Condicionadores de solo

Top PDF Condicionadores de solo:

Formulação de condicionadores de solo com propriedades nematicidas

Formulação de condicionadores de solo com propriedades nematicidas

Os condicionadores de solo contendo todos os resíduos vegetais e os agentes de controle biológico (1D e 2D), de uma forma geral, foram os mais eficientes na redução da população de M. javanica e no incremento na produção de biomassa dos tomateiros, principalmente o 1D. À luz dos conhecimentos gerados até o momento, não é possível separar o possível efeito de cada componente dos produtos na supressão da população do patógeno, embora se acredite que não se trata de uma soma de fatores isolados, mas de uma complexa interação entre eles. A presença de determinadas fontes de matéria orgânica no solo, por si só, permite maior desenvolvimento das plantas e maior resistência aos nematóides (Akhtar & Malik, 2000). Com a exceção da fibra de coco, todos os demais componentes utilizados no preparo das formulações apresentaram a capacidade de controlar nematóides, quando estudados isoladamente, tais como as cascas de café (Tronconi et al., 1986; Lopes et al., 2005a), a torta e as folhas de mamona (Moraes, 1977; Alam et al., 1980; Akhtar & Alam, 1990; Akhtar & Mahmood, 1996; Lopes et al., 2005a), as folhas de falso-boldo (Lopes et al., 2005b) e as sementes trituradas de feijão-de-porco (Silva et al., 2002; Lopes et al., 2005a). Considerando que as condições experimentais do presente trabalho foram favoráveis à decomposição da matéria orgânica (temperatura, umidade do solo e a granulometria dos resíduos), a liberação de compostos com atividade nematicida na solução do solo pode ter sido um dos mecanismos responsáveis pelo controle de M. javanica, principalmente atuando sobre os juvenis de segundo estádio (J 2 ). Os agentes de biocontrole P. chlamydosporia I-28 e B.
Mostrar mais

112 Ler mais

Reatividade de corretivos da acidez e condicionadores de solo em colunas de lixiviação.

Reatividade de corretivos da acidez e condicionadores de solo em colunas de lixiviação.

Quanto à dinâmica das fontes de Si em profundidade (camada de 5-55 cm), o calcário e o gesso apresentaram uma concentração de Si em todo perfil dos lisímetros muito próximo do tratamento- testemunha (Figura 3a, b) por não conterem Si em sua composição. Nos primeiros 20 cm, o termofosfato, o silicato de Ca e o silicato de Ca e Mg apresentaram aumento na disponibilidade de Si (Figura 3a, b). O aumento na concentração de Si no solo pode ser benéfico para o crescimento e desenvolvimento das plantas, uma vez que são conhecidos os seus benefícios para o aumento da tolerância ao estresse hídrico, aumento da capacidade fotossintética, diminuição do acamamento, redução da transpiração e aumento da resistência ao ataque de pragas e doenças (Epstein, 1994; Korndörfer et al.,1999; Korndörfer et al., 2004a, b). O calcário e o gesso não diferiram da testemunha pela ausência de Si em sua composição (Quadro 2).
Mostrar mais

9 Ler mais

Energia da biomassa de cana-de-açúcar sob influência de hidrogel, cobertura vegetal e profundidade de plantio.

Energia da biomassa de cana-de-açúcar sob influência de hidrogel, cobertura vegetal e profundidade de plantio.

