Filtragem baseada no conteúdo

Top PDF Filtragem baseada no conteúdo:

SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO PARA CENTROS DE RECURSOS PARA EL APRENDIZAJE Y LA INVESTIGACIÓN :: Brapci ::

SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO PARA CENTROS DE RECURSOS PARA EL APRENDIZAJE Y LA INVESTIGACIÓN :: Brapci ::

Já a Filtragem Baseada no Conteúdo (FBC), segundo Adomavicius e Tuzhilin (2005), Cheung, Kwok e Law (2003), Cho e Kim (2004), Hung (2005), Leung, Chan e Chung (2006), Requena (2015) e Torres (2014), baseia-se no cruzamento do perfil do usuário com o conteúdo dos documentos por ele descritos, porque assim, pode-se apresentar recomendações a partir da similaridade entre o conteúdo já classificado pelo usuário e outros conteúdos por ele ainda não acessados e que poderiam ser de seu interesse. Esta é uma técnica muito utilizada em base de dados textuais (Livros, artigos, etc.), onde são utilizados dados de descrição do produto, como por exemplo: palavras-chave, para encontrar a correspondência entre usuários e produtos.
Mostrar mais

19 Ler mais

Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos

Recomendação de Conteúdo em um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Baseada em Projetos

Como base nestes estudos, optou-se em integrar um Sistema de Recomendação, utilizando a técnica de filtragem baseada em conteúdo, para a sugestão de materiais de apoio que possam contribuir com os processos investigativos de um aluno. Estes processos são centrais na abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, que têm como características relevantes: autonomia para planejar e desenvolver as atividades investigativas; a colaboração entre alunos com propósito de instigar a discussão e a troca de informações durante o desenvolvimento de projetos. O método foi baseado na pesquisa de Meurer (2014) que empregou técnica semelhante para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de projetos na área de design. Desta forma, o presente trabalho buscou basear-se não necessariamente nas preferências do aluno, mas sim na recuperação de materiais relevantes para sua aprendizagem, de acordo com preceitos definidos sobre sistemas de recomendação em contexto educacionais.
Mostrar mais

21 Ler mais

Abordagem de Recomendação baseada em Conteúdo utilizando Ontologia Fuzzy de Domínio e Ontologia Crisp de Preferência do Usuário

Abordagem de Recomendação baseada em Conteúdo utilizando Ontologia Fuzzy de Domínio e Ontologia Crisp de Preferência do Usuário

Muitas ferramentas que aplicam esta forma de filtragem utilizam a técnica de indexação de frequência de termos (Salton, 1989; Herlocker, 2000). Neste tipo de indexação, informações dos documentos e necessidades dos usuários são descritas por vetores com uma dimensão para cada palavra que ocorre na base de dados. Cada componente do vetor corresponde à frequência que uma respectiva palavra ocorre em um documento ou na consulta do usuário. Os vetores dos documentos que estão próximos aos vetores da consulta do usuário são considerados os mais relevantes para o usuário (Cazella, 2006). Outros exemplos de tecnologias que são aplicadas para filtragem baseada em conteúdo são índices de busca booleana, na qual a consulta constitui-se em um conjunto de palavras chaves unidas por operadores booleanos (Herlocker, 2000); sistemas de filtragem probabilística, na qual o raciocínio probabilís- tico é aplicado para determinar a probabilidade que um documento possui de atender as necessidades de informação de um usuário.
Mostrar mais

