Limitador de corrente

Top PDF Limitador de corrente:

Construção e Ensaio de Um Limitador de Corrente Supercondutor de Núcleos Saturados

Construção e Ensaio de Um Limitador de Corrente Supercondutor de Núcleos Saturados

A corrente na linha em simulação tem uma redução de 70% no caso em que se garante uma correte de polarização constante. Com a utilização de um circuito de polarização sem uma fonte de corrente que garantisse uma corrente de polarização constante, o poder de limitação baixa para 67,5% no caso sem a bobina auxiliar inserida e para 64,8% no caso com a bobina auxiliar inserida. A mesma situação se passa nos ensaios, sem a bobina auxiliar inserida a corrente foi limitada em 52,6% e com a bobina auxiliar inserida, a corrente foi limitada em 51,7%. O poder de limitação nos ensaios baixou mais de 15% em comparação com as simulações efectuadas. Isto pode ter tido várias influências, como o facto do limitador nas simulações ser modelado em 2D, as bobinas serem modeladas como se de placas paralelas se tratassem e não como enrolamentos, e a própria rede onde o limitador foi inserido pode apresentar diferenças mas sobretudo ao facto de não se ter tido fmm DC suficiente. Já a corrente no circuito de polarização, como seria de esperar, com a introdução da bobina auxiliar a variação da corrente neste circuito é muito reduzida, sendo que nos ensaios nem se conseguiu detectar as variações da corrente no circuito de polarização, com a bobina auxiliar inserida no LCS. A variação entra a simulação e o ensaio, no caso da bobina auxiliar inserida no LCS, é semelhante. As excursões do ponto de funcionamento do dispositivo também apresentam uma grande diferença, primeiro por as excursões obtidas pelos ensaios laboratoriais concluírem que os núcleos onde estão inseridas as bobinas AC não se encontram totalmente saturados sendo estas excursões mais semelhantes com as que foram realizadas nas simulações com o circuito de polarização com fonte de corrente do que com o circuito de polarização com fonte de tensão. De referir ainda que foi usada uma fonte de corrente para polarizar o núcleo mas mesmo assim durante uma falha não consegue manter a corrente constante.
Mostrar mais

123 Ler mais

Construção e Ensaio de um Limitador de Corrente Supercondutor Trifásico do Tipo Indutivo de Blindagem Magnética

Construção e Ensaio de um Limitador de Corrente Supercondutor Trifásico do Tipo Indutivo de Blindagem Magnética

Devido às situações da falha que afectam a estabilidade da rede eléctrica e dos danos resultantes que ocorrem na vizinhança da zona onde sucede a falha (e.g. devido aos efeitos do arco eléctrico), as correntes provenientes das fontes e que fluem para o local da falha originam tensões elevadas nos equipamentos, tais como cabos, linhas áreas ou transformadores (Schmitt, Fault Current Limiters, 2003). Assim, sendo as redes eléctricas susceptíveis de sofrerem danos devido às correntes de falha, torna-se imprescindível munir a rede com capacidade de protecção, de modo a garantir segurança e robustez aos sistemas de energia. Este objectivo, que é tanto mais difícil quanto mais elevada for a corrente, pode ser alcançado mediante a adição de limitadores de corrente, permitindo assim conferir um maior nível de segurança, robustez e confiabilidade das redes de nova geração.
Mostrar mais

156 Ler mais

Desenvolvimento e Análise de um Limitador de Corrente Indutivo Baseado em Fita Supercondutora Bi-2223

Desenvolvimento e Análise de um Limitador de Corrente Indutivo Baseado em Fita Supercondutora Bi-2223

A metodologia para simulação do comportamento dinâmico de um circuito com limitador, apresentada em 2.6.3, fora validada pelo autor através da comparação com resultados obtidos por um programa de elementos finitos. Pelas simulações efetuadas, verifica- se elevada concordância de resultados entre o programa de elementos finitos e a metodologia proposta, com a vantagem de que o tempo de simulação através da metodologia fora substancialmente menor comparativamente ao programa. Estando a metodologia validada em termos de simulação, torna-se útil validar a mesma em termos práticos, isto é, comparar resultados experimentais com os resultados de simulação obtidos pela metodologia, de modo a observar a adequabilidade desta para simulação de limitadores. Face à dificuldade encontrada em medir as correntes máximas induzidas nas bobinas supercondutoras, como será adiante discutido, esta secção pretende fundamentalmente avaliar os resultados experimentais obtidos para uma potencial validação da metodologia de modelização de limitadores indutivos.
Mostrar mais

