• Nenhum resultado encontrado

Teses e dissertações sobre línguas indígenas apresentadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP): Período

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teses e dissertações sobre línguas indígenas apresentadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP): Período"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

(UNICAMP)

Teses e dissertações sobre línguas indígenas apresentadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP): Período 1977-2008.

As línguas ameríndias têm sido objeto de estudo do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP desde sua fundação. Professores e alunos do Departamento de Lingüística engajaram-se nos estudos das línguas indígenas brasileiras em 1977. Porém, no ano de 1974 fora defendida uma dissertação de Mestrado sobre a Fonologia do Guarani Antigo (Daniele RODRIGUES, 1974), quando o Departamento de Lingüística fazia parte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) 1.

O levantamento de dados realizado na biblioteca do IEL mostra que, entre o período de 1977 até março de 2008, foram defendidas 51 dissertações de mestrado e 36 teses de doutorado, um total de 87 trabalhos, como se verifica na tabela, a seguir.

Numero de Dissertações/Teses defendidas por ano:

1

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna (1985). The present state of study of Brazilian Indian languages. In Harriet M. Klein & Louisa Stark (eds.). South American Indian Languages: Retrospect and Prospect., p. 405-439. Austin: University os Texas Press.

(2)

110

A primeira tese de doutorado sobre uma língua indígena brasileira deu-se em 1983, sobre o Pirahã, língua da família lingüística Mura (Daniel Everett, l983).

Os estudos da área de línguas indígenas do Departamento de Lingüística (IEL-UNICAMP) visam à descrição estrutural das línguas ameríndias em seus componentes fonológico, gramatical e pragmático-discursivo. Incluem-se também estudos de tipo diacrônico e filológico, assim como trabalhos de Lingüística Aplicada. Este último aspecto relacionado com o ensino do Português como segunda língua e o papel da linguagem no ensino da matemática, e a preparação de materiais didáticos, dirigidos a falantes de línguas indígenas.

Dado que o foco de estudo é as línguas ameríndias, as pesquisas focalizam não apenas as faladas no Brasil, mas também línguas que se localizam em outros países da América do Sul, e inclusive aquelas do continente africano. Por exemplo, em 1991 foi apresentada uma dissertação sobre a fonologia do Sí-Makonde, língua da família Bantu falada na República de Moçambique (Marcelino Liphola, 1991). Em 1994, apresentou-se uma tese sobre a fonologia e gramática do Aguaruna, língua da família Jívaro falada por indígenas que habitam a Amazônia Peruana (Angel Corbera, 1994). Em 1995, e posteriormente em 1997, foram apresentadas duas teses de doutorado que tratam de língua e cultura Mapuche, língua indígena falada na região Sul de Chile (Mario Bernales, 1995; Julia Hermosilla, 1997, respectivamente.). Em 1998, foi defendida uma tese sobre a Fonologia e Gramática da língua Mocovi, família Guaicuru, falada no Chaco Argentino (Beatriz Gualdieri, 1998). Atualmente, está em andamento uma dissertação de mestrado sobre a língua Ache (conhecida também como Guayaki) falada no extremo Sul do Paraguai e no Leste da Argentina, perto da fronteira com o Brasil.

No que segue, apresenta-se uma lista dos autores, em ordem alfabética, com os respectivos títulos das dissertações e teses defendidas no Instituto de Estudos da Linguagem, período 1977-2008.

A maioria das teses e dissertações defendidas a partir do ano 2000 encontra-se disponível para download na biblioteca digital da UNICAMP, no endereço (www.iel.unicamp.br).

2004 2 3

2005 3 2 2006 2 1

(3)

AGUIAR, Maria Sueli de (1988). Elementos de descrição sintática para uma gramática do Katukina. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 79 p.

Orientadora: Profa. Dra. Charlotte Marie Chambelland Galves.

Palavras-Chave: Fonêmica, Sintaxe, Gramática Gerativa, Línguas Pano.

AGUIAR, Maria Sueli de (1994). Análise descritiva e teórica do Katukina-Pano. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 306 p. + Apêndices.

Orientadora: Profa. Dra. Charlotte Marie Chambelland Galves.

Palavras-Chave: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Gramática Gerativa, Diacronia, Lexicografia, Línguas Pano.

