Análise de Falhas

Top PDF Análise de Falhas:

Gestão do Conhecimento na análise de falhas: mapeamento de falhas através de sistema de informação.

Gestão do Conhecimento na análise de falhas: mapeamento de falhas através de sistema de informação.

O presente trabalho tem como propósito o processo de análise de falhas em uma empresa distribuidora de ener- gia elétrica, utilizando para isto um modelo para mapea- mento de falhas e um modelo de sistema de informação. A análise de falhas embora seja um tema largamente debatido na literatura relativa à confiabilidade de siste- mas, ou mesmo na abordagem da Qualidade Total com os mapas de causa e efeito, ainda apresenta alguns campos de inovação. Por exemplo, este artigo considera a dinâ- mica dos estágios de conversão do conhecimento com vistas à externalização do conhecimento tácito, individual de cada especialista, em conhecimento explícito, dispo- nível coletivamente para toda a organização. Neste as- pecto, o artigo apresenta uma contribuição relevante em termos da aplicação Gestão do Conhecimento em uma empresa do setor elétrico.
Mostrar mais

18 Ler mais

Análise de falhas em máquinas

Análise de falhas em máquinas

As falhas são inevitáveis quando aparecem por causa do trabalho executado pela máquina. Nesse aspecto, a manutenção restringe-se à observação do pro- gresso do dano para que se possa substituir a peça no momento mais adequado. É assim que se procede, por exemplo, com os dentes de uma escavadeira que vão se desgastando com o tempo de uso.

7 Ler mais

Análise de falhas de implantes cirúrgicos no Brasil: a necessidade de uma regulamentação adequada.

Análise de falhas de implantes cirúrgicos no Brasil: a necessidade de uma regulamentação adequada.

Alguns casos mais complexos de falha de implantes podem ser resolvidos por uma análi- se biomecânica. Por exemplo, um pino intra- medular colocado no fêmur direito de um ra- paz de 16 anos, sofreu deformação plástica (fle- xão) enquanto o jovem vestia suas calças em pé (Piotrowski, 1976). O estudo metalúrgico mos- trou que o material do pino estava de acordo com as especificações técnicas de composição química e de propriedades mecânicas, não tendo sido encontrados defeitos que pudessem ser associados à falha. Contudo, uma análise biomecânica deste movimento apontou que uma carga compressiva de 547N e um momen- to fletor de 92,1N.m teriam sido transmitidos ao longo da seção transversal da coxa. A carga compressiva é tolerável e é essencial para a re- paração do osso. A carga de flexão, entretanto, está bem acima do limite de 23N.m calculado em projeto para o pino. Concluiu-se que a de- formação plástica do pino foi conseqüência de um intenso carregamento causado pela pró- pria ação do paciente, e esta falha não seria evitada pelo emprego de um material diferente ou de um projeto otimizado. Nesse mesmo es- tudo, perguntou-se a cinco médicos se, em um caso de pino intramedular em fratura de fê- mur, seria permitido ao paciente vestir suas próprias calças em pé. Apenas um dos médicos considerou que essa ação do paciente não se- ria apropriada.
Mostrar mais

12 Ler mais

Análise de falhas em transformadores de distribuição por metodologia forense

Análise de falhas em transformadores de distribuição por metodologia forense

Neste trabalho foram analisados oito transformadores de distribuição com o intuito de validar a metodologia forense apresentada no capítulo 3, incluindo testes elétricos e físico-químicos. Tal técnica se mostrou eficiente, não apenas por poder identificar a provável causa de falha, mas, também, por fornecer importantes informações sobre o envelhecimento do transformador. Dessa forma, uma falha que é informada como resultante de descarga atmosférica, por exemplo, pode estar fortemente associada ao envelhecimento, sobrecargas, planejamento do sistema (cargas desbalanceadas), problemas operacionais (transporte e manuseio inadequados) ou ainda falhas de projeto. A real causa da falha pode ser o resultado de uma série de eventos. Outro exemplo é o caso de curto-circuito externo que pode estar relacionado a pássaros e insetos quando há um ninho. Neste caso, o desenvolvimento de técnicas preditivas para evitar esses animais seria interessante para as concessionárias de energia. Esta metodologia, juntamente com o teste de resistência de isolamento e análise físico- química, que possuem uma grande acurácia na identificação de infiltração de água, mas pouca precisão para detectar a real causa de falha, permite antecipar e confirmar a presença de umidade, deterioração do óleo e erros de projeto. No caso de deterioração do óleo, esta causa pode ser a responsável por curtos-circuitos internos e envelhecimento prematuro da isolação sólida. O óleo utilizado em transformadores de distribuição raramente é inspecionados durante sua vida útil.
Mostrar mais

