• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO (PP)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE ELABORAÇÃO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO (PP)"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Ministério do Esporte

Secretaria Nacional de Esporte, Educação Lazer e Inclusão Social

Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais

Coordenação Geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO 16.1. PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO (PP)

(2)

Planejamento Pedagógico - PP

1 - Informe a cidade onde o programa será implementado

UF: MG Município: Contagem Habitantes: 609.000

2 - Identificação da Entidade Proponente CNPJ da Entidade: 18715508000131

Endereço da Entidade: Pça Tancredo Neves,200

Complemento: Praça CEP: 32017900

DDD (Telefone): 31- 3398-9162

DDD (Fax): 31-3352-5059

DDD (Cel): 31-8611-8756 – Marcio Dirigente:

(Prefeito) Carlos Magno de Moura Soares

E-mail do dirigente: Gabinete.prefeito@contagem.mg.gov.br

RG Dirigente: M 4.239.980 Órgão expedidor: SSP/MG

CPF Dirigente: 614.426.316-00

3 – Responsável Técnico pelo Projeto

Nome completo: Marcio de Oliveira Junior E-mail:

(Informe apenas um) marciodocaminho@gmail.com

Endereço: Rua da Mangueiras, 209

Complemento: Bairro: Eldorado CEP: 32310-560

Município: Contagem UF: MG

DDD (Telefone): 31-3352- 2858 Telefone: 31-3352- 2858

DDD (Fax): Fax:

DDD (Cel): 31-8611-8756 Celular: 31-8611-8756

4 - Entidade de Controle Social

Definir uma entidade, que será a responsável pelo acompanhamento das atividades do Projeto. A indicação da Entidade de Controle Social deve obedecer a vários critérios. Dessa forma é

indispensável seguir as orientações que estão presentes nas Diretrizes.

Entidade: COMIC - “Conselho Municipal do Idoso de Contagem” Endereço: Av: João Cesar de Oliveira, Eldorado

Complemento: CEP: 32310-000

Município: Contagem UF:

DDD(Telefone): (31) 3392-2813 Telefone:

DDD(Fax): Fax:

DDD(Cel): Celular:

E-mail:

(Informe apenas um) conselhodoidso.comic@yahoo.com.br Dirigente/Representante: Ildeu Ribeiro do Santos

(3)

Descreva qual a proposta de acompanhamento das ações do Programa pela Entidade de Controle Social:

Constitui objeto da presente proposta o funcionamento de 20 núcleos de esporte recreativo e de lazer parte do Programa Vida Saudável para atendimento de idosos e pessoas com deficiência em práticas esportivas e de lazer, em diversos locais, como praças, campos, parques, quadras, escolas. Com o intuito de dinamizar e fiscalizar e acompanhar as ações da proposta e dos atores que farão frente ao programa a Entidade Controladora será a parte representativa da comunidade e do poder público para alinhar as necessidades do público alvo com a proposta do programa avaliando, indicando e propondo possíveis intervenções para melhorar as ações dos atores de modo a ampliar o conhecimento da inclusão social e convívio comunitário do

público Idoso e com Deficiência.

5 - Histórico da Entidade Proponente

Apresentar a entidade que será responsável pela implantação do PELC ou Vida Saudável informando aspectos relevantes: existência de Secretaria de Esporte ou área a fim, experiências em projetos sociais já executados ou em execução, destacando aqueles voltados para o esporte e o lazer de caráter comunitário. Informar caso haja experiência(s) com o PELC ou Vida Saudável.

A prefeitura Municipal de Contagem tem priorizado a aplicação de políticas sociais públicas em áreas de alto índice de vulnerabilidade social e entende que ações integradas de esporte e lazer produzem impactos significativos no desenvolvimento pessoal e social dos beneficiários.

A valorização do envelhecimento digno e ideal fez com que a atual gestão criasse uma pasta específica com o intuito de promover políticas sociais públicas para os Idosos e os Deficientes, criando a Secretaria Municipal da Pessoa com deficiência, mobilidade reduzida e atenção ao Idoso -SEPEDI. Diante do exposto, e tendo em vista a execução do PELC pela Proponente nos anos de 2009 a 2011 resultando no alcance de 6000 jovens, e tendo em vista o alinhamento integral e em rede das secretarias SEPEDI e SELT a Prefeitura Municipal de Contagem valoriza a promoção da saúde, do esporte e da interação social construindo academias da cidade em várias praças públicas aonde tem a intenção de fazer o convívio saudável e através do esporte entre idosos e pessoas com deficiência.

