Empresas - Automação

Top PDF Empresas - Automação:

Desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas de base tecnológica: práticas de gestão no setor de automação de controle de processos.

Desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas de base tecnológica: práticas de gestão no setor de automação de controle de processos.

As atividades de assistência técnica também explicam a predominância de inovações incrementais para os produtos que desenvolvem. Isso porque muitas das empresas pesquisadas se posicionaram no mercado nacional como substituidoras de importações, explorando como vantagem competitiva o fato de fornecerem serviços de assistência técnica com menores custos e maior agilidade em relação as empresas estrangeiras. Desta forma, essas empresas de Automação de Controle de Processos passaram a fornecer produtos que inicialmente eram similares aos de empresas estrangeiras, e, ao longo do tempo eles foram sendo melhorados e/ou adaptados em conformidade com as necessidades específicas das suas empresas clientes.
Mostrar mais

167 Ler mais

Uma ferramenta para automação do processo de tomada de decisões  em empresas que adotam a gonança de tecnologia da informação

Uma ferramenta para automação do processo de tomada de decisões em empresas que adotam a gonança de tecnologia da informação

A tomada de decisão compartilhada nas empresas que adotam governança de tecnologia da informação (TI) é uma atividade difícil e desafiadora. Existem problemas que dificultam a atuação dos comitês gestores de TI, tais como a falta de produtividade, tempo de duração exagerado nas reuniões, distância física entre os membros de comitês gestores, entre outros fatores restritivos. Este trabalho apresenta uma ferramenta de software desenvolvida para automação do processo de tomada de decisão compartilhada em comitês gestores de TI. Foi desenvolvida uma ferramenta web que automatizou o processo das reuniões dos comitês por meio de um método de tomada de decisão baseado na teoria da sabedoria das multidões. A ferramenta suporta a realização de reuniões presenciais e remotas, além de todo um processo de debate e votação virtual. Através de um estudo de caso realizado em uma empresa, a ferramenta se mostrou útil, preferível ao método atual utilizado na empresa, completo para o que se propôs, além de fácil de usar.
Mostrar mais

52 Ler mais

AS EMPRESAS INOVADORAS COMO PROMOTORES DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LENKE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA

AS EMPRESAS INOVADORAS COMO PROMOTORES DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA LENKE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA

Assim sendo, no contexto dos fatores internos e externos que influenciavam a empresa, pode-se inferir que o processo de mudança teve origem na associação entre os fatores que demandavam a introdução de mudanças urgentes e planeadas, capazes de alterar a dinâmica dos processos de cognição e de ação até então existentes na LENKE, como uma estratégia de sobrevivência. Embora tenha sido uma empresa inovadora em um passado recente, a LENKE vinha sofrendo com a crescente concorrência de empresas internacionais, como MAREL, STORK, e nacionais, Toledo do Brasil, Linco, Mein, Loma e Brapenta. A necessidade de aumentar o seu market share sinalizava claramente a necessidade de introduzir mudanças, inclusive estruturais.
Mostrar mais

23 Ler mais

Automação do controle industrial BNDES

Automação do controle industrial BNDES

Mais modernamente, a tendência à padronização de ele- mentos e de protocolos de comunicação (descritos a seguir) vem reduzindo os custos associados à implantação dos sistemas de controle, naturalmente quando se comparam sistemas com especi- fi cações idênticas, porém produzidos em épocas diferentes. A con- vergência tecnológica, originada na utilização da eletrônica digital, vem aproximando os sistemas de controle da TI (tecnologia da in- formação) e de seus paradigmas, no sentido da interligação desses sistemas com os sistemas de gestão integrada das empresas e o acesso a informações e relatórios de controle pela Internet e termi- nais portáteis. Os dispositivos de controle vêm se apropriando das mais modernas conquistas da eletrônica, por meio da utilização de componentes com maior velocidade e capacidade de processamen- to, o que se refl ete imediatamente na miniaturização dos dispositivos e no aumento da sua funcionalidade, sensibilidade e precisão, assim como na diminuição do seu tempo de resposta. Têm sido intensos os investimentos em desenvolvimento de software, tanto no software embarcado em dispositivos de controle, que aumentam a facilidade e fl exibilidade do seu uso, quanto de produtos voltados à otimização de sistemas e controle avançados de processo. Novas tecnologias vêm sendo incorporadas aos sistemas de controle, como a comuni- cação sem fi o (wireless) e a adoção de instrumentos baseados em ultra-som, exemplos de novas aplicações de princípios físicos.
Mostrar mais

