Em sua vida pessoal, a condição social privilegiada e as idas e vindas entre ilha e continente fizeram dela uma jovem culta, bilíngue, com marcada influência católica. Após educação inicial numa escola jesuíta e depois no Colégio Sagrado Corazón, em PortoRico, Ferré estudou numa conceituada escola católica de Nova York e cursou Francês e Inglês em duas universidades particulares (Wellesley e Manhattanville, esta última católica). Ao retornar à ilha, casa-se, tem três filhos, separa-se e cursa o mestrado em literatura espanhola e latino- americana na Universidade de PortoRico. Estuda com professores brilhantes, como Angel Rama e Mario Vargas Llosa, e aprofunda sua relação com estilos e questões presentes na literatura da América Latina. Começa a escrever e ajuda a fundar e editar a irreverente revista Zona de Carga y Descarga, que marca o início de sua carreira como ensaísta, poeta, contista e romancista. Assim, na década de 1970, Ferré se afirma como líder feminista e nacionalista e se manifesta contra a exploração patriarcal e colonial tanto em seu trabalho jornalístico, quanto nas primeiras histórias publicadas na coletânea Papeles de Pandora (1976).
A Mata Atlântica é reconhecida internacionalmente como uma das 25 hotspots do planeta e engloba áreas com elevado endemismo, grande diversidade de espécies e fortes pressões antrópicas. É a segunda floresta mais ameaçada e abriga muitas espécies com risco de extinção. Os anfíbios e répteis constituem a chamada herpetofauna, formando um grupo que se destaca em quase todos os habitats terrestres e também são abundantes e importantes em ambientes aquáticos. No Brasil esse grupo está representado por 841 espécies de anfíbios, e 701 espécies de répteis. A maior diversidade desse grupo de animais ocorre em florestas tropicais úmidas, porém o frequente processo de fragmentação que estas florestas vêm sofrendo pode causar efeitos como a redução e até a extinção de populações. O presente estudo foi realizado na Reserva Particular da Usina PortoRico e seu entorno, município de Campo Alegre, estado de Alagoas. O trabalho teve como principal objetivo conhecer a composição de espécies da herpetofauna na Reserva e comparar área de borda e área de interior de mata em relação à composição de espécies. Para as análises estatísticas só foram utilizados dados obtidos com o uso das armadilhas de interceptação e queda. Durante o período de junho de 2006 a agosto de 2007 foram registradas 29 espécies de anuros, 17 espécies de lagartos e 19 espécies de serpentes, capturados pelos métodos de busca ativa e de armadilhas de interceptação e queda e através de encontros acidentais. A composição herpetofaunística foi bastante similar quando comparados interior e borda de mata (coeficiente de Jaccard = 0,75862). Uma espécie típica de áreas abertas, Physalaemus cuvieri, foi a mais abundante tanto no interior da mata quanto na borda. Uma espécie considerada rara, Macrogenioglottus alipioi, foi encontrada na área de estudo enfatizando a importância da conservação desse remanescente florestal.
Since 2003, researchers, faculty, graduate and undergraduate students from the State University of Maringá have been working alongside teachers from the state and local schools in the municipality of PortoRico (Paraná State), located on the banks of the Paraná River. Their objective is to outline actions and strategies with the purpose of building meth- odological paths to insert environmental education into the school curriculum. Based on the action-research meth- odology, the group has developed the following programs: a) the Continuing Education Program in Environmental Education; b) the Development of Interdisciplinary Projects; c) the Insertion of Information and Communication Technologies (ICTs); and d) the Production of Teaching Materials. The evaluations of the programs indicate that teachers have been able to gradually build a theoretical and methodological basis for environmental education while simultaneously growing into the role of teacher-researchers as they create the conditions to investigate their pedagogi- cal practices, reflect upon them, share experiences, innovate, and make the teaching-learning process more significant. Allied to the advances in educational practices and with the aid of ICTs, the activities developed in the classroom, in the field and in the lab – all of which involve natural and cultural aspects of the region – have contributed to teachers’ and students’ better understanding of the ecological, cultural, social and economic value of the floodplain, and conse- quently, of the importance of preservation and management in order to maintain local biodiversity.
Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v.48, n. 2, p.137-184, jul./dez., 2017 leis de salário mínimo dos Estados Unidos; os trabalhadores domésticos, pelo menos aqueles que tinham autorizações de trabalho e eram documentados, tinham direito a salário mínimo por hora, em dólares norte- americanos, e pagavam segurança social e impostos. Enquanto, no Brasil, muitas famílias de classe média podiam, em geral, arcar com os custos da contratação de trabalhadores domésticos de tempo integral e babás que moravam na casa dos empregadores; em PortoRico, somente as famílias mais ricas podiam fazer o mesmo. Das famílias que entrevistei, apenas cerca de um terço contratava pelo menos uma funcionária de tempo integral (o equivalente a "mensalistas" brasileiros) e apenas três dessas famílias contratavam trabalhadoras que moravam na casa dos empregadores. Em PortoRico, era mais comum ter uma faxineira duas vezes por semana ("señora que limpia"), quando as crianças eram maiores, e uma trabalhadora que realizava tarefas de limpezas diárias e prestava serviço de babysitting , quando as crianças eram menores. A maioria das famílias de El Condado combinava um desses arranjos com a ajuda dos avós. Em Ipanema, o trabalho doméstico era um trabalho de gênero associado com a mais pobre (e mais escura) região do nordeste do Brasil; em El Condado, o trabalho doméstico era parte de uma cadeia transnacional de trabalhadores cuidadores imigrantes que conectava PortoRico à República Dominicana, ou mesmo emigrantes dos Estados Unidos de procedência Dominicana (Duany 2005).
O Grupo de Estudos Socioambientais da Universidade Estadual de Maringá (GESA/UEM) participa, juntamente com o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA) e o Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA), do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Dura- ção, desde 1992. Seus pesquisadores vêm investi- gando aspectos ligados aos processos sócio-econômi- cos, histórico-culturais e de saúde-doença da população de PortoRico e região, de- correntes das alterações am- bientais ocorridas na planície de inundação do rio Para- ná (7) (Figura 1).
PortoRico possui uma dimensão política e de status muito particular no cenário mundial, tendo em vista que a ilha é um Estado não incorporado dos Estados Unidos. Sua população possui cidadania norte-americana desde 1917, e a questão da identidade cultural é recorrentemente tratada e discutida ao se dialogar sobre o país, bem como, inferências sobre mesclas culturais – e uma americanização – se revelam em alguns debates teóricos. O presente trabalho pretende analisar como a identidade cultural porto-riquenha vem sido construída a partir das percepções e vivências de moradores de uma comunidade, enfatizando o nacionalismo e orgulho como forma de reconhecimento da identidade cultural de PortoRico. Sobre a metodologia, essa consiste em uma pesquisa qualitativa na qual realizou-se um trabalho etnográfico no primeiro semestre do ano de 2015. O local pesquisado foi a comunidade de Tras Talleres localizada no bairro Santurce na capital San Juan. Foi utilizado como técnicas metodológicas no trabalho de campo a observação participante, entrevistas abertas, bem como registros fotográficos. Foram realizadas 10 entrevistas com moradores do bairro, e através da antropologia visual, foi utilizado imagens – fotografias – como outra forma de narrativa agregada à descrição textual.
Relatos terríveis de contrabando e tráfico de pessoas da República Dominicana em direção a PortoRico atraiu a atenção da mídia nos últimos 20 anos. Baseado em entrevistas com agentes governamentais e não governamentais, este artigo examina a invisibilidade das necessidades e problemas de dominicanos em PortoRico. Eu argumento que em conjunção com sua omnipresença em espaços de trabalho íntimos, frequentemente sexualizados (bares, cafés, espaços domésticos e de cuidado), as mulheres dominicanas são sujeitos invisíveis que não são consideradas como vulneráveis e merecedoras de proteção social e apoio. A racialização das mulheres dominicanas num contexto xenofóbico, suas trajetórias de trabalho sexualizado e o marco para compreender o tráfico de pessoas em níveis nacionais e internacionais fazem delas uma população invisível e ilegível, que provavelmente não receberá qualquer atenção da ou assistência social, seja ela estatal ou da sociedade civil.
