Ideias para resolver o problema das bonificações

Top PDF Ideias para resolver o problema das bonificações:

LER: UM MISTÉRIO PARA DESVENDAR UM PROBLEMA PARA RESOLVER

LER: UM MISTÉRIO PARA DESVENDAR UM PROBLEMA PARA RESOLVER

INÊSDU-.RTE 161 Outro dos processos micro que têm lugar na leitura é a formação de proposições, i. e., a combinação dos significados das palavras e da informação estrutural que resulta do parsing sintáctico em unidades de sentido oracionais, classicamente designadas proposições. Uma vez que as palavras que são re­ conhecidas e a informação gramatical associada se mantêm activas durante cerca de dois segundos na memória de trabalho, o leitor fluente dispõe de tempo para construir proposições e para as integrar coerentemente naquilo que já leu. As unidades de sentido tornam-se mais activas na memória quando são as­ sociadas a outras e tornam-se ideias centrais se forem repetidas ou reactivadas. Em (5) exemplifica-se este processo com um período do Ulisses de Maria Alberta Menéres, assinalando-se do lado esquerdo com parêntesis rectos as unidades estruturais e com setas as cadeias referenciais e, do lado direito, com parên­ tesis rectos as relações de dependência semântica entre as uni­ dades proposicionais e a negro os elementos de sentido que, por serem reiterados, ficam mais salientes na memória:
Show more

24 Read more

Política de presentes/brindes e gratificações/bonificações/bonificações

Política de presentes/brindes e gratificações/bonificações/bonificações

BRW_Compliance_Versão 1.0 em Português (De: 07/2017) 9 O Departamento de Impostos do Grupo Würth oferece suporte a todas as empresas do Grupo na avaliação de transações para fins fiscais, no sentido desta política. Se não estiver claro como a tributação das transações individuais deve ser tratada de acordo com esta política, o responsável pela conformidade da empresa em questão deve consultar o Departamento Fiscal do Grupo ou o consultor fiscal oficialmente designado para resolver o problema. A transação em questão não pode ser feita antes de todas as questões fiscais serem totalmente resolvidas.
Show more

17 Read more

ALGORITMO GENÉTICO PARA RESOLVER UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO COM RESTRIÇÕES

ALGORITMO GENÉTICO PARA RESOLVER UM PROBLEMA DE LOCALIZAÇÃO COM RESTRIÇÕES

O AGCP geralmente tem desempenho pior ou igual ao AGT quando se trabalha com a população pequena ( npop = 50). 7. Conclusão Neste trabalho considerou-se o problema multiobjetivo dinâmico de localização de atividades econômicas considerando um conjunto de restrições. A abordagem multiobjetivo relaciona fatores locacionais quantitativos e qualitativos aos objetivos do problema, a saber, minimizar os custos de instalação/operação da atividade, minimizar o tempo de acesso/conexão/atendimento da atividade ao seu centro de consumo e maximizar obtenção dos benefícios agregados à localização. Foi apresentado um algoritmo genético que considera uma função escalarizante relacionada a um problema auxiliar monobjetivo. Esta função foi construída pela soma ponderada dos três objetivos para ser uma medida de desempenho das soluções. Considerou-se também elitismo e operações de correção e penalização das soluções inviáveis para a resolução deste problema de localização.
Show more

12 Read more

Estudo de um método heurístico para resolver o problema de entrega de cartas

Estudo de um método heurístico para resolver o problema de entrega de cartas

O Problema do Caixeiro Viajante, que busca resolução do problema de roteamento aplicado à entrega de cartas, é um problema de classe do tipo NP-Hard da área de otimização combinatorial, onde se aplica a questões de alta complexidade. Por pertencer a essa classe de problemas, não há algoritmos ou técnicas analíticas que sejam eficientes para resolvê-lo na exatidão. Nesse projeto, buscou-se uma aplicação desse tipo de problema ao roteamento da entrega de cartas a uma região da cidade de Ituiutaba, contudo a técnica pode ser aplicada a qualquer cidade do mundo ou mesmo a projeto de circuitos elétricos, onde a otimização da distância percorrida pelos sinais elétricos é importante. A cidade de Ituiutaba foi escolhida como teste por se tratar de um projeto local e da importância de se fazer aplicações regionais das pesquisas realizadas na universidade.
Show more

