Mapa de Vulnerabilidade

Top PDF Mapa de Vulnerabilidade:

Mapa de vulnerabilidade erosiva da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho - MG

Mapa de vulnerabilidade erosiva da bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho - MG

O Ribeirão Douradinho está localizado no estado de Minas Gerais, englobando parte dos municípios de Uberlândia e de Monte Alegre de Minas. A expansão da área urbana de Uberlândia e da produção agrícola já consolidada expôs praticamente toda a extensão dessa bacia hidrográfica a modificações da sua dinâmica natural. O impacto analisado nesse trabalho diz respeito a erosão. Sendo de extrema importância o zoneamento das áreas mais suscetíveis a esses processos, como instrumento de planejamento e gestão da bacia do Ribeirão Douradinho. Nesse sentido objetiva-se no presente trabalho apresentar o mapa de vulnerabilidade erosiva dessa bacia. Para a elaboração da carta foi utilizada a metodologia proposta por Crepani et. al. (2001), que consiste na utilização de imagens de satélite para proporcionar uma análise dos agentes naturais que atuam nessa área, desenvolvida a partir do conceito de Ecodinâmica de Tricart (1977). Para isso foram elaborados mapas de uso e ocupação do solo, litotipos, pedotipos, geomorfológico (declividade, altimétrico e de densidade da drenagem) e de precipitação. Ao final foram atribuídos valores de vulnerabilidade a cada critério variando de 1 para as mais estáveis a 3 para as mais vulneráveis. A Carta de Suscetibilidade Erosiva foi obtida a partir da sobreposição e consequente soma desses 5 fatores sendo dividida pelo mesmo número de fatores (5) chegando assim a uma média, classificando a vulnerabilidade de cada área.
Mostrar mais

42 Ler mais

Mapa de vulnerabilidade da bacia do Acaraú, Ceará, à qualidade das águas de irrigação, pelo emprego do GIS

Mapa de vulnerabilidade da bacia do Acaraú, Ceará, à qualidade das águas de irrigação, pelo emprego do GIS

Através de softwares Surfer e ArcView foi elaborado o mapa de vulnerabilidade da bacia do Acaraú quanto ao risco de sodicidade promovido pela água de irrigação e pelas classes de solos predominantes. Os resultados mostraram que em quase sua totalidade a bacia do Acaraú apresenta, em potencial, riscos altos e moderados/altos de problemas com a infiltração provocados pela sodicidade das águas. As áreas de maiores riscos estão localiza- das na margem esquerda do rio Acaraú, onde as águas apresentam valores de CE < 0,21 dS.m -1 . Observou-se,

8 Ler mais

Mapa de vulnerabilidade à erosão da região do Alto Rio Pardo - Pardinho (SP)

Mapa de vulnerabilidade à erosão da região do Alto Rio Pardo - Pardinho (SP)

De acordo com os resultados obtidos na pesquisa chegou-se às seguintes conclusões: a) os dados coletados pelo “Thematic Mapper” do Landsat geraram informações valiosas dos diferentes alvos de ocupação do solo sendo muito úteis para o seu mapeamento, o qual foi utilizado como banco de dados para a geração do mapa de vulnerabilidade à erosão; b) o Sistema de Informações Geográficas SPRING foi eficiente na determinação das ocupações do solo e na determinação das classes de vulneralibidade à erosão, respectivamente; c) 49,27 % desta área está coberta por pastagens e 29,88 % com culturas, representando quase 80 %, mostrando com isso a vocação regional para agropecuária e d) 95 % da área total apresenta grau de vulnerabilidade classificado como medianamente e moderadamente estável, devido a presença de solos de média jovialidade, em relevo suave ondulado (declividade de 5 a 20 %) e coberto na maior parte por pastagem e cultura anual nas unidades de paisagem, além disso, a região de estudo apresenta mais de 3/4 da sua área com grau de vulnerabilidade moderadamente estável.
Mostrar mais

119 Ler mais

O Uso da Geoestatística na Avaliação dos Parâmetros Hidrogeológicos para Compor o Mapa de Vulnerabilidade Intrínseca de Aquíferos.