44 Ler mais

Laboratório remoto para o ensino de automação

Laboratório remoto para o ensino de automação

Como forma de se tornarem competitivas, as empresas têm cada vez maior necessidade de automatizar os processos de fabrico, o que requer mão-de-obra qualificada na área da automação industrial. Existem neste momento muitas instituições que têm por objetivo formar jovens para a entrada no mercado de trabalho, dando-lhes a preparação suficiente para derrubar barreiras relativas à sua contratação, especialmente na indústria. Mas, devido a dificuldades financeiras, é frequente que não disponham das ferramentas adequadas à formação dos jovens na área da automação. O objetivo principal desta dissertação é o desenvolvimento de instrumentos que permitam ultrapassar essa situação.
Mostrar mais

136 Ler mais

Sistema de automação distribuído: uma abordagem baseada em multiagente aplicada a sistemas de distribuição de energia elétrica em média tensão

Sistema de automação distribuído: uma abordagem baseada em multiagente aplicada a sistemas de distribuição de energia elétrica em média tensão

O investimento na automação dos sistemas de distribuição de energia em média e baixa tensão somente tornou-se forte no século XXI com o advento do conceito de Redes Elétricas Inteligentes (REI). Por falta de investimento na automação deste segmento durante anos, os operadores, na maioria das empresas de energia, tomam conhecimento da ocorrência de faltas no sistema de distribuição de média tensão (SDMT) e de baixa tensão (SDBT) a partir das informações repassadas pelos consumidores, via ligações telefônicas para o Call Center da empresa (NORTHCOTE-GREEN; WILSON, 2006). As informações dos consumidores são disponibilizadas aos operadores do centro de operação da distribuição (COD) e a partir da análise dos dados, os operadores mobilizam equipes para localizar e isolar o trecho em falta e recompor a rede elétrica, quando possível. Além disso, os sistemas de distribuição são predominantemente radiais com poucos recursos operacionais e possuem recursos tecnológicos de proteção, controle e automação obsoletos.
Mostrar mais

226 Ler mais

Desenvolvimento de plataformas de automação digitais

Desenvolvimento de plataformas de automação digitais

No entanto, possui também algumas desvantagens. Muitos simuladores, principalmente os mais económicos, não possuem a capacidade de simular com rigor o tempo real. Isto pode ser um problema para simulações em que o tempo seja importante, podendo levar a uma discrepância nos resultados obtidos na simulação e o que acontece na realidade. Outro fator importante é o facto de que com o aumento da complexidade dos sistemas e/ou dos testes realizados sobre estes, são necessários computadores e software mais potentes. Estes normalmente têm custos bastante elevados, sendo por isso inacessíveis a empresas que não tenham capacidade de realizar este tipo de investimento.
Mostrar mais

191 Ler mais

Automação e robótica nas indústrias brasileiras: um estudo exploratório

Automação e robótica nas indústrias brasileiras: um estudo exploratório

Num segundo instante, verificou-se que, mais importante do que possuir sistemas abertos que possibilitassem comunicação com outros sistemas de chão de fábrica era necessário implementar sistemas totalmente integrados desde o ambiente de produção até os sistemas de gestão corporativos (Filho, 1998). Sistemas inteligentes eram capazes de gerar informações de processo de maneira rápida, precisa e confiável e comunicá-las através de protocolos de rede, minimizando riscos e custos industriais. Hoje presenciamos a tecnologia, através da informação, como sendo mola mestra da diferenciação tecnológica das empresas . O último bloco da pirâmide tecnológica, através dos sistemas MES e ERPs, tornava possível uma total integração industrial ampliando assim o sistema de controle para um sistema de gerenciamento de recursos conforme figura 3.
Mostrar mais