79 Read more

UMA ABORDAGEM SIMHEURISTIC PARA RESOLVER O PROBLEMA DE FLOWSHOP PERMUTACIONAL MULTIOBJETIVO

UMA ABORDAGEM SIMHEURISTIC PARA RESOLVER O PROBLEMA DE FLOWSHOP PERMUTACIONAL MULTIOBJETIVO

11 FIGURA 3- Conjunto de soluções VFR30_5_1_Gap. Fonte: Elaborado pelos autores (2021) A Tabela 1 mostra as esperanças médias do makespan e do atraso total após realizadas cinco rodadas independentes. É possível notar que para alguns problemas com cinco máquinas, os valores médios obtidos para o makespan foram discrepantes das demais instâncias. Isso sugere que ao se considerar a minimização do makespan, o problema se torna mais difícil de se sequenciar com a diminuição do número de máquinas. Ao observar as esperanças do atraso total, conforme mostrado na Figura 4, é possível notar que com o aumento do número de tarefas ocorre uma tendência exponencial (linha pontilhada) do atraso total, o que evidencia o aumento do grau de dificuldade de resolução do problema. Dessa maneira, se o tomador de decisão necessitasse de priorizar um dos objetivos, ele poderia considerar o makespan, pois este apresenta uma menor média, se comparado ao atraso total.
Show more

14 Read more

Uma heurística simples e eficaz para resolver o problema do carregamento de paletes do produtor.

Uma heurística simples e eficaz para resolver o problema do carregamento de paletes do produtor.

No primeiro caso, o produtor fabrica um bem que é embalado em caixas iguais de dimensões (l,w,h). Estas caixas devem ser então carregadas em camadas horizontais sobre paletes de dimensões (L,W,H) (em que H é a altura máxima tolerável do car- regamento). Em cada camada, é fixada uma orientação vertical das caixas. A figura 1a ilustra um padrão de empacotamento para o PCP do produtor. Se nenhuma orientação for fixada (i.e, se as caixas puderem ser carregadas sob qualquer uma de suas faces: lw, lh e wh), tais restrições permitem decompor o PCP do produtor em dois sub- problemas: (i) para cada face das caixas, o problema bidimensional de arranjar ortogo- nalmente o máximo número de retângulos (i.e., faces das caixas) dentro do retângulo (L,W) (superfície do palete), e (ii) o pro- blema unidimensional de arranjar o conjunto
Show more

25 Read more

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: Métodos exatos para resolver o problema de programação da tripulação.

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: Métodos exatos para resolver o problema de programação da tripulação.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo implementar um método de otimização para o Problema da Programação de Tripulações (PPT), o qual visa determinar um conjunto de jornadas de trabalho para as tripulações, de tal forma que a programação dos veículos se- ja realizada com o menor custo possível. Como restrições, cada jornada deve atender à legislação e à convenção coletiva de trabalho do setor. Neste trabalho são apresentadas e comparadas quatro diferentes metodologias de geração de colunas para o PPT, definindo assim problemas de programação linear inteira com variáveis binárias. A primeira metodologia consiste em definir um intervalo de tempo du- rante o qual poderá ocorrer a troca de tripulações. Na segunda metodologia as jornadas possuem pelo menos um dado tempo mínimo de duração. Na terceira metodologia é implementada a heurística de Chvátal. A quarta metodologia apresenta a implementação de um método híbrido de geração de colunas para o PPT. Neste trabalho apresentam-se resultados comparativos obtidos com a aplicação das metodologias a problemas reais.
Show more

8 Read more

Metodos derivative-free para resolver um problema de programação não linear com restrições lineares

Metodos derivative-free para resolver um problema de programação não linear com restrições lineares

