indicadores de desempenho

Top PDF indicadores de desempenho:

A construção de indicadores de desempenho numa PME: um contributo à gestão de desempenho

A construção de indicadores de desempenho numa PME: um contributo à gestão de desempenho

Similarmente, Ceitil (2007) menciona que as competências são definidas em função do contexto e do trabalho onde são postas em prática. Logo, a competência deve estar associada com atividades principais e não com atividades de suporte, objetivando melhor o desempenho e deve ser mensurada segundo padrões predefinidos, sendo que esses padrões serão os indicadores de desempenho. Portanto, as descrições de funções apresentam as tarefas específicas que devem ser realizadas numa função e as competências constituem o modo como essas tarefas devem ser realizadas para se traduzirem em elevados níveis de desempenho (Ceitil, 2007). Assim, torna-se necessário identificar as competências necessárias ao elevado desempenho da função e descrevê-las sob forma de indicadores comportamentais observáveis para que sejam delineadas as aptidões e comportamentos necessários à execução e os objetivos a atingir, de modo a que o titular corresponda ao que deles se espera (Vieira & Filenga, 2012).
Mostrar mais

149 Ler mais

Indicadores de desempenho no voleibol sentado.

Indicadores de desempenho no voleibol sentado.

atletas poderão ter uma compreensão mais precisa e dinâmica da modalidade, norteando seus planejamentos, rotinas de treinamento físico e tático. Esta evolução torna-se ainda mais importante em função do país sediar o maior evento esportivo do mundo em 2016 para pessoas com deficiência. Ao construir instrumentos para aferição e estabelecer indicadores para analisar o rendimento das equipes, a modalidade aumenta suas chances de alavancar seus resultados em eventos futuros. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os indicadores de desempenho no voleibol sentado e utilizar estes indicadores na comparação do desempenho de três equipes em diferentes níveis competitivos (alto rendimento internacional, alto rendimento nacional e intermediário nacional).
Mostrar mais

9 Ler mais

Indicadores de desempenho considerando o financiamento da expansão do ensino superior pelo Reuni

Indicadores de desempenho considerando o financiamento da expansão do ensino superior pelo Reuni

RESUMO: A racionalização dos recur- sos públicos reduziu o corpo docente e técnico, o investimento em infraes- trutura e o número de matriculados na educação superior. A eficiência do uso dos recursos aportados para o Reuni dependeu de boas práticas de gestão. O trabalho analisou os indicadores de desempenho das universidades consi- derando o financiamento da expansão do ensino superior pelo Reuni. Assim, avaliou o alcance da meta global e analisou a evolução desses indicadores propostos pelo Tribunal de Contas da União nas universidades localizadas em Minas Gerais/Brasil. Constatou-se que a relação de 18 alunos por professor não foi alcançado e a taxa de sucesso na graduação ficou abaixo de 90%.
Mostrar mais

22 Ler mais

Análise exploratória de indicadores de desempenho

Análise exploratória de indicadores de desempenho

A presente pesquisa teve por objetivo verificar o agrupamento de indicadores de desempenho em três dimensões, como: desempenho econômico, desempenho financeiro e desempenho de mercado, por meio da análise fatorial exploratória. Para tanto, utilizou-se metodologia com caráter descritivo, documental e quantitativo. A amostra do estudo correspondeu a 101 empresas listadas na Brasil, Bolsa e Balcão – B3, no período de 2010 a 2016. Para a análise dos dados, utilizou-se análise fatorial exploratória. Os resultados demonstraram que os indicadores de desempenho financeiro (liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral) se agruparam em um único fator de acordo com o estipulado pela literatura, os demais grupos de desempenho econômico e de mercado não tiveram a associação de todos os indicadores conforme estipulado pela literatura. Observou-se, também, que conforme há variação dos setores de atuação, há variação na importância de indicadores econômicos, financeiros e de mercado.
Mostrar mais

20 Ler mais

Indicadores de desempenho dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA): uma pesquisa teórica.

