• Nenhum resultado encontrado

LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ: REVISÃO SISTEMÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ: REVISÃO SISTEMÁTICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

46 Corpus e ISSN

1981-6855

LESÕES EM ATLETAS DE JUDÔ: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

As lesões no esporte crescem em paralelo com o aumento do número de praticantes; dentre esses esportes, o judô desponta como um dos esportes de luta mais praticados. O objetivo do estudo é identificar, através de uma revisão bibliográfica, os diferentes tipos de lesões que acometem os atletas de judô, bem como suas possíveis causas. Foi realizada uma revisão de literatura sistemática, através das bases de dados SCIELO, PuBMed e Lilacs, utilizando as palavras-chave: judô, lesões em atletas, luta olímpica, artes marciais, em português e inglês, sem restrição de ano de publicação. Através dos artigos selecionados, foi possível identificar que o judô é um esporte que apresenta alto índice de lesões. As lesões acontecem principalmente durante os treinos; dentre essas lesões, as principais áreas encontradas foram joelho, ombro e cotovelo. Com a heterogeneidade na prevalência de lesões em atletas de judô, principalmente durante os treinamentos, é necessário um melhor conhecimento do gestual específico da modalidade, o que ajudaria tanto no aprimoramento técnico, quanto na identificação de possíveis fatores de lesões de seus praticantes.

Palavras-chave: Judô. Lesões em atletas. Luta olímpica.

Artes marciais.

INJURIES IN JUDO ATHLETES: A SYSTEMATIC REVIEW

ABSTRACT

Sports injuries grow in parallel with the increase in the number of practitioners, among these sports, the judo stands out as one of the sports to fight more practiced. We try to identify through a literature review, the different types of lesions that affect the athletes of Judo, as well as their possible causes. We conducted a review of literature systematically, through the SCIELO, PuBMed and Lilacs respectively, using the keywords: martial arts, judo, injuries and judo athletes, without restriction of year of publication. Through the selected articles, it was possible to identify that the judo is a sport that has a high rate of injury. The lesions occur mainly during practice, and among these lesions, the main areas were found knee, shoulder and elbow. With the heterogeneity in the prevalence of injuries in athletes of judo, especially during training, there is a need for a better understanding of the specific sign of modality, which would help both in technical improvement, as in the identification of potential risk factors for injuries to their practitioners.

Keywords: Martial arts. Judo. Injuries. Judo athletes.

Silvia Maria Pereira Ramos

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil surelly_13@hotmail.com

Alexsandro Silva Oliveira

Mestrando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

alexoliveira06@hotmail.com

Recebido em: 7 out. 2015. Aprovado em: 7 jun. 2016.

(2)

47 Corpus e ISSN

1 INTRODUÇÃO

As lesões no esporte crescem em paralelo com o aumento do número de praticantes e com o nível de competições realizadas, sendo também variantes dessa incidência o tipo de esporte, o tempo de prática, as condições de treino, a metodologia de treinamento e a falta da equipe médica, também sendo comum a combinação de todos estes fatores (ARENA; CARAZZATO, 2007; SANTOS et al., 2007; VIVEIROS et al., 2011).

O Judô foi fundado por Jigoro Kano no Japão em 1882, mas apenas nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, foi reconhecido como esporte olímpico. Com o passar dos anos foi se popularizando graças às mudanças nas regras que facilitaram a compreensão do esporte pelos mais leigos e pelos grandes nomes do esporte mundial que foram se consagrando (CARAZZATO; CABRITA; CASTOPIL, 1996; NUNES; RUBIO, 2012).

O “Caminho Suave”, significado da palavra Judô, é um esporte democrático, que abriga toda sorte de biotipos de pessoas, e que, apesar de não englobar socos e chutes em seu repertório de técnicas, ainda o torna um esporte com alto índice de lesões (CARAZZATO; CABRITA; CASTOPIL, 1996). Essas lesões podem ter origem intrínseca, levadas pela “síndrome do uso excessivo” e/ou extrínseca, quando se trata de traumas, quedas ou pancadas oriundas do meio externo (GREEN et al., 2007; CARVALHO et al., 2009; PIMENTA et al., 2013).

