• Nenhum resultado encontrado

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

DEMONSTRAÇÕES

(2)

Relatório dos Auditores Independentes

sobre as Demonstrações Financeiras

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

(3)

1. RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES

SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Índice

4

8

10

11

14

15

16

13

2. PARECER DO CONSELHO FISCAL

3. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Balanço Patrimonial

Demonstração do Resultado do Exercício

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Demonstração do Fluxo de Caixa

Notas Explicativas da Administração às

Demonstrações Financeiras

(4)

RELATÓRIO DOS AUDITORES

INDEPENDENTES SOBRE

AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

1

(5)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

5

 Voltar para o índice

À

Diretoria da

Confederação Brasileira de Futebol

Rio de Janeiro / RJ

OPINIÃO

Examinamos as demonstrações financeiras da Confederação Brasileira de Futebol, (“Entidade”) que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2020 e as respectivas demons-trações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, bem como as correspondentes notas explicativas, incluindo o resumo das prin-cipais práticas contábeis.

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Confederação Brasileira de Fu-tebol em 31 de dezembro de 2020, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

BASE PARA OPINIÃO

Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção a seguir intitulada “Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras”. Somos independentes em relação à Confederação de acordo com os princípios éticos relevantes previs-tos no Código de Ética Profissional do Contador e nas normas profissionais emitidas pelo Con-selho Federal de Contabilidade e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

OUTRAS INFORMAÇÕES QUE ACOMPANHAM AS DEMONSTRAÇÕES

FINANCEIRAS E O RELATÓRIO DO AUDITOR

A Administração da Entidade é responsável por essas outras informações que compreendem o Relatório da Administração.

Relatório dos Auditores Independentes

Sobre as Demonstrações Financeiras

(6)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

6

 Voltar para o índice

Nossa opinião sobre as demonstrações financeiras não abrange o Relatório da Administração, e não expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre esse relatório.

Em conexão com a auditoria das demonstrações financeiras, nossa responsabilidade é a de ler o Relatório da Administração e, ao fazê-lo, considerar se esse relatório está, de forma relevante, inconsistente com as demonstrações financeiras ou com nosso conhecimento obtido na audito-ria ou, de outra forma, aparenta estar distorcido de forma relevante.

Se, com base no trabalho realizado, concluirmos que há distorção relevante no Relatório da Ad-ministração, somos requeridos a comunicar esse fato. Não temos nada a relatar a este respeito.

OUTROS ASSUNTOS

RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO E DA GOVERNANÇA PELAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A administração da Entidade é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas de-monstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações fi-nanceiras livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Na elaboração das demonstrações financeiras, a administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Confederação continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a sua continuidade operacional e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações financeiras a não ser que a administração pretenda liquidar a Entidade ou cessar suas operações, ou não tenha nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das operações.

Os responsáveis pela governança da Entidade são aqueles com responsabilidade pela supervi-são do processo de elaboração das demonstrações contábeis.

RESPONSABILIDADE DO AUDITOR INDEPENDENTE PELA AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações financeiras com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações financeiras estão livres de distorção relevante.

Como parte de uma auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos julgamento profissional, e mantemos ceticismo profissional ao longo da auditoria. Além disso:

(7)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

7

 Voltar para o índice

• Identificamos e avaliamos os riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos procedimen-tos de auditoria em resposta a tais riscos, bem como obtemos evidência de auditoria apro-priada e suficiente para fundamentar nossa opinião. O risco de não detecção de distorção relevante resultante de fraude é maior do que o proveniente de erro, já que a fraude pode envolver o ato de burlar os controles internos, conluio, falsificação, omissão ou representa-ções falsas intencionais.

• Obtivemos entendimento dos controles internos relevantes para a auditoria para planejar-mos procedimentos de auditoria apropriados nas circunstâncias, mas não com o objetivo de expressarmos opinião sobre a eficácia dos controles internos da Confederação.

• Avaliamos a adequação das políticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis e respectivas divulgações feitas pela administração.

• Concluímos sobre a adequação do uso, pela administração, da base contábil de continuidade operacional e, com base nas evidências de auditoria obtidas, se existe uma incerteza sig-nificativa em relação a eventos ou circunstâncias que possa causar dúvida sigsig-nificativa em relação à capacidade de continuidade operacional da Entidade. Se concluirmos que existe incerteza relevante, devemos chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as res-pectivas divulgações nas demonstrações contábeis ou incluir modificação em nossa opinião, se as divulgações forem inadequadas.

Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Entidade a não mais se manter em continuidade operacional.

• Avaliamos a apresentação geral, a estrutura e o conteúdo das demonstrações financeiras, in-clusive as divulgações e se as demonstrações financeiras representam as correspondentes transações e os eventos de maneira compatível com o objetivo de apresentação adequada. Comunicamo-nos com a administração a respeito, entre outros aspectos, do alcance planejado, da época da auditoria e das constatações significativas de auditoria, incluindo quaisquer conclu-sões significativas nos controles internos que identificamos durante nossa auditoria.

Rio de Janeiro, 12 de março de 2021

ADVANCE Auditores Independentes SS CRC/RJ 007.276/O-0

Registro CVM 12.661

Nelson Fernando Marques Pfaltzgraff Contador CRC/RJ 028.998/O

Registro CNAI 209 Sócio Responsável

(8)

Parecer do Conselho Fiscal

2

(9)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

9

 Voltar para o índice

Ilmos. Srs. Membros da Assembleia Geral da

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

O Conselho Fiscal da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL, no desempenho de suas competências legais e estatutárias, examinou as demonstrações contábeis relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2020.

Este conselho reuniu-se regularmente durante o ano-calendário de 2020 e examinou os balancetes e documentos da Entidade, comprovando a lisura e autenticidade de sua es-crituração contábil.

Com base nas análises procedidas, bem como no parecer dos auditores independentes, o Conselho Fiscal é de opinião que as demonstrações contábeis do exercício findo em 31/12/2020, estão em condições adequadas de serem encaminhadas à Assembleia Geral para a devida aprovação.

Rio de Janeiro, 23 de março de 2021.

Antônio Carlos de Oliveira Coelho | Arthur Carlos Briquet Junior | Marco Antônio Russo

(10)

Demonstrações Financeiras

3

(11)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

11

 Voltar para o índice

Balanço Patrimonial

ATIVO NOTAS 2020 2019

Circulante

Caixa, Bancos e Equivalentes de Caixa 3 873.313 696.632 Contas a Receber 4 157.490 70.943 Adiantamentos a Fornecedores 8.596 6.835 Impostos a Recuperar 5 18.732 10.266

Total do Circulante 1.058.131 784.676 Não Circulante

Realizável a Longo Prazo

Depósitos Judiciais 6 272.147 243.219

Contas a Receber 4 23.322 23.322

Total do Realizável a Longo Prazo 295.469 266.541 Permanente

Investimentos 120 120 Imobilizado Líquido 7 203.834 195.909 Intangível Líquido 8 2.924 1.114

Total do Permanente 206.878 197.143 Total do Ativo Não Circulante 502.347 463.684

Total do Ativo

1.560.478

1.248.360

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras.

31 de dezembro de 2020 e 2019

(12)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

12

 Voltar para o índice

PASSIVO NOTAS 2020 2019

Circulante

Fornecedores 180.066 17.725 Programas de Desenvolvimento 43.657 19.968 Obrigações Trabalhistas, Fiscais e Previdência 9 13.539 14.209 Imposto de Renda e Contribuição Social 2.965 13.273 Provisão para Férias e Encargos - 1.351 Receitas Diferidas 10 104.180 59.432

Total do Circulante 344.407 125.958 Não Circulante

Exigível a Longo Prazo

Receitas Diferidas 10 22.067 28.210 Provisão para Contingências 11 309.186 258.233

Total do Exigível a Longo Prazo 331.253 286.443 Patrimônio Social

Superávit acumulados 835.959 645.848 Superávit do Exercício 15 48.859 190.111

Total do Patrimônio Social Líquido 884.818 835.959

Total do Passivo e Patrimônio Social

1.560.478

1.248.360

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras

Balanço Patrimonial

31 de dezembro de 2020 e 2019

(13)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

13

 Voltar para o índice

Demonstração do Resultado do

Exercício

31 de dezembro de 2020 e 2019

(expresso em milhares de reais)

Receita Bruta Notas 2020 2019

Patrocínios 12a 365.208 346.068 Direito de Transmissão e Comerciais 12b 164.471 251.316 Bilheteria e Premiações das Seleções 12c 7.424 55.008 Registros e Transferências 10.729 18.785 Legado 57.382 203.269 Programa de Desenvolvimento 19.631 2.799 CBF Academy 12.553 11.106 Eventuais 23.695 13.580

