Pombal - PB - Irrigação

Top PDF Pombal - PB - Irrigação:

Caracterização das águas subterrâneas usadas na irrigação de hortaliças em comunidades rurais no Município de Pombal / PB.

Caracterização das águas subterrâneas usadas na irrigação de hortaliças em comunidades rurais no Município de Pombal / PB.

A agricultura intensiva desenvolvida apresenta diferentes impactos ambientais na qualidade da água. É necessário, portanto, o monitoramento de diversos indicadores de qualidade e entre eles a avaliação de resíduos de agrotóxicos. O trabalho tem como objetivo estudar a qualidade da água subterrânea usada na irrigação para a produção de hortaliças localizada na Comunidade Várzea Comprida dos Oliveiras e Bezerro no Município de Pombal/PB, considerando seu uso para irrigação. Foi desenvolvido no município de Pombal/PB, por meio de visitas feitas nas comunidades Várzea Comprida dos Oliveiras e Bezerro que trabalham com a produção de hortaliças irrigadas com água subterrânea de poços tubulares na região, foram coletadas 19 amostras de água e analisadas in loco e encaminhada ao laboratório de análises de solo e água (IFPB/ Sousa). Houve uma redução da condutividade elétrica das águas a partir de fevereiro, período marcado pelo início das chuvas, demonstrando o efeito da água da chuva na diluição dos sais. O Rio Piranhas apresentou maiores valores de Turbidez a partir de Fevereiro, pois as chuvas nesse período conseguem revolver os materiais depositados no fundo do rio e arrastar os que estão no leito do rio. Dois sais foram estudados, o bicarbonato foi o íon que apresentou os maiores valores nas águas, com poços 4, 6 e 10 apresentando 11,3, 10,34 e 10,42 mmol c L -1 . Cloreto e o Sódio apresentaram resultados
Mostrar mais

78 Ler mais

CLIMATOLOGIA PLUVIOMÉTRICA PARA O MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

CLIMATOLOGIA PLUVIOMÉTRICA PARA O MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

No município de Pombal-PB, a precipitação pluviométrica mensal é irregularmente variável na sua distribuição espaço temporal ao longo dos anos. O trimestre mais chuvoso são os meses de fevereiro, março e abril e o período com menor índice pluviométrico seco ocorrem nos meses de agosto, setembro e outubro, não contribuindo para irrigação e armazenamento de água.

6 Ler mais

Diagnóstico da degradação ambiental na zona rural do município de Pombal - PB.

Diagnóstico da degradação ambiental na zona rural do município de Pombal - PB.

Esta forma de degradação é iniciada com o desmatamento e com a substituição da vegetação nativa por culturas agrícolas que têm outro tipo de porte e de ciclo de vida, expondo o solo e perdendo nutrientes com o escoamento da água da chuva (Figura 7). Nesses tipos de cultivos, praticamente não existe nenhuma forma de manejo ou de conservação do solo (Figura 8), como observado na análise dos dados obtidos nos questionários (Figura 9), onde se observou que 92% dos agricultores entrevistados não empregam nenhuma técnica de conservação do solo em suas propriedades. Além dessa problemática, ainda existe a necessidade de práticas de irrigação, com manejo adequado, devido à falta de chuvas na região associada ao uso desordenado de insumos necessários para a manutenção da produção, uma vez que o manejo inadequado das praticas agrícolas acarreta a perda de nutrientes e matéria orgânica no solo.
Mostrar mais

65 Ler mais

Diagnóstico dos efluentes gerados no abatedouro público do município de Pombal - PB.

Diagnóstico dos efluentes gerados no abatedouro público do município de Pombal - PB.

A reutilização ou reuso de água não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância, devendo-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água. Dentro dessa ótica, o esgoto tratado tem um papel fundamental no planejamento e na gestão sustentável dos recursos hídricos como um substituto para o uso de águas destinadas a fins agrícolas, irrigação entre outros, pois ao liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, o reuso de esgoto contribui para a conservação dos recursos e acrescenta uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos (BLUM, 2003).
Mostrar mais

57 Ler mais

Avaliação do potencial hidrogeniônico e das condições físicas dos clubes de Pombal - PB.

