Sistema Construtivo Em Aço Leve

Top PDF Sistema Construtivo Em Aço Leve:

Aplicação de Ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) em Habitação em Aço Leve (LSF)

Aplicação de Ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) em Habitação em Aço Leve (LSF)

O caminho para a sustentabilidade tem sido pautado por inúmeras soluções construtivas que são contempladas no desenvolvimento de edifícios. No entanto, os impactos ambientais decorrentes do processo construtivo continuam a ser inúmeros. É, então, importante repensar a sustentabilidade desde a conceção do edifício, partindo logo da escolha dos materiais. Partindo destas premissas, avaliou-se o sistema construtivo em aço leve. Optou-se por analisar este sistema, visto a sua introdução em Portugal ser recente e, ainda, não existirem dados concretos acerca do seu comportamento ambiental no contexto nacional. Como tal, pretendeu-se comparar a performance ambiental do sistema construtivo em aço leve com o sistema construtivo tradicional (betão armado). Deste modo, é possível concluir se o aço leve consiste numa alternativa viável ao sistema construtivo tradicional.
Mostrar mais

178 Ler mais

Lajes aligeiradas mistas aço-betão BEAL. Sistema construtivo e metodologia de dimensionamento

Lajes aligeiradas mistas aço-betão BEAL. Sistema construtivo e metodologia de dimensionamento

As fases de fabrico das lajes são apresentadas na Figura 30 e são descritas nesta secção. Para o fabrico das lajes mistas começou-se por fabricar as cofragens em madeira com a configuração pretendida. De forma a manter a configuração da laje ao ser betonada, houve a necessidade de introduzir na cofragem ripas de madeira ao longo do vão e na largura, bem como na bordadura, como ilustrado na Figura 30 a) e Figura 30 b). Seguidamente colocou- se a armadura de distribuição com afastamento de 20 cm na longitudinal e 30 cm na transversal (ver Figura 30 c e d). Depois de todos os elementos dos moldes das lajes estarem finalizados, iniciou-se a montagem de todo o layout de forma a receber o betão leve, como ilustra a Figura 30 e) e f). Finalizados todos os modelos das lajes mistas, procedeu-se à colocação do óleo descofrante (ver Figura 30 g).
Mostrar mais

113 Ler mais

PAREDE SECA – SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO EM ESTRUTURA DE

PAREDE SECA – SISTEMA CONSTRUTIVO DE FECHAMENTO EM ESTRUTURA DE

As chapas de gesso são aparafusadas e/ou pregadas em estruturas formadas por guias e montantes, estes por sua vez podem ser de madeira, aço galvanizados ou mistos, que são de aço com reforços com placas de madeira, como no caso de fixação de batentes, instalações hidráulicas, caixas de luz e objetos com massa superior a 30kg. No Brasil a grande maioria dessas estruturas é formada por perfis em “U” (guias) ou em “C” (montantes) (tabela 3), pois possuem vantagens em relação às estruturas de madeira, apresentam uma menor variação geométrica, entre as peças de mesma finalidade, uma menor massa, tornando assim a estrutura mais leve, não é um combustível para casos em que a estrutura venha a incendiar-se e não sofre ataques de pragas como os cupins e fungos no caso da madeira, sendo assim, será o foco da informação neste tópico de estudo.
Mostrar mais

67 Ler mais

PROPOSTA DE SISTEMA CONSTRUTIVO MODULAR PARA COBERTURAS USANDO PERFIS TUBULARES

PROPOSTA DE SISTEMA CONSTRUTIVO MODULAR PARA COBERTURAS USANDO PERFIS TUBULARES

Os estudos de geometria desenvolvidos pelas escolas de arquitetura, engenharia ou desenho industrial precisam ser ampliados para que se possa equacionar novos processos de criação e representação. A transmissão dos dados de projeto diretamente ao sistema de produção implica em novos tipos de arquivos, mas os princípios que fundamentam o equacionamento das formas sempre estiveram sob a responsabilidade da matemática, em cujas origens são encontradas três atividades básicas: contar, medir e fazer formas. Das três, as duas primeiras têm recebido muito mais atenção. Dispõe-se de textos antigos sobre a contagem e a medição , que constituem um registro palpável da matemática primitiva. Entretanto, é comum existir apenas uma relação implícita, entre as artes e a matemática. Pode- se supor que o artista é, muitas vezes, um matemático inconsciente, descobrindo e explorando idéias de arranjos espaciais, simetria, periodicidade, combinações analíticas ou transformações, percebendo de forma intuitiva, teoremas visuais da geometria, com apenas curtos e escassos períodos de matematização consciente.
Mostrar mais