Indicadores de desempenho dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA): uma pesquisa teórica.

Este artigo tem por objetivo apresentar os principais tipos de indicadores de desempenho que podem ser utilizados por empresas que possuem um sistema de gestão ambiental (SGA). Neste contexto, o artigo apresenta uma abordagem da gestão ambiental e dos indicadores de medição de desempenho, enfatizando a importância dos indicadores de desempenho ambiental para um SGA e para a organização. Trata-se de uma pesquisa teórica que investigou artigos, teses, dissertações e documentos publicados por empresas que possuem seus SGA certifi cados. Estes indicadores foram divididos de acordo com os requisitos da norma ISO 14001. Por fi m, o artigo inicia uma discussão de como estes indicadores podem tornar-se estratégicos ou parte da estratégia ambiental de uma organização.
Mostrar mais

16 Ler mais

Indicadores de desempenho na logística humanitária: um estudo teórico sob a ótica green

Indicadores de desempenho na logística humanitária: um estudo teórico sob a ótica green

Os códigos criados no MAXQDA possibilitaram atrelar os trechos relacionados ao código criado. Após a leitura e análise dos indicadores de desempenho citados nos artigos e das práticas de LH, foi possível criar os códigos e inserir as palavras a eles relacionadas, a fim de descobrir com maior assertividade o conteúdo descrito por cada autor. Deve-se também realçar que os documentos codificados estão associados a quantidade de artigos que receberam tal código, já os segmentos codificados mostram quantos trechos foram codificados ao total em relação ao código. O Quadro 6 relata a lista de códigos, os segmentos codificados e os documentos. Das práticas de LH, os códigos que tiveram mais segmentos codificados foram transportation e collaboration. Da mesma forma, analisando-se o código de indicadores ambientais, air emissions e environmental management system foram os que mais tiveram segmentos codificados.
Mostrar mais

31 Ler mais

AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO B2B: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO B2B: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES

Segundo Lantelme (1994), os indicadores podem ser agregados em: indicadores de desempenho específico que fornecem informações para o gerenciamento global da empresa e de seus processos individuais, e estão relacionados às estratégias e às atividades específicas da empresa (como, por exemplo, indicadores associados diretamente à implantação de estratégias através de planos de ação ou programas de melhoria); e indicadores de desempenho globais que possuem um caráter mais agregado e visam evidenciar o desempenho de uma empresa ou setor em relação ao ambiente em que se insere e, portanto, têm um caráter mais homogêneo para permitir a comparação (como exemplo, pode-se citar a capacidade que um determinado setor tem em promover o atendimento ao consumidor e contribuir para o desenvolvimento econômico do país).
Mostrar mais

75 Ler mais

ANALISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM BASE NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA I3RASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

ANALISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM BASE NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA I3RASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

Este trabalho tem como principal objetivo efetuar a análise dos indicadores de desempenho de responsabilidade social com base no Balanced Scorecard nas categorias dos indicadores s[r]

84 Ler mais

Indicadores de desempenho como direcionadores de valor

Indicadores de desempenho como direcionadores de valor

Lynch e Cross (1995) afirmam que, para se desenvolver um sistema adequado de mensuração, deve-se mapear os processos, identificando as seqüências de atividades e seus principais agentes. O próximo passo será a determinação das áreas, onde os indicadores de desempenho serão críticos para o sucesso do pro- cesso (value drivers). Os administradores poderão usar medidas amplas de de- sempenho, visando a verificar se a empresa estará fazendo progresso na sua eficiência operacional; mas estas, é preciso lembrar, são apenas medidas de ocor- rência. Nestes procedimentos os administradores estarão focados nas ações que hoje podem produzir melhor desempenho financeiro futuro. Cada unidade irá então definir objetivos operacionais, considerando três elementos críticos: a satis- fação do cliente, a flexibilidade dos processos produtivos e a produtividade, ou seja, como recursos financeiros e humanos serão administrados para atender aos elementos anteriores.
Mostrar mais