CAPÍTULO 5. TESTES NUMÉRICOS 54 De acordo com os resultados obtidos com as implementações dos métodos de Lucidi-Sciandrone-Tseng e Lewis-Torczon na solução dos problemas reporta- dos na Tabela (5.2), podemos armar que os resultados que obtivemos com as implementações feitas resolvem a maioria dos problemas com uma pre- cisão muito boa (erro relativo pequeno). Só, a solução do problema HS044 com o método de Lewis-Torczon não é considerada como boa, pois o erro re- lativo reportado é muito grande. Também podemos armar o mesmo para o problema HS392, no entanto, comparando o resultado reportado por Marco Sciandrone, Stefano Lucidi e Paul Tseng em [5] com os resultados que nós obtivemos com as implementações feitas, o erro relativo com as três imple- mentações são os mesmos, o qual faz-nos acreditar que os resultados que obtivemos com os métodos são bom em geral. Em relação ao número de ite- rações feitas e ao número de vezes que foi avaliada a função f com os métodos de Lucidi-Sciandrone-Tseng e Lewis-Torczon, podemos dizer que o método de Lucidi-Sciandrone-Tseng foi muito melhor comparado com o método de Lewis-Torczon. A Tabela (5.3) reporta o porcentagem de iterações e ava- liações da função objetivo f feitas pelo método de Lucidi-Sciandrone-Tseng com respeito ao método de Lewis-Torczon. Por exemplo, para o problema HS331, o método de Lucidi-Sciandrone-Tseng fez um 17.85% das iterações feitas pelo método de Lewis-Torczon e um 25.80% das avaliações da função f feitas pelo método de Lewis-Torczon. De acordo com os dados da Tabela (5.3), podemos considerar que o método de Lucidi-Sciandrone-Tseng é muito melhor que o método de Lewis-Torczon.
Show more

77 Read more

A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL PARA RESOLVER PROBLEMA DE LOGÍSTICA EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL PARA RESOLVER PROBLEMA DE LOGÍSTICA EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS

problema. Atribui-se o nome de variáveis de decisão a estas quantidades. O problema é redefinido por meio de fórmulas, relações matemáticas ou proposições. Uma fórmula denominada de função é utilizada para descrever como o objetivo do problema é influenciado pelos valores das variáveis de decisão. As relações matemáticas envolvendo os símbolos "=", “<", “>" e proposições gerais são empregadas para descrever eventuais restrições para a escolha de valores para as variáveis de decisão. A prescrição significa otimizar a função objetivo sujeito às restrições sendo que, otimizar pode significar minimizar ou maximizar, ou seja, determinar os valores das variáveis de decisão que conduzem ao menor ou maior valor para a função objetivo.
Show more

8 Read more

Um Algoritmo Cultural para Resolver Problemas de Otimização: Aplicação em um Problema de Despacho Econômico

Um Algoritmo Cultural para Resolver Problemas de Otimização: Aplicação em um Problema de Despacho Econômico

4 Metodologia Proposta Os Algoritmos Culturais foram aplicados em um problema de otimização, o Despacho Econômico, culminando no desenvolvimento de um Algoritmo Genético Aculturado. A execução do algoritmo é iniciada pela criação do espaço de crenças o qual engloba a inicialização dos tipos de conhecimentos envolvidos e das probabilidades de uso dos mesmos. O passo seguinte é a inicialização da população de indivíduos que passará pelo processo de evolução. É realizada uma representação real, em que cada gene do cromossomo armazena o valor de uma potência gerada. O terceiro passo é a avaliação da população inicial. Após a avaliação da população inicial o algoritmo entra no laço de repetição que é executado até a condição de parada ser atingida.
Show more

10 Read more

Tomás de Aquino e o Problema das Ideias Divinas de Coisas Singulares

Tomás de Aquino e o Problema das Ideias Divinas de Coisas Singulares

entre ideia de particular e ideia de espécie. M. Hoenen menciona uma outra passagem para apoiar sua interpretação: ST I, q. 15, a. 2, ad 2, de modo que devemos atentar brevemente este texto. O texto usado por Hoenen se encontra num artigo em que se trata da questão de saber se é conveniente postular uma pluralidade de ideias em Deus. Embora responda afirmativamente,Tomás precisa tratar da seguinte objeção: assim como a arte e a sabedoria divina, a ideia é um princípio de conhecimento, de modo que, assim como não há uma pluralidade de sabedorias, não é necessário falar-se em uma pluralidade de ideias.Tomás replica mediante uma distinção: enquanto a sabedoria é aquilo por que Deus conhece, a ideia é aquilo que ele conhece. O que chama a atenção na réplica de Tomás é o cuidado com o qual ele distingue entre inteligir uma coisa (singular) e ter a ideia desta mesma coisa; entre a coisa enquan- to objeto e a intelecção da coisa enquanto objeto. Como de costume, Tomás ilustra o ponto com o exemplo do artesão: o artesão pode pensar a forma da casa que é inscrita na matéria, e, neste caso, é na casa concre- ta que ele pensa; ou ele pode pensar a forma da casa enquanto objeto de pensamento, que é o que ocorre quando ele considera a si mesmo ao pensá-la, e, neste caso, é na ideia ou “ratio” da casa que ele pensa. “Sicut artifex, dum intelligit formam domus in materia, dicitur intelligere domum, dum autem intelligit formam domus ut a se speculatam, ex eo quod intelligit se inte- lligere eam, intelligit ideam vel rationem domus. Deus autem non solum intelligit multas res per essentiam suam, sed etiam intelligit se intelligere multa per essenti- am suam. Sed hoc est intelligere plures rationes rerum; vel, plures ideas esse in intellectu eius ut intellectas” 46 . Na medida em que Tomás distingue entre dois objetos de pensamento, a forma tal como ela existe na coisa extra- mental e a forma no intelecto, e como só a segunda é chamada de ideia, não é possível concluir que “cada coisa individual possui sua forma na mente divina”, como queria Hoenen, sem, ao menos, adicionar que, existindo na mente, ela deixa de ser diretamente singular.
Show more

