Trabalho de investigação

Top PDF Trabalho de investigação:

Trabalho de Investigação Aplicada

Trabalho de Investigação Aplicada

Durante este trabalho, procurou-se seguir um percurso lógico onde se pretendeu ir ao encontro das questões derivadas sem perder de vista as hipóteses equacionadas e de forma a dar uma resposta clara à pergunta central levantada. Com isto, foi intenção dar resposta a cada questão para validar ou negar cada hipótese. Por conseguinte numa primeira fase foram procurados conceitos chave que se relacionam com a temática deste trabalho procurando sempre definições de autores com comprovada competência. Numa etapa posterior foi feita uma revisão histórica, sendo que se destaca desta, o aparecimento e modo como este recurso natural se impôs ao longo do tempo e também, os momentos centrais (choques petrolíferos) que foram ocorrendo à medida que este recurso ia ganhando cada vez mais influência na sociedade. No seguimento deste trabalho pretendeu-se ir de encontro à questão central levantada. Com efeito, nesta parte fundamental desenvolveu-se os seguintes aspectos, quem o possui, quem o controla, como se relacionam os países produtores com os países consumidores, qual o papel das grandes potencias em relação a este recurso indo de encontro à resposta à questão central.
Mostrar mais

77 Ler mais

Trabalho de Investigação Aplicada

Trabalho de Investigação Aplicada

Na Malásia (1948-1960), o Exército britânico utilizou um dispositivo flexível, dividindo o território em distritos normalmente da responsabilidade de um batalhão de infantaria, cujas companhias eram por sua vez repartidas em sectores. O facto de se manterem no mesmo local permitia-lhes uma maior familiarização com o terreno e com os hábitos dos guerrilheiros, que se traduzia numa maior eficiência, comparativamente com outras unidades que fossem colocadas em sectores estranhos. Esporadicamente era mantida uma companhia em reserva para actuar contra circunstâncias imprevistas, mas devido à grande área dos distritos a reserva só era mantida aos altos escalões. Na Argélia (1954-1962), os franceses cobriram o território com uma rede de postos. O sistema ficou conhecido como quadrillage, e o seu sucesso dependia largamente do conhecimento das condições locais que a tropa tinha em cada posto. As funções nesses postos passavam por um trabalho rotineiro de segurança e policiamento, pesquisa de informações, diversos projectos de construção e acções militares limitadas. O contacto permanente com os habitantes locais era indispensável para se manter um conhecimento da sua zona de acção. Estas guarnições eram ocasionalmente reforçadas por uma reserva geral composta por tropas especiais. (CANN, 2005, pp. 84-86)
Mostrar mais

117 Ler mais

Trabalho de Investigação Aplicada   AspDuarte

Trabalho de Investigação Aplicada AspDuarte

Em relação à fase empírica destaca-se a recolha de dados, em que a unidade seleccionada para o estudo manifestou desde logo interesse e disponibilidade para a realização da recolha de informação. Aquando a análise dos dados identificaram-se não só dados que respondiam efectivamente à questão central de investigação do estudo e questão derivada, como, também, outros dados que deviam ser tidos em consideração no desenvolvimento da Iniciativa dos Subordinados. A interpretação/discussão dos resultados, através da análise de discurso, constituiu uma etapa exigente, dada a complexidade do método na aplicação do mesmo, pelo que se denotou a necessidade acrescida de orientação do docente de referência. Ainda nesta etapa foi efectuado o confronto com o enquadramento teórico, sendo que foi, também, necessário recorrer a outra bibliografia. Relativamente à unidade de escalão companhia seleccionada para o estudo foram obtidas nove grelhas de análise nas quais estão explanados, tendo em conta o relacionamento de todas as temáticas abordadas, os:
Mostrar mais

121 Ler mais

Trabalho de Investigação (Final)

Trabalho de Investigação (Final)

