• Nenhum resultado encontrado

East Timor Agriculture Network and Virtual Library Rede agrícola e biblioteca virtual de Timor Leste

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "East Timor Agriculture Network and Virtual Library Rede agrícola e biblioteca virtual de Timor Leste"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

East Timor Agriculture Network and Virtual Library

Rede agrícola e biblioteca virtual de Timor Leste

Documento:TA069 Relatório de execução do III plano de fomento territorios ultramarinos 1973 volume1

Author: GABINETE DE PLANEAMENTO E INTEGRAÇÃO ECONOMICA

Date: 1974

Published by: IMPRENSA NACIONAL, Lisboa

Summary

Report of the execution of the III Development Plan, 1973, volume I.

In the agriculture sector, and only regarding the volume of the main agricultural products exported, there was, in 1973, a global increase of more than 761 ton, that is +11.5%, which was mainly due to the export of copra, (+1 049 t, + 71,1%).

The following table presents the main export products in 1971-1973. The items are: Coffee, Copra, oil seeds, Peanuts, Wax, rubber and other. The last column is change from 1972 to 1973.

As of 1971, the United Sates is the largest buyer of Timor Coffee, accounting for, in 1973, 26,8% of the exports, and thus becoming the foremost customer of Timor

(2)

No sector da agricultura e apenas no que se refere ao volume dos principais produtos agrícolas exportados, houve em 1973, um aumento global de mais de 761 t., (+11,05%), o qual foi devido sobretudo exportação da copra, (+ 1 049 t. + 71,1%).

O quadro apresenta s principais mercadorias exportadas. Os itens são: Café, Copra, sementes oleaginosas, Amendoim, Cera, Borracha e outros. A última coluna apresenta a variação entre 1972 e 1973.

A partir de 1971, os Estados Unidos da América passam a ser o maior comprador do café do Timor, atingindo, em 1973, 26,8 por cento das exportações, tornando-se assim o maior cliente de Timor.

Resumo

Relatório execusaun husi planu desenvolvimento ba territorios ultramarinos III, 1973 volume1

Iha sektor agricultura nia, fo deit expelikasaun ida ba volume exportasaun husi principais produto agricolas, iha tinan 1973, iha aumenta global ida liu 761 toneladas (+11,05%), numero bo’ot liu husi exportasaun ne’e mak nu ka copra iha (+1 049 toneladas + 71,1%).

(3)

Iha quadro apresenta mos principais exportasaun iha mercado, mak hanesan: cafe, nu, fore rai, cera (lilin isin), oleaginosas musan . borracha ho seluk tan. Iha coluna ida ikus apresenta variasaun entre tinan 1972 no 1973.

Apartir tinan 1971, Estados Unidos da Amerika sai hanesan comprador cafe no cliente ba Timor, iha tinan 1973 atinge 26,8% husi exportasõens.

Disclaimer: The availability of a digital version of this document does not invalidate the copyrights of the original authors.

This document was made available freely in a digital format in order to facilitate its use for the economic development of East Timor.

This is a project of the University of Évora, made possible through a grant from the USAID, East Timor. info: Shakib@uevora.pt

(4)

TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS

MINISTRIO DA COORDENAÇÃO INTERTERRITORIAL

GABINETE DE PLANEAMENTO E INTEGRAÇÃO

ECONOMICA

RELATORIO DE EXECUÇÃO DO III PLANO DE FOMENTO

TERRITORIOS ULTRAMARINOS

1973 VOLUME I O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO EM 1973 Dezembro 1974

(5)

Ministério da Coordenação Interterritorial

TIMOR

No sector da agricultura e apenas no que se refere ao volume dos principais produtos agrícolas exportados, assinala-se, em 1973, um aumento global de mais de 761 t., +11,05, o qual foi devido sobretudo exportação da copra, + 1 049 t. + 71,1%.

No domínio da pecuária, registou-se uma quebra no peso total do gado abatido, – 77 t. (-7,9%) a qual embora resultante de todas as espécies se ficou a dever em especial ao abate do gado bovina, - 67 t. (-13,2%) (quadro LXII)

(6)

TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS

O pescado desembarcado continuou muito distante do necessário às satisfações das necessidades do território, por falha na organização empresarial do sector. Disso são prova irrisórios valores absolutos das capturas, quando comparadas com os 600 milhares de habitantes que formam o potencial consumo interno.

