Cidade de Manaus

Top PDF Cidade de Manaus:

Detecção de rotavírus em um cão doméstico na cidade de Manaus-AM.

Detecção de rotavírus em um cão doméstico na cidade de Manaus-AM.

O Trabalho foi realizado na Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde – CPCS do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Para a realização desta pesquisa, optou-se por executar um estudo prospectivo, descritivo e transversal, programado para durar 3 meses, entre as coletas e o processamento laboratorial das amostras fecais. Foram coletadas 32 amostras fecais no período de agosto a outubro de 2006, sendo 16 amostras do Canil Municipal da Cidade de Manaus, 2 provenientes de uma clínica veterinária da Cidade de Manaus de cães internados com diagnóstico de gastroenterite, vômitos e anorexia, e 14 amostras de residências de pessoas que se ofereceram para ser voluntários na pesquisa fornecendo amostras fecais de seus cães.
Mostrar mais

4 Ler mais

Baratas (Insecta, Blattaria) sinantrópicas na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Baratas (Insecta, Blattaria) sinantrópicas na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

A coleta de baratas na cidade de Manaus resultou em seis espécies associadas às habitações, estabelecimentos comerciais e educacionais, sendo quatro predominantemente dentro das habitações, Blatella germanica (Linnaeus, 1758), Supella longipalpa (Fabricius, 1798), Periplaneta americana (Linnaeus, 1758), P. australasiae (Fabricius, 1775) e duas fora das habitações, Pycnoscelus surinamensis (Linnaeus, 1758) e Blaberus parabolicus Walker, 1868. P. americana foi comum tanto interna como externamente às instalações urbanas; P. australasiae foi predominante em barcos; P. surinamensis e B. parabolicus foram invasoras ocasionais de residências na estação chuvosa. São apresentadas fotos coloridas, em tamanho natural, para reconhecimento das espécies.
Mostrar mais

6 Ler mais

Fitoterápicos na odontologia: estudo etnobotânico na cidade de Manaus.

Fitoterápicos na odontologia: estudo etnobotânico na cidade de Manaus.

Esta pesquisa realizou um estudo etnobotânico visando diagnosticar indicação e forma de utilização de plantas medicinais para alterações patológicas orais nos atendimentos odontológicos ambulatoriais das Unidades Básicas de Saúde e sua comercialização nos mercados e feiras municipais na cidade de Manaus, com intuito de traçar um peril do uso de plantas medicinais na odontologia, podendo beneiciar a população e fornecer subsídios ao serviço público de saúde para implementação da terapêutica itoterápica como alternativa aos tratamentos convencionais.
Mostrar mais

7 Ler mais

Perfil dos usuários de implante coclear da cidade de Manaus.

Perfil dos usuários de implante coclear da cidade de Manaus.

vigilância da rubéola no Sistema de Vigilância Epidemiológica de Manaus somente pôde desenvolver ações de prevenção e controle quando foi introduzida, em 2000, a vacina dupla viral (sarampo/rubéola) e da tríplice viral em 2003, na rotina das Unidades Públicas de Saúde. O Sistema de Vigilância Municipal de Manaus, com o conhecimento dessas informa- ções, desenvolveu, com o apoio do Estado, atividades para estruturar o atendimento das gestantes positivas para a rubéola como também as gestantes negativas nas materni- dades de Manaus. Essas questões levantam discussão quanto às políticas adotadas na cidade de Manaus para a prevenção de doenças infecciosas e, por consequência, a minimização de seus efeitos para a audição.
Mostrar mais

8 Ler mais

Teores de flúor em águas da cidade de Manaus.

Teores de flúor em águas da cidade de Manaus.

As analises de 10 amostras coletadas em diferentes locais da cidade de Manaus reve laram que todas continham flúor porém, com teores muito baixos em re 1 ação ao teor (I ppm) recomenda[r]

3 Ler mais

Marcas dermatoglíficas, Antropometria e as qualidades físicas básicas dos escolares da rede municipal da cidade de Manaus

Marcas dermatoglíficas, Antropometria e as qualidades físicas básicas dos escolares da rede municipal da cidade de Manaus