80 Ler mais

Relato de experiência em automação de testes funcionais em uma empresa de TI

Relato de experiência em automação de testes funcionais em uma empresa de TI

Teste de software é um assunto que vem ganhando bastante destaque nas empresas e universidades, sendo um alvo de diversos estudos que visam melhorar a qualidade dos sistemas. Bernardo (2011) afirma que as pesquisas na área de teste de software têm crescido de maneira significativa nos últimos tempos, especialmente as pesquisas de automação de teste. Automatizar testes significa fazer uso de software que controle a execução dos casos de teste (TUSCHLING, 2008). O uso desta prática pode reduzir o esforço necessário para realizar os testes em um projeto de software, ou seja, executar maiores quantidades de testes em tempo reduzido. Testes manuais que levariam horas para serem totalmente executados poderiam levar minutos caso fossem automatizados. Porém, nem todos os testes devem ser automatizados e a automação nunca deverá substituir completamente os testes manuais.
Mostrar mais

92 Ler mais

O SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE  PERMANÊNCIA E ÊXITO PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO  INDUSTRIAL DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA – MODALIDADE  EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

O SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA – MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD)

[... promover a equidade na distribuição de renda, a isonomia de direitos, o que implica a construção de uma sociedade justa e inclusiva. Embora estejamos vivenciando um cenário econômico em que o desequilíbrio social se atenua, ainda são necessárias iniciativas que tenham como questão central a eliminação da pobreza e a redução das desigualdades sociais ... O resgate de cidadania e a inclusão social são pilares desta sustentabilidade. ..... A percepção da importância da sustentabilidade social vem crescendo nos últimos anos e as empresas melhor preparadas, no cumprimento de sua agenda de sustentabilidade e de seu papel indutor de melhoria, têm procurado continuamente aprimorar e diversificar sua atuação para assegurar o desenvolvimento e bem estar da sociedade.] (VERTENTE SOCIAL, 2011, p. 1)
Mostrar mais

13 Ler mais

PPC ELETRONICA FINAL V1 (COORDENAÇÃO   19 04 16)

PPC ELETRONICA FINAL V1 (COORDENAÇÃO 19 04 16)

A Resolução nº 033/2009, datada de 27 de agosto de 2009, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas, datado de 27/10/2009, criou o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial - TAI. Dessa forma, a UEA, levou em conta os indicativos do contexto para o qual os setores da economia sinalizavam investimentos e demandas relacionadas às áreas nas quais atuaria o futuro profissional. Sendo assim, as oportunidades decorrentes das perspectivas dos investimentos futuros em modernização e ampliação da capacidade de produção das indústrias do PIM aumentam a demanda por ocupações que são escassas no mercado de trabalho regional e que exigem formação de profissionais na área tecnológica. Além disso, as atuais carências de qualificação, apontadas pelas empresas da região em sua força de trabalho, abriam oportunidades para a expansão na oferta de cursos de nível superior tecnológico, o que consolidava sua posição de importância nesse cenário e justificava o oferecimento do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.
Mostrar mais

214 Ler mais

Automação do processo de produção de uma cerâmica:

Automação do processo de produção de uma cerâmica:

O setor da construção civil e os processos construtivos requerem aprofundamentos em diversas temáticas e possibilitam estudos com vertentes distintas. Todavia, para maior explicitação, a abordagem deste estudo irá analisar o processo de automação de uma Cerâmica, uma atitude que contraria a tendência, pois em momentos de crise não é comum investir em tecnologia que visam o aumento de produtividade. No entanto, essa organização vislumbra e utiliza a tecnologia como uma forma de economizar e também para diferenciar-se no mercado competitivo. Ribeiro (2001) observa que automação industrial não serve apenas para empresas de grande porte, é um processo importante para todas as empresas, pois garante diversas vantagens.
Mostrar mais

18 Ler mais

A universidade e a capacitação tecnológica das empresas.

A universidade e a capacitação tecnológica das empresas.

A intensidade de automação industrial das empresas do Estado do Paraná, comparada à das empresas do mesmo ramo no Brasil, foi considerada pelos respondentes como muito baixa (18,8%), baixa (34,6%), média (32,3%), alta (13,5%) e muito alta (0,8%) para uma empresa somente. O número de funcioná- rios alocados em pesquisa e desenvolvimento cresce com o tamanho da empre- sa: as empresas de porte médio do ramo eletro-eletrônico possuem a maior quan- tidade de funcionários, assim como é maior o percentual de investimento anual em P&D. Assim, o nível de capacitação dessas empresas também é maior do que o das outras. Os respondentes indicaram que 34% das empresas não possu- em unidade de P&D, 47% localizam-se no primeiro nível abaixo da presidência, e as demais em níveis intermediários. Para as microempresas, a função de pes- quisa é exercida pelos seus proprietários.
Mostrar mais

