Consequências sociais

Top PDF Consequências sociais:

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, FAMILIARES, FÍSICAS E PSÍQUICAS DO DEPENDENTE DE ÁLCOOL

AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, FAMILIARES, FÍSICAS E PSÍQUICAS DO DEPENDENTE DE ÁLCOOL

O presente artigo versa sobre o alcoolismo e as consequências sociais, familiares, físicas e psíquicas do dependente. O álcool é uma substância que acompanha o ser humano desde os tempos mais remotos. Sempre associado a bons momentos é consumido livremente dentro dos lares, em festas e comemorações. Por ser uma droga lícita, o álcool começa a ser utilizado muito antes do que o indicado por órgãos de saúde. Os incentivos para que ele seja consumido são bastante atraentes para os jovens. Os resultados derivados desse uso abusivo poderão persistir durante toda a vida adulta, causando problemas fisiológicos e psicológicos. A família de um dependente sofre as consequências desse vício juntamente com o alcoólatra. A degradação familiar, a perda do emprego e as sequelas causadas nos filhos são algumas das consequências do uso abusivo do álcool. Dependentes se veem excluídos da sociedade e vão para as ruas, onde a alternativa de sustento se apresenta de várias maneiras. Políticas públicas aparecem como tentativas de repressão ao consumo indevido de bebidas alcoólicas. O objetivo geral da pesquisa foi mostrar as consequências que o alcoolismo gera em todas as áreas da vida do dependente. A metodologia utilizada foi a de abordagem bibliográfica qualitativa- descritiva extraída de livros, artigos e revistas impressas e eletrônicas voltadas para o tema em questão. Conclui-se que são muitas as consequências negativas do uso indevido e abusivo do álcool e que a exclusão social dos alcóolicos, causa implicações à comunidade como um todo.
Mostrar mais

17 Ler mais

A desindustrialização em Alcântara: consequências sociais e urbanas

A desindustrialização em Alcântara: consequências sociais e urbanas

A desindustrialização em Lisboa e em particular na Freguesia de Alcântara, entre 1981 e 2011, e as suas consequências sociais e urbanísticas, é o objecto de estudo. Com o encerramento e deslocalização de empresas em Alcântara, avalia-se qual o tipo de recomposição social que se verificou e suas consequências, bem como a sua influência na organização do espaço urbano e no tipo de habitação, fruto dessa recomposição social. Assim como, se a requalificação urbana foi fruto desta recomposição social e da desindustrialização, ou se foi a especulação imobiliária que, com o encerramento de empresas, promoveu uma construção e habitação de maior qualidade, incluindo condomínios habitacionais fechados, conduzindo a uma reconfiguração do espaço urbanístico e a uma reconfiguração social. As alterações populacionais e a recomposição social, as alterações nos escalões etários e nos níveis de escolaridade, os movimentos migratórios, os níveis de qualificação dos novos habitantes, são indicadores avaliados ao longo da dissertação. Para além destes, são objecto do presente estudo, a nobilitação urbana verificada, a requalificação urbanística, factor de atracção de novos moradores, com outro estatuto social, outras práticas sociais e outro estilo de vida, e a terciarização, que alteram características fundamentais da Freguesia. As entrevistas, a observação presencial, a análise documental e estatística, constituíram metodologias fundamentais aplicadas na investigação realizada.
Mostrar mais

115 Ler mais

Consequências sociais do envelhecimento da população

Consequências sociais do envelhecimento da população

Outro factor que claramente contribui para uma redução da natalidade foi o melhor uso e a maior eficiência dos métodos contraceptivos, que permitem reduzir o número de nascimentos não planeados, “durante a primeira transição demográfica o objectivo era utilizar métodos contraceptivos para evitar a gravidez; durante a segunda transição a decisão é parar a contracepção para começar uma gravidez” (Lesthaeghe, 2010:4). Em termos sociais surge uma nova ordem de valores. Com a emancipação da mulher, surge uma nova realidade profissional, um maior número de anos empregues a estudar, e surge uma vontade de realização pessoal que na maioria dos casos atrasa a vontade de iniciar uma família. A nova ordem de necessidades, explicada pela pirâmide de Maslow, mostra que as pessoas, nos dias que correm, numa primeira fase, querem atingir um certo nível de reconhecimento no seu emprego, alguma estabilidade e satisfação mínimas, para depois mais tarde, se possível, ter filhos.
Mostrar mais