capacidade de retenção, agronomicamente esta água da chuva é perdida devendo-se, portanto, pensar em alternativas para seu uso agronômico. Existem polímeros sintéticos recomendados para uso agrícola como condicionadores de solo. As dosagens dependem dos fatores solo, cultura, clima, tipo de planta, quantidade de água, sistema de aplicação e diagnóstico do local de aplicação. Os polímeros possuem capacidade de retenção da água do solo com tensão maior que as partículas naturais do solo; apesar disto, esta tensão é menor que a tensão de sucção pelas raízes das plantas. Este fato possibilita maior retenção de água e nutrientes no solo, por serem prontamente liberados para as plantas (Azevedo et al., 2002). Albuquerque Filho et al. (2009) relatam que algumas características do solo, como porosidade, capacidade de armazenamento e evaporação, podem ser alteradas e promover mudanças nos fatores de produção, como frequência de irrigação e doses de nutrientes recomendados. A utilização de cobertura vegetal também é uma técnica utilizada para diminuir a evaporação de água do solo e incrementar o teor de matéria orgânica no solo, promovendo maiores valores de retenção de água. O palhiço é o material remanescente ao solo após a colheita mecanizada da cana-de-açúcar, sendo constituído de folhas verdes, folhas secas, ponteiros, frações de colmo de pequenas dimensões e, eventualmente, de raízes e partículas de terra a eles aderidas (Ripoli & Ripoli, 2004). O palhiço pode ser recolhido e enviado às unidades industriais visando à geração de energia elétrica ou pode ser deixado no campo como matéria orgânica (Michelazzo & Braunbeck, 2008). A deposição e a manutenção do palhiço sobre a superfície do solo apresentam aspectos positivos e negativos para a cultura canavieira (Souza et al., 2005).
Mostrar mais

6 Ler mais

CONDICIONADORES DO SOLO E SUA INFLUÊNCIA NA COLONIZAÇÃO MICORRÍZICA ARBUSCULAR E NA FERTILIDADE DO SOLO EM REFLORESTAMENTO NO SEMIÁRIDO

CONDICIONADORES DO SOLO E SUA INFLUÊNCIA NA COLONIZAÇÃO MICORRÍZICA ARBUSCULAR E NA FERTILIDADE DO SOLO EM REFLORESTAMENTO NO SEMIÁRIDO

Ações exploratórias têm causado injuria no bioma Caatinga, levando ao processo de degradação do ambiente. Práticas como o reflorestamento com plantas nativas e a utilização de condicionadores de solo tem sido difundidas como medidas de recuperação de áreas degradadas. Essa pesquisa foi desenvolvida para avaliar a colonização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) nas raízes de plantas de tamboril [Enterolobium contortisilliquum (Vell.) Morong] sob influência do uso hidrogel e da bagana de carnaúba como condicionadores do solo, e sua capacidade em auxiliar no processo de absorção de nutrientes do solo, com destaque para o fósforo (P). O experimento foi instalado em uma área degradada no município de Ibaretama-CE, BR. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4x2 e cinco repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Nos tratamentos avaliados foram utilizadas quatro diferentes doses de hidrogel (0, 4, 5 e 6 g L -1 ) e ausência e presença de bagana de carnaúba. Os condicionadores foram colocados no solo momento do plantio, sendo o hidrogel adicionado na cova e a bagana de carnaúba na superfície do solo. Foram feitas análises químicas de solo, tecido vegetal e análise microbiológica para avaliar a percentagem de colonização por FMA. A presença da bagana de carnaúba junto as doses crescentes de hidrogel influenciou de maneira positiva nos teores de cálcio, potássio e zinco do solo. No tecido vegetal os tratamentos que continham bagana de carnaúba apresentaram menores teores dos nutrientes cálcio e magnésio. Quanto os FMA, a ação simultânea e isolada de ambos os condicionadores influenciaram aumentando a percentagem de colonização das raízes de tamboril, sendo que a maior percentagem de colonização foi em resposta a presença de bagana de carnaúba e as doses crescentes de 5,0 e 6,0 g L -1 de hidrogel. A presença de FMA não resultou em melhoria para a absorção de nutrientes presentes no solo pelas raízes de tamboril. Não houve resposta na absorção de P em função da colonização por FMA.
Mostrar mais

43 Ler mais

Condicionadores químicos de solo e retenção e distribuição de cádmio, zinco e cobre em latossolos tratados com biossólido.

Condicionadores químicos de solo e retenção e distribuição de cádmio, zinco e cobre em latossolos tratados com biossólido.