ALVES, Flávia de Castro (2004). O Timbira falado pelos Canela Apãniekrá: uma contribuição aos estudos da morfossintaxe de uma língua Jê.. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 238 p. + Anexos.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Língua Timbira, Morfossintaxe, Ergatividade. [disponível para download]. ARAÚJO, Gabriel Antunes (2000). Fonologia e Morfologia da Língua Maxakali. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 144p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Línguas Brasileiras, Maxakali (Macro-Jê), Fonologia, Morfologia. [disponível para download]

ARAÚJO, Benedita Aparecida Chavedar (1992). Análise do Wörterbuch der Botokudensprache. Dissertação de Mestrado em Lingüística.

IEL-UNICAMP. 114 p. + Apêndice. Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Fonêmica, Filologia, Línguas Macro-Jê.

BARROS, Luizete Guimarães (1987). A nasalização vocálica e fonologia introdutória à língua Katukina (Pano). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 112 p. Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

Palavras-Chave: Fonêmica, Nasalização, Línguas Pano.

BERNALES LILLO, Mario (1995). Toponímia Pré-Hispânica e Hispânica do Sul de Chile. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 163. p.

Orientador: Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho.

Palavras-Chave: Dialetologia, Toponímia, Lexicologia, Línguas de Chile.

BORELLA, Cristina de Cássia (2000). Aspectos Morfossintáticos da Língua Aweti (Tupi). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 210 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Línguas Xinguanas, Língua Aweti (Tupi), Fonologia, Morfossintaxe. [disponível para download]

(4)

112

BORGES, Luiz Carlos (1991). A Língua Geral Amazônica: aspectos de sua fonêmica. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 101 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Fonêmica, Língua Nheengatú, Línguas Gerais.

BORGES, Luiz Carlos (1998). Fala Instituinte do Discurso Mítico Guarani Mbyá. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 366 p.

Orientadora; Profa. Dra. Eni Puccinelli Orlandi.

Palavras-Chave: Língua Guaraní, Guaraní-Mbyá, Mitologia, Análise do Discurso, Religião.

BORGES, Mônica Veloso (2006). Aspectos Fonológicos e Morfossintáticos da Língua Avá-Canoeiro (Tupi-Guarani). Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 460 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Língua Avá-Canoeiro, Família Tupí-Guaraní, Fonologia, Morfossintaxe. BRAGA, Alzerinda de Oliveira (1992). A fonologia segmental e aspectos morfofonológicos da língua Makurap (Tupí). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 76 p. Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

Palavras-Chave: Fonologia, Morfofonologia, Línguas Tupí.

BRAGGIO, Sílvia Lúcia Bigonjal (1981). Aspectos fonológicos e morfológicos do Kadiwéu. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 76. p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Fonologia Gerativa, Morfologia Verbal, Línguas Guaikurú. CAMPETELA, Cilene (1997). Análise do sistema de marcação de caso nas orações independentes da língua Ikpeng (Karib). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 162.p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Línguas Karíb, Tipologia, Gramática, Línguas do Xingu.

CAMPETELA, Cilene (2002). Aspectos prosódicos da língua Ikpeng. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 176 p. + Anexos.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Co-orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Cagliari.

Palavras-Chave: Línguas do Xingu, Línguas Karíb, Língua Ikpeng, Fonética, rosódia. [disponível para download]

CÂNDIDO, Gláucia Vieira (1998). Aspectos fonológicos da língua Shanenawá (Pano). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL UNICAMP. 137 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

(5)

CÂNDIDO, Gláucia Vieira (2004). Descrição morfossintática da língua Shanenawa (Pano). Tese de Doutorado em Lingüística. IEL UNICAMP. 264 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Gramática, Língua Shanenawa, Família Pano. [disponível para download]

CAVALCANTE, Marita Pôrto (1987). Fonologia e morfologia da língua Kaingáng: o dialeto de São Paulo comparado com o do Paraná. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 144 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Fonologia Gerativa, Nasalização, Dialetologia, Línguas Jê.

CESAR, América Lúcia Silva (2002). Lições de abril: construção de autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha. Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada, Área de Educação Bilíngüe. IEL-UNICAMP. 223 p.

Orientadora: Profa. Dra. Marilda de Couto Cavalcanti.

Co-orientadora: Profa. Dra. Stella Maris Bortoni-Ricardo.

