Manaus-Amazonas

Top PDF Manaus-Amazonas:

Relato de um caso de latrodectismo ocorrido em Manaus, Amazonas, Brasil.

Relato de um caso de latrodectismo ocorrido em Manaus, Amazonas, Brasil.

Paciente do sexo masculino, 11 anos, estudante, procedente do bairro Cidade Nova, Manaus, Amazonas, referindo ter sido picado por aranha que descreveu como pequena e manchada de vermelho. Não trouxe o animal, mas achou semelhança com a aranha que o acidentou em um exemplar vivo de Latrodectus curacaviensis, coletado no mês anterior em Manaus, na área do Campus da Universidade do Amazonas, que lhe foi mostrado. O acidente aconteceu sob uma árvore, à margem de um campo de futebol, num acampamento de escoteiros na periferia da cidade, às 13 horas do dia 02 de julho de 1995, sendo o local da picada a região retroauricular esquerda. Evoluiu com dores na região dorsal e lombar e em membros inferiores. Chegou ao Hospital Nelson Antunes, no Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, às 15 horas e trinta, evoluindo com cefaléia, epigastralgia, náuseas, vômitos, dor abdominal difusa em cólicas, febre, sudorese, tremores e delírios. F.R.= 40 ir/min., PA = 130 x 80mmHg. Apresentava abalos musculares generalizados, alternando agitação psicomotora com sonolência. Hiperemia conjuntival, edema facial e periorbitário. Rubor facial. Lesão puntiforme eritematosa na região mastóidea direita. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Abdome distendido e rígido, doloroso à palpação. No IMT-AM, foi instituida terapêutica com neostigmine precedido de atropina, gluconato de cálcio, cimetidina, diazepam e hidrocortisona. No terceiro dia de internação apresentava-se melhorado, consciente, orientado e com diminuição importante do edema palpebral. Observavam-se ainda abalos musculares, febre, calafrios e sudorese intensa. Melhora progressiva diária. No quinto dia de internação surgiu eritema máculo-pápulo-vesiculoso, que
Mostrar mais

4 Ler mais

Composição química e adequação da alimentação oferecida aos pré-escolares de uma instituição beneficente de Manaus, Amazonas, Brasil.

Composição química e adequação da alimentação oferecida aos pré-escolares de uma instituição beneficente de Manaus, Amazonas, Brasil.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA Ε ADEQUAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO OFERECIDA AOS PRÉ-ESCOLARES DE UMA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.. FONSECA 2.[r]

6 Ler mais

Cobertura do exame de Papanicolaou no município de Manaus, Amazonas: um estudo de...

Cobertura do exame de Papanicolaou no município de Manaus, Amazonas: um estudo de...

