Impacto negativo ao meio ambiente

Top PDF Impacto negativo ao meio ambiente:

Desenvolvimento sustentável como uma forma de mitigar o impacto negativo da globalização nas comunidades locais

Desenvolvimento sustentável como uma forma de mitigar o impacto negativo da globalização nas comunidades locais

Não há dúvida que a globalização é um palco amplo de discussões, que atrai oponentes e simpatizantes. Aqueles que estão a favor argumentam que a globalização, incluindo o livre comércio e investimentos, é necessária para alcançar a paz no mundo através do desenvolvimento que oportuniza. Aqueles que são contra dizem que, sem aderir ao desenvolvimento sustentável, haverá um mau uso dos recursos naturais, e que esta outra forma poderia conduzir a sociedade a uma próspera economia global sem colocar em risco o meio ambiente. Além disto, ainda justificam que a globalização proporciona a homogeneização das culturas e essa tem sido responsável pelo aumento da desigualdade entre as sociedades que já são ricas e àquelas mais pobres. Acrescentam, ainda, que a globalização prioriza o investimento de capital de grandes corporações, no lugar de proteger o meio ambiente e prover as necessidades humanas básicas, educação e emprego para a maior parte da população.
Mostrar mais

16 Ler mais

O IMPACTO DA AGRICULTURA SOBRE O MEIO AMBIENTE

O IMPACTO DA AGRICULTURA SOBRE O MEIO AMBIENTE

Amadioha; Uchendu, (2003) recomendam o uso de extrato de neem para controlar Fusarium solani em frutos de tomate em armazenamento. Testes in vitro de extrato etanólico de nim, mostra sua capacidade de inibição de crescimento e desenvolvimento da antracnose da manga, Colletotrichum gloeosporioides (GREENOUGH; TUDELA, 1999). E para avaliar o efeito do nim no meio ambiente Ruch et al (1996) avaliaram o desenvolvimento de minhoca em solo com concentrações variadas de nim, notando que não houve efeito negativo sobre tais animais e, no entanto, em alta concentração ocorreu um leve acréscimo no desenvolvimento das minhocas.
Mostrar mais

8 Ler mais

A ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL E O IMPACTO SOBRE O MEIO AMBIENTE

A ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL E O IMPACTO SOBRE O MEIO AMBIENTE

O exemplo, sem dúvida, mais famoso é a proteção da desova das tartarugas marinhas. Nesse caso, a iluminação artificial da orla exerce dois efeitos perversos: quando próxima à deposição dos ovos, a tartaruga marinha procura uma praia e evita as outras nas quais existe iluminação artificial. Portanto, a iluminação artificial exerce um fototropismo negativo. Quando da abertura do ovo, os filhotes de tartaruga marinha, se a orla for iluminada, são atraídos pela iluminação artificial (com um fototropismo positivo) e não se dirigem em direção ao mar, sendo expostos à ação dos predadores. Essa situação específica gerou algumas das
Mostrar mais

12 Ler mais

O Impacto do meio ambiente sobre as doenças

O Impacto do meio ambiente sobre as doenças

4 europeia da OMS (que abrange 53 países), nota-se uma situação muito mais gravosa nos países do Leste, com índices de DALYs por factores ambientais (per capita) tríplices dos de países ocidentais. Num intervalo de variação de 14 (Islândia) a 54 (Federação Russa), Portugal ocupa uma posição mediana com o valor de 20, pouco acima da Dinamarca e da Finlândia 3 . A situação é também muito assimétrica quando consideradas as crianças e adolescentes até aos 19 anos, sendo nalguns países mais expostas à poluição do ar interior e exterior e à falta de água potável e de saneamento 4 . Os dados disponíveis evidenciam que as crianças que vivem em condições sociais adversas estão sujeitas a exposições múltiplas e cumulativas, são mais susceptíveis a uma variedade de tóxicos ambientais e muitas vezes não dispõem de recursos ambientais ou de acesso a cuidados de saúde de qualidade, para minorar o impacto das ameaças ambientais na sua saúde. Evidenciam também que é imperioso agir sobre todo o percurso causal, definindo prioridades e medidas políticas concretas, no sentido de acabar com as diferenças nas condições ambientais socialmente determinadas.
Mostrar mais

20 Ler mais

O impacto de uma exposição cientifica nas represenações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio

O impacto de uma exposição cientifica nas represenações sociais sobre meio ambiente dos alunos do ensino médio

