primeira intervenção

Top PDF primeira intervenção:

Crescimento de plantas de clones de Eucalyptus grandis [Hill ex Maiden] submetidas a diferentes tratamentos de desrama artificial, na região do cerrado.

Crescimento de plantas de clones de Eucalyptus grandis [Hill ex Maiden] submetidas a diferentes tratamentos de desrama artificial, na região do cerrado.

Nas plantas que tiveram a primeira intervenção de desrama aos 20 meses de idade (julho/2000) não foram observadas diferenças significativas no DAP das árvores, nas diferentes idades de medição até a idade de 40 meses, no nível de 5% de probabilidade, pelo teste de Tukey (Quadro 2). Apesar de não ter sido observada diferença estatística, houve ligeira tendência de maior crescimento em diâmetro no tratamento em que a primeira intervenção incluiu a remoção de todos os galhos até a altura de 2,0m e de alguns galhos grossos acima desse ponto, que constitui o tratamento de maior intensidade de desrama. Os resultados do presente trabalho contrastam parcialmente com os obtidos por Pires (2000), que observou, aos sete anos de idade, que a remoção de 12,5; 25; 50; e 75% de altura da copa viva, em E. grandis, reduziu significativamente o crescimento em diâmetro e altura das plantas desramadas, proporcionalmente à intensidade de desrama, especialmente com remoção superior a 25% da altura da copa viva. Vale salientar que essas diferenças de crescimento observadas por Pires (2000) tornaram-se mais evidentes cerca de dois anos após a aplicação da desrama. É provável que em idades mais avançadas ainda possam surgir diferenças significativas no crescimento em diâmetro entre os tratamentos utilizados no presente estudo. De acordo com Smith (1962) e Pires (2000), o crescimento em altura e DAP pode reduzir-se em razão da remoção intensa de galhos vivos da copa da árvore e, conseqüentemente, da área foliar.
Mostrar mais

11 Ler mais

Reabilitação Vestibular em portadores de Vertigem Posicional Paroxística Benigna.

Reabilitação Vestibular em portadores de Vertigem Posicional Paroxística Benigna.

Quando avaliada pelo DHI-brasileiro, a VPPB quando avaliada pelo DHI-brasileiro, traz prejuízos aos portadores em alguns aspectos, e a reabi- litação vestibular com a aplicação do protocolo proposto, promoveu melhora na qualidade de vida, com maior redução dos sintomas sete dias após a primeira intervenção. Após seis meses houve certa redução do quadro de melhora, porém este ainda se manteve em melhores condições quando comparado à primeira coleta.

11 Ler mais

Método para determinar o diâmetro máximo de corte em florestas tropicais utilizando-se o gráfico "Uplot-Dap".

Método para determinar o diâmetro máximo de corte em florestas tropicais utilizando-se o gráfico "Uplot-Dap".

Através do método foi possível fixar o DAP=95 cm como um indicador do diâmetro máximo de explorabilidade a ser adotado na primeira intervenção como valor de referência nas operações de[r]

12 Ler mais

Carcinoma diferenciado da tireóide: a validade da complementação da tireoidectomia.

Carcinoma diferenciado da tireóide: a validade da complementação da tireoidectomia.

Na primeira intervenção foram realizadas 15 lobecto- mias com istmectomia por apresentarem nódulo sólido ao exame de ultra-sonografia cervical pré-operatório. Em qua- tro pacientes houve tireoidectomia subtotal por apresenta- rem bócios multinodulares em ambos os lobos tireoidianos e o paciente restante foi submetido somente à istmectomia, por apresentar nódulo único no istmo (Tabela 1).