O controle do câncer do colo do útero (CCU) representa um desafio para as políticas de saúde nos países em desenvolvimento. No Brasil, a prevenção deste câncer é baseada principalmente no rastreamento através do exame de Papanicolaou, que se tem mostrado útil em reduzir a incidência e mortalidade por esta neoplasia quando realizado periodicamente. O Amazonas, no norte do país, está entre os estados com maiores taxas de incidência e mortalidade pelo CCU. Com isso, realizou-se o presente estudo com objetivo de estimar a prevalência da realização do exame de Papanicolaou entre mulheres do município de Manaus- Amazonas e, secundariamente, descrever o perfil dessas mulheres, identificar a periodicidade da prática do exame e verificar os fatores associados à realização do mesmo. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, com amostra aleatória por conglomerados. Foram incluídas na pesquisa 1100 mulheres entre 25 a 59 anos de idade residentes na zona urbana de Manaus, entrevistadas no domicílio no período de outubro a dezembro de 2011. Observou-se que 92,5% das mulheres relataram ter realizado pelo menos um exame de Papanicolaou alguma vez na vida e 76,5% (IC95%=74,04-79,05) das entrevistadas o realizaram nos últimos três anos, enquanto periodicidade anual foi referida por 66,6% das mulheres (IC95%=63,8- 69,3). A maioria das entrevistadas (56,8%) tinha entre 25 a 34 anos, relação estável (52,45), ensino médio completo (50,5%), renda familiar de até dois salários mínimos (66,1%) e não possuía linha telefônica residencial (64,2%). As variáveis associadas significativamente a realização do exame no período adequado foram: trabalhar em empresa pública; possuir nível superior completo; ter renda acima de dez salários mínimos; presença de telefone fixo na residência; não ser fumante; ter apenas um parceiro nos últimos 12 meses; ter tido uma ou duas gestações; usar métodos contraceptivos não cirúrgicos; conhecer a finalidade do exame; ter recebido informação sobre o exame na instituição de saúde; realizar consulta ginecológica mais de uma vez ao ano; realizar o exame periodicamente/ainda que esteja sadia; ter realizado o exame no serviço privado de saúde; ter realizado o primeiro exame devido solicitação médica; não referir dificuldade para realização do exame. Desta forma, constatou-se que cobertura do exame de Papanicolaou no município de Manaus encontra-se inferior ao nível mínimo necessário para haver impacto nos indicadores de morbimortalidade. O diagnóstico precoce precisa ser melhorado, devendo haver um planejamento de modo proativo, com distribuição heterogênea das ações de controle do câncer. Nesta perspectiva, é necessário assegurar o acesso equitativo, e produzir ações de informação e educação em saúde contínuas, sensibilizando as mulheres sobre a prevenção do câncer do colo do útero e seus fatores de risco.
Mostrar mais

143 Ler mais

Doença meningocócica: situação epidemiológica no Município de Manaus, Amazonas, Brasil, 1998/2002.

Doença meningocócica: situação epidemiológica no Município de Manaus, Amazonas, Brasil, 1998/2002.

Estudou-se o comportamento da doença meningocó- cica no Município de Manaus, Amazonas, Brasil, no período compreendido entre 1998 a 2002, referente à incidência e letalidade, idade, sexo, forma clínica, evo- lução, critério diagnóstico e cepas de meningococos predominantes. Os coeficientes de incidência da doen- ça meningocócica, em Manaus, no período do estudo, apresentaram uma média de 7,8 casos por 100 mil ha- bitantes. A doença meningocócica incide mais no sexo masculino. A faixa etária mais acometida são os me- nores de 1 ano. A taxa de letalidade média apresenta- da foi de 14,0%. No ano de 2002, o meningococo per- tencente ao sorogrupo B foi o mais incidente (78,2%), os pertencentes ao sorogrupo C representaram 7,2% dos casos de doença meningocócica.
Mostrar mais

7 Ler mais

Perfil dos doentes de tuberculose no município de Manaus - Amazonas (2007)

Perfil dos doentes de tuberculose no município de Manaus - Amazonas (2007)

Entre os grupos estudados, os doentes co-infectados de TB/HIV chamam atenção por apresentarem associação estatística significante com a mortalidade, pois desses doentes, 54,7% foram a óbito por tuberculose no ano de 2007 em Manaus. Essa tendência tem sido revelada em vários estudos (Matos et al, 2007; Silva et al, 2010; Jha et al 2010), nesse sentido Formiga & Lima (2009) ressaltam que a TB, nas últimas décadas, pela ocorrência da Aids, deixa de ser caracterizada como específica apenas de classes socioeconômicas menos favorecidas, atingindo dessa maneira todo o ciclo de vida humano e em todas as classes sociais. Essa associação, TB/HIV, em países em desenvolvimento, tem sido a principal causa de morte em pacientes com aids. No Brasil são notificados anualmente em torno de 85.000 casos de tuberculose e 30.000 de aids (JAMAL & MOHERDAUI, 2007). Segundo a Organização Panamericana de Saúde (2005), no Brasil, cerca de 8% dos pacientes com tuberculose também têm aids.
Mostrar mais

75 Ler mais

Fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) em terra firme e planície fluvial na área de influência do gasoduto Coari-Manaus, Amazonas, Brasil.

Fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) em terra firme e planície fluvial na área de influência do gasoduto Coari-Manaus, Amazonas, Brasil.

The object of this work was to make a preliminary survey of the entomofauna sandflies in the areas under the influence of the Coari-Manaus (AM) gas pipeline. The collections were made from 4 to 8 August 2003, in five of the seven municipal districts under the influence of the gas pipeline, using light traps of the type CDC. We captured 205 individuals, distributed in 25 species, belonging to eight subgenera (151 – 73.7%) and four groups (54 – 26.3%). The Lutzomyia umbratilis was the most numerous species found (43 – 21.0%). The species Lutzomyia preclara, collected in the municipal districts of Caapiranga and Manacupuru, was registered for the first time in the state of Amazonas, and the second time in Brasil.
Mostrar mais

4 Ler mais

Traumatismos vasculares pediátricos na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Traumatismos vasculares pediátricos na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Objetivo: avaliar a incidência de traumatismos vasculares pediátricos em doentes atendidos no Hospital Pronto Socorro da Criança Zona Leste, na cidade de Manaus. Métodos: estudo retrospectivo de doentes pediátricos vítimas de traumatismos vasculares atendidos no período de fevereiro de 2001 a fevereiro de 2012. Resultados: foram estudados 71 doentes com predominância do sexo masculino (78,87%) com média de idade de 7,63 anos. O mecanismo de trauma predominante foi o ferimento por arma branca em 27 pacientes (38,03%). A média de internação foi 10,18 dias, com 16 doentes necessitando de cuidados em unidade de tratamento intensivo com permanência média de 8,81 dias. As principais lesões ocorreram em extremidades, com predomínio do membro superior, com lesões das artérias ulnar em 13 (15,66%) e radial em dez (12,04%). O procedimento mais utilizado foi a exploração vascular 35 (32,4%). Em nove doentes (12,68%) ocorreram complicações. A mortalidade foi 1,4%, em um paciente com lesão da veia ilíaca comum e da veia cava inferior, devido à queda de altura. Conclusão: o traumatismo vascular pediátrico ocorreu predominantemente em extremidades. As dimensões dos vasos lesionados tornaram a correção cirúrgica mais complexa e aumentaram os índices de complicações, particular- mente, de amputações.
Mostrar mais

7 Ler mais

Estação Experimental de Silvicultura Tropical -INPA- Manaus- Amazonas

Estação Experimental de Silvicultura Tropical -INPA- Manaus- Amazonas

Buchenavia viridiflora Ducke Virola carinata (Benth.) Warb. Desconhecida 4 Vitex sprucei Briq[r]

18 Ler mais

Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Apresentamos inicialmente os resultados obtidos em 1922 quando foram examinados, em Manaus, os ectoparasitos de cães e gatos (Gordon & Young, 1922). Naquele ano o método utilizado foi o de sacrificar os cães e gatos com fumaça de enxofre para em seguida coletar manualmente os ectoparasitos, os quais também morriam. Coletaram 4 carrapatos, 18 piolhos e 20 pulgas em 50 cães e 9 gatos. 18 cães e 4 gatos estavam infestados por ectoparasitos. O índice de infestação de ectoparasitos foi de 0,70 em cães e 0,77 em gatos. Os índices para cada espécie estão discriminados na Tabela I. A proporção sexual não foi fornecida. A prevalência total de ectoparasitos foi de 36% para cães e 44,4% para gatos e a prevalência para as diferentes espécies está na Tabela I.
Mostrar mais

4 Ler mais

Briófitas de Manaus, Amazonas, Brasil

Briófitas de Manaus, Amazonas, Brasil

Calymperes palisotii var. richardii (C. Muell.) S. Edwards Material examinado: Amazonas, Manaus, on a palm tree trunk in the center, D. Griffin III, D.M. Vital & O. Yano 821p.p., 12-VIII-1974 (SP 126406, INPA, FLAS); idem, tronco de palmeira no centro, D. Griffin III, D.M. Vital & O. Yano 822, 12-VIII-1974 (SP 125578, INPA, FLAS); idem, sobre tronco de oitici na igreja Nossa Senhora da Conceição, D. Griffin III, D.M. Vital & O. Yano 825, 12-VIII-1974 (SP 125579, INPA, FLAS); idem, Praça D. Pedro II, sobre tronco de Anacardiaceae, O. Yano 1405p.p., 10-VI-1979 (SP 134024); idem, sobre tronco de Anacardiaceae em frente ao Hospital Psiquiátrico, O. Yano 1398, 10-VI-1979 (SP 149605); idem, rua Ferreira Pena do lado da Praça da Saudade, sobre tronco de Chrysobalanaceae, O. Yano 1406, 10-VI-1979 (SP 149606). Cresce associada à Acrolejeunea torulosa (Lehm. & Lehm.) Schiffn., Cololejeunea minutissima subsp. myriocarpa (Nees & Mont.) Schust. e Frullania ericoides (Nees) Mont.
Mostrar mais

15 Ler mais

Briófitas de Manaus, Amazonas, Brasil.

Briófitas de Manaus, Amazonas, Brasil.

Calymperes palisotii var. richardii (C. Muell.) S. Edwards Material examinado: Amazonas, Manaus, on a palm tree trunk in the center, D. Griffin III, D.M. Vital & O. Yano 821p.p., 12-VIII-1974 (SP 126406, INPA, FLAS); idem, tronco de palmeira no centro, D. Griffin III, D.M. Vital & O. Yano 822, 12-VIII-1974 (SP 125578, INPA, FLAS); idem, sobre tronco de oitici na igreja Nossa Senhora da Conceição, D. Griffin III, D.M. Vital & O. Yano 825, 12-VIII-1974 (SP 125579, INPA, FLAS); idem, Praça D. Pedro II, sobre tronco de Anacardiaceae, O. Yano 1405p.p., 10-VI-1979 (SP 134024); idem, sobre tronco de Anacardiaceae em frente ao Hospital Psiquiátrico, O. Yano 1398, 10-VI-1979 (SP 149605); idem, rua Ferreira Pena do lado da Praça da Saudade, sobre tronco de Chrysobalanaceae, O. Yano 1406, 10-VI-1979 (SP 149606). Cresce associada à Acrolejeunea torulosa (Lehm. & Lehm.) Schiffn., Cololejeunea minutissima subsp. myriocarpa (Nees & Mont.) Schust. e Frullania ericoides (Nees) Mont.
Mostrar mais

14 Ler mais

Níveis séricos de vitamina" A" em operários de Manaus, Amazonas

Níveis séricos de vitamina" A" em operários de Manaus, Amazonas

Esses resultados estão em concordância com o inquérito alimentar, em que foi constatado baixo consumo de frutas e hortaliças (fonte de pro-vitamma ·A") pelos o[r]

7 Ler mais

MOVIMENTO DE MULHERES INDÍGENAS SATERÉ-MAWÉ: UNIÃO E ORGANIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A FOME (MANAUS/AMAZONAS, 1990-2000)

MOVIMENTO DE MULHERES INDÍGENAS SATERÉ-MAWÉ: UNIÃO E ORGANIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A FOME (MANAUS/AMAZONAS, 1990-2000)

mas previu e garantiu na sua constituição estatutária a participação paritária de mulheres Sateré-Mawé moradoras de diversas comunidades da Terra Andirá-Marau. Esse aspecto, especificamente, confere a esse coletivo de mulheres a criação de uma rede complexa de relações étnicas, envolvendo deslocamentos náuticos e meios tecnológicos de comunicação, dos mais simples, como envio e troca de cartas, ligações telefônicas, aos meios de mais difícil acesso nos anos 1990 e início dos anos 2000, como computador e internet. Contudo, a AMISM, no desenvolvimento de suas atividades e projetos de sustentabilidade, não perdeu de vista a ligação entre os indígenas que vivem em Manaus e os indígenas que permanecem nas comunidades Sateré-Mawé, buscando com isso superar dualismos e divisões ideológicas evidenciados por Sahlins (1997) em algumas vertentes da
Mostrar mais

