Turismo de eventos

Top PDF Turismo de eventos:

Turismo de eventos como estratégia no combate à sazonalidade: uma análise na hotelaria de Natal - RN

Turismo de eventos como estratégia no combate à sazonalidade: uma análise na hotelaria de Natal - RN

Para tanto, está composto de quatro seções. A primeira explora o ambiente competitivo e as estratégias, introduzindo conceitos e elementos de discussão relacionados a esses temas. A segunda aborda a atividade turística, incluindo sua evolução histórica, definições e estendendo a discussão para o fenômeno da sazonalidade e o processo de segmentação do mercado turístico. A terceira seção trata especificamente do turismo de eventos, estudando os aspectos históricos, os conceitos introdutórios e o processo de classificação, bem com a dinâmica deste segmento. A quarta seção aborda a hotelaria, contemplando os conceitos, características e perfil deste setor. Finalizando esta seção e o arcabouço teórico que fundamenta o presente trabalho, comenta-se sobre a utilização do turismo de eventos pela hotelaria como estratégia no combate à sazonalidade.
Mostrar mais

106 Ler mais

Turismo de eventos: estudo de caso sobre a cidade de Cunha (SP)

Turismo de eventos: estudo de caso sobre a cidade de Cunha (SP)

Este estudo tem como foco o turismo de eventos e busca entender como a cidade de Cunha (SP) tornou- se um polo turístico e se os turistas que lá visitam são atraídos devido ao calendário de eventos amplo e abrangente do município. O tema deste artigo tem contribuição acadêmica, pois apresenta o protagonismo do turismo de eventos nessa localidade e contribui para a ampliação de pesquisas nesse segmento. O método científico utilizado é o estudo de caso, com revisão da bibliografia especializada e realização de pesquisa de campo. Para a coleta de dados fora aplicado um questionário para 55 estabelecimentos do trade turístico, como pousadas e ateliês de cerâmica, e também realizadas entrevistas com representantes da Secretaria de Turismo e Cultura, Cunhatur e Comtur e, justamente porque se almejou conhecer a opinião do poder público e das instituições envolvidas no processo de desenvolvimento do turismo em Cunha. A partir dos resultados obtidos, foi possível demonstrar os benefícios do turismo de eventos para a cidade, pois há notório envolvimento da iniciativa privada no planejamento e execução do calendário de eventos municipal. Com isso, vale ressaltar a importância da união dos setores e sua relevância para o turismo local, com obtenção de retorno positivo, o que pode ser exemplo para outras cidades que têm pretensão de fomentar o turismo local e regional.
Mostrar mais

24 Ler mais

Turismo de eventos: análise profunda e atualizada do setor em São Luís – MA

Turismo de eventos: análise profunda e atualizada do setor em São Luís – MA

(Andrade, 2002:45) conceitua eventos, respecti- vamente “como fenômeno multiplicador de negócios, pelo seu potencial de gerar novos fluxos de visitantes”. Adicionando (Martin, 2003) refere- -se ao turismo de eventos, particularmente os de negócios, como possuidores de características como: rotatividade, controle do número de participantes, direcionamento do público a um único destino, acontecendo em períodos de baixa temporada, grande possibilidade de fidelização e volume de gastos maiores. Cabe aqui ainda citar Cesca (1997), que diz que o turismo de eventos é caracterizado como deslocamentos realizados por indivíduos e seus acompanhantes com o objetivo de participar de um acontecimento, utilizando-se dos equipamentos e programações turísticas. Estes conceitos remetem a importância dos eventos para o turismo, pois a geração de trabalho e renda não se resume a um único fato, o evento em si, e sim a uma multiplicação de possibilidades de investimentos e retornos financeiros. Muitos viajantes de eventos viajam com a família e esta pode ter outros interesses na localidade receptora onde há a realização do evento. Uma família pode fazer uma viagem na qual
Mostrar mais

10 Ler mais

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS NO ESPIRITO SANTO

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS NO ESPIRITO SANTO

Segundo o Guia para setor de turismo do Espirito Santo (edição 02), dotada de excelentes hotéis e rede de Restaurantes. O Estado é o sexto no País em turismo de eventos de negócios, um setor que cresce a cada ano, visto que o estado, em pleno desenvolvimento, oferece preços competitivos para a realização de congressos, feiras e outros. Para isso, possui espaço para eventos de pequeno, médio e grande porte, como o Centro de Convenções de Vitória, na Capital, e o Parque de Exposições de carapina, na Serra.