4 Ler mais

Desrama artificial em clones de Eucalyptus grandis x E. urophylla com diferentes arquiteturas de copa

Desrama artificial em clones de Eucalyptus grandis x E. urophylla com diferentes arquiteturas de copa

Pode-se observar no Quadro 13 que, antes da aplicação da desrama, aos 14 meses de idade, o povoamento apresentava altura homogênea, o que é característico dos plantios clonais. Apesar dessa homogeneidade não ter sido alterada 19 meses após a aplicação da primeira intervenção da desrama artificial é possível, de acordo com as constatações de PIRES (2000), que em idades futuras possam ocorrer diferenças significativas entre os tratamentos de desrama. Porém, vale ressaltar que no presente estudo, bem como no de PULROLNIK (2002), foram utilizados clones de híbridos de Eucalyptus grandis que, possivelmente, têm capacidade de apresentar uma rápida recuperação de crescimento da copa após a intervenção de desrama, sendo esta recuperação mais elevada do que em plantas provenientes de sementes. PULROLNIK (2002) observou que cinco meses após a aplicação de desrama, aos 20 meses de idade, as plantas já haviam recuperado sua copa, com base nos estudos de projeção de copa.
Mostrar mais

131 Ler mais

A intervenção do pivô no jogo de andebol - estudo de caso centrado no ataque em sistema e em igualdade numérica.

A intervenção do pivô no jogo de andebol - estudo de caso centrado no ataque em sistema e em igualdade numérica.

Quando se analisa as situações em que o pivô utiliza os meios táticos de colaboração na primeira intervenção (Quadro 36), encontra-se o ecrán (60%) e o bloqueio (27.1%) como os mais significativos. Confirmam-se assim os resultados de Andrés (1997), que observou maioritariamente a realização de ecráns por parte do pivô em benefício do central ou laterais. Tavares (2000), por seu lado, encontrou valores totalmente opostos para estes dois meios táticos, sendo que o bloqueio foi utilizado 56.6% enquanto que o ecrán 19.8%. É muito interessante este dado, pois, apesar de confirmar estes dois meios como os mais utilizados pelo pivô, evidencia uma enorme diferença entre o nosso estudo de caso e os pivôs analisados pelo autor (Op. Cit.). Este dado pode dever-se ao facto de os pivôs em estudo pelo referido autor não terem uma equipa tão concretizadora na primeira linha; ou ainda estar relacionado com os sistemas defensivos utilizados pelos adversários dos pivôs estudados. Antón Garcia (1998) e Sobrino (2011) também referenciaram estes dois meios táticos como sendo dos mais importantes para o jogo do pivô.
Mostrar mais

107 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES

Esta pesquisa de Mestrado consiste em verificar as diferentes estratégias de intervenções cênicas no espaço hospitalar, dos grupos: Doutores da Alegria (SP), O Hospital como Universo Cênico (RJ) e Enfermaria do Riso (RJ). Meu objetivo é identificar e analisar, a partir da experiência dos grupos citados, as concepções de arte e saúde que sustentam os grupos em suas intervenções cênicas no espaço hospitalar. Entre os autores que dialoguei, destaco: Barba (2010), Masetti (2011), Foucault (2011), Deslandes (2006), Boal (1996), Boff (1999), entre outros. O modelo metodológico escolhido para este estudo foi de caráter qualitativo, mais especificamente com a abordagem no estudo de caso, dialogando com Yin (2005). Na etapa de coleta de dados, utilizei a análise dos documentos e entrevista semi- estruturada com atores e coordenadores dos grupos. A análise do material de pesquisa foi baseada em três categorias de analise, a saber: a primeira - intervenção cênica e o espaço, pela qual verifiquei que o encontro entre arte e saúde pode provocar um olhar ressignificativo para estes aspectos quando as intervenções cênicas podem aparecer com as mais variadas possibilidades de criações de formas teatrais, engrandecendo o trabalho do artista para a percepção de como a arte pode dialogar dentro do hospital. A segunda - a criação para a intervenção, que diante das análises realizadas, revelou uma riqueza de elaboração, formação, organização, gerando a qualidade do trabalho, em um diálogo com o universo do hospital dentro de possibilidades criativas e materiais, podendo trazer potência para a ação artística no que se refere à arte da cena. E a terceira - ator/palhaço/paciente, quando verifiquei que as intervenções materializadas nos encontros no espaço hospitalar, pode traçar uma direção para um novo reencontro com a saúde, pois o teatro, ao chegar a um hospital, pode estar envolvido em um caminho de cura, no sentido de cuidado: do espaço, das relações, do outro.
Mostrar mais

