metodologia de projeto

Top PDF metodologia de projeto:

Uma metodologia de projeto generalizada para inversores multiníveis híbridos.

Uma metodologia de projeto generalizada para inversores multiníveis híbridos.

at´e mesmo eliminar o filtro de sa´ıda. Desta forma, este artigo realiza uma an´ alise detalhada e prop˜ oe uma me- todologia de projeto generalizada para inversores multi- n´ıveis h´ıbridos. Com a metodologia de projeto proposta pode-se definir o n´ umero de m´odulos conectados em s´e- rie, o valor da fonte de tens˜ ao de cada m´odulo, a fim de minimizar a energia circulante entre os inversores conec- tados em s´erie, e tamb´em a freq¨ uˆencia de comuta¸c˜ao do m´odulo de menor potˆencia.

12 Ler mais

METODOLOGIA DE PROJETO PARA EMPRESA METAL MECÂNICA

METODOLOGIA DE PROJETO PARA EMPRESA METAL MECÂNICA

Segundo Back et al (2008), uma metodologia de projeto deve ser planejável, flexível, otimizável e verificável. Estes autores apresentam uma metodologia de projeto mais detalhada, englobando desde o planejamento até a validação do produto, composta por oito fases: planejamento do projeto, projeto informacional, projeto conceitual, projeto preliminar, projeto detalhado, preparação para produção, lançamento e validação. Esta envolve todos os setores da empresa, e não somente a engenharia de produto, como normalmente ocorre nas empresas do setor de implementos agrícolas. Isto a torna uma metodologia mais dinâmica e que apresenta menos risco perante o mercado, em função de várias pessoas e setores participarem do processo de desenvolvimento.
Mostrar mais

15 Ler mais

Projeto de dispositivos de produção e montagem para a indústria automóvel e dos plásticos

Projeto de dispositivos de produção e montagem para a indústria automóvel e dos plásticos

A primeira parte desta dissertação foi dedicada ao projeto e aos fatores que o condicionam, tendo- se aprofundado o seu enquadramento, com o desenrolar do texto, ao projeto em engenharia. A metodologia apresentada por Asimov fornece um guia, ou algoritmo, bastante abrangente mas não limita a sua personalização por quem o pretenda aplicar. Como tal, cada equipa de projeto aborda o projeto da forma que melhor se adapta às necessidades e situação presente da entidade em que se insere. Nenhuma metodologia de projeto deve ser tida como universal, mas cada processo do projeto deve estar bem definido, de modo a que não existam ambiguidades na sua interpretação. Deve-se ter consciência da influência de um bom projeto preliminar nos custos globais do projeto, da gestão de tempo e fundamentalmente da comunicação entre os elementos constituintes da equipa.
Mostrar mais

135 Ler mais

Metodologia para o projeto de um motor de indução anelar

Metodologia para o projeto de um motor de indução anelar

Esta dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo expõe- se a visão geral da metodologia de projeto de motores de indução anelares desenvolvida durante a dissertação, ainda durante este capítulo faz-se o levantamento do problema em estudo, traçam-se os objetivos gerais definidos para a dissertação, apresenta-se a estrutura geral da dissertação, é feito o estudo do estado da arte, fazendo-se o levantamento histórico da propulsão elétrica naval e o estudo do hélice como elemento do sistema de propulsão do navio. Também, de forma resumida, fala-se do motor anelar, do método de elementos finitos e do software FEMM.
Mostrar mais