107 Ler mais

Deteção de Quench em Limitadores de Corrente Supercondutores do tipo Indutivo através de Sondas de Hall

Deteção de Quench em Limitadores de Corrente Supercondutores do tipo Indutivo através de Sondas de Hall

Esta última topologia, limitador de Corrente Supercondutor indutivo do tipo trans- formador foi o utilizado nos ensaios laboratoriais. O princípio de funcionamento desta topologia baseia-se no funcionamento de um transformador, onde temos o primário com- posto por um condutor de cobre e um enrolamento secundário em que o seu material é o supercondutor. O primário encontra-se em série com a linha que necessita de ser pro- tegida, enquanto o elemento supercondutor encontra-se ligado em curto-circuito (figura 2.15). Estes limitadores também se baseiam no princípio do diamagnetismo perfeito do supercondutor, isto é, quando no estado supercondutor, o campo magnético é expelido pelo material com essas propriedades[11].
Mostrar mais

91 Ler mais

A economia colaborativa como uma ferramenta na promoção do desenvolvimento sustentável / Collaborative economy as a tool in promoting sustainable development

A economia colaborativa como uma ferramenta na promoção do desenvolvimento sustentável / Collaborative economy as a tool in promoting sustainable development

Assim, conforme Milaré (2001, p. 233), o legislador se preocupou em trazer a defesa do meio ambiente como um princípio limitador a livre concorrência, outro fundamento da ordem econômica, sendo um dos principais avanços da Carta Magna de 1988 no tocante a tutela ambiental. Nesse contexto, a economia colaborativa exsurge como medida de racionalização do uso dos recursos naturais viabilizando o acesso a um número cada vez maior de pessoas a um custo marginal próximo a zero.

10 Ler mais

A corrente (iD ) em RD

A corrente (iD ) em RD

49. (Pucsp 2006) A figura representa um reostato de pontos que consiste em uma associação de resistores em que ligações podem ser feitas nos pontos indicados pelos números 1 a 6. Na situação indicada, o resistor de 2Ω é percorrido por uma corrente elétrica de 5 A quando nele se aplica uma diferença de potencial U entre os terminais A e B. Mantendo-se a diferença de potencial U, a máxima resistência elétrica do reostato e a intensidade de corrente no resistor de 2Ω quando a chave Ch é ligada ao ponto 6 são, respectivamente, iguais a

46 Ler mais

Arq. Bras. Cardiol.  vol.98 número4

Arq. Bras. Cardiol. vol.98 número4

Conduta: Havia dúvidas em relação à técnica corretiva a ser empregada em face da acentuada hipertrofia do ventrículo direito, elemento limitador do direcionamento do ventrículo esquerdo para a aorta pela comunicação interventricular, ao lado da colocação de tubo do ventrículo direito para o tronco pulmonar. No entanto, como a RNM havia revelado tamanho adequado da cavidade ventricular direita, a técnica de Rastelli foi realizada com boa evolução inicial. O straddling valvar não foi óbice ao direcionamento do fluxo do ventrículo esquerdo para a aorta e o homoenxerto aórtico de 20 mm, interposto do ventrículo direito às artérias pulmonares. A circulação extracorpórea e o período anóxico foram prolongados de 4h e de 3:20h, respectivamente. Comentários: Dentre as anomalias associadas à transposição das grandes artérias, sabidamente a comunicação interventricular e a estenose pulmonar são as que, quando associadas, permitem evolução por período de tempo mais prolongado. A evolução desse paciente até 16 anos de idade, sem complicações e sem a necessidade do uso de medicamentos específicos, atesta essa afirmação. A hipoxia crônica, no entanto, foi a responsável por elevação exagerada do hematócrito sob alto risco de trombose e a estenose pulmonar à hipertrofia miocárdica. Esses aspectos evolutivos adversos acarretam consequências inadequadas, mesmo após a operação corretiva, pois interferem na evolução posterior.
Mostrar mais

2 Ler mais

As atividades laboratoriais e a evolução concetual de alunos de 9º ano: um estudo centrado no tema Circuitos Elétricos

As atividades laboratoriais e a evolução concetual de alunos de 9º ano: um estudo centrado no tema Circuitos Elétricos