Dentre os condicionadores de solo destacam-se o calcário, o gesso agrícola, a hidroxiapatita e outras fontes solúveis de P, materiais ricos em Fe ou Mn, e argilas, ou até mesmo biossólidos com concentrações reduzidas de metais (Boisson et al., 1999; Hamon et al., 2002; Brown et al., 2005). Calcário, fosfatos e compostos orgânicos estabilizam os metais por meio de ligações químicas, cujo resultado é a formação de compostos estáveis pouco móveis ou tóxicos, o que previne a lixiviação de metais para o lençol freático ou para outros compartimentos do ecossistema (Kabata- Pendias & Pendias, 1987). Os condicionadores de solos podem também causar alterações no pH do solo, convertendo os metais em formas não prontamente disponíveis às plantas e aos microrganismos (Hamon et al., 2002).
Mostrar mais

12 Ler mais

PROPEC-Programa de Pós Graduação em Engenharia Cívil :: INFLUÊNCIA DO SOLO NO DESEMPENHO TÉRMICO DE HABITAÇÕES COM CÔMODOS SUBTERRÂNEOS

PROPEC-Programa de Pós Graduação em Engenharia Cívil :: INFLUÊNCIA DO SOLO NO DESEMPENHO TÉRMICO DE HABITAÇÕES COM CÔMODOS SUBTERRÂNEOS

métodos numéricos do GroundDomain, para ambientes condicionados típicos dos Estados Unidos. Já nesta análise, para um porão não condicionado, os resultados variam no máximo 0,9°C em relação ao modelo KusudaAchenbach, 1,3°C no modelo FiniteDifference e 1,4ºC no modelo desenvolvido por Xing. Em todas as simulações a Zona 1 apresenta os resultados mais críticos sendo que as temperaturas internas fornecidas pelos modelos do objeto GroundDomain sempre apresentam resultados mais elevados que no modelo DetailedGroundHeatTransfer. De acordo com os resultados obtidos nesta primeira análise, pode-se concluir que, em ambientes não condicionados, a variação na temperatura interna, obtida pela adoção dos diferentes métodos citados, é inferior a 2°C. Vários fatores influenciaram nesse comportamento, tais como: adoção de números de ren/h para representar a ventilação natural, percentual dos fechamentos externos em contato com o solo, uso ou não de isolamento externo, o tipo de fechamento da edificação, dentre outros. Sendo assim, não é possível afirmar que a variação encontrada entre os métodos seria a mesma em outras tipologias arquitetônicas ou mesmo para as outras zonas bioclimáticas do Brasil.
Mostrar mais

246 Ler mais

Condicionadores minerais e orgânicos na imobilização de cádmio em solos

Condicionadores minerais e orgânicos na imobilização de cádmio em solos

O Cd é um elemento químico considerado não essencial, que está nos solos de forma natural ou pode ser introduzido por contaminação antrópica. Por ser um dos metais pesados mais tóxicos, sua presença afeta a qualidade de produtos agropecuários. Uma possibilidade de recuperação de áreas in situ é a fixação dos contaminantes pela aplicação de condicionadores. Entretanto, em condições de cultivos perenes já instalados, essa prática apresenta limitações pela impossibilidade de incorporação desses produtos sem danos às raízes, além do que o uso de produtos quelantes seria evitado, uma vez que pode representar risco aos recursos hídricos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição superficial de condicionadores minerais e orgânicos sobre a disponibilidade de Cd em profundidade, em solos previamente contaminados. Colunas de PVC foram preenchidas com dois Latossolos de textura contrastante e contaminados com 3 mg kg -1 de Cd, que receberam na superfície, sem qualquer movimentação do solo, os condicionadores vermicomposto, torta de filtro de cana de açúcar, torta de palmiste, calcário, rocha fosfática e zeólita. O experimento foi conduzido por quatro meses, período no qual foram aplicadas lâminas de água equivalentes à precipitação anual verificada no município de Viçosa, MG. Uma vez desmontadas as colunas, amostras de solo foram coletadas em seis profundidades e submetidas à análise dos teores de Cd disponível pelo DTPA. Os resultados obtidos indicaram que a torta de filtro de cana de açúcar foi o condicionador mais eficiente na redução da disponibilidade de Cd em profundidade no solo de textura média; enquanto no solo argiloso. Os condicionadores minerais foram mais eficientes que os orgânicos, com destaque especial para o calcário. Portanto, a aplicação superficial de condicionadores pode apresentar efeitos positivos na redução da disponibilidade de contaminantes no solo em profundidade.
Mostrar mais

91 Ler mais

Microbiota fúngica dos condicionadores de ar nas unidades de terapia intensiva de Teresina, PI.