Total das Receitas 661.093 901.931

Deduções da Receita – COFINS (31.038) (33.055)

Total da Receita Líquida 630.055 868.876 Custos com o Futebol

Seleção Principal 13a (66.093) (107.071) Seleções de Base e Femininas 13a (48.550) (61.415) Contribuição ao fomento do futebol nos Estados e Competições 13b (303.274) (250.440)

Total dos Custos com o Futebol (417.917) (418.926) Superávit Bruto 212.138 449.950 Despesas Operacionais

Com Pessoal (53.283) (50.698) Administrativas (97.054) (115.718) Impostos e Taxas 14 (20.064) (28.318)

Total de Despesas Operacionais (170.401) (194.734) Resultados Financeiros Líquidos

Despesas Financeiras (3.455) (2.006) Receitas Financeiras 25.290 55.070 Variação Cambial 29.531 (5.151)

Total do Resultado Financeiro 51.366 47.913 Resultado Antes da Apuração dos Impostos 93.103 303.129

Imposto de Renda e Contribuição Social (44.244) (113.018)

SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO

48.859

190.111

(14)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

14

 Voltar para o índice

Superávits Acumulados Total Saldo em 31/12/2018 645.848 645.848 Resultado do exercício 190.111 190.111 Saldo em 31/12/2019 835.959 835.959 Resultado do exercício 48.859 48.859 Saldo em 31/12/2020 884.818 884.818

As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras.

Demonstração das Mutações do

Patrimônio Líquido

31 de dezembro de 2020 e 2019

(15)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

15

 Voltar para o índice

Demonstração do Fluxo de Caixa

31 de dezembro de 2020 e 2019

(expresso em milhares de reais)

2020 2019

I) Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais

Lucro Líquido do Exercício antes do Imposto de Renda/Contribuição Social 48.859 190.111

Ajustes p/ conciliar o resultado gerado pelas atividades operacionais 61.046 71.178

Provisões Contingentes 50.953 55.577 Demais Provisões (1.351) (22) Depreciação 11.444 15.623

Lucro Operacional Bruto antes das Mudanças no Capital de Giro 109.905 261.289 Variações no Ativo (aumento) Redução: (125.701) (26.649)

Contas a Receber (86.547) 14.296 Adiantamento a Fornecedores (1.761) 3.577 Impostos a Recuperar (8.465) (5.888) Depósitos Judiciais (28.928) (34.867) Outros Ativos - (3.767)

Variações no Passivo Aumento (redução): 213.656 (43.275)

Fornecedores 164.580 (73.877) Tributos e Encargos Sociais (669) 5.461 Adiantamentos de Direitos de Transmissão e Patrocínio 66.196 8.385 Receitas Diferidas (6.143) 3.483 Imposto de Renda e Contribuição Social (10.308) 13.273

II) Caixa Líquido Gerado pelas Atividades Operacionais 197.860 191.365

Fluxos de Caixa das Atividades de Investimento

Investimentos - (120) Compra de Imobilizado (21.179) (11.200)

III) Caixa Líquido Utilizado nas Atividades de Investimento (21.179) (11.320)

AUMENTO NO CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA 176.681 180.045

No Início do Período 696.632 516.587 No Final do Período 873.313 696.632 As notas explicativas da administração são parte integrante das demonstrações financeiras.

(16)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

16

 Voltar para o índice

1. CONTEXTO OPERACIONAL

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - CBF é uma associação de direito privado, de ca-ráter desportivo, dirigente do futebol brasileiro, filiada à FIFA e à CONMEBOL.

A CBF, amparada no inciso I do art. 217 da Constituição Federal e nos termos da legislação des-portiva federal, goza de peculiar autonomia quanto à sua organização e funcionamento, não estando sujeita a ingerência ou interferência estatal, a teor do disposto nos incisos XVII e XVIII do art.5º da Constituição Federal.

A CBF, compreendendo todos os seus poderes, órgãos e dirigentes, não exerce qualquer função delegada do Poder Público nem se caracteriza como entidade ou autoridade pública, a teor do disposto no art.82 da Lei nº 9615/98.

As atividades da CBF têm caráter privado, equiparadas a atividade econômica e são financia-das exclusivamente por seus próprios recursos, sem qualquer aporte de recursos públicos de qualquer espécie, seja direta ou indiretamente. A CBF não é beneficiada, nem contemplada com subvenções, exonerações fiscais, patrocínios de empresas públicas, assim como também não recebe repasses de recursos públicos federais, estaduais ou municipais da administração, direta ou indireta, ou seja, a CBF suporta todos os seus gastos e despesas, com seus próprios meios, sem ajuda, benefício ou colaboração de dinheiro público.

