Sistemas computacionais

Top PDF Sistemas computacionais:

A MATEMÁTICA DISCRETA E SUAS APLICAÇÕES: um modelo para conexão de sistemas computacionais em nuvem

A MATEMÁTICA DISCRETA E SUAS APLICAÇÕES: um modelo para conexão de sistemas computacionais em nuvem

Segundo Lesser (1999), “Sistemas Multiagentes (SMA) são sistemas computacionais em que dois ou mais agentes interagem ou trabalham em conjunto para executar um conjunto de tarefas ou para satisfazer um conjunto de objetivos”. Diante da natureza distribuída dos sistemas multiagentes, Reis (2003) destaca, como ponto essencial na construção de sociedades de agentes, a capacidade de coordenar as interações e as dependências das atividades do diferentes agentes do SMA. O autor também aponta que para que um agente possa operar como parte do sistema, é necessária a existência de uma infraestrutura que permita a comunicação e/ou interação entre os agentes que compõem o SMA.
Mostrar mais

15 Ler mais

Simulação na validação de sistemas computacionais para a agricultura de precisão.

Simulação na validação de sistemas computacionais para a agricultura de precisão.

Sistemas computacionais têm tido aplicação crescente na construção de sistemas para o setor agrícola; contudo, o traba- lho de projeto desse tipo de sistemas tem-se tornado mais complexo devido à necessidade de se estabelecer cooperação entre componentes que não possuem uma interface comum e/ou construídos com tecnologias diferentes (heterogêneos); deste modo, os componentes são, geralmente, validados em separado e a observação do funcionamento do sistema com- pleto ocorre somente nos testes com o uso de protótipos, retardando a identificação de problemas e gerando custos em tempo e recursos. O uso da simulação pode contribuir com a antecipação de experiências que permitam observar o comportamento da cooperação entre os componentes do sistema, com o objetivo de reduzir o tempo e o custo geral do projeto. Através de um sistema eletrônico de supervisão de plantio (SEP) como estudo de caso, o artigo apresenta o uso do DCB (Distributed Cosimulation Backbone) como ferramenta de modelagem e simulação de sistemas voltados para a agricultura de precisão para reduzir tempo e custos de projeto.
Mostrar mais

10 Ler mais

Alta disponibilidade e balanceamento de carga para melhoria de sistemas computacionais críticos.

Alta disponibilidade e balanceamento de carga para melhoria de sistemas computacionais críticos.

O cenário dos sistemas computacionais passou por consideráveis modificações devido aos avanços da indústria de computadores pessoais, proporcionando estações de trabalhos com alta capacidade de armazenamento e processamento de dados e com custo menores. Dessa forma, o modelo de um único computador de grande porte para atender a demanda de processamento, passa a ser substituído por um conjunto de computadores de menor porte interconectados. Este novo modelo apresenta vantagens como menor custo, escalabilidade e desempenho igual ou melhor que os computadores de grande porte, dependendo de sua configuração. A principal desvantagem desse modelo é o aumento da complexidade de construção de softwares aplicativos. Ou seja, preocupações que não existiam ou não eram tão relevantes como, aspectos relacionados a segurança, sincronização e dependência de infra-estrutura de comunicação fazem parte, de acordo com este novo modelo, do cotidiano dos desenvolvedores de soluções para ambientes onde os sistemas podem estar distribuídos.
Mostrar mais

138 Ler mais

Diagnóstico solução para problemas de mudanças de planejamento em sistemas computacionais de gestão florestal

Diagnóstico solução para problemas de mudanças de planejamento em sistemas computacionais de gestão florestal

Em torno do ano de 1960, quando o foco dos sistemas computacionais de manufatura ainda consistia basicamente no controle de inventário, surgiu-se o sistema de gestão MRP (Materials Requirement Planning), destinado ao planejamento das necessidades de materiais . Diversos módulos (funcionalidades) foram então adicionados ao MRP nos anos subsequentes, como por exemplo: módulo de programação mestre da produção, o cálculo detalhado de necessidade de capacidade, o controle de fábrica, o controle de compra, o controle de vendas e planejamento operacional . Devido a essas mudanças, o MRP passou então, em torno da década de 1980 a ser denominado MRP II - Sistema de Planejamento de Recursos de Manufatura. Segundo Albertão citado por Alvarenga o MRP II englobava objetivamente o gerenciamento de vendas e distribuição, o que antes era apenas uma extensão do MRP.
Mostrar mais

75 Ler mais

Segurança em Sistemas Computacionais Introdução à Criptografia II

Segurança em Sistemas Computacionais Introdução à Criptografia II

Os sistemas computacionais que dependem de certificados digitais simplesmente possuem uma lista de autoridades certificadoras que confiam (em sua maioria, empresas que seguem determinadas normas técnicas vigentes em cada país) e suas respectivas chaves públicas.

