Pesquisa operacional

Top PDF Pesquisa operacional:

A HISTÓRIA DA PESQUISA OPERACIONAL NO BRASIL – O CASO DOS ENCONTROS REGIONAIS DE PESQUISA OPERACIONAL - ERPO

A HISTÓRIA DA PESQUISA OPERACIONAL NO BRASIL – O CASO DOS ENCONTROS REGIONAIS DE PESQUISA OPERACIONAL - ERPO

Vimos que as iniciativas datam do início da década de 1980 quando se tentou instituir os núcleos regionais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. Vimos que esses núcleos funcionaram bem enquanto existiram pessoas ou grupos que faziam essas estruturas funcionarem, bem como os eventos regionais seguem essa mesma lógica, desse modo não conseguimos demonstrar uma sequência temporal em nenhuma das regiões brasileiras.

18 Ler mais

Utilização de softwares na pesquisa operacional

Utilização de softwares na pesquisa operacional

Nos últimos anos, a Pesquisa Operacional tem auxiliado no desenvolvimento de diversos modelos e algoritmos de otimização para a resolução de problemas nas mais variadas áreas: saúde, logística, telecomunicações, finanças, dentre outras. Para Horgren (1978) a Pesquisa Operacional trata da aplicação de métodos científicos para auxiliar na tomada de decisão. Ou seja, a Pesquisa Operacional representa o mundo real através de modelos matemáticos e, utilizando-se de métodos quantitativos, os resolve com o objetivo de otimizá-los. Goldbarg e Luna (2000) acrescentam que a Pesquisa Operacional pode ser utilizada para alocar eficientemente os recursos limitados e que podem ser disputados por atividades alternativas. Tendo em vista sua importância no auxílio da tomada de decisão, é comum as empresas fazerem uso dessa ciência, sobretudo nos dias de hoje em que os recursos são cada vez mais escassos, gerando grande competitividade econômica. Nessa linha, Murty (2003) assinala que modelos inteligentes são essenciais para se ter bons resultados.
Mostrar mais

19 Ler mais

PESQUISA OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

PESQUISA OPERACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

285 Para os testes foram realizados experimentos utilizando as máquinas do Laboratório de Pesquisa Operacional (LaPO) da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Para cada uma das 56 instâncias de Solomon (1987) foram testados 6 vezes cada conjunto de experimentos. A máquina utilizada possui Sistema Operacional Linux, com 4Gb de RAM e processador Intel Core2 Quad de 2.5 GHz, a Tabela 7 apresenta os processadores utilizados e a linguagem de programação utilizada nos principais trabalhos.

17 Ler mais

Integração entre o ensino de cálculo e o de pesquisa operacional.

Integração entre o ensino de cálculo e o de pesquisa operacional.

As várias possibilidades de mudanças no ensino de Cálculo e de Pesquisa Operacional mostram que a PO é uma disciplina que se presta muito bem ao papel de disciplina integradora da matemática aprendida no ciclo básico e de transição para solução de problemas, verda- deiramente multidisciplinar. Deve, na progressão curricular, estar colocada logo após o fim do ciclo bási- co, de forma que possa agregar todo os conceitos recém- apreendidos. No entanto, é preciso que ao longo do curso outras disciplinas sejam integradoras. E que nestas dis- ciplinas se utilizem os conceitos básicos de um primeiro curso de PO, em conjunto com as demais disciplinas cursadas. Também é fundamental cuidar para que não se cometa em relação à PO o mesmo erro que é comum os professores de PO cometerem em relação ao Cálculo e à Álgebra, ou seja, o de ignorar que os alunos já devem dominar este conteúdo. Cada vez mais é importante, nos cursos em regime de créditos principalmente, que se faça a correlação entre os conhecimentos apreendidos e as habilidades desenvolvidas nas disciplinas, evidenciando ao aluno que o seu curso não é um conjunto de discipli-
Mostrar mais

7 Ler mais

Algumas Notas Sobre Pesquisa Operacional

Algumas Notas Sobre Pesquisa Operacional

A segunda fase é a tradução dos dados em linguagem matemática. A terceira é a construção do modêlo, em que o problema é equacionado e preparado para obtenção da solução numérica. A construção do modêlo é a grande arte que só os verdadeiros técnicos de pesquisa operacional dominam com maestria e eficácia. Tomando os fenômenos objetivos, êles «os despojam de tudo que não é essencial, transformando-os no modêlo ideal que, em sua expressão mais abstrata será representado por um sistema de equações- Êsse modêlo, se estiver bem montado, será a imagem fiel do fenômeno». —
Mostrar mais

10 Ler mais

Técnicas da pesquisa operacional aplicadas na otimização dos serviços postais.