Principais Objetivos:

• Administrar, fomentar, difundir, incentivar, aperfeiçoar e fiscalizar a prática formal de futebol não profissional e profissional, em todo o território nacional;

• Coordenar a realização de competições de futebol association, em qualquer de suas formas, no âmbito nacional, com a participação de representantes estrangeiros, regionais ou de entidades de prática de futebol filiadas às entidades estaduais de administração da moda-lidade;

• Manter a ordem desportiva no âmbito do futebol e velar pela disciplina da prática do futebol nas entidades estaduais de administração e entidades de prática do futebol;

• Regulamentar as disposições legais relativas aos atletas não profissionais e profissionais, bem como de quaisquer outras carreiras ou profissões, dispondo, no exercício de sua auto-nomia, sobre inscrições, registro, inclusive de contrato de trabalho ou prestação de serviço, transferências, remoções e reversões, cessões temporárias ou definitivas;

Notas explicativas da administração

às demonstrações financeiras

31 de dezembro de 2020 e 2019

(17)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

17

 Voltar para o índice

• Decidir, com exclusividade, sobre a organização, promoção, regulamentação, qualificação de acesso, operação e quaisquer atividades relacionadas às competições interestaduais, re-gionais ou nacionais de futebol, sejam oficiais ou amistosas empreendidas pelas entidades estaduais de administração, de prática do futebol ou pelas ligas, porventura reconhecidas, estabelecendo diretrizes, critérios, condições e limites, sem prejuízo de manter a privativi-dade de autorização para que tais entes desportivos possam participar de competições de caráter internacional, sendo esta atribuição intransferível, em parte ou na totalidade;

• Representar o futebol brasileiro em qualquer atividade de cunho internacional, ressalvada a competência atribuída, nos limites da legislação desportiva, ao Comitê Olímpico Brasileiro, com atribuições de celebrar convênios e acordos, assim como orientar, coordenar e fiscalizar as atividades das entidades estaduais de administração e das entidades de prática do fute-bol, em âmbito internacional;

• Praticar, no exercício da direção nacional do futebol, todos os atos necessários à realização de seus fins, podendo, entre outras atividades, através da CBF Social, empreender esfor-ços no sentido da integração da CBF e das demais entidades vinculadas ao futebol, com os diversos meios sociais do País e do exterior, de modo a contribuir para a conscientiza-ção pública da importância dessa modalidade desportiva e criar condições favoráveis a seu constante desenvolvimento.

2. RESUMO DAS PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS

As demonstrações financeiras da Confederação Brasileira de Futebol para o exercício findo em 31 de dezembro de 2020 serão aprovadas pela Administração quando da realização de sua Assembleia.

As demonstrações financeiras foram elaboradas com base nas práticas contábeis adotadas no Brasil, que compreendem os pronunciamentos, interpretações e orientações emitidos pelo Comi-tê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e as disposições contidas na legislação societária (Lei n.º 9615/98 – artigo 46-A).

As políticas contábeis significativas adotadas pela Entidade estão descritas nas notas explica-tivas específicas, relacionadas aos itens apresentados. Aquelas aplicáveis, de modo geral, em diferentes aspectos das demonstrações financeiras, estão descritas a seguir.

2.1. CONVERSÃO DE SALDOS EM MOEDA ESTRANGEIRA

As demonstrações financeiras são apresentadas em milhares de Reais (R$) que é a moeda fun-cional da Entidade.

(18)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

18

 Voltar para o índice

Os ativos e passivos monetários em moeda estrangeira são convertidos para reais pela taxa de câmbio da data de fechamento do balanço e as diferenças decorrentes de conversão de moeda foram reconhecidas como despesa ou receita financeira no resultado.

2.2. RECONHECIMENTO DE RECEITAS, DESPESAS E CUSTOS

As receitas, custos e despesas das operações são reconhecidos em conformidade com o regime contábil de competência.

2.3. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Os equivalentes de caixa incluem caixa, contas bancárias e investimentos de curto prazo (três meses ou menos a contar da data de contratação) com liquidez imediata, em um montante co-nhecido de caixa e com baixo risco de variação no valor de mercado, que são mantidos com a fi-nalidade de gerenciamento dos compromissos de curto prazo da Entidade. Esses investimentos são avaliados ao custo, acrescidos de juros até a data do balanço.