218 Ler mais

Avaliação experimental da utilização de conectores indentados em elementos mistos de aço e betão leve

Avaliação experimental da utilização de conectores indentados em elementos mistos de aço e betão leve

Após colocar o provete no pórtico procede-se á sua preparação para o ensaio. Com o intuito de reduzir algumas imperfeições nas bases das lajes, são colocadas folhas de neoprene na base dos provetes. Sobre o provete é colocada uma chapa grossa de aço com uma concavidade na qual se assenta uma rótula. A superfície em contato entre a rótula e a chapa é lubrificada de forma que as duas permitam ajustes entre o atuador e o provete. Esses dois elementos, a concavidade e a calota, possuem superfícies concordantes, permitindo uma distribuição adequada da carga. A superfície de contato existente entre a chapa de apoio e a calota será lubrificada, para que as duas permitem ajustes entre o atuador e o modelo, garantido uma rótula nessa posição.
Mostrar mais

138 Ler mais

A eficiência energética implementada nos edifícios da UP

A eficiência energética implementada nos edifícios da UP

Outra forma de promover a eficiência energética nos edifícios é a instalação de SME. No âmbito da presente dissertação foi desenvolvida uma plataforma Web, denominada “Energy tracker”, que permite identificar os edifícios que se encontram georreferenciados no mapa e monitorizar permanentemente todos os consumos energéticos desses mesmos edifícios, através de uma base dados instalada num servidor, bem como identificar e alertar quaisquer consumos anormais que se venham a verificar. Para além disso, o sistema permite também segmentar os custos de energia dependendo do período de utilização. A medição e a comparação dos consumos energéticos permitem ter a noção da variação dos consumos e, por conseguinte, dos custos energéticos envolvidos, para os quais poderá ser gerado um relatório energético. Desta forma, é possível sensibilizar os utilizadores para uma utilização racional de energia (URE).
Mostrar mais

114 Ler mais

Telhado verde: desempenho do sistema construtivo na redução do escoamento superficial.

Telhado verde: desempenho do sistema construtivo na redução do escoamento superficial.

No que se refere ao retardo no início do escoamento superficial da água precipitada, os resultados obtidos no experimento 1 (Figura 5a) mostram claramente que o [r]

14 Ler mais

Uso do resíduo escória de aciaria em sistema construtivo de alvenaria estrutural

Uso do resíduo escória de aciaria em sistema construtivo de alvenaria estrutural

Este trabalho consiste no desenvolvimento de um componente construtivo para alvenaria estrutural, utilizando o resíduo industrial escória de aciaria elétrica como matéria-prima em substituição a todos os agregados naturais. Para desenvolver este componente, inicialmente foram verificadas suas propriedades físicas, químicas e toxidade, para caracterizar o material e estabelecer metodologias de dosagens dos agregados. Nos ensaios para estabelecer dosagem, foi constatado que a matriz cimentícia estava contaminada, requerendo redução da fração de cimento para assegurar que o composto atendesse os parâmetros normativos ambientais. Uma linha experimental de fabricação foi implantada no laboratório para verificar a viabilidade técnica e econômica da industrialização das peças do componente construtivo. Foi observado que os custos de produção do novo componente são inferiores aos das unidades comumente produzidas no mercado. As propriedades físicas, mecânicas, dimensionais, de absorção de água e de retração das unidades de alvenarias ensaiadas com o componente construtivo demostraram desempenho satisfatório e viável para utilização em alvenaria estrutural. Uma vez que não existem parâmetros normativos específicos para o uso desta matéria-prima, foram utilizados os requisitos normativos de blocos de concreto como referência. O desempenho do novo componente de alvenaria, enquanto sistema construtivo, foi avaliado em aplicação experimental piloto, com resultados satisfatórios em relação ao processo de montagem das peças intertravadas, à viabilidade de automação da etapa de alvenaria, à relação de interface do componente construtivo com materiais de construção existentes no mercado, e ao seu desempenho térmico, estrutural e de estanqueidade. Os resultados permitem concluir que é viável a aplicação do resíduo de escória de aciaria como agregado em componentes construtivos de alvenaria estrutural.
Mostrar mais

