Análise Multicritério da Tomada de Decisão

Top PDF Análise Multicritério da Tomada de Decisão:

Algoritmos evolucionários e técnicas de tomada de decisão em análise multicritério

Algoritmos evolucionários e técnicas de tomada de decisão em análise multicritério

Sabe-se que a preferˆencia de um decisor humano origina-se, transforma-se e justifica-se pelo seu pr´oprio sistema de valores, sua intera¸c˜ao com outros de- cisores, sua percep¸c˜ao das alternativas que est˜ao sendo comparadas. Assim, incerteza, imprecis˜ao e ambiguidade s˜ao aspectos intr´ınsecos `a tomada de decis˜ao. Entretanto, a abordagem cl´assica baseada na l´ogica bin´aria tende a representar a preferˆencia humana atrav´es de modelos simplistas, que con- sideram os julgamentos humanos precisos e bem definidos. Para representar julgamentos vagos, a l´ogica Fuzzy (ou nebulosa) pode ser mais adequada. A id´eia de rela¸c˜oes de preferˆencia nebulosas aparece na literatura pela primeira vez em dois artigos: em 1977 com Roy [60] e em 1978 com Orlovsky [61]. O primeiro apresenta o m´etodo Electre III, que associa um ´ındice de credi- bilidade, com valor entre 0 e 1, `a rela¸c˜ao de sobreclassifica¸c˜ao. O segundo prop˜oe a modelagem de rela¸c˜oes de preferˆencia e indiferen¸ca nebulosas.
Mostrar mais

166 Ler mais

Apoio multicritério à decisão como subsídio à gestão ambiental: o caso da Aggreko Brasil.

Apoio multicritério à decisão como subsídio à gestão ambiental: o caso da Aggreko Brasil.

Resumo: Os impactos negativos relacionados à degradação ambiental levaram à formulação do paradigma do desenvolvimento sustentável. Os ambientes corporativos, pressionados pela sociedade, buscam, por meio da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), este novo modelo de desenvolvimento. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um caso de decisão metodológica, que prioriza opções de alternativas. Foi utilizado o método Tomada de Decisão Interativa Multicritério (TODIM) como uma das ferramentas de decisão Multicritério. O estudo de caso focaliza uma filial de empresa multinacional localizada no Estado do Rio de Janeiro, que oferece soluções de energia temporária e sistemas de controle de temperatura. Foram selecionados oito funcionários de diferentes setores da empresa para a ponderação das alternativas, de acordo com os diferentes critérios qualitativos. Foi demonstrado que existem conflitos de opinião em relação à priorização das alternativas. Isso ocorreu devido à interdependência das alternativas e porque os diferentes atores visualizam o problema com perspectivas diferentes e têm interesses diversos. Os resultados mostraram que a principal alternativa, segundo a maioria dos atores, é a implementação de um programa de educação ambiental para evitar desperdícios e informar/conscientizar os empregados sobre as questões ambientais. Em segundo lugar, foi escolhido um plano para contenção de derrames. Palavras-chave: Gestão ambiental. Empresa multinacional. Análise multicritério. TODIM.
Mostrar mais

11 Ler mais

Análise de decisão multicritério na localização de usinas termoelétricas utilizando SIG

Análise de decisão multicritério na localização de usinas termoelétricas utilizando SIG

Em sistemas hidrotérmicos de potência, com predominância de geração hidráulica, como é o caso do Brasil, uma grande parte dos estudos na área de planejamento é referente à construção de usinas hidroelétricas, as quais são localizadas nos grandes rios e, em sua maioria, distantes dos centros de carga. Por este e por outros fatores, a matriz energética brasileira tende a ser gradualmente alterada pela inserção de usinas termoelétricas (UTEs). O problema de localização de UTEs envolve um grande número de variáveis necessitando de um complexo sistema de avaliação, através do qual deve ser possível analisar a importância e contribuição de cada uma. Para a estruturação desses sistemas, os métodos de análise multicritério têm se adequado bem aos processos de tomada de decisão na área do planejamento da expansão do setor elétrico (Hobbs & Meier, 2000; Gomes et al., 2002). Há inúmeras variáveis espaciais envolvidas no problema de localização de UTEs, tais como: transporte de combustíveis para a operação das usinas através de ferrovias, rodovias ou gasoduto; proximidade das linhas de transmissão para o escoamento da energia elétrica gerada; e localização de áreas de preservação natural, entre outras. Todas estas compõem um rol de variáveis que necessitam de uma representação geográfica a mais próxima possível da realidade, de forma a assegurar a consistência de dados em sistemas de apoio à decisão. Os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) têm sido amplamente utilizados para a estruturação e organização de variáveis espaciais na geração de alternativas para problemas dessa natureza. Seu uso intenso justifica-se pelo fato de constituir uma poderosa ferramenta que integra o conjunto de rotinas de programação desenvolvidas para representar e manipular grandes quantidades de dados armazenados em bancos de dados, os quais contêm informações representativas do mundo real, através de coordenadas geográficas, possibilitando análises espaciais (Star & Estes, 1991).
Mostrar mais