124 Ler mais

Análise de Falhas em Elementos Mecânicos: Aplicação de Métodos Fiabilísticos

Análise de Falhas em Elementos Mecânicos: Aplicação de Métodos Fiabilísticos

O acompanhamento do desempenho dos equipamentos é realizado através da monitorização de grandezas que estão envolvidas no sistema em análise, por exemplo, vibrações, temperatura e corrente elétrica. O mecanismo ideal é fazer a aquisição da informação em regime contínuo e a avaliação automaticamente, estabelecendo níveis de alarme para as variáveis analisadas. A monitorização deve fornecer dados suficientes para uma análise de tendência e assim permitir a emissão de um diagnóstico para a tomada de decisão. Contudo, fazer a aquisição em regime contínuo de todos os equipamentos não é economicamente viável. Assim, este tipo de acompanhamento é limitado aos equipamentos mais críticos.
Mostrar mais

179 Ler mais

Aplicação de métodos de análise de falhas no tratamento de não conformidades no setor de óleo e gás / Application of fault analysis methods for treatment of non-conformity in the oil and gas sector

Aplicação de métodos de análise de falhas no tratamento de não conformidades no setor de óleo e gás / Application of fault analysis methods for treatment of non-conformity in the oil and gas sector

Uma forma das empresas reduzirem seus custos de produção é evitar que seus produtos venham a ter defeitos no processo produtivo. Muitas vezes esses defeitos/falhas são recorrentes ou gerados por uma mesma causa, levando as organizações a lidarem com eles constantemente. Esses problemas que ocorrem ao longo do processo de produção podem levar a sérias consequenciais, como perda de material, de tempo, retrabalho e redução de produtividade. Além disso, a geração destes defeitos pode prejudicar a imagem da organização, reduzindo a confiança dos clientes (PALLEROSI, 2007).
Mostrar mais

18 Ler mais

Análise de falhas em rolamentos por análise de vibração aplicado a aerogeradores

Análise de falhas em rolamentos por análise de vibração aplicado a aerogeradores

Essa dissertação está subdividida em 5 capítulos e nesse primeiro capítulo foi descrito uma breve contextualização da necessidade da manutenção preditiva e da análise de sinais, bem como os benefícios dessa prática e os objetivos desse trabalho. No capítulo 2 é apresentada uma revisão da literatura sobre a importância da energia eólica no setor industrial, explicando a obtenção e conversão até se chegar à energia elétrica. Outro fator visto nesse capítulo é o desenvolvimento e captação do sinal, bem como técnicas envolvidas para manusear e interpretar os sinais adquiridos nos experimentos.
Mostrar mais

78 Ler mais

Desenvolvimento de um método de deteção e análise de falhas em centrais fotovoltaicas por termografia

Desenvolvimento de um método de deteção e análise de falhas em centrais fotovoltaicas por termografia

As células solares de junção p-n são normalmente identificadas separadamente dos outros tipos de células e alvo de uma análise especial devido ao facto de existirem aproximações realistas que possibilitam o desenvolvimento de soluções analíticas e a sua utilização com sucesso na descrição prática de dispositivos eletrónicos. Este sucesso provém largamente da facilidade com que esta célula pode ser dividida em três regiões: emissor; junção; e base, que desempenham diferentes funções na operação da célula [12]. Esta nomenclatura das regiões não é universalmente aceite, sendo que em teorias mais recentes novas denominações são propostas, tais como coletor de eletrões, coletor de buracos e coletor de fotões [18].
Mostrar mais