37 Ler mais

Balanceamento de cargas de aplicações SPMD em sistemas computacionais distribuíd...

Balanceamento de cargas de aplicações SPMD em sistemas computacionais distribuíd...

Com o aumento do número de elementos de processamento e a maior complexidade dos problemas a serem resolvidos pela computação paralela, desenvolver aplicações para sistemas com memória distribuída tem se tornado uma tarefa não muito simples (Chung & Ranka, 1993). Nesse contexto, o modelo de programação SPMD é um forte candidato para usufruir as vantagens apresentadas por esse tipo de sistema, devido à sua menor complexidade de desenvolvimento e depuração. Outra vantagem do modelo SPMD é que o número de processos da aplicação paralela pode ser moldado à situação corrente do sistema: considerando a mesma aplicação, um maior número de processos pode ser distribuído para um grande número de elementos de processamento e um menor número de processos para um menor número de elementos de processamento. Outra característica do modelo SPMD é a existência freqüente de um número de subconjuntos de dados ou tarefas maior que o número de processos participantes. Tal situação é comum em sistemas computacionais distribuídos, onde, diferentemente de máquinas paralelas que possuem um grande número de elementos de processamento especializados, existe uma quantidade menor de elementos especializados, com diferentes potências computacionais e arquiteturas.
Mostrar mais

109 Ler mais

Sistemas computacionais de apoio à monitoração de estruturas de engenharia civil

Sistemas computacionais de apoio à monitoração de estruturas de engenharia civil

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de sistemas computacionais de apoio à aquisição, visualização e tratamento de dados provenientes de monitoração de estruturas de Engenharia Civil. Por meio dos sistemas construídos, torna-se possível adquirir, visualizar e filtrar informações com facilidade, ao mesmo tempo em que se permite avaliar a influência da temperatura, da retração e da fluência nos elementos estruturais monitorados. Buscando desenvolver as ferramentas computacionais em uma perspectiva alinhada com necessidades reais do setor, foram monitoradas duas pontes rodoviárias e uma estação metroviária, sendo utilizada instrumentação avançada baseada em sensores e equipamentos ópticos e elétricos, permitindo a medição de grandezas como deformação, temperatura, deslocamento e rotações. A experiência adquirida em campo encontra-se descrita, apresentando-se a estrutura e componentes dos modernos sistemas de monitoração e os principais resultados decorrentes da sua aplicação nas obras monitoradas. Nesse contexto, os sistemas computacionais construídos demonstraram ser úteis ferramentas, auxiliando nas diversas fases da monitoração estrutural, desde a aquisição até a interpretação dos resultados.
Mostrar mais

296 Ler mais

Do acesso não autorizado a sistemas computacionais: fundamentos de direito penal informático.

Do acesso não autorizado a sistemas computacionais: fundamentos de direito penal informático.

o (C) a fine under this title or imprisonment for not more than ten years, or both, in the case of an offense under subsection (a)(2), (a)(3) or (a)(6) of this section which occurs aft[r]

241 Ler mais

Sistemas computacionais aplicados ao manejo florestal

Sistemas computacionais aplicados ao manejo florestal

O projeto foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java, por ser uma linguagem simples, orientado a objetos, ser robusta, segura, neutro em relação à arquitetura, portável, interpretado, alto desempenho, múltiplos threads, dinâmica, dentre outras características (Horstmann e Cornell, 2009). O fato de ser simples permite a continuidade do projeto por outros estudantes de graduação, pós- graduação, professores ou profissionais do ramo. O fato de ser orientado a objetos permite que futuras alterações possam ser facilmente implementadas e adicionadas ao projeto. A segurança é importante quando se trata a utilização da linguagem em ambientes de redes comumente encontrados nas empresas do setor. O fato de ser portátil permite a utilização do sistema em diferentes sistemas operacionais, como Linux, Windows e Mac OS.
Mostrar mais

122 Ler mais

Análise do impacto de cenários implícitos na confiabilidade de sistemas computacionais

Análise do impacto de cenários implícitos na confiabilidade de sistemas computacionais