Avaliação do potencial hidrogeniônico e das condições físicas dos clubes de Pombal - PB.

As primeiras construções de poços, chafarizes, barragens e aquedutos que se têm notícia foram construídos no Egito, Mesopotâmia e Grécia. Os mesopotâmios já utilizavam sistemas de irrigação (4.000 a. C.). Na Índia existia a galeria de esgotos em Nipur e os sistemas de água e drenagem no Vale dos Hindus (3.200 a.C.). Os sumérios (5.000-4000 a.C.) relacionavam a água às mais importantes divindades, tendo construído neste período canais de irrigação, galerias, recalques, cisternas, reservatórios, poços, túneis e aquedutos. Em 2.000 a. C., a poluição dos recursos hídricos era punida entre os persas. No livro Zenda Vesta, Zoroastro fala sobre cuidados com a higiene e a saúde (ROCHA,1997 apud RESENDE; HELLER, 2002).
Mostrar mais

41 Ler mais

Proposta de reutilização de águas cinza de uma queijeira em Pombal – PB.

Proposta de reutilização de águas cinza de uma queijeira em Pombal – PB.

Conforme a NBR 13969 de 1997, o esgoto tratado deve ser reutilizado para fins que exigem qualidade de água não potável, mas sanitariamente segura, tais como, lavagem de pisos e de veículos automotivos, irrigação de jardins, na descarga de vasos sanitários na manutenção paisagística dos lagos e canais com água, na irrigação dos campos agrícolas e pastagens, etc. O reuso de águas servidas ou água resultante do procedimento de tratamento de esgotos é regulado pelos algoritmos contidos na Norma ABNT 13.969 de 1997 na resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH n. 54/05, a qual institui princípios para o reuso direto não potável de água, publicada no Diário Oficial da União de 09 de março de 2006.
Mostrar mais

51 Ler mais

Competição entre cultivares de feijão-caupi em Pombal – PB.

Competição entre cultivares de feijão-caupi em Pombal – PB.

Medidas que promovam a identificação de cultivares com maior adaptação as regiões produtoras devem ser estudadas devido a importância econômica e alimentar, é uma condição primordial para a revitalização da cadeia produtiva da cultura, que no estado da Paraíba ocupa 75 % da área plantada com feijão (SILVA, 2007). Além dos problemas de ordem biótica, têm-se também aqueles de ordem abiótica, e o mais importante deles é o estresse hídrico que prejudica o crescimento e o desenvolvimento da cultura. Em situações dessa natureza o emprego da irrigação é de suma importância para garantir a estabilidade da produção durante o período de cultivo, bem como a oferta do produto ao mercado consumidor com mínima sazonalidade.
Mostrar mais

40 Ler mais

Estudo da situação hídrica da população rural do município de Pombal-PB.

Estudo da situação hídrica da população rural do município de Pombal-PB.

De acordo com Sousa (2012) a condição da zona rural do município de Pombal-PB não é diferente quando comparada a outros municípios situados na região semiárida nordestina, no qual a relação do homem com a natureza ocasiona impactos ambientais significativos em razão da exploração inadequada dos recursos naturais. No entanto, observa-se de modo geral, uma causa mais complexa para essa problemática, como a pobreza, que não deixam outras possibilidades aos agricultores a não ser utilizar e retirar o máximo permitido da terra para atender as necessidades de suas famílias, embora possa comprometer sua subsistência após um determinado período. Por conseguinte, essas causas mais abrangentes têm em suas origens direções ditadas pelo processo de organização socioeconômica e
Mostrar mais

104 Ler mais

Atuação da vigilância sanitária nos estabelecimentos alimentícios no município de Pombal – PB.

Atuação da vigilância sanitária nos estabelecimentos alimentícios no município de Pombal – PB.