Palavras-Chave: Autonomia, Antropologia, Brasil História, Educação Bilíngüe, Formação de Professores.

COMODO, Cristina Helena Rohwedder (1981). Concordância em Mundurukú. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 54 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues. Cf. também: GONÇALVES, Cristina Helena Rohwedder Comodo (1987).Concordância em Mundurukú. Campinas: Editora da UNICAMP. (Série Línguas Indígenas).

Palavras-Chave: Gramática Gerativa, Sintaxe, Línguas do Tronco Tupí.

CORBERA MORI, Angel H. (1994). Fonologia e Gramática do Aguaruna (Jívaro). Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 385 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Fonologia Não-Linear, Morfologia, Sintaxe, Tipologia, Línguas Jívaro.

COSTA, Consuelo de Paiva Godinho (2003). Nhandewa Aywu. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 131 p. Inclui Mapa.

Orientador: Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis.

Palavras-Chave: Língua Indígena, Fonologia, Língua Guarani, Nasalidade, Nhandewa-Guarani. [disponível para download]

COSTA, Consuelo de Paiva Godinho (2007). Apyngwa Rupigwa: nasalização em Nhandewa-Guarani. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP 147 p.

Orientador: Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis.

(6)

114

CUNHA, Carla Maria (2004). Um estudo de fonologia da língua Makuxi (Karib):

inter-relações das teorias fonológicas. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 191 p.

Orientador: Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis.

Palavras-Chave: Língua Makuxi, Fonologia, Fonologia não-linear, Família Karib. [disponível para download]

CUNHA, Péricles (1987). Análise fonêmica preliminar da língua Guajá. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 68 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues. Palavras-Chave: Fonêmica, Línguas Tupí-Guaraní.

D’ANGELIS, Wilmar da Rocha (1998). Traços de modo e modos de traçar geometrias: línguas Macro-Jê & teoria fonológica. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 420 p. vols. I, II.

Orientadora: Profa. Dra. Eleonora Cavalcante Albano.

Palavras-Chave: Línguas indígenas, Fonologia, Família Jê, Língua Kaingang, Nasalidade.

DOURADO, Luciana (2001). Aspectos morfossintáticos da língua Panará (Jê). Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 240 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Morfossintaxe, Família Jê, Língua Panará, Línguas do Xingu. [disponível para download]

EVERETT, Daniel Leonard (1979). Aspectos da fonologia do Pirahã. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 142 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Fonologia Gerativa, Sociolingüística, Línguas Múra.

EVERETT, Daniel Leonard (1983). A língua Pirahã e a teoria da sintaxe: descrição, perspectivas e teoria. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 410 p. 2 vol.

Orientadora: Profa. Dra. Charlotte Marie Chamberlland Galves.

Tese publicada em (1991) pela Editora da UNICAMP (Série Línguas Indígenas). Palavras-Chave: Sintaxe Gerativa, Tipologia, Epistemologia da Lingüística, Línguas Múra. FARIA, André Luiz (2004). Ordem oracional e movimento de clítico de Segunda posição em Kayabi (Família Tupi-Guarani). Dissertação de Mestrado em Lingüística

IEL-UNICAMP. 61 p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Filomena Spatti Sandalo.

Palavras-Chave: Língua Kayabi, Clíticos de segunda posição, Família Tupi-Guarani. [disponível para download]

(7)

FARGETTI, Cristina Martins (1992). Análise Fonológica da língua Jurúna. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 124 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Fonêmica, Línguas do Tronco Tupí.

FARGETTI, Cristina Martins (2001). Estudo fonológico e morfossintático da língua Juruna. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 317 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras–Chave: Línguas Indígenas, Língua Juruna, Fonologia, Gramática, Línguas do Xingu. [disponível para download]

FERREIRA, Marília de Nazareth de Oliveira (2003). Estudo morfossintático da língua Parkatêjê. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 239 p. + 1 Mapa Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras–Chave: Língua Indígena, Gramática, Morfossintaxe, Incorporação, Serialização. [disponível para download]

FERREIRA, Rogério Vicente (2001). Língua Matis: aspectos descritivos da morfossintaxe. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 172 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Morfossintaxe, Línguas Indígenas, Família Pano, Língua Matis. [disponível para download]

FERREIRA, Rogério Vicente (2005). Língua Matis (Pano): Uma Descrição Gramatical. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 323 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Família Pano, Língua Matis, Morfossintaxe. [disponível para download]

