Irrigação por superfície

Top PDF Irrigação por superfície:

SISTEMAS DE IMPLANTAÇÃO E IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE PARA CULTIVO DE MILHO EM ÁREAS DE ARROZ IRRIGADO

SISTEMAS DE IMPLANTAÇÃO E IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE PARA CULTIVO DE MILHO EM ÁREAS DE ARROZ IRRIGADO

O sistema de implantação com camalhão e a utilização da irrigação por superfície podem ser práticas importantes para aumentar a eficiência do processo de drenagem e garantir o estabelecimento adequado da cultura no sistema de rotação, além de assegurar a expressão do potencial produtivo do milho em áreas de arroz irrigado. Nesse sentido, os objetivos do presente trabalho foram: avaliar a resposta do milho cultivado em áreas de arroz irrigado quanto às características agronômicas, componentes de rendimento e rendimento de grãos, sob diferentes sistemas de implantação e irrigação por superfície; e avaliar a eficiência de uso da água pela cultura do milho para os tratamentos irrigados por superfície nos diferentes sistemas de implantação. Para o atendimento dos objetivos, dois experimentos de campo foram conduzidos durante a safra 2014/15 em área experimental sistematizada de arroz irrigado da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O experimento I, constituiu-se de um fatorial, conduzido em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Os níveis para o fator A foram compostos pelos sistemas de implantação: A1= com camalhão; A2= sem camalhão; e os níveis do fator D compostos por: D1= com irrigação; D2= sem irrigação. Já o experimento II foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso com dois tratamentos: T1 = Irrigação por sulcos; T2 = Testemunha (sem irrigação), ambos sobre camalhões, com quatro repetições. Foram utilizadas sementes do milho híbrido AG9045 em ambos os experimentos. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização do sistema de implantação com camalhão proporciona aumento em características agronômicas de crescimento e em componentes de rendimento do milho, além de maior eficiência do uso da água e acréscimo no rendimento de grãos, comparativamente ao sistema sem camalhão. O uso da irrigação em períodos de déficit hídrico no solo aumenta o rendimento de grãos de milho cultivado em áreas de arroz irrigado, independente do sistema de implantação utilizado. A combinação entre o sistema de implantação com camalhão e a irrigação é a que proporciona maior acréscimo no rendimento de grãos de milho, em relação aos sistemas testados.
Mostrar mais

61 Ler mais

Rendimento de grãos de soja em função de sistemas de plantio e irrigação por superfície em Planossolos.

Rendimento de grãos de soja em função de sistemas de plantio e irrigação por superfície em Planossolos.

Assim, em áreas que apresentam camada compactada próxima à superfície do solo, principalmente nas áreas em rotação com a cultura do arroz irrigado, recomenda- se o uso de sistemas com haste, seja escariicação do solo, ou apenas uso da haste sulcadora na semeadora isolada ou, ainda, o sistema em microcamalhão, para que se tenha maior rendimento de grãos de soja. A irrigação suplementar em épocas de deicit hídrico, quando a umidade do solo se encontra abaixo de 60% da capacidade de campo, também é uma prática recomendada para minimizar os efeitos da camada compactada e do deicit hídrico, para promover aumento do rendimento de grãos da cultura da soja.
Mostrar mais

11 Ler mais

Análise comparativa de técnicas para estimativa da infiltração de água no solo em irrigação por superfície.

Análise comparativa de técnicas para estimativa da infiltração de água no solo em irrigação por superfície.

Infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água penetra no solo, através de sua superfície. A velocidade de infiltração é um fator muito importante, pois determina o tempo em que se deve manter a água na superfície do solo de modo a se aplicar a quantidade de água desejada (Bernardo, 1995). A infiltração é um fenômeno complexo, que dependente de inúmeras variáveis relacionadas às características físicas e morfológicas do solo (Rezende & Scaloppi, 1985 e Walker & Skogerboe, 1987). Walker (1993) comenta que as principais características físicas do solo que afetam a taxa de infiltração são: textura, estrutura e declive. Comenta, ainda, que as práticas culturais podem interferir no aumento ou no decréscimo da infiltração, dependendo do equipamento utilizado e da umidade do solo.
Mostrar mais

71 Ler mais

Importância da rugosidade da superfície implantar

Importância da rugosidade da superfície implantar

As células osteogénicas diferenciam-se em osteoblastos; os osteoblastos participam na formação do osso e estão localizados na superfície deste, sintetizando o colagénio e outros componentes orgânicos necessários para construir o tecido ósseo; os osteócitos diferenciam-se a partir dos osteoblastos e são as células mais abundantes no osso responsáveis pela manutenção do metabolismo diário do osso; por fim, os osteoclastos são células de grandes dimensões que possuem enzimas lisossomais que intervêm na destruição da matriz óssea, num processo denominado de reabsorção óssea (Tortora, G.J.; Grabowsky, S.R., 2001).
Mostrar mais

60 Ler mais

Superfície ocular e hepatite C.