5.1 – Convênios Anteriores. Caso a entidade já tenha sido conveniada PELC ou Vida Saudável solicitamos um breve relato como foram as experiências antigas com o PELC ou Vida Saudável (Pontos positivos , dificuldades e impactos)

A Entidade já teve convênios com o PELC? ( x ) SIM ( ) NÃO Quantos? 1111111101 Nº dos Convênios: 01

6 - Características da Localidade

Fornecer breve descrição sobre a área geográfica em que o programa estará inserido: características demográficas, socioeconômicas, ambientais e culturais, IDH da população do município, considerar os dados do IBGE.

Contagem faz parte da região central de Minas Gerais, integra a região metropolitana de Belo Horizonte e possui extensão territorial de 195 km². No ano 2000 (censo demográfico), a população era de 538.208 pessoas (4.687 na área rural e 533.521 na urbana), o que torna a cidade a segunda mais populosa de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte. Em 2007 (estimativa populacional) a população atingiu o total de 608.650 habitantes . O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (Atlas do Desenvolvimento Humano/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, 2000) é 0,789, o que classifica o município entre as regiões de médio desenvolvimento (entre 0,5 e 0,8). O índice de GINI, medida estatística de desigualdade e distribuição de renda, é de 0,51 enquanto o da RMBH é de 0,62; a renda per capta da população é de R$ 280,59, sendo mais baixa em comparação com a da RMBH, que é de R$ 394,34. No ranking da renda per capta das cidades mineiras, Contagem se encontra 65º lugar. Comparativamente, a taxa média de desemprego do município é maior do que a da RMBH, sendo 18,55 para Contagem e 17,53 para a RMBH. (Atlas do Desenvolvimento Humano da RMBH/JP, 2006-Dados básicos 2000).

(4)

7 - Justificativa

Refere-se ao convencimento da implementação de núcleos de esporte recreativo e lazer a serem pretendidos com a execução do projeto, que reverterá em benefícios tanto para o público como para a instituição como um todo. É necessário apresentar de modo claro a importância deste programa para a entidade, respondendo basicamente a questão “Por que planeja-se este projeto?”

Tendo em vista que o município de Contagem comporta aproximadamente 40.000 habitantes na faixa etária de 60 anos em diante e dada a importância do Estado promover políticas sociais públicas que colaborem com o envelhecimento bem-sucedido, com o Programa Vida Saudável o município parte para o campo de ações que visam promover a saúde e o bem-estar social e comunitário dos cidadãos com idade de 60 anos em diante bem como os deficientes que carecem de estímulo visando melhorar a perspectiva de vida e a orientação do direito do Idoso e da pessoa com deficiência. Por fim, o município de Contagem se preocupa em fomentar o direito ao idoso e o deficiente garantindo esporte e lazer que respeitem a peculiar condição de idade segundo o Art. 20 do estatuto do Idoso.

9 – Objetivos Específicos

Os objetivos específicos são alvos concretos que se busca alcançar no âmbito do projeto. Portanto, cada objetivo específico deve ter uma clara correspondência com os resultados esperados. Os objetivos específicos respondem à pergunta: “O que o projeto deseja alcançar?”

c

10- Cadastro de Entidade Parceiras (informar os parceiros existentes especificando sua relação e contribuição com o Programa)

1 - Entidade: Secretaria de Saúde Responsável: Fabrício Aires

Atribuições da entidade:

Disponibilizar quando necessário auxílio voltado para promoção do atendimento integral a saúde das pessoas Idosas e pessoas com deficiência que fazem parte do Programa. Ministrar cursos e palestras com temática específica para atender tal público. Elaboração de materiais didáticos voltados à informação e orientação da população sobre a promoção da saúde direcionada ás pessoas com deficiência e acima de 60 anos.

DDD: 31 Telefone: 3363-5276

E-mail: saúde@contagem.mg.gov.br

8 – Objetivo Geral da Proposta para Implantação de Núcleos de esporte recreativo e de lazer O objetivo geral é o alvo de maior abrangência, especificando com clareza o que se pretende atingir ao final da realização deste projeto, ou seja, o que se deseja alcançar. A formulação dos objetivos deve estar orientada para o resultado que se pretende chegar ao final do projeto. Respondendo à pergunta: “Para que?”.

O programa vai possibilitar o acesso ao lazer de forma crítica e transformadora, adquirindo mais conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de organização grupal, o aumento das habilidades de colaboração e cooperação, a melhoria da sociabilidade e da convivência, a valorização do esporte e do lazer, a redução da exposição a situações de risco social.Por tanto o objetivo principal é proporcionar aos idosos e os deficientes o pleno gozo de todos os direitos os fundamentais inerentes a pessoa humana como relata o Art. 2 do Estatuto do idoso. E o Art. 9 do mesmo Estatuto reza que é obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e a saúde, mediante efetivação de políticas sociais publicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade a aplicação do Programa tem a finalidade de atingir ao Maximo o cumprimento do Estatuto no que tange a saúde, esporte e lazer por meio da socialização.

(5)

2 - Entidade: Secretaria de Esporte, Laser e Juventude

Responsável: Paulo Prado

Atribuições da entidade: Auxiliar a coordenação das atividades de praticas esportivas executadas através da SEPEDI.

DDD: (31) Telefone: 3352-5494

E-mail: esportelazer@contagem.mg.gov.br 3 - Entidade: Secretaria de Desenvolvimento Social Responsável: Gláucia Lucas

Atribuições da entidade: Assessorar as ações relacionadas ao convívio social e as políticas sociais.

DDD: 31 Telefone: 3391-6472

E-mail: social@contagem.mg.gov.br

11 - Quadro Resumo do Pleito

Consulte a matriz de valores . Vide Diretrizes. Nº de Núcleos: 20 Valor solicitado: 1.640.307,40 Valor da contrapartida: 142.637,20 Total estimado: 1.782.944,60 Vigência: 24 meses Número de meses para estruturação necessária ao desenvolvimento do projeto: 04 Número de meses para o efetivo atendimento: 20 meses

12 - Metas – Público Alvo

(Descrever objetivamente o público-alvo que será beneficiado diretamente com as atividades oferecidas, conforme tipo de núcleo. Seguir as Diretrizes do PELC, constantes no sitio do ME - http://www.esporte.gov.br/snelis/esporteLazer/default.jsp)

.

Nº de Idosos e pessoas com Deficiência (limitação física, mental, sensoriais ou múltiplas - inseridas na distribuição

acima) 4.000

Nº Total de Inscritos: 4.000

13 - Equipe de Trabalho

Visando atender a quantidade de núcleos. Vide orientações nas Diretrizes.

Nº de Coordenadores 21

Nº de Agentes Sociais 40

Total de pessoas na equipe 61

14 – Processo Seletivo e Forma de Contratação

Descreva como se dará o processo seletivo, bem como a forma de contratação, considerando as possibilidades da entidade em conformidade com as Diretrizes.

(6)

Contratação será realizada de acordo com a legislação vigente acerca de licitações e contratos administrativos.

.

15 - Núcleos e Sub-núcleos

Nominar e descrever os dados de cada núcleo e subnúcleos que serão implantados. Esclarecemos que para cada núcleo previsto é possível implantar, no máximo, 02 sub-núcleos. É fundamental considerar as regiões menos favorecidas pela política pública local de esporte recreativo e de lazer. Vide as Diretrizes.

1 – Nome do Núcleo: Academia do Parque Tropical Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da

ACADEMIA

Endereço: Rua 42, s/nº - Parque Tropical Complemento: S/nº

Município/UF: Contagem/MG CEP:

2 – Nome do Núcleo: Parque Ecológico Olímpio

Garcia. Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua das Paineiras ,753. Eldorado Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

3 – Nome do Núcleo: Espaço Bem Viver Mário

Covas Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua Manoel de Matos , 162 Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

4 – Nome do Núcleo: Espaço Bem Viver Luiz

Palhares Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico DO LOCAL

Endereço: Rua Maria José Chiodi,107 Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

5 – Nome do Núcleo: Casa de Apoio Nova Contagem Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico DO

LOCAL

Endereço: Rua VL 06,1880, Nova Contagem. Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

6 – Nome do Núcleo: Centro Social Urbano – CSU Bairro

(7)

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da CENTRO

Endereço: Rua Marques do Parana, 95,Bairro Amazonas

Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

7 – Nome do Núcleo: Educarte Água

Branca Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua 06 , 270, Água Branca Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

8 – Nome do Núcleo: Cras Nacional Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da CRAS

Endereço: Rua Felipe dos Santos, 577, Bairro Nacional

Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

9 – Nome do Núcleo: Parque Linear do Ressaca Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da

praça

Endereço: Av. Severino Balesteros Rodrigues, 1300, Confisco.

Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

11 – Nome do Núcleo: Associação Crescer Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da

ASSOCIAÇÃO

Endereço: Rua José Augusto Diniz, 150, Darcy Ribeiro.

