critérios de decisão de compra

Top PDF critérios de decisão de compra:

Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório

Critérios de decisão de compra de ração para cães : um estudo exploratório

Na seleção dos participantes para o focus group consideraram-se indivíduos com cães domésticos e que tivessem como sua responsabilidade a alimentação dos animais. O guião foi elaborado de forma semiestruturada, focando os pontos de caracterização dos donos, a nível de motivação, e a questão dos critérios de decisão, garantindo abertura para que sejam abordados pontos não considerados previamente. As questões de Warm-up e de “Identificação das motivações” foram direcionadas para validar que os intervenientes respeitavam as características da amostra pretendida, ou seja, donos motivados por considerações intrínsecas para terem o cão doméstico a seu cargo e responsabilidade (Anexo 2). Posteriormente, direcionou-se as questões para entender quais os critérios de decisão de compra de ração e qual a preponderância do veterinário no processo.
Mostrar mais

37 Ler mais

O consumo de produtos alimentares: hábitos, critérios de escolha e fatores de influência na decisão de compra – uma abordagem exploratória

O consumo de produtos alimentares: hábitos, critérios de escolha e fatores de influência na decisão de compra – uma abordagem exploratória

Este estudo é de carácter quantitativo, tendo por base a conceção de um questionário desenvolvido pela investigadora, onde se pretendem analisar decisões e comportamentos, bem como delimitar quantitativamente os resultados. Este é dividido, globalmente, em três partes: (1) frequência de consumo dos tipos de comida, (2) critérios na escolha de produtos e marcas e (3) meios influenciadores na compra de produtos alimentares. São também contempladas algumas questões complementares relativas aos hábitos de compra, recordação da marca e perfil demográfico. O questionário contém um conjunto de questões fechadas, na qual as opções de resposta foram previamente definidas, existindo apenas uma questão aberta de resposta curta.
Mostrar mais

101 Ler mais

Auxílio na tomada de decisão na compra de uma máquina de usinagem a laser

Auxílio na tomada de decisão na compra de uma máquina de usinagem a laser

A tomada de decisão é um dos fatores mais importantes para o crescimento e o futuro, tanto de uma empresa, quanto na vida das pessoas e nas mais simples atitudes do dia a dia. Um processo decisório pressupõe opções e escolhas, e é preciso examinar todas as possibilidades para tal decisão. O presente trabalho tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão na compra de uma máquina de usinagem a laser (LASER CUT MACHINE), utilizada principalmente para corte de chapas de aço com alta qualidade e grande precisão, requisitada na área de desenvolvimento de processo de uma empresa fabricante de autopeças e rodas. Para tanto foi utilizado o método AHP de auxilio à decisão por múltiplos critérios. E posteriormente a técnica pode ser levada em conta, e auxiliar aquisição de outros equipamentos. De início, foram analisados os critérios e as especificações mais importantes da máquina atual para a aplicação do método e posteriormente foi feita a aplicação e a análise de sensibilidade.
Mostrar mais

59 Ler mais

INFLUÊNCIA DAS CRIANÇAS NA DECISÃO DE COMPRA FAMILIAR

INFLUÊNCIA DAS CRIANÇAS NA DECISÃO DE COMPRA FAMILIAR

darem explicações sobre consumo, ou situações em que a criança os acompanha nas compras, para os treinarem no papel de consumidores, essencialmente em actividades relacionadas com a comparação preço-qualidade dos produtos. A criança aprende a avaliar os produtos pelos critérios usados pelos pais (Ward 1974; Ward e Wackman 1972b). Os pais que normalmente satisfazem os pedidos das crianças encorajam-nas a estar atentas à publicidade e a pedir mais frequentemente, enquanto os pais que discutem os pedidos com os filhos encorajam-nos a desenvolver competências de selecção e interpretação da informação do produto (Ward et al. 1986, citado por Caruana e Vassalo, 2003). Os influenciadores externos, como a televisão, os pares, e hoje em dia a internet, afectam directamente a aprendizagem de consumo não-racional. Estudos indicam que no processo de socialização do consumidor, os pais vão perdendo importância conforme a criança vai entrando na adolescência, em que os pares passam a ser a sua principal fonte de informação (Ward 1974).
Mostrar mais

54 Ler mais

A influência da marca na decisão de compra de clientes baixa renda

A influência da marca na decisão de compra de clientes baixa renda

Decisão de compra: o ato de decidir por parte do consumidor envolve estratégias, por vezes simples, por vezes mais elaboradas. Os casos que envolvem pouco tempo e esforço são normalmente aqueles em que a compra é rotineira. Aqui o consumidor adota critérios, como a marca mais barata, ou, ainda, a mesma da compra anterior. As aquisições mais complexas exigem grau de envolvimento maior por parte do comprador, porque, em regra, são produtos ou serviços mais significativos, cuja aquisição implica consulta a algumas fontes internas e/ou externas. É apenas na etapa de compra que o cliente decide efetivamente sobre a marca, o revendedor, a quantidade, a ocasião e a forma de pagamento, ressaltando que compras do dia-a-dia envolvem menos decisões e deliberações. (KOTLER; KELLER, 2006).
Mostrar mais

92 Ler mais

APOIO À DECISÃO DE COMPRA NA INDÚSTRIA DE CIMENTOS E DERIVADOS

APOIO À DECISÃO DE COMPRA NA INDÚSTRIA DE CIMENTOS E DERIVADOS

A existência de mais de um ponto de vista a ser considerado para a comparação entre um grupo de alternativas ou a determinação da superioridade de uma sobre a outra pode ser uma tarefa bastante complexa, que demanda o uso de ferramentas capazes de resolver este tipo de questão (CHAVES et al., 2010). Neste sentido, o Apoio Multicritério à Decisão (AMD), que tem como princípio buscar o estabelecimento de uma relação de preferências entre as alternativas face a vários critérios no processo de decisão (GUARNIERI et al., 2015), pode ser uma solução viável para a resolução deste tipo de problemática. O AMD consiste em um conjunto de métodos e técnicas para auxiliar ou apoiar pessoas e organizações a tomarem decisões, sob a influência de uma multiplicidade de critérios (ALMEIDA, 2011; DOUMPOS; ZOPOUNIDIS; GALARIOTIS, 2014). Neste tipo de análise, são considerados diversos pontos de vista para avaliar o desempenho de cada alternativa com relação a cada um dos objetivos estabelecidos (CHAVES et al., 2010), visando fornecer uma estrutura para ajudar um agente de decisão na obtenção de elementos de resposta às questões no decorrer de um processo complexo (DEHE; BAMFORD, 2015).
Mostrar mais

19 Ler mais

Consumer behavior: factors affecting the virtual consumption in social networks

Consumer behavior: factors affecting the virtual consumption in social networks

Este estudo teve como objetivo geral identificar os fatores determinantes na decisão de compra dos consumidores virtuais da loja Treko’s Mania. Com a aplicação da correlação simples entre as variáveis estudadas, verificou-se a relação existente entre os critérios que apresentaram maior relevância para os consumidores. Identificou- se que as variáveis “dicas de produtos e novidades” e variável “variedade de produtos” possuem relação significativa com os critérios “curtir e compartilhar produtos” e “indicação fanpage”, apresentando grande importância para a decisão de compra do consumidor. No momento da realização da correlação da variável “experiência de compra satisfatória”, constatou-se que os seguintes critérios influenciam diretamente esta variável: recebimento de produtos no prazo fornecido, bom relacionamento, variedade de produtos, condições de pagamento e recebimento dos produtos conforme descritos.
Mostrar mais

29 Ler mais

Fatores que influenciam a preferência pela compra da carne de frango no município de Capanema no Nordeste do Pará / Factors that influence the preference for buying chicken meat municipality of Capanema in Northeastern Pará

Fatores que influenciam a preferência pela compra da carne de frango no município de Capanema no Nordeste do Pará / Factors that influence the preference for buying chicken meat municipality of Capanema in Northeastern Pará

A maioria dos entrevistados é do sexo feminino com renda mensal de um a dois salários mínimos. Observou-se que o preço determinou a frequência de compra do produto, aos fins de semana, em mercadinhos. A qualidade e higiene do produto comercializado no momento da compra promove a efetivação da compra de carne de frango. Além, alternativas proteicas, que são positivas na alimentação e no orçamento dos indivíduos.

15 Ler mais

A influência de diferentes opções de reserva na decisão de compra de hotéis

A influência de diferentes opções de reserva na decisão de compra de hotéis

Para manter as vendas e conquistar uma maior parte do mercado, é imprescindível que as empresas procurem se atualizar frente à venda junto ao consumidor. O entendimento que o cliente, na maioria das vezes busca o melhor custo benefício frente a tantos fornecedores com a mesma gama de opções. O objetivo da pesquisa levantou os fatores que mais influenciam na decisão de compra de serviços hoteleiros. A pesquisa caracterizou-se como abordagem quantitativa e descritiva, a amostra contabilizou 503 pessoas. No que concerne a coleta de dados foi realizada por meio de questionário online, durante o mês de novembro de 2019. Para isso, o estudo buscou analisar as variáveis que influenciam o comportamento de compra de consumidores e as estratégias de marketing usadas para atrair e reter clientes. Frente aos resultados do questionário, verificou-se as características que influem nessa decisão de compra: relevância dos comentários de terceiros para 66,9 % dos respondentes, a verificação de elementos indiretos do marketing como a influência das cores e o uso do número 9 como preço atrativo na venda.
Mostrar mais

38 Ler mais

Análise do comportamento e do processo de decisão de compra do cliente organizacional

Análise do comportamento e do processo de decisão de compra do cliente organizacional

Embora os resultados obtidos em estudos anteriores sejam díspares (Hurley & Hult, 1998; Jaworski & Kohli, 1993; Matsuno, Ken, John, & Aysegul, 2002), as variáveis estruturais proporcionam um ponto óbvio da diferença entre as PME e as grandes organizações. Uma variável cultural principal, que parece ter um impacto sobre a orientação para o mercado, é a forma como as organizações lidam com a informação. Kholi e Jaworski (1990) consideram a geração efetiva e a disseminação da informação do mercado através dos departamentos, como tão importantes para o desempenho, que consideram que estas são dimensões da própria orientação para o mercado. Por outro lado, Slater e Narver (1995) preferem incluir o processamento da informação e a partilha de informações entre os departamentos, no interior do contexto mais alargado da aprendizagem organizacional. As designações como a "tomada de decisão participativa" (Hurley & Hult, 1998) e a "dinâmica interdepartamental" (Jaworski & Kohli, 1993) também têm sido usadas para descrever este aspeto da cultura organizacional. Olavarrieta e Friedmann (2008) caracterizam a aprendizagem organizacional como uma abordagem evolutiva da estratégia, em que as organizações não dependem apenas dos recursos existentes, mas estão constantemente a evoluir através da aprendizagem, da descoberta e da adaptação. A capacidade de uma empresa para obter e interpretar o conhecimento a partir do mercado, é considerada como um resultado da adoção da orientação para o mercado.
Mostrar mais

118 Ler mais

Critérios para a tomada de decisão em obras rodoviárias sustentáveis.

Critérios para a tomada de decisão em obras rodoviárias sustentáveis.

Os resultados da priorização foram distintos quando comparados o Cenário 01 (utilizando critérios técnicos, econômicos, socioambientais e de tráfego), o Cenário 02 (técnico) e o Cenário 03 (relação benefício/custo). Uma das principais razões foi que no Cenário 01 os critérios econômicos, sociais e ambientais representavam 30% em peso para a tomada de decisão. No Cenário 01 foram considerados critérios que influenciam diretamente na tomada de decisão em construções sustentáveis. Foi capaz de priorizar trechos de rodovias onde as populações tinham maiores necessidades de desenvolvimento social e que pouco interferem nas características ambientais da localidade (PB-073/001 e PB- 004/007). Os Cenários 02 e 03 restringem-se à classificação de variáveis técnicas ou econômicas. A utilização do PROMETHEE II tornou possível a avaliação de vários critérios na tomada de decisão, diferentemente dos métodos tradicionais de tomada de decisão em construção rodoviária, que se baseiam em critérios técnicos ou na matemática financeira. A avaliação do Cenário 01 feita pelo tomador de decisão sem utilização de ferramentas
Mostrar mais

13 Ler mais

DEMISSÃO: CRITÉRIOS IMPORTANTES NA TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES

DEMISSÃO: CRITÉRIOS IMPORTANTES NA TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES

A maior parte da literatura sobre gestão de recursos humanos é focada em critérios, técnicas e métodos sobre os processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, promoção, remuneração e avaliação de desempenho (Ulrich, Younger, & Brockbank, 2008). No entanto, a literatura sobre os problemas relacionados com a rescisão do contrato, sucessão e demissão é escassa, e o conhecimento sobre os motivos pelos quais os gerentes tomam decisões de demissão é limitado. Assim, existe uma lacuna na pesquisa sobre questões relativas a como os indivíduos são substituídos e o que leva à sua demissão (Hilger, Mankel, & Richter, 2013), além das circunstâncias anteriores à demissão (McDonald, Waterhouse, & Kellner, 2008).
Mostrar mais

14 Ler mais

“Feixe de Intervenções” de Prevenção de Infeção de Local Cirúrgico – Normas de Orientação Clínica

“Feixe de Intervenções” de Prevenção de Infeção de Local Cirúrgico – Normas de Orientação Clínica

b) Número de doentes submetidos a cirurgia hepatobiliar na unidade de tempo. 5) Taxa de adesão (mensal, trimestral, semestral, anual) à implementação do “feixe de intervenç[r]

12 Ler mais

Um estudo sobre os produtos de luxo portugueses e a imagem de Portugal

Um estudo sobre os produtos de luxo portugueses e a imagem de Portugal

106 escolha entre um calçado português e outro italiano, os nossos respondentes escolheram em maioria o calçado italiano quando não estava disponível a informação sobre a origem e a marca do produto, mas verificou-se um aumento da probabilidade de compra do calçado português quando a informação sobre a marca e a origem foram acrescentadas e uma ligeira redução da probabilidade de compra do calçado italiano. Este resultado sugere um efeito do país de origem nas decisões dos consumidores e realça uma valorização das marcas portuguesas de calçado face à um dos maiores concorrentes mundiais, Itália. É de notar, porém, que estes resultados também se podem dever às características do design dos sapatos apresentados no questionário. Relativamente à imagem de Portugal como país, os aspetos avaliados positivamente foram a pesquisa tecnológica, a alta qualidade dos bens, os custos de mão-de-obra, o alto nível de in- dustrialização, a ausência de influência militar no governo, o bom nível de educação/alfabetiza- ção, o sistema de mercado livre e a democracia, sendo o nível de vida, a segurança social, o desenvolvimento da economia os aspetos para melhorar. No que se refere aos resultados quanto às variáveis sociodemográficas, as principais conclusões relevantes retiradas são as se- guintes (análise detalhada apêndice I):
Mostrar mais

181 Ler mais

PARA A DECISÃO DE COMPRA DE UM AUTOMÓVEL: INFLUÊNCIA DO SEXO E DA IDADE DOS CONSUMIDORES

PARA A DECISÃO DE COMPRA DE UM AUTOMÓVEL: INFLUÊNCIA DO SEXO E DA IDADE DOS CONSUMIDORES

A Internet tem assumido um papel crescentemente importante em todas as decisões de compra, sejam elas de carácter complexo, limitado ou de rotina. A gradual evolução da influência da Internet no processo de decisão de compra de um automóvel novo é notável, especialmente na fase da procura de informação. Nesse sentido, esta dissertação pretende analisar o papel da Internet na procura de informação para a decisão de compra de um automóvel novo e verificar de que forma varia esta importância conforme o sexo e a idade do consumidor, no contexto português. Para a investigação, adotou-se uma abordagem quantitativa, através de um questionário, para a qual foram analisadas 200 respostas. A amostra foi não probabilística e a técnica de amostragem utilizada foi por quotas (de sexo e de idade).
Mostrar mais

56 Ler mais

O sexismo na publicidade: perceção do consumidor e influência na decisão de compra

O sexismo na publicidade: perceção do consumidor e influência na decisão de compra

141 Em relação à análise comparativa entre as gerações X e Y, os investigadores depararam- se com diversos pontos em comum, não existindo diferenças tremendamente exponenciais, principalmente enquanto consumidores. As maiores diferenças foram detetados no conhecimento do conceito sexismo e na perceção do mesmo na publicidade durante e a visualização dos anúncios. Os participantes do grupo A, membros da geração X, não possuíam ideais estratificadas como os participantes do grupo B, membros da geração Y, que apresentavam um maior grau de conhecimento sobre o anúncio. Além disso, durante a visualização dos anúncios, o grupo A enfrentou um maior número de dificuldades para percecionar o sexismo nos mesmos, voltando- se várias vezes para a discussão em grupo para alcançar tal. Já os participantes do grupo B revelaram uma facilidade notória em compreender os diferentes tipos de sexismo presentes nos anúncios apresentados, demonstrando um elevado grau de consciência perante o conceito. Contudo, enquanto consumidores, os grupos não apresentaram diferenças, prosseguindo sempre com a intenção de compra quando se tratava de um produto habitual. Tal demonstra que, apesar da geração Y se revelar mais consciente perante o conceito de sexismo e da sua existência na publicidade, a sua inércia prossegue, não existindo uma consequência notória a nível de consumo. Como tal, e referindo aos objetivos introduzidos no início do estudo, foi possível concluir que o consumidor compreende o conceito de sexismo, deteta a atitude ou estereótipo sexista na publicidade, mas tal não influencia a sua decisão de compra de um produto habitual. Os motivos apresentados relacionam-se maioritariamente com o conceito de relação entre o peço e a qualidade, afetividade, lealdade, fidelidade e envolvimento. A investigação pode assim concluir que o sexismo presente na publicidade ainda não se revela como uma característica influente no processo de decisão de compra do consumidor. Outros valores apresentam um maior grau de influência. Assim, o sexismo na publicidade pode caminhar para uma crescente normalização, visto que não existe potenciais consequências a nível monetário para as empresas que reproduzem os estereótipos sexistas nos seus anúncios publicitários.
Mostrar mais

223 Ler mais

A Percepção do Impacto Social da Marca como um Factor de Decisão de Compra

A Percepção do Impacto Social da Marca como um Factor de Decisão de Compra

Quanto às indústrias produtoras de “capulana”, ao nível da cidade de Pemba, foi afirmado pelos participantes que elas ainda não existem localmente, e que os vendedores as compram maioritariamente na Tanzânia e em Nampula, para revenderem em mercados locais. Um dos desafios para a marca “Ikuru” era a compra da “capulana”, a matéria-prima para a confecção de artigos. Entretanto esta dificuldade inerente à matéria-prima, pode ter algum impacto na produtividade de peças, assim como na fidelização de clientes, que esperam sempre por mais novidades. Até porque a “capulana” é um tecido que tem a capacidade de se reinventar continuamente, onde se verifica a entrada de novos padrões, com uma qualidade cada vez melhor. Outro aspecto que tem se mostrado desafio da marca “Ikuru”, prende-se com pedidos dos consumidores, na possibilidade de disponibilizarem o tecido e pagarem simplesmente pela mão-de-obra. A política da empresa veda esta prática. Neste sentido, a “Ikuru” é a responsável pelo designer, padrão da “capulana” e confecção 1 . O consumidor tem apenas a possibilidade de
Mostrar mais

17 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E GUILHERME ALBUQUERQUE DE SOUZA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E GUILHERME ALBUQUERQUE DE SOUZA

Diante do fácil acesso à informação e outros impactos da globalização, nota-se um crescimento na exigência e no conhecimento do consumidor moderno. As organizações contemporâneas buscam, mais intensamente, compreender seus consumidores e entender o que os mesmos levam em consideração em seus processos de decisão de compra. Desta forma, as empresas objetivam identificar e saciar as necessidades e desejos de seus clientes. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o comportamento e o processo de decisão de compra dos consumidores de uma empresa varejista cearense, assim como compreender a gestão de vendas da mesma empresa. E, por fim, analisar os impactos de tal comportamento na gestão da organização. Foram utilizados como referencial teórico os conceitos de comportamento do consumidor (Blackwell, Miniard e Engel 2005), relacionados aos fatores que influenciam o consumidor, o processo de decisão de compra (Kotler, 2004) e suas etapas e gestão de vendas (Dias, 2010) analisando os princípios para uma boa gestão. Quanto aos objetivos da pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa e quantitativa, viabilizado através de um estudo de caso com uma empresa varejista cearense, onde aplicou-se 20 questionários estruturados para seus clientes e uma entrevista para sua gestora. Os dados dos questionários foram tabulados através do Microsoft Excel e expressos através de gráficos. Para a análise dos dados da entrevista, foi realizada uma análise teórica baseada previamente a partir do referencial teórico do trabalho. Os resultados demonstraram a existência de influência e impactos do comportamento do consumidor e seu processo de decisão de compra diretamente na gestão de vendas da empresa varejista estudada.
Mostrar mais

64 Ler mais

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA EM 2011 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA EM 2011 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Pesquisadores como Fernando Abrucio (2009), na pesquisa Práticas Comuns dos Diretores Eficazes, promovida pela Fundação Victor Civita, reconhecem a capacitação profis[r]

93 Ler mais

Registo de Complicações de Interrupção de Gravidez. Definições e modelo de registo – Normas de Orientação Clínica

Registo de Complicações de Interrupção de Gravidez. Definições e modelo de registo – Normas de Orientação Clínica

iii. choque tóxico – quadro inespecífico com uma evolução rápida de falência multiorgânica, podendo culminar em morte materna. O aparecimento de um quadro compatível [r]

8 Ler mais

Show all 10000 documents...