Amostrador de Gibbs

Top PDF Amostrador de Gibbs:

Estimação de parâmetros genéticos em suínos usando Amostrador de Gibbs.

Estimação de parâmetros genéticos em suínos usando Amostrador de Gibbs.

RESUMO - Um total de 38.865 registros de animais da raça Large White foi usado para estimar componentes de co-variância e parâmetros genéticos das características idade ao atingir 100 kg de peso vivo (IDA) e espessura de toucinho ajustada para 100 kg de peso vivo (ET), em análises bicaracterísticas. Para obtenção dos componentes de co-variância, foi utilizado o Amostrador de Gibbs por meio do programa MTGSAM. O modelo misto utilizado continha efeito fixo de grupo contemporâneo e os seguintes efeitos aleatórios: efeito genético aditivo direto, efeito genético aditivo materno, efeito comum de leitegada e efeito residual. As médias das estimativas de herdabilidade aditivas diretas foram 0,33 e 0,44 para IDA e ET, respectivamente. As médias das estimativas do efeito comum de leitegada foram 0,09 e 0,02 para IDA e ET, respectivamente. A estimativa de correlação genética aditiva entre as características foi próxima de zero (-0,015). As herdabilidades obtidas para as características de desempenho avaliadas indicam que ganhos genéticos satisfatórios podem ser obtidos no melhoramento de suínos da raça Large White para essas características e que a seleção simultânea para ambas as características pode ser realizada, uma vez que é baixa a correlação genética aditiva direta.
Mostrar mais

7 Ler mais

Heterocedasticidade entre estados para produção de leite em vacas da raça Holandesa, usando métodos Bayesianos via amostrador de Gibbs.

Heterocedasticidade entre estados para produção de leite em vacas da raça Holandesa, usando métodos Bayesianos via amostrador de Gibbs.

RESUMO - Registros de produção de leite ajustados para 305 dias de lactação (PL305) em vacas da raça Holandesa que pariram entre 1980 e 1993 foram utilizados para investigar a existência de heterogeneidade de variância e a interação genótipo × ambiente. Supondo-se variâncias heterogêneas, as PL305 nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram tratadas como características diferentes. Admitindo-se homogeneidade de variância, a PL305 foi analisada segundo um modelo unicaracter. Os componentes de (co)variância e os parâmetros genéticos foram estimados utilizando-se métodos Bayesianos, via amostrador de Gibbs (GS), sob um modelo animal que incluiu os efeitos fixos de estação de parto, grupo genético, ordem de parição e classes rebanho-ano de parto e os efeitos genéticos aditivos e de ambiente permanente. A monitoração de convergência das distribuições das cadeias foi realizada pelo método de Heidelberg & Welch (1983). As estimativas dos componentes de variância e de herdabilidade foram obtidas com grande precisão na análise unicaracter. A média e o desvio-padrão (DP) a posteriori da herdabilidade foram 0,278±0,012. Na análise multicaracter, as estimativas mais precisas da (co)variância genética foram as obtidas em São Paulo e Paraná. As médias e os desvios-padrão a posteriori de herdabilidade para Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram 0,280±0,021, 0,233±0,015, 0,280±0,012, 0,393±0,026 e 0,382±0,022, respectivamente. A baixa magnitude das correlações genéticas entre os estados (0,070 a 0,364) sugere a existência da interação genótipo × ambiente, logo, as PL305 em cada estado devem ser tratadas como características diferentes. O maior valor de correlação genética foi encontrado em São Paulo e Paraná. As variâncias genética e residual para PL305 foram significativamente diferentes entre a maioria dos estados.
Mostrar mais

10 Ler mais

Simulação perfeita da distribuição normal multivariada truncada

Simulação perfeita da distribuição normal multivariada truncada

No presente trabalho apresentamos o algoritmo de simula¸c˜ao perfeita CFTP, proposto em Propp & Wilson (1996). Seguindo o trabalho de Philippe & Robert (2003) implementamos o CFTP gerando amostras da distribui¸c˜ao normal bivariada truncada no quadrante positivo. O algoritmo proposto ´e comparado com o amostrador de Gibbs e o m´etodo de rejei¸c˜ao. Finalmente, apre- sentamos sugest˜oes para a implementa¸c˜ao do CFTP para gerar amostras da distribui¸c˜ao normal truncada em dimens˜ oes maiores que dois e a gera¸c˜ao de amostras em conjuntos diferente do quad- rante positivo. Palavras-chave: CFTP, distribui¸c˜ao multivariada truncada, amostrador perfeito.
Mostrar mais