Em virtude da população está constantemente consumindo produtos e utilizando serviços que precisam ser seguros, a Vigilância Sanitária tem como função, controlar todas as etapas e processos para a fabricação de produtos alimentícios. O presente trabalho tem como objetivo analisar os dados obtidos na fiscalização e diagnosticar os problemas comumente encontrados nos estabelecimentos de preparo e comercialização de alimentos no município de Pombal - PB, classificados como: supermercados, padarias, lanchonetes, bares/restaurantes, frigoríficos e hotéis/pousadas e analisar os resultados quanto às exigências da Vigilância Sanitária. Observa-se que a maior quantidade de estabelecimentos inspecionados foram os Supermercados (43,84%), em razão de os mesmos atenderem um público em quantidade superior aos outros tipos de estabelecimentos e uma maior complexidade, pois há diversas áreas de manipulação de alimentos, predispondo maiores riscos. Os Bares/Restaurantes (17,81%), Lanchonetes (13,70%), Padarias (12,33%), Frigoríficos (8,22%) e Hotéis/Pousadas (4,10%) foram inspecionados em menor quantidade, por representarem uma menor parcela no município. Referente ao número total de inspeções, apenas 28 estabelecimentos (39,69%) estiveram em conformidade e 45 estabelecimentos (60,31%) não estiveram em conformidade com a RDC nº 216 (BRASIL, 2004). A liberação de Alvará Sanitário é condicionada a vistoria prévia e sua renovação é emitida anualmente. As Boas Práticas de Fabricação são procedimentos que devem ser adotados pelos prestadores de serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a Legislação Sanitária.
Mostrar mais

38 Ler mais

Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Pombal- PB.

Diagnóstico do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Pombal- PB.

Em consulta ao órgão de infra-estrutura da Prefeitura do município de Pombal- PB, a coleta atende a toda a população urbana, é realizada por funcionários concursados e contratados totalizando 19 para o setor de coleta porta-a-porta. Ainda segundo o mesmo a coleta domiciliar e de logradouros públicos é realizada todos os dias da semana, de segunda a sexta, no período diurno. Existe atualmente 5caminhões caçamba para recolher os resíduos na cidade, o trajeto e acompanhado por três funcionários (um motorista e dois garis), coletando os resíduos domiciliar e comercial. E todo o lixo coletado tem como destinação o lixão, ou seja, não possui uma coleta seletiva ou uma usina de compostagem.
Mostrar mais

45 Ler mais

Satisfação da Qualidade do Serviço na empresa O Boticário da cidade de Pombal - PB

Satisfação da Qualidade do Serviço na empresa O Boticário da cidade de Pombal - PB

É aconselhável que, O Boticário da cidade de Pombal/PB e sua franqueada busquem melhores alternativas, como na estrutura física, oferecer e padronizar o acesso a pessoas com necessidades especiais, realizar com mais frequência pesquisas de satisfação, permanecer com ações de responsabilidade social, preservação ambiental e estimular seus vendedores, para assim, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Rever seu planejamento estratégico para solucionar atuais e futuros problemas, por meio de conceitos e práticas administrativas, é outra dica importante, pois, é através destas, que organizações qualificadas, eficientes e eficazes, alcançam seus objetivos no competitivo mundo dos negócios.
Mostrar mais

29 Ler mais

Compostagem de resíduos agroindustriais: um estudo de caso na região de Pombal - PB.

Compostagem de resíduos agroindustriais: um estudo de caso na região de Pombal - PB.

