Roteirização - logística

Top PDF Roteirização - logística:

Análise da roteirização em uma empresa de transporte e logística do Distrito Federal

Análise da roteirização em uma empresa de transporte e logística do Distrito Federal

O presente trabalho propôs-se a analisar o nível de serviço oferecido por uma empresa de transporte e logística, e a utilização da roteirização como ferramenta para um diferencial no serviço desta empresa. O estudo foi realizado durante o período de estágio supervisionado na área administrativa da empresa DF Transporte e Logística LTDA, em Brasília, e buscou demonstrar como uma rota diferente impacta diretamente sobre o nível de serviço oferecido aos clientes. Para tanto, este estudo apresentou argumentos sobre o tema da logística e realçou considerações importantes sobre logística, transporte e roteirização, visando identificar como é possível maximizar as rotas visando à satisfação do consumidor e a redução de custos simultaneamente.
Mostrar mais

20 Ler mais

Logística: análise do processo de roteirização das entregas de cargas fracionadas em uma distribuidora atacadista em Campina Grande - PB

Logística: análise do processo de roteirização das entregas de cargas fracionadas em uma distribuidora atacadista em Campina Grande - PB

A globalização proporcionou inúmeras modificações no comercio mundial, levando empresas de diversos segmentos a se adaptarem a esta tendência. Nunca foi tão importante entregar mercadorias num menor espaço de tempo. Diante deste contexto surge a necessidade de aperfeiçoamento dos processos logístico das empresas atacadista de distribuição. Com o aumento da concorrência, otimizar operações de distribuição torna-se um fator de diferencial competitivo. O presente trabalho consiste em um estudo da logística: análise do processo de roteirização das entregas de carga fracionadas em uma distribuidora atacadista em Campina Grande - PB. Mediante o uso de questionário, foi coletado dados pertinentes a análise da roteirização com a amostra de clientes interno da empresa. Depois de identificar e avaliar dados das variáveis levando em consideração alguns aspectos de roteirização como método, nível, modelo, importância, desempenho e inovação, procura-se fazer comparações com os dados coletados na empresa em estudo, foi dividida a análise dos resultados em dimensões representadas graficamente. Após a análise dos resultados, não foram encontradas grandes diferenças, apenas algumas variáveis apresentaram dados que requerem mais atenção, pois o processo é feito manualmente. Isso indica que a operacionalização da maioria das etapas do processo de roteirização depende do fator humano, ou seja há uma necessidade de inovação com a implantação de um software de roteirização para diminuir a incidência de erros operacionais de processos manuais, melhor atendimento ao cliente e redução nos custos.
Mostrar mais

35 Ler mais

Aplicação da roteirização como apoio à logística reversa: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas do Cariri Paraibano.

Aplicação da roteirização como apoio à logística reversa: estudo de caso em uma distribuidora de bebidas do Cariri Paraibano.

Diante do mercado turbulento, as empresas buscam estratégias e ferramentas para sobressair em meio à concorrência e sobrevivência no negócio. A partir disso, foi realizado um estudo de caso em uma distribuidora de bebidas do Cariri Paraibano, com foco na aquisição e distribuição de um produto especifico que é garrafões agua de 20 litros. O intuito deste estudo é analisar todo o elo da cadeia, isto é, desde a indústria ate o cliente. Assim foi possível analisar os custos logísticos, roteiro utilizado e a logística reversa, possibilitando a implantação de novas rotas impulsionando menores custos e melhor desempenho. Logo se verificou que a aplicação da logística reversa reduz o custo do produto em 98,13% a cada carga de 564 garrafões de 20 litros, valor este que engrandecendo o valor do produto, adicionando a isso as questões ambientais evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente. Assim com a roteirização atrelado com a logística reversa além da criação de rotas econômicas utilizando o Excel e Google Maps, também demonstrou vantagens para a empresa reduzindo, tempo, fadiga do trabalhador, desgaste do veiculo e o custo logístico, reduzindo em 11,7% ao mês, apresentando vantagens competitivas para a organização. Por fim, foram observadas as vantagens da aplicação da roteirização e logística reversa para as empresas, almejando a menores custos logísticos e possibilitando melhores preços para o produto, alcançando a eficiência e eficácia.
Mostrar mais

58 Ler mais

Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção.

Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção.

Resumo: Este trabalho trata do problema de roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. Nesse problema, peças estão armazenadas em um estoque central e devem ser transferidas para pontos de uso localizados ao longo da linha de produção. O ritmo de fabricação na linha de produção é suposto constante, o que torna periódica a necessidade de reposição das embalagens contendo as peças. Uma frota de rebocadores transporta as embalagens dispostas sobre plataformas com rodas, configurando um comboio. O objetivo do problema é roteirizar a frota de rebocadores, maximizando sua utilização e garantido o atendimento da demanda gerada pela linha de produção. O problema é comum a muitas empresas de manufatura de bens de consumo e possui impacto direto nos custos operacionais. A literatura sobre o tema é escassa e as soluções empregadas na indústria habitualmente se baseiam na experiência prática de operadores ou responsáveis pela movimentação de materiais. Para a solução do problema, é proposta uma heurística baseada em métodos de inserção, aplicada a um caso na indústria automobilística. A comparação entre a solução obtida e aquela formulada por operadores demonstrou ganho no número de rotas. Palavras-chave: Roteirização; Logística; Sistema de abastecimento; Heurística.
Mostrar mais

15 Ler mais

LOGÍSTICA APLICADA À ROTEIRIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LOGÍSTICA APLICADA À ROTEIRIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Apesar de algumas limitações encontradas no manuseio do software TransCAD, como por exemplo a escolha dos Centros de Distribuição; o software não considera os CDs que estão descritos no dataview, ele escolhe o que está mais próximo do ponto de entrega, objetivando caminhos mínimos (no caso da pesquisa não foi um agravante, devido à proximidade dos CDs, e ambos conterem os mesmos produtos, mas em um caso específico poderia ser); a proposta de roteirização no processo de entregas e de otimização da frota, que eram o objetivo principal da pesquisa, foi alcançada. Com o auxílio do TransCAD foi possível gerar as rotas, analisar os relatórios e verificar de acordo com a demanda a otimização da frota.
Mostrar mais

132 Ler mais

PROPOSTA DE MELHORIA NA ROTEIRIZAÇÃO DE UM PROCESSO COMERCIAL DO CAFÉ COMMODITY

PROPOSTA DE MELHORIA NA ROTEIRIZAÇÃO DE UM PROCESSO COMERCIAL DO CAFÉ COMMODITY

Tendo em vista a importância de um bom desempenho logístico empresarial, identifica-se a necessidade de um melhor planejamento dos processos. Portanto, o presente trabalho consiste em mapear o processo logístico atual, obtendo uma melhor compreensão sobre os custos da atividade, nível de desempenho e grau de confiabilidade tendo como objetivo classificar o processo estudado quanto ao seu atual desempenho e, posteriormente, apresentar uma oportunidade real de melhoria, aplicando o conceito de roteirização com o auxílio de um software específico, com finalidade de reduzir os custos, minimizar os desperdícios encontrados e aumentar a eficiência logística na área em que o processo está inserido. A atividade logística em questão consiste em uma equipe responsável por visitar as unidades operacionais da Cooperativa com o propósito de avaliar e negociar o café commodity com os produtores rurais, essa locomoção entre as unidades é realizada esporadicamente ao longo do ano, sem estudo prévio relacionado a melhor opção de rota. Sendo assim, o problema encontrado no caso estudado é a ausência de planejamento e organização logística no processo da área comercial da empresa, tal ausência tem como consequência desperdícios relacionados à movimentação, transporte, processamento e de espera, resultando em um aumento nos custos do processo. Por fim, realizar uma análise da viabilidade econômica de aplicar as melhorias obtidas quanto ao custo benefício, gastos na aplicação e tempo de retorno.
Mostrar mais