Quanto à questão da consistência, é preciso relembrar a forma que surgem os cenários implícitos. Eles surgem devido à composição paralela entre os componentes para a criação do modelo comportamental. Nesse processo, as mensagens de cada modelo são intercal- adas conforme a natureza paralela distribuída do sistema de software. Em virtude dessas intercalações, novas ordens de execução das mensagens trocadas pelo sistema podem ocor- rer de forma assíncrona e aleatória. Dessa forma, o defeito originado seria observado de forma inconsistente pelo usuário do sistema. Dado que esse tipo de defeito é um dos mais difíceis de serem diagnosticados, essa é uma contribuição crucial da detecção de cenários implícitos negativos para a análise de confiabilidade de sistemas.
Mostrar mais

112 Ler mais

Segurança em Sistemas Computacionais Introdução à Criptografia I

Segurança em Sistemas Computacionais Introdução à Criptografia I

Em outras palavras, quanto maior o texto cifrado, mais a frequência relativa de cada letra cifrada tenderá à frequência padrão de seu par não crifrado... Exemplo[r]

49 Ler mais

FlexPersuade - Explorando uma abordagem flexível em softwares de persuasão: um estudo...

FlexPersuade - Explorando uma abordagem flexível em softwares de persuasão: um estudo...

Estudos atuais na área de Interação Humano-Computador evidenciam a importância de se considerar aspectos emocionais na interação com sistemas computacionais. Acredita-se que ao permitir agentes artificiais identificar emoções de usuários, em uma interação humano- computador, torna-se possível induzir e despertar emoções a fim de estimulá-los em suas atividades. Um dos grandes desafios dos pesquisadores em Interação Humano-Computador é prover sistemas capazes de reconhecer, interpretar e reagir de modo inteligente e sensível às emoções do usuário, para atender aos requisitos do maior número possível de indivíduos; um dos caminhos que se apresenta é o desenvolvimento de sistemas flexíveis. O principal objetivo de se promover essa interação emotiva é contribuir para o aumento da coerência, consistência e credibilidade das reações e respostas computacionais providas durante a interação humana via interface humano-computador. Nesse contexto, surge a oportunidade de explorar sistemas computacionais capazes de identificar e inferir o estado emocional do usuário em tempo de execução. Este projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar um modelo que possa: i.) identificar o estado emocional do usuário; ii.) prover um mecanismo de persuasão com vistas a mudar o estado emocional do usuário (com um estudo de caso em player de música) e; iii.) explorar a abordagem flexível na persuasão (de acordo com o estado emocional particular de cada usuário) através de mecanismos persuasivos que poderão variar entre um player de música, jogos e/ou vídeos. Assim, ao longo do estudo, o modelo baseado em Comitê de Classificação se mostrou eficiente na identificação das emoções básicas (alegria, aversão, medo, neutro, raiva, surpresa e tristeza) com média de acurácia superior a 80% e, ainda, observou-se a satisfação dos usuários mediante a aplicação do modelo com o player de música.
Mostrar mais

83 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Segundo Dantas (2001) atualmente, a Engenharia de Avaliações está completamente integrada aos sistemas computacionais, sem os quais a qualidade técnica tão desejada nestes trab[r]

92 Ler mais

Revisitando as Heurísticas de Avaliação de Nielsen para Análise de Usabilidade em Jogos de Tabuleiro Não Virtuais

Revisitando as Heurísticas de Avaliação de Nielsen para Análise de Usabilidade em Jogos de Tabuleiro Não Virtuais

Este trabalho propõe uma análise e redesenho das heurísticas de Nielsen para avaliação da usabilidade em interfaces de sistemas computacionais de forma a es- pecializá-las para emprego na avaliação de jogos de tabuleiros não virtuais. As heurísti- cas foram redesenhadas a partir de levanta- mento bibliográfico, considerações e mo- delos gerados sobre as regras encontradas em cada jogo testado e da análise heurísti- ca das suas interfaces. O objetivo do traba- lho visa através desse levantamento, gerar uma base onde seja possível expor a apli- cabilidade das heurísticas especializadas em ambientes não computacionais e que possam ser aplicadas em jogos de tabuleiro distintos dos analisados inicialmente.
Mostrar mais

13 Ler mais

Contribuições na área de Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores e suas aplicações...