21 Ler mais

PROJETO DE DOAÇÃO DE BICICLETAS ENTRE ALUNOS DA UNICAMP (RECICLABIKE)

PROJETO DE DOAÇÃO DE BICICLETAS ENTRE ALUNOS DA UNICAMP (RECICLABIKE)

Levantaram-se dados sobre o número de estudantes do curso Engenharia de Controle e Automação que possuíam carro ou bicicleta quando ingressaram e os que possuem carro ou bicicleta atualmente. O grupo de interesse foi aquele que migrou de bicicleta para carro ao longo da graduação, e levantaram-se dados sobre quais deste grupo estaria disposto a doar a sua bicicleta para o projeto.

6 Ler mais

relato de experiência :: Brapci ::

relato de experiência :: Brapci ::

Resumo: Comenta como o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tornou-se fundamental para a automação das bibliotecas, em prol de seus serviços e como a aplicação da automação exigiu, também, a qualidade dos serviços prestados de informação. Apresenta a experiência da Biblioteca de Manguinhos no processo de automação dos acervos e serviços. Mostra a síntese histórica da conversão da base de dados bibliográfica MicroIsis para o sistema de gerenciamento de múltiplas funções integradas Aleph e a disponibilização do acesso dos catálogos na rede mundial de computadores – Internet, denominado Acervos Online. Inclui as funcionalidades do software escolhido para automação dos acervos da biblioteca. Aborda os serviços e atividades desenvolvidas na Biblioteca de Manguinhos e a criação de novos serviços voltados à divulgação do acervo e sua interoperabilidade com outras bibliotecas e organismos nacionais e internacionais, ampliando a capacidade dos usuários internos e externos ao acesso à informação.
Mostrar mais

10 Ler mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SOFTWARE PARA SOLICITAÇÕES DE ALTERAÇÕES NA PREVISIBILIDADE LABORAL DOS COOPERADOS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE SOFTWARE PARA SOLICITAÇÕES DE ALTERAÇÕES NA PREVISIBILIDADE LABORAL DOS COOPERADOS

Este estudo apresenta como contribuição a automação do processo de solicitações para alterações na previsão do labor dos cooperados e a utilização de ferramentas [r]

19 Ler mais

INTRODUÇÃO AO CONTROLE E AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO AO CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Inicia-se a era da produção em grande escala, e os assuntos, como automação, incremento da produtividade, uniformidade na qualidade e outros, transformam-se em temas principais nas estações de trabalho, e a solução desses problemas era exigida também pelo lado da tecnologia de controle de sequência.

199 Ler mais

O impacto da automação nas bibliotecas - uma revisão

O impacto da automação nas bibliotecas - uma revisão

Um aspecto das primeiras especificações de sistemas automatizados era a falta de pessoal da biblioteca que pudesse dialogar com o pessoal de computação, num nível adequado. Atualmente, as bibliotecas já reconhecem essa necessidade e têm agora um novo tipo de especialista, responsável pela automação. As escolas, por sua vez, tiveram que tomar providências no sentido de preparar esse novo profissional, com uma formação adequada, refletida no currículo do curso. Espera-se que esse profissional atue como elemento de ligação entre o sistema, o pessoal de computação, e o pessoal da biblioteca. Com isso, introduziu-se uma pequena mudança na estrutura de pessoal da biblioteca. Enquanto antes da automação cada departamento era responsável por suas próprias esferas de operação, agora o especialista em automação tem que ser consultado sobre o uso do sistema automatizado, as mudanças necessárias, e os problemas que estiverem ocorrendo.
Mostrar mais

7 Ler mais

Organização do trabalho e financeirização das empresas: a experiência européia — Outubro Revista

Organização do trabalho e financeirização das empresas: a experiência européia — Outubro Revista

A autonomia concedida aos assalariados na atividade de trabalho é, no mesmo movimento, compensada pelo desenvolvimento de dispositivos de controle de sua situação de trabalho: o contro[r]

11 Ler mais

: Brapci ::

: Brapci ::

Automação do catálogo coletivo de periódicos do IBBD: normas para preparação de dados. CATÁLOGO COLETIVO DE PERiÓDICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO[r]

7 Ler mais

Show all 8486 documents...