21 Ler mais

Roteirização dinâmica de veículos usando simulação e algoritmo genético

Roteirização dinâmica de veículos usando simulação e algoritmo genético

Problemas dinâmicos de roteirização de veículos (Dynamic Vehicle Routing Problems – DVRP) têm recebido ultima- mente grande atenção da comunidade científica das áreas de transporte e logística (Gendreau e Potvin, 1998; Mitro- vic-Minic et al., 2004; Mitrovic-Minic e Laporte, 2004; Ri- beiro e Lorena, 2005; Golden et al., 2008; Novaes et al., 2009a, Branchini et al., 2009; Lorini et al., 2011, Novaes et al., 2011). Problemas do tipo DVRP são usualmente rela- cionados, em situações dinâmicas diversas, com a alocação eficiente de veículos a tarefas, tais como coleta e entrega de mercadorias, realização de serviços (manutenção, atendi- mento de emergências, etc.), em que as tarefas são comple- tadas dentro de um limite de tempo preestabelecido e a ca- pacidade de carga do veículo não é excedida. Procura-se minimizar, nesses problemas, a distância ou o tempo de percurso, para isso utilizando uma heurística apropriada. O enfoque estático corresponde às situações em que todas as características do processo de roteirização são conhecidas antes que o veículo inicie sua rota e supondo que o plane-
Mostrar mais

8 Ler mais

Análise da utilização de métodos de roteirização de transportes

Análise da utilização de métodos de roteirização de transportes

Apesar do uso e do estudo de métodos científicos de roteirização não serem uma área muito nova, que de acordo com Operations Research/Computer Science Interface (2008) tiveram seu inicio após a publicação de um trabalho em 1959, ainda há empresas que não as utilizam em suas atividades logísticas. Um exemplo disso encontra-se em Oliveira (2009), que apresenta um estudo de caso no qual as atividades logísticas são organizadas empiricamente. Outro exemplo é o da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que, conforme Campelo (2010) não utiliza métodos científicos para o cálculo das rotas de distribuição na cidade de Fortaleza ou mesmo uma técnica matemática baseada em modelos acadêmicos para buscar maior eficiência no seu roteamento de entregas. Portanto, conclui-se que ainda há empresas, pelo menos no Brasil, que se utilizam apenas de empirismo e de experiências práticas para a definição de rotas de entrega e/ou coletas na sua área de transportes logísticos, o que ressalta a necessidade da utilização de métodos mais confiáveis e que tenham comprovada eficácia, ou seja, métodos científicos. A falta de utilização desses métodos por empresas nacionais pode ser um dos fatores que explique a baixa produtividade em sua logística interna.
Mostrar mais

71 Ler mais

Aplicação da Metaheurística Clonalg na roteirização de veículos em uma empresa de refrigerantes

Aplicação da Metaheurística Clonalg na roteirização de veículos em uma empresa de refrigerantes

Conforme afirma Ballou (2006) as atividades de movimentação- armazenagem ou transporte-estoque sempre se fizeram presentes no cotidiano das organizações em geral. Entretanto, o diferencial vem com a aplicação da gestão coordenada das atividades inter-relacionadas substituindo a tradicional prática de administrá-las de forma separada, e usando uma nova concepção de que a logística é responsável por agregar valor a serviços e produtos, itens fundamentais na satisfação do cliente e, consequentemente para o aumento das vendas.

54 Ler mais

Abordagens heurísticas para roteirização em uma empresa de outsourcing de impressão

Abordagens heurísticas para roteirização em uma empresa de outsourcing de impressão

Na busca pela melhora nos serviços e redução de gastos, empresas contratam o outsourcing e pagam uma tarifa por impressão. Para a cobrança, é necessário realizar a coleta dos dados de impressão, e muitas dessas ainda precisam ser feitas de forma manual. Dessa forma, um técnico precisa visitar os clientes, gerando custos logísticos que precisam ser minimizados para melhorar a competitividade da empresa de outsourcing. Portanto, o investimento em logística na empresa que oferece o serviço passou a ser utilizado como estratégia competitiva, pois há uma tendência de que os aspectos de qualidade e custo dos produtos se igualem entre as empresas (TABOADA, 2002).
Mostrar mais

78 Ler mais

Analise da roteirização da coleta e destinação do lixo no município de Sumé.

Analise da roteirização da coleta e destinação do lixo no município de Sumé.

Alguns estudiosos têm focado seus trabalhos na logística de transporte, buscando mecanismos para diminuir custos e melhorar o planejamento na roteirização da coleta de lixo, criando assim, condições favoráveis na otimização dos transportes e na gestão da coleta de lixo, pois é notório que a adequada condução do serviço de limpeza urbana é importante não só do ponto de vista sanitário, mas também econômico-financeiro, social, estético e de bem- estar além de evidenciar as preocupações dos gestores com as políticas públicas.

25 Ler mais

Logística

Logística

Chegamos a nossa terceira e última aula da disciplina. Agora estudaremos os transportes, um elemento que representa uma das melhores oportunida- des para reduzir os custos da operação da empresa na área de logística. No conteúdo a seguir você terá informações importantes sobre apresentação das cargas, canais de distribuição, e planejamento e roteirização de trans- portes. Prossiga com atenção.

52 Ler mais

O problema da roteirização periódica de veículos

O problema da roteirização periódica de veículos

Resumo: Este artigo trata do problema de roteirização periódica, uma generalização do problema clássico de roteirização de veículos. Neste problema, os pontos a serem atendidos podem ter diferentes freqüências de visitas e a roteirização deve considerar um período de planejamento. Portanto, é preciso decidir quais são os melhores dias de visita para cada ponto (respeitando sua freqüência de visitas), para que a roteirização seja otimizada para todo o horizonte de planejamento. Este problema ocorre no contexto da logística inbound na indústria automobilística. Neste caso, não só os roteiros de coleta devem ser determinados como também os dias em que cada fornece- dor pode ser visitado, dado que os diferentes fornecedores podem ter diferentes freqüências. Com a finalidade de explorar novas abor- dagens para este tipo de problema de maneira que houvesse um aumento na qualidade de soluções e diminuição do tempo de proces- samento computacional, são propostas três estratégias heurísticas de solução, baseadas em inserção, GRASP e algoritmos genéticos. As estratégias foram implementadas e testadas para problemas encontrados na literatura, bem como problemas gerados aleatoriamente.
Mostrar mais

12 Ler mais

Roteirização múltiplos depósitos para uma empresa de insumos agrícolas

Roteirização múltiplos depósitos para uma empresa de insumos agrícolas

Durante o período de realização de estágio na área de logística em uma empresa de insumos agrícolas com sede no estado do Paraná, observou-se a ineficiência da metodologia adotada para entrega de insumos agrícolas. Tal situação gera incertezas quanto à transparência do processo e, possivelmente, custos extras. Esta foi a motivação para a realização de um estudo para aplicação de metodologias que pudessem tornar esses processos mais eficientes.

59 Ler mais

Roteirização de veículos: estudo de caso em uma indústria alimentícia.

Roteirização de veículos: estudo de caso em uma indústria alimentícia.

Desta maneira, a existência de sistemas logísticos eficazes permite condições de maior aproveitamento, por parte do comércio mundial, de aproximação entre terras produtivas e clientes geograficamente distantes. Assim, a logística contribui no melhoramento do padrão econômico geral, já que se tornou essencial à prosperidade do comércio (BALLOU, 2001). Neste sentido, para Alvarenga e Novaes (1994) a logística empenha-se ao gerenciamento do fluxo físico, desde o ponto de origem/fornecimento até o seu local de aquisição/consumo. Ainda segundo o autor, a logística não está atrelada só a distribuição física de produtos, mas também se preocupa com a indústria, assim como transporte e armazenamento.
Mostrar mais

83 Ler mais

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO

PROBLEMA DE ESTOQUE E ROTEIRIZAÇÃO

Este trabalho estudou o Problema de Estoque e Roteirização (IRP) que tem como objetivo a redução de custos através da integração da cadeia logística. No IRP, que tem como característica a po- lítica VMI, o fornecedor controla os níveis de estoques dos clientes e é responsável pela distribuição dos produtos. O objetivo é desenvolver modelos de otimização para solução do problema de estoque e roteirização.