Dentro desse contexto, é de fundamental importância conhecer os variados tipos de lesões que acometem os judocas, sendo importante para a melhora dos trabalhos preventivos, planejamento dos treinamentos e consequente melhora no desempenho, através de uma base teórica bem fundamentada, o que justifica o presente estudo (SOARES, 2003; DETANICO; SANTOS, 2007; CARVALHO et al., 2009).

Em virtude disso, o objetivo deste estudo é identificar, através de uma revisão bibliográfica sistemática, os diferentes tipos de lesões que acometem o atleta de Judô, bem como suas principais causas.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

Esse trabalho consiste em uma revisão de literatura sistemática, através das bases de dados Scientifc Electronic Library Online (Scielo), PuBMed e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) respectivamente, utilizando as palavras-chave: Judô, lesões em atletas, luta olímpica, artes marciais, em português e inglês, não havendo restrição de ano de publicação. Os artigos foram selecionados seguindo os seguintes critérios de inclusão: Ser publicado em um dos dois idiomas supracitados, e ter como assunto principal lesões em atletas de judô, lesões em atletas que pratiquem esporte de luta ou citar lesões no judô dentro do contexto do artigo. Foram excluídos os artigos duplicados e relatos de caso. A ordem de seleção dos artigos está ilustrada no fluxograma a seguir.

(3)

48 Corpus e ISSN Figura 1: Fluxograma de seleção dos artigos

Fonte: Os autores. 3 RESULTADOS

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sistemática, sobre a prevalência de lesões em atletas de judô. Inicialmente, foram selecionados vinte e dois artigos, sendo que da quantidade inicial, após análise, apenas dez artigos atenderam aos critérios de inclusão, e doze artigos foram excluídos por não atenderem aos critérios pré-estabelecidos para a realização desta revisão. Dos dez artigos selecionados, sete estavam na língua portuguesa e três na língua inglesa. Os resultados dos artigos usados estão descritos abaixo (ver Quadro 1):

Scielo 11 PubMed 8 Português 14 Transversal 9 Lilacs 3 Inglês 8 12 artigos 10 artigos Ensaio Clínico 1 Judô, Lesões em Atletas, Luta Olímpica, Artes Marciais,

Judo Athletic Injuries, Olympic Fight, Martial Arts. Descritores

Bases de dados

Idioma dos Estudos Selecionados

Excluídos

Incluídos

(4)

49 Corpus e ISSN Quadro 1: Descrição dos estudos sobre a prevalência de lesões em atletas de judô

Autor

(Ano) Objetivo Metodologia Resultados Conclusão

Lippo e Salazar (2007)

Descrever a incidência das principais lesões esportivas e identificar os esportes onde elas ocorreram,

comparando com outros estudos semelhantes.

Estudo transversal com análise qualitativa descritiva, aplicando um questionário durante um período de 12 meses.

O Judô foi o 6º esporte com maior incidência de lesões, sendo 75% dos acometimentos no joelho.

O joelho foi a região mais acometida do corpo em quase todos os esportes, exceto no tênis e no hóquei, onde não houve nenhuma incidência dessas lesões.

Oliveira, Monnerat e Pereira (2010) Verificar a frequência de lesões, tempo de afastamento, e tratamento utilizado em atletas federados praticantes de judô na cidade do Rio de Janeiro. Estudo Transversal: Questionário especí fico composto de dezoito perguntas abertas e fechadas.

A maioria das lesões ocorreu durante os treinamentos, levando a maior parte dos atletas a um afastamento, inferior a 30 dias. O uso de anti-inflamatórios foi a forma de tratamento mais utilizada, seguida por repouso, imobilização, crioterapia e cirurgia.

A ocorrência de lesões durante a prática de Judô predomina nos treinamentos, tendo a maioria dos atletas recuperação em tempo inferior a um mês, sendo a principal opção terapêutica o tratamento conservador. Barsottini, Guimarães e Morais (2006) Obter a relação entre o percentual de lesões e aspectos técnicos do judô. Aplicação de questionário fechado, em 46 atletas do sexo masculino, com idade média de 23 ± 10anos, e em 32 atletas do sexo feminino com idade média de 19 ±7 anos.