Os resultados de pesquisas sobre visitas aos centros e museus de ciência estão começando a ser entendidos. Até agora, os estudos avaliativos sobre os centros de ciências têm focado principalmente pequenas escalas avaliativas de aspectos específicos de exposições. Entrevistas na saída, questionários para visitantes e assim por diante têm servido como fonte de informação, mas esses relatórios são usados “dentro da casa” para melhorar ou modificar a própria exposição. A avaliação do impacto de exposições interativas sobre o público, em geral, foca grupos escolares e são feitas para determinar como aproveitar ao máximo a experiência da visita tanto no aspecto da educação formal, quanto da diversão, ou para observar o uso da exposição, tempo de duração da tarefa, interação familiar e etc. Os resultados da pesquisa de Crowley, Callanan, Tenenbaum e Allen (2001) sugerem que pais explicam ciências três vezes mais para meninos do que para meninas durante as exibições interativas de ciências em um museu. Esses achados sugerem que os pais engajados em atividades informais de ciências podem estar infelizmente contribuindo para uma diferença de gênero na alfabetização científica das crianças muito antes destas encontrarem instruções formais de ciências na grade escolar.
Mostrar mais

101 Ler mais

O impacto da remanufatura no meio ambiente, um enfoque no reaproveitamento no fim de vida do produto: um estudo de caso

O impacto da remanufatura no meio ambiente, um enfoque no reaproveitamento no fim de vida do produto: um estudo de caso

Existem várias áreas de estudo de ciclo de vida, sendo: a engenharia, a gestão e a tecnologia da informação. Na área de engenharia destaca-se o conceito de Engenharia do Ciclo de Vida (ECV) ou Life Cycle Engineering (LCE), definido como arte de projetar o ciclo de vida de produtos por meio de escolhas referentes ao conceito, à estrutura, aos materiais e aos processos, que integradas com questões ambientais procuram um melhor desempenho ambiental (ALTING; LEGARTH, 1995). Portanto, a vida útil de um bem é entendida como o tempo decorrido desde sua produção original, até o momento em que o primeiro possuidor o descarta, podendo ser o próprio destinatário do produto (empresa) ou seu consumidor final (cliente), esse desembaraço pode ter continuidade com novos possuidores quando existe interesse ou possibilidade de prolongar a vida útil por outras vias como a coleta de lixo (LEITE, 2003).
Mostrar mais

57 Ler mais

ADMINISTRANDO O MEIO AMBIENTE COM SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DO IMPACTO DO AGROTURISMO EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE (ES)

ADMINISTRANDO O MEIO AMBIENTE COM SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DO IMPACTO DO AGROTURISMO EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE (ES)

A pesquisa foi exploratória, no momento do levantamento de dados documentais na prefeitura e na associação "AGROTUR" do município de Venda Nova do Imigrante - ES. A pesquisa foi também descritiva, para captar as percepções dos empresários, turistas e da comunidade, por meio de questionários e observação assistemática, sobre o turismo sustentável e seus impactos no município em estudo. Para obter os dados primários, foram utilizados ques- tionários semi-estruturados aplicados aos seguintes sujeitos da pesquisa: 21 (vinte e um) empre- sários do Agroturismo, 14 (quatorze) turistas e a 32 (trinta e duas) pessoas da comunidade de Venda Nova do Imigrante. O critério para escolha dos pesquisados foi do tipo não probabilística, por tipicidade (devido ao fato de os três pesquisados estarem envolvidos com a realidade do objeto em estudo; são eles: empresários, turistas e comunidade local) e por acessibilidade (em função da facilidade de acesso e predisposição das pessoas em participar da pesquisa). Foram elaborados 3 (três) diferentes questionários para cada tipo de sujeito da pesquisa, visando obter as diferentes percepções sobre o turismo sustentável de Venda Nova do Imigrante.
Mostrar mais

17 Ler mais

O conceito jurídico de meio ambiente e sua efetiva inserção em estudos de impacto ambiental do setor fotovoltaico

O conceito jurídico de meio ambiente e sua efetiva inserção em estudos de impacto ambiental do setor fotovoltaico

Conforme proposto, o presente trabalho buscou avaliar se o conceito jurídico de meio ambiente em suas diferentes dimensões está integralmente contemplado em trabalhos da litera[r]