28 Read more

Sistema imunológico artificial para resolver o problema da árvore geradora mínima com parâmetros fuzzy.

Sistema imunológico artificial para resolver o problema da árvore geradora mínima com parâmetros fuzzy.

Essas características nos levaram a desenvolver um sistema imunológico artificial (SIA) nos moldes propostos por Dasgupta, (1998a,b) e De Castro (2001) para tentar encontrar um conjunto-solução para o problema proposto. A população é formada por anticorpos (árvores geradoras) que geram novos indivíduos herdeiros das características dos anticorpos-pai (clones) que evoluem por meio de operadores de maturação. Procurando um subconjunto fuzzy de soluções, a medida de afinidade (também conhecida como função de fitness) é utilizada de forma a privilegiar a reprodução dos indivíduos mais adaptados ao ambiente (seleção clonal), ou seja, somente aqueles anticorpos que encontram um antígeno com o qual seu receptor pode interagir serão ativados para proliferar e se diferenciar em células efetoras. No caso, a medida de afinidade de cada indivíduo é dada pelo grau de possibilidade da árvore geradora (T) ter custo menor ou igual ao da árvore geradora mínima (T*) associada ao grafo crisp (G m ).
Show more

24 Read more

Uma proposta para resolver o problema de loop no LSDraughts e VisionDraughts: criação de um jogador de final de jogo

Uma proposta para resolver o problema de loop no LSDraughts e VisionDraughts: criação de um jogador de final de jogo

Em vez de pesquisar em tabelas, grandes bases de dados com jogadas perfeitas de fim de jogo, o Anaconda considera a possibilidade de redes neurais aprenderem a jogar damas sem esses conhecimentos, e consequentemente com o m´ınimo de intervenc¸˜ao humana poss´ıvel. Segundo Fogel [CHELLAPILLA and FOGEL 2000], os esforc¸os despendidos com t´ecnicas de aprendizagem autom´atica devem minimizar o montante de intervenc¸˜ao humana no processo e aprendizagem do jogador. Ainda segundo David Fogel o problema de loop no Anaconda foi desconsiderado e foi deixado por conta das regras do jogo decidir o resultado final do mesmo. 2.4. Go
Show more

7 Read more

A nota específica: As ideias fora do lugar e o problema da crítica da ideologia no Brasil

A nota específica: As ideias fora do lugar e o problema da crítica da ideologia no Brasil

O terceiro aspecto também está relacionado aos dois anteriores e diz respeito ao uso das categorias marxistas para o exame das relações de produção no Brasil oitocentista. Naquela quadra, vale recordar, o escravo era, por inteiro, mercadoria. Por consequência, o seu “estágio de reificação”, por assim dizer, era muito mais avançado do que o do proletariado europeu formado pelo campesinato, referência das teorizações de Marx e Lukács. Por essa razão, esses aportes estavam despreparados para fornecer, ao menos diretamente, balizas interpretativas a respeito do fenômeno. Esse aspecto talvez seja o que menos esteja explícito no argumento de “As ideias fora do lugar”, centrado na relação entre sujeitos livres e pobres e os senhores e não na relação dos últimos com os sujeitos escravizados. Porém, uma contraparte dele articula a visada do crítico literário, uma vez que essa forma da reificação completa é a responsável por tornar o trabalho livre de menor importância, fato com diversas consequências, como se verá.
Show more

