Esta ideia surgiu depois de uma conversa com o Professor Doutor João Dias, na qual propus a introdução do SMS e Email como meio de alerta no projeto de “Digitalização do Livro de Ponto da Universidade”, uma vez que já tinha algum conhecimento da utilização dessa tecnologia para envio de notificações, adquirida durante a realização de um estágio na ENACOL (Empresa Nacional de Combustiveis). Como contraproposta o Professor Doutor João Dias propôs-me o desenvolvimento e implementação de um sistema de SMS capaz de notificar os estudantes, docentes e funcionários da Universidade do Mindelo via SMS sobre diversos assuntos relevantes a Universidade do Mindelo.
O sistema de email da UFRGS vem evoluindo ao longo dos anos buscando atender as demandas de funcionalidade, segurança, qualidade do antispam e espaço de armazenamento dos usuários. A cada iteração temos buscado criar uma arquitetura cada vez mais escalável e resiliente, de forma a permitir o crescimento da infraestrutura de acordo com o aumento do número de usuários e de mensagens armazenadas.
A área Todos os Programas leva o usuário aos atalhos dos programas ins- talados neste computador. Dependendo do software e da instalação o atalho poderá estar disponível apenas para determinado usuário, uma vez que o Windows é um sistema operacional multiusuário, ou seja, que permite mais de um usuário configurado no computador com certo nível de privacidade e personalização.
• Parâmetros do código de bloqueio. O administrador de sistema do servidor define critérios para o código de bloqueio e a limpeza do dispositivo (extensão do código, nível de segurança do código, número de tentativas antes da limpeza do dispositivo). As seguintes diretivas exigem o Microsoft Exchange 2007 Service Pack 1 ou posterior. Os valores são definidos pelo administrador de sistema do servidor Exchange.
De forma a gerar tráfego de mensagens de e-mail, fez-se um script em Python, este pode ser consultado no anexo B, para enviar diversos tipos de mensagens, em tempo e quantidades aleatórias. Foram definidos 10 tipos de mensagens diferentes, cada tipo de mensagem é enviada no mínimo 10 vezes e no máximo 20 vezes consecutivamente, e depois do envio de cada conjunto de mensagens é feita uma pausa aleatória que varia de 10 a 60 segundos. Para aproximar estes testes de um cenário real, fez-se outro script semelhante ao anterior, mas aqui apenas são enviadas mensagens “normais”, de modo que o sistema de filtragem deixe passar este tipo de mensagens.
O iOS [ 37 ] é o nome dado ao conjunto de versões do sistema operativo utilizado nas diversas iterações de todos os dispositivos moveis da Apple [ 36 ], concretamente no iPhone, iPad, iPad Mini, iPod Touch e para todas as gerações da Apple TV a partir da segunda. Todos os produtos móveis da Apple utilizam simultaneamente a mesma versão do iOS, das quais já existem dez estáveis e uma próxima em desenvolvimento, permitindo uma comunicação excecional entre todos eles e facilitando o desenvolvimento de aplicações, já que são feitas considerando principalmente a versão mais atual. Além disso, utilizadores de iOS habituados a um dispositivo móvel da Apple conseguem facilmente adaptar-se a outro, mesmo que nunca o tenham utilizado, devido às interfaces serem muito semelhantes em termos de aparência. As únicas diferenças superficiais estão no “look and feel ” mas estas são introduzidas propositadamente para maximizar o conforto de utilização de cada tipo de dispositivo já que existem diferenças no tamanho do ecrã.
Na identificação do filme deve conter informações importantes tais como: data do ensaio, identificação dos soldadores, no caso de juntas soldadas, identificação da peça e local examinado, número da radiografia, identificação do operador e da firma executante. Todas essas informações devem aparecer claramente no filme radiográfico, para permitir a rastreabilidade do ensaio. Tais informações poderão ser feitas a partir de letras e números de chumbo dispostos sobre o porta-filmes exposto juntamente com o filme registrando-o de modo permanente. Poderá também ser utilizado o sistema de telas fluorescentes que consiste em escrever no papel vegetal ou similiar toda a identificação do filme e o mesmo colocado junto a tela fluorescente. Este conjunto é montado previamente junto ao filme radiográfico entre a tela traseira, na câmara escura, e posteriormente exposto, registrando de modo permanente no filme, toda a identificação.
• Parâmetros do código de bloqueio. O administrador de sistema do servidor define critérios para o código de bloqueio e a limpeza do dispositivo (extensão do código, nível de segurança do código, número de tentativas antes da limpeza do dispositivo). As seguintes diretivas exigem o Microsoft Exchange 2007 Service Pack 1 ou posterior. Os valores são definidos pelo administrador de sistema do servidor Exchange.