116 Ler mais

O meio ambiente no meio ambiente da TV brasileira: percursos histórico-discursivos

O meio ambiente no meio ambiente da TV brasileira: percursos histórico-discursivos

A escolha por debater meio ambiente a partir da vida privada traz questões importantes a serem pensadas. A perspectiva sobre o tema ecologia trabalhada pelo programa é complexa, pois foge ao reducionismo que se limita à simbólica de simplificação a “animais e plantas”, que retira do homem o papel de participante desse território chamado “meio ambiente”. Na perspectiva proposta pelo programa, homem e meio ambiente são indissociáveis, e mais: uma forma respeitosa de trato com esse meio requer uma mudança na percepção subjetiva de cada um. São transformações de essência e, nesse sentido, simbolicamente, nenhum locus poderia se encaixar melhor para território disso do que a casa – espaço uterino de vivência, de onde partem valores e práticas sociais rumo à rua, ao “resto do mundo”.
Mostrar mais

13 Ler mais

Geociências e meio ambiente

Geociências e meio ambiente

RESUMO. O Parque Estadual Pedra Azul (PEPAZ) é uma importante unidade de conservação da natureza do estado do Espírito Santo, localizada no município de Domingos Martins. Ali estão presentes os maciços rochosos da Pedra Azul, Pedra das Flores e Pedra do Lagarto. Atividades vinculadas ao Agroturismo e ao Ecoturismo já são de grande sucesso na comunidade capixaba, especialmente nessa região do Estado. Desta forma, a Pedra Azul tem grande potencial geoturístico, pois possui registros geológicos que podem ser amplamente explorados para atrair maior número de visitantes. O Geoturismo é uma atividade de grande potencial para a divulgação do conhecimento geológico e para a geoconservação. O Brasil possui alto potencial para a prática do Geoturismo, sendo que alguns estados já trabalham nesta vertente; porém, o estado do Espírito Santo, apesar da rica variedade de monumentos geológicos, não tem ainda a disseminação de atividades turísticas voltadas ao tema. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi realizar o levantamento de dados no Parque Estadual Pedra Azul e em parte da área de amortecimento delimitada em seu Plano de Manejo, registrando informações geológicas a serem transmitidas de maneira simples e didática aos turistas. Além da elaboração de trajetos e descrição de pontos de visitação, foi elaborado um folder informativo para ser distribuído aos visitantes. O maciço rochoso da Pedra Azul ou Complexo Pedra Azul é um maciço granitoide formado por mistura de magmas contrastantes, intrudido em rochas metamórficas que compõem o embasamento da crosta terrestre. Várias feições geológicas vinculadas ao processo de intrusão e evolução dessas rochas podem ser vistas ao longo dos trajetos propostos e explicadas de maneira simples ao visitante. As belezas paisagísticas podem ser usadas para introduzir conhecimentos quanto à ação do intemperismo, evolução do relevo, movimentos de massa etc., além de aspectos ligados às interações entre rocha, solo, água e o meio biótico. Esse tipo de atividade agrega valor ao turismo, principal atividade e fonte de renda dos moradores locais e estimula a conservação ambiental e da geodiversidade, promovendo a interação entre a Geologia e a Ecologia.
Mostrar mais

96 Ler mais

Impacto do afeto negativo e da sensibilidade à ansiedade nos sintomas vasomotores de mulheres na perimenopausa

Impacto do afeto negativo e da sensibilidade à ansiedade nos sintomas vasomotores de mulheres na perimenopausa

O principal achado deste estudo foi demonstrar que fatores psicológicos como sintomas de afeto negativo são determinantes para a qualidade da experiência da transição da menopausa, sendo os sintomas vasomotores especialmente importantes. Enquanto algumas mulheres apresentam sintomas vasomotores frequentes e conseguem lidar melhor com o desconforto físico e social relacionados a estes, mulheres que apresentam sintomas de afeto negativo tendem a reportar maior incômodo com os fogachos e sudorese noturna, mesmo quando estes sintomas são menos frequentes. A interpretação subjetiva dos sintomas vasomotores, portanto, é um ponto chave no entendimento do impacto causado por estes na vida das mulheres na perimenopausa.
Mostrar mais

46 Ler mais

Eco-epidemiologia de bacilos de Gram negativo produtores de carbapenemases com impacto clínico

Eco-epidemiologia de bacilos de Gram negativo produtores de carbapenemases com impacto clínico