FERREIRA, Vitória Regina Spanghero (2000). Língua Matis (Pano): Uma análise Fonológica. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 136 p. Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Língua Matis (Pano), Fonologia, Morfofonêmica. [disponível para download]

FERREIRA, Vitória Regina Spanghero (2005). Estudo lexical da língua Matis. Subsídios para um dicionário bilíngüe. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 211 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Família Pano, Língua Matis, Lexicografia. [disponível para download]

FERRAREZI, Junior Celso (1997). Nas águas dos Itenês: um estudo semântico com a língua Moré. Dissertação de Mestrado. IEL - UNICAMP. 247 p.

(8)

116

Orientador: Prof. Dr. Rodolfo Ilari.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Semântica, Línguas Txapakura, Língua More. FREITAS, Déborah de Brito Alburqueque Pontes (2003). Escola Makuxi: identidades em construção. Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada. IEL-UNICAMP. 218. p.

Orientadora: Profa. Dra. Marilda do Couto Cavalcanti.

Palavras-Chave: Educação bilíngüe, Identidade, Bilingüismo, Língua Makuxi. [disponível para download]

GABAS, Júnior Nilson (1989). Estudo fonológico da língua Karo (Arara de Rondônia). Dissertação de Mestrado. IEL-UNICAMP. 85 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Fonêmica, Morfofonêmica, Línguas do Tronco Tupí.

GONÇALVES, Solange Aparecida (2007). Aspecto no Kaingang. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 191 p.

Orientador: Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis.

Palavras-Chave: Aspecto, Família Jê, Macro-Jê, língua Kaingang. [disponível para download]

GRAKRAN, Nanblá (2005). Aspectos morfossintáticos da língua Laklãnõ (Xokleng) “Jê”. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 120 p.

Orientador: Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis.

Palavras-Chave: Línguas Makro-Jê, Família Jê, Morfossintaxe. [disponível para download]

GUALDIERI, Cecilia Beatriz (1998). Mocovi (Guaicuru). Fonologia e morfossintaxe. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 316 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Família Guaicuru, Língua Mocovi, Fonologia, Morfossintaxe. GUEDES, Marymarcia (1983). Subsídios para uma análise fonológica do Mbˆá.

Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 50 p. Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Dissertação publicada em 1991 pela Editora da UNICAMP. (Série Línguas Indígenas). Palavras-Chave: Fonêmica, Dialetos do Guaraní.

GUEDES, Marymarcia (1993). Sˆwj a Me& )kape)re)ra. Suyá : a língua da gente “um

estudo fonológico e gramatical”. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 276 p.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Cagliari.

(9)

GUIRARDELLO, Raquel (1992). Aspectos da morfossintaxe da língua Trumai (Isolada) e de seu sistema de marcação de caso. Dissertação de Mestrado em Lingüística. UNICAMP. 200 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Fonologia, Sintaxe Funcional, Ergatividade.

HERMOSILLA SÁNCHEZ, Julia Elisa (1997) Las lenguas que me enredan: rumo a um planejamento bilíngüe mapudungun e espanhol. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 146 p.

Orientadora: Profa. Dra. Ângela del Carmen Bustos Romero de Kleiman.

Palavras-Chave: Lingüística Aplicada, Bilingüismo, Índios de Chile, Educação Bilíngüe.

HONÓRIO, Maria Aparecida (2000). Espaço enunciativo e educação escolar indígena: saberes, políticas, línguas, e identidades. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 361 p.

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Roberto Junqueira Guimarães.

Palavras-Chave: Semântica, Bilingüismo, Educação Escolar Indígena. [disponível para download]

JENSEN, Cheryl Joyce S. (1984). O desenvolvimento histórico da língua Wayampi . Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 183 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Dissertação publicada em 1989 pela Editora da UNICAMP. (Série Línguas Indígenas). Palavras-Chave: Lingüística Histórica, Proto-Tupí-Guaraní.

JOSÉ FILHO, Antônio (2005). A performatividade na linguagem da resistência Kaiowá/ Guarani. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 178 p.

Orientador: Kanavillil Rajagopalan.

