Corrente alternada (AC)

Top PDF Corrente alternada (AC):

SOLDABILIDADE DOS AÇOS DUAL-PHASE 600 e 800 VIA PROCESSO DE SOLDAGEM A PONTOS MÉDIA FREQUÊNCIA CORRENTE CONTÍNUA (MFDC) E CORRENTE ALTERNADA (AC)

SOLDABILIDADE DOS AÇOS DUAL-PHASE 600 e 800 VIA PROCESSO DE SOLDAGEM A PONTOS MÉDIA FREQUÊNCIA CORRENTE CONTÍNUA (MFDC) E CORRENTE ALTERNADA (AC)

Os aços Dual-Phase vêm sendo desenvolvidos a fim de suprir a necessidade da indústria automobilística por materiais mais resistentes e que possibilitem a redução de peso e, por conseqüência, da emissão de poluentes de seus produtos. Em específico na sua soldagem por resistência a pontos (RSW), os equipamentos MFDC (Média Freqüência Corrente Contínua) têm sido introduzidos em grande escala na indústria automobilística, porém sem estudos científicos claros que comprovem os benefícios que os mesmos possam oferecer frente aos equipamentos AC (Corrente Alternada). Desta forma, este trabalho tem por objetivo realizar um criterioso estudo científico da soldabilidade dos aços DP 600 e 800 revestidos e não revestidos via RSW pelos equipamentos MFDC e AC, utilizando-se planejamento experimental. Nestes foram incluídos como fatores os equipamentos, corrente, tempo de soldagem e formato de onda, além da utilização de duas geometrias de eletrodos (dome e truncado). Foram obtidas como respostas o diâmetro dos botões de solda, indentação, resistência ao cisalhamento sob tração, microindentação, além de ensaios via MEV e metalografia. Campos de soldabilidade foram obtidos para os materiais ensaiados, exceto para os aços DP 800 não revestidos, embora o modo de fratura (parciais e interfaciais) tenha sido um problema, principalmente nos ensaios de cisalhamento. Os eletrodos truncados apresentaram os melhores resultados, mesmo convivendo com o desalinhamento nas pinças de soldagem, o que os fizeram preferíveis aos eletrodos de geometria esférica. O equipamento MFDC permitiu um maior crescimento dos botões de solda durante a aplicação dos níveis mais baixos de corrente, o que expandiu os campos de soldabilidade gerados por este equipamento, frente aos gerados pelo equipamento AC. Entretanto, a influência do equipamento de soldagem não foi estatisticamente significante para todos os casos, embora uma tendência positiva tenha sido observada para todos eles, o que deixa ainda questões em aberto sobre as diferenças existentes entre ambos.
Mostrar mais

74 Ler mais

Biosusceptometria de corrente alternada: tomografia, validação e avaliação da motilidade fúndica gástrica

Biosusceptometria de corrente alternada: tomografia, validação e avaliação da motilidade fúndica gástrica

O estudo da atividade do sistema digestório apresenta vários desafios, pois para termos medidas eficientes do seu funcionamentos as técnicas atualmente aplicadas ou são invasivas ou apresentam o uso de radiação ionizante, o que pode causar desconforto ou outros problemas ao individuo. ABiosusceptometria de Corrente Alternada (BAC), tem sido utilizada com sucesso no estudo da motilidade do trato gastrintestinal, sem a necessidade de radiação ionizante e sem ser invasiva.Essatese foi desenvolvida em três partes, com cada parte representando um trabalho, no primeiro foi estudado aOscilação Tônica no Estomago Proximal, no segundo foi feita a validação da BAC in vitro e in vivo como um método biomagnético para registrar contrações gástricas e finalmente no terceiro foi iniciado o desenvolvimento de uma nova instrumentação de modo a permitir a obtenção de imagens tomográficas utilizando a BAC. Desta forma, este trabalho apresenta estudos de validações da BAC para análise das atividades de contração tônica e fásica do estômago e de emprego como técnica tomográfica.
Mostrar mais

68 Ler mais

Biosusceptometria de corrente alternada para avaliação do trânsito gastrintestinal de alimentos líquidos em ratos