39 Ler mais

Non-Gaussian Stochastic Volatility Model with Jumps via Gibbs Sampler

Non-Gaussian Stochastic Volatility Model with Jumps via Gibbs Sampler

Compreender o comportamento dos ativos financeiros ´e de extrema im- portˆancia para determinar a aloca¸c˜ao de capital entre as diferentes formas de investimento dispon´ıveis. Tal escolha depende, dentre outros fatores, da per- cep¸c˜ao do indiv´ıduo acerca dos riscos e retornos associados a essas op¸c˜oes de investimentos. Na literatura, encontram-se diversos modelos cujo objetivo ´e es- timar o risco de aplica¸c˜oes financeiras, entretanto, a maioria depende de m´etodos MCMC baseados em algoritmos Metropolis, o que os torna computacionalmente custosos. O presente trabalho apresenta um modelo alternativo, o Modelo N˜ao Gassiano de Volatilidade Estoc´astica Com Saltos (NGSVJ), baseado nos Mode- los Dinˆamicos Lineares (DLM) com mistura, capaz de estimar a volatilidade sem recorrer a m´etodos computacionais intensivos, utilizando apenas o Amostrador de Gibbs. Isso ´e poss´ıvel devido `a estrutura do modelo, que permite obter as condi- cionais completas a posteriori para os parˆametros. Al´em disso, a inser¸c˜ao de saltos nos retornos no modelo o permite capturar os movimentos especulativos pontuais do mercado, sem que isso se traduza em aumento da volatilidade. S˜ao apresen- tados estudos de simula¸c˜ao a fim de investigar a efic´acia do m´etodo proposto e, ao final, realiza-se uma an´alise com dados reais de retornos dos ´ındices S&P 500 e iBovespa. Os resultados indicam que o modelo proposto foi capaz de estimar a volatilidade, com resultados semelhantes aos de outros modelos existentes na literatura, de forma computacionalmente eficaz e automatizada, sendo que sua ca- pacidade de identificar saltos ´e maior quando a s´erie de retornos em estudo possui movimentos especulativos fortes. Um m´etodo n˜ao param´etrico tamb´em foi uti- lizado para estimar os saltos, mas os resultados de simula¸c˜ao mostraram que ele n˜ao foi eficaz.
Mostrar mais

79 Ler mais

GENETIC PARAMETERS FOR GROWTH TRAITS OF SANTA INES SHEEP USING GIBBS SAMPLING

GENETIC PARAMETERS FOR GROWTH TRAITS OF SANTA INES SHEEP USING GIBBS SAMPLING

RESUMO - Objetivou-se neste estudo, estimar os componentes de (co)variância e parâmetros genéticos para as características de peso ao nascer (PN) e peso ao desmame ajustado aos 90 dias de idade (P90) em cordeiros da raça Santa Inês. Foram utilizados registro de 2.111 cordeiros obtidos de um rebanho experimental da EM- BRAPA/CPATC, nascidos entre 1998 a 2008. Os componentes de (co)variância foram estimados pelo método de Amostrador de Gibbs por meio do programa Multiple Trait Gibbs Sampling for Animal Models (MTGSAM) em análise bicaracterística. No modelo misto foram incluídos os seguintes efeitos aleatórios: efeito genético aditivo direto, materno e efeito residual, além dos efeitos fixos de sexo, tipo de nascimento e grupo contempo- râneo. A média da estimativa de herdabilidade aditiva direta para PN e P90 foram 0,25 e 0,09, respectivamente. A média da estimativa da herdabilidade materna foi de 0,34 para PN e 0,24 para P90, respectivamente. A corre- lação genética aditiva entre PN e P90 foi de 0,14. Os resultados sugerem que o melhoramento de ovinos Santa Inês para produção de carne deve levar em consideração os efeitos genéticos aditivos direto e materno.
Mostrar mais

6 Ler mais

Comparação de métodos computacionais para estimar a energia livre de Gibbs em reações bioquímicas

Comparação de métodos computacionais para estimar a energia livre de Gibbs em reações bioquímicas