173 Ler mais

Neutralidade da rede, filtragem de conteúdo e interesse público

Neutralidade da rede, filtragem de conteúdo e interesse público

Reforçando o entendimento sobre os malefícios da filtragem, pode-se mencionar a lição de Sofia de Vasconcelos Casimiro, segundo a qual as referidas técnicas “apresentam, contudo, alguns problemas que parecem incontornáveis e que se relacionam com o facto de que, por um lado, bloquearem mais conteúdo do que os pretendidos, podendo assim redundar numa dissimulada censura, e de, por outro lado, só acturarem nas aplicações do sistema World Wide Web e não em todas as fontes de conteúdo indesejável, como seja, por exemplo, nos fóruns de discussão. Verifica-se ainda que estes programas são concebidos para os utilizadores individuais e dependem de considerações culturais que, podendo ser mais homogêneas dentro de determinada comunidade, dificilmente são transponíveis e coadunáveis a um país inteiro ou, muito menos, ao mundo inteiro.” 38
Mostrar mais

17 Ler mais

Recuperação de imagem baseada em conteúdo: uso de atributos de textura para caracterização de microcalcificações mamográficas.

Recuperação de imagem baseada em conteúdo: uso de atributos de textura para caracterização de microcalcificações mamográficas.

A recuperação de imagens baseada em conteúdo tem ganhado espaço como uma importante área de pesquisa em visão com- putacional e sistemas multimídia. A busca por informação em formato digital, espe- cialmente por imagens, tem-se tornado de extrema importância para a radiologia. Muitos hospitais e centros de saúde pos- suem grandes coleções de imagens em for- mato digital, e a organização e indexação desse material é fundamental para propiciar a busca e recuperação de informação em tempo real e de forma significativa. Nesse contexto, sistemas de recuperação de ima- gens baseada em conteúdo são uma alter- nativa e um complemento importante para os sistemas convencionais de busca ba- seada em palavras-chave. Porém, uma ta- refa bastante difícil no projeto de sistemas
Mostrar mais

6 Ler mais

Manuscrito  vol.40 número2 X man

Manuscrito vol.40 número2 X man

O primeiro passo dado para definir uma lógica que lida com conteúdos informacional foi mudar algumas definições na noção de consequência. Ao invés de situações epistêmicas, que coincidem com valores-de-verdade, como objetos primitivos que definem as inferências, damos lugar às atitudes cogni- tivas de aceitação e rejeição de um dado conteúdo informacional por agentes. Seguindo este caminho, adotamos a matriz simétrica que possibilita novas ex- pressões do raciocínio lógico, incluindo aqueles que dão origem a noções de consequência não-tarskianas.

28 Ler mais

A concepção de linguagem no termo Linguagem Cartográfica / The design of language in the term Cartographic Language

A concepção de linguagem no termo Linguagem Cartográfica / The design of language in the term Cartographic Language

A autora coloca o mapa como representante da realidade, que se expressa através da linguagem cartográfica. A visualização cartográfica permite compreendê-la tanto como forma quanto como conteúdo, porque a visão baseada na teoria fenomenológica de Husserl seria a “consciência doadora originária” e conseguiria “transitar por entre os diversos olhares sobre o mundo a partir de diversas formas de compreensão e comunicação das realidades apreendidas” (Artigo 19, p. 19). Nesse sentido, avança para além das questões da sintaxe da gramática gráfica, considerando que o mapa revela o mundo como fenômeno da consciência, demonstrando sua concepção subjetiva. E apresenta indícios de discussão do mapa enquanto promotor do desenvolvimento do raciocínio espacial quando expõe o paradigma e reconhece que o humano tem habilidades em seu sistema visual capazes de identificar padrões e estruturas espaciais.
Mostrar mais

42 Ler mais

A História da Ciência iluminando o ensino de visão.

A História da Ciência iluminando o ensino de visão.

