• Nenhum resultado encontrado

O sr. João Basile sugeriu a reunião da comissão de detecção de irregularidades nas aves em julgamento, para aprimoramentos na metodologia empregada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O sr. João Basile sugeriu a reunião da comissão de detecção de irregularidades nas aves em julgamento, para aprimoramentos na metodologia empregada."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

No dia 08 de Agosto de 2009, reuniram-se no Centro de Eventos “Luiz Fernando Fachini Beraldi”, devidamente convocados em 29 de Julho de 2009, os srs. diretores da FOB. A reunião teve início às 9:30h de acordo com a seguinte ordem do dia: 1 – Campeonato Brasileiro 1ª e 2ª etapas 2009 – Prestação de contas e análise; 2 – Campeonato Brasileiro 2010 – Calendário, Normas e procedimento e Regulamento; 3 – Aprovação da nova nomenclatura para psitacídeos; 4 – Assuntos da Diretoria Técnica; 5 – Assuntos da Diretoria Administrativa; 6 – Assuntos Gerais.

A reunião foi aberta pelo Presidente da FOB, Sr. Luiz F.F. Beraldi, que agradeceu a presença de todos os participantes e solicitou a mim, Mario Henrique Simões, para secretariar a mesma. Em seguida, o sr. Beraldi solicitou a todos que se tivessem alguma correção a fazer na ata anterior que se manifestassem. Após as devidas correções, aprovou-se a ata.

Ao dar início ao 1º item da ordem do dia, o sr. Guido Nardi apresentou um resumo financeiro detalhando todas as atividades referentes ao Campeonato Brasileiro das 1ª e 2ª etapas, enfatizando a expressiva redução nos custos de locação de divisórias e montagem dos stands de venda, resultado de negociações bem-sucedidas com os fornecedores ao longo dos últimos 5 anos. O sr. Guido completou que a FOB estuda adquirir em definitivo tal material.

Em seguida, o sr. Guido apresentou um levantamento estatístico do número de inscrições e número de sócios participantes nos últimos anos no Campeonato Brasileiro, destacando a redução significativa de inscrições nos segmentos canários de canto e exóticos e o crescimento considerável no segmento psitacídeos. Com relação aos canários de canto, o sr. Guido apontou uma possível causa como sendo a localização do Centro de Eventos em São Paulo, visto que a maior parte dos criadores deste segmento se concentra na região Sul. Com relação aos segmentos da 1ª etapa, o sr. Giordano informou que nos últimos meses realizou visita a diversos criadores e observou que os mesmos não se sentem incentivados em função da elevação dos custos de criação e do baixo retorno financeiro, propondo que a FOB subsidiasse o custo das anilhas para os criadores destes segmentos para que pudessem participar do Campeonato Brasileiro. Em oposição, o sr. Otávio Zen informou que não há crescimento de participantes e inscrições nestes segmentos nos últimos 15 anos e que o subsídio de anilhas não surtirá efeito. Complementando, o sr. Beraldi lembrou que não adianta incentivar quando não há interesse, citando o poema de Mario Quintana : “O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você”. Assim, o sr. Oduvaldo propôs que todos pensassem em formas de estimular novos criadores a participar do Campeonato.

Prosseguindo, o sr. Guido apresentou um levantamento do número de óbitos e de aves que passaram pela enfermaria no último Campeonato, citando o elevado número de aves com lesões nas patas, apontando como possíveis causas o manuseio das gaiolas ou a lesão ocorrida no transporte. O sr. Antonio C. Lemo informou que recebeu reclamação de criadores do segmento canários de porte de que algumas gaiolas não tinham a trava da grade de piso, podendo ser esta uma causa das lesões na ocasião do manuseio das gaiolas. O sr. Otávio sugeriu que mesmo com o dispositivo de travamento das grades, o ideal é que se amarrassem as mesmas às gaiolas com

(2)

um arame fino, evitando assim qualquer problema. Outro problema observado pelo sr. Guido é que na 2ª etapa o número porcentual de óbitos em canários de porte foi muito maior que em canários de cor. O sr. Antonio C. Lemo questionou se esta diferença é devida ao bebedouro utilizado para os canários de porte, já que muitos criadores utilizam o bebedouro tipo “meia-lua” em suas criações e os canários não estariam acostumados com o bebedouro utilizado nos Campeonatos.