Nesta dissertação é desenvolvido de raiz um método, ReactionFingerprinter, para estimar a variação da energia livre Gibbs em reações bioquímicas. Este método é baseado na ideia de que os dados experimentais disponíveis na literatura podem ser aplicados segundo uma lógica de semelhanças estruturais e transformacionais para inferir dados acerca de reações para as quais os parâmetros termodinâmicos são ainda desconhecidos, sendo os resultados obtidos comparados com os do método Component Contribution. Em termos gerais, CC aparenta proporcionar uma maior cobertura do que ReactionFingerprinter quando se considera a aplicação isolada de cada um dos métodos sobre a amostra de 200 reações consideradas. Contudo, ReactionFingerprinter tem a capacidade de resolver alguns dos casos que não podem ser processados por CC, transimtindo a ideia de que ReactionFingerprinter poderá de facto trazer um acréscimo palpável ao número de reações para as quais CC consegue fornecer estimativas. Em termos gerais, ambos os métodos poderão beneficiar da introdução de melhorias num futuro próximo, bem como da extensão das bases de dados de parâmetros termodinâmicos em reacções bioquímicas.
Mostrar mais

139 Ler mais

Biologia floral de Vochysia cinnamomea Pohl (Vochysiaceae) em cerrados do Triângulo Mineiro, MG.

Biologia floral de Vochysia cinnamomea Pohl (Vochysiaceae) em cerrados do Triângulo Mineiro, MG.

O gênero Vochysia apresenta notável semelhan- ça quanto à morfologia floral e as espécies parecem estar adaptadas aos mesmos tipos de polinizadores (Oliveira & Gibbs 1994), que são principalmente abelhas grandes (sensu Frankie et al. 1983). Nesse sentido, V. cinnamomea se enquadra bem nas carac- terísticas observadas para outras espécies de Vochysia (Oliveira & Gibbs 1994). O tipo de mecanismo de abertura da flor e apresentação secundária de pólen é semelhante ao de outras espécies do gênero. Esta apresentação secundária do pólen pode ser classifi- cada como do tipo “pseudoestame” (Yeo 1993), fun- cionando o estilete como a estrutura que deposita o pólen no corpo dos polinizadores. Um mecanismo semelhante de apresentação secundária de pólen ocorre em Salvertia convallariodora, onde a antera afasta-se do centro da flor durante a antese e parece não ser importante na polinização propriamente dita (Oliveira 1996). Entretanto, a ejeção da antera du- rante a antese parece ser característica das espécies de Vochysia.
Mostrar mais

6 Ler mais

Análise genética de escores de avaliação visual de bovinos com modelos bayesianos de limiar e linear

Análise genética de escores de avaliação visual de bovinos com modelos bayesianos de limiar e linear

O programa MTGSAM Threshold (“multiple trait Gibbs sampler for animal models”), desenvolvido por Van Tassel et al. (1998), que utiliza a inferência bayesiana sob o enfoque da amostragem de Gibbs, tem sido utilizado na estimação de parâmetros genéticos para dados categóricos em modelo de touro e em modelo touro avô materno. Em modelo animal, alguns autores (Moreno et al., 1997; Luo et al., 2001; Phocas & Laloë, 2003) encontraram dificuldades para atingir a convergência da cadeia de Gibbs, uma vez que o algoritmo utilizado caracteriza-se como um processo iterativo.
Mostrar mais

7 Ler mais

3MEMC PI Relatório André Antunes 4094 Apêndices

3MEMC PI Relatório André Antunes 4094 Apêndices

Com a intenção de identificar os contributos deste projeto na equipa de enfermagem, foi solicitado a realização de um momento reflexivo escrito, com base o ciclo de Gibbs (1988), de que forma o projeto contribuiu para a sua prática de cuidados de enfermagem no cuidado à pessoa idosa, mais especificamente na implementação de intervenções que incidam no grau de (in)dependência do idoso hospitalizado como a mobilidade e a manipulação ambiental. Esta atividade contou com a participação de 14 enfermeiros, correspondendo a uma adesão de 64% da equipa. Através de uma análise de conteúdo das reflexões entregues, esta revelou que o projeto contribuiu a melhoria da prestação de cuidados ao cliente idoso hospitalizado (14 UR), prevenindo o declínio no desempenho das ABVD (14 UR). O projeto proporcionou um melhor conhecimento do cliente idoso (10 UR), a avaliação das capacidades funcionais do idoso, utilizando o índice de Barthel (14 UR) e na planificação de intervenções que incidiram na mobilidade/marcha e na manipulação ambiental (14 UR).
Mostrar mais

157 Ler mais

Predição da composição do clínquer industrial utilizando minimização da energia livre de Gibbs.