14 Ler mais

LEANDRO MORAIS FREITAS COSTA O TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS NA CIDADE DE

LEANDRO MORAIS FREITAS COSTA O TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS NA CIDADE DE

Referente ao tamanho dos hotéis e sua capacidade numérica de unidades habitacionais, isto é, quantos quarto cada hotel possui, a pesquisa da Secretaria identificou que cada estabelecimento hoteleiro tem em média 75 unidades habitacionais. Até 29 unidades habitacionais o percentual de hotéis é de 22,7%, esse número indica que existem uma quantidade significativa de hotéis com porte pequeno, dessa forma esses hotéis não conseguem concorrer com os maiores, mesmo assim se mantém e são bem distribuídos em toda cidade de Uberlândia, o que indica que o setor hoteleiro da cidade tem amplo aspecto e público muito variado, o que confirma mais uma vez a construção privada e pública de um direcionamento para o potencial que a cidade possui para o turismo de eventos e negócios. Outros números quanto as unidades habitacionais indicam que 22,7% (mesmo percentual) tem entre 30 e 59 unidades habitacionais, 27,3 possuem de 60 a 99 unidades habitacionais, 22,7% de 100 a 199 unidades habitacionais e apenas 4,5% acima de 200 unidades habitacionais. Esses números indicam que existem hotéis com mais variados espaços de hospedagem, bem como condições adequadas para inúmeros preços e prestações de serviços distintas. Esses números também indicam que existem hotéis de redes e hotéis independentes, cada tipo de hotel tem suas características de negócios e seus direcionamentos para o público específico.
Mostrar mais

50 Ler mais

A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO  DO TURISMO REGIONAL.SANTOS, Rodrigo Amado dos; CORDEIRO, Marisa Rodrigues.

A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO REGIONAL.SANTOS, Rodrigo Amado dos; CORDEIRO, Marisa Rodrigues.

Além disso, todo esse reaproveitamento e reinvenção pode ser usufruído à favor do segmento de turismo de eventos, inclusive sendo este um meio através do qual poder-se-á facilitar o processo de transmissão dessas culturas e tradições reinventadas. Isso porque os eventos, numa maneira geral, têm a capacidade de atrair grande quantidade de pessoas, que vão em busca de lazer, diversão 6 , adquirir conhecimento. Uma estratégia para organizar evento é a criatividade, pois, segundo Melo Neto o segmento de eventos deve ser percebido, entendido e projetado através de um resultado de um pensar criativo, visto que: “criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo da atividade, trata-se, nesse novo, de novas coerências que se estabelecem na mente humana”. (MELO NETO, apud. Fayga Ostrower, 2000, pág.18)
Mostrar mais

11 Ler mais

As estratégias organizacionais da agência de viagens e eventos Personalize Turismo da cidade de Curitiba – Pr

As estratégias organizacionais da agência de viagens e eventos Personalize Turismo da cidade de Curitiba – Pr

Resumo: O turismo de eventos é um segmento que cresce consideravelmente a cada ano, movimenta várias áreas e agrega diversos empreendimentos, serviços (hospedagem, transporte, alimentos e bebidas, lazer, recreação e eventos), recursos materiais e humanos, além de utilizar os recursos histórico-culturais e naturais como atrativo. Nesse estudo objetivamos verificar quais são as estratégias organizacionais utilizadas na atuação da empresa Personalize Turismo nos eventos realizados na cidade de Curitiba – PR. Como recursos metodológicos nos valemos dos pressupostos que referem-se as formas de análise de documentos escritos e orais, em complemento à observação participante, visto que, utilizamos como fontes de informações entrevistas e documentos oficiais da empresa analisada.
Mostrar mais

14 Ler mais

Eventos no Parque das Nações Indígenas

Eventos no Parque das Nações Indígenas

Resumo: A implantação de eventos no Parque das Nações Indígenas visando a divulgação da cidade de Campo Grande-MS, é atrativo turístico importante, para apagar a imagem de passagem de pessoas para as cidades turísticas do Estado. A capital possui infra-estrutura específi ca e de apoio abrigando lugares interessantes (teatros, shopping, museus, parques naturais, etc.) para receber muito bem seus turistas. O Parque das Nações está inserido nesse contexto com a vantagem de estar localizado na avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, possuir abundante área verde, numa região entre o Shopping Campo Grande, Parque dos Poderes e avenida Mato Grosso. É interessante que esse espaço privilegiado seja aproveitado para atrair o público. Campo Grande tem mostrado potencial turístico na realização do turismo de eventos e de negócios, o ideal é aproveitar estes turistas que já estão na cidade, apresentando-lhes o Parque das Nações, um imensurável manancial de belezas naturais e culturais.
Mostrar mais