17 Ler mais

Análise Multicritério na Reabilitação de Edifícios: Apoio à decisão na intervenção num edifício público

Análise Multicritério na Reabilitação de Edifícios: Apoio à decisão na intervenção num edifício público

Este documento é resultado do trabalho desenvolvido após a apresentação de um sistema que fosse considerado eficaz no apoio à tomada de decisão por parte de agentes decisores que têm como responsabilidade agir no sentido de intervir de forma a reabilitar um edifício público, priorizando as intervenções de reabilitação propostas, com minimização dos recursos financeiros provenientes de fundo público, enquanto potenciam os benefícios provenientes das mesmas. A escolha da metodologia de análise recaiu sobre uma alternativa que apresentasse características que se adequassem aos pressupostos associados à tomada de decisão do caso de estudo. A metodologia MACBETH foi escolhida pelo facto de se apresentar como uma boa alternativa, nomeadamente pelo facto de esta apresentar fundamentos teóricos consolidados e por provas dadas na aplicação em outros casos de estudo em que o objectivo final era semelhante. Este método é caracterizado por permitir a inoperacionalidade entre os decisores possibilitando a ponderação, comunicação e discussão do sistema de valores e as diferentes preferências os envolvidos. Tem também a vantagem de o processo de reflexão do problema, através da recolha dos diferentes pontos de vista, poder ter sido efectuada através do método simples de pergunta-resposta. Este método demonstrou ser bastante eficaz e as suas características possibilitaram um contributo fundamental na tomada de decisão em contextos de incerteza como o do caso de estudo.
Mostrar mais

184 Ler mais

Análise de decisão multicritério aplicada na seleção de investimento em armazenagem...

Análise de decisão multicritério aplicada na seleção de investimento em armazenagem...

Na literatura vários estudos discutem uma previsão de aumento da demanda por soja no mercado mundial, como também enfatizam o aumento da safra brasileira para os próximos anos. Apesar destas previsões otimistas, insuficientes ou inadequadas, condições de infraestrutura em capacidade de armazenagem, de transportes e de portos no Brasil têm sido levadas em consideração na elaboração do Planejamento de Longo Prazo pelas empresas que comercializam soja. Esta pesquisa faz um levantamento dos principais atributos que compõem a decisão de armazenagem de soja a granel com o objetivo de construir um modelo que auxilie o processo de tomada de decisão sobre investimento em projeto de armazenagem de soja em grão, sob a visão de uma trading. A abordagem multicritério se faz necessária devido à complexidade envolvida na cadeia de soja e na escolha de um projeto propriamente dito. A seleção do método de análise multicritério foi fundamentada e direcionada através de uma análise bibliométrica sobre o assunto. O método utilizado é baseado na Teoria de Valor Multi- Atributo e foi construído no software V.I.S.A. para eleger um projeto dentre as alternativas disponíveis. Os pesos dos critérios representam as preferências de um grupo coletadas a partir da aplicação de questionários a dez profissionais do setor. Os valores dos pesos resultaram da comparação paritária proposta pelo método Processo Analítica Hierárquico (AHP) e agregados pelo método de Agregação Individual de Prioridades. A árvore da decisão obtida foi composta pelos critérios: “localização e transporte”, “estudo de mercado”, “infraestruturas e aspectos regionais”, “aspectos de engenharia”, “análise de viabilidade econômica” e “capacidade e eficiência operacional”. Os resultados foram complementados por um exemplo hipotético elaborado para validar o modelo construído através de análises de sensibilidade e robustez. Conclui-se que o modelo se mostra coerente em relação ao perfil das alternativas criadas e recomenda-se sua utilização por tomadores de decisão de uma trading como referência para compor a sua própria árvore de decisão, e as preferências obtidas podem auxiliar processos de tomadas de decisão reais.
Mostrar mais

125 Ler mais

A exploração de gás natural em Mexilhão: análise multicritério pelo método Todim.