Predição da composição do clínquer industrial utilizando minimização da energia livre de Gibbs.

meta-estável foi analisada em três condições de temperatura e pressão. Primeiro, 333 K e 0,769 atm; depois, 333 K e 1 atm; a última análise foi a 300 K e 0,1 atm. As soluções foram obtidas empregando-se o método de otimização Quasi-Newton e o BFGS. Os modelos foram construídos em linguagem Fortran 77. A minimização da energia livre de Gibbs foi usada ainda para estudar a oxidação parcial do metano e a reforma de dióxido de carbono a partir do mesmo hidrocarboneto, tendo em vista a formação de carbono [17]. Devido à crescente preocupação com as emissões de poluentes na atmosfera, essa é uma das tecnologias promissoras para a conversão do metano, e assim dar uma importante contribuição para o sequestro de carbono; um importante passo para a mitigação do efeito estufa. Os autores deste trabalho consideram somente a fase vapor, sendo esta composta pelas espécies CH 4 , CO 2 , H 2 O, CO e
Mostrar mais

8 Ler mais

Rev. Bras. Ensino Fís.  vol.24 número3

Rev. Bras. Ensino Fís. vol.24 número3

vetorial de Gibbs", a \infeliidade para a F sia", ao.. \apanhado de oneitos disfar ado sobre o manto de.[r]

1 Ler mais

Aspectos ambientais e genéticos de características reprodutivas e produtiva em cabras leiteiras utilizando amostragem de Gibbs.

Aspectos ambientais e genéticos de características reprodutivas e produtiva em cabras leiteiras utilizando amostragem de Gibbs.

A amostragem de Gibbs tem sido empregada na estimação de parâmetros genéticos, em estudos que utilizam diferentes modelos, principalmente, para características com poucos dados amostrais (CARNEIRO JÚNIOR et al., 2005; FALCÃO et al., 2009).Dessa forma, objetivou-se avaliar os aspectos ambientais e estimar os componentes de covariância e parâmetros genéticos de características reprodutivas (idade ao primeiro parto e intervalo de partos) e produtiva (produção de leite) em caprinos, por meio da amostragem de Gibbs, sob modelos uni e multicaracterísticas.
Mostrar mais

15 Ler mais

Passive sampling of atmospheric pollutantes: aplication to SO2.

Passive sampling of atmospheric pollutantes: aplication to SO2.

ção minimiza problemas de turbulência do ar e outras interferências de amostragem: utilizou um cilindro de polietileno (21 mm de diâ- metro e 12 mm de comprimento), fechado no fundo e tendo na outra extremidade (na entrada de ar) uma tela de aço inox (fio de 0,08 mm e malha de 0,125 mm) adaptada, seguida por um filtro de Teflon e outro de celulose impregnado com reagente apropriado (Na 2 CO 3 0,1 % m/v), para fixar o SO 2 difundido após o caminho de difusão (12 mm). Após o período de exposição do amostrador passivo e seu trans- porte para o laboratório, o SO 2 fixado no filtro impregnado era ex-
Mostrar mais

6 Ler mais

Ocorrência de auto-incompatibilidade homomórfica em Mitracarpus longicalyx E. B. Souza & M. F. Sales (Rubiaceae - Spermacoceae).

Ocorrência de auto-incompatibilidade homomórfica em Mitracarpus longicalyx E. B. Souza & M. F. Sales (Rubiaceae - Spermacoceae).

Teixeira & Machado 2004a, b), com poucos estudos sendo realizados com espécies não heteromórficas. Em revisões realizadas por Gibbs (1990) e Jaimes & Ramírez (1998), o único mecanismo de auto- incompatibilidade encontrado nas Rubiaceae neotropicais é o do tipo heteromórfico e o primeiro autor sugere que maior atenção deveria ser dada ao estudo dos sistemas de reprodução em taxa homomórficos. Sistema de auto-incompatibilidade homomórfica gametofítica é referido raramente para algumas espécies da família, como em Coffea canephora Pierre (Devreux et al. 1959), Cephalanthus occidentalis L. (Imbert & Richards 1993) e Manettia cordifolia Mart. (Consolaro et al. 2005).
Mostrar mais

7 Ler mais

Orientação social, papel sexual e julgamento moral: uma comparação entre duas amostras brasileiras e uma norueguesa.