The use of natural resources has increased in recent years, resulting in a higher generation of solid wastes. In view of that, composting appears as a tool capable of transforming organic waste into humus, being able to contribute to economic benefits and relieving environmental pressures caused by the improper disposal of such residues. In this work, a compost pile was mounted on a concrete floor that belongs to the Solid Waste Laboratory of Pombal Campus of the Federal University of Campina Grande. In order to conduct this study, it was used waste from the Diana sweet industry (green banana peels), from the own Pombal Campus (remains of jurema-preta and marmeleiroprunings), and from rural properties surrounding Pombal Campus (ovine manure). The banana peels and vegetation prunings were ground so that to uniform particle diameters. Along this study, the following parameters were monitored: temperature, pH, volatile solids, oxygenation, moisture content and carbon/nitrogen ratio. The compost produced based on agro-industrial residues reached most of the minimum requirements established by Brazilian law. The carried out composting process showed to be effective for the treatment of agro-industrial wastes in semiarid Paraiba.
Mostrar mais

39 Ler mais

Análise do processo de degradação ambiental em Pombal-PB utilizando sensoriamento.

Análise do processo de degradação ambiental em Pombal-PB utilizando sensoriamento.

Uma ressalta a ser feita são os valores pluviométricos do ano de 1985. Nessa época os dados foram coletados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), e para o município de Pombal esta entidade não apresenta nenhum dado pluviométrico. Desta forma, utilizou-se o município de Coremas-PB, que fica a 29,92 km de Pombal, como base de referência para a região em estudo. A média pluviométrica de Coremas é 880,6 mm (AESA, 2013), entretanto, verifica-se que no ano de 1985 o total de chuvas foi muito superior (1837 mm), o que infere que este ano foi de grande índice pluviométrico na região.
Mostrar mais

52 Ler mais

Saneamento Básico: uma questão de qualidade ambiental na cidade de Pombal - PB

Saneamento Básico: uma questão de qualidade ambiental na cidade de Pombal - PB

Além disso, a implantação do sistema de esgotamento sanitário proporcionará o controle e precaução de muitas enfermidades, reduzirá os investimentos na área da saúde e possivelmente contribuirá com o aumento da expectativa de vida da população local. Da mesma forma, permitirá o desenvolvimento de atividades comerciais e industriais na cidade de Pombal-PB, na conservação dos recursos naturais e valorização das propriedades.

7 Ler mais

Macro poluição hídrica no rio Piancó na cidade de Pombal - PB.

Macro poluição hídrica no rio Piancó na cidade de Pombal - PB.

Observa-se nos dados da tabela 02 que os referidos reservatórios construídos pelo DNOCS apresentam capacidade do volume hídrico variado, estes abrangem somente alguns municípios citados, a mesma destaca os principais rios barrados. A construção desses reservatórios de água traz aspectos positivos como maior acúmulo hídrico para uso e abastecimento da população facilitando o convívio do homem nordestino com seca. Essas medidas facilitam a disponibilidade de águas acessíveis durantes os períodos secos. O represamento da água nessa região proporciona a fixação da população no semiárido nordestino. Os reservatórios construídos no semiárido dão subsídio no uso e abastecimento populacional. O açude Estevão Marinho denominado popularmente de açude Coremas é de fundamental importância para a região além de perenizar o Rio Piancó na cidade de Pombal- PB, trazendo desenvolvimento socioeconômico para a região. Segundo Grangeiro Lima (2004,45-46):
Mostrar mais

71 Ler mais

Estimativa da pegada hídrica da população urbana da cidade de Pombal – PB.

Estimativa da pegada hídrica da população urbana da cidade de Pombal – PB.

Estatisticamente, a variável estudada referiu-se a própria pegada hídrica calculada para os indivíduos, cuja média foi de 957,10 m³/hab/ano, com desvio padrão igual a 388,83 m³/hab/ano e, coeficiente de variação correspondente a 40,6%, o que indica que a média é representativa. Desta forma, para o tamanho de amostra referente a 57 indivíduos, e considerando um grau de confiança de 99% (Z = 2,575) a margem de erro é de ± 132,62 m³/hab/ano. Ou seja, é possível afirmar com 99% de confiança que a população da área urbana do município de Pombal - PB possui uma pegada hídrica variável entre 824,49 e 1.089,72 m³/hab/ano. Para o cálculo da margem de erro de acordo com a Equação (3), seria necessário o valor do desvio padrão populacional, mas como não se conhece tal valor, adotou-se o desvio padrão amostral S, (calculado pela Equação (2)) em substituição ao desvio padrão populacional.
Mostrar mais

53 Ler mais

Potabilidade da água de abastecimento: estudo de caso na cidade de Pombal - PB.

