Terapia de Relaxamento

Top PDF Terapia de Relaxamento:

Terapia de relaxamento muscular de Jacobson em pessoas com ansiedade: revisão integrativa

Terapia de relaxamento muscular de Jacobson em pessoas com ansiedade: revisão integrativa

Objetivo: Analisar os efeitos da terapia de relaxamento muscular de Jacobson em indivíduos ansiosos. Métodos: Revisão integrativa guiada pelo protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis. A busca foi realizada nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (PubMed)/MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de agosto e setembro de 2019. A avaliação da qualidade dos estudos foi avaliada pelo nível de evidência conforme o Oxford Centre for Evidence - based medicine. A análise crítica das informações extraídas e a síntese qualitativa dos estudos selecionados foram realizadas de forma descritiva. Resultados: treze estudos atenderam aos critérios de inclusão. De modo geral, os resultados revelaram um efeito positivo da técnica de relaxamento muscular progressivo de Jacobson na redução dos sintomas de ansiedade na população. Os indivíduos com diversas patologias crônicas que receberam relaxamento muscular apresentaram redução dos sintomas ansiosos. Considerações finais: O relaxamento muscular progressivo de Jacobson é notado como um método eficaz para auxiliar na redução dos sintomas de ansiedade, bem como na melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde do usuário. Palavras-chave: Ansiedade, Saúde mental, Terapia de relaxamento.
Mostrar mais

11 Ler mais

Efeitos do treinamento físico aeróbico em pacientes com disfunção microvascular ...

Efeitos do treinamento físico aeróbico em pacientes com disfunção microvascular ...

Em estudo conduzido para avaliar os efeitos do treinamento físico e de uma terapia de relaxamento sobre a capacidade física e a qualidade de vida de um grupo de mulheres com síndrome X[r]

117 Ler mais

RELAXAMENTO COMO ESTRATÉGIA NA PSICOPATOLOGIA BIPOLAR: UM ESTUDO DE CASO ANA MARGARIDA VARELA FARIA COELHO Dissertação de Mestrado em Psicologia Clinica no Ramo de Psicoterapia e Psicologia Clínica

RELAXAMENTO COMO ESTRATÉGIA NA PSICOPATOLOGIA BIPOLAR: UM ESTUDO DE CASO ANA MARGARIDA VARELA FARIA COELHO Dissertação de Mestrado em Psicologia Clinica no Ramo de Psicoterapia e Psicologia Clínica

Borkovec e Costello (1993) estudaram a eficácia do relaxamento aplicado na terapia cognitivo-comportamental, no tratamento das perturbações de ansiedade generalizada e concluíram que apesar do relaxamento contribuir para uma melhoria dos sintomas, não se pode garantir que promovem mudanças no comportamento, sugerindo mais investigação nesta área. Uma metanálise levada a cabo por Siev e Chambless (2007) revelou que a terapia de relaxamento funcionava melhor quando associada à terapia cognitivo-comportamental, em especial nos doentes com crises de pânico sem agorafobia. A este propósito Gouveia, Carvalho e Fonseca (2007) referem que a eficácia das técnicas de relaxamento dependem da fase em que são utilizadas, aconselhando o seu uso apenas nas fases iniciais da crise para reduzir os sintomas (e.g. taquicardia).
Mostrar mais

39 Ler mais

Alocação de recursos de rádio para sistemas scfdma baseado em relaxamento e programação linear

Alocação de recursos de rádio para sistemas scfdma baseado em relaxamento e programação linear

A proposta de alocação de recursos descrita em (SOARES, 2016) utiliza relaxa- mento do ILP como primeira etapa seguida por heurística de arredondamento. Contudo, a estratégia para arredondar valores não inteiros utilizada segue fluxo diferente da abordada neste trabalho. Basicamente, para os usuários que não obtiveram assinalamento inteiro, o algoritmo aloca o padrão com maior valor real no intervalo {0, 1}. Após isso, o algoritmo realiza uma classificação decrescente dos padrões alocados. Esta considera o valor obtido do número binário formado pelo padrão de assinalamento. Após isso, o algoritmo realiza a alocação dos BRs seguindo a ordem (dos padrões), estabelecida anteriormente, a fim de assinalar todos os BRs disponíveis. O trabalho de (SOARES, 2016) não aborda diretamente a maximização da taxa total ponderada e foi necessário realizar adaptações para que fosse possível realizar as simulações. Este trabalho explora o relaxamento do problema e a complexidade do algoritmo proposto é a mesma do apresentado em nosso estudo.
Mostrar mais

74 Ler mais

A redução dos níveis de cortisol sanguíneo através da técnica de relaxamento progressivo em nadadores.

A redução dos níveis de cortisol sanguíneo através da técnica de relaxamento progressivo em nadadores.

Dentro do planejamento de atividades, treinadores, mé- dicos do esporte, psicólogos do esporte, fisiologistas e atle- tas devem compreender que a utilização de estratégias como técnicas de relaxamento durante uma a três horas sema- nais pode minimizar os possíveis efeitos negativos dos trei- namentos, auxiliando na recuperação psicofisiológica e objetivando melhor aproveitamento em busca da melhoria da performance desportiva.

5 Ler mais

Controle instrucional e relaxamento como preparo psicológico pré-cirúrgico para portadores de cardiopatia.

Controle instrucional e relaxamento como preparo psicológico pré-cirúrgico para portadores de cardiopatia.

Participaram do estudo 20 pessoas de ambos os sexos, portadoras de doença cardíaca com indicação para cirurgia de revascularização do miocárdio e/ou troca valvar, com idade entre 51 e 73 anos, de nível so- cioeconômico de baixo a médio-alto. Todos os partici- pantes da pesquisa foram operados pelo mesmo cirur- gião, no mesmo hospital geral de porte médio do no- roeste do Paraná, que atende pacientes da rede pública, particular e convênios. Os critérios de seleção foram: ter idade inferior a 80 anos e não apresentar comorbidade associada com insuficiência renal ou outras doenças vasculares. Também não participaram da pesquisa pes- soas internadas e submetidas à cirurgia em caráter emer- gencial ou que estavam em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) antes da cirurgia. Essas restrições foram estabelecidas com base nas informações acerca da maior morbidade e mortalidade envolvidas nessas situações.
Mostrar mais

10 Ler mais

Relatório Especialidade Saúde Mental   Andrea Bidarra

Relatório Especialidade Saúde Mental Andrea Bidarra

IV – actividades - avaliação das mesmas). Foi igualmente importante para mim, no sentido em que permitiu um conhecimento mais profundo da vivência destas pessoas, do seu sentir, permitiu-me aprofundar a técnica de relaxamento como intervenção psicoterapêutica, permitiu-me percepcionar as minhas dificuldades naquele contexto, re-inventar estratégias, perceber e aceitar limites. A avaliação das sessões e a reflexão desenvolvida posteriormente foi importante para orientar e avaliar a prática por mim desenvolvida. (Anexo IV) Neste contexto terapêutico, a comunicação foi a competência principal desenvolvida, e foi factor determinante nas relações de ajuda então desenvolvidas e indicador de avaliação dos cuidados prestados. Estes aspectos são descritos nas avaliações das sessões e na promoção das reflexões que realizei. (Anexo VII- reflexões) A promoção da reflexão individual, ou em grupo esteve presente. Os temas iam surgindo da actividade ou eram sugeridos pelo próprio grupo. Foi verdadeiramente motivante observar e percepcionar a forma como debatiam a actividade, a aprendizagem ou dificuldade sentida, e até os sentimentos que emergiam. Havia dificuldade em caracterizá-los, mas eles estavam lá e procuravam a sua exploração. No seguimento destas actividades e de toda a informação obtida foi possível aprofundar conhecimentos sobre a vivência de crise de cada uma das pessoas que nelas participaram. A minha prática clinica foi orientada para factores de protecção e desenvolvimento de estratégias para a satisfação de necessidades encontradas. Foi igualmente importante restaurar actividades que pudessem ser desenvolvidas continuamente na Unidade. Como trabalho académico serviu para me ajudar a perceber a necessidade de inovação (não de ser novo) mas de investir com motivação na nossa profissão. Permitiu-me a expansão de conhecimentos, de competências, suscitando em mim espirito de renovação, o que transporta para uma Enfermagem sublime, na qual todos os enfermeiros se sentem motivados e acima de tudo embrenhados no prazer que é Cuidar do outro.
Mostrar mais

456 Ler mais

Utilização de técnicas de respiração e relaxamento para alívio de dor e ansiedade no processo de parturição.

Utilização de técnicas de respiração e relaxamento para alívio de dor e ansiedade no processo de parturição.

- fase de transição: respiração de pressão sem execução de força de pressão abdominal (respiração lenta, com inspiração profunda sustentada por maior tempo durante o puxo contrátil, a fim de manter o diafragma exercendo força sobre o útero, seguido de expiração longa); - período expulsivo: respiração de pressão com execução de força abdominal (contração da musculatura estriada) no momento dos puxos; 2. técnica de relaxamento: soltura de toda a musculatura corporal associada à respiração total, nos intervalos das contrações uterinas.

7 Ler mais

Estímulos influenciadores do prazer e do relaxamento: o contexto do SPA em hotel termal em Portugal

Estímulos influenciadores do prazer e do relaxamento: o contexto do SPA em hotel termal em Portugal

No presente estudo, considera-se o prazer e o relaxamento como mediadores entre o estímulo e a resposta. A razão para considerar o relaxamento em vez da excitação prende-se com o ambiente característico do SPA. Este tende a pretender proporcionar um relaxamento que permita reduzir ou eliminar o estado de excitação e stress vivido no dia-a-dia dos indivíduos (ex. Frost, 2004; Speier, 2011; ISPA, 2011).

13 Ler mais

O relaxamento respiratório no manejo do craving e dos sintomas de ansiedade em dependentes de crack.

O relaxamento respiratório no manejo do craving e dos sintomas de ansiedade em dependentes de crack.

ma e contraindo o abdome, contando 6 tempos. Depois da realização do RR, foram aplicados pela ter- ceira vez o BAI, a EAV e o CCQB para avaliar a ocorrência de redução do craving e dos sintomas da ansiedade. Conclu- ída a intervenção, esclareceu-se que o relaxamento provoca sensação de bem-estar; e que, em estado de relaxamento, é Relaxamento respiratório e craving em dependentes de crack – Zeni & Araujo

4 Ler mais

Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo

Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo

A proposta inicial de Jacobson é que a pessoa aprenda o relaxamento muscular a partir da prática regular do trabalho de grupos musculares diferentes, sendo estes divididos em fases didáticas conforme a região do corpo. A repetição do trabalho com determinados grupos musculares é chamada de período e, após o treino reiterado de todos os períodos, tendo adquirido a compreensão exata do significado de “cultivar o relaxamento”, a pessoa poderia guiar sua prática no relaxamento a partir do “Programa para um Relaxamento Geral”. Este programa resume os grupos musculares do corpo todo e compreende o trabalho com: braços, pernas, tronco, pescoço, testa, cenho, olhos, imaginação visual, maçãs do rosto, maxilares, lábios, língua, fala e discurso imaginário (Jacobson, 1976). Considerando que os passos propostos por Jacobson exigem intervalos prolongados de treino em cada grupo muscular, Sandor (1974) propôs uma adaptação do método proposto para treino do relaxamento a partir da utilização de seis passos, cada qual trabalhando determinados grupos musculares. Considerando o contexto da presente pesquisa e a demanda temporal a ele relacionada, foi utilizada a adaptação de Sandor (1974) para o Relaxamento Muscular.
Mostrar mais

49 Ler mais

Análise comparativa de algoritmos de agrupamento de ests ( expressed sequence tags )

Análise comparativa de algoritmos de agrupamento de ests ( expressed sequence tags )

Assim, verificou-se que o relaxamento dos critérios de agrupamento para as ferramentas CAP3 e TGICL não foram capazes de melhorar a qualidade dos agrupamentos, que foi bastante inferio[r]

96 Ler mais

O desenvolvimento de hábitos positivos no processo de ensino-aprendizagem do violino: exercícios de relaxamento

O desenvolvimento de hábitos positivos no processo de ensino-aprendizagem do violino: exercícios de relaxamento

Como consequência dos problemas físicos que os músicos desenvolvem, vários estudos têm vindo a ser desenvolvidos, principalmente no presente século, pois a preocupação dos pedagogos em minimizar o desconforto ao tocar é grande; é fundamental esta atitude dos professores para que os alunos mudem os seus hábitos de estudo e encarem este trabalho como parte das suas rotinas. Forçar o relaxamento dos dedos, mãos e braços pode ser um erro, visto que a tensão faz parte do nosso corpo, sendo que num instrumento de cordas esta tensão, quando usada para transmitir energia para as cordas é benéfica (Ducan, 1980). Alguns autores (Andrade e Fonseca, 2000, Ray, 2002, Poderiva, 2004 in Mello, 2014) tratam o fortalecimento do corpo como meio para prevenir estes problemas relacionadas com a tensão disfuncional. Os problemas psicológicos, a sobrecarga muscular e situações que originam stresse físico são alguns dos principais motivos que desgastam o corpo. O medo e ansiedade inerentes a pisar um palco são a principal causa destes problemas psicológicos. A adaptação a um novo instrumento, o aumento do tempo de estudo e de atividades performativas podem originar então a tal saturação muscular e também no aumento do stresse físico. A má postura com ou sem instrumento e as lesões que daí resultam são das principais causas do stress físico presente nos músicos. “A manutenção de uma postura correta é essencial ao bem-estar do individuo, uma vez que possibilita um estado de maior equilíbrio músculo-esquelético, resultado em menor esforço e sobrecarga muscular com maior liberdade de movimentos” (Teixeira, 2011, in Vasconcelos, 2013, p.47). A temática do correto uso do corpo e dos seus limites, está presente em diversas ciências humanas, na área artística (dança, música, teatro) e no desporto (Hoppenot, 2000, 25 pp.), visto que o incorreto uso do corpo, em claro rigor, impossibilita a capacidade de aprendizagem de forma saudável e sem dor e prejudica a evolução. Assim, vários são os pedagogos do violino que falam e realizam estudos acerca deste aspeto.
Mostrar mais

87 Ler mais

HEALTH PROMOTION THROUGH BREATHING TECHNIQUES AND RELAXATION: A POSSIBILITY IN NURSE’S PRACTICE

HEALTH PROMOTION THROUGH BREATHING TECHNIQUES AND RELAXATION: A POSSIBILITY IN NURSE’S PRACTICE

Objetivo: Analisar os estudos publicados no período de 2003 a 2008 sobre a aplicabilidade das técnicas respiratórias e de relaxamento tal como o Qigong - exercício respiratório que visa influenciar a circulação da energia vital no corpo - como ferramenta terapêutica para o enfermeiro com a finalidade de promover saúde e a influência da utilização dessas técnicas para a saúde do ser humano. Método: trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de busca virtual realizada na Biblioteca Virtual de Saúde. Resultados: foram selecionados duzentos e quarenta e quatro artigos para serem analisados, conforme critérios de escolha. Conclusão: são inúmeras as influências positivas da utilização da terapia na saúde e, ainda, esta terapia representa uma ferramenta terapêutica para o enfermeiro por proporcionar qualidade na assistência, com abordagem holística, através da inovação na aplicação de estratégias, possibilita o equilíbrio da energia vital, o fortalecimento do corpo e da mente, além de promover o desenvolvimento do auto cuidado. Descritores: Enfermagem holística - tendências, Promoção da saúde, Exercícios respiratórios.
Mostrar mais

13 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCarUNESP ANDERSON DIOGO DE SOUZA LINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UFSCarUNESP ANDERSON DIOGO DE SOUZA LINO

Contudo, ainda existem poucos estudos sobre o assunto, dificultando a fundamentação de conclusões adequadas sobre o mecanismo responsável pelo aumento da pressão sanguínea em mulheres pós-menopáusicas (LIMA et al., 2012). Além disso, a incidência de obesidade em mulheres na menopausa tem crescido para mais de 40%. Esse aumento da massa corporal também está associado ao aumento da pressão arterial. Tem sido observado uma atenuação da disfunção endotelial e do quadro inflamatório crônico de baixo grau em decorrência da administração de medicamentos anti-hipertensivos em mulheres na menopausa, com idade entre 47 a 60 anos, que apresentavam sintomas da síndrome metabólica. Sintomas estes como hipertensão, hiperinsulinemia, hipetrigliceridemia, perfil lipídico alterado e obesidade. A inflamação crônica de baixo grau, observado em indivíduos obesos, definida como sendo o aumento do fator de necrose tumoral de necrose alfa (TNF-α) e citocinas pró-inflamatórias, como as interleucinas (ILs) ou adipocinas tais como a IL-6, é comumente encontrada em mulheres pós-menopausadas. O quandro de síndrome metabólica pode contribuir tanto para o surgimento de hipertensão quanto influencia de maneira negativa no tratamento por terapia medicamentosa em mulheres menopausadas (YANES e RECKELOFF, 2011).
Mostrar mais