Os membros do género Acinetobacter são bacilos de Gram-negativo, aeróbios, não fermentadores, apresentando uma distribuição ubíqua na natureza, incluindo água, solo, alimentos, fazendo parte também da flora comensal da pele humana (Bergogne-Bérézin & Towner, 1996; Seifert et ai, 1997). Embora seja considera- do um patogéneo de relativamente baixa virulência (Schrechenberger et ai, 2003), é bem conhecida a sua importância como patogéneo nosocomial oportunista, cau- sador de infecções do tracto urinário e respiratório, assim como de bacteremias e meningite, principalmente em doentes imunocomprometidos ou confinados a Uni- dades de Cuidados Intensivos (Bergogne-Bérézin & Towner, 1996; Afzal-Shah & Livermore, 1998). Nos últimos anos têm sido descritos vários surtos nosocomiais causados por membros deste género, em particular por A. baumannii, que repre- sentam uma preocupação adicional por se caracterizarem por uma elevada capaci- dade de sobrevivência e de resistência a vários agentes antimicrobianos (Tankovic
Mostrar mais

226 Ler mais

Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA

Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA

Art.15 Os fabricantes e os importadores de pneus podem efetuar a destinação adequada dos pneus inservíveis sob sua responsabilidade, em instalações próprias ou mediante contratação de s[r]

6 Ler mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA

Dispõe sobre Audiências Públicas. Dispõe sobre audiências públicas no âmbito do licenciamento ambiental. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 6º, inciso II e 8º, inciso VII, da Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990 e suas alterações, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, e o que consta do Processo nº 02000.000631/2001-43, e

6 Ler mais

Língua e meio ambiente

Língua e meio ambiente

A diversidade linguística é considerada necessária ao bem-estar dos povos. As minorias linguísticas, os falantes de dialetos menores e/ou mais distantes da “civilização” urbana têm tanto direito à existência quanto as grandes línguas mundiais, como o inglês. Tanto que já se propôs a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. Assim como o desaparecimento de uma espécie viva pode ocasionar um distúrbio irreparável na cadeia alimentar dentro do ecossistema, o desaparecimento de uma língua significa a perda de todo um conhecimento nela depositado, uma maneira de ver o mundo, uma tecnologia ambientalmente correta. A morte de uma língua leva a um empobrecimento da cultura mundial. Tem-se criticado o discurso de grandes empresas multinacionais, cuja ação é nociva ao meio ambiente, mas querem passar-se por defensoras dele. Por exemplo, quando uma empresa de petróleo anuncia que baixou os preços como algo bom, está omitindo que isso levará ao aumento do uso de veículos. A consequência será mais dióxido de carbono no ar, que contribuirá para aumentar o buraco na camada de ozônio que protege a vida na Terra dos raios ultravioleta, contra o efeito estufa e assim por diante. Uma firma produtora de agrotóxicos se vangloria de que seus produtos levam a um aumento na produção de soja, por exemplo, omitindo o fato de que seu produto mata os micro-organismos do meio ambiente, o que causa uma reação letal em cadeia, além de a soja ser produzida não para alimentar o povo, mas para exportar para Japão e China, a fim de dar lucros ao grande produtor que, frequentemente, deposita o dinheiro nas Ilhas Cayman ou na Suíça.
Mostrar mais

36 Ler mais

Meio ambiente e literatura

Meio ambiente e literatura

Este artigo busca reconhecer alguns pontos de tangência entre os romances Vidas secas, de Graciliano Ramos, As cidades invisíveis, de Italo Calvino, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, sobretudo no que respeita às relações modalizantes entre literatura e meio ambiente. Em meio à diversidade temática das obras indicadas, subjaz o tema da consciência ambiental, que, nas últimas décadas, vem recebendo a crescente adesão não apenas de ambientalistas, mas também de intelectuais, políticos, escritores. O foco na degradação ambiental, no alerta implícito acerca das precárias condições de vida futura em nosso planeta revela um dos nucleares e contundentes problemas a desafiar a agenda contemporânea. Nesse sentido, revela-se paradigmático o “lugar-sertão” rosiano, que, ao difundir seu território, seus valores e denúncias, patenteia uma concepção ambiental inovadora e reticular, em estreito diálogo com as atuais pesquisas interdisciplinares sobre o tema, as quais deveriam doravante guardar, em seu horizonte de expectativa, os paradigmas, as perspectivas e os equacionamentos que alicerçam as artes em geral e a literatura em particular.
Mostrar mais

17 Ler mais

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Nos últimos tempos vários planos e metas têm sido elaborados para auxiliar nessa tarefa. Pouco, porém, tem dado certo. O que se faz necessário, entretanto, para iniciar esta ação é a educação cultural acerca do meio ambiente, sua necessidade e ainda, a adoção de uma linha de prioridades para sua manu- tenção. Paralelamente a isso deve haver a conscientização do que realmente é necessário para essa manutenção: o entendimento e harmonia entre o “meio” e o “ambiente”.