Por outro lado, o volume registado, embora melhor que o dos dois anos anteriores, não atingiu sequer, porém, os valores registados em 1969 e 1970, respectivamente, 67 e 43 t. (quadro LXIII).

(7)

Ministério da Coordenação Interterritorial

As indústrias transformadoras, integrando um sector de escassa dimensão, inserem-se antes no domínio artesanal e resumem-se a alguns produtos essenciais ao abastecimento de população, como se pode observar no quadro LXIU.

(8)

TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS

O consumo de energia eléctrica, em Dili, registou um apreciável aumento que em termos relativos, se situou em 54,4%a As capitaçõesde consumo continuam, porém, a ser um claro indicador do subdesenvolvimento do território.

(9)

Ministério da Coordenação Interterritorial

(10)

TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS TIMOR

Comércio externo

A balança comercial de Timor apresentou um saldo negativo ligeiramente inferior ao do ano anterior, em virtude do aumento verificado na exportação (+44 541 contos; +38,0 por cento) pois que a importação, embora continuasse a progredir, registou um acréscimo menor (+42 626 contos; +20,4 por cento).

O valor total da importaç3o foi de 251 543 contos, atraduzir um aumento de 20,4 por cento em relação ao ano anterior.

Como se podo verificar (quadro CXCIII) a parte correspondente a bons do consumo continua a ser superior de bens de equipamento, cabendo sempre alimentação um papel muito importante.

(11)

Ministério da Coordenação Interterritorial

As compras do território na metrópole e Ultramar tem-se situaria quase sempre ao mesmo nível, excepto em 1970, ano em que o ultramar ultrapassou um pouco o total do exportarão do metrópole.

(12)

TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS

No que respeita ao Estrangeiro, pode-se referir que vem aumentado o seu interesse nos fornecimentos o Timor, 51,9 por cento em 1971, 54,1 por cento em 1973.

O total das exportações, que revelam forte concentração, atingiu 161 783 contos.

O café continuo a ser o principal produto exportado (90,2 por cento), seguido da copra 1 grande distancia (6,4 por cento).

(13)

Ministério da Coordenação Interterritorial

Os estados Unidos da América, a partir do 1971 surgiram como grande comprador do café do Timor, atingindo, em 1973, 26,8 por cento das exportações, ocupando, assim, com largo margem, o primeiro posto, dos clientes.

E também do notar a redução dos montantes da exportação de Timor para a Metrópole e a irregularidade do volume de exportação para os outros territórios ultramarinos, montantes que alias,

(14)

TERRITÓRIOS ULTRAMARINOS

nunca atingiram valores elevados, e a ascendência da posição consumidora do estrangeiro, cuja participação relativa atingiu 88,9 por cento

(15)

Ministério da Coordenação Interterritorial

BALANÇO DE PAGAMENTOS

A balança do pagamentos do Timor apresentou um saldo negativo do 13 463 contos um 197 O equilíbrio mais ou monos cíclico que se tom conseguido obter no balanço de pagamentos é originado, como facilmente se verifica, pelo montante extraordinariamente elevado do rubrico "Operações de capital públicos", onde figuram verbas quase no totalidade proveniente da importação do capitais da metrópole, destinados aos investimentos do P1ano do comento despesas com os Serviços militares; São estas rubricas que conseguem equilibrar, geralmente, o deficit permanente e elevada do balanço comercial, que em 1973 atingiu o altíssimo valor de 122 623 contos, sem perspectivas, curto ou médio praza da melhoria.

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação, aborda os diversos sistemas de detecção de defeito actualmente disponíveis e analisa a utilização de Indicadores de Passagem de Defeito pelas Companhias

 Compreensão global do texto a partir da reprodução oral ou escrita do texto lido ou de respostas a questões formuladas pelo professor em situação de leitura compartilhada. 

Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos... Nome químico

“Reasssessing the Demography Hypothesis: the Great Brazilian Crime Shift,” Departamento de Economia, PUC-Rio: Working Paper Series No.. “Há Assimetria no Repasse dos

Alain Touraine diz que “hoje não é nosso meio social que está em crise, mas nossa própria individualidade” (2007, p. 55) e é nessa individualidade que o dilema da maternidade

RESUMO : Com o fim de estudar as características clínicas e epidemiológicas dos pacientes com AIDS, atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto,

Classificações Escalões Masculinos..

TIPO TÍTULO DA AÇÃO Subtema COORDENADOR UNIDADE Linha 19: Relação entre Estado e Sociedade, promoção da participação social e políticas para a juventude Projeto. Gestão