Superfície ocular e hepatite C.

De acordo com os resultados encontrados nesta pesquisa, suge- rimos que todos os pacientes portadores do VHC sejam avaliados periodicamente com relação à sua função lacrimal e o estado da sua superfície ocular, independente de apresentarem ou não queixas de desconforto ocular. Também recomendamos que os pacientes portadores de olho seco causado pela deficiência aquosa sem causa definida sejam investigados sorologicamente para a possível asso- ciação com o VHC.

5 Ler mais

Avaliação da superfície articular de ovinos e equinos submetidos a irrigação articular...

Avaliação da superfície articular de ovinos e equinos submetidos a irrigação articular...

A artroscopia tem função diagnóstica e terapêutica na doença articular. Mesmo com as modalidades de imagem mais modernas, ainda é considerada como padrão ouro no diagnóstico de problemas articulares em equinos. Sabe-se que as características físico-químicas das diferentes soluções de infusão podem determinar alterações estruturais na superfície da cartilagem. Apesar da existência de estudos baseados na busca de um fluido ideal para irrigação durante a artroscopia, com principal foco nas características bioquímicas do líquido, poucos trabalhos testaram características físicas destes fluidos, como a temperatura. Na primeira etapa deste trabalho foram avaliadas 24 articulações de ovinos submetidas à irrigação articular com solução de Ringer com lactato condicionado a quatro diferentes temperaturas (5, 12, 25 e 38 ºC). Para avaliação de cada grupo foram coletadas biopsias comparativas de membrana sinovial e de cartilagem com osso subcondral da articulação femoropatelar visando análise histológica e por microscopia eletrônica de varredura, respectivamente, imediatamente antes do início da infusão do líquido e após uma hora de infusão. Apesar de alterações na ultraestrutura da superfície articular terem sido observadas após lavagem das articulações, nenhuma diferença estatística entre os grupos foi identificada. Na segunda etapa do experimento foram testadas as temperaturas 5, 25 e 38 °C do Ringer com lactato utilizado para irrigação articular durante procedimentos artroscópicos em 12 articulações radiocárpicas de seis equinos. As articulações foram divididas em três grupos de quatro, sendo avaliados, além da membrana sinovial e cartilagem, o líquido sinovial previamente ao início da infusão com fluido condicionado e 12, 24 e 48 horas após o término da irrigação, visando análise comparativa das concentrações de IL-1 β, PGE 2 , TNF- α, condroitim
Mostrar mais

115 Ler mais

Análise de condição da superfície de pneus

Análise de condição da superfície de pneus

Desde que os pneus foram postos em uso, tal como qualquer outro produto de uso con- tínuo, é identificada uma necessidade de criar algum tipo de inspeção e teste não-destrutivo que permite aferir o bom funcionamento, segurança e qualidade do produto. Dado que os pneus sofrem um desgaste continuado e inevitável, várias técnicas foram surgindo de forma a tentar dar resposta a esta necessidade de monitorizar a condição do pneu. Assim, uma primeira patente respondeu a esta necessidade com uma análise dos padrões do rastro dos pneus que consistia na avaliação por comparação do rastro com um modelo padrão para de- tetar qualquer defeito (G.G. Liversidge J.F. Bishop, D.A. Czekai [1980]). Após alguns anos, surge outra patente em que é realizada uma análise interferométrica da superfície do pneu ( Yamauchi and Schofer [1986]). Para verificar se o pneu teria algum cabo de reforço fratu- rado, foi patenteada uma técnica que analisa dois estados de pressão diferentes do pneu. (J. Yovichin [1994]).
Mostrar mais

76 Ler mais

Tratamento de superfície em rolhas de cortiça

Tratamento de superfície em rolhas de cortiça

A opção pela realização desta dissertação de mestrado em contexto empresarial justificou-se com a preferência por incluir nesta etapa formativa a aplicação dos conhecimentos académicos adquiridos ao longo do curso, aliada ao gosto pessoal pela área específica do controlo de qualidade (trabalho laboratorial) imprescindível à implementação de projetos inovadores como resposta a uma melhoria contínua de processos e produtos num contexto altamente competitivo. O presente trabalho desenvolvido na empresa Amorim & Irmãos, S.A., no Departamento de Engenharia do Produto, integra dois objetivos relacionados com a etapa do processo produtivo, designada por tratamento de superfície:
Mostrar mais