Devido à simplicidade dos protocolos envolvidos nas transmissões de mensagens eletrô- nicas, os mecanismos de identificação de spam podem ser dificultados ou até mesmo burla- dos [5]. Apesar de exigir um conhecimento técnico mais avançado, é possível forjar endereços IP (Internet Protocol) burlando as listas negras de servidores e as listas negras de redes. For- jar o endereço eletrônico do remetente é uma tarefa bem mais simples, o que torna a lista de remetentes inútil. Em um cenário de tantas mensagens inválidas, a credibilidade do sistema perante o usuário fica comprometida. Torna-se necessário, portanto, a certeza da identidade do remetente [6].
O presente trabalho de pesquisa monográfica tem o objetivo de analisar o surgimento e a inserção das ferramentas tecnológicas que de forma muito expansiva se inseriram no ambiente de trabalho. Devido à expansão tecnológica, muitos sistemas e programas passaram a fazer parte do ambiente patronal como ferramenta de trabalho e um deles foi o e-mail corporativo, um sistema adotado pelas empresas com o intuito de facilitar as atividades dos empregadores e empregados, gerando, inclusive, a economia de papel. Com isso, busca-se uma maneira de orientar os profissionais para o uso consciente dos materiais postos à realização da atividade. O que para muitos empregadores é uma maneira de acelerar o trabalho, para outros, é sinônimo de problemas, tendo em vista o uso indevido das ferramentas à disposição. O direito do trabalho não consegue regular todas essas questões que vêm surgindo, na justiça vivem-se em um mundo de incertezas, pois o que hoje é tecnologia, amanhã poderá estar num mundo ultrapassado. Como não há legislação específica que regule a utilização das ferramentas tecnológicas no ambiente patronal, é preciso basear-se nas jurisprudências, conforme será delineado nesse trabalho.
Por força da contínua conexão virtual, em muitos casos será possível realizar uma “avaliação direta e imediata do tempo real de trabalho e um controlo das pausas ou descansos obrigatórios e o respeito do número máximo de horas diante do ecrã” [17] . Como forma de contornar a dificuldade em controlar o tempo de trabalho, certos empregadores “mandam instalar um sistema de computador, que lê os cartões de identificação e deteta variações no horário de trabalho; trata-se de uma variante moderna do relógio de ponto” [18] . Existem ainda situações muito frequentes no teletrabalho, em que o tempo de trabalho é medido de forma qualitativa e não quantitativa: nos casos de apresentação de resultados por parte dos teletrabalhadores. E, neste contexto, pode verificar-se o já referido descomedimento das horas de trabalho, que é uma verdadeira ameaça à qualidade de vida do cidadão, que também é trabalhador.
Segundo Yates e Orlikowski (1992 apud Silva, 2002), com o advento da máquina de escrever e os memorandos, expedientes por ela oferecidos, surgidos nos meados do século XIX, foram modificados tanto na configuração estrutural, quanto na estética dos textos, até adquirir uma relativa homogeneidade, assim como hoje os conhecemos, sem, no entanto, tal fato alterar-lhes a função, ou seja, a de possibilitar o sistema comunicativo interno de uma empresa. Assim, para esses autores, as demandas comunicativas geradas por esferas administrativas de uma sociedade já burocratizada e uma nova realidade tecnológica são motivos que podem colaborar para a emergência e o redimensionamento das práticas de um certo gênero. Além disso, mediante a formação de convenções técnicas e uma nova formatação textual, surgiram perspectivas para realizar uma diferença formal e funcional entre as correspondências de âmbito interno (memorandos) e as de âmbito externo (cartas comerciais, estas remontam o século XVII).
A autora ainda relata que as empresas, visando evitar o uso indevido de seu sistema operacional e indesejáveis problemas de invasão de dados, envio e retransmissão de arquivos e mensagens divulgando práticas criminosas, prática de fraudes eletrônicas e violação de propriedade intelectual, entre outros, devem reprimir o uso inadequado das ferramentas eletrônicas, através da fiscalização do agir dos funcionários e do monitoramento eletrônico do e-mail corporativo. Por fim, defende que esse poder de fiscalizar não estaria ferindo a intimidade e a privacidade dos empregados, tampouco violando o sigilo das correspondências, pois estaria o empregador defendendo-se e prevenindo-se em relação à futura responsabilização criminal por ato de seus empregados. 155
Configurações: Neste menu é possível efetuar alterações nos dados cadastrais de sua conta, bem como alterar algumas configurações do sistema de envios. Este menu apresenta 2 (dois) sub-menus, onde um é o Configurações de Mailing que permitirá que os seguintes ajustes sejam realizados na sua conta: ( inclusão de logomarca, incluir campo personalizado 1,2 e 3, inserir endereço de resposta de suas campanhas e incluir uma breve mensagem para tentar fazer com que os clientes não optem em se retirar das listas de e-mails).