175 Ler mais

 Fichas do NHO

Fichas do NHO

2 (mau, precisa de intervenção profunda) 3 (médio/razoável, precisa de intervenção) 4 (bom, não precisa de intervenção no imediato) 5 (óptimo, não precisa de intervenção)?. 15.[r]

324 Ler mais

Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método Delphi

Intervenção antibullying proposta por enfermeiros: elaboração e validação pelo método Delphi

Evidenciou-se que convergência da concordância dos especialistas com a maioria dos domínios e recomendações do programa antibullying PIESA indica que ele atende às perspectivas de uma intervenção a ser desenvolvido pelo profissional enfermeiro. Em relação ao papel deste na escola, alinhado à sua atuação na atenção básica na abordagem do fenômeno investigado, observa-se a importância da construção de uma perspectiva interdisciplinar, intersetorial e baseada em evidências, além de detectar como melhor trabalhar o bullying com os estudantes, nas famílias e na comunidade (Lopez, Amaral, Ferreira, & Barroso, 2011; Silva et al., 2014; Heidemann, Wosny, & Boehs, 2014; Silva et al., 2017a). A atuação do enfermeiro, nessa direção, perpassa saberes que consideram as inter-relações e a dinâmica coletivo-social de todos os envolvidos (Durand & Heidemann, 2013; Heidemann et al., 2014). Trata-se de um agir ativo e participativo, em especial, no planejamento escolar, pois esse instrumento permite a identificação precoce pela escola de situações emergentes relacionadas às necessidades de saúde dos educandos. O enfermeiro pode, por exemplo, participar do planejamento escolar, considerando a necessidade da inserção de temas transversais no projeto político-pedagógico da escola, uma vez que estes possuem uma relação direta com as questões sociais e de saúde da população (Heidemann et al., 2014).
Mostrar mais

13 Ler mais

REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A PERSPECTIVA JORNALÍSTICA DO O FLUMINENSE SOBRE A ESCOLA NORMAL DE NITERÓI (1894-1920) 2011

REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A PERSPECTIVA JORNALÍSTICA DO O FLUMINENSE SOBRE A ESCOLA NORMAL DE NITERÓI (1894-1920) 2011

Dividir um artigo em três, para ser publicado em três dias, com o mesmo título, mas numeração diferente pode ter algumas explicações. Primeira, a questão econômica. Não convinha que uma matéria que dizia respeito à instrução pública ocupasse todo o espaço da primeira página, normalmente destinado às principais notícias do momento. Atrair a atenção do leitor deve ser um intento primordial, visto que, o periódico necessita, na maioria dos casos, ser vendido para que assim sobreviva. A segunda explicação poderia estar na sedução do leitor pelo assunto. Se, o primeiro título estava acompanhado de uma numeração significava que haveria uma continuação da matéria, fosse no dia seguinte ou em um outro momento. E a terceira hipótese estaria na falta de espaço para publicar um artigo que havia ficado maior que o lugar disposto.
Mostrar mais

27 Ler mais

Para que a primeira fratura seja a última.

Para que a primeira fratura seja a última.

