Terapia focada nos esquemas

Top PDF Terapia focada nos esquemas:

Terapia focada em esquemas: conceituação e pesquisas.

Terapia focada em esquemas: conceituação e pesquisas.

Contexto: O presente estudo buscou mapear as pesquisas realizadas acerca da Terapia Focada em Esquemas e sobre o Questionário de Esquemas de Young. Objetivos: Os principais objetivos desta revisão de literatura foram apresentar trabalhos conduzidos na abordagem, avaliar o Questionário de Esquemas de Young e identificar os cen- tros de pesquisa mais envolvidos na produção científica neste modelo. Métodos: A metodologia utilizada envolveu a revisão bibliográfica de artigos publicados em bases de dados no período de 1998 a 2007. Os descritores utilizados foram “Young Schema Questionnaire”, “YSQ”, “Schema Questionnaire”, “Questionário de Esquemas” e “Terapia Fo- cada em Esquemas”. Nove artigos foram selecionados por terem estabelecido o foco na abordagem dos esquemas. Resultados: Foi possível observar que os centros de pesquisas acerca dessa temática encontram-se espalhados em quatro dos cinco continentes – América, Europa, Ásia e Oceania. As propriedades psicométricas foram significantes quanto à consistência interna da escala e no que tange ao poder de discriminação, considerando-se as diferenças entre grupos clínicos e não-clínicos. Conclusões: De modo geral, os resultados relacionados ao Questionário de Esquemas de Young demonstraram ser este um importante instrumento disponível ao profissional da saúde mental para a utilização clínica ou no âmbito da pesquisa científica.
Mostrar mais

9 Ler mais

WAINER   Terapia Cognitiva Focada em Esquemas

WAINER Terapia Cognitiva Focada em Esquemas

O trabalho especialmente desafiador de ajudar aqueles que, no início de suas vidas, enfrentaram experiências repletas de perdas, negligência, abuso, solidão, vazio, privação... e os consequentes sentimentos de impotência, deficiência, vergonha, falta de valor, necessidade de se subjugar ou subjugar aos outros, ser perfeito, controlar ou ceder, requer uma abordagem de tratamento que procure avaliar minuciosamente a história que existe por trás dos padrões de vida e dos modos de enfrentamento autoderrotista que se apresentam na sala de tratamento, trabalho esse que, ao mesmo tempo, também é concebido para curar efetivamente e reorganizar crenças tendenciosas e emoções – informado pelas necessidades primárias não satisfeitas e pela constituição do temperamento que permanecem alojadas no sistema mnemônico –, substituindo-as por experiências emocionais corretivas e adaptativas. Essa abordagem de tratamento integrativa complexa e sofisticadamente elaborada, fundamentada na teoria e no modelo de tratamento da terapia focada em esquemas, de Jeffrey Young, examina minuciosamente construtos de experiências precoces – em que as necessidades emocionais não satisfeitas, juntamente com a constituição biológica, interagem no desenvolvimento da personalidade – e avalia como esses temas vitais emocionais e “verdades” rígidas, isto é, esquemas precoces maladaptativos, estão arraigados na memória e são ativados diante de condições familiares ao longo de todo o ciclo vital.
Mostrar mais

176 Ler mais

Validação brasileira do questionário de esquemas de Young: forma breve.

Validação brasileira do questionário de esquemas de Young: forma breve.

Assim, de acordo com Young (2003), a terapia focada em esquemas para o tratamento de transtornos da personalidade representa uma evolução do modelo cognitivo de Aaron Beck e tem como principal ênfase um nível mais aprofundado de cognição denominado de Esquema Inicial Desadaptativo (EID). Os EID são entendidos como estruturas estáveis e duradouras que se desenvolvem e se cristalizam precocemente na per- sonalidade e/ou ao longo da vida do sujeito e que se encontram associados a diversas psicopatologias. Trata- -se de padrões emocionais e cognitivos desadaptativos que tendem a se repetir no decorrer da vida, configu- rando processos de funcionamento da personalidade que mediam a interação do indivíduo com a realidade e que deverão ser mapeados e trabalhados a partir da relação estabelecida no processo psicoterapêutico (Cazassa & Oliveira, 2008; Falcone & Ventura, 2008; Falcone, Gil & Ferreira, 2007).
Mostrar mais

10 Ler mais

Inventário dos esquemas de gênero do autoconceito (IEGA).

Inventário dos esquemas de gênero do autoconceito (IEGA).

RESUMO – Este trabalho apresenta a construção e validação do Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IEGA). Este instrumento avalia dois componentes do autoconceito – os esquemas masculino e feminino. Na etapa de construção foram levantadas e analisadas estatisticamente, características designadas à masculinidade e à feminilidade. Na etapa de validação, estas características passaram a compor as escalas masculina e feminina do IEGA. Em ambas as etapas, as amostras utilizadas foram compostas por estudantes universitários. Para a validade de construto foram realizadas análi- ses fatoriais para ambas as escalas e análises da consistência interna dos fatores. Através do método Principal Axis Factoring (PAF) e rotações oblíquas, as escalas masculina e feminina apresentaram estruturas multidimensionais. Devidamente vali- dado, o IEGA pode ser utilizado para avaliar os esquemas masculino e feminino do autoconceito.
Mostrar mais

10 Ler mais

O papel dos esquemas na memória de idosas saudáveis.

O papel dos esquemas na memória de idosas saudáveis.

RESUMEN. Esta investigación se basa en la obra de Piaget dedicado a estudiar este fenómeno sobre la base de paradigmas constructivistas y una réplica de sus experimentos, haciendo una adaptación de niveles de análisis. El objetivo rector de este estudio fue identificar el papel de los esquemas en la memoria de un experimento en el sentido más amplio, basado en la teoría de Piaget. Los seis participantes que han contribuido al estudio en el momento de la encuesta de edades comprendidas entre los 61 y 67 y tuvo al menos la enseñanza secundaria. Los resultados indican que: (1) la modificación de los niveles de análisis se reunió la clasificación de la memoria en el experimento, (2) se identificó a través del método clínico, la contribución de los sistemas construidos a lo largo de la vida como un recurso para la recuperación de la información, que pueden contribuir a los estudios de intervención futura en la memoria de los ancianos.
Mostrar mais

10 Ler mais

Esquemas de gênero de adolescentes do sexo feminino

Esquemas de gênero de adolescentes do sexo feminino

Os esquemas de gênero são partes constitutivas do autoconceito das pessoas. Em termos de tipologia psicológica de gênero, as pessoas podem ser classificadas como heteroesquemáticas quando há a predominância de um dos esquemas sobre o outro. Por exemplo, podem ser heteroesquemáticas masculinas ou heteroesquemáticas femininas, independentemente do sexo biológico. Por outro lado, quando existe uma simetria entre os esquemas masculino e feminino são classificadas como isoesquemáticas (Gomes, Sotero, Giavoni, & Melo, 2011). Essa classificação é importante, pois ajuda a compreender as diferenças que as pessoas julgam e se comportam de maneira diferenciada a partir de um mesmo estímulo relacionado ao gênero. Por exemplo, um mesmo estímulo masculino tenderá a ser julgado diferentemente por homens e mulheres com predomínio do esquema masculino sobre o feminino (heteroesquemáticos masculinos) em relação a homens e mulheres com equilíbrio entre os esquemas (isoesquemáticos) ou com predomínio do esquema feminino (heteroesquemáticos femininos) (Melo, Giavoni & Troccoli, 2004).
Mostrar mais

9 Ler mais

Desenvolvimento de esquemas de ensino baseados na WWW

Desenvolvimento de esquemas de ensino baseados na WWW

1 cm grande utilidade no ensino, pois para além de permitirem a interacção entre alunos, também podem servir para o professor enviar mensagens importantes a toda a turma ou a grupos de[r]

112 Ler mais

O PAPEL DOS ESQUEMAS PARA A COMPREENSÃO DE LEITURA EM ESPANHOL

O PAPEL DOS ESQUEMAS PARA A COMPREENSÃO DE LEITURA EM ESPANHOL

Embora o presente estudo não tenha tido a pretensão de apresentar uma análise extensiva e completa dos dados coletados, analisamos alguns dos aspectos que possibilitaram encontrar evidências de que o uso dos esquemas e o conhecimento sobre os fatores culturais influenciam a compreensão de leitura em uma língua estrangeira. Contudo, outros fatores nos despertaram a atenção e uma certa curiosidade para fundamentar novos questionamentos, visando, assim, a continuação de estudos relacionados com esta pesquisa.