10 Ler mais

Eventos e megaeventos: ócio e negócio no turismo

Eventos e megaeventos: ócio e negócio no turismo

Resumo: A promoção de eventos e megaeventos mobiliza simultaneamente, de forma concatenada ou não, práticas de ócio e negócio, que são capturadas pela atividade turística como estímulo para a reprodução do capitalismo, pela quantidade de outras atividades que engrena (primário, secundário e terciário), colocando a arquitetura e a cidade como protagonistas no desenvolvimento urbano contemporâneo. Nesta direção, o artigo analisa a articulação dos eventos e megaeventos à provisão de infraestruturas urbanas e edilícias e à construção da imagem turística dos luga- res, motivadas por atividades de ócio e negócio. Os procedimentos metodológicos possuem caráter teórico e explora- tório e tem pretensões multidisciplinares. Para tanto, serão discutidos em uma perspectiva histórica os conceitos de ócio e negócio como atividades propulsoras de deslocamentos e viagens; na sequência serão delimitados aproxima- ções e diferenças entre o turismo de eventos e de negócios, adentrando em seguida nas distinções entre eventos e megaeventos, ressaltando a complexidade e o protagonismo deste último como um dos principais sintomas da globa- lização; finalmente serão apresentados os desdobramentos espaciais na escala da arquitetura e da cidade na realiza- ção dos (mega)eventos, bem como a sua repercussão na imagem da cidade. Como síntese, é importante atentar que os desdobramentos espaciais do turismo de negócios, de eventos e dos megaeventos se manifestam em várias escalas e com diferentes níveis de complexidade, revelando as potencialidades e/ou fragilidades dos lugares. O planejamento urbano, a arquitetura e o urbanismo são importantes objetos do conhecimento e de intervenção espacial para garan- tir infraestruturas e estruturas urbanas e edilícias adequadas à realização de eventos, que devem ser sensíveis às de- mandas de turistas e das comunidades receptoras.
Mostrar mais

21 Ler mais

José Fernando Oliveira Santos OS IMPACTOS DO TURISMO RELIGIOSO O CASO DA SEMANA SANTA EM BRAGA

José Fernando Oliveira Santos OS IMPACTOS DO TURISMO RELIGIOSO O CASO DA SEMANA SANTA EM BRAGA

Não podemos restringir este conceito aos grandes grupos que trazem um sacerdote como guia e pretendem assistir a um acto religioso no local sagrado que visitam. Qualquer indivíduo ou família que em viagem de turismo, aproveita a passagem por um determinado país para visitar uma igreja ou santuário para uns momentos de introspecção, esse turista está num momento de lazer a utilizar bens e serviços ao seu dispor, neste caso de natureza religiosa. Assim, o património e as manifestações religiosas podem desempenhar um papel espiritual e cultural ao dar a oportunidade de um visitante se recolher nos seus claustros, de apreciar o seu valor artístico e monumental. A abrangência e poder atractivos, do turismo religioso, enquanto factores mobilizadores de pessoas, fazem dele um verdadeiro fenómeno turístico
Mostrar mais

152 Ler mais

O turismo de negócios e eventos em Cascavel-PR: oportunidade para expansão e consolidação do segmento na cidade

O turismo de negócios e eventos em Cascavel-PR: oportunidade para expansão e consolidação do segmento na cidade

No contexto demonstrado pela pesquisa, observa-se que ocorre um despertar para o segmento, no Brasil, do turismo denominado de negócios e eventos ante a projeção econômica que o País vem alcançando. A cidade de Cascavel deve aproveitar, pois, o momento em que se consolida como detentora da realização dos eventos aqui vistos, sua localização geográfica próxima a pontos turísticos importantes do estado e sua pujança e representatividade eco- nômica para o estado, a fim de fortalecer a economia no viés que o setor que mais cresce no mundo a ela proporciona.
Mostrar mais

17 Ler mais

AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE  PLANIFICAÇÃO E GESTÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICASANTOS, Rodrigo Amado dos; ALMEIDA, Camila Cares de; BERTOLDI, Juliane; SERAGUCI, Renan Cordeiro; SILVA, Sara Massuda da

AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO PARA O PROCESSO DE PLANIFICAÇÃO E GESTÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICASANTOS, Rodrigo Amado dos; ALMEIDA, Camila Cares de; BERTOLDI, Juliane; SERAGUCI, Renan Cordeiro; SILVA, Sara Massuda da

Este trabalho constitui-se de visões sociais do turismo com a interface das relações públicas como forma organizacional e administrativa, possibilitando a aquisição de conhecimentos que servem de suporte na efetivação de uma política gerencial adequada no contexto turístico atual brasileiro, onde as comunidades e instituições turísticas devem manter uma situação harmoniosa para que sigam sua evolução de forma sustentável e equilibrada.

