Prestação de serviços ambientais

Top PDF Prestação de serviços ambientais:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS EM TERRAS INDÍGENAS NO AMAZONAS

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROJETOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS EM TERRAS INDÍGENAS NO AMAZONAS

Com base no princípio do protetor-recebedor, esse prestador poderá ser recompensado pelo serviço ambiental em si, não pelos serviços ecossistêmicos dele decorrentes. Essa recompensa pode se dar através de diferentes instrumentos econômicos, como incentivos ou pagamentos, em sistemas de compensação de serviços ambientais, sendo os beneficiários incentivadores/pagadores definidor por lei ou contrato. Tais sistemas, no entanto, não se confundem com os conhecidos esquemas de pagamento por serviços ambientais – PSA, pois aqueles são o gênero do qual o PSA é apenas uma subespécie, que só se configura quando há adicionalidade e voluntariedade na prestação do serviço ambiental. Dessa forma, vários sistemas de compensação existentes que são denominados de pagamento por serviços ambientais, na verdade, correspondem a outras modalidades de compensação, que não é pagamento, ou compensam/retribuem atividades que não podem ser tidas como serviços ambientais. É o que acontece, especificamente, com os três casos da Amazônia brasileira analisados: o programa Bolsa Verde do governo federal, o Bolsa Floresta do Estado do Amazonas e o PSA da pesca esportiva de Barcelos-AM. Essa impropriedade conceitual gera importantes consequências práticas, como a possibilidade de acesso a recursos de fundos voltados à proteção ambiental por programas que, em geral, são meras políticas de transferência de renda. Dessa forma, verifica-se que a grande problemática não é legal, mas sim de conceito, pois a legislação posta já é capaz de regulamentar o tema.
Mostrar mais

23 Ler mais

A DISSEMINAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS BASEADAS NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS

A DISSEMINAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS BASEADAS NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS

O balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de medição de desempenho, desenvolvida por Norton e Kaplan (1997). Segundo Wu e Chen (2012), Zangoueinezhad e Moshabaki, (2011) e Galas e Forte (2005), o BSC é um método inovador de avaliação de desempenho empresarial, mas a disseminação de seus conceitos e indicadores para todos os níveis hierárquicos da organização, segundo Kaplan e Norton (1999), é um dos fatores críticos na sua implantação. Dentro desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar como ocorre a disseminação das estratégias corporativas baseadas no BSC por meio de um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços ambientais. Como resultado, destaca-se que a empresa estudada dissemina as estratégias corporativas por meio de um método organizacional inovador, o Prêmio de Excelência em Gestão, levando em conta as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental).
Mostrar mais

14 Ler mais

ANÁLISE DA CONVERSÃO DE MULTAS AMBIENTAIS EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

ANÁLISE DA CONVERSÃO DE MULTAS AMBIENTAIS EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM PROL DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

AMBIENTAL, ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. IBAMA. CRIAÇÃO DE PÁSSAROS EM CATIVEIRO. CADASTRAMENTO. INFRAÇÃO AMBIENTAL. LEI N. 9.605/98. MULTA. VALIDADE. CONVERSÃO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. POSSIBILIDADE. SENTENÇA REFORMADA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. REMESSA OFICIAL NÃO CONHECIDA. 1. Discute-se a legalidade da aplicação de multa administrativa pelo IBAMA em virtude de se ter flagrado o autor na posse de espécimes da fauna silvestre nacional em cativeiro sem a devida autorização (oito pássaros e um mico). Tendo se buscado, alternativamente, anulação e a substituição da pena pecuniária pela prestação de serviços ambientais, a sentença acatou o primeiro. (...) 4. É possível a conversão da multa aplicada por violação a disposição da Lei n. 9.605/98 em prestação de serviço, consoante se afere do § 4º do art. 71 da Lei n. 9.605/98, do Decreto n. 3.179/99 (art. 2º, § 4º) do Decreto n. 6.510/08 (Seção VII - Do Procedimento de Conversão de Multa Simples em Serviços de Preservação, Melhoria e Recuperação da Qualidade do Meio Ambiente). 5. A possibilidade de conversão da multa em prestação de serviços ambientais (seria um poder- dever?) não exime o administrador do dever de fundamentar sua negativa. Se deixar de fazê-lo, é possível ao Judiciário, no exercício de suas funções típicas, sanar a ilegalidade, analisando o cabimento ou não da conversão e a deferindo se presentes seus pressupostos. 6. Se hipossuficiente o autuado, não reincidente na infração ambiental, diminuto o número de espécimes apreendidos, inexistente prova de que tenham sido capturados na natureza, sofressem maus tratos, fossem destinados ao comércio ou à prática de contravenção penal, é possível a conversão da multa em prestação de serviço, o que, só por si, não retira o caráter educativo da medida infracional, ao contrário, reforça-o. (...) Pedido julgado procedente para determinar a conversão da multa administrativa aplicada em prestação de serviços ambientais.
Mostrar mais