43 Ler mais

Inovação em rede de PMEs: fatores determinantes e consequências sociais

Inovação em rede de PMEs: fatores determinantes e consequências sociais

Outro princípio básico que norteia o resultado econômico na rede está associado a importância dos laços fracos e dos buracos estruturais (BURT, 2007; GRANOVETTER, 2005). A busca por capacidades complementares está associada não só as necessidades de complementar os recursos internos, mas também relacionado aos aspectos da indústria como um todo (EISENHARDT, SCHOONHOVEN, 1996; BARNIR, SMITH, 2002) e a MP busca experiências na sua base de relações, não só para a solução de suas questões, mas também para conduzir os seus projetos e buscar oportunidades. O papel das instituições (NAUDÉ, 2009; MESQUITA, LAZZARINI, 2008) pode ser importante, mas não é decisivo para o desenvolvimento da rede de PMEs, e a MP é um exemplo disso. As instituições tem papel fundamental como facilitadoras no processo de formação das redes e de capacitação da empresa em si. Por exemplo, dois empreendedores com o objetivo de montar uma movelaria, com ideais e formação educacional similar, estando um em São Paulo e o outro em Bento Gonçalves, o gaúcho terá maiores chances de sucesso, dado o acesso às informações e favorecido pela infraestrutura que dispõe o cluster (JULIEN, 2010; GRANOVETTER, 2005). A atuação aquém do desejado das instituições de apoio às moveleiras de São Paulo, principalmente se comparadas com as instituições gaúchas, trazem reflexos negativos à indústria, como a falta de apoio e informações, mas ao mesmo tempo se revertem em oportunidades à medida que as empresas paulistanas são obrigadas a suprir com criatividade a omissão das instituições. O trabalho de Lopes (2008) ainda menciona a baixa penetração e atuação das instituições gaúchas nas pequenas empresas. Esse contexto instancia a aplicação do conceito de enraizamento das ações econômicas nas relações sociais de Granovetter (2005) e do conceito de habilidade social de Fligstein (2001) no movimento social para manutenção do status quo.
Mostrar mais

243 Ler mais

Consequências sociais e emocionais da dislexia de desenvolvimento: um estudo de caso.

Consequências sociais e emocionais da dislexia de desenvolvimento: um estudo de caso.

A dislexia de desenvolvimento é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura e escrita que condiciona a forma como o indivíduo se percepciona e como se relaciona com os seus pares nos mais diversos contextos desde educacionais até familiares. No sentido de avaliar as consequências emocionais e sociais decorrentes de um diagnóstico de dislexia de desenvolvimento, foram efectuados duas entrevistas, orientadas por inquéritos construídos para o efeito, a uma criança portuguesa e ao seu Encarregado de Educação, resultante de um estudo de caso, de carácter longitudinal. Os resultados comprovaram a necessidade de uma avaliação da dislexia efectuada precocemente, o que permite, por sua vez, uma intervenção adequada, no sentido de combater o insucesso escolar. Verifica-se ainda ser fundamental alertar professores e profissionais da educação para esta dificuldade de aprendizagem no sentido de evitar situações de discriminação, como as que identificamos neste estudo.
Mostrar mais

9 Ler mais

As consequências sociais da fraude financeira: o caso da Petrobras

As consequências sociais da fraude financeira: o caso da Petrobras

Ao nível empresarial, a Petrobras sofreu as repercussões do escândalo nos mercados financeiros, com desvalorização da cotação das suas ações, volatilidade bolsista, com perda de rating e de investidores, com fuga de avultadas quantias de dinheiro, com perda de confiança na informação financeira divulgada e nos mecanismos de controlo interno implementados, com despedimentos, insatisfação de funcionários pela falta ética demonstrada e acusações de intimidação, com suspeições relativamente aos contratos firmados e com inúmeros problemas na justiça, que se apresentaram como ameaças à legitimidade da empresa. A credibilidade da imagem, até então criada pela Petrobras, foi abalada, com notícias constantes na mídia brasileira e internacional. No entanto, estas assumiram um duplo papel: o de denunciar e o de evidenciar que o sistema judicial funciona e que não há falta de impunidade. A operação Lava-Jato foi considerada por muitos um sucesso e exemplo para demais países, ganhando até mesmo reconhecimento por parte da ONG Transparência Internacional, uma vez que o estado de direito no Brasil e a sua procuradoria não deixaram crimes como este passar impunes, independente das escalas sociais atingidas, ajudando a repor a reputação do país com relação a não impunidade das leis e, consequentemente, a credibilidade nos negócios para seus investidores. Muitas outras empresas se viram envolvidas na teia criada, de diferentes setores de atividade, tendo sentido abalos semelhantes.
Mostrar mais