2.4. INSTRUMENTOS FINANCEIROS

A CBF classifica os ativos financeiros registrados em 31 de dezembro de 2020 e 2019 como ativos financeiros a valor justo por meio do resultado ou como recebíveis. A classificação depende da finalidade para a qual os ativos financeiros foram adquiridos e é determinada no momento do re-conhecimento inicial. Os ativos financeiros da CBF incluem caixa e equivalentes de caixa, contas a receber e outros saldos a receber.

A CBF não efetuou transações com instrumentos financeiros derivativos nos exercícios findos em 31 de dezembro de 2020 e 2019.

2.5. ATIVOS E PASSIVOS CIRCULANTES E NÃO CIRCULANTES

Os ativos e passivos são classificados como circulantes quando realizáveis ou exigíveis dentro do período dos doze meses seguintes. Os passivos circulantes e não circulantes são demonstrados pelos montantes que serão liquidados, considerando a data de cada balanço, incluindo juros provi-sionados e variações monetárias ou cambiais, apropriadas de acordo com as condições contratuais.

2.6. IMOBILIZADO

O ativo imobilizado da CBF é demonstrado ao custo de aquisição, líquido das respectivas de-preciações acumuladas, calculadas pelo método linear de acordo com a vida útil-econômica

(19)

es-DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

19

 Voltar para o índice

timada dos bens. O valor residual e a vida útil estimada dos bens são revisados e ajustados, se necessário, na data de encerramento do exercício.

2.7. IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

Conforme a Lei 9.532 de dezembro de 1997, desde 1998 a CBF passou a ser tributada com base no Lucro Real. A provisão para imposto de renda foi constituída com base no lucro contábil, ajus-tado pelas adições e exclusões previstas na legislação fiscal, à alíquota de 15%, acrescida de adi-cional de 10%, sobre bases tributáveis de acordo com a legislação em vigor. A contribuição social foi constituída à alíquota de 9%. Uma vez que a Administração optou por não registrar créditos tributários, a despesa com imposto de renda e contribuição social do exercício foi impactada por adições de despesas temporariamente indedutíveis, para as quais não foram reconhecidos os respectivos créditos tributários.

Apesar de se manter com os seus próprios recursos, não se utilizando de quaisquer recursos públicos ao longo do exercício de 2020, a Confederação Brasileira de Futebol recolheu aos cofres públicos o expressivo montante de R$ 44.244 (quarenta e quatro milhões e duzentos e quarenta e quatro mil reais), referente ao Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL).

Somando-se todos os encargos sociais e tributos federais, estaduais e municipais, a CBF reco-lheu aos cofres públicos o montante de R$ 114.458 (cento e quatorze milhões e quatrocentos e cinquenta e oito mil reais) ao longo do exercício de 2020.

2.8. PROVISÕES

As provisões são reconhecidas quando há uma obrigação presente (legal ou não formalizada) em consequência de um evento passado, é provável que benefícios econômicos sejam requeri-dos para liquidar a obrigação e uma estimativa confiável do valor da obrigação possa ser feita. Quando a Administração espera que o valor de uma provisão seja reembolsado, no todo ou em parte, por exemplo, por força de um contrato de seguro, o reembolso é reconhecido como um ativo separado, mas apenas quando o reembolso for praticamente certo. A despesa relativa a qualquer provisão é apresentada na demonstração do resultado, líquida de qualquer reembolso. A CBF é parte em processos judiciais e administrativos. As provisões são constituídas para to-das as contingências referentes aos processos judiciais para os quais é provável que uma saída de recursos seja feita para liquidar a contingência/obrigação e uma estimativa razoável possa ser feita. A avaliação da probabilidade de perda inclui a avaliação das evidências disponíveis, a hierarquia das leis, as jurisprudências disponíveis, as decisões mais recentes nos tribunais e sua relevância no ordenamento jurídico, bem como a avaliação dos advogados externos.

(20)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

20

 Voltar para o índice

As provisões são revisadas e ajustadas para levar em conta alterações nas circunstâncias, tais como prazo de prescrição aplicável, conclusões de inspeções fiscais ou exposições adicionais identificadas com base em novos assuntos ou decisões de tribunais.

