• Nenhum resultado encontrado

RECURSOS. Questão 3) Alternativa da banca Letra B Alternativa da Candidata Letra D

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RECURSOS. Questão 3) Alternativa da banca Letra B Alternativa da Candidata Letra D"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RECURSOS Questão 3)

03) Acerca das disposições constitucionais aplicáveis a Previdência Social, enquanto espécie integrante do gênero Seguridade Social, é correto afirmar, exceto:

a) A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

b) A previdência social atenderá, nos termos da lei, aos eventos de doença, invalidez, morte, idade avançada, proteção à maternidade (especialmente à gestante), promoção da integração ao mercado de trabalho, auxílio aos segurados de baixa renda em caso de reclusão, dentre outras situações específicas.

c) É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e quando se tratar de segurados portadores de deficiência, nos termos definidos em lei complementar.

d) Absolutamente nenhum benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado terá valor mensal inferior ao salário mínimo, devendo todos os salários de contribuição considerados para o cálculo de benefício serem devidamente atualizados, na forma da lei.

Alternativa da banca – Letra B

Alternativa da Candidata – Letra D

RAZÕES:

Embora disponha a regra constitucional emanada pelo artigo 201, §2º que; “A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: § 2º Nenhum benefício que substitua o salário de contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado terá valor mensal inferior ao salário mínimo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)”. (Grifou-se), não se pode atribuir ao comando constitucional caráter absoluto.

A palavra ABSOLUTAMENTE disposta na questão atribuiu a ela e inexistência de qualquer exceção. A propósito, por conceituação vocabular a palavra absoluta expressa àquilo que não “Que não é relativo. [Por extensão]

(2)

Independente, único. Que não tem peias nem restrições. Que é único ou forma sozinho um elemento1”.

Entretanto, no caso em apreço, entende-se que há exceção a esta disposição, razão pela qual não pode a ela ser atribuída a expressão ASBOLUTAMENTE.

É que, conforme dispõe o artigo 35, §1º do decreto n. 3.048, de 06 de Maio de 1999 que regulamenta a Previdência Social; “A renda mensal do benefício de prestação continuada que substituir o salário-de-contribuição ou o rendimento do trabalho do segurado não terá valor inferior ao do salário mínimo nem superior ao limite máximo do salário-de-contribuição, exceto no caso previsto no art. 45. § 1º A renda mensal dos benefícios por totalização, concedidos com base em acordos internacionais de previdência social, pode ter valor inferior ao do salário mínimo.”

Sobre os acordo internacionais, dispõe o artigo 11 Decreto 3.048/1999 parágrafo 1º inciso X, ao estabelecer que: “podem filiar-se facultativamente, entre outros: o brasileiro residente ou domiciliado no exterior, salvo se filiado a regime previdenciário de país com o qual o Brasil mantenha acordo internacional.”.

Aos beneficiários dos Acordos Internacionais são os segurados e seus dependentes, estendendo os mesmos direitos aos empregados de origem urbana e rural, que estão sujeitos aos Regimes de Previdência Social antevistos nos Acordos que o Brasil mantém.

Todavia, conforme salienta o doutrinador ZAMBITE (2008)2, "é interessante observar que a renda mensal dos benefícios por totalização (partes do benefício pagas por regimes diferentes), concedidos com base nos Acordos Internacionais, pode ter valor inferior ao do salário mínimo, exceto para os benefícios concedidos por totalização, no âmbito do Acordo da Espanha, conforme determina o item 2, alínea "b", art. 21 do Acordo Brasil e Espanha".

Nesse ínterim, embora entende-se que o salário mínimo é direito social assegurado ao trabalhador, de modo a promover o mínimo de sua subsistência, bem como cumpri o princípio da valorização do trabalho e de sua

1

http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=absoluta – acesso em 22 de maio de 2012

(3)

dignidade, sendo assim expressão constitucional de valorização do trabalho humano, existindo exceção à regra conforme demonstrado, a alternativa não dever ser interpretada de maneira absoluta razão pela qual requer-se seja reavaliada a alternativa e atribuído ponto à candidata.

Questão 8 )

08) Concernentemente aos regimes próprios de previdência social, com base na Lei Federal nº 9.717/98, é correto afirmar:

a) A Lei nº 9.717/98 obriga à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a constituição de fundos integrados de bens, direitos e ativos, com finalidade previdenciária e assistencial, desde que observados, dentre outros preceitos, a existência de conta do fundo distinta da conta do Tesouro da unidade federativa.

b) A vedação à aplicação de recursos em títulos públicos, com exceção de títulos do Governo Federal e o estabelecimento obrigatório de limites para a taxa de administração, conforme parâmetros gerais constituem alguns dos preceitos a serem observados pelos regimes próprios de previdência quanto à constituição de fundos integrados de bens, direitos e ativos com finalidade previdenciária.

c) Apesar de não impedir as transferências voluntárias de recursos da União, o descumprimento dos preceitos da Lei nº 9.717/98 pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como pelos respectivos fundos, implica a suspensão de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais, bem como suspensão do pagamento dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social em razão

da Lei no 9.796/99.