140 Ler mais

METODOLOGIA PARA A SELEÇÃO DOS MODOS DE GESTÃO DE PROJETOS E INOVAÇÃO

METODOLOGIA PARA A SELEÇÃO DOS MODOS DE GESTÃO DE PROJETOS E INOVAÇÃO

O desenvolvimento de projetos tecnológicos em uma empresa, utilizando a inovação aberta, é, por definição, uma atividade complexa. Atender às necessidades dos clientes, desenvolver projetos em parcerias, reduzir riscos e custos do projeto, utilizar escritórios virtuais e inserir novas tecnologias são algumas características da inovação aberta, que a tornam complexa. O desenvolvimento de projetos com estas características exige uma metodologia mais aprimorada. As metodologias tradicionais de gestão de projetos não suportam o gerenciamento de projetos complexos, sendo necessário utilizar metodologias e técnicas específicas para sua gestão. Torna-se importante para a empresa saber qual a metodologia de projeto utilizar e qual a estratégia de inovação (aberta ou fechada) utilizar no desenvolvimento de seus projetos. O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma metodologia para a seleção de modos de gestão de projetos e inovação, em função das necessidades do cliente, dos requisitos e especificação do projeto, e da capacidade da empresa em desenvolver o projeto. Os dados utilizados na pesquisa são secundários, obtidos por meio de pesquisa bibliográfica. A metodologia utilizada para este trabalho foi a análise de conteúdo, aplicada sobre as técnicas e os métodos de elaboração e análise de cenários. O desenvolvimento da análise de cenários, utilizando técnicas e métodos propostos na revisão bibliográfica, teve como produto a correlação entre as necessidades do cliente, gestão de projetos (complexos e tradicionais) e inovação (aberta e fechada). O resultado final desta análise foi um quadro-resumo, indicando a metodologia de seleção das estratégias de inovação e gestão de projetos. A verificação da consistência da metodologia de seleção foi realizada por meio da comparação com projetos reais, desenvolvidos em empresa do ramo agrícola.
Mostrar mais

151 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DESIGN-MODA ARÍCIA JÉSSICA NEPOMUCENO GOUVEIA FREIRE NASCIMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DESIGN-MODA ARÍCIA JÉSSICA NEPOMUCENO GOUVEIA FREIRE NASCIMENTO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de desenvolvimento da marca Adoce e da sua primeira coleção, a qual foi baseada na metodologia de projeto de Munari, como forma de chegar ao melhor resultado com menos esforço. Por conseguinte, a marca tem como conceito e proposta seguir no segmento de moda infantil feminina, preocupando-se com o bem estar e conforto da criança, além de vesti-la como criança. A marca preocupa-se ainda em oferecer peças com cuidadosos e minuciosos trabalhos manuais/artesanais, além de oferecer o serviço de confecção de peças exclusivas sob encomenda.
Mostrar mais

101 Ler mais

Implementação de um módulo controlador de vídeo na forma Intellectual Property

Implementação de um módulo controlador de vídeo na forma Intellectual Property

Como parte do esforço do Projeto Fênix, este trabalho propõe uma metodologia de projeto através de uma abordagem top-down e da modelagem de sistemas digitais em três níveis de abstração. A metodologia inicia por uma especificação executável em nível de sistema e usa SystemC como ambiente de desenvolvimento. Um módulo IP com função de controlador de vídeo foi desenvolvido utilizando esta metodologia. Parte dos modelos da metodologia foi gerada através de uma ferramenta de síntese no nível comportamental, o Cynthesizer da Forte Design Systems [27], que automatizou alguns passos do processo de desenvolvimento.
Mostrar mais

69 Ler mais

Projeto de caixa de madeira para manga (Mangifera Indica L.).

Projeto de caixa de madeira para manga (Mangifera Indica L.).

As perdas de produtos hortícolas no Brasil são significativas e dentre as causas cita-se o uso de caixas inadequadas e ausência da cadeia do frio. Propõe-se um método de projeto de caixas, baseado em simulação computacional, otimização e validação experimental, minimizando o volume de madeira, associado a aspectos estruturais, ergonômicos e distribuição da área de aberturas. Foram projetados e construídos três protótipos de caixas (ripas retas com diferentes configurações e área efetiva de abertura de 54% e 36%). A eficiência do resfriamento de mangas variedade Tommy Atkins (Mangifera Indica L.), foi avaliada determinando o tempo de resfriamento, acondicionando as frutas nas caixas de madeira desenvolvidas e de papelão usadas comercialmente, resfriadas com ar forçado à temperatura de 6ºC e umidade relativa média de 85,4±2,1%. Foi aplicado o Método de Elementos Finitos, para dimensionamento e otimização estrutural do modelo com melhor comportamento durante o resfriamento. Todas as caixas de madeira foram submetidas a ensaios de vibração, por duas horas (freqüência de 20 Hz). Não houve diferença significativa no tempo de resfriamento das frutas nas caixas de madeira (38,00±1,70 min), no entanto houve diferença significativa nas caixas de papelão (82,74±29,58 min). O modelo submetido à otimização estrutural (6% área efetiva e duas ripas laterais) teve diminuição de volume de 60% e 83% de redução da seção transversal das colunas, com relação às condições iniciais. Não houve incidência de danos de mecânicos nas frutas após a vibração. A simulação computacional e estrutural pode ser ferramenta de apoio para desenvolver projetos de caixas, com grande aproximação, atendendo a critérios geométricos, ergonômicos e térmicos.
Mostrar mais