23% Das lesões foram no joelho, seguido de 16% para ombro, 22% em dedos de mãos e pés; as demais ocorrências totalizaram 39%. Dois golpes se destacaram: Ippon Seoi Nage 23%, Tai otoshi 22% dos relatos. O Uchi mata 9%, e 22% não recordaram o golpe associado.

O golpe Ippon Seoi Nage, foi responsável por grande parte das lesões de ombro, e o Tai Otoshi responsável pela metade das lesões de joelho. Sendo estas as duas regiões com mais acometimento de lesões. Carvalho e outros (2009) Verificar a prevalência de lesões no judô de alto rendimento do Programa de Treinamento Olímpico. Foi aplicado um questionário elaborado pelos autores, com 12 questões, sendo 8 fechadas, 2 mistas e 2 escalas.

Os resultados demonstraram que foram mais lesados ombro, tornozelo e joelho.

A região do corpo mais acometida por lesão foi o ombro, sendo que a luxação foi a lesão mais comum para essa região e a contusão foi a lesão mais frequente nos atletas estudados. Carazzato e outros (1995) Apresentar as atividades exercidas pela equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro durante os Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata – Argentina. Apresentar a especificação sobre 492 atendimentos feitos no departamento médico da Vila Olímpica e 56 coberturas em locais de competição.

Os atletas que mais compareceram ao departamento médico foram os do Atletismo, Natação, Vôlei e judô, respectivamente.

Dentro dos esportes que mais apresentaram números de atendimentos, o Judô foi 4º colocado. James e Pieter (2003) Avaliar as lesões em atletas de judô britânicos sofridos durante o torneio nacional.

Teste Mann-Whitney para determinar a diferença de taxa total de lesões de entre homens e mulheres, e o teste Kruskal-Wallis para determinar as diferenças nas taxas de ferimento entre as regiões do corpo.

Os homens registraram uma taxa de lesões mais elevada do que as mulheres. O principal tipo de lesão foi estiramento nos homens e a parte do corpo mais acometida nas mulheres foi o cotovelo.

O total de taxas de lesões para os judocas britânicos estão entre os mais baixos em comparação com os encontrados em outros estudos prospectivos sobre as lesões de artes marciais em lesões gerais e de judô, em particular.

(5)

50 Corpus e ISSN

Autor

(Ano) Objetivo Metodologia Resultados Conclusão

Hitosugi e outros (2014) Investigar os mecanismos biomecânicos de um hematoma subdural agudo causadas pelo judô.

Um especialista em judô japonês jogou repetidamente um manequim com um dispositivo antropométrico de teste utilizando duas quedas (O-soto-gari e Ouchi-gari) para medir as acelerações Linear e angular da cabeça.

Ambas as técnicas de arremesso resultaram no manequim uma queda com a área occipital da cabeça, sendo observado um pico de aceleração linear e angular quando a cabeça entrou em contato com o tatame.

O contato com a área occipital produziu mais energia longitudinal, acelerações angulares e lineares no plano sagital. Carazzato, Cabrita e Castopil (1996) Realizar um estudo epidemiológico relatando os problemas relacionados as lesões em atletas de judô. Análise do conteúdo de questionários especialmente elaborados, que foram respondidos por atletas do sexo masculino praticantes de judô.

A articulação mais lesada foi o ombro, seguida pelo joelho, mão, pé, tornozelo, lesões auriculares e cotovelo. Sendo o tratamento conservador o mais utilizado. Há uma proporção direta entre as lesões apresentadas com as categorias de peso. Existe uma predominância de lesões em MMSS em atletas de menor peso, e MMII em atletas de maior peso. Barroso e outros (2011) Avaliar as lesões musculoesqueléticas em atletas de elite da luta olímpica. Avaliação retrospectiva de 95 atletas por um questionário estruturado contendo informações sobre lesões prévias e dados clínicos e epidemiológicos. Foram relatadas 145 lesões em 81 atletas. As regiões acometidas foram o joelho, o ombro, a coxa e o tornozelo. As entorses e as lesões musculares foram as lesões mais relatadas. Lesões do aparelho locomotor são frequentes nos praticantes de luta olímpica, e os MMII são os segmentos mais acometidos. Triki e outros (2015) Avaliar a prevalência de lombalgia em diferentes modalidades esportivas de um Instituto de Educação Física Tunisiano. Estudo transversal com um total de 3.379 meninos e 2.579 meninas, a partir de dados coletados no registro dos serviços de saúde do instituto de 2005 até 2013.

