Concursos para professores

Top PDF Concursos para professores:

Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874 – 1924)

Uma investigação sobre os saberes elementares matemáticos presentes em concursos para professores primários em Sergipe (1874 – 1924)

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar sobre os saberes elementares matemáticos presentes em provas de concursos para professores primários em Sergipe no período de 1874 a 1924. Para atingir esse intento, foram utilizadas provas de concursos como fontes principais, além de decretos, leis, regulamentos, mensagens de presidentes do Estado de Sergipe. Valente (2013), Chartier (1995), Julia (2001) e Chervel (1990) serviram como suporte para uma compreensão sobre história da educação matemática e para uma interpretação das fontes. Como resultado da investigação, foram identificados os tipos de provas: dissertativas e de resolução. Abrangem saberes como: operações fundamentais de inteiros, quebrados e frações; Redução de frações a decimais; Conversão de medidas de capacidade em canadas e vice versa; Somar quebrados; Maior divisor comum; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum por decomposição; Numeração decimal, fração decimal; Conversão de fração decimal em ordinária e vice-versa; Teoria e propriedade das proporções; Divisão proporcional e Juros simples; Divisibilidade dos números- números primos; Multiplicação de frações ordinárias com quatro casos principais; Números e algarismos; Medidas de superfície, de volume e de comprimento; Conversão de medidas de capacidade e medidas de comprimento; Hora e seus múltiplos e submúltiplos; Regra de três; Expressões numéricas com frações; Dízima periódica composta. Depois da identificação desses saberes e de não identificarmos um detalhamento sobre como esses saberes deveriam ser tratados, nos regulamentos, decretos ou programas, optamos por estabelecer uma relação possível entre o que foi identificado nas provas e a forma como eles são abordados nos manuais de autoria de Antonio Trajano. A partir da investigação é possível afirmar que os candidatos ou os membros da congregação que elaboraram as provas tomaram os manuais desse autor como referência. Tal afirmativa é baseada tanto na forma como as questões foram elaboradas quanto na maneira de responder dos candidatos. É possível identificar elementos de aproximação com os saberes elementares matemáticos dos manuais em relação aos enunciados e resoluções como, por exemplo, divisibilidade e números primos entre si. Um fato que merece destaque é que todos esses saberes estão localizados na matéria/disciplina Aritmética, visto que, ao que tudo indica os saberes elementares geométricos não eram tomados como referência para a seleção dos professores para o ensino primário. Por fim, é possível afirmar que os saberes elementares matemáticos das questões das provas estão mais próximos dos saberes elementares aritméticos tratados no ensino primário.
Mostrar mais

96 Ler mais

“Habilitado” ou “inhabilitado” : os concursos para professores do ensino secundário em Sergipe (1875-1947)

“Habilitado” ou “inhabilitado” : os concursos para professores do ensino secundário em Sergipe (1875-1947)

O objeto de investigação desta tese é os concursos para professores do ensino secundário de Sergipe. A pesquisa de doutoramento possui a finalidade de analisar as relações de poder no processo administrativo dos concursos para professores secundários do Atheneu Sergipense entre os anos de 1875 e 1947, relacionando as práticas de recrutamento e seleção desta instituição com as previsões legais em níveis nacional e estadual. Para tanto, foram identificados e examinados quarenta e seis concursos docentes sergipanos, realizando fundamentação e diálogo das análises por meio da categoria “poder” do autor Michel Foucault, além de interlocuções com pesquisadores que pautam os estudos nas reflexões teórico-metodológicas da História Cultural. Desse modo, as fontes localizadas foram variadas: atas, correspondências, decretos, diários oficiais, discursos, jornais, leis, livro de inscrições para concursos, petição e termo de audiências, regimentos escolares, registro de títulos, relatórios dos diretores, teses de concursos e outros. Nessa perspectiva, esta tese defende, que durante as práticas de recrutamento e seleção de professores para o ensino secundário do Atheneu Sergipense, haviam relações de poder mediadas pelos saberes dos concorrentes, pelo olhar hierárquico vigilante da Congregação e pelas determinações da sanção normatizadora do governo, cujos interesses eram coletivos em prol da organização escolar, via concursos e/ou nomeações docentes. Desde a criação do Atheneu Sergipense que a forma administrativa de ingresso para professores do ensino secundário em Sergipe se deu, predominantemente, por concursos providos pela Congregação da instituição e posterior aprovação dos responsáveis governamentais, conforme as mudanças normativas dos exames, mesmo com o advento do Estado Novo. Ao longo desse período, ainda ocorriam algumas nomeações por parte do governo, sejam elas devido à ausência de candidatos inscritos nos concursos ou estratégias políticas e sociais também caracterizadas com uma relação de poder. Sendo assim, a dinâmica dos concursos docentes legitimou a profissionalização e modelou o tipo de professor capacitado para o ensino secundário de Sergipe. Dessa maneira, o trabalho traz contribuições para a História da Educação, sobretudo para os trabalhos que pautam as temáticas na História das Disciplinas Escolares e na História da Profissionalização Docente em instituições escolares específicas.
Mostrar mais