Relativamente à PA, verifica-se que, na população que pratica atividade de baixa, moderada e elevada intensidade a maioria dos homens e das mulheres apresentam uma TA considerada óptima e normal, segundo a DGS (DGS, 2013). Apenas uma pequena parte de homens e de mulheres, como se pode observar no gráfico, apresenta a TA normal-alta e HTA em grau I, segundo a classificação da DGS (DGS, 2013), incluindo os indivíduos que praticam AF de moderada intensidade, podendo ainda verificar-se que 2 mulheres, 1 mulher com a TA normal-alta e 1 mulher com HTA em grau I, no local de trabalho, praticam AF de elevada intensidade. Após esta análise não é possível perceber se realmente existe associação entre a AF e a TA, sendo umas das condicionantes o tamanho da amostra. No estudo “Occupational, Communting, and Leisure-Time Physical Activity in Relation to Cardiovascular Mortality Among Finnish Subjects With Hypertension” (Hu, Jousilahti, Antikainen, & Tuomilehto, 2007), os autores afirmam que o estudo, de acordo com as próprias pesquisas, é o primeiro a encontrar um efeito protetor da atividade física na HTA, no entanto o efeito da AF na diminuição da mortalidade por doenças CV não é totalmente compreendido.
Mostrar mais

88 Ler mais

Trabalho de Investigação Aplicada Massano

Trabalho de Investigação Aplicada Massano

Quanto à prevenção e de acordo com o MAI, a mesma deve-se centrar na vigilância, informação, na visibilidade e na intervenção legal como fator de prevenção. Pelas respostas dos entrevistados verificamos que a resposta policial ao fenómeno criminal em estudo, se centrou nas quatro vertentes. As áreas com residências aderentes ao Programa passaram a ser mais vigiadas, a informação recolhida apoiou a decisão dos comandantes e foi utilizada para a investigação criminal, quer para a prevenção quer para a detenção dos agentes deste tipo de criminalidade. Por outro lado, a visibilidade policial nas áreas assinaladas aumentou e ao nível da intervenção legal, não foi necessário ajustar o regime legal em virtude deste tipo de crimes já estar tipificado no Código Penal. Contudo, houve empenhamento do MAI e do Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna (criação de equipas mistas de investigação) para que fossem adotadas medidas para debelar este tipo de criminalidade.
Mostrar mais

105 Ler mais

Psicodinâmica do trabalho: o método clínico de intervenção e investigação.

Psicodinâmica do trabalho: o método clínico de intervenção e investigação.

A pesquisa-ação é orientada em função de uma compo- sição de objetivos de descrição e intervenção. De um modo mais detalhado, esta composição remete, entre ou- tros, aos seguintes passos: “(a) as situações sociais são descritas, não de um único ponto de observação, mas com base em verbalizações dos diferentes atores em suas lin- guagens próprias (...); b) nas discussões de trabalho entre pesquisadores e participantes (e também em sessões de análise entre pesquisadores) são geradas diversas tentati- vas de interpretação, com características de inferência generalizante ou particularizante, com base nas interações entre descrições e conceitos; c) em sessões coletivas, os conhecimentos derivados das inferências são inseridos na elaboração de estratégias ou ações. Esta aplicação dá lugar a procedimentos deliberativos ou argumentativos (...); d) as informações coletadas e os itens discutidos em todos os precedentes passos, uma vez passados no crível de relevância em função da problemática adotada, são estruturados em conhecimentos comunicáveis” (THIOLLENT, M. 1997, p. 34).
Mostrar mais

10 Ler mais

Comunicação e trabalho : as (im)possibilidades da investigação apreciativa

Comunicação e trabalho : as (im)possibilidades da investigação apreciativa

Aos meus amigos de dentro e de fora da PUC, que participaram de perto deste esforço de pesquisa, questionando, encorajando, duvidando e incentivando a construção da tese e empurrando seus propósitos a andar para frente. Pelas nossas longas e fundamentais discussões dos grupos de pesquisa do GECONT/FAMECOS/PUC - Grupo de Estudos de Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias; do GEMAC/UNISINOS/CNPq – Projeto de Desenvolvimento das Competências Coletivas e do Capital Social; e do SOL/The Society for Organizational Learning/SP/Brasil; minha gratidão especial à Candice Habeyche, Carol Coppo, Roberta Manica, Basilio Sartor, Raquel Martins, Ana Barreto, Andréia Arruda, Patricia Cabral, Felipe Tinoco, Candido Azeredo, Fernando Galdino e Thiago Fontes. Pelas conversas de bar que nunca terminaram, em incontáveis cafés da cidade, discutindo teorias e relacionando conceitos à vida real, meu eterno agradecimento aos amigos. Paulo Hack, Luiza Cheuíche, Denise Ovádia, Maria Helena Bronca, Elton Oliveira, Claiton Franzen. À Niriane Newman, pelo impagável trabalho de ajuda na transcrição completa dos dados de pesquisa.
Mostrar mais

229 Ler mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MARECHAL DEODORO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MARECHAL DEODORO

Art. 1º - O Trabalho de conclusão de Curso – TCC consiste em pesquisa individual ou em grupo de no máximo dois (02) alunos, orientada por docente lotado no Campus Marechal Deodoro do IFAL, devendo ser apresentada sob a forma de monografia abrangendo uma das áreas temáticas priorizadas pelas linhas de pesquisas, envolvendo uma ou mais disciplinas do curso.

5 Ler mais

Juventude, trabalho e desenvolvimento: elementos para uma agenda de investigação.

Juventude, trabalho e desenvolvimento: elementos para uma agenda de investigação.

das mulheres no mercado de trabalho na Europa como um todo, ver Crouch (1999) e também Costa (2000). A vasta literatura sobre o tema enumera uma série de ex- plicações, concomitantes ou concorrentes segundo o caso, tais como a redução da taxa de fecundidade, dos encargos com filhos (assumidos pelos Estados de Bem estar, como creches e escolas), maior duração das licen- ças maternidade e paternidade (que reduzem a incompa- tibilidade entre ter filho e manter o emprego), mudanças de mentalidade quanto à divisão sexual do trabalho no mundo doméstico, mudanças na divisão social do tra- balho por sexo, redução do emprego industrial e aumen- to do emprego nos serviços e comércio, políticas ativas de emprego em favor das mulheres, expansão de formas flexíveis e temporárias de emprego (como mostrado em OCDE, 2002), atraentes para mulheres com filhos e os desempregados, dentre as mais importantes. Para estu- dos comparativos mais recentes numa literatura sempre em expansão, ver Thevenon (2009) e, numa perspectiva econométrica, Cipellone et al (2012).
Mostrar mais

22 Ler mais

Grupo de trabalho sobre investigação em ed. matemática

Grupo de trabalho sobre investigação em ed. matemática

Entre outras tarefas, cabe a esta comissã garantir a organizaçà dos seminário de investigaçã assistir a Direcçà da APM dando pareceres ou sugestõe sobre questõe relacionada[r]

3 Ler mais

Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

O insucesso na aprendizagem não se relaciona exclusivamente com as características das disciplinas nem com as conceções dominantes acerca da sua aprendizagem, mas tem o seu fulcro na motivação, pelo que urge renovar profundamente a escola, para que esta se torne um espaço motivante de trabalho e de crescimento pessoal e social. Isso pressupõe refletir nos mais diversos níveis, incluindo as práticas pedagógicas, o currículo, o sistema educativo e a própria sociedade em geral. Assim, para além da forte componente motivacional, o jogo permite o desenvolvimento cognitivo e moral; permite de igual forma p desenvolvimento da cooperação, do respeito mútuo, o que já é visível ao longo do 1.º ciclo, idade em que é notória a adesão das crianças a um pequeno grupo mais estável de amigos, com os quais coopera, joga, trabalha de forma mais sistemática. Desta forma – valorizando a sua relação com o(s) outro(s), cada criança procura, nesta nova fase da sua vida, uma valorização e uma afirmação do seu “EU”.
Mostrar mais

121 Ler mais

O Quadrilátero da Formação

O Quadrilátero da Formação

Campos (2003, p. 9) coloca que o trabalho das equipes e das organizações de saúde “deve apoiar os usuários para que ampliem sua capacidade de se pensar em um contexto social e cultural”. Para o autor, “isto poderia ser realizado tanto durante as práticas clínicas quanto as de saúde coletiva”. O que Campos defende é que “caberia repensar modelos de atenção que reforçassem a educação em saúde, objetivando com isso ampliar a autonomia e a capacidade de intervenção das pessoas sobre suas próprias vidas”. A prática em experimentação, submetida aqui ao ensaio textual, acolhe como exigência política um sistema de gestão que, ao mesmo tempo, ofereça propostas de transformação das práticas profissionais, baseando-se na reflexão crítica sobre o trabalho em saúde e a experimentação da alteridade com os usuários. Permite, assim, que o quotidiano de relações da organização da gestão setorial e estruturação do cuidado à saúde se incorpore ao aprender e ao ensinar, formando profissionais para a área da saúde, mas formando para o SUS.
Mostrar mais