Biosusceptometria de corrente alternada para avaliação do trânsito gastrintestinal de alimentos líquidos em ratos

O trato gastrintestinal (TGI) é a via principal de absorção de nutrientes e administração de fármacos. É importante que se conheça os parâmetros relacionados ao trato, como esvaziamento gástrico e trânsito gastrintestinal, para que se entenda melhor o comportamento de diferentes tipos de alimentos ou drogas ao passar pelo TGI. Diferentes técnicas são utilizadas para estudar estes parâmetros, manometria, cintilografia, marcação de ração com vermelho- fenol, carvão ativado e carbono-13. Porem, estes métodos são invasivos, se utilizam de radiação ou necessitam de sacrifício de animais. Com uma proposta alternativa a Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC), uma técnica biomagnética, vem se mostrando eficaz para estes tipos de estudos em animais de pequeno porte, de forma não invasiva, com baixo custo, livre de radiação e sem necessidade de sacrifício animal. Associando a BAC com micro ou nanopartículas magnéticas utilizadas como marcadores, é possível realizar o estudo do comportamento do alimento dentro do TGI. Focando principalmente na digestão de alimentos líquidos, este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da técnica BAC para avaliação do esvaziamento gástrico e trânsito gastrintestinal de alimentos líquidos em ratos. Para isto, nanopartículas magnéticas (ferrita, MgFe 2 O 4 ) foram usadas como marcadores
Mostrar mais

28 Ler mais

Tomografia por biosusceptometria de corrente alternada (TBAC): novas Instrumentações e caracterizações

Tomografia por biosusceptometria de corrente alternada (TBAC): novas Instrumentações e caracterizações

O sistema de Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC) planar pode ser utilizada para produzir imagens tomográficas dada uma distribuição devido à um material magnético, apesar de ainda estar limitada pelo tempo de aquisição (aproximadamente 3 horas), o que já apresenta uma melhoria significativa, pois anteriormente o tempo de aquisição era de aproximadamente 5 horas, isso se deve a utilização da nova mesa XYZ e pela resolução espacial característica de cada sistema. Neste sentido, aquisições multicanais podem ser consideradas para aumentar a amostragem, reduzindo ruído ou aumentando a resolução espacial.
Mostrar mais

51 Ler mais

Tomografia por Biosusceptometria de Corrente Alternada (tBAC): desenvolvimento, caracterização, implementação

Tomografia por Biosusceptometria de Corrente Alternada (tBAC): desenvolvimento, caracterização, implementação

A Biosusceptometria de Corrente Alternada tem seu princípio físico de funcionamento regido na Lei de Indução de Faraday, onde utiliza um par de bobinas de excitação e um par de bobinas para a detecção, coaxialmente arranjadas em configuração gradiométrica de primeira ordem para monitorar um dado material com elevada susceptibilidade magnética [Corá et al, 2005a]. Conforme esquema da figura 1, cada par de bobinas (excitação/detecção) pode ser considerado como um transformador simples de fluxo magnético com núcleo de ar, que permite a transferência de energia eletromagnética devido ao campo magnético gerado pela bobina de excitação sobre a bobina de detecção. Assim, o par mais próximo do
Mostrar mais

26 Ler mais

Biosusceptometria de corrente alternada para avaliação de esvaziamento gástrico e trânsito gastrintestinal

Biosusceptometria de corrente alternada para avaliação de esvaziamento gástrico e trânsito gastrintestinal

O trato gastrintestinal (TGI) constitui um grupo de importantes atividades motoras, es- sencial à vida. Uma série de metodologias é empregada no estudo dessas atividades e das pa- tologias a elas associadas. No entanto, estas técnicas são geralmente invasivas, requerem ci- rurgia, inserção do cateter, ou, para a construção de um modelo temporal destas funções, de- mandam o sacrifício de uma série de animais na obtenção dos dados necessários. A Biosus- ceptometria de Corrente Alternada (BAC) é uma técnica biomagnética de baixo custo, portá- til, não-invasiva, livre de radiação ionizante, que pode ser utilizada para avaliar as proprieda- des do TGI pelo monitoramento da posição e concentração de materiais ferromagnéticos, usa- dos como marcadores magnéticos.
Mostrar mais

47 Ler mais

Uso de Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Girante de um Motor de Corrente Alternada

Uso de Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Girante de um Motor de Corrente Alternada

Segundo Kaufmann et al. [9], a principal vantagem do uso da Realidade Aumentada é que os alunos realmente veem objetos tridimensionais. Desse modo, os campos magnéticos serão visualizados no mundo virtual, intera- gindo com os ímãs do mundo real. Este experimento teve como objetivo criar um ambiente onde o aluno pudesse visualizar em terceira dimensão o campo girante de um motor de corrente alternada, além de criar um ambiente lúdico para o estudante.

14 Ler mais

Avaliação do efeito da gastrectomia na motilidade e no esvaziamento gástrico em ratos por biosusceptometria de corrente alternada

Avaliação do efeito da gastrectomia na motilidade e no esvaziamento gástrico em ratos por biosusceptometria de corrente alternada

Com todos esses fatores, o aperfeiçoamento das técnicas biomagnéticas na avaliação de campos magnéticos relacionados de sistemas biológicos, sem a utilização de radiação ionizante e de forma não invasiva [17], gera satisfatório interesse. Algumas técnicas detectam o campo magnético associado à atividade elétrica [18], enquanto outras realizam medidas por meio da ingestão de materiais com propriedades ferromagnéticas [19], ou contaminantes, além de avaliar propriedades magnéticas de organismos. As instrumentações aplicadas em biomagnetismo envolvem detectores de campo magnético como SQUID (Superconducting Quantic Interference Device), magnetômetro de fluxo saturado (Fluxgate), detectores baseados no efeito hall e biosusceptômetro de corrente alternada [20],[21].
Mostrar mais

34 Ler mais

Estudo da corrosão por interferência de corrente alternada em estruturas enterradas...

Estudo da corrosão por interferência de corrente alternada em estruturas enterradas...

Dutos metálicos revestidos, enterrados e protegidos catodicamente, quando são instalados nas proximidades de linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, vêm apresentando problemas de corrosão, sendo esta atribuída às interferências de corrente alternada dispersas no solo. São muitos os critérios propostos na literatura para verificar se um duto está ou não sujeito a esse tipo de problema, mas tais critérios são contraditórios e ineficientes, uma vez que não levam em conta parâmetros termodinâmicos e não contemplam o acoplamento dos potenciais originados de corrente contínua com os potenciais oriundos de corrente alternada. O objetivo do presente trabalho foi estudar a corrosão causada por corrente alternada, selecionar um critério seguro de verificação da probabilidade de ocorrência dessa corrosão e desenvolver uma nova metodologia para a obtenção dos parâmetros necessários para a aplicação do critério proposto. Com base em uma ampla pesquisa bibliográfica, em resultados experimentais obtidos em laboratório e em campo, foi possível a seleção do seguinte mecanismo: a corrosão por corrente alternada é decorrente da oscilação do potencial da interface duto/solo que, dependendo do valor do pH nas suas vizinhanças, leva o sistema alternadamente ao domínio da corrosão e da imunidade ou alternadamente ao domínio da formação de óxidos (com e sem passivação) e da imunidade. Nessas condições, a corrosão do aço-carbono ocorre devido à irreversibilidade da reação Fe 2+ + 2e - Fe, nos casos de
Mostrar mais

208 Ler mais

INVESTIGAÇÃO SOBRE ASPECTOS DE USO ENERGÉTICO NOS PROCESSOS DE SOLDAGEM A RESISTÊNCIA POR PONTO PARA AS VERSÕES CORRENTE ALTERNADA (CA) E CORRENTE CONTÍNUA A MÉDIA FREQUÊNCIA (MFDC)

INVESTIGAÇÃO SOBRE ASPECTOS DE USO ENERGÉTICO NOS PROCESSOS DE SOLDAGEM A RESISTÊNCIA POR PONTO PARA AS VERSÕES CORRENTE ALTERNADA (CA) E CORRENTE CONTÍNUA A MÉDIA FREQUÊNCIA (MFDC)

As máquinas de soldagem a resistência por ponto (Resistance Spot Welding – RSW) são amplamente utilizadas pelas indústrias automobilísticas. Encontra-se disponível no mercado nas versões corrente alternada (CA) e corrente contínua a média frequência (MFDC). Na literatura técnica é possível encontrar estudos comparativos entre tais máquinas tendo como referência botão de solda, geometria do ponto, sua resistência mecânica e sua formação em chapas de aços revestidos e não revestidos. Entretanto, ainda resta estabelecer um comparativo entre as máquinas CA e MFDC do ponto de vista do uso energético das mesmas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a eficiência energética das máquinas CA e MFDC, dividindo em três partes de atuação. A primeira contempla o desenvolvimento de um modelo matemático para cada máquina. Em seguida, ambos os modelos são validados por meio de um planejamento fatorial 3 k , onde os fatores são a corrente e espessura da chapa. As respostas observadas foram o efeito na corrente do primário, que comparada com a corrente simulada validou os modelos matemáticos. A terceira fase trata da análise do rendimento, através de um planejamento composto central (PCC), onde os fatores foram o tempo, a força, a corrente e a espessura da chapa, e como resposta adotou-se os parâmetros rendimento elétrico e diâmetro do botão de solda. É possível concluir que a máquina CA apresentou melhor rendimento em relação à máquina MFDC, tendo como principal efeito as máquinas de soldagem a resistência por pontos.
Mostrar mais

202 Ler mais

Estudo exploratório da soldagem MIGMAG com duplo arame empregando corrente alternada

Estudo exploratório da soldagem MIGMAG com duplo arame empregando corrente alternada

A soldagem de múltiplos arcos pode apresentar problemas de sopro magnético, em especial quando os arcos estão posicionados próximos um ao outro, sendo uma das principais dificuldades encontradas (Bykosoviskii, 1977). Especialmente na soldagem com duplo arame, a polaridade dos eletrodos pode afetar o comportamento dos arcos. Se os arcos tiverem polaridades opostas, o campo magnético entre eles se concentra, resultando em um campo mais intenso, tendendo a produzir a repulsão entre os arcos (Figura 2.4a). Se os eletrodos possuem mesma polaridade, os campos magnéticos entre os arcos se opõem, resultando em um campo mais fraco entre eles, tendendo a produzir a atração entre os arcos (Figura 2.4b). Ao utilizar um eletrodo em corrente contínua (CC+ por exemplo) e outro em corrente alternada (Figura 2.4c), o efeito do sopro magnético pode ser reduzido pela reversão da polaridade a cada meio ciclo no eletrodo em corrente alternada (The Lincoln Eletric Co., 2001).
Mostrar mais

153 Ler mais

O USO DO GEOGEBRA, UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE SINAIS SENOIDAIS E NA MONTAGEM DE UM FASOR EM CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA

O USO DO GEOGEBRA, UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ESTUDO DE SINAIS SENOIDAIS E NA MONTAGEM DE UM FASOR EM CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA

Essa prática foi realizada no dia 20 de março de 2013, no laboratório de informática II do IFRN Campus Mossoró com os 35 alunos da 2ª série do curso técnico integrado de nível médio em eletrotécnica, que tem em sua grade curricular a disciplina eletrotécnica e matemática, que tem, respectivamente, os conteúdos de circuitos elétricos com corrente alternada e funções trigonométricas. A atividade de utilização do GeoGebra dividiu-se em duas práticas, análise gráfica e matemática do sinal senoidal provocado por correntes elétricas alternadas, variando os parâmetros da função trigonométrica e em seguida foi construído um fasor, uma outra forma de representar correntes e tensões alternadas.
Mostrar mais

70 Ler mais

Estudo dos mecanismos envolvidos na separação e ruptura simultâneas de biomassa algal pelo uso da tecnologia de eletroflotação por corrente alternada

Estudo dos mecanismos envolvidos na separação e ruptura simultâneas de biomassa algal pelo uso da tecnologia de eletroflotação por corrente alternada

Dentre as diversas etapas para a transformação de microalgas em biodiesel, os processos de separação e a ruptura celular dessa biomassa são particularmente importantes, uma vez que as tecnologias disponíveis para este fim apresentam elevados custos, comprometendo a viabilidade do aproveitamento energético. Este trabalho teve como objetivo geral estudar os mecanismos envolvidos na separação e ruptura simultâneas de biomassa algal pelo uso da tecnologia de eletroflotação por corrente alternada (EFCA), com objetivo principal de extrair o conteúdo lipídico da biomassa algal, assim como verificar o potencial da tecnologia na remoção de nutrientes de efluentes de lagoas de estabilização. Foram realizados ensaios de coagulação/floculação em jar test com coagulantes sintéticos (FeCl 3 e Al 2 (SO 4 ) 3 ) e orgânicos
Mostrar mais

115 Ler mais

ATERRAMENTO E PROTEÇÃO ATMOSFÉRICA

ATERRAMENTO E PROTEÇÃO ATMOSFÉRICA

Nos tipos de geradores de corrente contínua (DC), a energia é convertida, como o nome já indica para a forma direta ou contínua de corrente elétrica e carrega uma bateria que acumula esta energia para uso posterior. Esta forma de conversão é um pouco incômoda, pois requer um banco relativamente grande de baterias para que se possa ter uma quantidade de energia razoável num determinado lugar, e além disto, nossos utensílios domésticos e a grande parte dos aparelhos elétricos/eletrônicos são projetados para funcionar ligados a corrente alternada devido as facilidades de transporte que esta maneira proporciona. Assim, nos sistemas em que se usa geradores de corrente contínua, é necessário que se tenha ligado juntamente ao sistema um inversor para que se possa utilizar diretamente aparelhos elétricos. Em compensação, esta forma permite que mesmo sem vento por algum tempo se tenha energia disponível. Já os geradores de corrente alternada (AC), geram a eletricidade, como o nome diz, na forma de corrente alternada e pode ser usado diretamente nos nossos aparelhos elétricos e eletrônicos do dia a dia.
Mostrar mais

54 Ler mais

Motor de Corrente Alternada

Motor de Corrente Alternada

uma velocidade n um pouco inferior à velocidade síncrona, isto é, a velocidade da corrente do campo. Como é um pouco inferior, diz que este motor é assincrono, isto é, sem sincronia. Observe que este motor não consegue partir, isto é, acelerar desde a velocidade zero até a

36 Ler mais

Influência da freqüência da corrente alternada da nitretação a plasma nas propriedades superficiais do aço inoxidável ASTM F138

Influência da freqüência da corrente alternada da nitretação a plasma nas propriedades superficiais do aço inoxidável ASTM F138

Inicialmente, o gás se comporta como um condutor ôhmico, sendo a corrente resultado apenas da movimentação dos íons positivos e negativos em direção aos eletrodos. Aumentando a tensão, a velocidade dos íons e elétrons aumenta, bem como o coeficiente de recombinação, ou seja, a recombinação entre íons positivos e elétrons devido à força eletrostática. Com alto coeficiente de recombinação, a quantidade de íons e elétrons que atingem os eletrodos permanece estável até que se atinja a corrente de saturação. A partir daí, ao aumentar a tensão, os elétrons passarão a ter energia suficiente para ionizar outras espécies neutras e produzir mais elétrons. Inicia-se, então, a região chamada de descarga de Townsend, na qual há uma avalanche na produção de elétrons, fazendo com que a corrente aumente mesmo sem aumento significativo da tensão. A partir de então, os íons que bombardeiam o cátodo, onde a amostra é colocada, tem energia suficiente para produzirem elétrons secundários, que irão colidir com outras espécies neutras e darão origem a mais íons e elétrons. Neste momento, a descarga se torna autossustentada, há uma queda na tensão e o gás se torna brilhante, porque ao se aproximarem da amostra (catodo), os íons positivos de nitrogênio capturam elétrons e emitem fótons, dando origem à luminosidade característica da nitretação a plasma. Trata-se da descarga normal.
Mostrar mais

86 Ler mais

Desenvolvimento, otimização e caracterização física de um novo sistema multi-sensores de Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC) para obtenção de imagens biomagnéticas

Desenvolvimento, otimização e caracterização física de um novo sistema multi-sensores de Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC) para obtenção de imagens biomagnéticas

Este teste foi realizado para determinar a freqüência de ressonância da instrumentação proposta de modo a comparar com a instrumentação anterior (sete sensores), ou seja, verificar em [r]

46 Ler mais

Fonte de corrente alternada programável para ensaios de equipamentos elétricos

Fonte de corrente alternada programável para ensaios de equipamentos elétricos

Apesar da grande disponibilidade de periféricos [41] incorporados ao TMS320F2812 (A/D, Timers, saídas de MLP, portas digitais de entrada e saída (I/O), comunicação serial SPI e SCI, CAN - Controller Area Network, Watchdog), o mesmo carece de um conversor D/A em sua arquitetura. Dessa forma, foi incorporado ao projeto da fonte de corrente um conversor D/A permitindo maior flexibilidade no monitoramento e ajuste das variáveis de controle do sistema. O modelo especificado foi o DAC7625 [42]. Este D/A de 28 pinos possui como características principais baixo consumo de energia (22mW), quatro canais de saídas analógicas com possibilidade de atualização simultânea devido à sua estrutura interna com duplo buffer, 12bits de resolução para cada canal e entrada de dados paralela. Ainda, possui um pino para comando de reset e pode ser alimentado de uma única fonte de +5Vcc ou de uma fonte simétrica de ± 5Vcc dependendo das necessidades de cada aplicação. A figura 3.14 representa de forma esquemática o circuito integrado do DAC7625 e sua interface com o DSP.
Mostrar mais

116 Ler mais

Tomografia por biosusceptometria de corrente alternada

Tomografia por biosusceptometria de corrente alternada

Todavia, quando eram combinadas as aquisições com múltiplos canais e compensação de campo, o nível das imagens produzidas foi muito superior àquele utilizando somente o canal central do[r]

62 Ler mais

Bacharel em Engenharia El´

Bacharel em Engenharia El´

Neste cap´ıtulo, faz-se a previs˜ ao das perdas da liga¸c˜ao a terra do gerador trif´asico descrito em [23], de 380 V, 28 kVA e situado a 500 m da costa. Na sec¸c˜ao 3.1, s˜ao feitas em primeiro lugar algumas considera¸c˜oes sobre os parˆ ametros do sistema de transmiss˜ao de energia el´ectrica. Na sec¸c˜ao 3.2, s˜ao apresentados os modelos das linhas de transmiss˜ ao. Na sec¸c˜ao 3.3, s˜ao apresentados os c´alculos te´oricos (previs˜ ao das perdas), donde ser˜ao analisados quatro cen´ arios. No primeiro cen´ ario analisa-se um circuito el´ectrico de Baixa Tens˜ao (BT) constitu´ıdo por um gerador el´ectrico trif´asico que alimenta uma determinada carga. Faz-se an´ alise total das perdas no sistema de transmiss˜ao por interm´edio de c´alculos que ser˜ao apresentados. No segundo cen´ ario faz-se o dimensionamento de circuito de Corrente Alternada em Alta Tens˜ao (HVAC) composto por dois transformadores ligados um do lado da fonte e o outro do lado da carga com objectivo de elevar e baixar a tens˜ao el´ectrica visto que o gerador produz uma tens˜ao baixa na ordem de 0,38 kV. Este gerador alimenta uma carga constante ligada ` a rede el´ectrica. No terceiro cen´ ario analisa- se um circuito de Baixa Tens˜ao (BT) constitu´ıdo por um rectificador no lado da fonte e ondulador no lado da carga. As perdas no rectificador e ondulador n˜ ao s˜ao calculadas. Foram calculadas as perdas no cabo. No quarto cen´ ario analisa-se um circuito el´ectrico constitu´ıdo por cabos, dois transformadores, rectificador, e ondulador ligados nas duas extremidades do lado da fonte e da carga. A transmiss˜ao ´e feita em alta tens˜ao e em corrente cont´ınua com perspectiva de reduzir as perdas na linha de transmiss˜ao. N˜ ao s˜ao tidos em conta as perdas no inversor e no rectificadores para este cen´ ario.
Mostrar mais

131 Ler mais

Show all 1541 documents...