Orientação social, papel sexual e julgamento moral: uma comparação entre duas amostras brasileiras e uma norueguesa.

Este estudo também compreende dois testes de raciocínio moral: o teste de Gibbs (Biaggio & Barreto, 1991; Gibbs, Basinger & Fuller, 1992), e o teste do cuidado ético de Skoe (Ex.: ver Skoe & Diessner, 1994). Estes testes referem-se à crítica feita por Gilligan (1982) à teoria do julgamento moral de Kohlberg (1981) Segundo a autora, o conceito de moralidade desenvolvido por Kohlberg pertence a uma moralidade da justiça e dos direitos individuais, dominada pela masculinidade, enquanto que a moralidade característica das mulheres seria focalizada numa ética do cuidado. Isto leva a uma expectativa de que a amostra de JP apresentará escores mais altos na ética do cuidado e mais baixos na moralidade de justiça do que a amostra de PA. O estudo
Mostrar mais

6 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA ABEL FERREIRA GOMES NETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA ABEL FERREIRA GOMES NETO

Com o objetivo de analisar a evolução da reatividade química e a volatilidade entre os combustíveis estudados neste trabalho, calculou-se a derivada da energia livre de Gibbs (∂g/∂T) e a entropia dos mesmos. Estes resultados são mostrados nas Figuras 12 e 12. Vale ressaltar que, o termo ∂g/∂T é inversamente proporcional ao número de octanagem de combustíveis. Portanto, como os valores de ∂g/∂T decrescem com a temperatura menor é o índice de octanagem dos combustíveis e mais reativos eles são. Assim, o etanol pode diminuir a reatividade da gasolina e aumentar o seu índice de octanagem. Isto pode ser observado quando os combustíveis Padrão e Regular são comparados aos combustíveis E30P e E30R, respectivamente, na figure 8.
Mostrar mais

99 Ler mais

Repositório Institucional da UFPA: Estudo experimental do excesso da energia livre de Gibbs dos sistemas ciclohexano e N-hexano/2-butanol entre 323,15 e 348,15 K

Repositório Institucional da UFPA: Estudo experimental do excesso da energia livre de Gibbs dos sistemas ciclohexano e N-hexano/2-butanol entre 323,15 e 348,15 K

binários: do Upo hidrocarbonet.o/âlcool. O excesso da energia livre de Gibbs :foi det.erminado at.ra-.. vés de medidas: isotérmicas do equillbrio de fases liquido/vap[r]

164 Ler mais

Racionalidade e projeto políticopedagógico: um olhar a partir do currículo e do relato das práticas docentes de professores do curso de Ciências Contábeis da Unisidade Federal do Ceará

Racionalidade e projeto políticopedagógico: um olhar a partir do currículo e do relato das práticas docentes de professores do curso de Ciências Contábeis da Unisidade Federal do Ceará

No segundo momento, a pesquisa colaborativa teve início mediante a aplicação da metodologia de análise qualitativa proposta por Gibbs (2009). Foram convidados para formar o grupo c[r]

254 Ler mais

P RODUCTIONO PTIMIZATION OFR OTAVIRUS-

P RODUCTIONO PTIMIZATION OFR OTAVIRUS-

During the last decade, many mathematical models have described viral capsid assembly based on molecular dynamics [5], thermodynamics as self-organization of discs on a sphere [6], combinatorial optimization studies [7], “local rules” approach [8], stochastic icosahedral capsid growth [9] and protein aggregation by nucleated polymerization [10]. Others have used the viral tilling theory (VTT) to describe the assembly of structural subunits formed from pentamers that differ by the structure of the inter- subunit bonds that surround them, by combining the information on local environments around pentamers with the thermodynamic-equilibrium model of Zlotnick [11]. The major drawback in VTT is that distinct configurations may be energetically preferred when attaching a further building block; this gives rise to a tree of assembly pathways rather than a single assembly pathway as in Zlotnick’s model, significantly complicating the assembly process. The simplest way to describe the self-assembly of virus capsids is using Zlotnick’s thermodynamic-equilibrium formalism where the concentration of structural subunits and the Gibbs free energy of subunit association (ΔG 0 n ) are the key variables that control particle assembly [12-
Mostrar mais

272 Ler mais

Show all 5346 documents...