Complemento:

Município/UF: Contagem/MG CEP:

10 – Nome do Núcleo: Espaço do Saber Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua Portugal ,330, Glória Complemento:

(8)

12 – Nome do Núcleo: Academia Alvarenga Peixoto Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da

ACADEMIA

Endereço: Av. Alvarenga Peixoto, Industrial. Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

13 – Nome do Núcleo: Academia do Monte Castelo

Número de

inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua Cubatão,346, Monte Castelo. Complemento:S/nº

Município/UF:Contagem/MG CEP:

14 – Nome do Núcleo: Academia da Cidade do Sapucaias Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Av. das Tulipas, 1155, Sapucaias Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

15 – Nome do Núcleo: Academia da Cidade da Av. Tancredo

Neves Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da ACADEMIA Endereço: Av. Tancredo Neves, Nacional.

Complemento:

Município/UF: Contagem/MG CEP:

16 – Nome do Núcleo: Academia do Parque das Amendoeiras Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da ACADEMIA

Endereço: Rua Turfa esquina com Rua 13, Vale das Amendoeiras. Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

17 – Nome do Núcleo: Ginásio Poliesportivo do Riacho Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua Paraopeba,1200, Riacho. Complemento:

(9)

18 – Nome do Núcleo: Ginásio Poliesportivo Califórnia Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados: Todo espaço físico da praça

Endereço: Rua Vila Rica, 97, Jardim Califórnia. Complemento:S/nº

Município/UF:Contagem/MG CEP:

19 – Nome do Núcleo: Ginásio Poliesportivo do Tropical Número de inscritos: 200 Espaços que serão utilizados:

Endereço: Rua 43, s/nº, Tropical. Complemento:

Município/UF: Contagem/MG CEP:

20 – Nome do Núcleo: Academia da Cidade da Praça Marcilio

Moreira de Vasconcelos. Número de inscritos: 200

Espaços que serão utilizados:

Endereço: Av. Cantagalo , Novo Riacho. Complemento:

Município/UF:Contagem/MG CEP:

16 - Ações de Funcionamento dos Núcleos 1 - Atividades Sistemáticas

Vide as diretrizes para o preenchimento correto. Núcleo 1: Parque Ecológico Olímpio Garcia

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 2: Espaço Bem Viver Mário Covas

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 3: Espaço Bem Viver Luiz Palhares

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

(10)

Vespertino X X X X X Noturno

Núcleo 4: Casa de Apoio Nova Contagem

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X X

Vespertino X X X X X X

Noturno

Núcleo 5: Centro Social Urbano – CSU Bairro Amazonas

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 6: Educarte Água Branca

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 7: Cras Nacional

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 8: Parque Linear do Ressaca

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 9: Espaço do Saber

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

(11)

Vespertino X X X X X

Noturno X X X X X

Núcleo

10: Associação Crescer

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

Núcleo 11: Academia Alvarenga Peixoto

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno Núcleo

12: Academia do Monte Castelo

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno Núcleo

13: Academia da Cidade do Sapucaias

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno Núcleo

14: Academia da Cidade da Av. Tancredo Neves

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno Núcleo

15: Academia do Parque das Amendoeiras

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

(12)

Vespertino X X X X X Noturno

Núcleo

16: Academia do Parque Tropical

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno Núcleo

17: Ginásio Poliesportivo do Riacho

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X X

Vespertino X X X X X X

Noturno Núcleo

18: Ginásio Poliesportivo Califórnia

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X X

Vespertino X X X X X X

Noturno Núcleo

19: Ginásio Poliesportivo do Tropical

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X X

Vespertino X X X X X X

Noturno Núcleo

20: Academia da Cidade da Praça Marcilio Moreira de Vasconcelos

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Matutino X X X X X

Vespertino X X X X X

Noturno

17- Ações de Funcionamento dos Núcleos 2 - Atividades Assistemáticas

(13)

Eventos de Núcleo

1 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

2 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

3 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

4 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

5 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

6 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

7 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

8 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa. 9 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas. Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência

(14)

e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

10 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

11 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

12 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

13 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

14 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

15 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

16 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

17 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções

(15)

artísticas que atenda ao público do programa.

18 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

19 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa.