11 Ler mais

METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETO

METODOLOGIA DE GESTÃO DE PROJETO

O aconselhamento é tão importante tal como as outras competências, segundo NCB (2008, p.123), é a competência que permite racionalizar, apresentar argumentos sólidos, ouvir os pontos de vista dos outros, negociar e encontrar soluções. Basicamente, é a troca de opiniões acerca de questões relacionadas com o projeto. Conduz a decisões mutuamente aceites, com base no respeito, no pensamento sistemático e estruturado, na análise de factos e argumentos ou cenários. O gestor de projeto deve ter atenção nas possíveis etapas do aconselhamento, como analisar situações e contextos, identificar objetivos e opções, isto é ter em atenção os objetivos e argumentos dos outros, identificar as posições comuns e as diferenças e aplicar as lições aprendidas em futuros projetos ou fases do mesmo projeto.
Mostrar mais

80 Ler mais

Desenvolvimento de uma metodologia para o projeto mecânico de um bloco de motor

Desenvolvimento de uma metodologia para o projeto mecânico de um bloco de motor

Inicialmente antes de realizar a modelagem do bloco do motor é necessário pré definir alguns parâmetros que são obtidos a partir dos cálculos de potência e relações dimensionais que influenciam no balanceamento da máquina e nos momentos livres sobre a árvore principal. Desta forma naturalmente foi realizado uma estimativa das principais dimensões que irão compor o bloco de cilindros e o alojamento das principais peças que irão exercer influência no projeto, tendo em vista desenvolver uma metodologia para se obter um projeto de motor veicular ou estacionário de médio porte, com dimensões de maior aplicabilidade dentro do mercado. Para isso foi realizado alguns cálculos e como referência foi utilizado o modelo real de um motor de seis cilindros com 310 CV, do qual se extraiu algumas dimensões para a modelagem e futura confrontação e validação dos cálculos de desempenho.
Mostrar mais

95 Ler mais

Estudo da metodologia projetual no desenvolvimento de um projeto de redes

Estudo da metodologia projetual no desenvolvimento de um projeto de redes

5. Realizar uma investigação/pesquisa com profundidade e inovação – quanto mais real for um projeto maior a atração para o mesmo por parte dos alunos. Sendo este à semelhança de uma investigação real, os alunos ao encontrarem respostas para as questões inicialmente propostas encontram novas interrogações. O papel do professor deve ser o de orientá-los, de forma a que o modo de trabalho na sala de aula seja o de valorizar as perguntas, as hipóteses e de abertura a novas ideias e perspetivas; 6. Permitir momentos de feedback e revisão – proporcionar e formalizar um processo de
Mostrar mais

66 Ler mais

A participação das universidades na reforma agrária

A participação das universidades na reforma agrária

A metodologia adotada para o projeto foi basicamente a metodologia de Censo, ou seja, contagem simples do beneficiário da reforma agrária em projetos de assentamento do Incra, através de informações cadastrais. O objetivo do Incra era atualizar seu cadastro, identificar novas famílias, levantar informações sumárias sobre estado civil, sexo, nível de escolaridade, localização da família dentro do PA, tempo de assentamento, composição da família, formas de exploração do lote. Para tanto, o Censo deveria cobrir todos os Projetos de Assentamento criados pelo Incra desde 1964, totalizando 1.647 projetos de assentamento-PAs em todos os estados do país.
Mostrar mais

6 Ler mais

Aceleração por GPU de serviços em sistemas robóticos focado no processamento de tempo...

Aceleração por GPU de serviços em sistemas robóticos focado no processamento de tempo...