2.9. JULGAMENTOS, ESTIMATIVAS E PREMISSAS CONTÁBEIS

O processo de elaboração das demonstrações financeiras em conformidade com as práticas con-tábeis adotadas no Brasil requer que a Administração faça uso de julgamentos, estimativas e premissas que afetam os valores de receitas, despesas, ativos e passivos apresentados nas demonstrações contábeis e suas notas explicativas. Itens significativos sujeitos a essas estima-tivas e premissas incluem a vida útil econômica e o valor residual do imobilizado, determinação do valor recuperável de ativos, registro de provisões, valor justo dos instrumentos financeiros, dentre outros. O uso de estimativas e julgamentos é complexo e considera diversas premissas e projeções futuras e, por isso, a liquidação das transações pode resultar em valores diferentes das estimativas. A Administração revisa suas estimativas e premissas anualmente.

3. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

2020 2019

Caixa e Bancos 2.359 2.043 Aplicações Financeiras 870.954 694.589

Total

873.313

696.632

As aplicações financeiras estão representadas por fundos de investimentos de natureza conser-vadora e certificados de depósitos bancários (CDB´s), emitidos por instituições financeiras de primeira linha, que registram o montante dos recursos destinados à remuneração financeira do capital em disponibilidade, acrescidos dos rendimentos auferidos até a data de encerramento do exercício, deduzidos, quando o caso, das provisões e retenções.

(21)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

21

 Voltar para o índice

4. CONTAS A RECEBER

Curto Prazo 2020 2019 Patrocinadores 19.407 9.121 Filiados Especiais 46.485 35.575 Federações Estaduais 1.375 1.737 Direito de Transmissão 88.942 19.568 Rendas e Premiações 370 4.031 Outras Contas a Receber 911 911

157.490 70.943 Longo Prazo 2020 2019 Patrocinadores 23.322 23.322

5. IMPOSTOS A RECUPERAR

2020 2019 IRPJ 13.332 8.083 CSLL 4.208 1.003 IRF – Pedido de Restituição 986 967 INSS a Recuperar 206 213

(22)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

22

 Voltar para o índice

6. DEPÓSITOS JUDICIAIS

2020 2019

Depósitos Cíveis

Coca Cola Indústria Ltda. (a) 21.945 21.945 HB Cavalcanti e Mazzillo Adv. (b) 1.149 1.149

23.094 23.094 Depósitos Judiciais

Secretaria Receita Federal (c) 439 439 Secretaria Receita Federal (d) 7.918 7.918 Secretaria Receita Federal (e) 231.476 203.445

239.833 211.802 Outros Depósitos

CEF e Outros 9.220 8.323

9.220 8.323

Total

272.147

243.219

(a) Os depósitos realizados no montante de R$ 21.945 milhões referem-se ao processo nº 2001001912576-B, penhora feita para garantir o pagamento da multa em virtude do rompimento unilateral de contrato firmado com a Coca-Cola Indústria Ltda. Diante da probabilidade de perda provável a entidade registrou provisão passiva no valor de R$ 8.237 mil, de acordo com a orientação de seus consultores jurídicos. (b) Os depósitos realizados no montante de R$ 1.149 milhões referem-se aos honorários de sucumbência

que a CBF foi condenada a pagar aos advogados da Coca-Cola, no processo nº 2001001912576-C. (c) Saldo credor no valor de R$ 439 mil, já reconhecido pela Procuradoria Geral da Fazenda e pelo DEMAC,

com o direito de utilizar o crédito.

(d) Depósito judicial do processo nº. 2009.51.01.004605-8 no valor original de R$ 4.173 milhões, devidamente atualizado pela Selic acumulada totalizando o valor de R$ 7.918 milhões, para suspensão da exigibilidade do IPI supostamente incidente na importação da aeronave;

(e) O depósito judicial do montante de R$ 231.476 milhões junto à Receita Federal do Brasil refere-se a CO-FINS conforme os autos dos processos administrativos nºs 16682.722463/2015-29, 16682.721345/2016-84 e 16682.721695/2016-41.