Com relação ao assunto, o sr. Antonio Massaretto sugeriu que os números das gaiolas dos canários em óbito ou na enfermaria fossem lançados no sistema para facilitar a puxada das mesmas ao julgamento, tendo resposta positiva do sr. Guido. O sr. João Basile sugeriu a instalação de um sistema de exaustão na enfermaria. O sr. Guido informou que a exaustão e outras melhorias já estão sendo providenciadas.

O sr. Guido informou do excelente trabalho realizado pelo veterinário contratado para a fiscalização dos stands de venda, resultando em uma melhora sensível das condições gerais dos stands. Guido lembrou que a FOB enviará correspondência de advertência aos criadores que não se adequaram às condições de utilização dos stands no último Campeonato.

Com relação à pesquisa de satisfação realizada durante o Campeonato, o sr. Guido informou que não haviam sugestões que fossem proveitosas. O sr. Otávio lembrou que apesar de não haver sugestão que possa ser aplicada neste ano, a pesquisa é uma forma importante de se medir a satisfação dos freqüentadores, devendo ser aplicada rotineiramente.

Com a palavra, o sr. Beraldi informou da excelente qualidade do Campeonato em todos os aspectos, destacando principalmente a melhoria na puxada de gaiolas, a metodologia de julgamento de canários de cor em ordem crescente e decrescente das cores simultaneamente, o aprimoramento na identificação de irregularidades das aves em julgamento, a melhoria dos materiais de apoio e a reforma na enfermaria. Beraldi lembrou que a evolução vem ocorrendo a cada ano e que o constante progresso tanto na parte técnica como na organização do Campeonato são uma forma de incentivo ao desenvolvimento da canaricultura e maior participação dos criadores.

O sr. Otávio alertou que a quantidade de aves inscritas na 2ª etapa do Campeonato é muito grande o que dificulta o desenvolvimento pleno do mesmo, sugerindo que se aplicassem medidas para a redução do número de inscrições. Com esta redução, haveria possibilidade de se aumentar um dia de visitação pública como forma de incentivo à canaricultura e também haveria a possibilidade de se realizar um congresso de juízes para uma evolução técnica mais consistente, visto que somente nos Campeonatos Brasileiros é possível a reunião de todos os juízes. O sr. Otávio sugeriu também o aprimoramento na coordenação de entrada e saída de gaiolas para julgamento, indagando sobre a possibilidade de instalação de mais uma porta entre o pavilhão de exposição e a área de julgamento. Em tempo, o sr. Otávio elogiou o sr. Guido pela instalação de máquinas de auto-serviço de café na área de julgamento. Como forma de melhorar

(3)

a puxada de gaiolas, os srs. Ayr Gadret e Antonio Massaretto informaram que o treinamento de uma equipe específica e a aquisição de mais 10 carrinhos melhorariam muito o desempenho desta tarefa.

O sr. João Basile sugeriu a reunião da comissão de detecção de irregularidades nas aves em julgamento, para aprimoramentos na metodologia empregada.

O sr. Antonio Massaretto transmitiu ao sr. Otávio os elogios recebidos de vários criadores pela metodologia aplicada no julgamento de canários de cor, julgando-se as cores em ordem crescente e decrescente simultaneamente. Aproveitando a oportunidade, o sr. Beraldi elogiou a eficiência do trabalho realizado pelo sr. Mario Henrique como secretário das Assembléias de Representantes dos últimos dois anos.