29 Ler mais

Indicadores de desempenho em serviço de enfermagem hospitalar

Indicadores de desempenho em serviço de enfermagem hospitalar

A seleção dos artigos foi realizada no período de junho a dezembro de 2009, nas bases de dados Litera- tura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medical Literature Analysis and Re- trieval Sistem on-line (MEDLINE) e COCHRANE, utilizan- do os seguintes descritores controlados: “indicadores de serviços”, “serviço hospitalar de enferma gem” e “garantia de qualidade dos cuidados em saúde”.

9 Ler mais

COMO GESTORES HOSPITALARES UTILIZAM INDICADORES DE DESEMPENHO?.

COMO GESTORES HOSPITALARES UTILIZAM INDICADORES DE DESEMPENHO?.

Entende-se que a organização estudada busca, por meio da gestão participativa e do desenvolvimento de recur- sos humanos, melhorar continuamente a assistência em saú- de, entretanto há barreiras quanto ao luxo de informações (Nonaka e Krogh, 2009; Nonaka & Takeuchi, 1997) entre os di- ferentes serviços do hospital e deste para com o restante da rede de saúde: “Os serviços têm suas atribuições, mas não está existindo um luxo adequado de comunicação entre os diferentes setores. Isto é um ponto crítico que precisa melho- rar para desenvolver um pouco mais de agilidade nas ações”. Há experiências baseadas em indicadores para dimen- sionar a demanda, qualiicar o atendimento e alocar recursos
Mostrar mais

14 Ler mais

Proposta de um sistema de medição de desempenho aplicado à mecanização agrícola.

Proposta de um sistema de medição de desempenho aplicado à mecanização agrícola.

RESUMO: As organizações líderes dos mais diferentes setores têm como característica medir o próprio desempenho de modo sistêmico, porém nas empresas agrícolas ainda não é comum o emprego desse conceito, incluindo o setor de mecanização. A mecanização tem um forte impacto na composição dos custos de produção, e conhecer o seu desempenho é primordial para o sucesso de empresa agrícola. A importância que as medidas de desempenho têm no auxílio à gestão e o que a mecanização representa para os custos de produção justificaram o desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo propor um sistema de medição de desempenho integrado para dar suporte à gestão da mecanização agrícola. A metodologia foi dividida em duas etapas: adaptação de um modelo conceitual sistêmico, com base no Balanced Scorecard - BSC; aplicação do modelo a um estudo de caso na agroindústria canavieira. A adaptação e a aplicação do modelo conceitual permitiu obter indicadores de desempenho de modo sistêmico e associados a: custo e prazo (tradicionalmente utilizados); controle e melhoria na qualidade de operações e processos de apoio; preservação ambiental; segurança, saúde, satisfação, motivação e capacitação de colaboradores; desenvolvimento de sistemas de informação. Conclui-se que o modelo auxiliou na elaboração do sistema de medição de desempenho para a gestão de sistemas mecanizados e que os indicadores permitem uma visão integrada da empresa e associada aos objetivos estratégicos.
Mostrar mais

11 Ler mais

Um Sistema de Avaliação de Desempenho de Fornecedores na Indústria Cimenteira

Um Sistema de Avaliação de Desempenho de Fornecedores na Indústria Cimenteira

3 O processo de desenvolvimento do sistema de avaliação de fornecedores é subdividido em três estágios, definição do problema, desenvolvimento do modelo de avaliação e adequação do modelo de avaliação aos fornecedores da fábrica do Outão, cada um dos quais envolve duas fases. O estágio definição do problema é desenvolvido com base em duas fases independentes, a análise das compras e dos fornecedores actuais da fábrica do Outão e análise do sistema actual de avaliação de desempenho de fornecedores. No estágio seguinte é desenvolvido o modelo de avaliação de desempenho em duas fases sequenciais, segmentação de compras da fábrica do Outão e definição do modelo de avaliação, ou seja, definição das dimensões de indicadores de desempenho, metodologia de avaliação, escala de classificação, ferramenta de avaliação, implicações da avaliação, especificidades da avaliação de grupos de fornecedores específicos, modo de divulgação de resultados e atribuições. Dado que o conjunto de fornecedores da fábrica do Outão é muito diversificado no que diz respeito aos produtos e serviços que fornecem e suas características, no terceiro e último estágio, que envolve duas fases sequenciais, são identificados os requisitos de desempenho dos vários fornecedores e para cada fornecedor é, por um lado, definida a importância de cada dimensão de indicadores de desempenho na sua avaliação e, por outro lado, para cada dimensão de indicadores são definidos os indicadores de desempenho e respectivas métricas que melhor se adequam ao fornecedor. A metodologia aplicada é apresentada esquematicamente na figura 1.1.
Mostrar mais

152 Ler mais

Avaliação do desempenho da administração local na Europa: uma análise comparativa das experiências de Portugal, Grã-Bretanha, França, Suécia e Alemanha

Avaliação do desempenho da administração local na Europa: uma análise comparativa das experiências de Portugal, Grã-Bretanha, França, Suécia e Alemanha

O conceito Alemão de objetivo, tal como foi desenvolvido no final da década de 1990, está sob crítica por ser perfecionista e pelo receio que esse perfecionismo conduza a uma nova burocracia. As reformas Ale- mãs tendem a juntar à burocracia das normas e dos procedimentos uma burocracia dos números e dos objetivos. A KGSt, por exemplo, oferece 66 indicadores de desempenho com detalhadas instruções de medição. Alguns catálogos contêm mais de um milhar de indicadores, em geral orientados para a avaliação tipo entrada / saída. Não admira portanto que vários municípios contratem consultores externos cujos honorários são em média 171.400 Euros por município. O perfecionismo tem custos elevados em tempo e em pessoal (15 meses de trabalho individual médio só para elaborar um catálogos de objetivos e indicadores) e não conduz aos resultados esperados. Em particular, não leva ao estabelecimento de uma liderança mais ativa nem a uma redução de custos.
Mostrar mais

20 Ler mais

2 Volumes (Volume I – Dissertação)

2 Volumes (Volume I – Dissertação)

Os resultados obtidos para o sistema de abastecimento do município de Santiago do Cacém pela aplicação da ferramenta de auditoria de perdas, revelam perdas de água e de receita no ordem dos 50% reflectindo-se este facto nos resultados dos indicadores de desempenho, com valores superiores aos valores de referência estabelecidos pelo IRAR (com expressão significativa, chegando o resultado obtido a ser duas vezes mais que o valor recomendado). Assim, foram recomendadas neste trabalho um conjunto de medidas que deverão ser implementadas complementarmente às acções já desenvolvidas no município. Estas ajudarão a entidade gestora a aumentar a qualidade do seu serviço e a melhorar a sua imagem, por contribuírem para um melhor relacionamento com os seus utilizadores.
Mostrar mais

110 Ler mais

Philanthropic hospitals benefited by financial incentive program: a performance analysis

Philanthropic hospitals benefited by financial incentive program: a performance analysis

RESUMO O estado de São Paulo adotou um programa de incentivo financeiro para hospitais filantrópicos. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho dos hospitais participan- tes desse programa em 2012. Foram analisados os indicadores de desempenho segundo o porte hospitalar e o porte municipal, empregando-se o modelo de desempenho do Proadess (Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde). Encontrou-se diferença no desempenho dos hospitais segundo porte: os hospitais de pequeno porte apresentaram resultados desfavo- ráveis com relação aos indicadores de acesso, eficiência e efetividade. Esse resultado corro- bora a necessidade de reavaliar programas de incentivo financeiro para hospitais de pequeno porte configurados como hospitais gerais.
Mostrar mais