O objetivo deste estudo de caráter descritivo comparativo foi objetivou analisar as características dermatoglíficas, antropométricas e as qualidades físicas básicas, em 180 escolares selecionados de forma estratificada, assim distribuídos: meninos de 10 anos = 32; 09 anos = 32; 08 anos = 32; meninas de 10 anos = 28; 09 anos = 28; 08 anos = 28), cursando o ensino fundamental da Escola Municipal Boa Esperança, localizada na Zona Leste, no Bairro do Coroado, na cidade de Manaus, Amazonas. Para identificação das características dermatoglíficas, foram coletadas as Impressões Digitais; para avaliação da massa corporal, estatura e IMC, foram utilizados uma balança digital com um estadiômetro da marca Filizola. Os testes: sentar e alcançar (flexibilidade); Impulsão Horizontal ou salto em distância parado (força de membros inferiores); Flexão e extensão do tronco (Força abdominal); Flexão e extensão dos braços em suspensão na barra (Força de membros superiores); 30 metros (Velocidade) e 9 minutos (Resistência aeróbica)foram aplicados para avaliar as qualidades físicas básicas. Os resultados demonstraram que não existiram diferenças entre os gêneros, na maioria das variáveis estudadas, e as diferenças existentes entre as idades de 8, 9 e 10 anos, demonstram uma tendência de normalidade no desenvolvimento infantil.
Mostrar mais

81 Ler mais

Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

O resultado de Manaus indica duas possibilidades: 1) que ocorreu o desaparecimento de C. canis ou 2) que seu índice populacional é muito baixo e não foi detectada neste estudo. C. canis é mais comum em áreas temperadas e mais rara em áreas tropicais (Hopkins & Rothschild, 1953). A explicação para a predominância de C. canis em 1922, se a identificação foi feita corretamente (não há informação de depósito de espécimes testemunhos em coleções científicas para confirmar a identificação), é que Manaus esteve sob grande influência da colonização européia no final do século retrasado e início do século passado; os imigrantes trouxeram seus animais domésticos infestados pela pulga predominante na Europa, C. canis, e a mesma predominava entre os animais locais. Com o tempo, esta espécie foi sendo substituída por C. f. felis, espécie adaptada ao clima tropical e que hoje predomina na cidade de Manaus.
Mostrar mais

4 Ler mais

Características de pacientes com câncer de pulmão na cidade de Manaus.

Características de pacientes com câncer de pulmão na cidade de Manaus.

Estudo retrospectivo e descritivo dos casos de câncer de pulmão, no período de janeiro de 1995 a dezembro de 2002, atendidos no Hospital Universitário Getúlio Vargas, na Sociedade Beneficente Portuguesa do Amazonas e na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. Esses hospitais foram escolhidos por serem os únicos centros de aten- dimento e tratamento de pacientes com câncer de pulmão na cidade de Manaus.

7 Ler mais

Traumatismos vasculares pediátricos na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Traumatismos vasculares pediátricos na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Objetivo: avaliar a incidência de traumatismos vasculares pediátricos em doentes atendidos no Hospital Pronto Socorro da Criança Zona Leste, na cidade de Manaus. Métodos: estudo retrospectivo de doentes pediátricos vítimas de traumatismos vasculares atendidos no período de fevereiro de 2001 a fevereiro de 2012. Resultados: foram estudados 71 doentes com predominância do sexo masculino (78,87%) com média de idade de 7,63 anos. O mecanismo de trauma predominante foi o ferimento por arma branca em 27 pacientes (38,03%). A média de internação foi 10,18 dias, com 16 doentes necessitando de cuidados em unidade de tratamento intensivo com permanência média de 8,81 dias. As principais lesões ocorreram em extremidades, com predomínio do membro superior, com lesões das artérias ulnar em 13 (15,66%) e radial em dez (12,04%). O procedimento mais utilizado foi a exploração vascular 35 (32,4%). Em nove doentes (12,68%) ocorreram complicações. A mortalidade foi 1,4%, em um paciente com lesão da veia ilíaca comum e da veia cava inferior, devido à queda de altura. Conclusão: o traumatismo vascular pediátrico ocorreu predominantemente em extremidades. As dimensões dos vasos lesionados tornaram a correção cirúrgica mais complexa e aumentaram os índices de complicações, particular- mente, de amputações.
Mostrar mais