(23)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

23

 Voltar para o índice

7. IMOBILIZADO

2020 2019 Bens Reavaliados Terrenos 1.255 1.255 Imóveis 4.519 4.519 Instalações 879 879 Máquinas e Equipamentos 578 578 Móveis e Utensílios 1.436 1.436 Computadores e Periféricos 47 47 (-) Depreciação (5.807) (5.626) 2.907 3.088 Bens Não Reavaliados

Terrenos 39.803 26.843 Terreno Sede 39.140 39.140 Terrenos Legado 9.603 5.799 Instalações 6.201 5.898 Móveis e Utensílios 6.870 6.729 Veículos 3.727 3.614 Máquinas e Acessórios 12.090 11.612 Aparelhos de Comunicação 403 403 Computadores e Periféricos 7.148 6.241 Aeronaves 64.219 64.167 Edificação-Sede 93.549 93.549 Edificação-Granja Comary 32.976 32.976 Edificação-Sede STJD 2.929 2.929 Edificação-Centro 165 165 Acervo – Conteúdo Histórico 563 563 Construções em Andamento 4.970 4.968 (-) Depreciação -123.430 -112.775

200.926 192.821

(24)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

24

 Voltar para o índice

8. INTANGÍVEL

2020 2019

Bens Não Reavaliados

Softwares 8.519 6.099 (-) Amortização -5.595 -4.985

Total 2.924 1.114

9. OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS, FISCAIS E PREVIDÊNCIAS

2020 2019

INSS a Recolher 7.135 7.621

IRRF 4.232 4.471

COFINS a Recolher 513 513 PIS a recolher 51 56 PIS, COFINS e CSLL Retido 347 236 ISS retido a Recolher 54 108 FGTS a Recolher 642 670 Outros 565 534 Total 13.539 14.209

10. RECEITAS DIFERIDAS

2020 2019 Curto Prazo 104.180 59.432 Longo Prazo 22.067 28.210 Total 126.247 87.642

Representam receitas futuras, em consonância com o regime de competência, que serão realiza-das em exercícios subsequentes.

(25)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

25

 Voltar para o índice

11. PROVISÃO PARA CONTINGÊNCIAS

2020 2019

Contingências Judiciais

Ações Trabalhistas 9.513 6.090 Coca Cola Indústria Ltda. (a) 8.237 8.237 COFINS 234.245 203.715 251.995 218.042 Outras Contingências Outros 2.193 193 2.193 193 Contingências Fiscais Tributos Federais 54.998 39.998 54.998 39.998

Total

309.186

258.233

A CBF está envolvida em ações judiciais de natureza fiscal, cível e trabalhista. Os depósitos judi-ciais somente são liberados em caso de decisão favorável às contrapartes. Com base no parecer de seus consultores jurídicos internos e externos, a Administração constituiu provisão para per-das consideraper-das suficientes para cobrir as perper-das prováveis.

(a) No exercício findo em 31 de dezembro de 2011 a Administração constituiu provisão para contingências no montante de R$ 8.237 milhões, referente ao processo nº 2001001912576-B em que a CBF questiona judi-cialmente multa em virtude do rompimento unilateral de contrato firmado com a Coca-Cola Indústria Ltda.

(26)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

26

 Voltar para o índice

12. RECEITAS BRUTAS

Receita Bruta 2020 2019

Patrocínios (a) 365.208 346.068 Direito de Transmissão e Comerciais (b) 164.471 251.316 Bilheteria e Premiações das Seleções 7.424 55.008 Registros e Transferências 10.729 18.785 Legado da Copa do Mundo 57.382 203.269 Programas de Desenvolvimento 19.631 2.799 CBF Academy 12.553 11.106 Eventuais 23.695 13.580

Total das Receitas 661.093 901.931

(a) Os contratos de patrocínios são provenientes, substancialmente, da Seleção Brasileira representando 98% do total auferido. Tais contratos são oriundos de empresas privadas, os quais são corrigidos anu-almente pelos índices inflacionários previamente estabelecidos. Os contratos em moedas estrangeiras são registrados utilizando a taxa de câmbio do primeiro dia útil de janeiro.

(b) Essa rubrica é representada pelos direitos comerciais e televisivos das partidas da seleção brasileira, assim como das competições promovidas pela CBF.

13A. CUSTOS COM SELEÇÕES

Consistem em dispêndios pagos pela CBF relativos à comissão técnica, delegações, passagens, alimentação, hospedagens e demais itens necessários para a operação e desenvolvimento das Seleções, nas competições e amistosos de preparação realizados ao longo do ano, além dos custos de manutenção da Granja Comary. A CBF mantém atualmente um total de 9 Seleções: Seleções Masculinas e Seleções Femininas (Principal, Sub 23, Sub 20, Sub 17, Sub 15).