140 Ler mais

Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários

Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários

Dessa forma, este trabalho buscou avaliar o efeito de seis semanas de um treino de meditação focada no desfecho primário de estresse e secundário de mindfulness disposicional em uma amostra universal de estudantes universitários, comparando a um grupo controle de lista de espera. Considerando que este trabalho seria realizado na Universidade Federal do Rio Grande, onde a intervenção aconteceria pela primeira vez, optou-se por inicialmente investigar uma amostra universal (isto é, com participantes sem e com sintomas psiquiátricos menores), para posteriormente poder avaliar a necessidade de adaptar a intervenção a demandas mais específicas. Esperava-se que após as seis semanas de treino, o grupo experimental apresentaria uma redução significativa da presença de estresse, bem como um aumento significativo dos escores de mindfulness disposicional, relativo ao grupo controle. Também era esperado que no pós-teste houvesse uma associação significativa entre um maior escore de mindfulness e um menor índice de estresse em ambos os grupos, mas com um tamanho de efeito maior no grupo experimental.
Mostrar mais

12 Ler mais

Antibioticoterapia profilática em obstetrícia: comparação entre esquemas.

Antibioticoterapia profilática em obstetrícia: comparação entre esquemas.

Com base nestes dados, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de comparar a eficácia de quatro esquemas de cefalosporinas usadas profilaticamente no parto (para prevenção da infecção puerperal) em grupos de pacientes divididas conforme o risco para apresentarem infecção puerperal.

7 Ler mais

Análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-BR

Análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-BR

metadados das dissertações eletrônicas da UDESC. Essa análise possibilitou que fossem filtrados todos os metadados das dis- sertações defendidas entre 1997 e 2007. Por meio do s[r]

24 Ler mais

AnyKB : aplicação Web de base de conhecimento focada em tecnologias HTML emergentes

AnyKB : aplicação Web de base de conhecimento focada em tecnologias HTML emergentes

Na sua forma clássica, o carregamento de páginas web através de um browser é feita de uma forma estática, isto é, sempre que um utilizador pede uma página a um servidor we[r]

107 Ler mais

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FOCADA NA REFLEXÃO DOS PROFESSORES

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE FOCADA NA REFLEXÃO DOS PROFESSORES

Segundo Esquincalha et al (2014), em um relatório de pesquisa sobre o Programa Nova EJA na área de Matemática, a organização do material didático usado pelo aluno foi feita[r]

12 Ler mais

TRABALHO DOCENTE: PERCURSOS INVESTIGATIVOS NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES (AS)

TRABALHO DOCENTE: PERCURSOS INVESTIGATIVOS NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORES (AS)

A pesquisa está focada em identificar no trabalho docente como as categorias: criatividade, auto-conhecimento e solidariedade, foram construídas pelos(as) educandos(as[r]

13 Ler mais

De psicóloga clínica a psicoterapeuta, no contexto da prática clínica privada

De psicóloga clínica a psicoterapeuta, no contexto da prática clínica privada

Na minha prática clínica privada, dentro desta perspetiva integrativa, privilegio o Modelo de Complementaridade Paradigmática (MCP), a Terapia Focada nas Emoções (TFE), e a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e claro (como já referi) outras abordagens, caso seja benéfico para o cliente. Esta perspetiva multiteórica, permite-me disponibilizar uma melhor e mais adequada resposta ao cliente específico, uma resposta e uma responsividade, sessão a sessão, momento a momento, que comece no indivíduo, na sua pessoa e nas suas circunstâncias e acabe de novo no indivíduo com maior satisfação consigo e com a vida e num maior grau de liberdade de escolha e maior sentido e consciência de si, ficando no meio, o processo terapêutico e a relação terapêutica construída.
Mostrar mais

30 Ler mais

Combate a pobreza: uma análise do imposto de renda negativo e algumas considerações sobre sua viabilidade no caso brasileiro

Combate a pobreza: uma análise do imposto de renda negativo e algumas considerações sobre sua viabilidade no caso brasileiro

Certamente que, mesmo para países mais pobres, em.. crescimento acelerado, o custo, mesmo dos esquemas mais ~s-.[r]

163 Ler mais

Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros.

Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros.

RESUMO: Este estudo examina o conceito de lingualização (SWAIN, 2006) em contexto de instrução-focada-na-forma e o seu papel como uma importante ferramenta a ser utilizada por aprendizes de brasileiros de língua estrangeira, sejam avançados ou de nível elementar, se o objetivo é a precisão linguística. Com o apoio da teoria sociocultural da mente de Vygotsky (1978) e com base nos estudo desenvolvidos por Swain no contexto canadense, assim como nos de Vidal (2003) em contexto brasileiro, ambos com alunos avançados, a investigação mostra como aprendizes brasileiros de língua inglesa de diferentes níveis de proficiência e de diferentes realidades instrucionais se beneficiam com a lingualização – o processo de se construir significado e moldar conhecimento e experiência por meio da própria língua-alvo. Análise qualitativa de diálogo colaborativo e de feedback corretivo fornecem evidências para a reivindicação. Sugere-se que a instrução- focada-na-forma via reflexão consciente sobre uso de língua parece um recurso pedagógico muito atraente para ajudar aprendizes de ILE a aprender a língua- alvo, assim como a desenvolver sua interlíngua.
Mostrar mais

27 Ler mais

Proposta de modelo de desenvolvimento de produtos focada na metodologia de certificação CE

Proposta de modelo de desenvolvimento de produtos focada na metodologia de certificação CE

a) Fazer um estudo sobre o produto para determinar quais diretivas da União Europeia aplicam-se a ele: Para dar início ao processo de certificação CE deve-se identificar quais dire[r]

27 Ler mais

A Escrita Numérica em Adultos: Esquemas e Representações

A Escrita Numérica em Adultos: Esquemas e Representações

RESUMO: O objetivo geral desta pesquisa foi o de examinar as principais características da aprendizagem da escrita numérica em alunos jovens e adultos. Vinte alunos das séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas, de classes de Educação de Jovens e Adultos (22 a 64 anos) foram entrevistados individualmente com base em vários itens, relativos à leitura e escrita de números, no sentido de evidenciar os esquemas utilizados e as dificuldades quanto às notações simbólicas envolvidas, na escrita de números considerados familiares ou aleatórios.Os dados obtidos mostram que a
Mostrar mais

8 Ler mais

Resgate de autoria em esquemas de assinatura em anel

Resgate de autoria em esquemas de assinatura em anel

Assinaturas em anel são semelhantes à noção de assinaturas em grupos introduzidas por Chaum e Heyst (1991). Nos esquemas de assinatura em grupo, existe um gerente que predefine certos grupos de usuários e distribui as chaves especialmente geradas para cada um deles. Cada membro pode, individualmente, usar sua chave privada e as chaves públicas dos demais membros para assinar anonimamente mensagens em nome de seu grupo. As assinaturas produzidas por diferentes membros do grupo parecem indistinguíveis para os seus verificadores, mas não para o gerente do grupo que pode revogar o anonimato do assinante. Nas assinaturas em anel, não tem gerente de grupo, não há configuração prévia e não há colaboração entre os membros do grupo. Qualquer membro pode assinar em nome de qualquer conjunto de indivíduos. Além disso, ele pode escolher um novo grupo a cada mensagem divulgada sem precisar obter o consentimento dos outros membros.
Mostrar mais

82 Ler mais

Show all 4233 documents...

temas relacionados