A dor lombar foi bastante relacionada com a fadiga oriunda dos longos períodos de treinamento. Dentre os esportes com maior incidência, o Judô foi o 2º esporte mais apontado, precedido pela ginástica.

A Dor lombar foi fortemente associada com o tempo de prática de diferentes esportes no instituto de Educação Física. Os esportes identificados com maior risco foram ginástica, judô, handebol e voleibol.

Fonte: Os autores. 4 DISCUSSÃO

O presente estudo teve como objetivo demonstrar através de uma revisão de literatura, a prevalência de lesões em atletas de judô e modalidades esportivas similares, como o jiu-jitsu e a luta olímpica. Analisando os dados obtidos através do presente estudo, foi possível identificar que diversos autores relatam o alto índice de lesões principalmente ligadas ao judô e outros esportes de lutas coirmãs desta modalidade esportiva. Dentre essas lesões, as principais áreas encontradas foram joelho, ombro e cotovelo. (LIPPO; SALAZAR, 2007; BARROSO et al., 2011; CORSO; GRESS, 2012).

Em um estudo realizado durante os Jogos Panamericanos de Mar Del Plata, na Argentina, Carazzato e outros (1995) contabilizaram 425 lesões de atletas nos atendimentos médicos realizados, 34 foram dos judocas, e destas, 27 exclusivas da área de traumatologia, o que deixou

(6)

51 Corpus e ISSN o judô na 4ª posição entre os esportes com maior incidência. Alguns autores afirmam em seus

artigos que a maior parte das lesões por segmento se dá nos MMII (BARSOTTINI; GUIMARÃES; MORAIS, 2006; LIPPO; SALAZAR, 2007; OLIVEIRA; OLIVEIRA; SILVA, 2010). Em um estudo realizado em uma clínica de fisioterapia em Recife durante 12 meses, Lippo e Salazar (2007) contabilizaram 210 atendimentos de lesões esportivas nesse período. O judô foi o 6º esporte que mais lesionou os atletas, sendo que 75% dessas lesões foram no joelho.

Esses dados, vão de acordo com o trabalho realizado por Oliveira, Oliveira e Silva (2010), que realizaram um levantamento no campeonato Catalão Open de Jiu-jitsu, onde, após analisarem 61 relatórios de casos dos participantes, observaram que 21% dos atletas também tiveram como área mais afetada a articulação do joelho. No estudo de Barsottini, Guimarães e Morais (2006), após estudarem a relação entre as técnicas de judô e as lesões, eles verificaram a taxa de lesões de 78 atletas de diferentes equipes de São José dos Campos e de alguns atletas de campeonatos regionais durante o ano de 2004, onde se constatou que 23% das lesões foram no joelho, apontando mais uma vez a articulação do joelho como uma das mais afetadas em atletas de judô.

Em contrapartida, alguns autores afirmaram em seus respectivos estudos, que a maior parte das lesões por segmento se dão nos MMSS (CARAZZATO; CABRITA; CASTOPIL, 1996; JAMES; PIETER, 2003; CARVALHO et al., 2009). Em uma análise de 39 questionários aplicados a atletas de alto rendimento, oriundos do Programa Olímpico “Projeto Futuro” do Estado de São Paulo, Carvalho e outros (2009) identificaram uma prevalência de lesões no ombro, que resultou em 28,9% das lesões, seguido pelo Joelho com 22,7%. Em outro estudo realizado anteriormente, Carazzato, Cabrita e Castopil (1996) analisaram 129 questionários, sendo estes somente de judocas de alto nível e homens, onde as lesões mais prevalentes também foram as lesões relacionadas à articulação do ombro. Durante o Campeonato Nacional Britânico de Judô, James e Pieter (2003), fizeram um levantamento de dados de 116 atletas de alto rendimento do sexo feminino e masculino, através da aplicação de um questionário simples, que descreve o atleta, tipo, localização e mecanismo da lesão, no qual foi observada uma maior prevalência de lesões de cotovelo nas atletas do sexo feminino associada à chave de braço, e de ombro nos atletas do sexo masculino, associada a uma queda ou desistência do combate durante o recebimento de alguma técnica.