22 Ler mais

Eggs viability of Aedes aegypti Linnaeus (Diptera, Culicidae) under different environmental and storage conditions in Manaus, Amazonas, Brazil

Eggs viability of Aedes aegypti Linnaeus (Diptera, Culicidae) under different environmental and storage conditions in Manaus, Amazonas, Brazil

low rates in the batches stored for 240 and 271 days (3%). Silva and Silva (1999) evaluated the hatching of Ae. aegypti eggs stored for different periods under laboratory conditions. They observed lower hatching rates for 3-day-old eggs (85.4%) compared with the rate for 12-day-old egg batches observed here (90%). They also found a decrease to 36% in hatching of 63-day-old eggs, and an increase to 97% in the hatching of eggs stored for more than 121 days. In the present study, eggs kept for 118 days had a low hatching rate (48%). Another difference between these studies is the maximum period of storage when hatchings were recorded. Whereas no egg hatching was recorded after 240 days in the batches in Manaus, Silva and Silva (1999) recorded a tiny hatching rate of 0.2% up to 492 days.
Mostrar mais

6 Ler mais

Industrias madeireias de Manaus, Amazonas, Brasil.

Industrias madeireias de Manaus, Amazonas, Brasil.

Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento sobre alguns aspectos das condições de manuseio e de processamento da matéria-prima nas indústrias madeireiras de Manaus, onde [r]

13 Ler mais

Alimentação em um bairro pobre de Manaus, Amazonas

Alimentação em um bairro pobre de Manaus, Amazonas

não ser para vitamina A, refletem apenas a maior quantidade de alimentos consumida pela classe de renda mais alta, e que a quali- dade nutricional da dieta permanece a mesma, já que a[r]

42 Ler mais

Simulium fulvinotum Cerq. e Melo 1968 (Diptera, Nematocera)

Simulium fulvinotum Cerq. e Melo 1968 (Diptera, Nematocera)

contradas ovipondo. apesar de larvas terem sido encontradas em pequenas quantidades. Manaus, Amazonas, Brasil. Manaus, Amazonas, Brasil.. fulvínotum em revoada de ovopos[r]

10 Ler mais

Algumas plantas visitadas para obtenção

Algumas plantas visitadas para obtenção

i967 - Observações sobre a arquitetura dos ninhos e comportamento de algumas espécies de abelhas sem ferrão das vi- zinhanças de Manaus, Amazonas (Hyme- noptera, Apo[r]

7 Ler mais

A new species of Nesothamnus Linnavuori (Homoptera, Cicadellidae, Deltocephalinae, Scaphytopiini).

A new species of Nesothamnus Linnavuori (Homoptera, Cicadellidae, Deltocephalinae, Scaphytopiini).

Moure, Curitiba, Paraná (DZUP), Instituto Nacional de Pes- qui sa da Amazônia, Manaus, Amazonas (INPA) e Universidade Federal do Ama- zonas, Manaus, Amazonas (UFAM). Nesotha[r]

4 Ler mais

Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos

Contadores de histórias – Um relato da criação de espaços a partir dos encontros com os Tikuna no Parque das Tribos

This article proposes to reflect on the research carried out in the field of pedagogical practices and poetic experiences lived with the indigenous people of the Tikuna ethnic group. These sensitive meetings were guided by the search for dialogue with Amerindian knowledge and the creation of a space of knowledge and cultural exchanges that potentiates the voices of the subjects involved - the indigenous people, the student-performers and the performer-teacher. Meetings with other bodies, people, groups, experiences, places, ideas, stories, cultures, ethnicities and gender, constituting the network of collaborations. These meetings speak about the experience with the indigenous community Parque das Tribos located in the urban perimeter of the city of Manaus, Amazonas, where the focus is on the exchange relationship with teacher Tikuna Mepaeruna and the Tikuna children at the Uka Umbuesara Wakenai Anumarehit Cultural Space, assisted by the Indigenous School Education Management (GEEI / SEMED) established within the community.
Mostrar mais

31 Ler mais

Show all 1715 documents...