Técnicas da pesquisa operacional aplicadas na otimização dos serviços postais.

O presente trabalho apresenta uma metodologia para a otimização do serviço de entrega de cor- respondências realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) a partir da aplicação de algumas técnicas da Pesquisa Operacional. Como o serviço de entrega e as etapas que o antecedem (separação e ordenação dos objetos) são realizadas manualmente, existe a necessidade de otimizá-las e isto é possível redefindo-se as regiões de atendimento para cada carteiro. Para tanto, o problema foi tratado como um problema de roteamento de veículos. Vários algoritmos clássicos foram utilizados; inicialmente para definir as áreas de atendimento dos carteiros, chamados de distritos postais e, a seguir, para estabelecer o roteiro de entrega das correspondências, considerando, nesta fase, as distâncias reais entre os pontos de entrega. Vários testes computacionais foram realizados, variando-se os algoritmos e parâmetros iniciais e suas respostas comparadas através das distâncias totais e de tempos computacionais, determinando-se, assim, os algoritmos com melhores desempenhos.
Mostrar mais

19 Ler mais

Introducao A Pesquisa Operacional

Introducao A Pesquisa Operacional

Estes métodos matemáticos encontram-se em crescente evolução, além da descoberta de novas técnicas. Foram desenvolvidos diversos softwares, que disponibilizam alguns métodos importantes da Pesquisa Operacional tornando viável e eficiente a solução de problemas complexos. Como exemplos têm-se o Solver do Excel® que atua com planilhas eletrônicas, o LINDO® – Linear Discrete Optimizer (www.lindo.com) e o CPLEX® (www.ILOG.com), para problemas de Programação Linear e Não Linear e variações, para Simulação são muito usados o PROMODEL® (www.belge.com.br/produtos_promodel. html) e o ARENA® (www.paragon.com.br/).
Mostrar mais

176 Ler mais

A importância e a aplicação da pesquisa operacional nos Cursos de graduação em Administração

A importância e a aplicação da pesquisa operacional nos Cursos de graduação em Administração

Realizou-se um aprofundamento teórico, em livros, artigos e sites para embasar o tema estudado. Metodologicamente, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, classificando-se como uma pesquisa histórica e com- parativa. A pesquisa histórica, para Marconi e Lakatos (2005), consiste em investigar acontecimentos e processos do passado, para verificar sua influ- ência na sociedade atual. Por isso, foram utilizadas informações relevantes sobre as origens da PO e da Administração, como profissão. É uma pesquisa comparativa, que, ainda para estas autoras, tem a finalidade de verificar a similitude e explicar as divergências. Portanto, o artigo realiza um parale- lo entre a Pesquisa Operacional e a Administração. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória por ampliar os estudos sobre a im- portância e a aplicação da Pesquisa Operacional nos Cursos de Graduação em Administração. Cervo, Bervian e Silva (2007) afirmam que tais estudos têm o objetivo de se familiarizarem com o fenômeno ou obterem uma nova percepção e descobrirem novas ideias, sendo recomendados quando se tem pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado.
Mostrar mais

26 Ler mais

Técnicas da pesquisa operacional no problema de horários de atendentes em centrais telefônicas.

Técnicas da pesquisa operacional no problema de horários de atendentes em centrais telefônicas.

A disputa atual entre empresas do mesmo ramo faz com que estas sempre busquem oferecer serviços de melhor qualidade a mínimos custos. O estudo do volume de investimentos a serem feitos e seus retornos, assim como a quali- dade dos serviços ou produtos e também a melho- ria do ambiente social são desafios constantes em todos os ramos. Para desenvolvê-lo, utilizam-se os mais sofisticados processos disponíveis da Pesquisa Operacional, da Informática e outros, obtendo-se rapidamente informações precisas e adequadas.

