Sinais de alerta

Top PDF Sinais de alerta:

Identificação dos sinais de alerta para a prevenção da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar

Identificação dos sinais de alerta para a prevenção da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar

A associação das variáveis deste estudo com os sinais de alerta apresentados pelos pacientes mostrou que a ocorrência de sinais neurológicos se associou a maiores percentuais de retorno à circulação espontânea. Esses resultados podem ser relacionados ao estado de baixa perfusão cerebral que pode preceder a PCR, evidenciados por rebaixamento do nível de consciência, ocorrência de convulsões, alterações no movimento, na sensibilidade e na fala, comumente identificados pelos profissionais de saúde (22) .

9 Ler mais

Estudo da influência da proteção auditiva na perceção de sinais de alerta na presença de ruído de fundo

Estudo da influência da proteção auditiva na perceção de sinais de alerta na presença de ruído de fundo

No que concerne aos sistemas de alerta ou emergência nas máquinas industriais, estes são considerados de extrema importância pois fornecem um aviso adequado e atempado de alguma situação que eventualmente esteja a acontecer. Porém, estes sinais normalmente emitem sons muito altos para que sejam rápida e facilmente percetíveis no meio industrial (Lee e Kong, 2006). Estes autores realizaram um estudo cujo objetivo foi definir a melhor localização para os sinais de aviso e avaliar o efeito da proteção auditiva em ambientes extremamente ruidosos. Com a realização deste trabalho pretende-se estudar em que medida a proteção individual auditiva influencia a perceção de um sinal de alarme que atua em meio industrial e na presença de ruído de fundo. Assim:
Mostrar mais

136 Ler mais

SINAIS DE ALERTA PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

SINAIS DE ALERTA PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS

Faz-se necessário que os pediatras, diante de relatos parentais, procurem conhecer o desenvolvimento social das crianças , buscando detalhes e exemplos, principalmente se a queixa principal estiver relacionada ao atraso do desenvolvimento das linguagem pré-verbal e oral. Torna-se importante observar tais sinais na primeira infância, pois constituem um primeiro passo, direcionando ao diagnóstico precoce, possibilitando assim a criança se beneficiar dos efeitos da intervenção. Quando confirmado o diagnóstico de Autismo os profissionais precisam, então, determinar quais encaminhamentos ainda se fazem necessários. Isso inclui encaminhamentos para terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos, neurologistas, geneticistas e/ou para profissionais que lidam com problemas alimentares e/ou de sono.
Mostrar mais

7 Ler mais

A study on the psychometric properties of the warning signs recognition for suicidal acts inventory

A study on the psychometric properties of the warning signs recognition for suicidal acts inventory

num futuro muito próximo – que pode variar de horas a alguns dias – e, por isso, exigem uma intervenção imediata e eficaz (Hawton, 2010; Rudd, Berman, et al., 2006). Estes sinais caracterizam-se também por serem dinâmicos, episódicos e variáveis (e.g., ideação suicida frequente; plano suicida), o que significa que podem desaparecer com alguma facilidade quando a crise suicida é superada. O mesmo não se sucede com os fatores de risco que são mais estáveis, persistentes, com uma duração mais prolongada no tempo e com menos probabilidade de mudança (e.g., o diagnóstico de uma doença psiquiátrica; características de personalidade; família disfuncional) (Rudd, Berman, et al., 2006). Além disso, os sinais de alerta têm um carácter tendencialmente mais subjetivo (e.g., ameaças de suicídio) e os fatores de risco são mais objetivos (e.g., história de tentativas de suicídio) (Rudd, Berman, et al., 2006). Assim, um indivíduo pode apresentar vários fatores de risco que o tornam mais vulnerável para um ato suicida no futuro, mas não significa que está em perigo iminente de cometer este ato. Normalmente, o processo suicidário desenrola-se após a ocorrência de um acontecimento precipitante (e.g., rutura amorosa) num indivíduo que já apresenta fatores de risco. Neste contexto, para além dos fatores de risco, o indivíduo começa a manifestar sinais de alerta que indicam um sofrimento psicológico significativo no presente e, consequentemente, uma maior probabilidade de ocorrência de um ato suicida num futuro próximo.
Mostrar mais

17 Ler mais

Conhecimentos de familiares sobre os cuidados com recémnascidos

Conhecimentos de familiares sobre os cuidados com recémnascidos

As atividades em grupo do acolhimento mãe- -família-bebê foram realizadas pela enfermeira em ambiente apropriado, uma vez por semana, com du- ração de aproximadamente 40 minutos por encontro. No período da pesquisa, houve seis encontros com participação dos pesquisadores em seis grupos de acolhimento com uma média de 4,5 participantes por grupo. O modelo educacional utilizado no grupo foi o dialógico, assim os familiares do recém-nascido tive- ram a oportunidade de trocar experiências e esclare- ceram dúvidas em relação aos cuidados com o recém- -nascido. Além disso, a enfermeira sempre abordava os seguintes temas no grupo: higiene oral e corporal, coto umbilical, cólicas, banho de sol, amamentação, caderneta da criança, eliminações fisiológicas e sinais de alerta para doenças/agravamentos de saúde.
Mostrar mais

8 Ler mais

Hemorragia subaracnoideia: um quadro atípico de uma patologia rara

Hemorragia subaracnoideia: um quadro atípico de uma patologia rara

Os dois principais motivos que trouxeram o utente à consulta urgente da USF, febre e cefaleia, são extrema- mente comuns na prática clínica, particularmente numa altura do ano em que as infeções respiratórias são um dos principais motivos para o recurso aos cuidados de saúde. Apesar de pouco valorizados pelo doente, existiram sinto- mas cuja caracterização foi crucial para o desfecho diag- nóstico deste caso. A descrição da cefaleia, refratária ao pa- racetamol, os episódios de vómitos alimentares, a febre, bem como a dor na flexão cervical foram sinais de alerta para um diagnóstico de suspeição de uma situação orgâ- nica grave, que merecia pronta avaliação.
Mostrar mais

5 Ler mais

Tradução e adaptação de um escore pediátrico de alerta precoce.

Tradução e adaptação de um escore pediátrico de alerta precoce.

O Brighton Paediatric Early Warning Score (BPEWS) é um instrumento construído para identifi car sinais de alerta para deterioração clínica em crianças hospitalizadas. Objetivo: traduzir e adaptar o BPEWS para o português a fi m de verifi car sua aplicabilidade no contexto brasileiro estudado. Método: estudo metodológico guiado por recomendações internacional e nacionalmente aceitas para tradução e adaptação de instrumentos de medida em saúde. Descreve-se as etapas de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional e pré-testagem para obtenção da versão em português do BPEWS para uso no Brasil. Resultados: o BPEWS na sua versão traduzida e adaptada para o português brasileiro (BPEWS-Br) identifi cou no estudo- piloto que 26,6% das crianças estavam apresentando sinais de alerta para deterioração clínica. Conclusão: o BPEWS-Br parece ser aplicável ao contexto estudado, e seu uso poderá ajudar o enfermeiro no reconhecimento e documentação de sinais de alerta para deterioração clínica em crianças brasileiras hospitalizadas.
Mostrar mais

9 Ler mais

Dinâmica do perfil hematológico e bioquímico dos pacientes com dengue internados no Hospital São José de Doenças Infecciosas em Fortaleza – Ceará no período de janeiro a maio de 2008

Dinâmica do perfil hematológico e bioquímico dos pacientes com dengue internados no Hospital São José de Doenças Infecciosas em Fortaleza – Ceará no período de janeiro a maio de 2008

Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo de 154 pacientes com diagnóstico clínico e sorológico de dengue internados em um hospital público terciário, de referência em doenças infecto-contagiosas, em Fortaleza-Ce, no período de janeiro a maio de 2008. O objetivo foi correlacionar exames laboratoriais, sintomas e sinais de alerta dentro da evolução cronológica da dengue, observando suas freqüências nas formas mais graves para que se possa ajudar nas tomadas de conduta terapêuticas mais eficazes. A idade dos pacientes variou de 2 a 85 anos. A amostragem foi dividida em dois grupos: pacientes < 15 anos (n=66) e ≥15 anos (n=88). Na classificação clínica, por se tratar de pacientes de um hospital terciário, predominou a FHD (58,4%) seguido de DG (28,6%) e de DC (13%). Nos pacientes com DC foi observado alterações laboratoriais importantes como plaquetopenia e elevação nas transaminases, que motivaram suas internações. As principais alterações laboratoriais encontradas na FHD foram: plaquetopenia, hemoconcentração, elevação de transaminases. Resultados semelhantes foram observados no DG, no entanto hemoconcentração não foi detectada. Os sinais de alarme foram verificados com maior freqüência nas duas formas graves da dengue. Na DG, nos grupos <15 anos e ≥15 anos foram observados respectivamente manifestações hemorrágicas: 55,55%, 69,23%; dor abdominal intensa e contínua: 72,22%, 65,38%; tontura postural: 11,11%, 23,08%; vômitos: 61,10%, 38,40%. Na FHD nas faixas etárias <15 anos e ≥15 anos apresentaram respectivamente manifestações hemorrágicas: 52,27%, 65,22%; dor abdominal intensa e contínua: 97,73%, 71,74%; tontura postural: 9,09; 43,48; vômitos: 81,80%; 58,70%. Estes resultados dentro da evolução cronológica da doença foram importantes, independente da forma clínica da dengue e da faixa etária. As alterações laboratoriais foram na sua maioria a partir do 3° dia sendo mais evidentes no 5° dia e com restabelecimento dos valores até o 11° dia. A detecção dos sinais de alerta em dengue dentro desta cronologia foi importante para a caracterização clínica de pacientes com FHD e DG. Portanto, esses resultados são relevantes na avaliação da doença, pois estas alterações e a detecção dos sinais de alerta dentro da evolução cronológica da doença podem ser utilizados como sinalizadores para as formas mais graves e ajudar precocemente na tomada de conduta terapêutica eficaz para o paciente.
Mostrar mais

100 Ler mais

Abuso infantil: o papel do médico dentista no seu diagnóstico e atuação legal

Abuso infantil: o papel do médico dentista no seu diagnóstico e atuação legal

proteger a criança/jovem, prevenir a evolução para o perigo e evitar a recorrência, sendo assim urgente que o Médico Odontopediatra, em transdisciplinaridade com outros profissionais de saúde, analise atentamente os sinais de alerta, de modo a tecer todo o estorial da criança, acompanhando o estudo clínico do paciente, de intervir em qualquer tipo de abuso infantil, conversando em privado com a criança vitimizada sobre os seus receios e por fim, recolher toda a documentação e proceder à denúncia diretamente ao Ministério Público ou à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, com o objetivo de proteger a criança, na sua integridade física, psíquica e liberdade individual.
Mostrar mais

72 Ler mais

11451

11451

sumo possível, no entanto, naquele momento, em função das políticas de seguridade social do Estado (o mercado de trabalho dava sinais de alerta, em função da automação tecnológ[r]

30 Ler mais

O efeito do alerta emocional na qualidade da memória.

O efeito do alerta emocional na qualidade da memória.

Este artigo visa fornecer evidências científicas da susceptibilidade das memórias à distorção mediante um estudo das falsas me- mórias (lembranças de eventos que, na realidade, não ocorreram) para eventos complexos estimulantes. A amostra foi composta por 380 adultos com idade entre 17 e 45 anos. Foi usada a versão brasileira do Procedimento de Apresentação de Slides de Cahill e McGaugh adaptada por Neufeld, Brust e Stein para a realidade Sul-brasileira e para a investigação do efeito do alerta emocional na memória e nas falsas memórias. O procedimento é constituído por 11 slides, acompanhados por duas versões de uma narrativa (uma emocionalmente estimulante, sendo então a versão estimulante, e outra com um apelo emocional muito menos intenso, ou seja, a versão controle). O desempenho da memória foi avaliado por meio de um teste de memória de reconhecimento. Os resultados indicaram que a introdução de informações emocionais no meio da versão emocionalmente estimulante pode levar ao aumento de memórias verdadeiras, bem como ao aumento da produção de falsas memórias.
Mostrar mais

8 Ler mais

O estado de alerta : um exploratório com o corpo de bombeiros.

O estado de alerta : um exploratório com o corpo de bombeiros.

Destaca-se que 91,66% dos trabalhadores pesquisados trabalham em EA, e, destes, 63,63% afirmam estar em EAP. Se, por um lado, este estado de alerta é fundamental na realização de um trabalho com qualidade, por outro, o prolongamento do mesmo poderá trazer sérios prejuízos à vida e à saúde destes trabalhadores. Como conseqüências deste estado de alerta prolongado, pode-se relacionar os transtornos de sono, o desgaste físico e mental, o cansaço do trabalhador ao sair do trabalho, o medo de adoecer em função desta sobrecarga, a irritabilidade em casa, as brigas com a família por motivo fútil, dentre outros aspectos.
Mostrar mais

8 Ler mais

Medicamentos de alerta máximo – Normas de Orientação Clínica

Medicamentos de alerta máximo – Normas de Orientação Clínica

1. As instituições prestadoras de cuidados de saúde, através das direções clínicas, das comissões da qualidade e segurança, dos médicos, dos enfermeiros, dos farmacêuticos, dos técnicos de farmácia, dos assistentes operacionais, são responsáveis por implementar práticas seguras no que respeita aos medicamentos de alerta máximo 1 , nomeadamente:

7 Ler mais

Sistema de previsão e alerta de cheias e inundações

Sistema de previsão e alerta de cheias e inundações

O sistema de vigilância e alerta de cheias funciona durante todo o ano, no entanto, no verão existem algum relaxamento devido aos tempos mais secos. Este sistema funciona durante o ano todo para que não se corra o risco de se declarar um cheia demasiado tarde, sendo possível emitir os alertas com maior antecedência. No caso da bacia do Tejo, o facto da maior percentagens de volumes se encontrarem represados junto à fronteira com Espanha faz com que, em situações de cheias extremas, derivadas da ocorrência de precipitações significativas a montante provoquem a descarga para Portugal, para não por em risco as estruturas de represamento espanholas, de volumes superiores à capacidade do canal principal do Tejo, para diminuir os problemas causados em ambos os países a Confederação Hidrológica do Tejo (CHT) passou a adotar medidas de controlo dos armazenamentos nas albufeiras espanholas.
Mostrar mais

168 Ler mais

Representação de Sistemas no Domínio Tempo

Representação de Sistemas no Domínio Tempo

Um sistema Linear Invariante no Tempo (LIT) pode será representado e analisado de diversas formas, duas delas serão abordadas neste curso: a representação no domínio tempo e a represent[r]

5 Ler mais

Capítulo 2 – Conhecendo o SIMULINK

Capítulo 2 – Conhecendo o SIMULINK

Agora dê um duplo clique no bloco de soma e no campo List of signs mude de ++ para -+ na caixa de diálogo que abrirá. Os sinais representam os próprios sinais de entrada no bloco. A seguir clique em Close. Note agora que no bloco de soma o sinal superior é negativo e o inferior é positivo, sendo então a saída a diferença das entradas que representa x & de acordo com a equação diferencial após substituir os valores de p e b.

12 Ler mais

Introdução ao Matlab Parte II: Funções e elementos de programação

Introdução ao Matlab Parte II: Funções e elementos de programação

O MatLab possui um conjunto de comandos para facilitar o desenvolvimento de funções ( nome_da_função.m ) pelo próprio usuário, tais como: declarações de controle de programa, armazena[r]

7 Ler mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

O MatLab é um programa interativo para computação numérica e visualização de dados; é usado intensivamente na engenharia de controle para a análise e projeto. O MatLab contem uma coleção de ferramentas chamadas de toolbox. Cada toolbox possui muitas funções que expandem o ambiente do MatLab em áreas especificas tais como: processamento de sinais, sistemas de controle, comunicações, redes neurais artificiais, estatística, financeira, etc. O Simulink é um programa de simulação gráfica que acompanha o Matlab. Este programa possibilita a simulação de sistemas dinâmicos lineares e não-lineares em nível de diagrama de blocos, sendo empregado para análise e projeto de sistemas de controle.
Mostrar mais

8 Ler mais

Sistema de Indicadores de Alerta 2013

Sistema de Indicadores de Alerta 2013

Estes Indicadores de Alerta deverão assim permitir aferir alterações de hábitos de consumo e de estilos de vida, alterações de estratégias das famílias face a problemas que se sentem ou se antevêem, bem como dificuldades em assumir despesas básicas as quais antecedem, muitas das vezes, situações mais graves que acabam por conduzir ao recurso aos apoios sociais.

10 Ler mais

Show all 7656 documents...