338 Ler mais

Matéria (Rio J.)  vol.15 número1

Matéria (Rio J.) vol.15 número1

Com a determinação destes valores de condutividade térmica (λ), juntamente com os valores de calor específico (c), será possível para este intervalo de massa específica, avaliar o comportamento dos painéis executados com concreto leve nos aspectos referentes ao conforto térmico. Essa avaliação será feita por meio de simulação computacional de habitações de interesse social e ocorrerá de forma mais precisa com a utilização destes resultados. Este estudo foi de extrema importância tanto para o conhecimento das características térmicas dos concretos leves produzidos com argila expandida, quanto para a sua posterior utilização em simulação computacional do conforto térmico de habitações de interesse social executadas para o sistema construtivo de painéis monolíticos moldados in loco. Comprova também que o método pode ser empregado para outros materiais diferentes das cerâmicas refratárias e, além disso, salienta-se que a pequena inovação incorporada no método de ensaio (a moldagem dos corpos-de-prova com os fios já inseridos), contribuiu para a obtenção dos resultados.
Mostrar mais

9 Ler mais

Explorar a potencialidade de um edifício construído com madeira lamelada colada cruzada (MLCC) : da organização espacial interior à relação interior - exterior

Explorar a potencialidade de um edifício construído com madeira lamelada colada cruzada (MLCC) : da organização espacial interior à relação interior - exterior

De acordo com o referido anteriormente, é de notar a planta do primeiro edifício construído, o Stadthaus em Londres. Trata-se de uma planta quadrada, de reduzidas dimensões e na qual é possível identificar um elevado número de paredes resistentes, que resultam num espaço excessivamente compartimentado e com reduzidas aberturas para o exterior. Se a análise agora focar o Bridoport House, é fácil apontar algumas diferenças entre este e o primeiro edifício construído em Londres. Este último, concluído em 2011 também em Londres, apresenta uma organização interior em planta mais ampla e uma redução significativa do número de paredes estruturais. Apesar da empresa fornecedora de MLCC não ser a mesma, tais diferenças podem ser justificadas com o facto de já haver alguma experiência na construção em altura em madeira neste país. Isto é, quando se está a construir pela primeira vez um edifício com recurso a um sistema construtivo inovador, o receio de que algo possa correr mal é superior, e como tal são tomadas medidas de segurança maiores, não correndo tantos riscos. Ou seja, como não há uma base sobre a qual trabalhar, opta-se por uma solução arquitetónica menos arrojada mas que respeita o mais possível aquilo que se sabe acerca do sistema estrutural utilizado. Aquando da construção do Bridport House, como já existia um edifício construído em MLCC na mesma cidade, havia já um conhecimento prévio daquilo que se pode ou não fazer, e como tal sabia-se onde melhorar em termos de projeto de arquitetura, não ficando o resultado final tão vinculado a questões de dimensionamento estrutural, por exemplo.
Mostrar mais

144 Ler mais

Wagner Rocha Soutto Mayor "SISTEMA CONSTRUTIVO MODULAR"

Wagner Rocha Soutto Mayor "SISTEMA CONSTRUTIVO MODULAR"

A teoria da modulação é um ponto que se discute há muito tempo, sendo anterior à revolução industrial, concomitantemente à idéia de produção em série. A simples adoção de um sistema de medidas coerente, de forma a buscar uma multiplicidade fabril se constituiu em um passo para a coordenação modular. O sentido moderno de módulo, no entanto, aparece em épocas recentes ligado à industrialização, tendo como demonstração mais evidente de aplicação desse conceito data da Europa da época posterior à guerra, período de grande demanda habitacional, e maior concentração perto das fábricas.
Mostrar mais

105 Ler mais

Análise comparativa do método construtivo em betão armado vs aço :  caracterização técnico-económica

Análise comparativa do método construtivo em betão armado vs aço : caracterização técnico-económica

A escolha da solução estrutural no presente estudo tem também como finalidade avaliar o papel e impacto das construções em betão armado nas sociedades, quando comparado com as construções realizadas com estrutura metálica. Esta avaliação deve-se ao facto de um grande número de construções existentes serem em betão armado. Visto ser um material muito resistente e com maior durabilidade (quando comparado com o aço). No entanto tem-se verificado uma mudança no que diz respeito á escolha do material estrutural a adotar, nomeadamente para o aço. Esta mudança é justificada pelas grandes vantagens construtivas apresentadas pelo aço, como a sua rapidez de execução, permitir estruturas mais leves e mais esbeltas bem como pelas suas inovadoras soluções e funcionalidades estruturais. Pretende-se também nesta dissertação sistematizar procedimentos para o dimensionamento de estruturas em betão armado e em aço nas suas diversas fases, desde a conceção da solução estrutural, pré-dimensionamento, análise sísmica, verificação aos estados limites últimos e de serviço, finalizando com o dimensionamento.
Mostrar mais

179 Ler mais

Uma habitação transportável e flexível: archigram como ponto de partida

Uma habitação transportável e flexível: archigram como ponto de partida

No entanto, a Wichita House diferenciava-se das restantes habitações consideradas tradicionais, pela particularidade da sua estrutura, toda a habitação se encontrava suspensa a um mastro central que sustentava um conjunto de cabos cruzados com anéis comprimidos como uma roda de bicicleta. A materialidade do seu exterior era composta por placas curvas de duralumínio que revestiam toda a sua estrutura, existindo ainda vãos horizontais contínuos de acrílico. Esta foi pensada pelo arquitecto para ser essencialmente leve e de fácil transporte, todas as suas paredes tinham a possibilidade de ser desmontadas e transportadas por um camião, sendo necessário um dia e seis homens na concretização desta acção.
Mostrar mais

147 Ler mais

CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA KÁTIA REGINA MENEZES MENDES

CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA KÁTIA REGINA MENEZES MENDES

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda o sistema de avaliação dos gestores escolares da SEDUC/AM. É importante ressaltar a importância desse sistema e, por isso, pretende-se compreender quais alterações poderiam ser promovidas para o seu aperfeiçoamento. O objetivo geral desta pesquisa é identificar quais alterações poderiam ser promovidas na avaliação de desempenho dos gestores escolares da SEDUC/AM, visando o seu aprimoramento. Os desdobramentos da pesquisa se desenvolveram a partir dos seguintes objetivos específicos: (i) descrever os diferentes instrumentos aplicados aos gestores pela SEDUC/SEDE e pelas Coordenadorias Distritais e Coordenadorias Regionais; (ii) avaliar os critérios e dimensões apresentados nos instrumentos de avaliação e elaborar novas formas para a avaliação de gestores escolares. O referencial teórico da pesquisa se baseia em autores como: Ferreira (2013), Milani (1998), Pacheco (2007), Gramigna (2002), Rabadio (2001) e Raifschneider (2008). Esses teóricos defendem a importância da avaliação de desempenho, além de também discorrerem sobre o sistema de avaliação da gestão escolar, a gestão do desempenho profissional na educação, o desempenho dos gestores escolares e a gestão por competências. A pesquisa se desenvolve dentro de uma abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica - estudo de caso, com base em literaturas relativas à temática em questão. Para tanto, utiliza-se como instrumentos de captação de dados e informações a aplicação de questionários, que foram encaminhados a todos os gestores das escolas estaduais do Amazonas, além das 07 Coordenadorias Distritais e das 60 Coordenadorias Regionais. De maneira geral, a analise dos questionários sinalizaram lacunas existentes no sistema de avaliação de desempenho dos gestores escolares. Além disso, a forma de aplicação dos instrumentos de avaliação pelas CDs e CRs é diferente. Por fim, a pesquisa sugere uma reformulação no sistema de avaliação de desempenho dos gestores escolares do Estado do Amazonas. Portanto, o Plano de Ação Educacional (PAE) propõe a fundamentação para programar o sistema de avaliação de desempenho, além de novas dimensões no instrumento de avaliação e o detalhamento dos procedimentos para a implementação do sistema.
Mostrar mais

132 Ler mais

Modelo de tomada de decisão para seleção de sistema construtivo para habitação de interesse social dis frrfélix

Modelo de tomada de decisão para seleção de sistema construtivo para habitação de interesse social dis frrfélix

O projeto do sistema de produção contribui para elevar o desempenho do planejamento e controle da produção e proporcionar a melhoria do sistema produtivo (SLACK et al ., 2007). Com isso, será possível fazer a antecipação de decisões em relação ao sistema de produção do empreendimento, com o objetivo de assegurar a sua operacionalização antes de iniciar a execução. Permite ainda, reduzir as incertezas e variabilidade no decorrer da execução. Em todas as fases a tomada de decisão é uma função de gestão com elevada importância, pois é necessário fazer escolhas para definir o empreendimento, afetando todo o processo. Na Construção Civil durante o planejamento de edificações, ainda nas etapas iniciais de concepção, é necessário decidir qual o tipo de sistema construtivo a ser utilizado na obra, tendo em vista, o desejo de se conseguir um bom desempenho técnico e econômico. Porém, a escolha do sistema construtivo inadequado, poderá ocasionar uma série de limitações em todo o ciclo de vida do projeto.
Mostrar mais