Palavras-Chave: Identidade; Professores Índios; Cultura Kaiowa/Guarani; Atos de Fala. [disponível para download]

LIPHOLA, Marcelino Marta (1991). Tom, entonação e acento de intensidade na língua Sí-Mákonde: bases para um estudo morfotononológico. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 138 p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

Palavras-Chave: Fonêmica, Morfofonêmica, Tom, Línguas Bantu.

MAHER, Terezinha de Jesus Machado (1990). Já que é preciso falar com os doutores de Brasília. Subsídios para o planejamento de um curso de Português Oral em contexto indígena. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada. IEL-UNICAMP. 129 p. + 24 p. Anexo.

Orientadora: Profa. Dra. Marilda do C. Cavalcanti.

(10)

118

MAHER, Terezinha de Jesus Machado (1996). Ser professor sendo Índio: questões de Lingua(gem) e identidade. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL - UNICAMP. 261 p.

Orientadora: Profa Dra. Marilda do C. Cavalcanti.

Palavras-Chave: Educação Indígena, Identidade, Bilingüismo, Educação Intercultural.

MARTINS, Marci Filete (2003) Descrição e Análise de Aspectos da Gramática do Guarani Mbyá. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 177 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras–Chave: Línguas Indígenas - Brasil, Morfossintaxe, Sintaxe, Morfologia, Fonologia.

[disponível para download]

MEER, Tine H. Van Der (1982). Fonologia da língua Suruí. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 71 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Fonologia Gerativa, Suprassegmentos, Línguas do Tronco Tupí. MENDES, Jackeline Mendes (1995). Descompassos na interação professor - aluno na

aula de Matemática em contexto indígena. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada. IEL-UNICAMP. 70 p.

Orientadora: Profa. Dra. Marilda do C. Cavalcanti.

Palavras-Chave: Lingüística Aplicada, Ensino da Matemática, Educação Indígena. MENDES, Jackeline Rodrigues (2001). Ler, Escrever e Contar: Práticas de letramento dos Kaiabi no contexto de formação de professores índios no Parque Indígena do Xingu. Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada. 233 p.

Orientadora: Profa. Dra. Marilda C. Cavalcanti.

Palavras-Chave: Índios do Xingu, Povo Kaiabi, Educação, Etnomatemática, Formação de professores.

MUJICA, Mitzila Isabel Ortega (1992). Aspectos fonológicos e gramaticais da língua Yawalapití (Aruak) Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 92 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Análise Fonêmica, Línguas Arawák do Xingu. NINCAO, Onilda Sanches (2008). “Kóho Yoko Hovôvo/ O tuiuiú e o sapo”:

Biletramento, identidade e política lingüística na formação continuada de professores Terena. Tese de Doutor em Lingüística Aplicada. 213 p.

Orientadora: Profa. Dra. Terezinha de Jesus Machado Maher.

Palavras-Chave: Identidade, Biletramento, Bilingüismo, Professor Indígena, Língua Terena.

(11)

NONATO, Rafael Bezerra (2008). Ainore Boe egore: um estudo descritivo da língua Bororo e conseqüências para a teoria de caso e concordância. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 360 p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Filomena Spatti Sandalo.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Família Bororo, Gramática, Ergatividade. NUNES, José Horta (1996). Discurso e instrumentos lingüísticos no Brasil; dos relatos

de viajantes aos primeiros dicionários. Tese de Doutorado em Lingüística. UNICAMP. 267 p.

Orientadora: Profa. Dra. Eni Puccinelli Orlandi.

Palavras-Chave: Análise do discurso, Lexicografia, Dicionários bilíngües, Língua portuguesa.

PACHECO, Frantomé Bezerra (1997). Aspectos da gramática Ikpeng (Karib). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 145 p. Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Línguas Karib, Tipologia, Gramática, Línguas do Xingu.

PACHECO, Frantomé Bezerra (2001). Morfossintaxe do verbo Ikpeng (Karíb). Tese de Doutorado em Lingüística. 270 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Morfossintaxe, Línguas Karíb, Língua Ikpeg, Línguas do Xingu. [disponível para download]

PALÁCIO, Adair Pimentel (1984). Guató: a língua dos índios canoeiros do rio Paraguai. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 155 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Palavras-Chave: Análise Estrutural, Fonêmica, Morfologia, Sintaxe, Línguas Macro-Jê. PAULA, Aldir Santos de (2004). A língua dos índios Yawanawá do Acre. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 291. p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Línguas indígenas, Línguas Pano, Língua Yawanawá, Marcação de Caso. [disponível para download]

PIRES, Nádia Nascimento (1992). Estudo da gramática da língua Jeoromitxi (Jabuti). Aspectos sintáticos das cláusulas matrizes. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 157 p.