Effects of risedronate treatment on vertebral and nonvertebral fractures in women with postmenopausal osteoporosis: a randomized controlled trial. Vertebral Efficacy With Risedronate The[r]

6 Ler mais

Lógica de Primeira Ordem

Lógica de Primeira Ordem

The country Nono, an enemy of America, has some missiles, and all of its missiles were sold to it by Colonel West, who is American.”. Provar que West é criminoso..[r]

47 Ler mais

O Estado português na encruzilhada: bens públicos, direitos sociais, liberdades e qualidade da democracia

O Estado português na encruzilhada: bens públicos, direitos sociais, liberdades e qualidade da democracia

Assim, se subverte um modelo de intervenção pública construído ao longo do século XX, baseado nas políticas e nas despesas públicas como elementos mobilizadores do investimento e da redistribuição do rendimento. O Estado “keynesiano” foi configurado como promotor da estabilização macroeconómica e de redistribuição, tendência intensificada depois da Segunda Guerra mundial, não só reforçando a ação pública na provisão de bens e serviços associados a grandes infraestruturas (v.g. estradas, portos, barragens, água e eletricidade), mas também estendendo a provisão pública à educação, saúde, habitação, serviços sociais e mesmo a um sistema de prestações culturais e desportivas, que fundaram um novo contrato social.
Mostrar mais

18 Ler mais

A associação da mudança no estilo de vida com a terapia farmacológica no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A associação da mudança no estilo de vida com a terapia farmacológica no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

Os efeitos colaterais mais associados a esta droga são os gastrointestinais, que podem atingir até 30% das pacientes, o que dificulta a adesão (ROCCA ML, et al., 2015). Seu efeito em relação a fertilidade é controverso, essa não apresenta ser tão eficaz em pacientes obesas. Além disso, a metformina não é mais considerada uma terapia de primeira linha para a fertilidade na ampla maioria dos casos (JOHNSON NP, et al., 2010; MORLEY LC, et al., 2017; SPRITZER PM, et al., 2015). Através da análise bibliográfica percebe-se que a metformina é uma ótima opção quando combinada a mudança no estilo de vida, não tendo como objetivo primordial o aumento da fertilidade.
Mostrar mais

10 Ler mais

Primeira Lei de Ohm

Primeira Lei de Ohm

4) Um componente eletrônico absorve uma corrente de 10 mA quando a tensão nos seus terminais é 1,7V. Qual a resistência do componente? Qual sua potência?. 5) Um alarme funciona com uma t[r]

30 Ler mais

A Primeira Guerra Mundial e as teorias marxistas da revolução — Outubro Revista

A Primeira Guerra Mundial e as teorias marxistas da revolução — Outubro Revista

Primeira Guerra Mundial foi um grande momento formativo no desenvolvimento e refinamento da teoria marxista e da estratégia socialista. Os marxistas viram-se incapazes de responder aos horrores da guerra imperialista com seus conceitos previamente elaborados; como uma tradição, o marxismo foi profundamente transformado pelos problemas políticos concretos que surgiram em meio ao tumulto cataclísmico iniciado em 1914. Em particular, as traições do ostensivamente ‘revolucionário’ movimento social democrático geraram um profundo repensar sobre o conceito de revolução, desde o retorno de Lenin ao estudo de Hegel nos primeiros anos da guerra, os intensos debates entre os Bolcheviques no interregnum entre fevereiro e outubro de 1917, assim como o longo e trágico processo da derrota da revolução alemã, a fundação da Terceira Internacional Comunista em 1919 e mais. 2 Uma reflexão de Lukács em homenagem ao recém falecido Lenin, em
Mostrar mais

31 Ler mais

Efeitos de uma intervenção de enfermagem voltada à promoção do método dos dias fixos

Efeitos de uma intervenção de enfermagem voltada à promoção do método dos dias fixos