El periodismo del siglo XXI en Puerto Rico, con una prensa moderna consolidada, vive, al igual que el de muchos otros países, un momento de transición en el que los medios informativos tradicionales se han visto insertos en cambios que afectan su estabilidad económica y producción de contenidos. La proliferación de plataformas informativas en el mundo cibernético ha impactado el negocio de los medios tradicionales. Esto es así pese a que la penetración de la Internet en la Isla solo alcanza para junio de 2011 un 37.3 por ciento, aunque en los últimos años esta cifra ha escalado de forma vertiginosa (World Internet Stats, 2011) y muchos lectores de prensa tradicional han migrado a la Internet. 4 Asimismo, el uso de las redes sociales como vehículos informativos, la creación de espacios periodísticos alternos (algunos de ellos impulsados por periodistas), el envejecimiento de la población que lee los medios impresos, la falta de un modelo publicitario exitoso para las plataformas cibernéticas, entre otros, son algunos de los desafíos que enfrentan los medios tradicionales (MEYER, 2004; IGARZA, 2008; SALAVERRÍA y NEGREDO, 2008; VALDETTARO, 2009; JONES, 2009, FULLER, 2010 y FRANCO, 2010). El reto económico en la Isla se ha traducido en cierres de medios (The San Juan Star y la mesa de español de Associated Press) y en la reducción y eliminación de
Esta dissertação de mestrado discute a crise do modelo de desenvolvimento em PortoRico e, o surgimento de práticas comunitárias de base, analisadas desde o caso da organização de autogestão comunitária Casa Pueblo no município de Adjuntas. Propomos que por um lado, as experiências organizativas vivenciadas diariamente na comunidade, representam alternativas concretas às várias problemáticas geradas por projetos desenvolvimentistas não-locais e por outro; representam novas formas de intervenção política e cidadã. De forma resumida, descrevemos os principais conflitos causados a partir do projeto para a exploração mineira na região central do país. A ameaça cessou após quinze anos, quando a exploração mineira a céu aberto foi proibida pela lei, e quando parte das terras foram declaradas a primeira reserva florestal manejada por uma comunidade El Bosque del Pueblo. Depois, examinamos a evolução das estratégias de “protesto” a uma metodologia de “propostas e práticas”, onde são incorporados conceitos mais holísticos de sustentabilidade social e ambiental. Finalmente, discutimos o recente conflito da “Via Verde”, uma proposta governamental para a construção de um gasoduto que foi derrotada por meio de um processo comunitário participativo. Estas questões foram abordadas num processo investigativo que utilizou recursos de pesquisa documental e métodos etnográficos, com um trabalho de campo de seis messes. Esperamos que o trabalho contribua positivamente a questionar o significado do “desenvolvimento”, abrindo possibilidades de criar um diálogo mais informado e inclusivo sobre os assuntos de planificação, governança e autogestão comunitária.
Mutum Island is the largest (1,050 ha) island near PortoRico and is largely covered by seasonally semideciduous allu- vial forest (C AMPOS & S OUZA 1997). The island is a mosaic of forest with occasionally flooded areas and hillocks. The study area included riparian forest along the shore of the river and inland up to 160 m. The island also includes areas in various stages of regeneration, marshes and lagoons. The island was used for agriculture and grazing and so still shows their effects. Along the Paraná left shore of the river, part of the Praia Grande Ranch, is nearly extinct seasonally semideciduous submontane forest (C AMPOS & S OUZA 1997). This portion where
The dynamics of alluvial deposits in floodplains forms islands and sandbanks. Deposits frequently accumulate at the river margins and on islands with consequent side growths. One of these sandbanks which started to form in 1952 annexed an area of 12.4ha to the PortoRico island (53 0 15’W and 22 0 45’S). At present a forest fragment of approximately 2.0 ha exists in this place. The structural analysis of arboreous vegetation of this fragment showed a floristic gradient related to t he physical and chemical variations of the substratum. High density of pioneer species associated to the absence of recruitment of new individuals of these and other successional categories indicated that the forest was impaired in its succession process. This fact could be associated with constant disturbances caused by cattle in the area.
Due to the physical smallness of the area, necessarily needing cartographic bases at large scales, aerial photographs have been a valuable instrument in the reconstruction of the history and true situation of the area’s deforestation. Due to the available multi-temporal series and their high resolution level, aerial photographs are especially indicated for identification, quantification, spatial location and establishment of plans and directives for area reforestion and forest recovery in small and large enterprises. This study has been useful in analysing the historical evolution of the island’s ocuppation: although it really began in 1952, deforestation on PortoRico island quickly reached the levels of the state and followed closely the Paraná level of forest destruction. The occupation process and deforestation of PortoRico island seem to be related not only to the colonization process but also to the social changes occurring in the area, mainly the substitution of cultures that use a great amount of labour (for instance, coffee plantations) by activities that need area expansion for production with few employees (for instance, cattle raising). Consequently, land concentration and utilization excesses in the occupation of the agricultral frontier are brought about.
The historical process of deforestation was analyzed to evaluate the regeneration potential of forests from soil seed bank of PortoRico island (53° 15’W and 22° 45’S) in the upper Paraná river floodplain. Remnant forest fragments were identified and measured and the structure of arboreous vegetation and the composition of the seed bank of the forests and grassland of the island were evaluated. Results showed a fast process of deforestation with critical levels of forest: the remaining twice fragments represented only 5.98% of the total surface of the island. Disturbance by cattle raised on the island continuously degraded the fragments (backward succession), while expansion of areas with pasture favored severe impoverishment of the seed banks flora. The latter factor, soil compaction, and characteristics of seeds of existing arboreous species in the bank suggested that the immediate reestablishment of vegetation was more conditioned to introduction processes of seeds (by rain and “flood seed”) than by stock of seeds in the bank.