84 Ler mais

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES DENTÁRIOS

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE DE IMPLANTES DENTÁRIOS

(2003) onde analisaram a resposta do tecido ósseo frente a 3 diferentes superfícies de implante, um total de 24 implantes de superfície usinada, 24 implantes de superfície tratad[r]

27 Ler mais

A imagem-superfície em Takashi Miike

A imagem-superfície em Takashi Miike

Takashi Miike, dono de uma extensão filmografia marcada especialmente pela violência verborrágica, visceral, pelo gore que se alterna entre o perturbador e o cômico, pela incursão no universo da máfia. Naomi Kawase, ora documentarista dos próprios afetos, como nascimento de sua filha ou momentos com sua avó, ora “ensaísta do plano-sequência”, com filmes que privilegiam o banal e o cotidiano como formas de incorporar uma estética sensorial. Cinemas tão díspares ligados por uma ponte vaga que denomina "nacionalidade", mas que se aproximam na investida de um cinema que abre espaço para o corpo, que covoca o corpo engajar-se à imagem enquanto superfície. Podemos citar muitos nomes ainda, como Hirokazu Koreeda, como seus dramas familiares, Takeshi Kitano, celebrado por seus filmes sobre a máfia, Hayao Miyazaki e Isao Takahata, com suas animações carregadas de um misticismo inebriante e de uma técnica delicada que encanta pelo seu despojamento... O que poderia unir cineastas de propostas tão distintas, além de serem conterrâneos? De maneira geral, todos parecem promover um cinema mais tátil, cada qual à sua maneira, que reúne características mais vertiginosas em um, ora mais viscerais em outro, mas que permitem essa possibilidade de diálogo com o espectador, um diálogo sensorial, dos afetos.
Mostrar mais

110 Ler mais

Tratamento de superfície em rolhas de cortiça

Tratamento de superfície em rolhas de cortiça

Cortiça Virgem (Figura 9): originada a partir do primeiro descortiçamento (desbóia). 20 É irregular na estrutura, na espessura e na densidade. Apresenta uma estrutura bastante irregular, com anéis de crescimento não concêntricos, canais lenticulares desalinhados segundo a direção radial, e uma superfície externa intensamente fendilhada que lhe confere um aspeto rugoso. Os tecidos do entrecasco que ficam situados exteriormente à nova felogene vão constituir o revestimento exterior da nova camada de cortiça que vai ser produzida. 18
Mostrar mais

109 Ler mais

Design de superfície em papelaria na era da informação

Design de superfície em papelaria na era da informação

Desde sempre, o homem vem retratando sua própria evolução através de desenhos em objetos cotidianos. A estamparia e suas ilustrações, assim como o design, contam muito da história da humanidade, já que faz parte de uma demonstração cultural de diferentes eras e civilizações. Através de suas diversas manifestações artísticas em objetos usuais, o design de superfície pertence ao cotidiano da sociedade. Mesmo um objeto produzido industrialmente, de maneira massiva, estará fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas. Desta forma, o design de superfície pode ser visto como integrador entre arte, tecnologia e indústria.
Mostrar mais

47 Ler mais

Salinidade e impacto da irrigação no Distrito de Irrigação do Perímetro Araras Norte,Dipan, Ceará

Salinidade e impacto da irrigação no Distrito de Irrigação do Perímetro Araras Norte,Dipan, Ceará

Verificou-se que, mesmo ocorrendo uma diminuição de 1,49% entre as CE do período seco e do período chuvoso, a lixiviação dos sais totais não apresentou resultados significativos (α=0,01). Portanto, a precipitação pluvial não foi suficiente para diminuir os sais adicionados à área pela prática da irrigação, apesar de ter ocorrido uma precipitação total no período estudado superior em 128,07% à média da região. Este fato expressa o efeito cumulativo dos sais no solo, promovido pela irrigação, que vem ocorrendo no DIPAN. Meireles et al. (2003) obtiveram resultados semelhantes em cambissolo irrigado da Chapada do Apodi, CE. Já Pereira et al. (1986) observaram resultados diferentes em áreas irrigadas do projeto Curu-Paraipaba, CE, onde os sais adicionados durante a irrigação foram lixiviados em todas as camadas, sendo necessário apenas um total de chuva de 300 mm. Atribuiu-se essa lixiviação à textura franco arenosa dos solos da região.
Mostrar mais