D) No caso de extinção de regime próprio de previdência social, a União, o Estado, o Distrito Federal e os Municípios assumirão integralmente a responsabilidade pelo pagamento dos benefícios concedidos durante a sua vigência, bem como dos benefícios dos servidores públicos filiados ao regime próprio de previdência social anteriormente à sua extinção que venham a implementar os requisitos necessários à sua concessão.

Alternativa da banca – Letra B Alternativa da Candidata – Letra D

RAZÕES:

A alternativa D é bastante ambígua, senão vejamos. Segundo a interpretação desta recorrente, e conforme se pode observar facilmente na leitura da assertiva, fora entendido que em caso de extinção do regime, os

(4)

entes federativos assumirão integralmente à concessão dos benefícios que já vinham concedendo, bem como o benefícios dos filiados ao regime próprio de previdência social anteriormente à sua extinção que venham a implementar os requisitos necessários à sua concessão. Aqui a alternativa não diz, por exemplo, QUE A IMPLEMENTAÇÃO PODERIA OCORRER, INCLUSIVE DEPOIS DE ESTAR EM EXTINÇÃO O ENTE (o que evidentemente estaria incorreto), deixando assim uma margem de dúvidas ao candidato, como foi meu caso.

Desse modo, à míngua de uma alternativa mais coerente e menos ambígua, no meu entender, os benefícios só seriam concedidos aos servidores filiados que implementarem os requisitos anteriormente à extinção do regime. Tal pensamento estava em harmonia com o que dispõe o artigo 10 da Lei n. 9.717/1998: “No caso de extinção de regime próprio de previdência social, a União, o Estado, o Distrito Federal e os Municípios assumirão integralmente a responsabilidade pelo pagamento dos benefícios concedidos durante a sua vigência, bem como daqueles benefícios cujos requisitos necessários a sua concessão foram implementados anteriormente à extinção do regime próprio de previdência social”.

Desse modo, entende-se que a alternativa foi mal redigida e abarcou a possibilidade de interpretação ambígua, razão pela qual pugna-se pela sua reavaliação atribuindo-se ponto à candidata.

Questão n. 18)

18) Com base nas disposições da Lei Complementar Municipal nº 13, de 17 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social de Itajaí, é correto afirmar, exceto:

a) O cônjuge ausente não exclui do direito à pensão por morte o companheiro ou a companheira, que somente fará juz ao benefício a partir da data de sua habilitação.

b)

A parte individual da pensão por morte extingue-se: I) pela morte do pensionista; II) para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmão, de ambos os sexos, pela emancipação ou ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido; III) para o pensionista inválido, pela cessação da invalidez; IV) para o cônjuge, pelo novo casamento.

c)

A pensão por morte, havendo pluralidade de pensionistas, será rateada entre todos em partes iguais, revertendo proporcionalmente em favor dos demais a parte daquele cujo direito à pensão cessar.

d)

A pensão por morte será devida ao conjunto dos dependentes do participante que

(5)

dias depois deste; II) do requerimento, se ultrapassado o prazo de 30 dias; III) da decisão judicial, no caso de morte presumida.

Alternativa da banca LETRA B Alternativa da Candidata LETRA A

RAZÕES:

Mormente não tenha sido essa a alternativa escolhida pela candidata, insurge-se nesse recurso à resposta julgada incorreta pela banca, pois entende-se que ela é correta conforme demonstraremos:

Consoante dispõe o artigo 54 da Lei n. 13/2001:

A pensão por morte, havendo pluralidade de pensionistas, será rateada entre todos, em partes iguais.

§ 1º Reverterá proporcionalmente em favor dos demais a parte daquele cujo direito à pensão cessar.

§ 2º A parte individual da pensão extingue-se: I - pela morte do pensionista;

II - para o filho, a pessoa a ele equiparada ou o irmão, de ambos os sexos, pela emancipação ou ao completar 21 (vinte e um) anos de idade, salvo se for inválido; e

III - para o pensionista inválido, pela cessação da invalidez.

§ 3º Extingue-se a pensão, quando extinta a parte devida ao último pensionista.