96 Ler mais

Análise de falhas de transformadores de potência

Análise de falhas de transformadores de potência

A seguir é apresentado o resultado estatístico do percentual de falhas do tipo forced outage em transformadores de potência, resultando em retirada de operação não programada, conforme estudo “An International Survey on failures in large power transformers in service”, publicado pelo CIGRÉ, baseado nos registros de falhas de mais de 1.000 transformadores em serviço, com nível de tensão igual ou superior a 72kV e inferior a 700kV, idade inferior a 20 anos, instalados nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica da Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Tchecoslováquia, França, Finlândia, Itália, Japão, Suíça, Reino Unido, União Soviética e Estado Unidos, entre os anos de 1.968 e 1.978.
Mostrar mais

118 Ler mais

ANÁLISE DE FALHAS NO PROCESSO LOGÍSTICO DEVIDO A  FALTA DE UM CONTROLE DE QUALIDADE

ANÁLISE DE FALHAS NO PROCESSO LOGÍSTICO DEVIDO A FALTA DE UM CONTROLE DE QUALIDADE

Assim, no PLANEJAMENTO (P), os gerentes do setor de logística, juntamente com alguns colaboradores, estabelecem-se as metas sobre os itens de controle, bem como a maneira para atingir as metas. É através de observações e da identificação do problema que se realiza a análise do processo para, após, então traçar um plano de ação. Nesse caso, devem-se determinar as metas e os caminhos para atingi- las no que se refere ao processo de transformação da matéria-prima em um produto manufaturado, incluindo a fase de embalamento e expedição do produto. Nesta fase de planejamento aborda-se também questões como treinamentos periódicos aos colaboradores que operam na transformação, embalagem e expedição dos produtos, pois é primordial que a empresa instigue aos colaboradores a maneira correta de proceder diante das tarefas a serem realizadas. Vale ressaltar que para que esse processo proceda de forma desejada as matérias-primas devem também ser de qualidade.
Mostrar mais

25 Ler mais

Avaliação da aplicação dos métodos FMEA e DRBFM no processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa de autopeças.

Avaliação da aplicação dos métodos FMEA e DRBFM no processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa de autopeças.

No entanto, muitas empresas não utilizam plenamente todos os benefícios que os métodos de análise de falhas potenciais põem à disposição (DEVADASAN et al., 2003; BLUVBAND; POLAK; GRABOV, 2005; BRAGLIA; FANTONI; FROSOLINI, 2006; CHAO; ISHII, 2007; AJAYI; SMART, 2008). Essas empresas não os veem como ferramentas poderosas, mas sim como uma tarefa burocrática de preenchimento de formulário, necessária apenas para cumprir requisitos de auditorias da qualidade ou solicitações de clientes (KARA- ZAITRI et al., 1991; JOHNSON; KHAN, 2003), não esperando, portanto, nenhum benefício da aplicação (JOHNSON; KHAN, 2003). A principal causa dessa disfunção reside no fato de que a maior parte desses métodos não são totalmente entendidos tecnicamente, sendo construídos e usados incorretamente (JOHNSON; KHAN, 2003). As organizações que usam métodos de prevenção de falhas corretamente poupam recursos financeiros e apresentam níveis elevados de satisfação dos clientes.
Mostrar mais

16 Ler mais

Open Sistemática para avaliação de desempenho na prestação de serviços: o caso do processo de novas ligações em empresa de distribuição de energia elétrica

Open Sistemática para avaliação de desempenho na prestação de serviços: o caso do processo de novas ligações em empresa de distribuição de energia elétrica

Este estudo propõe uma sistemática para avaliar o desempenho da prestação de serviços por meio da modelagem de processos e análise de falha. A aplicação da proposta ocorreu em uma empresa de distribuição de energia elétrica (COELCE), na qual elegeu-se o Processo de Novas Ligações como objeto de estudo pelos seguintes motivos: esse processo contribui para reduzir o déficit de domicílios sem energia elétrica no país e apresentava elevado índice de irregularidades apontadas pelos órgãos reguladores da prestação desse serviço público. Trata-se de um estudo de caso cujos dados secundários foram coletados em livros, sites, documentos internos da COELCE e publicações científicas (periódicos, dissertações e teses). Obteve-se os dados primários em leitura e tratamento estatístico de documentos da empresa cedidos ao pesquisador pelos gestores do processo, reuniões com especialistas da COELCE, antes, durante e após pesquisa de campo, e observação direta intensiva das equipes responsáveis pelas ligações físicas das unidades consumidoras. A sistemática proposta é composta pela ferramenta redes de Petri Coloridas para modelagem do Processo de Novas Ligações e as técnicas de análise de falhas FTA (Fault Tree Analysis) e FMEA (Failure Mode and Effects Analysis). A validação da sistemática permitiu: primeiro - visualização de diferentes fases e atividades do processo; segundo – identificação de funções críticas e falhas potenciais do processo; terceiro - formulação de plano de ação pelo pesquisador para melhoria do Processo de Novas Ligações. O plano de ação foi validado pelo grupo de especialistas da COELCE, que colabora com a pesquisa, desde a fase exploratória. A utilização das técnicas de forma integrada proposta neste trabalho contribui para o conhecimento científico por utilizar a abordagem de modelagem de processos e técnicas de análise de falhas em empresas de serviço, principalmente no que tange ao reduzido número de trabalho nesta área. Vale ressaltar que a sistemática pode ser aplicada em outras empresas do setor de serviços podendo contribuir na melhoria do desempenho dos processos analisados.
Mostrar mais