5 Ler mais

1. CONCEITOS BÁSICOS - Computacao Natural Breve

1. CONCEITOS BÁSICOS - Computacao Natural Breve

É importante salientar que se trata de uma linha de pesquisa promissora, não apenas porque resulta- dos concretos e convincentes têm sido produzidos pela aplicação de ferramen- tas co[r]

7 Ler mais

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: O andarilho : a recriação de um terceiro corpo a partir da mímesis corpórea de afetos grotescos.

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: O andarilho : a recriação de um terceiro corpo a partir da mímesis corpórea de afetos grotescos.

Foi um dos primeiros projetos do SESC Paraty que tinha acabado de abrir as suas portas. Paraty é uma cidade que vive do turismo, onde muitos eventos interessantes acontecem, mas sempre [r]

185 Ler mais

ESPECTRO DA PONTE ESTAIADA E DO MIRANTE EM MEIO AO CIRCUITO DO TURISMO DE NEGÓCIOS EVENTOS

ESPECTRO DA PONTE ESTAIADA E DO MIRANTE EM MEIO AO CIRCUITO DO TURISMO DE NEGÓCIOS EVENTOS

É importante notar, no entanto, que este modelo de concepção e gestão de políticas públicas voltadas para o turismo com ênfase na “gestão empresarial” alastrou-se por todo o nordeste brasileiro naquele período e tinham como foco a dimensão econômica da atividade com ações voltadas, principalmente para as capitais nordestinas com forte potencial litorâneo. Realizar a guinada para um turismo litorâneo foi a saída encontrada pelos proponentes de tais intervenções políticas para tentar superar imagem já cristalizada do Nordeste relacionadas ao semiárido que, por muitas décadas, povoou o imaginário brasileiro, sendo o ícone de problemas como a “seca e a pobreza”. Em contraposição pretendiam construir a imagem do “Nordeste turístico”, como o lugar das paradisíacas praias, de sol o ano inteiro 18 e com uma cultura de hospitalidade.
Mostrar mais

138 Ler mais

Eventos turísticos para a melhor idade em Campo Grande-MS

Eventos turísticos para a melhor idade em Campo Grande-MS

Por este motivo a realização deste trabalho vêm demonstrar a impor tância da participação de Bacharéis em Turismo no planeja- mento, organização, execução e avaliação de eventos e atividades de lazer direcionadas a esta clientela que cresce cada vez mais no setor turístico e que necessita de locais apropriados, infra-estrutura adequada e mão-de-obra qualifi cada para satisfazer seus desejos e assim realizarem seus sonhos.

8 Ler mais

ANÁLISE DOS EVENTOS DETERMINANTES NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO NO TURISMO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM

ANÁLISE DOS EVENTOS DETERMINANTES NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO NO TURISMO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS AGÊNCIAS DE VIAGEM

Com o objetivo de tornar o instrumento confiável e tornar as questões exaustivas, o questionário ofereceu aos entrevistados, opções de resposta a questões abertas. O entrevistado tinha a opção de responder, de forma espontânea, qual o evento considerava mais importante para o setor de agências de viagens nos últimos quinze anos. O surgimento da Internet, registrado em 1996, foi a resposta de 134 entrevistados, representando 67% das respostas. As respostas apresentadas nos 33% restantes foram variadas. Esta questão foi fundamental para a confirmação do surgimento da Internet como marco divisor de dois importantes períodos analisados. Outro caso em que o entrevistado encontrava a opção de resposta aberta, ocorria quando o mesmo optava por um resultado incongruente em algum dos eventos apresentados. A opção foi apresentada no questionário da seguinte forma: “em caso de resposta inferior a três (3) para os eventos apresentados ou se além do evento em questão, ainda considerava outro evento importante ocorrido no período analisado”. Em outro caso que o entrevistado encontrou a opção de resposta aberta foi no fechamento do questionário ao apontar algum outro evento não apresentado/relacionado mesmo sem lembrar o ano de ocorrência.
Mostrar mais

26 Ler mais

DISTRIBUIÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E ORAIS CURTAS (PÔSTER)

DISTRIBUIÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E ORAIS CURTAS (PÔSTER)

Sessões simultâneas dos grupos temáticos – Apresentação de trabalhos comunicação oral Metodologia: 10 min/trabalho + promover debate entre os trabalhos e com a audiência. Prédio Sociais[r]

10 Ler mais

Thatiane de Oliveira Rosa

Thatiane de Oliveira Rosa

Para a implementação de tal AG optou-se pela escolha das seguintes técnicas: para realizar a seleção dos cromossomos pais utilizou-se o método torneio; para efetu[r]

11 Ler mais

III Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

III Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

O Grupo Temático 4 procura desenvolver trabalhos sobre os diversos efeitos da insegurança alimentar e nutricional para indivíduos, famílias, comunidades e populações vulnerá[r]

6 Ler mais

Show all 9780 documents...