Portanto, a elaboração de uma proposta de ensino de óptica baseada na História da Ciência poderá servir como um instrumento para promover a aprendizagem deste conteúdo em sala de aula, p[r]

12 Ler mais

A relevância dos professores

A relevância dos professores

O programa de formação de professores de Química compreende disci- plinas avançadas de Química dentro do curso principal (major studies), estudos de temas no curso menor (minor studies) e estudos básicos no outro. Assim que uma disciplina de estudo é escolhida, o licenciando precisa escolher os estudos pedagógicos para professores como tema menor (minor subjects). A primeira parte do mestrado no Departamento de Química fornece a base científica para estudos posteriores. Perto do final do curso o estudante escolhe se quer se es- pecializar em Química analítica, inorgânica, orgânica, físico-química ou ainda educação química. A graduação se encerra com uma dissertação de mestrado no campo selecionado. As disciplinas de didática química são distribuídas durante o curso. O Departamento de Química fornece seis cursos de Química pedagogica- mente orientados em nível avançado: Química como Ciência e como Disciplina; Modelos e Visualização em Química; Áreas Centrais da Educação Química 1 e 2; e Trabalho Prático em Educação Química 1 e 2. Em geral a dissertação de mestrado apresenta uma orientação didática. Os estudos durante a formação de professores possuem uma abordagem baseada no Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) que é o conhecimento necessário para a profissão professor (Shulman, 1986, 1987; Kind, 2009; Fernandez, 2014a, 2014b, 2015).
Mostrar mais

20 Ler mais

Implementação e avaliação de um sistema de gerenciamento de imagens médicas com suporte à recuperação baseada em conteúdo.

Implementação e avaliação de um sistema de gerenciamento de imagens médicas com suporte à recuperação baseada em conteúdo.

técnicas que utilizam a “recuperação de imagem baseada em conteúdo” (content- based image retrieval – CBIR) vem sur- gindo nos últimos anos. Essas técnicas bus- cam localizar, a partir de informações ex- traídas do caso em estudo, casos similares anteriormente diagnosticados e armazena- dos. Os sistemas CBIR utilizam informa- ções extraídas das imagens para represen- tá-las, sendo seu principal objetivo o esta- belecimento de uma descrição semântica para essas imagens (1) . Nesse tipo de abor-

6 Ler mais

Antimicrobial multi-resistance of Escherichia coli strains isolated from bitches with pyometra.

Antimicrobial multi-resistance of Escherichia coli strains isolated from bitches with pyometra.

Deve-se ressaltar que a escolha dos antimicrobianos testados foi baseada na sensibilidade prévia dos agentes etiológicos freqüentemente isolados do conteúdo uterino de cadelas (Oluoch et al., 2001) e que a multirresistência antimicrobiana observada foi uma surpresa. Estes resultados reforçam a importância dos testes de identificação de bactérias isoladas do conteúdo uterino, mesmo

3 Ler mais

Brasil: Fra Regionale nederlag til Global fremvekst

Brasil: Fra Regionale nederlag til Global fremvekst

Dette viste ikke bare at Mercosur ikke var i stand til å samle seg om én kandidat, men også at Brasil ikke en gang kunne samle støtte fra flertallet for sin kandidat (siden Argenti[r]

12 Ler mais

Seleção de genes candidatos, identificação e validação de marcadores SNPs para conteúdo de óleo em soja

Seleção de genes candidatos, identificação e validação de marcadores SNPs para conteúdo de óleo em soja

'Dongnong L5' para ácido linolênico, verificaram que os efeitos da interação ambiental influenciam na identificação de QTLs em diferentes fases de desenvolvimento da soja. Mehrzad et al. (2013), utilizaram duas populações de RILs de soja, derivadas de cruzamentos entre três cultivares com teor de óleo moderadamente alto (OAC Wallace, OAC Glencoe, e RCAT Angora). As populações de RILs foram cultivadas em ambientes diversos ao longo de 2 anos, em Ontário e Canadá. Para associar as características genotípicas com as fenotípicas, utilizaram 555 pares de primers microssatélites (SSR) e descobriram um total de 11 regiões genômicas em nove diferentes cromossomos com associação ao conteúdo de óleo.
Mostrar mais

54 Ler mais

An. mus. paul.  vol.12 número1

An. mus. paul. vol.12 número1

Além dessa parte de campo, o que desenvolvi na tese foi a validação de tudo que a professora Johanna Smit, da ECA/USP, vinha preconizando ao longo dos anos de estudo sobre o assunto, por meio da equação: Imagem = Conteúdo Informacional + Dimensão Expressiva. Desenvolvo, atualmente, um projeto dentro da Universidade de Brasília bem aos moldes da pesquisa de campo da tese de doutorado, desenvolvida em São Paulo.