Microbiota fúngica dos condicionadores de ar nas unidades de terapia intensiva de Teresina, PI.

Com intuito de identificar a microbiota fúngica em condicionadores de ar nas unidades de terapia intensiva de hospitais públicos e particulares de Teresina-PI, coletou-se material sólido de dez UTIs, isolando 33 espécies pertencentes às Moniliaceae e Dematiaceae, sendo primeira referência para o Piauí. Registrou-se elevada freqüência de Aspergillus niger Van Tieghem (60%); Aspergillus fumigatus Fres (50%); Trichoderma koningii Oudem (50%), Aspergillus flavus Link: Fr (40%). A validade da limpeza dos condicionadores de ar ultrapassou em todas as UTIs, a quantidade de unidades formadoras de colônia estava além do permitido pela Portaria 176/00 do Ministério da Saúde. É importante que os profissionais estejam munidos de equipamento de proteção individual, além de adotar medidas de controle de infecção hospitalar, sensibilizar para a existência de infecções fúngicas, melhorar ventilação de ar, possibilitando arejamento do ambiente e limpar periodicamente os condicionadores de ar, conscientizando os profissionais de saúde da importância destes fungos no ambiente hospitalar. Palavras-chaves: Fungos. Condicionador de ar. Unidade de terapia itensiva. Infecção hospitalar.
Mostrar mais

4 Ler mais

Influência da marca do condicionador ácido na resistência de união da resina composta à dentina.

Influência da marca do condicionador ácido na resistência de união da resina composta à dentina.

Introdução: Apesar da importância da etapa de condicionamento ácido nos procedimentos adesivos, pouco se sabe sobre o efeito da marca do condicionador ácido sobre a união do adesivo à dentina. Objetivo: Este estudo avaliou o efeito de diferentes condicionadores ácidos na união da resina composta à dentina. Material e método: Vinte e cinco incisivos bovinos tiveram a coroa dividida em duas hemissecções. As superfícies vestibulares foram desgastadas com lixa carbeto de silício (SiC) #180 até a exposição de dentina, seguida por lixas SiC #600 para padronização da smear layer. As amostras foram aleatoriamente alocadas em cinco grupos (n = 10), de acordo com marca do condicionador ácido: 3M ESPE, Ultradent, Dentsply, Villevie e DFL. Apenas um sistema de união convencional de dois passos (Ambar, FGM) foi utilizado. Matrizes de silicone foram utilizadas na confecção de três cilindros de resina composta em cada amostra. Após 24 horas, os cilindros foram testados sob carga de cisalhamento até a falha. Os dados foram analisados com ANOVA a um critério e teste de Tukey (α = 0,05). O modo de falha foi avaliado em microscopia óptica e os dados submetidos ao Teste Qui-quadrado (α = 0,05). Resultado: Não houve diferença estatística na resistência de união obtida entre os condicionadores ácidos avaliados. Houve predomínio de falhas adesivas, exceto para os condicionadores da Dentsply e DFL, que demonstraram similaridade entre falhas adesivas e mistas. Conclusão: As diferentes marcas de condicionadores ácidos avaliados não influenciaram a resistência de união de resina composta à dentina.
Mostrar mais

5 Ler mais

Federal do Paraná Orientado por: MARGARIDA MARIA PEREIRA ARROBAS RODRIGUES TATIANE CRISTINA DAL BOSCO MANUEL ÂNGELO ROSA RODRIGUES

Federal do Paraná Orientado por: MARGARIDA MARIA PEREIRA ARROBAS RODRIGUES TATIANE CRISTINA DAL BOSCO MANUEL ÂNGELO ROSA RODRIGUES

(S-N-RSU-Z). Os valores foram significativamente superiores nos tratamentos com RSU, fazendo notar a influência que este tipo de composto pode ter no solo, indicando que a presença de RSU em sua composição causa incremento na quantidade de zinco no solo, como já visto por Alloway (1993). Nos tratamentos sem RSU a concentração de zinco foi menor com os zeólitos, embora sem diferenças significativas para o tratamento com biochar. Nos tratamentos com RSU também não se verificaram diferenças significativas entre os tratamentos, mas os valores foram mais baixos com a combinação dos dois condicionadores. À semelhança do registrado em outros nutrientes, os zeólitos parecem condicionar mais que o biochar a disponibilidade de alguns metais no solo. As quantidades de RSU aplicadas não provocaram aumentos de forma a ultrapassar as concentrações dispostas no DL 103/2015, que refere que solos com pH entre 6 e 7 devem ter até no máximo 150 mg.kg -1 , não se tendo
Mostrar mais