Seguiu-se para o 2º item da ordem do dia – Campeonato Brasileiro 2010 – Calendário, Normas e procedimento e Regulamento. Com a palavra, o sr. Guido Nardi distribuiu aos presentes a proposta do calendário para as 1ª e 2ª etapas do Campeonato Brasileiro 2010. O sr. Otávio sugeriu que o Campeonato da 1ª Etapa fosse iniciado com um dia de antecedência, assim seria aumentado um dia para a visitação pública. A sugestão foi aprovada e o calendário ficou assim definido: 1ª Etapa – início dia 17/04/10 e término dia 25/04/10; 2ª Etapa – início dia 01/07/09 e término dia 11/07/09. O detalhamento do calendário será publicado posteriormente. O sr. Beraldi solicitou que o calendário fosse informado às Federações Sul Americanas

Com a palavra, o sr. Otávio alertou novamente da necessidade de redução do número de inscrições, pois há sobrecarga de atividades durante o Campeonato que não permitem um melhor desenvolvimento. O sr. Beraldi reforçou que deve-se trabalhar constantemente para se aprimorar o Campeonato e que todos devem sugerir medidas para que a diminuição do número de inscrições ocorra naturalmente.

Com relação a Normas e Procedimentos, o sr.Guido solicitou sugestões para aprimoramentos. O sr. Otávio sugeriu que por ser de responsabilidade da FOB a alimentação e limpeza das gaiolas dos pássaros em concurso, que fosse emitida comunicação aos criadores para não acrescentar qualquer tipo de produto na água dos bebedouros para evitar problemas na identificação de fraudes, como ocorrido neste ano. O sr. João Basile sugeriu que quando uma ave for desclassificada, o código de desclassificação conste na listagem do resultado, facilitando a leitura. O sr. Guido informou que verificará a possibilidade. O sr. Ivo Prado solicitou a adequação do Volosoft para permissão de inscrição de aves no Campeonato Brasileiro somente pelo Volocad dos clubes.

Em referência ao regulamento, o sr. Guido questionou o sr. Juvenal Perestrelo se haveria necessidade de mudanças. Em resposta, o sr. Juvenal disse acreditar que não há necessidade de mudanças no regulamento, porém o mesmo deve ser aplicado rigorosamente. O sr. Guido

(4)

alertou para a divergência de interpretações que o artigo nº 77 do regulamento sugere com relação à premiação de séries. Após considerações, ficou decidido pela eliminação do parágrafo referente à premiação.

O sr. Guido apresentou duas propostas para o Campeonato de 2010. A primeira delas, para diminuição do número de aves inscritas e facilitação do trabalho na puxada de gaiolas, a eliminação do reserva do quarteto. A segunda proposta é a de que o criador que for o vencedor ou 2º colocado na cor no concurso regional adquira o direito de inscrição de qualquer canário da cor e não necessariamente o canário que participou do concurso. Com relação à 2ª proposta, o sr. Otávio disse ser radicalmente contra, pois elimina a autoridade do juiz. Desta maneira, a figura do juiz nos concursos regionais não seria mais necessária. O sr. Beraldi disse concordar que a decisão do juiz no julgamento dos clubes deve ser respeitada, mas a possibilidade de substituição da ave é justificável, pois os canários podem morrer, perder penas, ou até mesmo serem substituídos por canários melhores do mesmo criador. Em concordância com o sr. Beraldi, os srs. João Basile, Ivo Prado e Ayr Gadret informaram que esta medida dá ao criador a possibilidade de participar do Campeonato Brasileiro com seu melhor canário. O sr. Roberto Kobayashi propôs a manutenção dos critérios de inscrição e a eliminação do reserva do quarteto, abrindo a possibilidade de substituição de um canário do conjunto. O sr. Ivo Prado concordou com a proposta do sr. Kobayashi, porém disse ser de difícil administração se possibilitar a troca de canários durante o concurso. Após discussões, decidiu-se então pela manutenção dos critérios de inscrição e a eliminação do reserva do quarteto, abrindo a possibilidade de substituição de um canário do conjunto desde que o canário substituto esteja classificado no concurso regional juntamente com as outras quatro aves do quarteto. Ficou decidido também que a substituição poderá ser realizada até um dia antes do início do julgamento do Campeonato.

Para conclusão do item, o sr. Guido solicitou propostas para o valor das inscrições para o Campeonato Brasileiro de 2010. Colocadas as propostas em votação, ficou decidido por maioria de votos o valor de R$ 8,00 (oito reais) por ave inscrita.