399 Ler mais

Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX

Analisando provas de concursos para professores de Matemática no Colégio Pedro II no século XIX

A prova oral limita-se à argumentação entre os concurrentes a qual se converte quase sempre em um [ilegível] em que se invertem muitas veses as posições, assumindo o lugar d’arguente quem devera conservar-se defendente e vice- versa; apresentando-se forte na argüição quem se mostra fraquíssimo na defesa, isso devido a vir cada qual armado com um certo número de perguntas [de cor] com as quaes assalta e prostra o adversário, cabendo-lhe a mesma sorte quando, por sua vez é attacado por aquelli; resultando d’ahi scenas pouco edificantes que repugnam quer à seriedade e importância do acto quer ao accatamento devido à pessoa augusta do Monarcha que honra com a sua presença os ditos concursos e bem assim ao respeito devido as autoridades superiores que presidem aos mesmos e à imparcialidade e serenidade dos julgadores.
Mostrar mais

22 Ler mais

Estresse e desempenho em concursos públicos

Estresse e desempenho em concursos públicos

Esta dissertação é composta de dois estudos, sendo um teórico e um empírico, apresentados na forma de artigos. O objetivo geral do trabalho foi investigar a associação entre sintomas de estresse e desempenho em concursos públicos. O primeiro artigo consiste em uma revisão teórica sobre estresse, estressores, resposta de estresse, memória e estresse e desempenho, incluindo conceitos e relações entre eles. O artigo empírico foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, objetivo descritivo e delineamento transversal. Constatou-se que, entre os candidatos ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio Grande do Sul, avaliados antes da primeira fase do concurso, obtiveram um maior índice de aprovação os candidatos mais jovens e que o nível de estresse não foi significativo entre os aprovados e reprovados, mas sim a fase de estresse em que eles estavam. Os resultados deste estudo sugerem que, ao menos na primeira fase do exame da OAB, candidatos aprovados apresentaram tendência a ser mais jovens e apresentar mais indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas sem diferenças quanto à presença de estresse em relação aos candidatos reprovados.
Mostrar mais

70 Ler mais

Concursos de Arquitetura: mitos e ideologias.

Concursos de Arquitetura: mitos e ideologias.

Os concursos de projeto de arquitetura são eventos realizados para promover a realização de obras públicas de forma transparente e com vistas à excelência arquitetônica. São eventos culturais, pois resultam em exposições: apresentam à sociedade e ao público interessado uma produção diversificada de projetos realizados sobre um mesmo tema. Os concursos de projeto possuem dimensões interpretativas, ideológicas e metodológicas que atravessam todas as etapas do evento e são dependentes entre si. Os concursos de projeto podem ser benéficos ao campo da desde que ultrapassem a dimensão da obra. Os concursos devem produzir materiais didáticos e experimentais para que suas potencialidades colaborem com o desenvolvimento teórico, crítico e prático do campo da arquitetura. A importância da interpretação, ideologia e metodologia é fundamental para que os concursos possam explorar essas potencialidades de forma favorável. O presente estudo identifica padrões dominantes nos concursos realizados desde o século XVIII para exemplificar temáticas recorrentes. Posteriormente, aborda as relações estabelecidas entre os campos sociais, arquitetônico e específico dos concursos de arquitetura a fim de reconhecer valores. Por fim, aplicam-se os valores e compara-se comdoisconcursos realizados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil do Rio Grande do Sul a fim de identificar como inferem nos processos, na produção e na valoração.
Mostrar mais

194 Ler mais

Controle jurisdicional dos concursos públicos

Controle jurisdicional dos concursos públicos

RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. PROVA ORAL. NOTAS. REVISÃO. IMPOSSIBILIDADE. NÃO DEMONSTRAÇÃO DO DIREITO LÍQUIDO E CERTO. AUSÊNCIA DE PROVA PRÉ-CONSTITUÍDA. EDITAL DO CONCURSO. CRITÉRIOS VALORATIVOS DE NOTAS. PODER DISCRICIONÁRIO DA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO. INVIABILIDADE DO CONTROLE JURISDICIONAL. PRECEDENTES. RECURSO DESPROVIDO. 1. Para que se possa auferir, de maneira inequívoca, a existência do direito líquido e certo, faz-se imprescindível a apresentação, juntamente com a inicial, da prova pré-constituída, já que tal ação possui caráter documental, em cujo âmbito não se admite dilação probatória. 2. In casu, não houve sequer a juntada do Edital ou da Resolução do VIII Concurso Público para Juiz Substituto da 2ª Região, não havendo que se falar, assim, em direito líquido e certo do ora Recorrente, pois não se afigura possível aferir-se a veracidade dos fatos alegados, de que o Edital violou princípios constitucionais, ao negar o seu direito de recorrer das provas orais realizadas, ou, ainda, de se verificar a possibilidade de a Banca Examinadora rever e majorar as notas que lhe foram atribuídas. 3. Ademais, conforme entendimento pacífico da jurisprudência e da doutrina, não compete ao Poder Judiciário a ingerência na valoração dos critérios adotados pela Administração para a realização de concursos públicos, salvo quanto ao exame da legalidade das normas instituídas no edital e o seu cumprimento durante a realização do certame. Precedentes. 4. Recurso improvido. (STJ - ROMS 15.866-RJ - 2003/0010800-5 - Quinta Turma - Relator Ministra Laurita Vaz - Data do Julagmento: 27.05.2003 - g.n.)
Mostrar mais

110 Ler mais

Concursos públicos, avaliações e certificações

Concursos públicos, avaliações e certificações

Em 1938, o CFSPC deu origem ao Depar- tamento Administrativo do Serviço Público (DASP), órgão ligado diretamente à presi- dência da República, também chefiado por Luiz Simões Lopes. O DASP deveria fazer um grande estudo dos órgãos públicos e ela- borar estratégias para otimizá-los. Na prá- tica, estava acima de todos os ministérios, elaborando e fiscalizando seus orçamentos, universalizando procedimentos segundo cri- térios inspirados na teoria weberiana, pre- enchendo e articulando seus cargos e modos de funcionamento. Uma das principais atri- buições do Departamento, compreendida como inseparável à reforma, era a seleção de servidores mediante concurso público, como garantia de que os novos cargos se- riam preenchidos de acordo com o mérito, não estando sujeitos a indicações e interfe- rências políticas. Introduzidos em 1934, os concursos públicos haviam sido tornados obrigatórios em 1936, quando sua organi- zação foi centralizada no CFSPC, passando posteriormente ao DASP. Antes disso, orga- nizados pelos ministérios, eram porta de en- trada para partidários políticos e parceiros das oligarquias ainda intensamente articula- das com o sistema, o que resultava em fun- cionalismo ocioso, desarticulado e oneroso para os cofres públicos.
Mostrar mais

73 Ler mais

Os concursos de beleza, disputas de israelidade

Os concursos de beleza, disputas de israelidade

Os dois concursos podem ser apreendidos como eventos públicos (HANDELMAN, 1988, p.9), isto é, como suportes de comunicação capazes de transmitir aos participantes versões da ordem social em termos simbólicos relativamente coerentes. Assim, os concursos de beleza não são simplesmente a expressão de uma cultura de massa comercial onde se acumulam práticas disciplinares da feminilidade e da nacionalidade (BANET-WEISER, 1999), são também eventos que visam intencionalmente o horizonte da sociedade. O desenrolar de um concurso de beleza permite analisar as possibilidades que se oferecem para negociar ou descartar este ou aquele horizonte. O concurso é uma forma culturalmente concebida conforme uma trama programática conectada à vida cotidiana, e se verá aqui que cada concurso propõe uma maneira diferente de israelidade – real versus potencial.
Mostrar mais

18 Ler mais

Português para concursos cusro completo

Português para concursos cusro completo

- Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte, As orações “Desafia o nosso peito a própria morte”, “que um f[r]

82 Ler mais

Redes de Computadores Concursos de TI

Redes de Computadores Concursos de TI

• Rede – recebe os pacotes da camada de transporte ou quadros da camada link de dados e faz o endereçamento dos dados (pacotes) convertendo o endereço lógico em endereço físico para que [r]

11 Ler mais

A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química

A base de conhecimentos para o ensino avaliada nos concursos públicos de seleção de professores de química

Entre os anos de 2009 e 2011, foi registrada redução, de 3,7 para 2,6 pontos, do IDEB obtido por determinada escola pública localizada na periferia da capital do estado e onde funcionam as séries finais — 8.º e 9.º anos — do ensino fundamental e o ensino médio. A escola, que possui 1.200 alunos distribuídos em 31 turmas, funciona apenas nos turnos matutino e vespertino. A grande maioria dos alunos que nela estudam encontra-se na faixa etária estabelecida para a série que estão cursando. O prédio da escola, construído na década de 70 do século passado, já passou por algumas reformas e, de modo geral, as condições de infraestrutura do local são boas. No caso de ausência de professores por um período de quinze dias, por exemplo, professores substitutos são designados para substituí- los, o que mostra que, de forma geral, a falta de pessoal não acarreta problemas graves. Recentemente, entretanto, o clima organizacional na escola pode ser descrito como tenso, tendo a equipe de direção sido substituída após ser acusada de peculato, razão por que a gerência de ensino solicitou a abertura de sindicância para apurar os fatos e nomeou um diretor substituto para a escola. Parte dos professores está com a autoestima bastante afetada e cumpre sofrivelmente com suas obrigações, sendo os atrasos constantes e o número de atestados médicos, elevado. Além disso, está sendo implantado no estado um novo currículo para a educação básica. Após a divulgação do IDEB de 2011, o diretor nomeado convocou uma reunião pedagógica para tratar do tema e das condições da escola.
Mostrar mais

212 Ler mais

Divulgação Gratuita - Kit Concursos

Divulgação Gratuita - Kit Concursos

Parabéns ! Você deu um grande passo para conquistar sua vaga em um concurso público. Depois de muitos estudos e muito interesse na área de empregos e concursos, decidi abrir esse meu conhecimento com vocês através deste ebook, com dicas preciosas para você conseguir obter o sucesso que tive em alguns concursos que participei. Essas dicas obtive durante toda essa minha jornada, de estudos, dedicação e aprendizado. Espero que meu conhecimento possa ajudar vocês a realizar o seu sonho. Bom estudo e sucesso !

13 Ler mais

As Oportunidades em Concursos Públicos para Egressos em Administração

As Oportunidades em Concursos Públicos para Egressos em Administração

Alguns especialistas em concursos públicos afirmam que a maior concorrência que um candidato tem, é consigo mesmo. Observando as respostas dos entrevistados, isso foi possível verificar, pois não ficou evidente a preocupação destes com a concorrência. O concursante deve estar preparado para a vaga que está disponibilizada no edital. Esse preparo passa pela maturidade do candidato, a formação, o estudo individual, o foco. Isso tudo depende essencialmente de cada um. O que ocorre é que muitos candidatos não têm esses atributos e fazem o concurso para adquirir experiência, o nível de exigência da prova e para testar os limites. O que não chega a ser concorrência efetiva, pois não obterão aprovação.
Mostrar mais

70 Ler mais

Os limites do controle jurisdicional dos concursos públicos

Os limites do controle jurisdicional dos concursos públicos

O concurso público é a forma de acesso aos cargos e empregos públicos, instituído pela Constituição Federal de 1988. É através desse procedimento que o Estado seleciona seus agentes, devendo ser, portanto, um instrumento que garanta a contratação eficiente. A carreira pública vem sendo valorizada crescentemente, muitos almejam o cargo público, sendo assim, além de um instrumento que garanta uma boa contratação por parte da Administração Pública deve garantir também o direito de acesso a todos os interessados. Nesse contexto, no desenvolvimento das relações recíprocas, caso um ou outro falte com seus deveres, surgem as situações contenciosas. Assim, o Judiciário vem sendo chamado a se pronunciar acerca de conflitos oriundos da insatisfação de candidatos em relação às regras estatuídas em concursos públicos. Resta então a análise do objeto central do estudo, qual seja, a possibilidade e os limites do controle jurisdicional dos concursos públicos. Através do estudo doutrinário e jurisprudencial, constata-se que os limites da interferência do Judiciário ultrapassa o critério de legalidade, o que possibilita a ampliação da tutela jurisdicional.
Mostrar mais

83 Ler mais

Os limites do controle jurisdicional dos concursos públicos

Os limites do controle jurisdicional dos concursos públicos

A presente monografia se situa, portanto, em área de intersecção na qual se entrelaçam conteúdos de Direito Administrativo e de Direito Constitucional. O método de abordagem adotado é o método dedutivo, vez que a partir da análise de regras e princípios gerais atinentes à limitação do controle jurisdicional dos atos administrativos em geral, serão estabelecidas relações com o regime jurídico dos concursos públicos para, enfim, identificarem-se os limites do controle jurisdicional dos concursos públicos. Quanto aos métodos de procedimento, a princípio, adotam-se: o método histórico para gizar um panorama histórico-evolutivo do tratamento constitucional reservado ao concurso; o comparativo para confrontar os diferentes posicionamentos firmados sobre o tema; e o monográfico, a identificar o posicionamento jurisprudencial dominante a partir de precedentes de maior repercussão. Por fim, a pesquisa se considera: bibliográfica, no que compreende a revisão da literatura; e documental, no que tange à investigação de normas constitucionais e infraconstitucionais, bem como da jurisprudência.
Mostrar mais

87 Ler mais

Constitucionalidade das limitações dos editais de concursos públicos

Constitucionalidade das limitações dos editais de concursos públicos

É oportuno ressaltar que a restrição determinada com espeque na razoabilidade poderá sempre ser objeto de apreciação judicial. A propósito, vem a calhar, uma vez mais, o escólio do festejado administrativista Hely Lopes Meirelles, ao elucidar que "os concursos não têm forma ou procedimento estabelecido na Constituição, mas é de toda conveniência que sejam precedidos de uma regulamentação legal ou administrativa, amplamente divulgada, para que os candidatos se inteirem de suas bases e matérias exigidas. Suas normas, desde que conformes com a CF e a lei, obrigam tanto os candidatos como a Administração. Como atos administrativos, devem ser realizados através de bancas ou comissões examinadoras, regularmente constituídas com elementos capazes e idôneos dos quadros do funcionalismo ou não, e com recurso para órgãos superiores, visto que o regime democrático é contrário a decisões únicas, soberanas e irrecorríveis. De qualquer forma, caberá sempre reapreciação judicial do resultado dos concursos, limitada ao aspecto da ilegalidade da constituição das bancas ou comissões examinadoras, dos critérios adotados para o julgamento e classificação dos candidatos. Isso porque nenhuma lesão ou ameaça a direito individual poderá ser excluída da apreciação do Poder Judiciário (CF, art. XXXV)" (cf. op. cit. p. 431).
Mostrar mais