93 Ler mais

A elisão da vogal média /o/ em Porto Alegre-RS e Curitiba-PR

A elisão da vogal média /o/ em Porto Alegre-RS e Curitiba-PR

Além da organização dos fatores, outra questão relacionada à estratégia analítica que pode apresentar efeito sobre os resultados é a escolha das variáveis. Conforme pode ser observado no Quadro 7, algumas variáveis que apresentaram relevância para os estudos de Bisol (2002) foram adotadas em estudos subseqüentes; é o caso da Qualidade da Vogal Seguinte e do Acento da Vogal em Segunda Posição. Já variáveis como Classificação Morfossintática da Posição 1 e 2, apresentadas aqui e em Vargas (2006), não são relacionadas em Bisol (2002) e em Barbosa (2005). Tal panorama justifica que os condicionadores das pesquisas sobre elisão não sejam iguais em uma e outra pesquisa, visto que a metodologia interfere na análise e, por conseguinte, nos resultados obtidos.
Mostrar mais

159 Ler mais

Avaliação dos efeitos de diferentes agentes condicionadores na descontaminação da...

Avaliação dos efeitos de diferentes agentes condicionadores na descontaminação da...

5.3 Características de rugosidade de superfície após o tratamento químico para descontaminação da superfície dos protótipos de implantes.. A análise dos parâmetros de rugo[r]

138 Ler mais

CONDICIONADORES DE SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MUDAS DE CUPUAÇU.

CONDICIONADORES DE SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MUDAS DE CUPUAÇU.

necessário o uso de condicionadores alternativos. a fibra de coco apresenta características favoráveis para o seu aproveitamento como substrato no cultivo de plantas devido à longa durabilidade sem alteração de suas características físicas; pela possibilidade de esterilização; abundância da matéria-prima renovável; baixo custo (COSTA et al., 2007); possui boa capilaridade e retenção de água (BaRReto et al., 2011), podendo ser utilizada em proporções que variam de 25 a 75% do volume (alveS et al., 2010).

6 Ler mais

Qualidade da muda e produtividade de alface orgânica com condicionadores de substrato.

Qualidade da muda e produtividade de alface orgânica com condicionadores de substrato.

O maior acúmulo de massa seca nas mudas desenvolvidas no composto orgâ- nico ocorre pelo maior teor e equilíbrio dos nutrientes deste material. Cardoso et al. (2011), avaliando o efeito de doses de composto orgânico nas propriedades químicas do solo e teores de nutrientes para a produção de sementes de alface, utilizando as doses de: 30; 60; 90 e 120 t/ ha de composto orgânico e controle sem composto, observaram que a adição de composto orgânico no solo elevou os Tabela 2. Características físicas dos substratos com diferentes condicionadores {physical characteristics of substrates with different conditioners}. Rio Branco, UFAC, 2013.
Mostrar mais

6 Ler mais

Repositório Institucional da UFPA: MGI:: Módulo de gerenciamento inteligente para otimização Do conforto térmico do usuário em smart home

Repositório Institucional da UFPA: MGI:: Módulo de gerenciamento inteligente para otimização Do conforto térmico do usuário em smart home

O objetivo deste estudo é a especificação e implementação de um Módulo de Geren- ciamento Inteligente (MGI) que fará o gerenciamento e controle dos condicionadores de ar, baseados na rel[r]

73 Ler mais

As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado.

As dimensões de avaliação dos atributos importantes na compra de condicionadores de ar: um estudo aplicado.