Iniciou-se o 3º item da ordem do dia. O sr. Beraldi informou que a nova nomenclatura para psitacídeos havia sido publicada na última edição da revista Brasil Ornitológico e solicitou ao sr. Nilton Rodrigues que fizesse suas considerações. O sr. Nilton informou que a nova nomenclatura é resultado de discussões que já vinham ocorrendo há algum tempo e que não havia recebido nenhum questionamento sobre a mesma. Desta maneira, aprovou-se por unanimidade a mudança da nomenclatura para psitacídeos.

Partiu-se para o 4º item da ordem do dia – Assuntos da Diretoria Técnica. O sr. Otávio informou que os assuntos relativos à diretoria já haviam sido discutidos durante e reunião e passou a palavra aos diretores de cada segmento. O sr. Antonio C. Lemo informou que recebeu reivindicação de publicação de fotos de canários classificados no Campeonato Brasileiro no site da FOB, porém dependia de autorização do sr. Otávio, que autorizou prontamente. Ainda com relação ao site, o sr. Antonio C. Lemo lembrou que o mesmo deve ser remodelado e dinamizado,

(5)

sendo necessária a contratação de uma empresa especializada para o serviço. Assim, o sr. Guido se incumbiu de buscar orçamentos para a remodelagem do site.

Com a palavra, o sr. Juvenal Perestrello informou que o manual de psitacídeos está concluído, restando somente sua impressão. O sr. Juvenal distribuiu cópias do manual em formato digital aos srs. Beraldi, Guido, Antonio C. Lemo, Otávio Zen e Giordano para que o mesmo pudesse ser apreciado. Em seguida, o sr. Juvenal explicou sobre o conteúdo do manual e solicitou opinião do sr. Antonio C. Lemo com relação à impressão. O sr. Lemo informou que este manual tem um custo muito elevado e se impresso pela FOB geraria custos que possivelmente não teriam retorno pela pequena vendagem, aconselhando que o mesmo fosse impresso em uma editora, que possibilitaria uma melhor divulgação do material e conseqüentemente maior venda.

Dando prosseguimento, o sr. Guido iniciou o 5º item da ordem do dia – Assuntos da Diretoria Administrativa. O sr. Guido apresentou solicitação do sr. Ênio para adiantar a confecção de anilhas 2010 a partir de outubro de 2009 para os criadores que participam da 1ª etapa. Do mesmo modo, o sr. Antonio C. Lemo informou que por solicitação de criadores de canários de porte, que a anilha 2010 seja confeccionada somente a partir do mês de março de 2010, pois muitos criadores têm concorrido com canários adultos. Com a palavra, o sr. Beraldi informou que não há justificativa para se adiantar a confecção de anilhas e com relação à postergação, os criadores têm igualdade de condições para anilhar suas aves. Assim, ficou decidido que será mantido o mesmo calendário para confecção de anilhas.

O sr. Antonio C. Lemo solicitou alteração no diâmetro da anilha dos canários Gibber Italicus, pois com o diâmetro usado atualmente, é possível a substituição da mesma facilmente. O sr. Beraldi propôs que o diâmetro seja substituído de imediato e que o regulamento seja aplicado a partir dos Campeonatos de 2011, já que para este ano há possibilidade de os criadores já terem pedido anilhas com o diâmetro utilizado atualmente. A alteração do diâmetro da anilha para a raça Gibber Italicus foi aprovada e será divulgada na próxima edição da Brasil Ornitológico.

Finalizando, o sr. Guido informou que a partir do próximo ano, a nomenclatura dos pássaros silvestres será removida, já que os mesmos não fazem mais parte dos concursos.

Iniciou-se o 6º item da ordem do dia – Assuntos Gerais. O sr. Beraldi informou sobre o encerramento de mais uma gestão da diretoria da FOB, agradecendo o trabalho voluntário de todos os diretores , sendo por muitas vezes desgastante. O sr. Beraldi lembrou também que os progressos obtidos se devem à visão comum de todos os diretores de se trabalhar pela coletividade com pensamento no futuro.

Nada mais havendo a tratar, o Sr. Beraldi agradeceu a presença de todos e foi encerrada a reunião.

(6)

Itatiba, 08 de Agosto de 2009.

Mario Henrique Simões Secretário

Luiz Fernando Fachini Beraldi Presidente

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente