Informática em enfermagem

Top PDF Informática em enfermagem:

Informática em enfermagem: uma proposta de curso baseada em competências

Informática em enfermagem: uma proposta de curso baseada em competências

É digno de nota que as competências em informática em Enfermagem não devem ser compreendidas como utilização do computador por si só, mas sim como um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades requeridos dos profissionais para atuarem nas diversas dimensões da Enfermagem; assistência, ensino, gerência e pesquisa 1 . Nesse sentido, os aprendizes também devem se mostrar abertos a essa aquisição de competências, podendo se valer dos pressupostos da Andragogia, que propõe que se tenha “(...) a disponibilidade para aprender, a orientação para aprendizagem e a motivação para aprender”.
Mostrar mais

10 Ler mais

Informática em enfermagem : uma proposta de curso baseada em competências

Informática em enfermagem : uma proposta de curso baseada em competências

É digno de nota que as competências em informática em Enfermagem não devem ser compreendidas como utilização do computador por si só, mas sim como um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades requeridos dos profissionais para atuarem nas diversas dimensões da Enfermagem; assistência, ensino, gerência e pesquisa (1). Nesse sentido, os aprendizes também devem se mostrar abertos a essa aquisição de competências, podendo se valer dos pressupostos da Andragogia, que propõe que se tenha “(...) a disponibilidade para aprender, a orientação para aprendizagem e a motivação para aprender” (15, p.39).
Mostrar mais

10 Ler mais

Informática em enfermagem: desvelando o uso do computador por enfermeiros.

Informática em enfermagem: desvelando o uso do computador por enfermeiros.

RESUMEN: Estudio realizado con el objetivo de comprender la percepción de enfermeros asistenciales, de una institución ilantrópica, acerca del uso del computador en el trabajo. La recolección de datos ocurrió en enero de 2013, a partir de entrevistas con 12 enfermeros que respondieron a la pregunta: hábleme sobre el uso del computador en su trabajo. Los datos fueron tratados utilizando la técnica análisis de contenido, por medio del cual emergieron las siguientes categorías temáticas y subtemas: Percibiendo aspectos positivos en el uso del computador (nueve subtemas); Percibiendo aspectos negativos en el uso del computador (cuatro subtemas); Sugiriendo acciones para mejorar el uso del computador (seis subtemas); y Evaluando la informatización en el trabajo (tres subtemas). Fue posible concluir que los enfermeros tienen la percepción de que el uso del computador se relaciona con la facilidad, la agilidad y la practicidad en el desarrollo de las actividades profesionales; pero aún existen aspectos técnicos y operacionales que necesitan ser mejorados. DESCRIPTORES: Computadores. Enfermeros. Informática médica.
Mostrar mais

9 Ler mais

Perspectivas atuais da Informática em Enfermagem.

Perspectivas atuais da Informática em Enfermagem.

Outra grande tendência mundial é a ênfase na adoção de guias de conduta e protolocolos multidisciplinares. Tais guias podem ser insitutu- cionalizados ou, em alguns países, o próprio ministério da saúde disponi- biliza, criando repositórios onde tais guias são armazenados de forma centralizada, o que pode permitir atualização mais rápida e eficiente. Cabe portanto, à enfermagem, descrever e esclarecer a sua responsabilidade e contribuição na adoção de tais guias. Vale acrescentar que o conteúdo tem que ser baseado em evidência, consistente com padrões de terminologias que possam medir qualidade, resultados e custo. Ainda, vale enfatizar que se não forem integrados com os sistemas de informação computadorizados utilizados pelos profissionais, pouco beneficio poderão acrescentar à prática diária. Os repositórios podem ainda ser usados para: Gerenciamento de Caso, Apoio à Decisão e Controle de Qualidade.
Mostrar mais

4 Ler mais

Informática em enfermagem: desenvolvimento de software livre com aplicação assistencial e gerencial.

Informática em enfermagem: desenvolvimento de software livre com aplicação assistencial e gerencial.

O presente estudo teve como objetivo de- senvolver um sistema de informação em enfermagem com aplicação na assistência de enfermagem e no gerenciamento do serviço. O SisEnf – Sistema de Informação em Enfermagem - é um software livre com- posto pelo módulo assistencial de enferma- gem: histórico, exame clínico e plano de cuidados; o módulo gerencial compõe-se de: escala de serviço, gestão de pessoal, in- dicadores hospitalares e outros elementos. O sistema foi implementado na Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Pa- raíba. Tendo em vista a necessidade de aproximação entre usuário e desenvolve- dor, e a constante mudança de requisitos funcionais durante o processo iterativo, foi adotado o método do processo unificado. O SisEnf foi desenvolvido sobre plataforma WEB e com emprego de software livre. Por- tanto, o trabalho desenvolvido procurou auxiliar o processo de trabalho da enferma- gem que agora terá oportunidade de incor- porar a tecnologia da informação na sua rotina de trabalho.
Mostrar mais

7 Ler mais

Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa.

Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa.

RESUMO: Revisão integrativa que analisou nas publicações as contribuições dos registros eletrônicos em saúde para a segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. A pesquisa foi realizada nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e SciELO, utilizando os descritores: registros eletrônicos de saúde, sistemas de informação, informática em enfermagem, informática médica, unidades de terapia intensiva, segurança do paciente e gerenciamento de segurança. Foram incluídos 64 artigos, sendo analisados em três categorias: “sistemas de informação e informática em saúde: o registro eletrônico para a continuidade do cuidado de Enfermagem”, “sistemas de apoio à decisão: contribuições para a segurança do paciente” e “indicadores de qualidade do cuidado e de segurança do paciente partir dos registros eletrônicos”. Os estudos apontaram como contribuições a continuidade do cuidado, a tomada de decisão baseada nos sistemas de apoio à decisão e a criação de indicadores de qualidade e segurança do paciente a partir dos registros eletrônicos. DESCRITORES: Registros eletrônicos de saúde. Sistemas de informação. Informática em enfermagem. Gerenciamento de segurança. Unidades de terapia intensiva.
Mostrar mais

9 Ler mais

Padrões de dados, terminologias e sistemas de classificação para o cuidado em saúde e enfermagem.

Padrões de dados, terminologias e sistemas de classificação para o cuidado em saúde e enfermagem.

adotados para seleção dos artigos foram: todas as categorias de artigo (original, revisão de literatura, reflexão, atualização, relato de experiência, entre outros); artigos com resumos e textos completos disponíveis com acesso gratuito para análi- se; disponibilizados nos idiomas português, inglês ou espa- nhol; publicados entre os anos de 2005 a 2011 e; artigos que continham em seus títulos e/ou resumos e/ou palavras-chave os seguintes descritores: Sistemas de Informação, Informática em Enfermagem, Informática Médica, Sistemas Computado- rizados de Registros Médicos, Terminologia e Nomenclatura Sistematizada de Medicina e suas respectivas traduções em inglês e espanhol. O recurso utilizado na pesquisa foi a opção “termo exato” durante a realização das buscas.
Mostrar mais

9 Ler mais

Rev. LatinoAm. Enfermagem  vol.7 número5

Rev. LatinoAm. Enfermagem vol.7 número5

Uma pesquisa realizada por ÉVORA (1998) evidencia que o foco principal de investigação da década de 90 referente ao uso do computador na prática de enfermagem, tem sido a informática em enfermagem clínica com tecnologia a beira do leito. As investigações nesta área, conforme OZBOLT & GRAVES (1993), levam em consideração três dimensões importantes: a) identificação e definição da linguagem de enfermagem e estruturação de seus dados; b) compreensão do julgamento clínico e como o sistema informatizado pode facilitar e não substituir e, c) descobrimento de que sistemas bem desenhados podem transformar a prática de enfermagem.
Mostrar mais

3 Ler mais

relato de uma experiência prática :: Brapci ::

relato de uma experiência prática :: Brapci ::

Como fato positivo pudemos perceber que mesmo bibliotecários totalmente inexperientes em informática em questão de dias já estavam usando o Acervo for Windows, e em algumas semanas já haviam se tornado independentes. Bastou um pouco de apoio inicial por parte dos profissionais de informática.