23 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

§ 3º- Não se incluem neste contrato, mas poderão ser oferecidos conforme disposto em normas institucionais e cobrados de acordo com tabela fixada pela Secretaria e Superintendência Financeira, os seguintes serviços individuais opcionais ou referentes a grupos específicos, dentre outros de mesma espécie que possam ser criados pela Instituição ao longo da vigência deste contrato: tratamento especial; prova suplementar; exame especial; segunda chamada; abreviação de estudos; dependência; pedido de aproveitamento de estudos; 2ª via de documentos; declarações diversas; curso de verão; reciclagem; os serviços de uso facultativo; bem como materiais didáticos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), obrigatório ou facultativo; transferência interna.
Mostrar mais

5 Ler mais

CONTRATO ELETRÔNICO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO ELETRÔNICO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Ao cadastrar-se e utilizar software Voto Legal, desenvolvido por EOKOE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA – ME, sociedade limitada regularmente constituída segundo as leis brasileiras, com sede em São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 53 – Cj. 21 – Paraíso – CEP: 04004-030, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 21.589.870/0001-18, doravante denominada simplesmente “ ​Contratada​”, e aceitar o presente Contrato Eletrônico de Prestação de Serviços (“Contrato”), o ​Contratante declara automaticamente e incondicionalmente estar de acordo com este Contrato, submetendo-se a todas as suas regras e condições.
Mostrar mais

6 Ler mais

CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARRECADAÇÃO

CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARRECADAÇÃO

CLÁUSULA PRIMEIRA: A ENTIDADE CONTRATANTE autoriza o BANCO a receber valores oriundos de contas, tributos e demais receitas devidas por qualquer modalidade pela qu[r]

9 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CENTRO REGIONAL DE CULTURA, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.860.164/0001-91, com sede na Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves nº 45, bairro Avenida, CEP 37504-066, Itajubá – M.G -, entidade mantenedora da FACESM – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas onde serão prestados os serviços educacionais ora contratados, doravante denominado simplesmente CONTRATADO e, de outro lado o(a) CONTRATANTE identificado(a) no quadro abaixo, firmam, para o ano letivo de 2015, o presente Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, mediante as cláusulas e condições a seguir:
Mostrar mais

5 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS Contrato que entre si fazem, na melhor forma de direito, de um lado( nome da operadora), com sede na rua ..........................., n o ...............,bairro................................, em(nome da cidade), (Estado), inscrita no CNPJ n o ..............................................e registrada na ANS n o ..........................................., representada neste ato por seus executivos legalmente constituídos, doravante denominada simplesmente CONTRATANTE de outro lado o Dr(a)..............................................................,CPFn o ......................., inscrito no (CRM) sob n o ......................,com consultório (ou clínica) na rua.......................,n o ...............bairro,(cidade), (Estado), doravante denominado simplesmente CONTRATADO, os quais livremente e de comum acordo firmam o presente contrato de prestação de serviços médicos que reger-se-á pelas seguintes cláusulas e condições, atendendo ao que dispõe as Leis 9.656/98 e 13.003/14, bem como a Resolução C.F.M. 1.931/09(Código de Ética Médica)
Mostrar mais