26 Read more

Aplicação de técnicas metaheurísticas para resolver o problema de coordenação de carregamento de veículos elétricos em sistemas de distribuição

Aplicação de técnicas metaheurísticas para resolver o problema de coordenação de carregamento de veículos elétricos em sistemas de distribuição

O valor da função objetivo e os custos detalhados são mostrados nas tabelas 24-27. Em todos os casos simulados os custos das perdas e custos das demandas convencionais e dos PEVs aumentam, pois, inicialmente nenhum PEV encontra-se ligado no SBT, é observado que a o algoritmo híbrido proposto melhora a função objetivo, satisfazendo as restrições operacionais do sistema e as condições de prioridade dos PEVs. Os casos analisados na Tabela 25 e na Tabela 27 consideram a operação de fontes de GD. É possível observar que os custos totais de operação são menores para estes casos fornecendo melhores soluções para o problema. Informações detalhadas sobre o consumo de energia, tensões mínimas, correntes máximas, perdas de potência e configuração final do carregamento das baterias não são mostradas devido ao fato de que em todos os casos as soluções apresentam características muito similares com as soluções encontradas pelas metodologias BT e GRASP.
Show more

142 Read more

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: Uma abordagem híbrida para resolver o problema da escala de motoristas de ônibus urbano.

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: Uma abordagem híbrida para resolver o problema da escala de motoristas de ônibus urbano.

Neste trabalho ´e abordado o Problema de Programa¸c˜ao das Tripula¸c˜oes de ˆ Onibus Ur- bano (PPT), tamb´em conhecido na literatura como Crew Scheduling Problem. O PPT tem como dados de entrada a solu¸c˜ao do Problema de Programa¸c˜ao dos Ve´ıculos, que cor- responde ao sequenciamento das viagens a serem realizadas por cada ˆonibus em opera¸c˜ao, de uma empresa, num determinado dia da semana. Cada viagem a ser realizada apre- senta um hor´ario de in´ıcio e de fim, al´em do seu ponto inicial e ponto final. O conjunto de todas as viagens realizadas por um ve´ıculo constitui seu bloco de viagens. Desta forma ´e poss´ıvel prever o hor´ario de partida do ve´ıculo da garagem e o seu retorno ao final do dia, assim como o detalhamento de todas as viagens e eventuais pausas realizadas pelo ve´ıculo ao longo da opera¸c˜ao. As viagens de cada ve´ıculo s˜ao agrupadas em tarefas. Uma tarefa ´e a sequˆencia de viagens consecutivas que deve ser executada por um ´ unico condutor, uma vez que entre estas viagens n˜ao existe tempo suficiente para que ocorra a troca da tripula¸c˜ao. Cada jornada corresponde a um conjunto de tarefas que ser˜ao realizadas por uma tripula¸c˜ao ao longo de um dia. As jornadas s˜ao formadas a partir da atribui¸c˜ao das tarefas, a composi¸c˜ao destas jornadas devem respeitar o pontos de tro- cas, a utiliza¸c˜ao dos ve´ıculos, o tempo m´aximo de trabalho,entre outros. Desta forma, podemos identificar uma jornada como uma tripula¸c˜ao e vice-versa, pois cada tripulante receber´a uma jornada a ser realizada durante um dia ´ util de trabalho. As jornadas tamb´em devem respeitar as restri¸c˜oes impostas pela empresa, pelas leis trabalhistas e conven¸c˜oes coletivas.
Show more

83 Read more

UM ALGORITMO SIMULATED ANNEALING E UM HÍBRIDO VNS/ILS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE LAYOUT EM MÚLTIPLAS LINHAS

UM ALGORITMO SIMULATED ANNEALING E UM HÍBRIDO VNS/ILS PARA RESOLVER O PROBLEMA DE LAYOUT EM MÚLTIPLAS LINHAS

Um caso particular do MRFLP ´e Parallel Row Ordering Problem (k-PROP), que considera que cada facilidade est´a previamente alocada a uma das k linhas paralelas e o objetivo ´e encontrar o melhor arranjo de facilidades nas suas respectivas linhas de forma a minimizar uma func¸˜ao de custo Amaral [2013]. Outra variac¸˜ao do MRFLP ´e o Problema de Facilidades em M´ultiplas Linhas sem Espac¸amento, ou Space-free Multi-row Facility Layout Problem (SF-MRFLP), o qual considera que as facilidades devem ser arranjadas em m´ultiplas linhas com nenhum espac¸o entre elas Hungerl¨ander e Anjos [2015]; e que a facilidade mais a esquerda em uma linha tem sua parede esquerda sobre uma linha vertical de referˆencia. O MRFLP e o SF-MRFLP s˜ao os problemas tratados neste trabalho.
Show more