128 Ler mais

O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras.

O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras.

Estudos que utilizam como fonte dados secundários podem ter limitações, em virtude das questões relacionadas ao processamento dos dados. A riqueza das discussões realizadas somente foi possível porque os dados foram relacionados à percepção de importantes atores sociais, que vivenciam em seu cotidiano a luta pela justiça social. É importante que sejam realizados mais estudos para análise da evolução das condições socioeconômicas e da assistência à saúde, o momento de transição demográfica vivenciado

13 Ler mais

História e ideologia no estado novo – A revisão integralista do passado nacional

História e ideologia no estado novo – A revisão integralista do passado nacional

Assim, no seu Compêndio de História de Portugal, António Mattoso deixou as seguintes considerações acerca da Inquisição: “a Inquisição teve largas consequências sociais e políticas entre nós: Consolidou o poder dos monarcas, evitou as lutas religiosas, que se prolongaram por vários anos em muitos países, com destruições, saques, roubos, assassinatos e misérias de toda a espécie, como aconteceu na Alemanha, na França, na Inglaterra, nos Países Baixos, etc.; concorreu para a formação da unidade nacional, pelo desaparecimento do grupo judaico, irredutível aos nossos costumes, elemento constante de desordem e de mal-estar do povo; evitou as reivindictas populares com todas as violências a que davam lugar; acabou com as discórdias intestinas, nascidas da diversidade de crença; revigorou a Fé religiosa que havia presidido ao nascimento da nacionalidade e tinha dado origem à nossa formidável expansão externa; libertou a sociedade de muitos elementos imorais, pela acção que teve na manutenção dos bons costumes, etc.” 49
Mostrar mais

28 Ler mais

Entre a Ordem e a Des(Ordem): A Construção do Território Matogrossense para/pelo Agronegócio

Entre a Ordem e a Des(Ordem): A Construção do Território Matogrossense para/pelo Agronegócio

A denominada “integração” refere-se à participação dos produtores agrícolas, prin- cipalmente os pequenos e médios, ao processo produtivo agroindustrial. Os produtores rurais entram com os seus meios de produção – a propriedade privada e com a força de trabalho, onde plantam ou criam apenas o que é determinado pela empresa contratadora. A empresa entra com o capital constante, em especial, máquinas, insumos e, meios auxi- liares: assistência técnica e financeira. Nesse processo, a propriedade privada da terra e a situação financeira estável do produtor como condição para a “integração” contribuem para intensificar o processo de exclusão e expropriação dos meios de reprodução social. (GOTTDIENER, 1989). Essas novas formas de organização social da produção, tradu- zindo ciência em tecnologia, provocam o aumento da composição orgânica do capital, sofisticam a divisão do trabalho e a especialização da força-de-trabalho, informatizam as organizações e atividades econômicas, sociais, políticas e culturais. Tudo isso expressa o dinamismo e o desenvolvimento intensivo do capital (IANNI, 1993).
Mostrar mais

26 Ler mais

A CENSURA DA NUDEZ NAS REDES SOCIAIS E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS PARA OS MOVIMENTOS PELA IGUALDADE DE GÊNERO

A CENSURA DA NUDEZ NAS REDES SOCIAIS E SUAS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS PARA OS MOVIMENTOS PELA IGUALDADE DE GÊNERO

Portanto, conclui-se que a censura deve ser promovida em um diálogo aberto e igual entre as empresas que controlam as redes sociais, o Estado de onde ocorre o acesso e a sociedade que usufrui deste meio. As preferências pessoais e a ideologia dominante não devem nunca cercear a liberdade alheia e toda censura deve respeitar os limites da liberdade de expressão em consonância com os demais direitos fundamentais.