P. Silva (2006) realizou uma investigação centrada no tema água, do 5º ano de escolaridade que visava analisar a eficácia das AL do tipo POER, relacionadas com aspetos de natureza ambiental. Após uma comparação dos resultados obtidos no pré-teste e no pós-teste, aquela autora concluiu, também, que a metodologia de ensino assente em AL do tipo POER, usada no grupo experimental, foi mais eficaz, do que a metodologia usada no grupo de controlo, que foi submetido a uma abordagem tradicional das AL. Vasconcelos (1997), no seu estudo sobre o tema eletricidade, 8º ano, pretendia conceber, implementar e avaliar a eficácia, na promoção da MC, de um conjunto de estratégias baseadas em AL e comparar a evolução da MC de duas sequências diferentes de conteúdos programáticos iguais, utilizando a mesma metodologia. A autora menciona que a metodologia utilizada foi eficaz na promoção do desenvolvimento e MC dos alunos, comparativamente com as metodologias de ensino tradicional. Quanto aos efeitos das diferentes sequências de conteúdos programáticos (circuitos elétricos / diferença de potencial / corrente elétrica ou circuitos elétricos / corrente elétrica / diferença de potencial), os alunos não evidenciaram diferenças consideráveis, pelo que a autora refere que a ordem dos conceitos não pareceu ser revelante. Neste sentido, concluiu que as metodologias centradas numa perspetiva construtivista da aprendizagem são potenciadoras na MC dos alunos. Por sua vez, Pedroso (2005), numa investigação centrada no tema momento linear, do 11º ano, recorreu a uma metodologia de ensino baseada em AL, do tipo POER, no grupo experimental, e organizadas de modo tradicional, no grupo controlo. O seu estudo revela que a metodologia implementada foi mais eficaz no grupo experimental que no grupo de controlo. A autora concluiu que os alunos expressam reações positivas, nos dois grupos, quanto à AL executadas. No grupo experimental, alguns alunos mencionam que as atividades do tipo POER possuem aspetos positivos, como permitirem a explicitação das conceções, enquanto outros alunos do mesmo grupo, manifestaram opinião contrária, considerando este aspeto negativo, ou seja, o de terem de explicitar as suas conceções. Segundo Pedroso (2005), o facto de os alunos criticarem as atividades de tipo POER significa que necessitam de tempo para adaptação a uma forma de implementação de AL que requer participação ativa e empenho por parte dos alunos, algo a que eles nem sempre estão habituados.
Mostrar mais

111 Ler mais

Função social como princípio limitador da propriedade industrial de variedades vegetais : o caso Monsanto

Função social como princípio limitador da propriedade industrial de variedades vegetais : o caso Monsanto

O presente trabalho desenvolve uma reflexão crítico-jurídica acerca do tema da proteção da propriedade industrial das variedades vegetais no contexto da biotecnologia agrícola. A partir do delineamento do contexto de proteção jurídico- normativo e constitucional da propriedade industrial de variedades vegetais, o estudo objetiva responder quais os limites de proteção do processo de patenteamento de sementes transgênicas e se aplicável a doutrina de exaustão de patente no caso da soja Transgênica Roundup Ready® em face da natureza autorreplicável de sua tecnologia. A partir da análise do caso Bowman versus Monsanto julgado pela Suprema Corte Americana, feitas as devidas ressalvas em relação ao sistema legal em matéria de propriedade industrial do Brasil, o trabalho investiga se a aplicação – ou não – da doutrina de exaustão de patente, a depender do caso concreto, está intrinsecamente relacionada à própria função social da propriedade industrial, considerada neste trabalho como princípio limitador do direito de exclusividade que permite, em última instância, a conciliação de direitos fundamentais em colisão.
Mostrar mais

24 Ler mais

Design Contra a Corrente

Design Contra a Corrente

Actualmente, o espaço para a discussão sobre o modo de produção e os hábitos de consumo tem crescido bastante, mesmo que ainda não tenha atingido a compreensão desejada e os resultados n[r]

120 Ler mais

Corrente e Resistência Elétrica

Corrente e Resistência Elétrica

Cássio Pinheiro - Corrente e Resistência Elétrica 11 Circuito Elétrico.. ● Para concepção de um circuito elétrico, são.[r]

35 Ler mais

Corrente e Resistencia Elétrica

Corrente e Resistencia Elétrica

CARGA Utiliza a corrente elétrica (transforma em trabalho).. Circuito Elétrico[r]

40 Ler mais

Detector de corrente Compton

Detector de corrente Compton

INSTITUTO VE FÍSICA E QUÍMICA VE SÃO CARLOS.. " VETECTOR VE CORRENTE COMPTON".[r]