O algoritmo foi primeiramente desenvolvido em C++ por Patrick Shinzato, e então novamente desenvolvido em Python e Numpy de forma a encaixar neste projeto. Sua entrada é a matriz dada pelo serviço de Segmentação Fina de Guias e analisa o ponto mais próximo da origem com variação relevante de altura por ângulo, ou seja, por coluna da matriz. O método desenvolvido para GPU utiliza uma Thread por ângulo, e assim cada uma analisa a sua coluna da matriz começando pelo primeiro anel até encontrar um ponto com alta variação de altura, classificando-o como guia e excluindo o resto da coluna. O resultado é um vetor de 1800 posições, e os tempos de execução são detalhados nas Fig. 42, Fig. 43 e Fig. 44. Após essa etapa, o resultado ainda passa pelo serviço de segmentador de objetos, fornecendo as guias segmentadas com respeito ao ambiente e com respeito a outra guia. Nota-se um tempo de processamento de na maioria dos casos 10 a 50ms em CPU e em GPU de 0,15 a 0,5ms (excluindo PC-Embarcado), indicando uma melhora significativa de eficiência. A Tabela 9 mostra o resultado final numericamente.
Mostrar mais

106 Ler mais

Canal e-commerce de um grande varejista: uma proposta de implementação com ênfase na gestão da cadeia de suprimentos / E-commerce channel of a big retailer: an implementation with emphasis on supply chain management

Canal e-commerce de um grande varejista: uma proposta de implementação com ênfase na gestão da cadeia de suprimentos / E-commerce channel of a big retailer: an implementation with emphasis on supply chain management

Além dos desenhos, a equipe de negócios é responsável por desenvolver os indicadores de desempenho, níveis de serviço e regras de negócio para cada subprocesso. Os indicadores de desempenho e níveis de serviço são estabelecidos através de benchmarkings internos (operação física) e externos (concorrentes e outras indústrias), além do aporte de conhecimento da equipe de negócios do projeto. As regras de negócio garantem que cada subprocesso esteja de acordo com a política da empresa e com as leis vigentes, de forma que os desenhos de negócios devem ser validados pelo jurídico da empresa. O modelo de negócio e-commerce possui algumas diferenças na legislação do consumidor, tributária e outras, por este motivo a grande importância do envolvimento jurídico no projeto.
Mostrar mais

13 Ler mais

TABLES AND FORMULAS FOR MOORE,

TABLES AND FORMULAS FOR MOORE,

row and column variables in an table Estimate by the intercept and by the slope are unrelated (expected cell counts not too of the least-squares line. Estimate by the. small): standard e[r]

6 Ler mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SEGUNDO A NBR60232002

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SEGUNDO A NBR60232002

Quando houver um responsável pelo conjunto da obra, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação (organizador, compilado[r]

28 Ler mais

MÉTODOS E TÉCNICAS E PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO

MÉTODOS E TÉCNICAS E PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO

Quadro de métodos e técnicas utilizados nas pesquisas contemporâneas em Arquitetura e Urbanismo: heranças, concordâncias e diferenças com as Ciências Sociais, Processo Geral de Pesqui[r]

6 Ler mais

As Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos

As Áreas de Conhecimento da Gerência de Projetos

podem ser mensurados, por exemplo um objetivo descrito com “satisfação do cliente” representa um alto risco para um término com sucesso. Um exemplo completo de uma descrição de objetivo do projeto: “Implementar o controle financeiro no setor financeiro da empresa XY seguindo as especificações feitas na descrição do produto, dentro de um prazo máximo de 150 dias úteis a partir de agosto de 2005 e com um custo total estimado de $ 200”.

21 Ler mais

Tese Tânia são final

Tese Tânia são final

Como anteriormente referido, a investigação – ação é o estudo reflexivo de um dado problema existente numa comunidade, esta visa a compreensão por parte do investigador e a sua vivência e, tem como principal benefício a melhoria da qualidade da prática, aperfeiçoando-a, pois como menciona Coutinho (2009, p. 360) “o essencial na investigação-ação é a exploração reflexiva que o professor faz da sua prática, contribuindo dessa forma não só para a resolução de problemas como também (…) para a planificação e introdução de alterações dessa e nessa mesma prática.” Neste sentido, é possível concluir-se que os objetivos presentes nesta metodologia são os seguintes, “compreender, melhorar e reformar práticas; intervenção em pequena escala no funcionamento de entidades reais e análise detalhada dos efeitos dessa intervenção (Coutinho, 2009, p. 363).”
Mostrar mais

117 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BIBLIOTECA CENTRAL SETOR DE NORMALIZAÇÃO CLÉIA LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BIBLIOTECA CENTRAL SETOR DE NORMALIZAÇÃO CLÉIA LIMA

Todo trabalho deve ser apresentado de modo legível, digitado em espaço de entrelinhas de 1,5, exceto para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e tabelas, tipo de projeto de pesquisa, nome da entidade, que devem ser digitados em espaço simples.

31 Ler mais

Show all 10000 documents...