12 Read more

O Problema da Autoconstituição do Eu Transcendental na Fenomenologia de Husserl: de Ideias I a Meditações Cartesianas.

O Problema da Autoconstituição do Eu Transcendental na Fenomenologia de Husserl: de Ideias I a Meditações Cartesianas.

Especiicamente, no início da Quarta Meditação, no § 31, intitulado “O eu como polo idêntico da vivência” (Das Ich als der identische Pol der Erlebnisse), Husserl alerta-nos que as apresentações anteriores do problema em questão deixaram – especiicamente, no caso de Ideias I, conforme assinalado por Quentin Lauer (1954) e por Paul Ricoeur (1954) – uma “grande lacuna” (eine große Lücke), na medida em que dirigiram apenas o nosso olhar para a corrente do cogito, concentrando-nos, unicamente, na oposição e união entre os dois polos da relação intencional (o eu como “polo” e o objeto como “contrapolo”). Conforme vimos, em nota, no caso de Ideias I, nos §§ 129-131, Husserl ([1913] 1976) apresenta-nos, em uma perspectiva predominantemente “estática” da fenomenologia 7 , uma análise dos elementos que, na relação
Show more

14 Read more

O uso da heurística Adaptive Large Neighborhood Search para resolver o Problema de Programação de Tripulações do Transporte Público

O uso da heurística Adaptive Large Neighborhood Search para resolver o Problema de Programação de Tripulações do Transporte Público

Este trabalho propõe o desenvolvimento da heurística Adaptive Large Neighborhood Search (ALNS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações (PPT) do Sistema de Transporte Público. O PPT consiste em determinar o número mínimo de tripulações necessário para conduzir todas as viagens previstas na programação dos veículos, definida anteriormente. Os dados de entrada do PPT são as viagens a serem realizadas por cada veículo da frota em operação, definida na etapa anterior, assim como as regras operacionais da empresa, as leis trabalhistas e os acordos vigentes para a categoria. A solução deste problema é um conjunto de sequências de viagens. Cada sequência é uma jornada de trabalho, ou seja, a programação das atividades a serem executadas por uma dada tripulação ao longo de um dia de trabalho. As jornadas devem satisfazer as leis trabalhistas, os acordos sindicais e ainda as regras operacionais da empresa. Como o problema é NP-difícil, casos reais de grande porte são normalmente resolvidos por metaheurísticas. A heurística ALNS tem como objetivo minimizar os custos fixos e variáveis de uma programação completa das tripulações, satisfazendo todas as restrições mencionadas. Os custos fixos são representados pelo número de jornadas (tripulações) e os custos variáveis são calculados em função do total de horas extras e do número de duplas pegadas. A ALNS inicia sua busca a partir de uma solução viável e opera com diferentes métodos de “destruição” e “reparo” da solução corrente para obter uma solução de melhor qualidade. Inicialmente, um peso é atribuído a cada método de destruição e reparo. Estes pesos são ajustados dinamicamente, baseados no desempenho de cada método ao longo da busca, com o intuito de encontrar o par de métodos mais eficiente. Vários métodos diferentes de destruição e reparo tem sido propostos na literatura para resolver o Problema de Roteamento de Veículos. Alguns destes métodos clássicos foram adaptados ao PPT e outros foram propostos pela primeira vez neste trabalho. A heurística foi implementada e testada com dados reais de várias empresas que operam na região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, MG. Os parâmetros foram refinados e os resultados obtidos superaram alguns métodos da literatura e a solução adotada pela empresa.
Show more

105 Read more

Resolver o problema da quadratura do círculo:

Resolver o problema da quadratura do círculo:

representação gráfica das restrições representação gráfica da função objetivo determinação solução ótima solução admissível não admissível restrição ativa não.. ativa preço-so[r]

24 Read more

Show all 7460 documents...