9 Ler mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

§ 6º A CONTRATADA deverá se abster de prestar serviços ou mesmo colaborar de qualquer forma, durante a vigência deste contrato, com empresas, instituições, conceitos, ideias, marcas, imagens, produtos ou serviços de outras empresas que concorram diretamente com os segmentos dos produtos produzidos e comercializados pela CONTRATANTE.

6 Ler mais

CONTRATO VIRTUAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO VIRTUAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

9.1 Fica expressamente estipulado que não se estabelece, por força deste contrato, qualquer vínculo empregatício de responsabilidade da CONTRATATADA, com relação ao pessoal que a CONTRATANTE empregar, direta ou indiretamente, para a execução dos serviços, correndo por conta exclusiva e integral da CONTRATANTE, única responsável como empregadora, todas as despesas com esse pessoal, inclusive os encargos decorrentes da legislação vigente, seja trabalhista, previdenciária, fiscal, securitária ou qualquer outra

5 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CLÁUSULA   NONA:   Os valores da contraprestação pactuados na Cláusula Sétima satisfazem única e exclusivamente a prestação  de  serviços  decorrentes  da  carga  horária  constante  na  proposta  curricular  do  curso,  sendo  que  os  custos  dos  serviços  extraordinários prestados ao 1 o  CONTRATANTE, tais como: fornecimento de livros didáticos, apostilas, declarações, certidões,  adaptações,  cursos  de  férias,  cursos  paralelos,  cursos  de  extensão,  dependências,  emissão  de  2ª  via  de  caderneta  ou  identidade escolar, requisição para prova substitutiva, certificados, transferência, emolumentos (como fotocópias de provas),  multas por atraso em biblioteca, contratação com a academia e outros serviços requisitados pelos CONTRATANTES, ficarão a  cargo  exclusivo  destes.  Também  não  estão  incluídos  no  valor  da  anuidade  os  materiais  de  uso  individual  (como  luvas,  máscaras, jalecos, notebooks, tablets, etc.) dos CONTRATANTES, necessários ao desenvolvimento das tarefas e atividades do  curso, seja de natureza teórica ou prática. 
Mostrar mais

10 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS

Pelo presente instrumento particular, de um lado, a FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA, com sede na Rua Pedro Quirino da Silva, nº 1.154, Bairro Umuarama, na cidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, e com filial na Av. 107, nº 653, Bairro Campos Elíseos, na cidade de Capinópolis, Estado de Minas Gerais, CEP. 38360-000, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 25.763.673/0009-81, neste ato representada pelo Gerente Geral RENATO GONÇALVES DARIN, brasileiro, casado, Administrador, residente e domiciliado nesta mesma cidade e estado, na Rua das Petúnias, nº 131, Bairro Cidade Jardim, CEP. 38412-112, portador da Carteira de Identidade nº 19.769.411 SSP/SP, e do CPF nº 102.119.748-38, doravante denominada simplesmente CONTRATANTE, e de outro lado, a empresa ___________________., com sede na _____________, na cidade de ________, Estado de _________, CEP. _________, inscrita no CNPJ/MF sob o nº _______________________, neste ato representada por______________________, portador da Cédula de Identidade RG nº __________, CRM-MG ________ e do CPF nº ___________, residente e domiciliado na _________________, e pelos anuentes abaixo assinados, todos eles sócios da empresa doravante denominada CONTRATADA, resolvem, de comum acordo entre as partes, celebrar o presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS, mediante as condições estabelecidas nas Cláusulas seguintes:
Mostrar mais