Orientadora: Profa. Dra. Charlotte Marie Chambelland Galves.

Palavras-Chave: Fonêmica, Morfologia, Sintaxe.

QUINTINO, Wellington Pedrosa (2000). Aspectos da fonologia Xavante. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 159 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

(12)

120

RODRIGUES ZUCCOLILLO, Carolina Maria (2000). Língua, Nação e Nacionalismo. Um estudo sobre o Guarani no Paraguai. Tese de Doutorado em Lingüística. 254 p.

Orientadora: Profa. Dra. Eni de Lourdes Pulcinelli Orlandi.

Palavras-Chave: Língua Guarani, Análise do Discurso, Sociolingüística, Bilingüismo. [disponível para download]

RODRIGUES, Daniele Marcelle Grannier (1974). Fonologia do Guarani Antigo. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IFCH-UNICAMP. 123 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues.

Dissertação publicada em (1990) pela Editora da UNICAMP. Série Línguas Indígenas. Palavras-Chave: Análise Fonêmica, Filologia, Dialetos do Guarani.

SALANOVA, Andrés (2001). A nasalidade em Mebengokre e Apinayé: o limite do vozeamento soante. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 95. p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

Palavras-Chave: Língua Apinayé, Língua Mebengokre (Kayapó), Fonologia, Nasalidade.

SAMPAIO, Wany Bernadete de Araujo (1998). Estudo comparativo sincrônico entre o Parintintin (Tenharim) e o Uru-eu-uau-uau (Amondava): contribuições para uma revisão na classificação das línguas Tupí-Kawahib. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 100 p. + Anexos

Orientadora: Profa. Dra .Tânia Alkmin.

Palavras-Chave: Fonêmica, Línguas Tupí, Lingüística Comparativa.

SÂNDALO, Maria Filomena Spatti (1989). Aspectos da língua Pirahã e a noção de polifonia. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 125 p. Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

Palavras-Chave: Nasalização, Semântica Argumentativa, Análise do Discurso, Línguas Múra.

SANTOS, Manoel Gomes de (2006). Uma Gramática do Wapixana (Aruák) – Aspectos da Fonologia, da Morfologia e da Sintaxe. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 263 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Língua Wapixana, Família Aruák/Arawák, Fonologia, Gramática. SILVA, Jacqueline Brandão da (2003). Narrativas mitológicas Makurap: aspectos textuais e discursivos. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 147 p.

Orientadora: Profa. Dra. Nina Virgínia de Araújo.

Palavras-Chave: Tradição oral, Análise do discurso, Língua Makurap, Família Tupari. [disponível para download]

(13)

SILVA, Maria Amélia Reis (2001) Pronomes, ordem e ergatividade em Mebengokre (Kayapó). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 84 p.

Orientadora: Profa. Dra. Charlotte Marie Chambelland Galves.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Família Jê, Língua Mebengokre (Kayapó), Ergatividade. [disponível para download]

SILVA, Márcio Ferreira da Silva (1981). A fonologia segmental Kamayurá. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 112. p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Abaurre Gnerre.

Palavras-Chave: Fonologia Gerativa, Línguas Tupí-Guaraní, Línguas do Xingu. SILVA, Raynice Geraldine Pereira da (2005). Estudo fonológico da língua Sateré-Mawé. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 133 p.

Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas; Língua Sateré-Mawé; Fonologia; Índios Línguas– Fonologia. [disponível para download]

SOARES, Marília Facó (1992). O suprassegmental em Tikuna e a teoria fonológica. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 648 p. em 2 volumes. Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

O primeiro volume foi publicado em 2000 como O supra-segmental em Tikuna e a teoria fonológica. Investigação de aspectos da sintaxe Tikuna. Campinas: Editora da UNICAMP.

Palavras-Chave: Fonologia Gerativa, Sintaxe Gerativa, Tipologia, Fonologia Suprassegmental.

SOUSA, Gladys Cavalcante (2004). Aspectos da Fonologia da Língua Kaxarari. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 117 p.

Orientador: Prof. Dr. Angel H. Corbera Mori.