7 Ler mais

Sexualidade na adolescência: um estudo com escolares da cidade de Manaus/AM

Sexualidade na adolescência: um estudo com escolares da cidade de Manaus/AM

Resumo: Estudo transversal de base escolar com objetivo de investigar sexualidade de adolescentes da cidade de Manaus/AM, comparando rapazes e moças. Um total de 1747 adolescentes de 12 a 19 anos responderam questionário anônimo e autoaplicado. Cerca de 53,6% dos adolescentes já teve relação sexual, sendo o percentual mais elevado nos rapazes (68,0%). A idade média da iniciação sexual foi maior nas moças (14,6 anos) que nos rapazes (13,1 anos). O preservativo foi usado na primeira relação sexual por 65,8% dos adolescentes. As primeiras fontes de informações sobre relação sexual são família e professor/escola. Rapazes e moças conhecem programas de educação sexual oferecidos pela escola (66,5%) e município (33,7%). História de gravidez foi relatada por 12,8% da amostra e abuso sexual por 9,0%. Este estudo mostra precoce iniciação sexual dos adolescentes escolares de Manaus/AM. Família e escola possuem importante papel na educação sexual desta população, necessitando orientações específicas.
Mostrar mais

18 Ler mais

A cidade de Manaus e a crise da borracha: uma breve análise histórica

A cidade de Manaus e a crise da borracha: uma breve análise histórica

RESUMO: Esta pesquisa busca enfatizar o início da crise da borracha, abordando os primeiros anos e as consequências que essa crise trouxe à cidade de Manaus, no período corresponden- te aos fins do século XIX até o início do século XX. Nesse sentido, o principal propósito deste estudo é indagar sobre os motivos que levaram à crise e seus reflexos na cidade, bem como sobre o comportamento das autoridades perante tal situação econômico-social. Tratar-se-á também das primeiras tentativas para minimizar o impacto da crise. Assim, foi estabelecida uma sequência de três momentos históricos: o primeiro, quando sementes de seringueira da Amazônia são levadas para a Ásia; a segunda parte trata da possível ameaça de uma concor- rência com seringais asiáticos; e a última etapa marca o início da crise econômica. Vários fato- res culminaram na crise, que afetou diretamente, a cidade de Manaus, a partir de quando os objetos construídos, naquele momento, na área urbana, passaram a ter outros usos e desusos ao longo dos anos.
Mostrar mais

19 Ler mais

Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas

Análise situacional da percepção de meio ambiente por alunos da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, Amazonas

A educação ambiental é indispensável na luta pelo desenvolvimento de uma nova consciência social, política e ecológica comprometida com a melhoria das condições de vida da humanidade. Compreender como os indivíduos percebem e interpretam o meio ao seu redor tem se mostrado como etapa primordial, subsidiando a concepção e a execução de projetos e ações pedagógicas voltadas à proteção do meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de meio ambiente dos alunos do 9° ano das escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade de Manaus, verificando o cumprimento dos princípios orientadores da Educação Ambiental e das legislações ambientais vigentes. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a técnica de survey e a coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário semi-estruturado e de mapas mentais. Após a tabulação das respostas percebeu-se que a maioria dos alunos apresentou uma visão reducionista e fragmentada de meio ambiente como sinônimo de natureza onde o ser humano é visto como agente externo ao meio e como principal causador dos problemas ambientais. Através destes resultados chegou-se a conclusão que os princípios da Educação Ambiental e as recomendações expressas nos PCNs não estão sendo aplicadas de forma satisfatória, resultando na precária percepção ambiental que os alunos da cidade de Manaus demonstraram nesta pesquisa.
Mostrar mais

18 Ler mais

Tinea pedis na cidade de Manaus - AM, Brasil.

Tinea pedis na cidade de Manaus - AM, Brasil.

Na Tabela 1 estão referidos os dados relativos a faixa etária, tempo de evolução, em correlação com as localizações por segmento podai: plantar, interdigital, dorso,plan tar e interdig[r]

6 Ler mais

Ocorrência de reação imediata generalizada à intradermorreação de Montenegro.

Ocorrência de reação imediata generalizada à intradermorreação de Montenegro.

descritas reações severas após aplicação intradérmica de antígenos parasitários para diagnóstico. Durante um inquérito epidemiológico utilizando-se a Intradermorreação de Montenegro (IDRM) realizado na cidade de Manaus envolvendo 187 indivíduos, foi verificada a ocorrência de um caso de reação imediata generalizada dentro dos primeiros 30 minutos após a aplicação do teste intradérmico.