Apesar dos trabalhos supracitados apontarem os MMII e MMSS como áreas mais frequentes acometidas no judô, Triki e outros (2015) realizaram um estudo sobre a prevalência de dor lombar relacionada ao esporte numa escola de educação física tunisiana, onde avaliaram 3.379 meninos e 2.579 meninas, a partir de dados coletados no registro dos serviços de saúde do instituto de 2005 até 2013, sendo o judô o segundo esporte mais responsável pelo quadro de dor lombar, precedido apenas pela ginástica. Mostrando que atletas de judô também apresentam uma alta prevalência de dor lombar que foi fortemente associada aos longo período de treinamentos.

No estudo de Hitosugi e outros (2014) foi investigado os mecanismos biomecânicos de um hematoma subdural agudo, causado pelo judô, através de uma análise cinemática. A análise foi realizada através da projeção de um boneco ao solo, repetidas vezes, por um judoca experiente, utilizando os golpes O-soto-gari e Ouchi-gari. Os resultados mostraram que em ambas as técnicas resultaram em uma queda para trás, com a região occipital da cabeça em contato

(7)

52 Corpus e ISSN com o solo, sendo observado um pico de aceleração linear e angular no momento do toque da

região occipital com o solo, o que consequentemente pode aumentar o risco dos atletas de judô apresentar hematoma subdural agudo. Com intuito de minimizar esse risco, os autores sugerem que uma medida preventiva primária para reduzir as lesões na cabeça, decorrentes do judô, seja um bom domínio das técnicas relacionadas a resposta de quedas (Ukemis).

Em relação ao momento da ocorrência das lesões, independente da área da lesão, autores descreveram uma maior incidência de lesões durante o treinamento devido à alta intensidade imposta, do número de repetições das técnicas que gera um estado de fadiga generalizada, e pela diferença de peso entre os atletas, visto que nos treinamentos de judô, não há divisão de peso, como é imposto pelo órgão responsável no momento da competição. (BARSOTTINI; GUIMARÃES; MORAIS, 2006; OLIVEIRA; MONNERAT; PEREIRA, 2010; CORSO; GRESS, 2012).

5 CONCLUSÃO

Neste estudo, observou-se uma heterogeneidade na prevalência de lesões em atletas de judô, sendo os segmentos mais acometidos os MMII (joelho) e MMSS (ombro e cotovelo). Além desses dados, foi verificado que, em geral, as lesões são mais frequentemente observadas durante as sessões de treinamento do que durante as competições. Apesar da popularidade do Judô, ainda há uma carência de estudos voltados para o gestual específico da modalidade, o que ajudaria tanto no aprimoramento técnico, quanto na identificação de possíveis fatores de riscos para lesões, podendo assim, ajudar na elaboração de estratégias terapêuticas e preventivas. Dessa forma, o presente estudo mostrou que há uma variedade de lesões existentes no judô, o que o coloca como uma das modalidades esportivas que mais lesionam seus praticantes, sendo assim fundamental um bom entendimento por parte dos profissionais de saúde que atuam nessa área.

REFERÊNCIAS

ARENA, S. S., CARAZZATO, J.G. A relação entre o acompanhamento médico e a incidência de lesões esportivas em atletas jovens de São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói, v. 13, n. 4, p. 217-221, 2007.

BARROSO, B. G. et al. Lesões musculoesqueléticas em atletas de luta olímpica. Acta Ortopédica

Brasileira, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 98-101, 2011.

BARSOTTINI, D.; GUIMARÃES, A.; MORAIS, P. Relação entre técnicas e lesões em praticantes de judô. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Niterói, v. 12, n. 1, jan./fev. 2006.

CARAZZATO, J. G.; CABRITA, H.; CASTROPIL, W. Repercussão no aparelho locomotor da prática do judô de alto nível: estudo epidemiológico. Revista Brasileira de Ortopedia, São Paulo, v. 31, n. 12, p. 957-968, dez. 1996.