25 Ler mais

Contexto de trabalho e trabalho docente: investigação com professores de inglês de cursos particulares de FortalezaCE

Contexto de trabalho e trabalho docente: investigação com professores de inglês de cursos particulares de FortalezaCE

Segundo Abbad, Coelho, Freitas & Pilati (2006) as técnicas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas Organizações sempre sofreram grandes influências da área da Administração podendo ser divididas em quatro ondas: a primeira, conhecida como treinamento para o trabalho, era voltada ao desempenho no trabalho e é de uma época em que os recursos humanos eram vistos como peças substituíveis do processo produtivo; a segunda onda é a do treinamento para gerência e supervisão, havendo uma maior preocupação com a qualificação da mão-de-obra; a terceira é chamada de desenvolvimento organizacional e tecnologia de desempenho, e caracteriza-se pelo aumento no papel do trabalhador enquanto participante, identificando e priorizando as atividades do treinamento, individualizando o processo de treinamento; e a quarta e última onda, conhecida como informação, conhecimento e sabedoria, concentra-se no desenvolvimento da criatividade dos trabalhadores, tornando-os mais capacitados e preparando-os melhor para tomadas de decisões e para o aumento de exigências no local de trabalho.
Mostrar mais

56 Ler mais

Análise temporal da drenabilidade em pavimentos urbanos em revestimento TSD com capa selante no município de Sinop - MT Temporal analysis of the drainability of urban pavements in TSD coating with fog seal at Sinop - MT

Análise temporal da drenabilidade em pavimentos urbanos em revestimento TSD com capa selante no município de Sinop - MT Temporal analysis of the drainability of urban pavements in TSD coating with fog seal at Sinop - MT

Numa análise de porcentagens de macrotexturas nos pontos monitorados, foi observado que os pavimentos apresentaram 33% de macrotextura média, 39% grossa e 28% muito grossa (Figura 17). Diferente dos resultados apresentados por Mattos (2009), a macrotextura grossa foi a mais encontrada, entretanto, não foi verificada a presença de macrotextura fina (Figura 18). Essa diferença pode ter ocorrido devido a diferença de revestimentos estudados, enquanto o presente trabalho realizou testes em revestimento TSD, os revestimentos analisados por Mattos (2009) foram do tipo Microrevestimento (MR), Concreto asfáltico (CA) e placa de concreto (PC), resultando em uma textura mais fechada.
Mostrar mais

9 Ler mais

Avaliação da resistência à compressão axial de concreto produzido com resíduos de pneus para aplicação em piso de concreto em Sinop-MT Evaluation of the axial strenght of concrete made with tires residues to application in concrete pave in Sinop-MT

Avaliação da resistência à compressão axial de concreto produzido com resíduos de pneus para aplicação em piso de concreto em Sinop-MT Evaluation of the axial strenght of concrete made with tires residues to application in concrete pave in Sinop-MT

Resumo: A indústria da construção civil é considerada a maior consumidora dos recursos naturais e a maior geradora de resíduos, mediante esta colocação se faz necessário o emprego de materiais alternativos que possam reduzir a extração de matéria-prima, como por exemplo, a utilização da borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a resistência à compressão axial do concreto produzido com este resíduo. A partir de um traço de referência, a modificação do concreto ocorreu através da substituição parcial de areia por borracha, em volume, nas porcentagens de 8%, 10% e 12%. Os resultados obtidos indicaram redução da resistência à compressão para a ordem de 77,71%, 72,16% e 62,95%, respectivamente, quando comparados ao traço sem adição do material; no entanto apresentaram maiores deformações. O concreto desenvolvido não é recomendado para fins estruturais, sua indicação é para pisos destinados a tráfegos leves e com baixas solicitações, como passeios, ciclovias, e praças públicas.
Mostrar mais

9 Ler mais

PATOLOGIA EM ESTRUTURA DE CONCRETO COM FORMAS DE ALUMINIO IN LOCCO: ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL EM SINOP-MT PATHOLOGY IN CONCRETE STRUCTURE WITH ALUMINUM SHAPES IN SITUATION: CONCLUSIVE CASE STUDY IN SINOP-MT

PATOLOGIA EM ESTRUTURA DE CONCRETO COM FORMAS DE ALUMINIO IN LOCCO: ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL EM SINOP-MT PATHOLOGY IN CONCRETE STRUCTURE WITH ALUMINUM SHAPES IN SITUATION: CONCLUSIVE CASE STUDY IN SINOP-MT