11 Ler mais

UMA PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL AS INCUBADORAS TECNOLÓGICAS

UMA PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL AS INCUBADORAS TECNOLÓGICAS

a) Indicadores de Desempenho Econômico: Este grupo de indicadores busca dar transparência aos impactos econômicos da empresa, nem sempre contemplados de uma maneira simples nos demons[r]

81 Ler mais

Contributos para o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da FCT NOVA

Contributos para o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da FCT NOVA

A principal limitação deste trabalho prendeu-se com o cálculo dos indicadores. Esse processo foi dificultado devido à dispersão da informação pelos vários serviços, o que o tornou a sua recolha morosa e dependente da colaboração de terceiros. Adicionalmente, surgiram problemas técnicos das próprias bases de dados, não sendo sequer possível aceder à informação. De todo o modo, estas dificuldades práticas vêm realçar a importância de um dashboard de indicadores, que permita um acesso fácil e imediato aos órgãos de gestão da FCT NOVA. Também no sentido de realçar a importância do dashboard, foi incluída uma linha de tendência aos indicadores calculados, evidenciando a importância de um auxilio visual para interpretar facilmente os indicadores. Foram propostos sessenta e cinco indicadores para monitorizar o desempenho da Escola. Contudo, importa referir que os indicadores de desempenho não são estáticos e que, para além de deverem ser monitorizados continuamente, devem também ser revistos e redefinidos, quando a gestão da Escola o considerar oportuno.
Mostrar mais

127 Ler mais

O impacto dos aspectos organizacionais sobre a percepção de melhoria em desenvolvimento de produtos.

O impacto dos aspectos organizacionais sobre a percepção de melhoria em desenvolvimento de produtos.

A utilização de indicadores de desempenho como método de aferição dos resultados das atividades de melhoria do PDP não é algo bastante presente na bibliografia. Entretanto, analisados isoladamente, os indicadores de desempenho são amplamente utilizados pelos autores de PDP. Segundo Cooper e Kleindshmidt (1998), o balanceamento do portfólio de produtos e a sua adequação à estratégia da empresa, dois dos principais objetivos da gestão de portfólio, para serem implementados, precisariam ser sistematicamente gerenciados por meio de um conjunto de indicadores: probabilidade de sucesso comercial, probabilidade de sucesso técnico, adequação a canais de venda, vantagem competitiva possível etc. Os indicadores sugeridos pelos autores têm o objetivo de realizar previsões acerca do resultado do produto e sua adequação à estratégia da empresa.
Mostrar mais

17 Ler mais

Indicadores para Avaliar o Desempenho de Prefeituras Municipais

Indicadores para Avaliar o Desempenho de Prefeituras Municipais

Boyne (2002) propõe dois modelos para a definição e gerenciamento de indicadores de desempenho em órgãos públicos: o IOO e o 3Es. IOO significa input (entrada), output (saída) e outcome (resultado). Os 3Es significam economia, eficiência e efetividade. O modelo não admite a dimensão eficácia. Berman (2006) define eficiência como sendo a razão entre produtos e insumos, ou seja, a capacidade de gerar produtos incorrendo no menor volume de insumos. Boyne (2002), por sua vez, define economia como sendo o custo de se produzir um serviço específico de acordo com determinado padrão de qualidade. Cameron e Whetten (1983) argumentam que efetividade pode ser definida de diversas formas, mas que a mais comum seria uma medida de alcance de objetivos, que é defendida pelos autores que seguem o modelo perseguidor de objetivos. Esta é uma forma de mensuração muito parecida com o que se conhece como eficácia (MPOG & SPI, 2010). A Figura 3 ilustra a integração entre os modelos IOO e 3Es.
Mostrar mais

15 Ler mais

Show all 10000 documents...