(27)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

27

 Voltar para o índice

13B. CONTRIBUIÇÃO AO FOMENTO DO FUTEBOL NOS ESTADOS E

NAS COMPETIÇÕES

2020 2019

Projetos de Desenvolvimento, Órgãos e Departamentos de Apoio 58.610 63.126 CETRHEN - Granja Comary 9.550 13.910 Contribuição ao Fomento do Futebol nos Estados 30.375 26.325

98.535 103.361

2020 2019

Campeonato Brasileiro - Série A 18.931 18.229 Campeonato Brasileiro - Série B 7.287 3.247 Campeonato Brasileiro - Série C 42.530 33.966 Campeonato Brasileiro - Série D 64.067 36.482 Copa do Brasil – Masculino 2.046 1.650 Copa do Nordeste 1.698 902 Brasileiro Feminino 23.922 15.259

Copa Verde 548 969

Outras Competições 43.710 36.375

204.739 147.079

Total – Contribuição ao Fomento do Futebol

nos Estados e nas Competições

303.274

250.440

Os valores contabilizados como contribuição ao Fomento do Futebol nos Estados e nas compe-tições são divididos em dois grupos:

(a) O primeiro grupo são custos relativos às contribuições ao Fomento do Futebol nos Estados que consiste no repasse às Federações para custeios operacionais, visando o fomento do desenvolvimento do Fute-bol Regional, em consonância com o artigo 12º do Estatuto da CBF.

(b) O segundo grupo, são custos relativos aos gastos com Competições, dos quais são compostos, de forma substancial, por dispêndios com mídias, ações de marketing, arbitragem, exames antidoping, transpor-tes aéreos e terrestres e hospedagens das competições promovidas pela CBF.

(28)

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2020

28

 Voltar para o índice

14. DESPESAS ADMINISTRATIVAS

2020 2019

Gerais e Administrativas (a) 40.973 48.908 Serviços de Pessoa Jurídica / Terceiros (b) 48.909 44.707 Serviços de Marketing e Ativações (c) 7.173 22.103

Total 97.055 115.718

As despesas administrativas são compostas pelos seguintes grupos:

(a) Gerais e Administrativas – Correspondem as despesas gerais referentes à administração predial, utilida-des, serviços gerais das áreas de apoio;

(b) Serviços Profissionais PJ / Terceiros – Correspondem as despesas referentes aos serviços profissionais, tais como: assessoria contábil, auditorias, consultorias, taxas e serviços advocatícios, serviços de tecno-logia da informação, além de outros prestadores de serviços especializados.

(c) Marketing e Ativações – Corresponde majoritariamente por despesas de ativação, operação, intermedia-ção e despesas gerais referentes às atividades de marketing e publicidade de seleções e competições;

15. DO RESULTADO DO PERÍODO

No exercício de 2020, a CBF obteve superávit de R$ 48.859 (quarenta e oito milhões e oitocen-tos e cinquenta e nove mil reais), mantendo reservas financeiras que alcançam o somatório de R$ 873.313 (oitocentos e setenta e três milhões e trezentos e treze mil reais).

Rogério Langanke Caboclo

Presidente

Gilnei Botrel

Diretor Financeiro Exame Assessoria ContábilRodney Monteiro Meles

(29)

Referências

Documentos relacionados

vidade recursal: llttencia e ciência inequívoca; recurso interposto antes da intimação; interrupção do prazo por força da interposição de embargos de declaração. São Paulo:

Baseando-me na imponente autoridade de Taylor, posso agora responder à questão de Cornford: Platão escreveu o Timeu para testar se seus estudantes tinham entendido a base

RPS DE DESTINO NO ARCSERVE CLOUD VIABILIZANDO BACKUP E ALTA DISPONIBILIDADE SERVIDOR DE PONTO DE RECUPERAÇÃO SERVIDORES FÍSICOS OU VIRTUAIS SERVIDORES WINDOWS OU LINUX ESTAÇÕES

Imunologia Celular e Molecular, tradução da 8ª ed, 2015 - Elsevier?.

Para a sua própria segurança, proteção de outras pessoas e para evitar danos materiais e ambientais, respeite estas indicações em todas as atividades na e com a máquina.. Se

Você pode usar o aplicativo Garmin Express para carregar os dados da sua atividade na sua conta Garmin Connect e enviar esses dados, tais como exercícios ou planos de treinamento,

Fora essa “dinâmica natural” e às vezes até mesmo agindo contra as tendências, devemos fazer escolhas de dinâmica para melhor interpretar aquilo que cantamos; algo do tipo:

Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da