O Uso da Geoestatística na Avaliação dos Parâmetros Hidrogeológicos para Compor o Mapa de Vulnerabilidade Intrínseca de Aquíferos.

O objetivo deste trabalho é realizar uma estimativa geoestatística de parâmetros hidrogeológicos para compor o mapa de vulnerabilidade intrínseca de aquí- feros. Para tanto, realiza-se uma análise exploratória de dados de poços extraídos do Sistema de Informação de Águas Subterrâneas, os quais se referem aos parâmetros coninamento, litologia e nível estático. Assim, inicialmente, entre outros procedimentos, veriicam-se dados inconsistentes, discriminam-se estatísticas e aplica-se o teste de normalidade. Em seguida, faz-se a descrição espacial preliminar dos respectivos parâmetros, em que se identiicam padrões, aleatoriedade e agrupamento dos dados de poços, além de tendência para determinadas direções. Após as etapas preliminares, a metodologia geoestatística complementa-se por três fases. A primeira refere-se ao estudo variográico, caracterizada pela construção de variogramas experimentais. Na segunda fase, faz-se ajuste automático a esses variogramas por três modelos matemáticos: esférico, exponencial e gaussiano. Na sequência, por validação cruzada, estima-se o desempenho dos modelos variográicos ajustados por meio de indicadores estatísticos. Após validação dos modelos variágraicos, realiza-se a última fase, em que se faz a estimação geoestatística por krigagem. Os valores estimados de parâmetros hidrogeológicos, quando multiplicados entre si, compuseram a estimação do índice de vulnerabilidade intrínseca ilustrado na forma de mapa. Essa proposta foi aplicada numa área que abrange, parcialmente, a cidade de Belém. Os resultados mostraram que a abordagem metodológica consiste em uma excelente ferramenta de planejamento e gestão para proteção das águas subterrâneas.
Mostrar mais

12 Ler mais

Mapa geológico interativo:

Mapa geológico interativo:

O Mapa Geológico Interativo (MGI) do Museu Virtual Geológico do Pampa teve sua primeira versão lançada em agosto de 2016 na plataforma do projeto. A partir de então uma grande série de atividades ensino-extensionistas foram realizadas na plataforma. O MGI está hospedado na plata- forma Google Maps (Google LLC) e fora construído com dados obtidos em arquivos do tipo Koninklijke Luchtvaart Maatschappij (KML) acerca da geologia do Rio Grande do Sul, disponibilizadas pelo Ser- viço Geológico do Brasil – CPRM nas plataformas Geobank e Geosbg.

5 Ler mais

Vista do Mapa em ruína

Vista do Mapa em ruína

representava em grande detalhe a cidade de Roma do séc. II, a uma escala aproximada de 1/240. Além de desenhos sustentava, também, inscrições de letras e palavras que identificariam edifícios emblemáticos ou que seriam de referência na cidade clássica. Sabe-se que esteve integralmente montado numa parede interior do designado Templo da Paz, na Roma Antiga, mas não há consenso sobre qual seria a sua função. De um lado, defende-se que teria um fim utilitário, como mapa de localização e/ou cadastral, de outro, surgem opiniões de um carácter eminentemente decorativo. Em todo o caso, identificaram-se várias omissões, defeitos, imprecisões ou erros. Cf. Stanford Digital Forma Urbis Romae Project, disponível em 2020: https://formaurbis.stanford.edu/
Mostrar mais