8 Ler mais

A hostilidade na prestação de serviços nas maternidades

A hostilidade na prestação de serviços nas maternidades

Para Taraboulsi (2009), o novo conceito denominado humanização vem sendo utilizado pela Hotelaria Hospitalar, concebendo o paciente como um cliente de saúde que busca cuidados especiais, já que a exigência do consumidor alterou os objetivos e métodos dos hospitais de maneira que fossem reavaliados. A partir de então o hospital poderia estabelecer normas com o intuito de humanizá-los. As instituições de saúde estão buscando implementar esse conceito nos serviços prestados, visando uma humanização no atendimento, não apenas no quadro humano e arquitetura física, mas em todos os fatores que agregam valor aos serviços. A Hotelaria Hospitalar tornou-se essencial em qualquer empreendimento que busca a satisfação dos clientes e consequentemente a redução dos custos e a maximização dos lucros.
Mostrar mais

34 Ler mais

Atendimento ao público na prestação de serviços

Atendimento ao público na prestação de serviços

Por uma série de motivos, os órgãos públicos apenas recentemente estão descobrindo a importância de presta- rem bons serviços ao público, e que o bom atendimento é parte integrante desse esforço. Algumas experiências no- táveis já são registradas no Brasil, em campos tão diferentes como a Justiça Trabalhista, os Correios e a Caixa Econô- mica Federal. No âmbito dos Estados, iniciativas como o Poupatempo, o SAC da Bahia, a Rua do Cidadão de Curitiba, o PAC do Amazonas, o Rio Simples do Rio de Janeiro, o Vapt Vupt de Goiás e o Psiu de Minas Gerais representam profundas mudanças no atendimento ao público pelos órgãos de governo. Hoje, essas iniciativas passam a ser referência nacional para o aperfeiçoa- mento e a modernização da relação en- tre o Estado e os seus cidadãos. Mesmo assim, ainda há muito a ser feito, pois a máquina prestadora de serviços das três esferas de governo é muito grande, mui- to dispersa e fragmentada e, em grande parte dela, a importância do assunto ainda não é reconhecida.
Mostrar mais

44 Ler mais

A importância do contrato de prestação de serviços contábeis

A importância do contrato de prestação de serviços contábeis

A importância de um contrato de prestação de serviços contábeis não se dá apenas pela obrigatoriedade, mas pelo respaldo proporcionado pelo Código de Ética Profissional do Contabilista. Isso ocorre devido à responsabilidade firmada e assumida entre as partes contratantes, é como uma cartilha de direitos e deveres que deverá ser obedecida para desempenhar de forma eficaz a função atribuída.

7 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços de Preparação para o Vestibular (“Contrato”), as Partes devidamente identificadas também na Ficha de Matrícula, da qual o presente Contrato é parte integrante na forma de Anexo I, resolvem celebrar o presente Contrato, conforme cláusulas e condições a seguir expostas.

5 Ler mais

Pagamento por serviços ambientais

Pagamento por serviços ambientais

Quando. falamos. em. serviços. ambientais,. temos. que. pensar. como.no.caso.do.transporte..Não.se.vai.definir.o.valor.dos.servi- ços.ambientais,.mas.de.cada.tronco..É.como.no.transporte..Você. tem.transporte.de.bicicleta.e.transporte.de.aeronave;.são.coisas. diferentes.. Você. não. tem. serviços. ambientais.. Desmatamento. evitado.é.um.serviço.ambiental.nesse.ramo..Estoque.de.carbono. deve.ter.seu.valor.como.serviço.ambiental,.assim.como.as.trocas. gasosas.das.florestas..Vamos.medir.isso.direito..Deve.sair.alguma. coisa.com.relação.a.isso..O.manejo.florestal.de.produtos.não.ma- deireiros.que.dinamizam.a.preservação.da.floresta.deve.ter.algum. serviço..Então.são.várias.coisas.diferentes..Hoje.estamos.focados. no.desmatamento.evitado,.que.vemos.como.a.principal.oportuni- dade.de.estruturar.algo.que.o.mercado.possa.entender.e.comprar. O. Bolsa-Floresta. tem. 4. componentes.. Um. é. o. Bolsa-Floresta. Familiar,.um.pagamento.direto,.na.ordem.de.50.reais.por.mês.. Parece. ridiculamente. pouco,. mas. é. impressionante. como. tem. efeito.dentro.da.unidade.de.conservação..Tem.um.efeito.enorme,. porque.a.maioria.dos.moradores.da.unidade.de.conservação.não. manuseia.dinheiro..A.maioria.tem.renda.indireta,.através.de.uma. caça.e.de.outros.insumos.econômicos..Além.disso,.o.efeito.dos.50. reais.mobiliza.de.tal.maneira.aquela.comunidade.que.podemos. realmente.estruturar.uma.ação.em.parceria.com.ela..Então.os.50. reais.têm.efeito.muito.importante.de.viabilização.do.programa.
Mostrar mais