Potabilidade da água de abastecimento: estudo de caso na cidade de Pombal - PB.

The quality of drinking water is an extremely important issue. And, according to the World Health Organization (WHO), is a major public health issues. The physical, chemical, biological and radiological reflect the degree of drinking water. Ordinance 2.914/11 Ministry of Health States that the water produced and distributed for human consumption must be controlled. The physical defines the minimum amount, the frequency at which the water samples should be collected and limits permitted. Moved by the desire to respond to local popular incredulity about the quality of water supplied this paper analyzed the quality of the water supply in terms of potability standards, provided by the treatment system of the city of Pombal - PB, checking that it meets current legislation. The survey was conducted during the period from May to July 2013 and were analyzed physico-chemical and microbiological testing, including color, turbidity, chlorides and coliforms. The results showed that despite of the fluctuations in some parameters the water quality of the city of Pombal is in accordance with the requirements of the Ministry of Health
Mostrar mais

47 Ler mais

A expressão ética dos profissionais de contabilidade nos escritórios do município de Pombal-PB.

A expressão ética dos profissionais de contabilidade nos escritórios do município de Pombal-PB.

Este trabalho aborda a expressao etica dos profissionais de Contabilidade nos escritorios do Munieipio de Pombal-PB, tendo como objetivos, identificar os conceitos sobre etica na visao[r]

44 Ler mais

Marketing de Serviços em escritórios de Contabilidade: uma descrição no mercado de Pombal – PB.

Marketing de Serviços em escritórios de Contabilidade: uma descrição no mercado de Pombal – PB.

Essa pesquisa é parte da monografia de conclusão do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, da UFCG, e tem como objetivo fazer uma descrição sobre o marketing de serviços em escritórios de contabilidade na definição do mercado da cidade de Pombal. Para concluí-la, peço sua ajuda, res- pondendo o questionário abaixo. Seu anonimato está garantido, pois não existem espaços para você preencher com dados que possam identificá-lo.

52 Ler mais

Avaliação da influência da poluição atmosférica no microclima urbano de Pombal – PB.

Avaliação da influência da poluição atmosférica no microclima urbano de Pombal – PB.

O crescimento das pequenas cidades associado ao crescimento econômico do país, aumentou o número de microempresas e da frota veicular resultando em poluição do ar. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da poluição atmosférica no microclima urbano de Pombal-PB. Foram escolhidos três pontos de observações: uma rua pavimentada (ponto 1); uma área na zona rural do município (ponto 2) e uma praça arborizada (ponto 3). Para a coleta das variáveis meteorológicas foram utilizados dois equipamentos digitais e portáteis e para o monitoramento das emissões mais um totalizando três aparelhos. A coleta desses dados foi realizada entre os anos de 2013 e 2014. As variáveis meteorológicas estudadas foram: temperatura, umidade relativa e velocidade do vento. Os resultados indicaram para o primeiro período de medição que os diferentes usos do solo têm influencia nos parâmetros climáticos, sendo a temperatura do ar na zona urbana superior à da zona rural em torno de 1,7 °C. Já a relação entre os pontos 1 e 3 mostrou que as diferenças microclimáticas, entre as ruas arborizadas e sem arborização, apresentaram influência das árvores tornando valores distintos entre as estações do ano. Em relação à coleta de gases têm se que as concentrações acima do permitido foram detectadas no momento em que veículos antigos transitavam próximo ao local. Os resultados encontrados destacam a importância da arborização e do controle das emissões, através de equipamentos de controle da poluição e do uso de transporte coletivo, bem como a mitigação dos impactos ambientais.
Mostrar mais

74 Ler mais

Show all 9070 documents...