6 Ler mais

A perda de vínculos familiares, escolares e sociais e suas consequências para o desenvolvimento educacional das crianças

A perda de vínculos familiares, escolares e sociais e suas consequências para o desenvolvimento educacional das crianças

A questão de pertencimento, de sentir-se incluído em um grupo, defi ne valores e opções de condutas. A adesão à marginalidade como forma de sobreviver também resulta do esfacelamento do processo educacional. Certamente, muitos educadores na escola convivem com as conseqüências desse esfacelamento ou da perda de vínculos, principalmente nas classes públicas. Diante dessa realidade, poucos conseguem em resultados e a exclusão acaba sendo mais intensa. Formar para vida é construir também oportunidades e, para isso, as políticas sociais devem caminhar conjuntamente com a escola e a família. Os valores e a cidadania são resultado de ações contínuas e planejadas. A perda de vínculos familiares, escolares e sociais, não é resolvida com soluções mágicas ou constantes mudanças de projetos educacionais. A pesquisa mostra, também, que é necessário planejar, atravessar um recorte de tempo em busca de resultados, fazer acompanhamento e avaliação constante de indicadores que representem signifi cativamente mudanças na construção de vínculos positivos nos contextos discutidos. Atualmente, dizemos que o tráfi co, por exemplo, absorve a mão-de-obra infantil. Mas o que essa constatação nos diz em se tratando de ações para evitá-la e como a educação pode servir de meio para evitar esse problema?
Mostrar mais

10 Ler mais

Evangélicos e a sociedade em rede. As eleições de 2018 e o impacto das redes sociais no Brasil

Evangélicos e a sociedade em rede. As eleições de 2018 e o impacto das redes sociais no Brasil

Ao analisar a partir de autores e autoras que laboram acerca do fe- Q{PHQRUHOLJLRVRYROWDGRSDUDDHVIHUDYLUWXDOHVHXVGHVGREUDPHQWRV que perpassam a mística e as relações interpessoais o presente artigo aborda essa presença de religiosos no campo das redes sociais em rela- omRjSROtWLFDEUDVLOHLUDGHOLPLWDGDDTXLQDVHOHLo}HVSUHVLGHQFLiYHLV GH&RPRDGYHQWRGDLQWHUQHWpSRVVtYHOD¿UPDUPRVEDVHDGRV HP&DVWHOOVTXHDDXGLrQFLDWRUQRXVHPDLVVHOHWLYDGHYLGRjPXOWL- plicidade de mensagens e fontes. As pessoas acessam aquilo que lhes interessa. E, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, a transmissão da mensagempDSULQFLSDO¿QDOLGDGHGHDFHVVRjLQWHUQHW(VWHUHOD- tório pretendeu, a partir da análise de dados divulgados por institutos de pesquisas, compreender como religiosos, através de redes sociais, WLYHUDPSDUWLFLSDomRHIHWLYDQDFDQGLGDWXUDGH-DLU%ROVRQDURjSUHVL- dência do Brasil.
Mostrar mais

19 Ler mais

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Escola Nacional de Saúde Pública

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Escola Nacional de Saúde Pública

Os Eventos Adversos (EAs) ocorridos em meio hospitalar constituem um sério problema de qualidade na prestação de cuidados de saúde, com consequências clinicas, sociais, económ[r]

136 Ler mais

Teoria da Estruturação de Giddens e os estudos de práticas avaliativas.

Teoria da Estruturação de Giddens e os estudos de práticas avaliativas.

A partir do que os atores sabem a cerca das condições sociais, haveria a monitoração reflexiva da ação. O conceito de monitoração reflexiva traduz o caráter deliberado, ou intencional, do comportamento humano, considerado no interior do fluxo de atividade do agente; a ação não é uma série de atos discretos, envolvendo um agregado de intenções, mas um processo contínuo. Os atores não só controlam e regulam continuamente o fluxo de suas atividades e esperam que outros façam o mesmo por sua própria conta, mas também monitoram rotineiramente aspectos sociais e físicos dos contextos em que se movem. Essa monitoração possibilita mudança de práticas rotinizadas.
Mostrar mais

15 Ler mais

O atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua: a visão dos familiares sobre o acolhimento institucional em duas instituições de Fortaleza – CE

O atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua: a visão dos familiares sobre o acolhimento institucional em duas instituições de Fortaleza – CE

Regionalmente, o desenvolvimento desse tipo de atendimento pautando também a família não está deslocado de um debate nacional que há anos discutia a necessidade de pautar a família no âmbito geral da política de assistência social do país. O resultado desses debates foi a produção do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, publicado em 2006. Consolidado em 2005, esse material pode ser considerado um desdobramento das proposições colocadas pelo SUAS. Apesar de esse processo possuir aproximadamente dez anos, se contarmos a partir do SUAS, não foram raras as vezes que ouvi dos profissionais de ambas as instituições que ainda é um processo em maturação. Tomando como exemplo o OPN, eles ainda não possuíam, até o fim da pesquisa de campo realizada para esta dissertação, uma metodologia totalmente sistematizada para o atendimento às famílias. Para efeito de comparação, a metodologia de abordagem de rua foi elaborada e consolidada em rede com os educadores sociais de rua de diversas instituições de Fortaleza e publicada em cartilha, em 2012. Tal metodologia foi considerada padrão e utilizada pelas instituições em tela, assim como pelas demais organizações que trabalham com o público de crianças e adolescentes em situação de rua em Fortaleza. Esse processo foi relativamente longo, se considerarmos que esse tipo de trabalho é realizado a mais de vinte anos na capital cearense, tomando a história da ABA e do OPN como exemplos.
Mostrar mais

177 Ler mais

Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais.

Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais.

Em segundo lugar, quando um produto agregado afeta os comportamentos que o produziram, ele pode fazê-lo com ou sem mediação de outros comportamentos. Os trabalhadores e administradores de uma fábrica que despeja resíduos tóxicos em um rio podem ser afetados por este produto agregado pela mediação de avisos das autoridades responsáveis pela proteção ambiental da área. Os comportamentos dos membros de um grupo também podem ser afetados por um produto agregado pela mediação de um de seus membros, quando, por exemplo, esse indivíduo descreve verbalmente as rela- ções existentes entre comportamentos dos membros do grupo e o produto agregado (um engenheiro ambiental da fábrica poderia notar os prejuízos causados ao am- biente e propor alterações na produção). Por sua vez, quando um produto agregado afeta os comportamentos que o produziram sem nenhuma mediação (de outras pessoas ou de outros comportamentos), o produto coin- cide com consequências comportamentais. A produção de artesanato por um pequeno grupo pode ser mantida diretamente pelas peças produzidas (produtos agregados que coincidem com consequências comportamentais). Essa distinção é relevante porque as características da retroação do produto agregado sobre os comportamentos que o produziram possivelmente são diferentes quando há e quando não há mediação.
Mostrar mais

10 Ler mais

Representações sociais da identidade docente na formação inicial de professores de sociologia da UFRN

Representações sociais da identidade docente na formação inicial de professores de sociologia da UFRN

O questionário aberto foi aplicado exclusivamente com os licenciandos ingressantes, pois continham questões a respeito da motivação pela escolha do curso que poderiam não fazer mais sentido aos estagiários, uma vez que esses já se encontram em fase de finalização da licenciatura. Tal instrumento era formado por um perfil inicial e sete questões abertas que versavam a respeito da motivação para escolha das Ciências Sociais e da licenciatura até as perspectivas dos licenciandos após a conclusão do curso. Para a interpretação desses dados utilizou-se a análise de conteúdo e categorização proposta por Bardin (2011) conforme será descrito no próximo capítulo. Dessa forma, foram aplicadas com os estagiários apenas as TALP. Entretanto, a técnica continha também um perfil do sujeito, o mesmo que iniciava o questionário, para posterior comparação entre os dois grupos. Nesse perfil constavam questões a respeito de gênero, idade, renda familiar e perfil do ensino médio e superior, dados fundamentais para que fosse possível referendar os sujeitos investigados enquanto um grupo com interesses comuns e um possível senso de identidade. Os dados construídos a partir desse perfil foram submetidos ao software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e compõem as análises que serão apresentadas a seguir.
Mostrar mais

132 Ler mais

Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores Familiares de Idosos (IHS-CI): Relações com Indicadores de Bem-Estar Psicológico

Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores Familiares de Idosos (IHS-CI): Relações com Indicadores de Bem-Estar Psicológico

Agir com competência social requer que cada uma das pessoas envolvidas na tarefa so- cial identifi que e responda às necessidades e in- teresses do outro. Quando uma das partes não estiver motivada a responder às necessidades do outro, desconhecer as necessidades do outro, ou não possuir as condições ou conhecimentos que precisa para atender adequadamente as necessi- dades do outro, seu desempenho será avaliado como menos competente. Além disso, as tarefas sociais que existem em cada contexto apresen- tam diferenças: um cuidador realiza várias ativi- dades distintas em comparação com as atividades realizadas com um cônjuge, em interações com outros profi ssionais ou em encontros com ami- gos. Mesmo quando a tarefa social for similar (por ex., “pedir ajuda”), existem especifi cidades contextuais em como usar determinadas habili- dades em cada contexto, porque a relação com os interlocutores varia. Por exemplo, pedir a aju- da com tarefas domésticas a uma pessoa contra- tada é diferente do que pedir ajuda ao cônjuge.
Mostrar mais

13 Ler mais

: Brapci ::

: Brapci ::

blogs, a exist ência de car act eríst icas com uns com com unidades vir t uais ant er ior es que vigor am em por t ais da I nt er net . Esses elem ent os em com um são: um a ideologia dom inant e, no sent ido em que os seus m em br os se ident ificam com det er m inados ideais, debat endo quando há um a discor dância em r elação a det er m inados t em as; a per m anência no t em po; um a act ividade const ant e; e um a afinidade ao nível das r elações sociais est abelecidas. Depois das m ailing- list s e das com unidades vir t uais cr iadas em por t ais, por exem plo, podem os obser var a ut ilização dos blogs com um a finalidade sem elhant e às ant er iores: par t ilhar int er esses, t r ocar infor m ação e conhecim ent o em r elação a um det er m inado assunt o e cim ent ar r elações ao longo do t em po, de for m a dinâm ica e par t icipat iva. Podem os assim dizer que as com unidades acabam por encont r ar a t ecnologia que m elhor ser ve o seu pr opósit o, não se sobr epondo um as for m as às out r as. Há gr upos que se or ganizam em por t ais e há out r os que par a os seus obj ect ivos opt am por um blog. Clar o que nem t odos os blogs poder ão ser apelidados de com unidades vir t uais, m as m uit os deles cont r ibuír am par a a cr iação de com unidades ao per m it ir em com ent ár ios e ao cr iar em links para out r os blogs, t r ocando opiniões v ir t ualm ent e, fazendo com ent ár ios sobr e ideias cont idas nout r os blogs, par t ilhando int er esses, est abelecendo r elações e acim a de t udo com unicando 18 . Clar o que os blogs não podem ser confundidos com chat s, por exem plo, onde a conver sa decor r e em t em po r eal. Mas os blogs per m it em que a discussão acont eça dado o gr ande núm er o de pessoas que ader iu a est a nova “ m oda da net ” . Per m it em m esm o que det er m inados
Mostrar mais

24 Ler mais

Redes sociais: o impacto da estrutura de informações sobre os usuários e as suas consequências sobre o direito

Redes sociais: o impacto da estrutura de informações sobre os usuários e as suas consequências sobre o direito

O presente trabalho tem como objetivo verificar a existência de impacto sobre os usuários de redes sociais decorrente da adoção de algoritmos de seleção de conteúdo nos feeds de notícias desses sites. Através da análise de estudos empíricos sobre o assunto, busca-se determinar a ocorrência de tais efeitos e quais seriam as suas características negativas, se existentes. Com base nos resultados obtidos, foi possível observar diferentes consequências negativas derivadas da filtragem de informações em razão do uso de algoritmos, tais como segregação ideológica, aumento do consumo e alterações emocionais prejudiciais sobre os membros das mídias sociais sob análise. Relacionando tais informações ao estudo do Direito, nota-se que o uso de algoritmos de seleção de conteúdo pelas redes sociais causa uma tensão entre os direitos de acesso à informação, o princípio da transparência, a proteção conferida pelo Código de Defesa do Consumidor e o próprio princípio democrático.
Mostrar mais

52 Ler mais

Show all 10000 documents...