151 Ler mais

MARIANA CANÇADO JUSTE "PROJETO: FERRAMENTA DETERMINANTE PARA O CUSTO DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO"

MARIANA CANÇADO JUSTE "PROJETO: FERRAMENTA DETERMINANTE PARA O CUSTO DE UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO"

Ao se analisar as falhas detectadas na execução do empreendimento Por do Sol relacionadas às deficiências dos projetos entende-se que a maioria delas seria prevenida e evitada se o processo de análise tivesse sido mais efetivo. Mesmo não dispondo ainda de recursos mais avançados e qualificação da equipe para utilização do BIM e da Engenharia Simultânea no desenvolvimento de projetos, a empresa já trabalha com uma estrutura de coordenação de projetos, sistema de gestão da qualidade atuante e profissionais de diferentes especialidades. Dessa forma, as melhorias no processo podem surgir inicialmente com o aprimoramento dos procedimentos que apresentam menor eficiência, como o gerenciamento de informações e a análise crítica dos projetos. O setor de coordenação de projetos deve ser reavaliado e redimensionado, tornando-se multidisciplinar e com a participação constante dos engenheiros de obras, permitindo a otimização nos processos de compatibilização e análise crítica dos projetos. Os conceitos de racionalização e construtibilidade dos projetos, por exemplo, também podem ser adotados pela construtora em curto prazo, já que ela dispõe de um corpo técnico qualificado e experiente que precisa ser inserido no processo desde sua etapa inicial.
Mostrar mais

105 Ler mais

Modelagem e análise da confiabilidade do processo de transformação de polímeros de uma unidade de produção de saneantes

Modelagem e análise da confiabilidade do processo de transformação de polímeros de uma unidade de produção de saneantes

O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento da confiabilidade dos processos de extrusão e sopro de uma unidade industrial transformadora de polímeros, aplicando novas metodologias de estimativa de confiabilidade de sistemas. Para a modelagem das falhas, o presente estudo avalia, além das distribuições de vida clássicas, a utilização de duas distribuições generalizadas que foram recentemente aplicadas à área de confiabilidade: a q-exponencial e a q-Weibull. A metodologia de composição ótima da confiabilidade proposta por Sartori (2012) foi aplicada na determinação da confiabilidade de cada máquina transformadora. O modelo gerado a partir desta metodologia, chamado de distribuição de vida composta ótima (OCLD, Optimum Composite Life Distribution), foi comparado com outros métodos de
Mostrar mais

30 Ler mais

A mensuração do resultado da qualidade em empresas brasileiras.

A mensuração do resultado da qualidade em empresas brasileiras.

Esse posicionamento, provavelmente, tem ex- plicação no tipo de medida financeira mais comum do resultado da qualidade, qual seja o cálculo do Custo da Qualidade. A contribuição da qualidade para a melhoria do resultado é evidenciada por meio da redução de custos e seus reflexos se fa- zem sentir a longo prazo, uma vez que, no período inicial, os custos com prevenção e avaliação au- mentam, e a queda nos custos com falhas só ocor- re após um certo lapso de tempo, podendo ocor- rer, a curto prazo, uma elevação de custos. Esse fato é destacado por Shank & Govindarajan (1997), que argumentam com o uso de medidas não finan- ceiras juntamente às financeiras, para avaliar os resultados da qualidade. Dessa forma, os reflexos das decisões tomadas e das ações empreendidas pela área de qualidade estendem-se por diversos períodos posteriores e, por um provável desconhe- cimento de medidas que evidenciem, na data pre- sente, os reflexos de longo prazo de uma decisão tomada, os respondentes recusaram a idéia de utilizar as informações acerca de resultado da qua- lidade para avaliar a área.
Mostrar mais