20 Evento: Atividades Esportivas, culturais e recreativas.

Descrição: Disponibilização de modalidades esportivas adaptadas às pessoas com deficiência e que valorize a saúde do idoso. Apresentações de danças, musicais e outros módulos produzidos pelos participantes do programa. Oficinas de artesanato, oficinas de produções artísticas que atenda ao público do programa. Eventos Sociais

1 Evento: Campeonatos Esportivos Descrição: modalidades esportivas, promovidos entre Campeonatos, com diversas núcleos.

2 Evento: Mostra de Arte e Ofício Descrição: Exposição dos materiais produzidos pelos participantes do programa. 3 Evento: Campeonato da Vida Melhor Descrição: exclusiva dos idosos. Campeonato com participação 4 Evento: Música, dança e teatro nas praças e parques. Descrição: Apresentações de dança, música e teatro elaborado e executado pelos participantes

dos núcleos para a comunidade..

5 Evento: Visita Cultural

Descrição: Os participantes dos Núcleos visitarão e conhecerão os patrimônios históricos materiais do município com intuito de intensificar a apropriação da identidade local e proporcionar um sentimento de pertencimento com a comunidade e a cidade.

6 Evento: Comunidade em debate

Descrição: Os participantes dos núcleos terão encontros periódicos para debater as necessidades de melhorias para a comunidade idosa e para as pessoas com deficiência.

Eventos do Programa

1 Evento: Cidade por uma Vida Saudável

Descrição: Evento de grandes proporções que contemplará participação de todo município com apresentações em praças e parques das ações e esportes praticados nos núcleos. Os próprios participantes irão ministrar oficinas para público em geral.

2 Evento: Caminhada da Vida Saudável Descrição: Caminhada na avenida principal da cidade aberta a toda população com participação de pessoas com deficiências e idosos.

(16)

Deficiência. representantes dos principais órgãos envolvidos nas políticas públicas para idosos e pessoas com deficiência, assim como, os membros dos núcleos. Com desígnio de levantar e elaborar teses relacionadas à execução de tais políticas públicas dentro da especificidade do Município. 18 – Inscrição dos participantes

Detalhe como ocorrerá o processo de inscrições dos participantes nas atividades oferecidas: metodologia utilizada, instrumentos aplicados e divulgação das inscrições.

As inscrições serão realizadas por meio de fichas cadastrais obedecendo critério de análise da idade, por meio de consulta aos cadastros de pessoas Idosas do Conselho Municipal do Idoso, por meio de consulta ao cadastros dos CRAS “casa da família”. As inscrições serão veiculadas pelo site da Prefeitura, por meio de cartazes fixados nos equipamentos públicos do município “postos de saúde, escolas, grupos de convivência” e anuncio em rádios comunitárias.

19 - Divulgação do Programa

Detalhe como ocorrerá a divulgação das ações do PELC

Serão usadas mídias disponíveis, tais como publicações, jornal, internet. 20 – Sistema de Formação

Detalhe abaixo como a entidade irá desenvolver a formação em serviço: metodologia utilizada, temáticas abordadas e instrumentos aplicados. Vide as Diretrizes.

Deve ocorrer durante todo o período de duração do convênio com reuniões semanais para estudo, troca de idéias, planejamento, palestras e oficinas, em cada um dos núcleos com organização, financiamento e realização sob responsabilidade da prefeitura. Serão realizados momentos de estudo e trocas de experiências entre um ou mais núcleos.

21 – Acompanhamento do Projeto pela entidade proponente

Descreva como a entidade acompanhará a execução do projeto, informando a rotina, metodologia e os instrumentos aplicados junto a equipe contratada e aos participantes.

A Prefeitura Municipal de Contagem através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e atenção ao Idoso disponibilizará rotineiramente dois servidores e um automóvel para que possa acompanhar os agentes diretos, tendo em vista a solicitação de relatórios, acompanhamento de fluxo e refluxo dos Idosos contemplados, priorizando o estimulo e a aplicação dos

agentes frente as demandas dos núcleos.

22 – Municipalização

Após o período de execução, descreva a proposta da entidade se há previsão de continuidade das atividades pela mesma, sem uso de recursos do ME. Vide as Diretrizes.

Tendo em vista a disponibilidade e preocupação da atual gestão em promover avançadas e concretas políticas sociais públicas para o idoso e a pessoa com deficiência, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e atenção ao Idoso conforme decreto

nº 100, de 25 de junho de 2013 considerando o disposto na Lei Complementar nº 142, de 29 de maio de 2013."

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Introduzido no cenário acadêmico com maior ênfase por Campos (1990), o termo accountability é de conceituação complexa (AKUTSU e PINHO, 2001; ROCHA, 2009) sendo

Apontamos nesta parte algumas diretrizes gerais que podem ser aplicadas a qualquer tipologia de mercado ao ar livre, não se constituindo, logo, em soluções, mas sim em indicações

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered