;… E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos”.

Também o apóstolo João testifica nestes termos acerca Daquele que veio até nós em carne:

1.João 1:2 – “(Porque a vida [Yeshua, Aquele que é “O Caminho, A Verdade e A Vida] foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada)”. Então se a Palavra (a Torá) existe desde antes da fundação do mundo e se essa mesma Palavra (ensino/instrução/conselho) foi dada a Adão no Jardim do Éden, não será fácil de entender e aceitar que ela foi transmitida oralmente de pais para filhos, muito antes de chegar a nós de forma escrita pela mão de Moisés? Sim, é muito fácil aceitar este entendimento, pois Abraão, pela voz do Altíssimo, foi elogiado por viver de acordo com as Suas leis e mandamentos…alguns séculos antes da Lei/Torá ser escrita por Moisés: Génesis 26:5. Também Pedro o afirma numa das suas cartas:

1.Pedro 1:18-20 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

(4)

O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós”.

Sim, A Palavra/O Verbo/A Torá viva existe antes da fundação do mundo. E se ela não tivesse chegado ao homem antes de ser escrita pela mão de Moisés (debaixo do ensino do Altíssimo), como é que os homens santos anteriores a Moisés poderiam ter sido considerados santos? Sim, somos chamados a ser perfeitos como Ele é perfeito, como nos diz Paulo em 2.Coríntios 13:11… e só seremos considerados perfeitos se caminharmos nos Seus preceitos de vida…eterna.

Se já compreendemos que existe uma simbiose perfeita entre O Verbo divino, A Palavra, A Mão forte do Todo-Poderoso, e a sua Lei/Torá, então teremos percebido perfeitamente o conceito bíblico da Torá que Se fez carne e habitou entre nós.

Daí que não possamos mais alegar ignorância acerca dos desígnios do Altíssimo a respeito da salvação de todo o ser humano que a Ele se entrega. Ele tudo proporcionou para que, por nós, fazendo a nossa parte através da fé e obediência, possamos ser salvos pela cobertura do sangue do Cordeiro Imaculado, Yeshua

HaMashiach. Por isso mesmo, tantas congregações que dizem seguir ao Messias,

deveriam andar como Ele andou: como servo obediente a todos os preceitos de vida do Pai:

1.João 2:6-7 – “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo [a Lei/Torá], que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes”.

Sim, a Lei/Torá e as palavras dos profetas (que Yeshua não veio ab-rogar, abolir), traduzem toda a Vontade do Todo-Poderoso para o homem. E essa Vontade é intemporal e imutável. A importância da Lei/Torá é de tal ordem que O Eterno diz que se torna abominável a oração daquele que não quer ouvir a Sua Lei – Provérbios 28:9. Eis também a recriminação que Yeshua fez aos do seu tempo, os que não criam nas Suas palavras:

João 5:46-47 – “Porque, se vós crêsseis em Moisés [o servo que nos trouxe a Lei/Torá de YHWH por escrito], creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”

Do mesmo modo podemos entender que desde os tempos antigos…até aos dias de hoje, a Lei/Torá é lida/estudada nas sinagogas para ensinamento dos fiéis:

Actos 15:21 – “Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas”.

(5)

Por isto mesmo, se rejeitarmos as palavras de Moisés estaremos a rejeitar as palavras cujo Autor é O Eterno Elohim, porque foi Ele que as deu ao Seu servo Moisés. Muitos pastores evangélicos esquecem-se de ler este versículo e param somente no versículo 20…escamoteando assim a instrução da leitura da Torá nas suas congregações. Como já antes afirmámos: tais obreiros são obreiros fraudulentos. Muitos hoje se auto-intitulam de apóstolos e apóstolas (figura que não é bíblica). Ai de quem crê neles:

2.Coríntios 11:13-15 – “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”.

A Lei/Torá que O Altíssimo nos fez chegar através do Seu servo Moisés, fala/aponta, toda ela para Yeshua, O Salvador. Assim falam também os profetas antigos, dirigindo-se aos fiéis e a Jerusalém em particular. Exemplo:

Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

Visão maravilhosa nos é dada nestas palavras do Alto e Sublime Adonai. Vejamos ainda:

Salmo 18:2 – “YHWH é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”.

Se não vivermos conforme à Vontade Deste Elohim Maravilhoso, hoje como nos dias antigos, como herdaremos a vida eterna? Será ignorando a Sua Lei/Torá? Nunca! Paulo responde de forma peremptória a esta questão em:

Romanos 3:31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei”.

Palavras categóricas, que não deixam qualquer margem para dúvidas. Assim compreendemos que devemos viver pela Lei/Torá hoje, tal como os antigos também viveram pelos mesmos preceitos do Altíssimo e acharam graça aos Seus olhos…pois não é possível que a graça do Eterno possa ser derramada sobre os filhos que Lhe são desobedientes. Não nos deixemos pois enganar pelos obreiros fraudulentos (os tais apóstolos de hoje) que ensinam que a Lei foi abolida, ou que a Lei é só para os Judeus, ou que Yeshua cumpriu a Lei por nós.

Só O Autor da Lei/Torá tinha autoridade para a abolir, mas Ele não o fez. Antes viveu por ela, assim como os Seus discípulos/apóstolos.

(6)

O Cordeiro de YHWH fez a parte que a nós nos era impossível (derramar o Seu sangue sem pecado)…mas nós temos de fazer a nossa parte, i.e. caminhar por fé e obediência em todos os preceitos de vida do Pai (tal como Ele fez), se um dia quisermos estar de pé perante O Filho do Homem na Sua vinda gloriosa. Já o dissemos, mas voltamos a repetir: rejeitar a Lei/Torá do Pai é rejeitarmos a Yeshua, a Lei/Torá viva. E se rejeitarmos o Filho estaremos a rejeitar O Pai. Diz-nos O Eterno Adonai:

Isaías 48:17-18 – “Assim diz YHWH, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou YHWH teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” Quem é que não compreende estas palavras eternas? Quem é que reclama contra a Vida que está na Lei/Torá e em Yeshua HaMashiach? Só os filhos de Satanás, os obreiros fraudulentos, que não se querem vergar à Verdade do Santo de Israel. Desgraçados são aqueles/as que andam segundo o conselho de mentira destes pregadores. Rejeitarmos a Lei/Torá de YHWH é rejeitar toda a Palavra no seu todo e, por exemplo, o Salmo 119 em particular.

Toda a Palavra do Altíssimo, de Génesis a Apocalipse nos fala Deste Maravilhoso Salvador (Yeshua significa “salvação de YAH” ou “YAH salva”) e dos Seus preceitos de vida eterna. Em guardá-los à grande recompensa, como nos é ensinado em Salmo 19:7-11, a qual será dada a todos os que forem fiéis até ao fim…na Sua vinda gloriosa. A nossa comida deve ser a mesma de Yeshua HaMashiach:

João 4:34 – “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”.

Quem não compreende que “fazer a vontade” do Pai é viver pelos preceitos da Torá, ensiná-la (Salmo 40:7-11) e aceitar o sacrifício como Cordeiro eterno? Será assim tão difícil de aceitar o ensinamento do Mestre? Yeshua como Judeu fiel e obediente que foi a toda a Vontade do Pai, viveu pelos preceitos que Ele mesmo, enquanto Verbo divino, deu a Moisés no Monte Sinai. Por isso, sendo O Único que tinha autoridade para mudar a Lei/Torá…não o fez! Como se arrogam então alguns néscios, hoje, em ensinar contra a Lei/Torá, desprezando o que O Todo-Poderoso estabeleceu pelo Seu poder e autoridade? Yeshua foi muito claro em Mateus 5:17-18.

Assim, todos os que rejeitam a eterna Vontade do Altíssimo, a Sua Lei/Torá ou as palavras dos Seus profetas estão a cavar a sua própria sepultura/destruição final e eterna. Estes serão rejeitados no dia glorioso da vinda do Todo-Poderoso Adonai:

Mateus 7:16-23 – “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!

(7)

entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai [a Sua Lei/Torá], que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”.