201 Ler mais

Otimização da afetação de recursos para prestação de serviços

Otimização da afetação de recursos para prestação de serviços

Relativamente aos outputs do planeamento dos serviços a realizar no exterior do ACES, estes são apresentados numa folha de Excel (Anexo 7), onde é dada a afetação ótima das tarefas a realizar, às viaturas, de acordo com os resultados obtidos no modelo (secção 3.5). Para isto, o funcionário deve preencher, na interface da aplicação, alguns campos de preenchimento obrigatório (inputs) do dia e das horas previstas de entrada e saída para o cumprimento das tarefas. Para definir os inputs é necessário acionar o botão “Menu” de maneira a ter acesso ao Menu Principal da aplicação (Anexo 8). Depois de definidos os inputs, basta selecionar o botão “Resolver” para se obter um planeamento diário. Ao selecionar este botão, o programa chama uma abordagem hibrida (secção 3.6.1) que integra o modelo matemático de afetação com um algoritmo. Esta abordagem hibrida vai permitir trabalhar os dados, simplificando o problema a resolver, otimizando assim todo o processo de resolução, de maneira de diminuir os tempos computacionais necessários à execução e resolução do modelo matemático.
Mostrar mais

76 Ler mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTRUTORIA

I- nota fiscal preenchida com as seguintes informações: natureza e especificação do serviço prestado, período de realização dos serviços; número do contrato; local (Município) da prestação dos serviços, valor total, com a dedução dos impostos; banco, número da agência e da conta corrente Contratada;

5 Ler mais

O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM CASAMENTOS

O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM CASAMENTOS

APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL. CONSUMIDOR. FESTA DE CASAMENTO. SERVIÇOS DE "BUFFET". DEFEITO DOS SERVIÇOS. INOCORRÊNCIA. ATO DE TERCEIRO. IMPROCEDÊNCIA DA AÇÃO. - RESPONSABILIDADE OBJETIVA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO - Há responsabilidade objetiva da empresa bastando que exista, para caracterizá-la, a relação de causalidade entre o dano experimentado pela vítima e o ato do agente, surgindo o dever de indenizar, independentemente de culpa ou dolo. O fornecedor de produtos e serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados por defeitos relativos aos produtos e prestação de serviços que disponibiliza no mercado de consumo. - CASO CONCRETO - COMPROVAÇÃO DA INEXISTÊNCIA DO DEFEITO. FATO DE TERCEIRO. ART. 14, CAPUT E §3º, DO CDC. Caso em que ficou comprovado que os serviços foram prestados, nos termos contratados, e que a falha alegada inexistiu. Situação constrangedora ocorrida no início da festa de casamento que teve origem em fato de terceiro que, unilateralmente, agrediu os prestadores de serviço contratados pelos noivos. Incidência do § 3º do art. 14 do CDC. Ação improcedente. APELO DESPROVIDO. 207
Mostrar mais

87 Ler mais

Show all 10000 documents...