19 Ler mais

UMA PROPOSTA DE APLICATIVO PARA SMARTPHONES PARA COMPRAS EM SUPERMERCADOS COM TECNOLOGIA DE PESQUISA OPERACIONAL

UMA PROPOSTA DE APLICATIVO PARA SMARTPHONES PARA COMPRAS EM SUPERMERCADOS COM TECNOLOGIA DE PESQUISA OPERACIONAL

Neste trabalho, é apresentada uma proposta de uma aplicação para smartphones para compras em supermercados. São aplicados métodos de Pesquisa Operacional para garantir a qualidade e o nível de serviço do produto e propostas soluções para os problemas enfrentados pela loja ao receber os pedidos de compras dos usuários. É aplicada uma solução do Caixeiro-Viajante, utilizando-se dos softwares Excel e OpenSolver, para calcular-se a melhor rota para o picking dos produtos dentro do supermercado. São calculados os tempos de processamento de uma amostra de dez pedidos gerados aleatoriamente, simulando pedidos feitos por usuários. São comparadas duas regras de sequenciamento (Earliest Release Date e Least Slack Time) e aplicadas a essa amostra de pedidos. A regra LST mostra uma performance bastante superior em relação à ERD: não ocorrem atrasos na primeira, enquanto que a segunda apresentou atraso total de 14h27min. Concluiu-se que o sequenciamento da rota dos operadores não mostra ganhos relevantes de tempo, uma vez que os maiores tempos de operação são referentes ao picking, e não ao deslocamento. Por outro lado, o sequenciamento é de extrema importância, garantindo os prazos de entrega prometidos e a qualidade do serviço oferecido.
Mostrar mais

57 Ler mais

APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL NA REDUÇÃO DE CUSTOS DE UMA INDÚSTRIA CIMENTEIRA

APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL NA REDUÇÃO DE CUSTOS DE UMA INDÚSTRIA CIMENTEIRA

A Programação Matemática, um campo de estudo da Pesquisa Operacional (PO), e que de acordo com a ABEPRO (2008), é uma subárea do conhecimento relacionada a engenharia de produção, busca solucionar problemas de decisão e para isso procuram representar o problema real por meio de modelos matemáticos. São definidas variáveis e estabelecidas relações matemáticas entre essas variáveis, a fim de descrever o comportamento do sistema. O modelo matemático é resolvido, e o passo seguinte é a validação do modelo, ou seja, verificar se as soluções obtidas pela resolução do modelo matemático para diversas situações alternativas são compatíveis com a realidade. A solução do modelo apoia no processo de tomada de decisão, mas outros fatores pouco tangíveis e não quantificáveis, devem ser levados em consideração para a decisão final. E ainda, convém salientar, que modelos não substituem tomadores de decisões (ARENALES et al, 2007).
Mostrar mais

24 Ler mais

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 2 – Revisão de Função e Derivada

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 2 – Revisão de Função e Derivada

Modelo Determinístico do Lote Econômico de Produção: (3)Custo de estoque: Custo de armazenar uma unidade no estoque por um período de tempo.. Se o período de tempo for ano, então, o cust[r]

60 Ler mais

Metodologia para a seleção de técnicas de pesquisa operacional na área de saúde

Metodologia para a seleção de técnicas de pesquisa operacional na área de saúde

Neste estudo, a revisão bibliográfica confirma esse problema, bem como identifica algumas das áreas mais críticas nos sistemas de saúde e os problemas mais recorrentes.. Como contribui[r]

180 Ler mais

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 3 – Derivadas e Aplicações

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 3 – Derivadas e Aplicações

Isotermas ou curvas de nível: a temperatura tem o mesmo valor nesta curva. PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO.[r]

28 Ler mais

Introdução à Pesquisa Operacional Fundamentos

Introdução à Pesquisa Operacional Fundamentos

a variável não básica que oferece, na última linha, a maior contribuição para o aumento da função objetivo (ou seja, tem o maior valor negativo).  Se todas as variáveis que estão fora[r]

88 Ler mais

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 6 – Programação Linear

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 6 – Programação Linear

Existe uma máquina capaz de processar tanto o produto P1 como o produto P2 cuja capacidade máxima de tempo é de 9 unidades de tempo.[r]

24 Ler mais

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 5 – Programação Linear

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 5 – Programação Linear

Para realizar a resolução analítica (numérica) do PPL é necessário escrever as restrições de modo que um conjunto de variáveis, chamadas de variáveis básicas , depende de um outro conjun[r]

61 Ler mais

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 4 – Programação Linear

TÓPICOS EM PESQUISA OPERACIONAL AULA 4 – Programação Linear

Existe uma máquina capaz de processar tanto o produto P1 como o produto P2 cuja capacidade máxima de tempo é de 9 unidades de tempo.. As curvas de nível permitem determinar o crescimento[r]

35 Ler mais

Teste tuberculínico: pesquisa operacional no Mato Grosso do Sul.

Teste tuberculínico: pesquisa operacional no Mato Grosso do Sul.

O total de TTs realizados foi de 2.305, dos quais 1.053 (46%) foram realizados em populações indígenas, 831 (36%) foram realizados em ambientes prisionais para fins de treinamento (i[r]

9 Ler mais

Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento

Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento

Thus, based on a set of ten main groups of agricultural risks and the perceptions of experts relative to both the importance of these themes and the intensity [r]

11 Ler mais

Show all 10000 documents...