A intervenção consistiu de dois dias de treinamento, baseada em habilidades particulares de cada país, para permitir que provedores ajudassem as clientes a determinar se o MDF seria bom para estas, ensinar as clientes a usar o método, explorar abordagens para gerir eficazmente os dias férteis e incentivar a participação dos parceiros. Os participantes do treinamento receberam um manual e apoio adequado ao nível de alfabetização, bem como um colar de contas. Foram incorporadas visitas de supervisão para reforçar o conhecimento, acompanhar as usuárias do MDF e assegurar a disponibilidade do colar de contas. Quando possível, os supervisores conduziram dramatizações com provedores, utilizando uma lista de verificação simples estruturada para reforçar elementos essenciais da prestação do método. Além disso, os provedores discutiram desafios e soluções relacionados ao MDF durante reuniões regulares. A formação de um dia de reciclagem foi realizada vários meses após os provedores começarem a abordar questões específicas notadas durante supervisão, como exigir a presença de parceiros masculinos durante as sessões de aconselhamento do método. Informações sobre a disponibilidade de uma nova opção contracepção foi compartilhada através de cartazes, folhetos, feiras de saúde e rádio. Na Índia, a informação também foi divulgada por meio de pinturas de paredes e teatros de rua (LUNDGREN et al ., 2012).
Mostrar mais

153 Ler mais

Inclusão social de um paciente com déficit intelectual moderado por meio de repertório verbal.

Inclusão social de um paciente com déficit intelectual moderado por meio de repertório verbal.

As comparações entre as respostas emitidas na Resposta 2 (Resp. inadq. 2 e Resp. adeq. 2) demonstram um aumento das repostas adequadas durante as inter- venções, enquanto que as respostas inadequadas neste item permanecem constantes. Resultados semelhantes estão representados no gráfico 2 (ver anexo), com relação aos estímulos com objetos do cotidiano. Ocorreram uma diminuição de respostas inadequadas (Resposta 1) de 10 para 9 e um aumento de respostas ade- quadas de 0 na linha de base para 15 respostas na 2ª intervenção e 13 na 3ª intervenção. Já as respostas inadequadas, no item Resposta 2, diminuíram acen- tuadamente entre a linha de base (12 respostas) até a 3ª intervenção (uma resposta apenas). As respostas adequadas da Resposta 2 aumentaram de 0 na linha de base para 8 respostas adequadas na 3ª intervenção.
Mostrar mais

15 Ler mais

A primeira crise econômica mundial: Marx como jornalista econômico — Outubro Revista

A primeira crise econômica mundial: Marx como jornalista econômico — Outubro Revista

Alguns dos tópicos que figuraram de modo proeminente em seus planos de fazer uma crítica com- preensiva da economia política - tal como, por exemplo, dinheiro e atividade bancária mode[r]

14 Ler mais

Relações internacionais no oriente médio: o Direito Internacional Humanitário no conflito da Faixa de Gaza/  International relations in the middle east: International Humanitarian Law in the conflict in the Gaza Strip

Relações internacionais no oriente médio: o Direito Internacional Humanitário no conflito da Faixa de Gaza/ International relations in the middle east: International Humanitarian Law in the conflict in the Gaza Strip

Ao longo da história das relações internacionais, os conflitos armados continuam evoluindo paralelamente aos pensamentos e filosofias. Os Chefes de Estado na “corrida” por novos armamentos e tecnologias bélicas negligenciam, por vezes, as bem feitorias relativas ao bem estar dos seus povos. Fez-se fundamental, ainda no século passado, como forma de conter os excessos cometidos pelas partes em situações de combate, tipificar a guerra em legislação internacional. Este artigo aborda a intervenção do Direito Internacional Humanitário nos conflitos armados internacionais, ocorridos no Oriente Médio, por Israel contra a Faixa de Gaza. O seu objetivo geral é verificar os fatores históricos que motivaram os conflitos no Oriente Médio. Como objetivo específico visa verificar a ação da Organização das Nações Unidas como órgão internacional que possui a missão de manter a paz mundial. O resultado da pesquisa esclarece se Israel, à luz do Direito Humanitário, pode bombardear áreas civis, em Gaza, sob a alegação de constituírem alvos militares. E, ainda, se Israel mantém o controle do abastecimento de água, em Gaza, como tática de combate.
Mostrar mais

14 Ler mais

Show all 10000 documents...