A exploração de gás natural em Mexilhão: análise multicritério pelo método Todim.

Embora diversas alternativas possam ser consideradas, do ponto de vista de uma empresa potencialmente investidora o nível de informação sobre as possíveis conseqüências de cada alternativa geralmente deixa muito a desejar e não leva em consideração alguns aspectos fundamentais. Assim, os critérios de decisão tradicionalmente utilizados em um problema desta natureza focam apenas algumas características como, por exemplo: o retorno, o preço, os volumes, o custo e o investimento – aspectos econômico-financeiros, basicamente. Entretanto, não consideram outros critérios igualmente importantes, como: estabilidade política e econômica, ambiente regulatório, regime fiscal, oferta e demanda, dentre outros. Por outro lado, o processo de tomada de decisão deve atender ao grande objetivo segundo o qual, qualquer que seja a opção escolhida, esta deve alavancar melhor a oportunidade, não prejudicando a posição estratégica do decisor – seja este investidor privado ou governo –, sem ignorar outras oportunidades conseqüentes e levando em conta a totalidade de critérios de decisão relevantes.
Mostrar mais

19 Ler mais

Classificação de riscos de contratos de concessão florestal com apoio da análise de decisão multicritério

Classificação de riscos de contratos de concessão florestal com apoio da análise de decisão multicritério

Segundo [43] e [46], a Análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT) se apresenta como um acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, sendo uma ferramenta que auxilia na análise dos ambientes interno e externo, além de identificar opções de estratégias, oportunidades de aquisição, potenciais parcerias, identi- ficação de novos produtos, estratégias negociais e possibilidade de terceirização de ativi- dades. A técnica SWOT propicia o entendimento, apresentação, discussão e a tomada de decisão acerca das informações organizacionais [43]. No mesmo sentido, [44] afirma que a técnica SWOT objetiva examinar um projeto sob o ponto de vista de suas forças, fraque- zas, oportunidades e ameaças, de modo a identificar os riscos, inclusive aqueles gerados internamente. Para [43], uma análise SWOT pode ser utilizada para a identificação de riscos e oportunidades que uma organização enfrenta, tendo a vantagem de ser rápida de implementar e fácil de ser compreendida.
Mostrar mais

123 Ler mais

Processo de tomada de decisão sob incerteza em investimentos internacionais na exploração & produção offshore de petróleo: uma abordagem multicritério.

Processo de tomada de decisão sob incerteza em investimentos internacionais na exploração & produção offshore de petróleo: uma abordagem multicritério.

Os tradicionais métodos de análise econômico-financeira se baseiam em considerações sobre o Fluxo de Caixa Descontado (FCD). Para a análise econômica de projetos que apresentam somente variáveis determinísticas, as metodologias, como a do Valor Presente Líquido (VPL), são extremamente recomendadas. No entanto, em análises de investimentos onde estejam envolvidos eventos estocásticos, apresentando incertezas relevantes a respeito dos resultados futuros, esses métodos não devem ser aplicados isoladamente. Eles precisam estar amparados por ferramentas mais refinadas de análise de decisão, como a Teoria da Decisão. Apesar de os conceitos básicos da Teoria da Decisão já terem sido formulados há mais de 300 anos, apenas na década de 70 que Newendorp (1975) passou a aplicá-los diretamente na análise de investimentos na exploração e produção de petróleo.
Mostrar mais

18 Ler mais

Análise de decisão multicritério e sistema de informações geográfica na gestão de resíduos de construção e demolição / Multicriteria decision analysis and geographic information system in construction and demolition waste management