Palavras-Chave: Fonologia, Línguas Indígenas, Família Pano, Língua Kaxarari. [disponível para download]

SOUZA, Isaac Costa de (1988). Contribuição para a fonologia da língua Arara (Karíb). Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 71 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues. Palavras-Chave: Fonêmica, Línguas Karíb.

SOUZA, Patrícia de Oliveira (2004). Estudos de aspectos da língua Kaiabi. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 67. p. Orientadora: Profa. Dra. Lucy Seki.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas do Brasil, Marcas de gênero, Demonstrativos, Escrita. [disponível para download]

(14)

122

SOUZA, Tânia Conceição Clemente de (1994). Discurso e oralidade. Um estudo em língua indígena. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 398 p.

Orientadora: Profa. Dra. Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi.

Palavras-Chave: Análise do Discurso, Discurso Indígena, Oralidade, Línguas Karíb.

SOUZA, Ilda de (2008). Koenukunoe emo’u. A língua dos índios Kinikinau. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 185 p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Filomena Spatti Sândalo.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Família Aruak, Kinikinau, Contato Lingüístico.

SUZUKI, Edson Massamiti (1997). Fonética e fonologia do Suruwahá. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 108 p.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Abaurre.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Fonêmica, Família Arawa, Língua Suruwahá.

TEIXEIRA, José Baltazar (1988). Contribuição para a fonologia do dialeto Kaingáng de Nonoai. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 46 p.

Orientador: Prof. Dr. Aryon Dall’Igna Rodrigues. Palavras-Chave: Fonêmica, Dialetos Kaingáng.

VALLE, Cláudia Netto de (1986). Popu)nkare - ou “nos mesmos”. Dissertação de Mestrado

em Lingüística. IEL-UNICAMP. 142 p. + 30 p. anexo. Orientadora: Profa. Dra. Maria Bernadete Marques Abaurre.

Palavras-Chave: Fonêmica, Narrativa Oral, Ritmo, Línguas Arawák.

VENCIO, Elizabeth (1996). Cartas entre os Jarawara: um estudo da apropriação da escrita. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 85 p. + Anexo. Orientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Alkmin.

Palavras-Chave: Línguas Indígenas, Escrita, Família Arawá, Língua Jarawara (Jaruára). VIEIRA, Márcia Maria Damaso (1993). O fenômeno de não-configuracionalidade na língua Asurini do trocará: um problema derivado da projeção dos argumentos verbais. Tese de Doutorado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 274 p.

Orientadora: Profa. Dra. Mary Aizawa Kato.

Palavras-Chave: Sintaxe Paramétrica, Línguas Não-Configuracionais, Línguas Tupí-Guaraní.

WEIR, E.M. Helen (1984). A negação e outros tópicos da gramática Nadëb. Dissertação de Mestrado em Lingüística. IEL-UNICAMP. 346 p. Orientador: Prof. Dr. Frank Roberts Brandon.

Referências

Documentos relacionados

O Teste QuickVue One-Step Combo para a detecção de hCG é um imunoensaio combinado de etapa única destinado à detecção qualitativa do hormônio coriônico gonadotrófico humano (hCG)

Educação e Educação Matemática serão analisadas e podem abordar questões como avaliação em matemática, resolução de problemas, investigação matemática, tecnologias da

Os seguintes passos foram seguidos para calibração e validação dos modelos de predição por PLSR (Figura 1): (i) importação dos dados de calibração; (ii) tratamento dos

O segundo mostra que a adoção do quadro teórico de Princípios e Parâmetros, junto com uma refinada descrição da sintaxe das línguas que a teoria gerativa oferece,

LIAMES – LÍNGUAS INDÍGENAS AMERICANAS é uma revista especializada em línguas ameríndias, editada sob os auspícios do Departamento de Linguística, no Instituto de Estudos

No âmbito do quadro teórico da gramática gerativa, dado que os estudos iniciais sobre o efeito V2 focalizaram línguas que apresentam a assimetria

António Mendonça, Joaquim Ramos Silva, José Maria Brandão de Brito, Manuel Mira Godinho e Miguel

O Tomador do Seguro, a Pessoa Segura ou o Beneficiário deverão utilizar o número de telefone (+351) 21 001 42 91, disponível 24 (vinte e quatro horas) horas por dia, de Portugal e