Praticar a iniquidade é pecar, é desobedecer aos santos preceitos de vida eterna que a Lei/Torá nos transmite: 1.João 3:4…é “anomia” ou ausência da Lei nas nossas vidas. Não podemos continuar a olhar para estes preceitos intemporais com os olhos e os critérios que condicionam a nossa maneira de pensar no século XXI, eivados de conceitos errados herdados dos nossos pais, que não conheceram a Verdade de raiz hebraica pela qual devemos viver. Sim, esta raiz verdadeira foi arrancada e perseguida pelos chamados “pais da igreja” dos primeiros séculos da era cristã, que desde cedo apostataram da Verdade e prosseguiram ensinando a mentira e as tradições dos homens.

Então temos de despertar para estas verdades eternas e aplicá-las nas nossas vidas. Ao herdarmos séculos de mentiras ou meias-verdades, satânicas, temos de deixar para trás tudo aquilo que ainda por aí é ensinado e que está carregado de mentira e tradições humanas e que negam o ensinamento verdadeiro que nos pode conduzir ao caminho estreito e à salvação por Yeshua HaMashiach. Temos de sair da confusão das religiões que os homens criaram para si mesmos e olhar para O Altíssimo, de onde nos vem toda a revelação da Sua Palavra pela presença do Espírito Santo em nós, pois O Seu Espírito só poderá habitar em nós se formos obedientes e verdadeiros perante Ele. Muitos no passado também passaram por provas que os fizeram abandonar o caminho da mentira e abraçar o caminho justo, tendo tal transformação espiritual mudado profundamente as suas vidas. Veja o exemplo de Paulo e o que ele nos diz em:

Filipenses 3:6-11 – “Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda preputei-or Cristreputei-o. E, na verdade, tenhreputei-o também preputei-or perda treputei-odas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos”. Paulo confessa o seu zelo à Lei do Eterno. Porém, continuamos a afirmar, como Paulo o fazia também: não é pelas obras da Lei que somos salvos mas sim pela fé no sacrifício de Yeshua, O Cordeiro de YHWH. Depois, estando no Messias, compreendemos que devemos andar igualmente por fé e obediência em todos os preceitos de vida da Lei/Torá. Isto é, muitos o dizem, não somos salvos por guardar a Lei/Torá, mas guardamos a Lei/Torá porque estamos salvos em Yeshua HaMashiach.

(8)

Sim, O Altíssimo veio até nós em carne, na forma de homem, e como homem sofreu as dores da carne, as dores dos homens. Mas Nele estava O Pai e a majestade do Senhor do Universo…e nisso os homens não pensam.

Tais homens nem avaliam a dimensão do sacrifício Daquele Ser celestial que veio até nós em carne, cheio de glória dos céus, e que sofreu como qualquer homem pode sofrer (morte atroz no madeiro), mas que prevaleceu até ao fim, para que ao ser humano lhe fosse dada a possibilidade única de se poder chegar, de novo, junto ao Todo-Poderoso… que só era possível através do sangue de Um Justo …

Ele que é O Autor e Dador da Lei/Torá, não veio para revogar/abolir os Seus preceitos, mas para viver segundo os mesmos preceitos que havia dado aos homens. E, até que se cumpra o final do reino milenar de Yeshua e Ele entregue um reino perfeito ao Pai…nem um jota ou um til serão omitidos da Lei sem que tudo seja cumprido. Logo, a Lei/Torá está tão válida nos nossos dias para todos os que Lhe são fiéis, como no dia que ela foi dada ao homem.

E a provar a intemporalidade da Lei/Torá (a justiça do Altíssimo), Pedro fala-nos do reino da eternidade onde essa mesma “justiça” será a pedra de toque nos novos céus e nova terra que irão ser criados (depois de todos os inimigos terem sido destruídos):

2.Pedro 3:13 – “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade para que a guardemos.

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

O módulo numérico desenvolvido foi designado por URVEGE (do Inglês: “URban VEGEtation”), sendo vocacionado para a simulação dos efeitos induzidos pelas árvores e

Verificar a prevalência e o perfil da violência de gênero (física, psicológica e sexual) perpetrada contra a mulher pelo parceiro(a) atual ou

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em