Embora referido dispositivo não mencione o cônjuge, não podemos desprezar a norma legal estatuída no artigo 18 do mesmo diploma legal, que reza:

A perda da qualidade de dependente, para os fins do Regime Próprio de Previdência Social, ocorre:

I - para o cônjuge:

a) pela separação judicial ou divórcio, quando não lhe for assegurada a prestação de alimentos;

b) pela anulação judicial do casamento;

c) pelo abandono do lar, reconhecido por sentença judicial transitada em julgado;

d) pelo óbito; e

e) por sentença transitada em julgado;

II - para o companheiro ou companheira, pela cessação da união estável com o participante, quando não lhe for assegurada a prestação de alimentos;

(6)

III - para o cônjuge, companheira ou companheiro de participante falecido, por outro casamento ou pelo estabelecimento de outra união estável;

Assim, quando o cônjuge incorrer numa das modalidades da perda da qualidade de beneficiário, como por exemplo contraindo novo casamento como DIZ A ALTERNATIVA, em sendo ele beneficiário de pensão por morte, perderá essa qualidade e portanto, também terá cessado o benefício. Logo, veja-se que todas as alternativas discorridas na letra julgada incorreta pela banca são corretas.

Por tais razões a ALTERNATIVA B também é correta, e nesse caso, não havendo alternativas erradas a questão é de ser anulada.

Questão 20)

20) Sobre o Conselho Municipal de Previdência - CMP, com base na Lei

Complementar Municipal nº 13, de 17 de dezembro de 2001, é correto afirmar, exceto:

A)

Além do controle, deliberação e orientação administrativa do Instituto de Previdência de Itajaí, compete ao Conselho Municipal de Previdência - CMP acompanhar a evolução dos investimentos do Regime Próprio de Previdência Social de Itajaí, bem como acompanhar e avaliar sistematicamente a gestão previdenciária.

B)

O Conselho Municipal de Previdência - CMP é órgão superior de deliberação colegiada do Regime Próprio de Previdência Social de Itajaí, e terá como membros, em sua maioria, pessoas com formação em nível superior ou notória especialização em previdência.

C)

O Conselho Municipal de Previdência - CMP será presidido por membro eleito em

votação realizada entre seus integrantes, que será substituído em suas ausências e impedimentos por membro para tanto designado, por período nunca superior a 60 (sessenta) dias consecutivos.

D)

Os membros do Conselho Municipal de Previdência - CMP e seus respectivos suplentes serão sempre nomeados por ato do Chefe do Poder Executivo, com mandato de dois anos, admitida a recondução, com início do mandato no primeiro dia do ano civil.

Alternativa da Banca LETRA A Alternativa da Candidata LETRA B

(7)

A recorrente insurge-se em relação à alternativa pontuada pela banca como incorreta, que no entender da candidata é correta, pois veja-se.

Dispõe o artigo 114 da Lei 13/2001, que :

“Além do controle, deliberação e orientação administrativa do IPI, compete ao Conselho Municipal de Previdência, decidir sobre as seguintes matérias: (Redação dada pela Lei Complementar n° 128/2008)

V - participar, acompanhar e avaliar sistematicamente a gestão previdenciária;

Do mesmo modo, reza o parágrafo terceiro do mesmo artigo e diploma legal, que O CMP será auxiliado no desempenho de suas atribuições relativas à aplicação dos recursos financeiros do Regime Próprio de Previdência Social por comitê de investimentos integrado por dois representantes dos participantes e um da administração, com formação em nível superior nas áreas de economia ou administração ou contabilidade ou atuária ou notório conhecimento na área de investimentos, ao qual incumbirá:

II - acompanhar a evolução dos investimentos do Regime Próprio de Previdência Social e a compatibilidade de suas características presentes com as que motivaram a sua aprovação, deliberando acerca de alternativas e providências para a sua adequação.

Ou seja, não foi retirada a competência o CMP de acompanhar a evolução dos investimentos do Regime Próprio de Previdência Social de Itajaí, mas sim, recebeu o auxílio de um comitê para auxiliá-lo na tarefa.

Assim, inexistindo alternativas incorretas a questão é de ser anulada.

Referências

Documentos relacionados

Schávelzon (1992) diz ainda que o modelo psicossomático frequentemente é sentido como uma agressão narcísica, pois responsabiliza o sujeito pelo adoecimento. Além

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: 2002; 2015 e 2019 Diniz-Pereira (2016) afirma que, em resposta à nova regulamentação da LDBEN, que delegou às

Contabilizando os dados coletados pelo QFF, sem considerar ainda nenhum contexto, a variante mais utilizada é a alveolar, corroborando com os dados de Cruz (2004) no

A banca analisou a questão e por engano divulgou outra alternativa, portanto a correta é a letra “A” CONCLUSÃO: SOLICITAÇÃO DO CANDIDATO MUDANÇA DE GABARITO.. CARGO: DIGITADOR

Toxicidade para órgãos-alvo específicos Não classificado com base nas informações disponíveis.. (STOT) - exposição repetida: Toxicidade por

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

10 mediante a utilização de certificados de emissão do Tesouro Nacional, emitidos pela União, na forma de títulos da dívida pública, em contrapartida às

Parede do esporo composta de seis camadas, sendo a primeira evanescente, hialina < 1,0 µm de espessura observada normalmente em esporos jovens; vestígios podem ser vistos em