8 Ler mais

Utilização de reagentes auxiliares na filtragem.

Utilização de reagentes auxiliares na filtragem.

Os ensaios de filtragem foram reali- zados por meio do Funil de Büchner, con- forme mostrado na Figura 6. O funil de Büchner, com 115 mm de diâmetro, é fixa- do em um suporte e conectado a um fras- co de filtrado, que se encontra posicio- nado sobre uma balança eletrônica co- nectada ao computador para aquisição de dados. A percentagem de sólidos uti- lizada nos ensaios foi 65% e o elemento filtrante constituído por tecido de mo- nofilamento de poliamida.

6 Ler mais

Filtragem de informação com utilização e reformulação de perfil

Filtragem de informação com utilização e reformulação de perfil

Desempelho médio dos documentos (%).. Média doc[r]

62 Ler mais

Algoritmos array para filtragem de sistemas lineares

Algoritmos array para filtragem de sistemas lineares

A abordagem para a filtragem de sistemas desenvolvida em (Kalman (1960)), sintetizada através dos filtros de Kalman, tem sido aplicada em vários problemas práticos em áreas como aeronáutica, processamento de sinais e controle de processos industriais. Neste trabalho serão abordados os problemas de filtragem de sistemas lineares sujeitos a saltos Markovianos (SLSSMs), mais especificamente, o filtro para o estimador linear do erro mínimo médio quadrático deduzido em (Costa e Guerra (2002)) e de sistemas singulares formulados em (Terra et al. (2007)).

64 Ler mais

DEGRADAÇÃO DE MEIOS FILTRANTES NA FILTRAGEM A VÁCUO

DEGRADAÇÃO DE MEIOS FILTRANTES NA FILTRAGEM A VÁCUO

Para verificar a degradação do meio filtrante após a realização dos ensaios de filtragem estes foram pesados após a secagem. Os resultados encontrados são apresentados na tabela 3, sendo que a massa média inicial do meio filtrante era de 3,067g. A figura 5 apresenta uma fotografia adquirida via microscopia ótica do meio filtrante após a realização do ensaio com 150g de areia de quartzo na faixa granulométrica -1000+850μm. Para os dados obtidos para o meio filtrante foi executada uma análise do tipo ANOVA de fator duplo sem repetição (vide tabela 4) para verificar as seguintes hipóteses:
Mostrar mais

10 Ler mais

Balanço e análise da sustentabilidade energética na produção orgânica de hortaliças.

Balanço e análise da sustentabilidade energética na produção orgânica de hortaliças.

A análise de sustentabilidade energética foi baseada no atendimento dos índices mínimos em dois aspectos: 1) No sistema de produção deve haver saldo de energia, isto é, o conteúdo de ene[r]

8 Ler mais

Recomendação semântica de conteúdo em ambientes de convergência digital

Recomendação semântica de conteúdo em ambientes de convergência digital

Sob a perspectiva da execução das operações previstas neste trabalho, tais como tarefas e técnicas de mineração de dados para recomendação de conteúdo, considerou-se o ambiente de TVDi conectada brasileiro, considerando o middleware Ginga e a capacidade de processamento dos decodificadores de sinais, os STB. Neste sentido, a conectividade foi necessária por considerarmos a capacidade limitada de processamento de dispositivos de STB, tal como a capacidade reduzida de armazenamento. A conectividade permite a consecução de uma arquitetura cliente servidor. É importante destacar que este trabalho de mestrado está inserido em um projeto que objetiva a especificação e implementação de serviços semânticos para o ambiente de TVDi brasileiro.
Mostrar mais

127 Ler mais

Show all 6683 documents...