19 Ler mais

Www.mux.art.br: mapa do clássico

Www.mux.art.br: mapa do clássico

Através busca simples na internet foram primeiramente listados os locais que poderiam estar sendo um ponto no mapa e para a produção de conteúdo para o site. Os critérios de escolha dos locais utilizados como modelo para o portfólio de instituições foram: a agenda de eventos mais adequada à execução do projeto e a facilidade de autorização de utilização do espaço. Este critérios foram adotados tendo em vista as questões de viabilidade do projeto por se tratar de uma produção individual. Por isso, o primeiro local contatado para a gravação do vídeo foi a Assessoria de Cerimonial e Eventos da UTFPR Curitiba, mas mesmo após diversos contatos não foi obtido sucesso na autorização do uso do piano do auditório maior para a realização de fotografias e da filmagem de um trecho de música.
Mostrar mais

48 Ler mais

Novo mapa das religiões

Novo mapa das religiões

SEM RELIGIÃO EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL ASSEMBLÉIA DE DEUS EVANGÉLICA DE ORIGEM PENTECOSTAL COMUNIDADE EVANGÉLICA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA OUTRAS IGREJAS EVANGÉLICAS DE ORIGE[r]

70 Ler mais

Mapa da inclusão digital

Mapa da inclusão digital

ligado na internet é 33,85% inferior a taxa de acesso domiciliar total, apesar de comprovada a importância do computador no desenvolvimento do negócio. O mesmo acontece no grupo de conta-próprias, cujas taxas de acesso ainda estão muito baixas frente ao retorno proporcionado por esse acesso. No grupo, a taxa de acesso a computador com internet é 34,27%. Por último, olhamos especificamente para os empregadores, estes sim mais conectados, dos quais 74,39% é o acesso à internet em casa. Apresentamos a seguir mapas para alguns desses grupos. Estes mapas de grupos específicos não apresentam diferenças substantivas do mapa da inclusão digital já analisados ou neste respeito de inclusão nas classes econômicas mais altas. Tomando a valores de face estes resultados sugerem a conveniência de mapear a alta renda para se chegar a inclusão na internet.
Mostrar mais

45 Ler mais

Mapa da exclusão digital

Mapa da exclusão digital

ii) As questões da inclusão digital e emprego (IDEM) e Inclusão Digital e Negócios (IDN), serão abordadas olhando tanto do ponto de vista dos produtores como usuários, como de produtor[r]

20 Ler mais

O Mapa do Jornalismo Colaborativo

O Mapa do Jornalismo Colaborativo

Comunitária 23 criado pelo Volt Data Lab é uma ótima referência, pois se assemelha aos propósitos deste trabalho, sendo uma plataforma colaborativa que traz informações sobre grupos que realizam comunicação comunitária no Brasil. O mapa gastronômico Prazo Firmeza 24 construído por jovens formados pela Escola de Jornalismo da Énois é notável por utilizar texto, fotos e áudios para mostrar os melhores lugares para comer na periferia paulistana. O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro construiu o mapa Guia Cultural de Favelas 25 , que mostra pontos culturais em seis comunidades do Rio. Já no Distrito Federal, um grupo de jovens criou um mapa para mostrar as linhas de ônibus da região, o Mapeia DF 26 , que já conta com mais de 5 mil usuários. Outro exemplo interessante para citar é o Map of freelance journalists 27 , um mapa onde os jornalistas ao redor do mundo podem se cadastrar e disponibilizar seu currículo e seu endereço para contato, a fim de receberem propostas de trabalho freelancer. Outro mapa relevante é o do Journalism Grants 28 que exibe mais de 100 projetos jornalísticos financiados pela instituição ao redor do mundo, apresentando diversas informações sobre os projetos. Foundation Maps 29 é um mapa sobre financiamento, mas em um âmbito que ultrapassa o jornalismo, ele permite o cruzamento de dados de mais de 6 milhões de subsídios, realizados por mais de 75 mil fundações, a quase 500 mil beneficiários. O mapa chamado Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa 2016 30 , realizado pelo Repórteres sem Fronteiras, faz o ranqueamento do avanço ou do retrocesso da liberdade de imprensa em diversos países desde 2002. Além de descrever o contexto atual dos países, a plataforma também mostra o número de jornalistas, de "net- cidadãos" e de colaboradores que foram presos ou assassinados. O mapa Projektkartan 31 refere-se ao projeto de uma igreja sueca, que realiza ações voltadas à comunidade e foi selecionado como referência por ter o layout interessante. Ele conta com uma barra lateral à direita, que oferece informações em texto, fotos e vídeos, um
Mostrar mais