122 Ler mais

Rev. Assoc. Med. Bras.  vol.49 número4

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.49 número4

TERAPIA TERAPIA INTENSIV INTENSIV INTENSIV INTENSIV INTENSIVAAAAA Diversos estudos demonstram que, em pacientes terminais na unidade de terapia intensiva (UTI), a morte ocorre após[r]

2 Ler mais

Formação sobre hidrofobia a docentes de natação

Formação sobre hidrofobia a docentes de natação

As origens mais longínquas do relaxamento remontam ao yoga, existente na Índia durante o século IV d.C., onde a não distinção entre o corpo e a alma levava a que o objectivo principal desta prática, fosse a harmonia do ser e a concentração do pensamento (De Saugy, 1981). Também nesta altura, padres ou santos usavam um conjunto de técnicas que tinham como base a fixação do olhar e certos cânticos, com o objectivo de invocar deuses e espíritos ou então para provocar aquilo a que se poderia chamar um “sono curativo”, (De Saugy, 1981). Procedimentos semelhantes permaneceram durante as épocas Grega e Romana assim como durante o domínio Celta e Cristão da Europa e até ao século XVIII.
Mostrar mais

165 Ler mais

EFEITOS DA MUSICOTERAPIA APLICADA A ODONTOLOGIA

EFEITOS DA MUSICOTERAPIA APLICADA A ODONTOLOGIA

da dor emocional, dando a sensação do bem-estar, relaxamento e conforto, já que a música tem influência nas emoções e nos sentimentos. Com isso, o objetivo desse artigo foi analisar estudos sobre a eficácia da musicoterapia na área da saúde, com foco na odontologia, e sua atuação no corpo humano, a fim de entender seus efeitos na diminuição dos níveis de estresse e ansiedade mediante a interação entre profissional e paciente.

6 Ler mais

TAOÍSMO E ZEN-BUDISMO NA METODOLOGIA DA GESTALT-TERAPIAREIS, Esp. Dayran Karam do; BERVIQUE, Dra. Janete de Aguirre

TAOÍSMO E ZEN-BUDISMO NA METODOLOGIA DA GESTALT-TERAPIAREIS, Esp. Dayran Karam do; BERVIQUE, Dra. Janete de Aguirre

O gênio irrequieto de Fritz Perls levou-o a um questionamento crítico e contundente da Psicanálise de Freud, com a qual se identificava e praticava até 1942. Contaminado pelas ideias da Psicologia Corporal de Reich, da Psicologia da Gestalt e da Teoria Organísmica de Goldstein, enveredou, também, pelos caminhos das religiões orientais; a influência destas fontes se encontra bem nítida em muitos aspectos da Gestalt-terapia, destacando-se, principalmente, o Taoísmo e o Zen- budismo, cujas influências sobre os métodos e as técnicas da Gestalt-terapia constituem o foco deste estudo.
Mostrar mais

9 Ler mais

CONTENÇÃO FARMACOLÓGICA DE JACARÉ- TINGA Caiman crocodilus LINNAEUS, 1758 COM CETAMINA S (+) E CETAMINA RACÊMICA, ISOLADA OU EM ASSOCIAÇÃO COM O MIDAZOLAM

CONTENÇÃO FARMACOLÓGICA DE JACARÉ- TINGA Caiman crocodilus LINNAEUS, 1758 COM CETAMINA S (+) E CETAMINA RACÊMICA, ISOLADA OU EM ASSOCIAÇÃO COM O MIDAZOLAM

A utilização de anestésicos em répteis é importante não apenas para procedimentos cirúrgicos, mas também para a contenção farmacológica. O estresse causado a esses animais durante a manipulação associado a uma sedação e um relaxamento muscular deficientes, pode causar queda na pressão sanguínea, hipoxemia e hipercapnia (BENNET, 1998). Além disso, esses animais possuem componentes neurológicos associados a respostas a estímulos nociceptivos e mecanismos endógenos para a modulação da dor, fato que reforça a necessidade da analgesia em intervenções dolorosas (HEARD, 2001).
Mostrar mais

55 Ler mais

Show all 9066 documents...