(8)

53 Corpus e ISSN CARAZZATO, J. G. et al. Jogos pan-americanos: Mar Del Plata 1995: incidência de atendimento

médico desportivo. Revista Brasileira de Ortopedia, São Paulo, v. 30, n. 10, p. 727-734, out. 1995. CARVALHO, A. P. et al. Prevalência de lesões no judô de alto rendimento. Revista Brasileira de

Fisiologia do Exercício, São Luis, v. 8, n. 1, p. 14-19, jan./mar. 2009.

CORSO, C.; GRESS, F. Lesões no Jiu-Jitsu. Acta Brasileira do Movimento Humano, Ji-Paraná, v. 2, n. 3, p. 11-20, jul./set. 2012.

DETANICO, D.; SANTOS, S. G. A relação entre a proporcionalidade corporal do judoca e sua técnica de preferência (tokui-waza). Revista Brasileira de Ciência & Movimento, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 15-24, 2007.

GREEN, C. M. et al. Injuries among judokas during competition. Scandinavian Journal of

Medicine & Science in Sports, Malden, v. 17, n. 3, p. 205-210, Jul. 2007.

HITOSUGI, M. et al. Biomechanical analysis of acute subdural hematoma resulting from judo.

Biomedical Research, Tóquio, v. 35, n. 5, p. 339-344, 2014.

JAMES, G.; PIETER, W. Injury rates in adult elite judoka. Biology of Sport, Warsaw, v. 20, n. 1, p. 25-32, 2003.

LIPPO, B.; SALAZAR, M. Etiologia das lesões esportivas: um estudo transversal. Revista

Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 1, n. 2, p.25-34, mar./abr. 2007.

NUNES, A. V.; RUBIO, K. As origens do judô brasileiro: a árvore genealógica dos medalhistas olímpicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 667-678, out./dez. 2012.

OLIVEIRA, T. S.; MONNERAT, E.; PEREIRA, J. S. Lesões no judô: repercussão na prática esportiva.

Acta Fisiátrica, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 34-36, 2010.

OLIVEIRA, E.; OLIVEIRA, R.; SILVA, K. Prevalência e incidência de lesões em atletas participantes do campeonato open de jiu-jitsu da cidade de Catalão (GO) realizado em agosto de 2010.

Revista Eletrônica Saúde CESUC, Catalão, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2010.

PIMENTA, R. et al. Fratura-descolamento epifisário medial da articulação esternoclavicular com desvio posterior em atleta de judô: equivalente de luxação esternoclavicular posterior. Revista

(9)

54 Corpus e ISSN SANTOS, S. G. et al. Investigação do desconforto oferecido por diferentes tatames utilizados

na prática do judô. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 358-365, 2007.

SOARES, S. T. M. Trabalho preventivo para lesões de ombro e cintura escapular em atletas amadores de judô. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, DF, v. 11, n. 1, p. 29-34, jan. 2003.

TRIKI, M. et al. Prevalence and risk factors of low back pain among under graduate students of a sports and physical education institute in Tunisia. Libyan Journal of Medicine, Ripvägen, v. 10, p. 1-6, 2015.

VIVEIROS, L. et al. Monitoramento do treinamento no judô: comparação entre a intensidade da carga planejada pelo técnico e a intensidade percebida pelo atleta. Revista Brasileira de

Referências

Documentos relacionados

5.3.6 Qualificação do quadro de pessoal Considerando que o atendimento, por meio da relação cordial e empática do funcionário para com o cliente é de suma importância para

A notícia mostra, entretanto, que o governo americano acaba sendo pressionado a iniciar um processo de tomada de decisões com relação às drogas ilícitas e sua associação (seja

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Desenvolva um alocador de recursos para alocar pelo menos dois diferentes tipos de recursos de hardware para usuários dentro de um sistema de comunicação, em

As shown in Table 1, the scores of severity of adhesions in the hyaluronate and sesame groups were significantly lower than the control group based on the Nair

Embora não seja possível afirmar que animais pequenos, como a cutia, possam realmente utilizar a água das piletas, os resultados indicam que essas instalações (assim como os poços

● O profissional precisa (ou entende ser necessário) dar mais contexto às classes, detalhando seus atributos, para que se compreenda melhor o escopo de cada classe do modelo e como