85 Ler mais

Aulas  UERGS  Do professor Irineu

Aulas UERGS Do professor Irineu

Passemos agora para o ensaio em curto-circuito. Sabemos (e se não sabemos, passamos a saber) que a tensão de curto-circuito é aproximadamente 5% da tensão nominal, o que pode variar de transformador para transformador. Relembremos também que, para um ensaio em curto-circuito, é preciso aplicar no primário uma tensão que provoque a circulação de correntes nominais nos enrolamentos. Ou seja, no lado primário percorrerá uma corrente de valor nominal ao ser aplicada uma tensão de valor igual a 5% do valor de tensão nominal. Deste modo, vejamos de que lado é mais vantajoso aplicar essa tensão:
Mostrar mais

12 Ler mais

Motor de Corrente Alternada

Motor de Corrente Alternada

No motor síncrono, o rotor é constituído por um ímã permanente ou bobinas alimentadas em corrente contínua mediante anéis coletores. Neste caso, o rotor gira com uma velocidade diretamente proporcional a freqüência da corrente no estator e inversamente proporcional ao número de pólos magnéticos do motor. São motores de velocidade constante e constitui-se a sua principal aplicação. São utilizados somente para grandes potências devido ao seu alto custo de

36 Ler mais

Gestão da polícia militar: a cultura institucional como agente limitador da construção de uma polícia cidadã

Gestão da polícia militar: a cultura institucional como agente limitador da construção de uma polícia cidadã

Os resultados obtidos mostraram que as bases doutrinárias, transplantadas do exército brasileiro e que originaram as policias militares, persistem até os dias atuais nes[r]

93 Ler mais

Ci. Inf.  vol.29 número3

Ci. Inf. vol.29 número3

científicas impressas com a instantaneidade das publicações eletrônicas. No contexto atual, tornou-se evidente a morosidade do processo da comunicação científica tradicional em face da rapidez com que algumas áreas do conhecimento se desenvolvem e promovem a divulgação dos seus trabalhos. Soma-se a isso a questão da transferência dos direitos autorais para os editores, o que nem sempre corresponde aos interesses dos autores. A importância do processo de revisão feita pelos pares (peer review) e o tempo que isso requer – algo muitas vezes limitador do processo de disseminação de novas idéias, favorecendo a formação de um círculo restrito de editores e autores – também figura entre os fatores apontados por Sompel & Lagoze 9 como elementos preconizadores de uma
Mostrar mais

8 Ler mais

O Marketing Jurídico no contexto do direito brasileiro: código de ética como fator limitador do  na advocacia

O Marketing Jurídico no contexto do direito brasileiro: código de ética como fator limitador do na advocacia

A evolução dos meios de comunicação, em consonância com o advento da globalização, vem proporcionando uma celeridade nunca antes vista na capacidade de interação entre os[r]

68 Ler mais

fiscal dos estados brasileiros no período de 1985 A 2008

fiscal dos estados brasileiros no período de 1985 A 2008

Como esta pesquisa visa testar se as razões entre Despesa Corrente e PIB e entre Despesa Corrente e Receita Corrente das UFs brasileiras são sustentáveis, o teste de raiz unitária é bastante apropriado, haja vista que caso a razão seja estacionaria poder-se-á inferir que ela é sustentável, isto é, a razão cresce a uma taxa constante de tal forma que a sua média e variância independam do tempo, assim como sua autocovariância. Todavia, vale ressaltar que serão empregados testes de raiz unitária em painel, uma vez que a base de dados acomoda esta técnica.
Mostrar mais

47 Ler mais

A INCONSTITUCIONALIDADE DA LIMITAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE PREJUÍZO FISCAL E O CONFLITO COM O PARADIGMA DA PRESERVAÇÃO DA EMPRESA

A INCONSTITUCIONALIDADE DA LIMITAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE PREJUÍZO FISCAL E O CONFLITO COM O PARADIGMA DA PRESERVAÇÃO DA EMPRESA

3 - A criação de novo esquema limitador, agora em função da expressão econômica absoluta do lucro real apurado, equivale à imposição de empréstimo compulsório, pois tal restrição não guarda relação alguma com os elementos da hipótese normativa e da base de cálculo dos tributos referidos - imposto sobre a renda e contribuição social sobre o lucro. O limite de 30% incide sobre a disponibilidade de um direito, e não sobre o direito mesmo, pois não faz senão restringir o fluxo normal do exercício deste, ao longo do tempo. Por isso, sua incidência implica apropriação temporária de parcela do patrimônio da empresa, levada a cabo sem observância dos requisitos previstos no art. 148 da Constituição.
Mostrar mais

62 Ler mais

Show all 6749 documents...