Contribuições na área de Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores e suas aplicações...

da editoração de três livros, sendo uma a de um livro internacional, no qual atuou em parceria com os professores Francisco José Mônaco e Júlio Cezar Estrella da USP e Valéria Cardellini e Emiliano Casalicchio da Università di Roma "Tor Ver- gata". A maior parte da produção da autora concentra-se na área de segurança de sistemas computacionais distribuídos e redes de computadores e suas aplicações em sistemas embarcados. A maior parte dos trabalhos apresentados é publicado em conjunto com alunos orientados pela autora. Os artigos e capítulos foram publicados em veículos qualificados ou cujos organizadores constituem pesqui- sadores reconhecidos na área. Esses trabalhos são apresentados sucintamente nos próximos capítulos deste texto sistematizado. Além deles, foram publicados ar- tigos em outras áreas, conforme descrito a seguir. Todas as citações de artigos publicados pela autora estão destacadas em negrito para facilitar sua identifica- ção.
Mostrar mais

77 Ler mais

Exploração de espaço de projeto para multicores heterogêneos com o uso aprendizado de máquina: o estado da arte / Using machine learning to perform design space exploration of heterogeneous multicore architectures: a state of art review

Exploração de espaço de projeto para multicores heterogêneos com o uso aprendizado de máquina: o estado da arte / Using machine learning to perform design space exploration of heterogeneous multicore architectures: a state of art review

Sistemas embarcados estão cada dia mais presentes na sociedade moderna. Atualmente, cerca de 2% dos processadores vendidos no mundo são usados em computadores do tipo desktop laptops, enquanto os outros 98% são usados em sistemas embarcados. Nesse cenário, as aplicações que executam nesses sistemas também estão exigindo cada vez mais recursos computacionais, uma vez que possuem métricas críticas quanto a desempenho e consumo energético que devem ser levadas em consideração no fluxo do projeto dos sistemas embarcados. Os sistemas computacionais heterogêneos se apresentam como a solução mais promissora para prover os requisitos necessários à essa crescente demanda dessas aplicações (LEUPERS et al., 2019). Exemplos desses sistemas heterogêneos são os sistemas compostos por múltiplos núcleos processantes (multicores), tais como como o Nvidia Tegra (NVIDIA, 2019) e o Samsung Exynos (SAMSUNG, 2019), cujos núcleos processantes não são idênticos, e que estão incluídos em smartphones, tablets, consoles portáteis e sistemas automotivos modernos.
Mostrar mais

20 Ler mais

Avaliação de features de localização para autenticação transparente e contínua: processo e estudo de caso

Avaliação de features de localização para autenticação transparente e contínua: processo e estudo de caso

O objetivo deste trabalho envolve a avaliação de desempenho de sistemas compu- tacionais e o aprendizado de máquina a partir de features biométricas. Assim, as obras de Alpaydin (2014) e Jain (1990) foram escolhidas como referências principais para este trabalho porque abordam com profundidade os temas necessários e são reconhecidas nas suas respectivas áreas. As etapas da abordagem sistemática propostas por Jain (1990) buscam evitar os erros mais recorrentes dos projetos de avaliação de desempenho de sistemas computacionais. Já as diretrizes propostas por Alpaydin (2014) buscam orientar a realização de experimentos de aprendizado de máquina de acordo com o método estatístico que apoia a pesquisa científica em várias áreas. Assim, essas diretrizes permitem projetar experimentos corretamente e analisar os dados coletados de forma a serem capazes de compreender a influência de fatores controláveis, identificar a expectativa de erro experimental e, por fim, extrair resultados conclusivos com nível de confiança definido e aceitável. Os detalhes do processo proposto são descritos no Capítulo 4 deste trabalho.
Mostrar mais

102 Ler mais

Objetos de aprendizagem interativos : ferramenta de apoio a disciplinas teóricas

Objetos de aprendizagem interativos : ferramenta de apoio a disciplinas teóricas

O sistema tradicional precisa ser repensado e ajustado às novas exigências da sociedade atual, uma vez que “as mudanças tecnológicas e as correntes transformações econômico-sociais têm demandado profissionais com perfis de especialização distintos dos tradicionais” (NETO, 2005); a educação não pode mais limitar-se a cumprir o currículo/programa escolar e esperar que o aluno somente absorva o conteúdo apresentado em aula. O estudante deve ser preparado para buscar o conhecimento, fazer suas próprias descobertas, analisar, criticar, sintetizar e utilizar os conceitos que forem relevantes aos seus problemas práticos e atuação profissional. A habilidade dos estudantes de buscar novos conhecimentos e aplicá-los pode ser explorada por sistemas computacionais.
Mostrar mais

97 Ler mais

Show all 10000 documents...