80 Ler mais

Fornecimento relativo de irrigação como estratégia de gestão para  do distrito de irrigação baixo acaraú dis jabeltrãojunior

Fornecimento relativo de irrigação como estratégia de gestão para do distrito de irrigação baixo acaraú dis jabeltrãojunior

Segundo Lima et al., (2012) em março de 2011, foi implantado um projeto pioneiro no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (Dibau), com o objetivo principal de desenvolver um modelo de SAI que fosse adequado às condições do Estado do Ceará visando assistir aos irrigantes quanto ao adequado manejo e operação dos sistemas de irrigação. O projeto SAI contou com o cofinanciamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi realizado pelo Instituto de Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), com o apoio técnico - cientifico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Engenharia de Irrigação (Inct-ei/Esalq-USP). O SAI desenvolvido no perímetro irrigado Baixo Acaraú estava constituído por uma equipe de campo, de um escritório e um software para serviços via web (Web Service) com um sistema de envio de informações diariamente aos irrigantes (via SMS e/ou e-mail) do tempo de irrigação em cada setor dos lotes de irrigação. Recomendações definidas com base na metodologia do balanço hídrico climatológico.
Mostrar mais

73 Ler mais

Adubação e irrigação de café: adubação combinada com irrigação no primeiro ano da instalação das covas.

Adubação e irrigação de café: adubação combinada com irrigação no primeiro ano da instalação das covas.

O tratamento n.° 3 (mistura mineral) e o tratament n.° 2 (estéreo) não apresentaram diferenças estatísticí significativas entre si, bem como ambos não foram també: diferentes do trata[r]

16 Ler mais

FORNECIMENTO RELATIVO DE IRRIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO - DOI: 10.7127/rbai.v11n500801

FORNECIMENTO RELATIVO DE IRRIGAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO DISTRITO DE IRRIGAÇÃO - DOI: 10.7127/rbai.v11n500801

Em 2011, o Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) iniciou um projeto no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (Dibau), com o objetivo de desenvolver um modelo de Serviço de Assessoramento ao Irrigante (SAI) adequado às condições do Estado do Ceará (LIMA et al., 2012). A plataforma do sistema S@I desenvolvida no Dibau possui indicadores de desempenho da irrigação que permitem quantificar como a irrigação vem sendo operacionalizada no perímetro.

7 Ler mais

Ícones e índices na superfície textual

Ícones e índices na superfície textual

Tudo isto se torna possível em decorrência da habilidade semiótica de GR. Ele consegue utilizar o ingrediente icônico das unidades léxicas, tornando-as suporte do processo perceptivo, fazendo os signos selecionados funcionarem como substrato da ilusão de que o objeto-texto, tal como é percebido, é o próprio objeto (cf. Santaella, 1995: 153): a história do onceiro que vira onça e como tal é morto pelo interlocutor hipotético (ou invisível) indicialmente representado na superfície textual.

6 Ler mais

Densidade espectral de magnons em superfície

Densidade espectral de magnons em superfície

Um cálculo da densidade local de ondas de spin na vizinhanç·a da superfÍcie de um antiferromaeneto cúbico de corpo centr~ do é apresentado através da técnica da[r]

61 Ler mais

Densidade espectral de estados de superfície

Densidade espectral de estados de superfície

A presença da superfície do cristal ocasiona a perda da simetria translacional na direção normal ao plano da superfície. A esta falta de periodicidade está associ[r]

103 Ler mais

O DESIGN DE SUPERFÍCIE NO BALLET DE REPERTÓRIO

O DESIGN DE SUPERFÍCIE NO BALLET DE REPERTÓRIO

O projeto apresentado faz parte dos requisitos para a conclusão do Curso Tecnólogo em Design de Moda, na instituição Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. O objetivo principal do trabalho é desenvolver uma coleção inspirada nos principais ballets de repertório, buscando valorizar o design de superfície têxtil nas peças. A coleção é consequência da interseção de um tema e uma técnica: O ballet de repertório e o Design de Superfície Têxtil. Com este projeto interdisciplinar busca- se compreender como a linguagem do corpo é utilizada através da dança e da moda, refletindo em como a narrativa do ballet pode ser repertório para a coleção. Na elaboração da pesquisa foram utilizados como principais referências bibliográficas: o livro História da dança no Ocidente de Paul Bourcier e o livro Design de superfície da Evelize Ruthschilling. Também foram utilizados documentários sobre alguns espetáculos, quadro de dados sobre eles e alguns artigos que serão apresentados nas referências.
Mostrar mais

76 Ler mais

Show all 3852 documents...