10 Ler mais

Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas

Roteirização dinâmica de veículos em áreas urbanas congestionadas

De tal modo, a comunidade científica das áreas de logística e transporte vem dando cada vez mais atenção para os Problemas de Roteirização de Veículos (Vehicle Routing Problems – VRP) (GOLDEN, RAGHAVAN e WASIL, 2008; RIBEIRO e LORENA, 2005; CRAINIC e LAPORTE, 1998). Neste sentido, os problemas do tipo VRP vêm sendo utilizados na construção de rotas, visando a utilização eficiente dos veículos na execução de tarefas relacionadas a coletas e entrega de mercadorias, serviços de manutenção, serviços de emergência entre outros. Em condições normais as tarefas são previamente definidas e organizadas de maneira a contemplar as entregas respeitando um determinado limite de tempo e a capacidade de carga do veículo. Sendo assim, esse tipo de problema é considerado estático, o qual se caracteriza por possuir todas as suas variáveis explicitamente conhecidas antes que o veículo inicie sua rota. (NOVAES e BURIN, 2009)
Mostrar mais

124 Ler mais

Roteirização Internacional

Roteirização Internacional

Dessa maneira, ainda observando as ideias de Castiglioni (2009), observa- mos que a armazenagem funciona obedecendo à sua estrutura básica de receber, estocar e distribuir a mercadoria. Essas operações têm sua importân- cia no funcionamento adequado do processo da cadeia logística. Assim, no recebimento estão envolvidas as operações de identificação inspeção fiscal, qualitativa e quantitativa da mercadoria e sua aceitação. Na operação de es- tocagem estão as atividades de guarda cuidadosa desse material, com apro- veitamento de espaço. E, por fim, na atividade de distribuição, a mercadoria será expedida, passando, assim, pela embalagem necessária para entrega ao(à) comprador(a).
Mostrar mais

88 Ler mais

ROTASORV: UMA FERRAMENTA WEB PARA ROTEIRIZAÇÃO APLICADA A EMPRESA SORVEPLUS LTDA

ROTASORV: UMA FERRAMENTA WEB PARA ROTEIRIZAÇÃO APLICADA A EMPRESA SORVEPLUS LTDA

Resumo: A Logística é a área de gestão responsável, entre outras funções, por prover informações para a execução das atividades de uma empresa. Está área encontra-se em franco crescimento nos dias atuais, e o transporte é uma das principais atividades desta área, sendo as estradas brasileiras o principal meio utilizado pelas empresas para transportar os produtos fabricados dentro e fora do país. Baseados nestes fatos, o presente trabalho tem como principal objetivo auxiliar a empresa Sorveplus Ltda., fabricante dos produtos Sol & Neve; na melhoria do sistema de entrega de seus produtos na cidade de Campos dos Goytacazes no estado de Rio de Janeiro. Especificamente, foi implementada uma ferramenta web denominada rotasorv, com o sistema de informação geográfica, utilizando- se uma interface de programação de aplicações existente no “Google” e no “Google maps”, mostrando que a ferramenta pode ser útil em roteirização de veículos, da referida empresa. São apresentados alguns testes realizados, assim como os resultados de uma comparação utilizando a heurística “Simulated Annealing”, comprovando desta forma que a ferramenta desenvolvida neste trabalho atende ao que foi inicialmente proposto.
Mostrar mais

19 Ler mais

Algoritmos genéticos híbridos sem delimitadores de rotas para problemas de roteirização...

Algoritmos genéticos híbridos sem delimitadores de rotas para problemas de roteirização...

Brejon (1998) aborda um problema de programação de transporte de suprimentos para unidades marítimas de exploração de petróleo, visando a garantia de que os suprimentos necessários estejam na unidade marítima solicitante na quantia correta e dentro dos horários solicitados. É analisado como um problema de roteirização e programação de veículos com restrição de janelas de tempo. A estratégia de solução utilizada se baseia na heurística de inserção I1, proposta por Solomon (1987), modificada para se adequar às restrições do problema estudado. A alocação dos clientes às rotas segue um critério de primeiro inserir em uma rota os clientes mais distantes e depois os clientes não alocados que têm menor valor de fim de janela de tempo, obviamente a inserção é feita juntamente com um estudo de viabilidade de inserção, que está relacionado a limites de capacidade, distância e tempo.
Mostrar mais

89 Ler mais

Show all 1748 documents...