10 Ler mais

Geografia do Meio Ambiente

Geografia do Meio Ambiente

a) configuração da atividade agrícola, levando em conta os componentes técnic os e cient íficos; b) novas atividades industriais e suas localizações; c) mudanças territoriais das bases produtivas; d) modificações nas redes de transportes e modernização das comunicações; e) financeirização do território; f) tendências a concentração e centralizaç ão da atividade econômica; g) complicaç ão dos circuitos de c ooperação; e h) novos papéis das cidades de acordo com seus níveis. Como problemas referent es às relações cidade-campo: i) novos ins umos do campo; j) deslocamento para o campo de certas atividades industriais; k) novas atividades referentes às cidades médias e pequenas; l) novos fluxos ent re a cidade e o campo; e m) novas formas de urbanizaç ão do meio rural. Como problemas referentes às relações interurbanas: n) novos consumos públicos e privados e a s eletividade de sua localização; o) os círculos de cooperação em diversos níveis; e p) o novo papel da entropia das metrópoles. . Como problemas referentes à organização interna das cidades e os novos papéis da metrópole: q) tendência à "dissoluç ão da metrópole", pelo aumento irrestrito de sua área de influência; e r) consequências da expansão territ orial das regiões metropolitanas para a economia e a sociedade urbanas (SANTOS, 1985, p. 15-20).
Mostrar mais

12 Ler mais

Ministro do Meio Ambiente

Ministro do Meio Ambiente

Com a recente regulamentação, passamos a dispor de uma ferramenta fundamental para a coibição de práticas nocivas ao meio ambiente. O Decreto viabiliza a sistematização das penalidades pecuniárias, com valores definidos para cada uma das infrações. As multas a serem aplicadas variam de 50 reais a 50 milhões de reais e estão graduadas de acordo com a gravidade do dano ambiental, com os antecedentes do infrator e com sua situação econômica. A regulamentação da Lei de Crimes encerra, de uma vez por todas, os tristes tempos em que o órgão ambiental sentia-se de mãos atadas devido à ineficácia dos efeitos das multas sobre os infratores, que facilmente as incorporavam como ínfimas parcelas de seus custos, em nada alterando as margens de lucro por eles pretendidas em suas atividades danosas.
Mostrar mais

22 Ler mais

Entre no (meio) ambiente de "Os Simpsons"

Entre no (meio) ambiente de "Os Simpsons"

O primeiro, também conhecido como Ato de Palavra, Ato de Discurso, Ato de Fala e ainda Objeto de Fala, é, em uma colocação prática, o enunciado em si. “Ele deve satisfazer um certo número de condições de emprego, ou seja, condições de sucesso que o tornam apropriado ao contexto” (MAINGUENEAU, 2000, p. 16). Prosseguindo com os conceitos do autor, tem-se que Campo Discursivo é o espaço onde um conjunto de formações discursivas está inserido. Assim, é “um jogo de equilíbrios instáveis entre diversas forças que, em certos momentos, move-se para estabelecer uma nova configuração” (MAINGUENEAU, 2000, p. 19). Para conceituar Sujeito, declara-se que ele é a base do discurso já que de acordo com o autor, “O discurso só é discurso enquanto remete a um sujeito, um EU, que se coloca como fonte de referências pessoais, temporais, espaciais e, ao mesmo tempo, indica que atitude está tomando em relação àquilo que diz” (MAINGUENEAU, 2004, p.55). ‘Condição de Produção’ é utilizado para designar não somente o meio ambiente material do discurso, mas também para as representações imaginárias que os envolvidos no processo discursivo fazem de si. “Essas representações imaginárias se constituem do que já foi dito e do que já foi ouvido” (MAINGUENEAU, 2000, p. 30).
Mostrar mais

16 Ler mais

Show all 10000 documents...