Análise de decisão multicritério e sistema de informações geográfica na gestão de resíduos de construção e demolição / Multicriteria decision analysis and geographic information system in construction and demolition waste management

Sendo assim, a escolha de locais adequados na gestão de RCD é bastante complexa, uma vez que é necessário avaliar uma extensa faixa territorial com o objetivo de identificar locais que atendam aos requisitos ambientais, econômicos e técnicos, combinados com diversos critérios e informações que devem ser considerados nessa seleção (BOHNENBERGER et al., 2018). O uso de ferramentas para a seleção dessas áreas auxilia a tomada de decisão com uma abordagem flexível na avaliação de diferentes critérios, permite a realização de avaliações complexas e precisas em vastas extensões territoriais, com otimização de tempo e de qualidade nos resultados (SENER et al., 2010; RIBEIRO, 2011; KHAN e SAMADDER, 2014; SILVA, 2014; SPIGOLON, 2015; KHAN et al., 2018).
Mostrar mais

23 Ler mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES RURAIS DE PEQUENO PORTE

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MULTICRITÉRIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES RURAIS DE PEQUENO PORTE

A tomada de decisão deve buscar uma opção que apresente o melhor desempenho, a melhor avaliação ou a melhor expectativa. Pode- se, então, definir a decisão como um processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. Os métodos que usam multicritérios agregam um valor significativo na tomada de decisão. Estes não somente permitem a abordagem de problemas considerados complexos, mas também conferem, ao processo de tomada de decisão, uma clareza e transparência inalcançada quando são utilizados procedimentos ou métodos de natureza monocritérios (MARINS; SOUZA; BARROS, 2009).
Mostrar mais

34 Ler mais

Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy-TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores.

Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy-TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores.

Por depender de muitos fatores, o processo de seleção de fornecedores vem sendo predominantemente abordado na literatura acadêmica como um problema de tomada de decisão, no qual diversos critérios devem ser considerados no julgamento das possíveis empresas fornecedoras. Para lidar com tal problema, métodos de apoio à decisão multicritério (Multicriteria Decision Making methods, ou métodos MCDM) vêm sendo explorados no desenvolvimento de modelos de decisão (HO; XU; DEY, 2010; CHAI; LIU; NGAI, 2013). Por meio da análise de 120 estudos que propõem o uso de métodos MCDM para seleção de fornecedores, Lima Junior, Osiro e Carpinetti (2013a) identificaram 34 técnicas que vêm sendo usadas para lidar com este problema. Esses autores ressaltam que diante do uso dessa ampla variedade de métodos bastante distintos entre si, estudos comparativos são fundamentais para avaliar a adequação destes métodos ao problema de seleção de fornecedores.
Mostrar mais

18 Ler mais

Análise de critérios de decisão em estratégia de arranjos produtivos locais: um estudo aplicando o processo de hierarquia analítica (AHP) no setor de cerâmica

Análise de critérios de decisão em estratégia de arranjos produtivos locais: um estudo aplicando o processo de hierarquia analítica (AHP) no setor de cerâmica

Dentre os assuntos a serem abordados pode-se destacar o Processo de Tomada de decisão, que será demonstrado de forma mais específica por meio de conceitos, tipos, elementos, bem como a sua importância para os negócios. Também faz parte do referencial teórico o método de Análise de Decisão Multicritério (ADMC) que em detalhe será apresentado através das suas definições, objetivos, estágios, características, aspectos, vantagens, tipos e modelos. Compondo o leque de temas que constituem a pesquisa tem-se o Processo de Hierarquia Analítica (AHP), como o método utilizado para a aplicação da pesquisa e que será apresentado de forma mais específica através das definições, elementos, características de análise, estrutura de trabalho. Buscando contribuir de maneira mais efetiva para a construção de uma matriz de ADMC, estudou-se ainda critérios de decisão, específicos para arranjos produtivos locais, que servem como base para o objeto de estudo em pauta. E finalizando a revisão da literatura faz-se uma síntese de todas as temáticas estudadas.
Mostrar mais