6 Ler mais

Modernidade e formação de professores: a prática dos multiplicadores dos núcleos...

Modernidade e formação de professores: a prática dos multiplicadores dos núcleos...

A professora Afira Ripper participou da estruturação do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), da UNICAMP, ajudando na implantação do projeto Eureka, junto à Secretaria Municipal de Educação de Campinas 19 . No seu texto “O preparo do professor para as novas tecnologias”, Ripper faz uma comparação entre a escola característica do modo de produção da primeira revolução industrial e aquela necessária para a sociedade baseada na segunda revolução industrial. Para ela, a primeira revolução industrial foi marcada pela produção em massa, típica do taylorismo/fordismo, onde a indústria automobilística se transformou em símbolo. Nesta etapa, o trabalhador não era preparado para intervir na produção, mas sim treinado para obter maior habilidade no manuseio da máquina a fim de obter maior rentabilidade. A produção é fragmentada e especializada.
Mostrar mais

284 Ler mais

Monitorização e Controlo Remoto de Informação Ambiental através de Sistemas de Comunicações Celulares

Monitorização e Controlo Remoto de Informação Ambiental através de Sistemas de Comunicações Celulares

No âmbito da disciplina de Laboratório de Projeto da Licenciatura de Engenharia Informática e Informática de Gestão, foi decidido que se iria implementar um projecto tecnológico de monitorização e controlo remoto de informação ambiental através da rede de comunicações celulares, tendo como objectivo a aplicação de transdutores para recolha de informação, atuadores para ações de controlo, interface e uso de rede de comunicações celulares.

92 Ler mais

Relatório Mestrado Ana Oliveira

Relatório Mestrado Ana Oliveira

As aulas de Informática nesta instituição são dadas ao mesmo tempo em que decorre o momento de biblioteca. Portanto as turmas são divididas ao meio e um grupo está na Informática e o o[r]

292 Ler mais

Relato de uma experiência de ensino de enfermagem em saúde coletiva: a informática no ensino de vigilância epidemiológica.

Relato de uma experiência de ensino de enfermagem em saúde coletiva: a informática no ensino de vigilância epidemiológica.

Especialmente na prática de vigilância epidemiológica, o avanço tecnológico no campo da informática e da comunicação, no início dos anos 80, vem se constituindo num elemento fundamental de auxílio no processamento e na análise de dados sobre a realidade epidemiológica das populações. Esta nova ciência tem possibilitado a reorga- nização dos sistemas de informação sobre saúde em geral e especificamente da vigilân- cia epidemiológica. Como exemplo, tem-se a constituição de bancos de dados nacionais de doenças de notificação e de diversos aplicativos de análises estatísticas que vêm proporcionando maior rapidez, agilidade e descentralização na produção da informação em saúde.
Mostrar mais

8 Ler mais

Informática

Informática

A FID, então, passou a preocupar-se [8], dentro do seu programa a longo-prazo, com a média de cre~cimento da produção da informação, com os problemas - de avalia[r]

6 Ler mais

INFORMÁTICA

INFORMÁTICA

Moscou, Instltute of Scientific Information, 1967.. Cadernos de Jorna­ lismo e Comunicação, Rio de Janeiro..[r]

6 Ler mais

Os incentivos fiscais como determinantes da localização das empresas multinacionais de alta tecnologia

Os incentivos fiscais como determinantes da localização das empresas multinacionais de alta tecnologia

empresas ligadas à microeletrônica ou informática, mas também para aquelas que desenvolvem suas atividades nos mais variados segmentos que vão desde a informática, [r]

48 Ler mais

A Informática na Educação

A Informática na Educação

mas educacionais constitui-se de textos explicativos e não apre- senta grande interatividade com o usuário. A interatividade, de uma forma geral, que é a ação recíproca entre o usuário e um equipamento (computador, televisor, etc.), torna-se essencial para se poder avaliar de alguma forma como o aluno estar res- pondendo à assimilação do conhecimento, não se tornando passiva a uma conclusão errônea por parte do mesmo. Ela tor- na-se interessante no incentivo ao aluno na perseverança no estudo e na pesquisa de novos assuntos. Interatividade é, a partir dos anos 80, uma condição revolucionária, inovadora da informática de televisão, do cinema, do teatro dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade etc. Há uma crescente “indústria da interatividade”, usando o adjetivo “interativo” para qualificar a coisa cujo funcionamento permi- te ao usuário algum sinal de participação ou troca de ações.
Mostrar mais

14 Ler mais

Sistema de monitorização e descoberta de hotspots Bluetooth por georeferenciação

Sistema de monitorização e descoberta de hotspots Bluetooth por georeferenciação

Dada a relevância que os ficheiros phpsqlsearch_dbinfo.php , phpsqlsearch_genxml.php e phpsqlsearch_map.php possuem no funcionamento da plataforma informática, serão aqui objecto de análise pois são os que possuem parte do código importado da API do Google Maps, tendo sido posteriormente modificado para satisfazer as formatações e condições da base de dados GMS. Permitem georeferenciar e mostrar os hotspots existentes na base de dados, conforme parâmetros de distância entre eles. Os restantes ficheiros possuem código necessário para a visualização das respectivas informações, como é o caso do ficheiro lista_antenas.php que mostra uma lista de antenas, sua localização e o seu estado num determinado momento.
Mostrar mais

88 Ler mais

 Exame Informática

Exame Informática

indicador de capacidade que permite saber com alguma exatidão a quantidade de energia armazenada no interior. No entanto, com o passar do tempo, este indicador perde a pre- cisão. No entanto, tal como acontece com o restante hardware do seu computador, é preciso cuidar da bateria. Para contornar este problema, alguns computadores têm algumas ferramentas de recalibração da bateria, mas mesmo os que oferecem este tipo de opções não garantem que elas funcionam como de- veriam. Ao im de algum tempo, a medição da capacidade da bateria reporta erros: em algu- mas situações, o utilizador pode ser informado de que a bateria ainda tem 10% de capacida- de quando na verdade tem menos de 5%. O possível sobreaquecimento do computador. Se estiver a jogar títulos com necessidades gráicas elevadas, a temperatura do sistema aumenta e pode daniicar a bateria. Para isso não acontecer, é necessári um carregamento integral a cada ciclo de 30 descarregamentos (aproximadamente). Pode fazê-lo “manual- mente”, mas a Exame Informática vai dar-lhe uma ajuda, recomendado o Battery Care – veja a próxima página. João Trigo
Mostrar mais

38 Ler mais

Uma Oficina de Inclusão Digital para a Construção Social: estudo de caso no CEET Vasco Coutinho – Espírito Santo

Uma Oficina de Inclusão Digital para a Construção Social: estudo de caso no CEET Vasco Coutinho – Espírito Santo

Com essa proposta, os alunos do curso de licenciatura em informática do CEAD-IFES ofertaram 20 vagas para ensinar conceitos básicos de informática, uma oficina de inclusão digital, de forma que as pessoas que tinham mais dificuldades em usar o computador pudessem ter mais autonomia no seu dia a dia com as ferramentas computa- cionais. Foi cedido pela instituição CEET Vasco Couti- nho um dos laboratórios de informática para oferecer o curso e as aulas foram então ministradas no período no- turno antes do início das disciplinas regulares, justamente pra possibilitar a presença dos alunos na oficina. Os labo- ratórios estavam equipados com o número suficiente de computadores e demais infraestruturas para perfeita con- dução do curso.
Mostrar mais

10 Ler mais

Show all 10000 documents...