107 Ler mais

A cortiça na construção: Sistemas construtivos tradicionais

A cortiça na construção: Sistemas construtivos tradicionais

A construção com terra constituiu uma das facetas da arquitectura popular e, nas zonas de montado de sobro, a cortiça foi recorrentemente elemento integrante dessa construção, empregue de forma bastante ampla, não se limitando sequer às funções utilitárias e às classes sociais inferiores. A integração da cortiça em alvenarias esteve sempre associada à terra, funcionando esta última como ligante. Estudando os registos dos casos que chegaram até nós, avaliando o estado de conser- vação e o sistema construtivo, podemos deduzir um conjunto de afinidades entre a integração da cortiça como alvenaria e os sistemas mais correntes de taipa e adobe: a necessidade de construção de um embasamento contínuo em pedra no subsolo que se eleve um pouco acima da cota do terreno de modo a proteger a terra da humidade ascendente e a base da parede dos salpicos decorrentes das chuvas; a necessidade de atender à qualidade da terra, nomeadamente à sua composição e adequa-
Mostrar mais

12 Ler mais

Levi Diogo de Sousa Barros REABILITAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Levi Diogo de Sousa Barros REABILITAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

cantoneiras metálicas em cada canto das paredes pela parte de dentro e de forma a uniformizar e “agarrar” todo o corpo do edifício foram aplicados tirantes metálicos para suster as paredes exterior à de meação (figura 74). Estas técnicas vão de encontro às técnicas estudadas por Jorge Mascarenhas (2012) no seu livro “Sistemas de Construção – XIII – Reabilitação Urbana”. Por fim o tratamento feito para resolver o fissuramento das paredes passou pela aplicação de ligantes metálicos pelo interior das paredes. As figuras 77 e 78 dizem respeito a esquemas de Jorge Mascarenhas (2012) onde este explana as técnicas de tirantes e ligantes metálicos de forma a auxiliar as fotos da obra, uma vez que estas técnicas já tinham sido executadas no momento em que aconteceu o primeiro contacto com a obra e não foi acompanhado o seu processo. Relativamente aos pavimentos como já foi referido foram totalmente demolidos, tanto a sua estrutura como os soalhos e a sua reconstrução será explicada no seguinte ponto (4.1.2). Por fim a cobertura tal como nos pavimentos foi toda demolida e logo de seguida reconstruída de forma a não estar a permitir a entrada de águas na obra (figura 75 e 76). Esta foi reconstruída através do sistema tradicional, fiel ao original. De notar ainda que os pavimentos e a cobertura tiveram o seu processo de demolição apenas depois da demolição do piso do rés-do-chão e de todo o reforço das fachadas.
Mostrar mais

155 Ler mais

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA ENERGÉTICO DE PROJETO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL CONCEBIDO EM LIGHT STEEL FRAMING

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA ENERGÉTICO DE PROJETO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL CONCEBIDO EM LIGHT STEEL FRAMING

A indústria de construção civil no Brasil possui grande importância tanto social quanto econômica, porém é geradora de mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos e consumidora de grande quantidade de matéria-prima, energia e água. Desta forma o setor é estratégico sob o ponto de vista ambiental uma vez que pequenas mudanças em seus processos ocasionam a redução dos impactos ambientais. Para suprir o déficit habitacional atual, vários sistemas construtivos estão sendo empregados no país, dentre os quais, o Light Steel Framing (LSF), que consiste em um sistema construtivo racional, industrializado e com melhor produtividade. O objetivo deste trabalho consistiu na simulação da quantidade de energia embutida inicial (EEi) de um projeto padrão voltado à habitação de interesse social utilizando o LSF como sistema construtivo, aplicando-se os conceitos de Análise de Ciclo de Vida Energético (ACVE). Para atingir este objetivo se realizou inicialmente a revisão bibliográfica sobre sustentabilidade, sistema construtivo LSF e ACVE. Na sequência fez-se a adaptação de um projeto para habitação de interesse social concebido em alvenaria estrutural para o LSF. A partir das especificações dos materiais e componentes, dos seus respectivos valores de EEi e dos quantitativos realizou-se a simulação da quantidade de EEi considerando 3 situações: projeto concebido em alvenaria estrutural de blocos de concreto, alvenaria estrutural de blocos cerâmicos e LSF. Comparando-se os resultados das três simulações realizadas, concluiu-se que o projeto concebido em alvenaria estrutural de blocos cerâmicos foi o que apresentou menor valor de EEi absoluto em relação aos demais sistemas simulados (117,6 GJ e 3,0 GJ/m²), tendo-se o LSF apresentado um valor intermediário (154,3 GJ e 3,9 GJ/m²), porém bem próximo ao da alvenaria de blocos cerâmicos, enquanto que o concebido em alvenaria de blocos de concreto apresentou maior valor (262,0 GJ e 6,6 GJ/m²), muito em função do elevado valor de EEi adotado para o concreto. Ressalta-se que tais resultados não devem ser extrapolados uma vez que foram utilizados valores de EE para os materiais e componentes aplicados nestes sistemas construtivos referenciados em literatura internacional, o que indica a necessidade de se construir uma base de dados nacional a respeito.
Mostrar mais

164 Ler mais

Construção de edificações préfabricadas em Wood Frame para habitação de interesse social no Estado do Ceará: análise da viabilidade econômicofinanceira, técnica e ambiental

Construção de edificações préfabricadas em Wood Frame para habitação de interesse social no Estado do Ceará: análise da viabilidade econômicofinanceira, técnica e ambiental

Vários estudos apontam diferentes sistemas construtivos eficientes para a construção de Habitações de Interesse Social (HIS), porém é comum a todos estes o fator da industrialização da construção. É nesse contexto que é possível destacar o sistema wood frame pré-fabricado, objeto de estudo da pesquisa em questão, solução que se adequa à demanda da construção para HIS por vários fatores, como os relacionados à produtividade, qualidade, rapidez, ganhando destaque pelo fator sustentável. Esse sistema é uma solução construtiva ainda relativamente nova no Brasil, apesar de não se tratar de uma novidade em relação ao mundo. Ainda não ganhou espaço em todos os estados brasileiros, estando concentrado no sul e sudeste do país, onde estão localizadas as fábricas de pré-fabricação dos painéis em madeira. Assim, a pesquisa tem como meta analisar a viabilidade econômico-financeira, técnica e ambiental, e as implicações da utilização do sistema construtivo wood frame em forma de painéis pré-fabricado na construção de Habitações de Interesse Social (HIS) no Estado do Ceará. Para isso, inicialmente foram realizadas visitas técnicas em empresas brasileiras representantes de todas as etapas do ciclo de produção de edificações em wood frame. A partir dessas visitas, analisou- se fatores técnicos de maior destaque e questões sobre os impactos ambientais do sistema, buscando adaptar para a realidade do Estado do Ceará, visando a análise de viabilidade técnica e ambiental. Como continuidade, elaborou-se cenários hipotéticos para análise dos custos da implantação deste sistema no Estado do Ceará, buscando analisar a viabilidade econômico- financeira. Além da abrangência nacional, buscou-se um olhar para as práticas internacionais, referências no assunto, de forma a comparar com a produção brasileira, visando uma caracterização mais realista, abordando vantagens e limitações percebidas. Os resultados apontaram que é viável, dentro dos aspectos estudados, a implantação do sistema wood frame no Ceará para a tipologia HIS, obedecendo as limitações estabelecidas no trabalho. Apontam ainda que há a necessidade de uma maior divulgação do sistema, suas características e possibilidades de uso, para que o conhecimento gere nos profissionais da construção civil e na população em geral maior interesse e confiança, tornando o wood frame uma possibilidade real para todos os lugares do Brasil. Conclui-se que este é um trabalho inicial visto que no Estado do Ceará é o primeiro estudo sobre o assunto, o que fornece a possibilidade de ser continuado, aperfeiçoado e desenvolvido a partir de outras vertentes e visões de outros autores.
Mostrar mais

219 Ler mais

Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade.

Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade.

A indústria cultural pratica, em vez disso, uma falsa reconciliação entre o universal e o particular. O todo na obra não tem conexão íntima com os particulares, pois é imposto a eles a partir de um esquema geral milimetricamente planejado. Aquilo que a abstração conceitual impõe friamente aos dados perceptivos é agora glorificado a partir do prazer lúdico que se infiltra na contemplação narcisista, que percebe tudo como satisfazendo o desejo de plenitude. Nada melhor para explicar a idéia de um “círculo da manipulação e da necessidade retroativa, no qual a unidade do sistema se torna cada vez mais coesa” (DE 114), pois o desejo do ego enfraquecido é satisfeito e estimulado, ao mesmo tempo que o sujeito se ilude precisamente ao pensar que esse prazer coincide com o que o faz um ser livre.
Mostrar mais

13 Ler mais

Show all 10000 documents...