114 Ler mais

Análise do impacto da vergonha na tomada de decisão e comportamento pró-social

Análise do impacto da vergonha na tomada de decisão e comportamento pró-social

fundo podem ser causadas por um esforço físico intenso, pelo remoer de uma decisão complicada de tomar ou pela ansiedade em relação a um evento agradável/desagradável que nos espera. Traduzem-se em manifestações subtis tais como o perfil do movimento dos membros ou expressões faciais, o resultado imprevisível do desencadear simultâneo de diversos processos de regulação do nosso organismo, resultando por exemplo em bem-estar, calma ou tensão. As emoções primárias se distinguem por serem as primeiras que nos vêm a ideia quando falamos na palavra emoção – o medo, a zanga, o nojo, surpresa, tristeza, felicidade. As emoções sociais ou secundárias são mais complexas e dependem de factores socioculturais, incorporando respostas que fazem parte das emoções primárias e de fundo. Estas variam com a cultura, experiencia prévia e com a época em que o individuo está inserido. São exemplos deste tipo de emoções a vergonha, a culpa, simpatia, compaixão, embaraço, orgulho, inveja, entre outras (Damásio, 2003).
Mostrar mais

63 Ler mais

Análise do processo de tomada de decisão orçamentária no setor de saúde

Análise do processo de tomada de decisão orçamentária no setor de saúde

Este estudo adota o modelo proposto por Cesar et al. (2009), utilizado no respectivo estudo, Neuroaccounting: Modelando a tomada de decisões em ambientes contábeis. Este mesmo modelo, que tem sido analisado em estudos similares a este, obteve confirmação ao ser reutilizado por Cesar et al.(2010) no estudo Neuroaccounting contribution to understand the decision making: An example from an innovative company. Assim, considera-se que o modelo seja capaz de auxiliar na análise de como são tomadas as decisões relacionadas a metas orçamentárias pelos profissionais que atuam em organizações hospitalares. O modelo adotado foi construído por Cesar et al. (2009), tomando como base: 1) O modelo apresentado por Pennings, Garcia e Hendrix (2005), um modelo linear que segue os conceitos clássicos da área de Psicologia Cognitiva. Tal modelo traz como inovação a proposta de modelagem matemática dos fenômenos psicológicos como atenção seletiva, memória e outros. 2) A proposta de Camerer, Lowenstein e Prelec (2005) que utiliza os estudos clássicos em Economia e Psicologia Cognitiva mas incorpora achados recentes na área de Neurociência Cognitiva. Essa proposta sinaliza a existência de dois eixos de decisão (decisão racional e por expertise) e de dois domínios acionados para decisão (domínios cognitivo e afetivo), sendo considerado, portanto, um modelo bidimensional para análise da decisão.
Mostrar mais

119 Ler mais

ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO

ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO

Os dados retirados deste estudo sugerem as seguintes conclusões: (1) Os professores estudados apresentam como estilo dominante na tomada de decisão, o estilo directivo. No entanto, tendo em consideração as pontuações atribuídas aos estilos de tomada de decisão e verificando o segundo estilo mais pontuado, o comportamental, chega-se à conclusão que não é possível definir com clareza que o professor de Educação Física apresenta um estilo maioritariamente predominante. (2) No que diz respeito às variáveis em estudo, relativamente aos estilos de tomada de decisão (género, idade, anos na função e o ciclo em que lecciona), apenas apareceram diferenças significativas entre o género, nos estilos analítico e comportamental. Quanto ao número de anos na função encontraram-se diferenças significativas no estilo directivo.
Mostrar mais

85 Ler mais

Análise funcional como estratégia para a tomada de decisão em psicoterapia infantil.

Análise funcional como estratégia para a tomada de decisão em psicoterapia infantil.

portamentos agressivos e opositores, optou-se por realizar uma nova tentativa de retomar o objetivo inicial e estabelecer outras situações em que a criança pudesse trabalhar suas dificuldades acadêmicas e, assim, mini- mizar os deficits apresentados. Algumas sessões adicionais de fortalecimento do padrão cooperativo poderiam ter sido feitas, mas como a criança estava muito atrasada na escola, a decisão terapêutica foi “arris- car” um retorno ao objetivo inicial, com vistas a auxiliá- -la o quanto antes em suas dificuldades escolares. Assim, a transição foi programada de forma gradual, para que a criança pudesse passar de uma atividade lúdica para uma acadêmica “quase sem perceber”.
Mostrar mais

12 Ler mais

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTOE TOMADA DE DECISÃO DA CLÍNICA MULTIMED

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTOE TOMADA DE DECISÃO DA CLÍNICA MULTIMED

clinica; e traçar os objetivos dos sócios-proprietários a respeito do seu futuro com a clinica e, ainda, em relação ao futuro da empresa. A partir disto, formular a missão [r]

91 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECONOMIA - CAEN MESTRADO EM ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO – MESP DANILO PINHEIRO GUERRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO EM ECONOMIA - CAEN MESTRADO EM ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO – MESP DANILO PINHEIRO GUERRA

Segundo a análise do Psicanalista (C) o perfil do consumidor compulsivo é indiferente! A compulsão não se sujeita ao teste da realidade. Mesmo o indivíduo sabendo que a prática vem causar danos por ser emocional e inacessível racionalmente, o indivíduo mantém a prática. Os clientes atendidos no consultório durante o mês de setembro de 2017 somam um total de 8 pessoas e de acordo com os dados obtidos 75% (6) pertence ao sexo feminino e 25% (2) pertencem ao sexo masculino. Do mesmo modo, 2 homens encontram-se na faixa de idade entre 30 a 45 anos (25%) e 6 mulheres (75% estão na faixa de idade entre 35 a 50 anos. As mulheres (75%) (6) pertencem à classe média e 25% (2) dos homens pertence também à classe média. Em se tratando de classificar a maior e menor propensão ao efeito compulsivo nas compras, o grau máximo em média de compulsividade, atinge a 75% dos clientes e o grau mínimo de compulsividade atinge 25% desses clientes, onde 65% utilizam o cartão de crédito para as compras e somente 35% apresenta menor propensão ao efeito compulsivo nas compras conforme Quadro 1.
Mostrar mais

89 Ler mais

Elementos intervenientes na tomada de decisão

Elementos intervenientes na tomada de decisão

Para melhorar a qualidade da comunicação, o ser humano precisa desenvolver as habilidades de se expressar e de ouvir. Normalmente as pessoas estão predispostas a defender seus pontos de vista, assim, quando um interlocutor está falando, o outro não está atento ao que ele está dizendo, mas já está preparando a argumentação para defender seu ponto de vista, interferindo na qualidade da comunicação. A ação comunicativa realmente ocorre quando as pessoas, livres de autodefesas, buscam chegar a um acordo sobre determinada situação de decisão, ouvindo e respeitando outros pontos de vista. Corroborando esse ponto de vista, Gutierrez (1999, p. 38), “pressupõe que um conjunto de pessoas, com preparação intelectual, informações e interesse em chegar a um acordo, debate todas as alternativas possíveis, até constituir um plano de ação coletivo consensual”. O autor compreende que esse processo “vai das normas de educação até a ausência de desvios patológicos que possam impedir a percepção do sentido geral de uma discussão, ou a revisão pessoal de comportamentos e conceitos quando confrontados com argumentos distintos”.
Mostrar mais

6 Ler mais

A perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo da tomada de decisão

A perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo da tomada de decisão

Os juízos aqui presentes remetem para uma análise que consiste em calcular uma utilidade global, segundo um determinado modelo, definida como a “soma” ponderada dos níveis dos atributos e das preferências expressas pelo indivíduo. O resultado final deve permitir a previsão das eleições ou a previsão da ordenação (“ranking”) das preferências. A vantagem principal desta abordagem é a sua simplicidade e a sua capacidade de utilização, mesmo quando o número de atributos é grande, o que gera um problema de sobrecarga de informação, que diminui consideravelmente o valor dos estudos. Apresenta porém, cinco problemas: (1)- se existe uma correlação substancial entre os atributos, torna-se difícil ao inquirido proporcionar os graus para os seus níveis, (2)- assume o modelo aditivo de funções parciais, como a verdade literal, (3)- qualquer redundância nos atributos pode conduzir também a uma dupla contabilização, (4)- quando a qualidade é quantitativa, os graus relativos de satisfação podem chegar a ser lineares e, (5)- não se obtém nenhuma avaliação do inquirido, sobre a probabilidade de compra, porque não se consideram os perfis completos.
Mostrar mais

41 Ler mais

Show all 10000 documents...