2 Ler mais

Padrão da infecção pelo HIV/AIDS em Manaus, Estado do Amazonas, no período de 1986 a 2000.

Padrão da infecção pelo HIV/AIDS em Manaus, Estado do Amazonas, no período de 1986 a 2000.

Os resultados obtidos permitiram identificar que a evolução temporal da infecção pelo HIV/Aids na Cidade de Manaus, apresentou três padrões relativamente distintos. O padrão observado no primeiro período (1986 a 1990) foi caracterizado por progressão lenta da epidemia. O padrão da epidemia no período seguinte (1991 a 1995) expressou-se por crescimento moderado, com aumento relativo do número de casos e na intensidade da transmissão, ampliação significativa dos espaços sociais de ocorrência da infecção. E no último período de estudo (1996 a 2000), o padrão da infecção pelo HIV/Aids na Cidade de Manaus caracterizou-se por forte incremento da epidemia, com um aumento expressivo do número de casos e das taxas de incidência, com grande ampliação dos espaços sociais de ocorrência da infecção. A partir dos resultados, foi possível constatar que a epidemia pelo HIV/Aids em Manaus experimentou de forma mais lenta as mesmas modificações já descritas para todo o país 6 19 .
Mostrar mais

8 Ler mais

PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CIRCUITO DA CIÊNCIA E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CIRCUITO DA CIÊNCIA E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

Dentro do contexto de espaços institucionalizado, voltamos nossos olhares para os vários espaços educativos que existem na cidade de Manaus-AM, dos quais iremos destacar alguns locais institucionalizados, por possuírem infraestrutura adequada para atender os visitantes como: Teatro Amazonas, Bosque da Ciência do INPA, Museu Amazônico, Parque Municipal do Mindu, Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke, Museu do Seringal Vila Paraíso, Zoológico do CIGS, entre outros (ROCHA e FACHÍN-TERÁN, 2010).

14 Ler mais

Poluição e autopurificaçáo do rio Negro nas cercanias de Manaus

Poluição e autopurificaçáo do rio Negro nas cercanias de Manaus

A cidade de Manaus com um crescimento populacional desordenado que atingiu 103,3% entre 1970 e 1980 (Benchi- mol, 1981) e com uma infra-estrutura sanitária e urbana que não conseguiu [r]

8 Ler mais

(Re)Educação Ambiental para infratores no Amazonas: estratégias e macrotendências pedagógicas

(Re)Educação Ambiental para infratores no Amazonas: estratégias e macrotendências pedagógicas

As Oficinas de Reeducação Ambiental desenvolvidas na cidade de Manaus são realizadas por meio do esforço conjugado entre os órgãos de defesa do meio ambiente, sobretudo pela forma [r]

21 Ler mais

Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos

Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos

Este artigo se propõe a fazer uma reflexão sobre a pesquisa realizada no campo das práticas pedagógicas e experiências poéticas vividas junto aos indígenas da etnia Tikuna. Esses encontros sensíveis se pautaram pela busca de diálogo com os saberes ameríndios e a criação de um espaço de conhecimento e de trocas culturais que potencializa as vozes dos sujeitos envolvidos - os indígenas, os alunos- performers e a performer-professora. Encontros com outros corpos, de pessoas, de grupos, de experiências, de lugares, de ideias, de histórias, de culturas, de etnias e de gênero, constituindo a malha de colaborações. Esses encontros falam da experiência com a comunidade indígena Parque das Tribos localizada no perímetro urbano da cidade de Manaus, Amazonas, em que o foco está na relação de troca junto à professora Tikuna Mepaeruna e as crianças Tikuna no Espaço Cultural Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit , assessorado pela Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI/SEMED) instituído dentro da comunidade.
Mostrar mais

31 Ler mais

AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO BLOCO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I / Natural Sciences classes for first-grade Elementary school students

AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO BLOCO PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL I / Natural Sciences classes for first-grade Elementary school students

Retrataremos a metodologia adotada por professores em uma escola Municipal da Cidade de Manaus, seguindo o que preconizam os documentos, sobretudo ao que determina o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, as Unidades de Ensino pertencentes ao município de Manaus aderiram tal utilização, além disso, também são abordados os conteúdos do currículo, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (BRASIL, PCN, 1997) e a Proposta Pedagógica: Anos Iniciais - Bloco Pedagógico (MANAUS, 2014).
Mostrar mais

10 Ler mais

Show all 10000 documents...