17 Ler mais

Análise dos registros de imóveis rurais bloqueados no Pará

Análise dos registros de imóveis rurais bloqueados no Pará

Foram encont rados regist ros f eit os com base em Tít ulos t ulos Provisórios, ov só os, Tít ulos t ulos de de Posse, osse, Tít ulos t ulos Int endenciais, Escrit ura de compra e venda [r]

25 Ler mais

Análise da perigosidade de tsunami para a cidade da Beira, Moçambique

Análise da perigosidade de tsunami para a cidade da Beira, Moçambique

Um tsumani é no geral caracterizado por três fases nomeadamente: Geração, propagação e inundação. Apresentamos neste trabalho dados sobre o perigo do tsunami gerado por um evento sísmico para a cidade da Beira, através de fontes sísmicas próximas. Como nos referimos anteriormente, a primeira etapa de um tsunami é a geração, e a modelação desta etapa consiste no cálculo numérico do deslocamento superficial no fundo marinho. Esta etapa tem-se mostrado de capital importância na modelação deste tipo de fenómeno natural dado que representa a condição inicial do qual as fases seguintes dependerão (propagação e inundação). Deste modo, é importante considerar a precisão na determinação dos parâmetros das falhas (geometria da ruptura e deslocamento cossísmico, slip). A primeira fase da modelação para a geração do tsunami é a determinação da deformação vertical no fundo do mar resultante de um evento sísmico e posteriormente calcular a deslocação da superfície do mar resultante.
Mostrar mais

66 Ler mais

Modelo de gestão de projectos para a direção de IT de empresa de serviços: diagnósticos e proposta de melhoria

Modelo de gestão de projectos para a direção de IT de empresa de serviços: diagnósticos e proposta de melhoria

Por vezes a análise do projeto não está fechada, podendo existir falhas de informação relevante e obrigando a voltar a tarefas de planeamento durante a fase de desenvolvime[r]

113 Ler mais

Falhas de equipamentos: condutas dos enfermeiros e implicações na segurança do paciente

Falhas de equipamentos: condutas dos enfermeiros e implicações na segurança do paciente

Quanto à interação dispositivo versus dispositivo, os pro- blemas com os equipamentos na UTI são congruentes com os identificados em outras áreas críticas, a exemplo do que acontece com os equipamentos de anestesia. A avaliação feita pela agência de segurança do Reino Unido dos eventos adversos ocorridos levantou 1029 incidentes relevantes com os equipa- mentos de anestesia, de 2006 a 2008. As principais categorias de falhas encontradas associavam-se com os equipamentos de monitorização, ventilador, bombas de infusão e máquinas de anestesia. Esses eventos tinham potencial para causar danos e foram evitados pela sua rápida detecção e intervenção (17) .
Mostrar mais

9 Ler mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Perante as citações de Julião e Greenough (2003), poder-se-á propor uma aplicação informática mais ampla. Nomeadamente, a implementação de um sistema CMMS (Computerized Maintenance Management System) que permita o acesso a registos com os diagnósticos de falhas ocorridas, incluindo as descrições de como as falhas foram identificadas, respectivas causas, recursos utilizados e toda a informação que possa ser considerada útil para assistir as actividades de Manutenção. O sistema CMMS proposto poderá eventualmente ser um modelo de trabalho a considerar e que venha a ser utilizado pelos vários centros de produção da CIMPOR, permitindo assim a troca de informação entre centros. Desta forma permitir-se-á um conhecimento mais extensivo e amplo, de extrema utilidade para actuações de manutenção correctiva, perante falhas raras ou de baixa frequência, para as quais determinados pormenores possam ser esquecidos. As experiências e os conhecimentos poderão assim, facilmente ser difundidas entre os centros de produção.
Mostrar mais

219 Ler mais

Show all 10000 documents...