Nessas entrevistas, foram consideradas todas as marcas de condicionadores de ar disponíveis no mercado, e durante uma hora, em média, o processo de compra e uso do produto ar condicionado foi discutido com cada um de 12 consumidores finais, selecionados por conveniência pelo critério de ter comprado um aparelho condicionador de ar nos seis meses anteriores à entrevista. As entrevistas cessaram quando as informações fornecidas pelos entrevistados começaram a se repetir e não mais se acrescentavam novos elementos e atributos com novas entrevistas (Malhotra, 2001). Uma análise de conteúdo simples gerou a listagem dos atributos citados pelos consumidores e a sua ordem de acordo com o número de citações (foi feita uma contagem de palavras). A partir disso, elaborou-se o instrumento de coleta de dados utilizado na fase quantitativa da pesquisa.
Mostrar mais

21 Ler mais

Condicionadores em substratos para a formação de mudas de eucalipto com dois níveis de irrigação

Condicionadores em substratos para a formação de mudas de eucalipto com dois níveis de irrigação

O composto de lixo apresenta na sua composição química, vários micronutrientes, como Zn, Mn e Cu, que podem ser liberados para as plantas com o tempo, reduzindo ou mesmo substituindo o uso de fertilizante. Entretanto, o composto de má qualidade, isto é, que vem de um lixo indevidamente coletado (por exemplo, rico em pilhas e materiais metálicos) e separado, pode conter outros metais potencialmente tóxicos como Pb, Cr, Cd e Ni, que uma vez adicionados ao solo podem ser absorvidos pela planta, entrando assim na sua cadeia alimentar (SABONARO, 2007).

52 Ler mais

Comportamento de bovinos de corte em resposta à disposição espacial de condicionadores de pastejo

Comportamento de bovinos de corte em resposta à disposição espacial de condicionadores de pastejo

RESUMO – Devido à alta variação nos recursos disponíveis os animais se utilizam da área de pastejo de maneira aparentemente errática e muitas vezes desuniforme. Dados de posicionamento podem ser combinados com as informações obtidas de mapas temáticos e aumentar as possibilidades no estudo comportamental. O objetivo com esse estudo foi avaliar o papel de alguns condicionadores de pastejo (tipo de suplemento, mobilidade do cocho, declividade do terreno, altura da forrageira, distância do bebedouro e distância do cocho de suplementação) na resposta comportamental de bovinos (intensidade de atividade, pastejo, deslocamento dos animais e agrupamento). O estudo foi conduzido na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, campus de Jaboticabal entre fevereiro e abril de 2008. Foram fornecidos dois tipos de suplemento aos animais, sendo que em três piquetes foi fornecido concentrado em outros três apenas sal mineral. Os piquetes também foram divididos segundo a mobilidade do cocho. Foram utilizados três colares GPS para coleta de posicionamento e atividade dos animais. Os cochos móveis aumentaram a atividade e o deslocamento dos animais. A movimentação dos cochos diminuiu o efeito substitutivo do concentrado. Em piquetes em que os animais receberam concentrado em cocho fixo os animais se norteiam mais pela altura da forragem e onde o cocho é móvel mais pela qualidade da forragem. Mesmo diminuindo o esforço da caminhada devido ao ângulo em que os animais se deslocam em uma pastagem, outras estruturas (como disposição das cercas) influenciam no deslocamento.
Mostrar mais

126 Ler mais

: Brapci ::

: Brapci ::

O)estado geral da economia e da in- dústria pode ser apontado como dos mais importantes condicionadores do mercado de trabalho. Nas épocas de grande expan- são da vida econômica e indust[r]

4 Ler mais

Aspectos de contaminação biológica em filtros de condicionadores de ar instalados em domicílios da cidade de Manaus - AM.

Aspectos de contaminação biológica em filtros de condicionadores de ar instalados em domicílios da cidade de Manaus - AM.

características do aparelho trocado e número de utilizadores do(s) cômodo(s) refrigerado(s). A segunda parte do questionário constou de uma sondagem correspondendo a dois momentos: antes e depois da troca dos condiciona- dores. As questões foram desenvolvidas, considerando possíveis problemas de saúde relacionados à contaminação dos filtros dos aparelhos, e identificados na revisão bibliográfica. Neste sentido, procurou-se reconhecer os problemas respiratórios e/ou alérgicos observados pelos moradores antes da troca dos apa- relhos e, por fim, se houve redução dos sintomas após a instalação dos novos condicionadores.
Mostrar mais

10 Ler mais

Show all 10000 documents...