For a dietary study, specimens of Astyanax bimaculatus, Astyanax schubarti, and Moenkhausia intermedia were caught monthly with seines-nets in six lakes (Pau Veio, PortoRico, Três Amigos, Mutum, Pontal, and Canal do Meio), on the floodplain of the Upper Paraná River, from March 1992 through February 1993. We analyzed stomach contents of 599 A. bimaculatus, 293 A. schubarti, and 394 M. intermedia, by the Occurrence and Points methods, combined in the Alimentary Index (AI). This analysis revealed that these species have broad dietary spectra. A. bimaculatus was an omnivore, with a tendency toward herbivory-insectivory. In most of the lakes it consumed terrestrial insects, followed by higher plants and microcrustaceans. A. schubarti was an omnivore, consuming the same type of items in the different lakes, in different proportions depending on the locality. M. intermedia was a planktophage, feeding mainly on cladocerans (more than 50%) in all the lakes except for Pontal, where higher plants were predominant (45.1%). Although A. bimaculatus and A. schubarti consumed similar items in the different localities, detrended correspondence analysis (DCA) showed distinct segregation among the three species in all lakes studied.
Uma resposta oficial dos Estados Unidos só veio no mês seguinte, a 3 de junho, quando o embaixador John Hay pediu orientações a respeito da posição do presidente no tocante a um acordo de paz. McKinley respondeu, seguindo os pontos que estavam no memorando de Moore, que a Espanha deveria sair de Cuba e entregar a posse da ilha para os Estados Unidos, que iriam mantê-la até que um governo estável fosse estabelecido; que a Espanha não precisaria pagar uma indenização financeira, mas cederia PortoRico; e que a Espanha continuaria com as Filipinas, mas deveria conceder lá um porto e as ilhas Marianas para que os Estados Unidos estabelecessem uma estação de carvão. O presidente ainda fez questão de enfatizar que esses termos eram “transitórios” e que “mais sacrifício e perda de vidas [e] a continuação da guerra poderiam mudar isso materialmente” 58 . O embaixador britânico Pancefote enviou os termos para o Primeiro-Ministro Salisbury, sugerindo um contato secreto com a Espanha. Hay também comunicou os termos a Salisbury ― que propôs informar a Áustria ― e pediu a Washington mais instruções. McKinley respondeu que uma oferta de paz ainda era “prematura”, temendo que um maior envolvimento europeu
territórios da fraca Espanha passassem para a posse de uma potência mais forte como a Grã-Bretanha, nem que para isso os Estados Unidos tivessem que recorrer à força. Essa política que nada mais era do que reflexo de um princípio que estava a guiar a ação dos estadistas norte-americanos, o de não-transferência, e que recebeu sua expressão formal na Resolução de Não-Transferência de 1811, dirigida à Flórida foi aplicada para Cuba e PortoRico em 1823. Isso mostra que essas ilhas já eram consideradas importantes para a segurança nacional do país muito antes que se pensasse em construir um canal interoceânico. Na época do enunciado da Doutrina Monroe, veremos também que Cuba e PortoRico faziam parte das preocupações de homens como James Madison, John Quincy Adams e o presidente James Monroe. É disso que se trata o primeiro capítulo, da gênese da Resolução de Não-Transferência e da Doutrina Monroe, não só porque eles são os instrumentos sobre os quais repousa a doutrina de segurança dos Estados Unidos, mas também porque estão intimamente associados com as políticas do país para o Caribe no período estudado.
The circle size was proportional to the number of individuals found in each haplotype (Figure 2). The haplotype network has shown ancestrality among Ny. neivai populations, and probably the haplotype H5 has a close genetic relationship with other haplotypes because of its 7 derived groups, including exclusive haplotypes from Doutor Camargo (H1, H2, H14, H15), Lobato (H19, H20, H21, H23) and PortoRico (H24, H25, H26). H7 has originated exclusively haplotypes from Japira (H16, H18), Doutor Camargo (H11) and Lobato (H22).
cam na paisagem, como os morros do Diabo e da Fazenda Santa Ida - no Pontal do Paranapane- ma, em São Paulo - e os morros dos Três Irmãos e da Fazenda Porto Rico, no Paraná (Figura 1). O[r]
Distribuição: Porto Rico, Panamá, Brasil, Costa Rica, México Local de infecção: estômago e intestino delgado.. Glyphicephalus latus Fischthal e Acholonu 1976.[r]