90 Ler mais

Mapa (n.1)

Mapa (n.1)

No entanto, posteriormente, quando os revólveres passaram a atirar com equilí­ brio técnico e a música valeu como agente captador do folclore norte- americanOj o [r]

46 Ler mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DO MAPA

GESTÃO ESTRATÉGICA DO MAPA

expansões das ações do e-gov, haverá maior disponibilização de informações técnicas no sítio do MAPA. Nesse sentido, quanto maior o número de acessos, maior será a disseminação de informações estratégicas para os agentes do agronegócio

115 Ler mais

MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS

MAPA GEOIDAL DE CAMPINAS

No canto inferior direito do aplicativo está posicionado um mapa de referência, baseado no mapa inicial do aplicativo. Ao usarmos as ferramentas de navegação (afastar, aproximar, mover), um ponto ou retângulo de referência é criado nesta área para indicar o posicionamento da janela do mapa em relação à extensão total do município.

16 Ler mais

Mapa de oferta por curso

Mapa de oferta por curso

VERA LUCIA MENEZES DE OLIVEIRA E PAIVA, 169641, 60 - UNI002 FALE AQUACULTURA, ENG.AGRÍCOLA E AMBIENTAL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS e outros INGLES INSTRUMENTAL II 60 TOL1 Teó. 999[r]

11 Ler mais

Mapa (n.3)

Mapa (n.3)

lamentável o incêndio do teatro castro alves, a sua reconstrução será um exemplo de luta e nisto mapa apoia o governo, todavia não cala diante da comissão de cultura artística que dirige o teatro e ao que tudo indica assim permanecerá, só acredita que o governo tenha nomeado tais elementos movido por injunções políticas, á exceção de três ou quatro mem­ bros, os demais representam a reação e a ignorância mistificada da bahia. gente sem passado e sem trabalho: gente sem timbre intelectual para tarefa altamente responsável, sangue velho em farra pseudo-artística, fun­ cionando para uma classe histericamente ansiosa de reviver, sob as linhas modernas da casa, o ambiente dos romances alexandre dumas, e agora, se o teatro é do povo como a política anuncia, que o primeiro espetáculo seja para o povo e não para a burrice de casaca, mapa crê que se o governador anali- zar á luz da inteligência o nível intelectual de sua comissão em nossa época, verá que se trata de uma linha absolutamente anêmica, se cumpre reconstruir o teatro, sr. governador, cumpre também evitar que a bahia se desmoralize no sul. não é preciso ter bom senso e bom gôsto para verificar que a programação — exceto quatro espetáculos —-
Mostrar mais

120 Ler mais

Mapa (n.2)

Mapa (n.2)

Papa Rabo. Doente, velho, ridicularizado, mas o firme Carneiro da Cunha. -Algu­ ma vez percebe lúcidamente sua fraqueza? É. Quixote e às vêzes José Passarinho parece[r]

106 Ler mais

MAPA - Agro Brasil

MAPA - Agro Brasil

o Informação para a formulação da política agrícola e para decisões do produtor rural (custo de produção,. preços, estimativas de safras)[r]

31 Ler mais

mapa violnciaJovens 2011

mapa violnciaJovens 2011

Programas federais, estaduais ou municipais, de forma isolada ou articulada, conse- guem fazer cair as taxas da violência homicida (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) ou ao menos[r]

163 Ler mais

Show all 2308 documents...