Na identificação do filme deve conter informações importantes tais como: data do ensaio, identificação dos soldadores, no caso de juntas soldadas, identificação da peça e local examinado, número da radiografia, identificação do operador e da firma executante. Todas essas informações devem aparecer claramente no filme radiográfico, para permitir a rastreabilidade do ensaio. Tais informações poderão ser feitas a partir de letras e números de chumbo dispostos sobre o porta-filmes exposto juntamente com o filme registrando-o de modo permanente. Poderá também ser utilizado o sistema de telas fluorescentes que consiste em escrever no papel vegetal ou similiar toda a identificação do filme e o mesmo colocado junto a tela fluorescente. Este conjunto é montado previamente junto ao filme radiográfico entre a tela traseira, na câmara escura, e posteriormente exposto, registrando de modo permanente no filme, toda a identificação.
Na organização onde decorreu este projecto, este serviço era assegurado através da troca de mensagens de correio electrónico entre operadores. Consequentemente, o serviço apresentava problemas de desempenho e de fiabilidade (por exemplo, alguns pedidos eram atendidos por dois operadores). Com este projecto foi concretizado um sistema de suporte a pedidos de utilizadores, tendo por base uma plataforma open source. Esta plataforma foi adaptada e estendida de forma a responder às necessidades específicas desta organização.
- a adequacao da prova que se pretenda concretamente produzir e m cada caso; - o destinatario ou julgador: sujeito em funcao de cuja atividade peculiar os litigantes buscam reproduzir[r]
The Cyrus IMAP server is a module of Cyrus Project developed at Carnegie Mellon University, which prior to 1994 is exclusively used the locally-developed and non-standard Andrew Messaging System (AMS) for its email communication needs [cyr, 2010]. The last stable version is 2.3.16 and is under Carnegie Mellon University License. The website of Project Cyrus is http://cyrusimap.web.cmu.edu/. The Cyrus IMAP server provides access to personal mail and system-wide bulletin boards through the IMAP protocol. This server is a scalable enterprise mail system designed for use from small to large enterprise environments using standards-based technologies. This module full implementation allows a seamless mail and bulletin board environment to be set up across multiple servers. It differs from other IMAP server implementations in that it is run on ”sealed” servers, where users are not normally permitted to log in. The mailbox database is stored in parts of the filesystem that are private to the Cyrus IMAP system. All user access to mail is through software using the IMAP, POP3, or Kerberized Post Office Protocol (KPOP) protocols. The private mailbox database design gives the server large advantages in efficiency, scalability, and administratability. Multiple concurrent read/write connections to the same mailbox are permitted. The server supports ACLs on mailboxes and storage quotas on mailbox hierarchies, IMAP4rev1 protocol, IMAP extensions, SIEVE(RFC3028) for server side email filtering, any authentication mechanism available from the Simple Authentication and Security Layer (SASL) library (KERBEROS V4, GSSAPI, CRAM-MD5, DIGEST-Message-Digest Algorithm 5 (MD5), OTP, PLAIN, and STARTTLS), IMAP and POP3 over SSL [cyr, 2010].
Segundo passo: Realização de um estudo de mercado. Se o resultado do estudo evidenciar que o serviço de envio de extractos por e-mail tem interesse para o mercado realizar-se-ão reuniões internas entre elementos dos Departamentos de Desenvolvimento, Produção, Comercial, Financeiro e Marketing, para que, com base nos dados disponibilizados no estudo e o conhecimento da Contiforme do Mercado bancário e parabancário em termos das suas necessidades, motivação para a modernização e procura constante de contenção de custos, seja tomada a decisão de avançar para a procura de uma solução junto dos fornecedores de hardware e software.
Dedicamos o capítulo 2 inteiro para estudar o módulo de envio de Arquitetura SIG. Esse estudo além de ser importante para a própria SINFO/UFRN, ele vale para todas as outras instituições federais do Brasil que utilizam os Sistemas SIG através de acordos de cooperação. Em nosso estudo fizemos um levantamento sobre todos os problemas que foram encontrados em relação ao módulo de envio de e-mail e também a realização de testes de desempenho, que até então nunca haviam sido feitos. Verificamos que as reclamações dos usuários sobre o mal funcionamento desta funcionalidade tinham validade e constatamos também que este módulo não seguia nenhuma das boas práticas para quem envia em massa na Internet (assunto discutido na seção 3.1.5 Proteção contra SPAM ).