241 Ler mais

Integração entre um módulo de gestão de concursos e um eMarketPlace

Integração entre um módulo de gestão de concursos e um eMarketPlace

No decorrer do projecto surgiu a necessidade de encontrar uma empresa parceira no sentido de providenciar aos clientes utilizadores do ERP o melhor serviço. A decisão de partir para uma parceria ao invés da criação de uma plataforma proprietária surgiu num contexto estratégico. Numa primeira abordagem, a empresa detentora do ERP não centra a sua actividade na gestão de plataformas de trocas comerciais B2B. A aposta na criação de uma nova plataforma desta índole iria exigir um grande investimento. Analisando o percurso dos diferentes mercados electrónicos em Portugal, o break-even point seria uma meta a atingir num espaço de tempo bastante alargado. Por outro lado, as empresas líderes neste tipo de mercado em Portugal apresentam já uma maturidade visível, encontrando-se totalmente estabelecidas no mercado e com carteiras de clientes bastante interessantes. A gestão de concursos deste teor por parte de empresas privadas será monitorizada por uma entidade encarregue de supervisionar todo o fluxo de informação. Está ainda previsto o lançamento de um diploma legal específico que irá ‘acreditar’ as plataformas que poderão exercer este tipo de actividade.
Mostrar mais

64 Ler mais

Os concursos nacionais de dramaturgia para o teatro de animação

Os concursos nacionais de dramaturgia para o teatro de animação

entre 1977 e 1993 – são nove concursos em dezesseis anos –, grifamos alguns pontos que merecem observações. Considerando todas as peças selecionadas, dispomos de 43 textos que passaram por avaliação de profissionais experientes no campo da literatura dramática e no campo da encenação. Foram 33 autores premiados, pois seis deles repetem seus nomes – alguns mais de uma vez – em anos e colocações diferentes. Desses 43 textos, mais da metade é direcionada ao público adulto e um percentual um pouco menor dedicado ao público infantil e/ou infanto-juvenil, até onde esta classificação pode ser indicada com algum rigor. A origem geográfica dos textos premiados, anotada pelo local onde residiam os autores na data da inscrição nos concursos, mostra a seguinte abrangência: dez textos do nordeste (Bahia, Pernambuco e Paraíba), 29 textos da região sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), três textos da região centro-oeste (Brasília e Goiás) e um texto da região sul (Rio Grande do Sul). Ainda, na pesquisa dos textos premiados que foram encenados, ressaltamos que a lista apresentada pode não estar completa, devido ao nem sempre seguro registro das informações reunidas, de todo o país.
Mostrar mais

13 Ler mais

Avaliação de propostas em concursos públicos e privados

Avaliação de propostas em concursos públicos e privados

 O método de avaliação multicritério é amplamente utilizado como meio de selecção de alternativas, de forma a auxiliar a selecção das propostas. Alsugair A. M. propôs um modelo para avaliar propostas de concorrentes em concursos públicos na Arábia Saudita. O modelo é desenvolvido utilizando a pós-qualificação das empresas adjudicatárias. O modelo inclui a identificação de factores envolvidos na avaliação de propostas e o impacto e pesos desses factores. Nesse modelo foi utilizado o software Qualifier-1 desenvolvido por Russel e Skibniewski em 1990, que implementa o dimensional weighting method para identificar a importância relativa de cada factor. Contudo, como as avaliações foram realizadas na Arábia Saudita, é necessária uma análise mais aprofundada antes de implementá-la em outro lugar [11].
Mostrar mais

115 Ler mais

Concursos e a sua importância no ensino do clarinete

Concursos e a sua importância no ensino do clarinete

Do mesmo modo, se o aluno não conhecer outros músicos do seu instrumento e de faixa etária semelhante não poderá saber qual o seu real valor comparativo. Sabe-se, no entanto, que os concursos não serão a única maneira de obter esse conhecimento, concertos, masterclasses, festivais, só para citar alguns exemplos, são outras oportunidades. Mesmo assim, com a presença de um júri, a percepção do aluno da sua capacidade comparada com os outros poderá sempre ser baseada e/ou fundamentada com a decisão e avaliação dos elementos do júri presentes. Esta opinião é partilhada por um jurado da Competição de Violino de Menuhin, Joji Hattori, que diz acreditar nos concursos como uma reunião de conhecimento, partilha e aprendizagem 5 .
Mostrar mais

86 Ler mais

Show all 10000 documents...