Agradeço primeiramente a Deus, por me proporcionar saúde e proteção em todo o período de graduação. Em seguida, agradeço a minha família, em especial aos meus pais, o Sr. Carlinho Novelli e a Sra. Janice Novelli, pela ajuda, apoio e confiança em toda essa caminhada, e pelo amor concedido por eles a mim e nos momentos mais difíceis sempre acreditaram no meu potencial. A minha namorada Tamiris Luiza Soares Lanini, pela paciência e apoio durante esse período. Agradeço a Universidade do Estado de Mato Grosso, que apesar de todas as dificuldades, proporcionou-me um curso gratuito e de qualidade. Meus agradecimentos também vão a todos os professores que fizeram parte da minha vida acadêmica, principalmente aos professores e orientadores nas disciplinas de TCCl, Anne Maiara Seidel Luciano e TCCll, Julio Cesar Loss, que depositaram confiança e me ajudaram na confecção desse trabalho. E por fim, agradeço a todos os amigos por toda ajuda, companheirismo e parceria nesses momentos de faculdade que vão ficar para sempre em minha vida.
Mostrar mais

9 Ler mais

Reforço de base de fundações superficiais utilizando resíduo de construção e demolição para o município de Sinop-MT Reinforcement of surface foundations using construction and demolition waste for the municipality of Sinop-MT

Reforço de base de fundações superficiais utilizando resíduo de construção e demolição para o município de Sinop-MT Reinforcement of surface foundations using construction and demolition waste for the municipality of Sinop-MT

ALONSO, R. U., Previsão e Controle das fundações: uma introdução ao controle de qualidade em fundações, São Paulo, Editora Blucher, 2009. ALVES, W. G. O. BENATTI, J.C.B. Viabilidade técnica da utilização do RCC (Fração areia) como agente estabilizador para um solo de Sinop-MT.. Trabalho de conclusão de curso, Engenharia Civil. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Sinop, 2015. CÂNDIDO, E. S. Viabilidade Técnica de implantação de uma Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil na cidade de Sinop - MT. Trabalho de conclusão de curso, Engenharia Civil. Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Sinop, 2013.10 p.
Mostrar mais

9 Ler mais

ANCEL Impacto Ambiental em Rodovias

ANCEL Impacto Ambiental em Rodovias

Para prever e identificar os tipos de impactos são elaborados os Estudos de Impactos Ambientais (EIA), com o objetivo de amenizar aqueles que são negativos e potencializar os [r]

9 Ler mais

Sentidos do trabalho informacional corporativo: uma investigação sobre o impacto do conhecimento no trabalho contemporâneo

Sentidos do trabalho informacional corporativo: uma investigação sobre o impacto do conhecimento no trabalho contemporâneo

Outra limitação que se evidencia, ainda mais acentuadamente, nas teorias motivacionais clássicas, é o de associar satisfação à motivação – como o faz Herzberg. A insatisfação motivada é um fenômeno que claramente se opõe a essa suposta associação. Pode ser exemplificado pelos relatos de dois entrevistados que cumprem, motivadamente, seu papel, contribuindo ativamente para os resultados organizacionais, ainda que insatisfeitos por fatores extrínsecos ao trabalho, como a qualidade da supervisão, ou intrínsecos, como uma descrição de cargo inadequada. Os entrevistados explicam sua motivação com base em um senso de responsabilidade e autodeterminação que independe, por completo, de quaisquer fatores organizacionais. Tais relatos provavelmente não se constituem em exceção, mas em exemplos das inúmeras manifestações que o fenômeno motivacional pode apresentar em um contexto de complexidade crescente. A ‘insatisfação motivada’ é interessante por subverter até mesmo as explicações de cunho contingencial, como a teoria da expectativa (VROOM, 1997). Ou seja, mesmo na ausência de convicção quanto aos resultados alcançados e às recompensas associadas, é possível a motivação por fatores absolutamente internos, como os já citados senso de responsabilidade e autodeterminação. Deve-se ressaltar, ainda, que nos dois casos analisados a questão do poder (McCLELLAND, 1997) e da remuneração variável (KANTER, 1997) como fatores motivacionais não é aplicável, visto que os entrevistados têm remuneração fixa e não ocupam função gerencial.
Mostrar mais

222 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados