Turismo - São João do Rio do Peixe-PB

Top PDF Turismo - São João do Rio do Peixe-PB:

Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.

Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.

O referido trabalho pautou-se na análise da parceria família e escola mediada pela ação do/a gestor/a escolar, de duas escolas públicas municipais situadas na cidade de São João do Rio do Peixe / PB, sertão paraibano, com o objetivo de analisar a influência dessa parceria, no processo de aprendizagem de educandos/as. Foi utilizado para a fundamentação teórica e análise os seguintes autores/as: CAETANO (2011); DESSEN e POLONIA (2007); ALMEIDA e MEDEIROS (2010). A metodologia utilizada para realização desse trabalho foi o estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a intenção estava em estudar detalhadamente os vieses influenciadores ou não, da ação do/a gestor/a junto às famílias, e seus possíveis desdobramentos. Assim, o estudo focou- se na observação e análise das respostas dadas pelos sujeitos, coletadas por meio da aplicação de um questionário com 10 perguntas abertas. Os resultados alcançados estiveram dentro do esperado, mas, também, além dessa perspectiva, quando nos deparamos com o detalhamento das ações pedagógicas de dada gestora, quanto aos esforços empreendidos para estimular a parceria família e escola. Espera-se que este trabalho desperte outras buscas na mesma direção, para que engendramentos outros do processo possam ser descobertos, e para que suscite o despertar de toda comunidade escolar e familiar a participar efetivamente nesta parceria, em prol do desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças.
Mostrar mais

58 Ler mais

Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.

Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.

Vivemos em um mundo envolto em questões sociais, religiosas, sexuais, étnicas e raciais bastante contundentes e díspares. A escola, como lugar primeiro da ação docente e como reprodutora das demandas sociais, não está alheia a estas mesmas questões. Neste sentido, o presente trabalho aborda uma discussão pautada na perspectiva da diversidade racial de alunos e alunas de uma escola do município de São João do Rio do Peixe-/PB e como essa diversidade tão presente no dia a dia da/na escola, é trabalhada pelos/as educadores/as. E para isso, foi realizado um estudo de campo partindo do princípio que a realidade estudada é particular e específica. A pesquisadora deteve-se na análise dos dados de 08 (oito) entrevistados.
Mostrar mais

41 Ler mais

Efeitos da estiagem na dinâmica social e econômica da comunidade do Sitio Pilões, Zona Rural de São João do Rio do Peixe - PB.

Efeitos da estiagem na dinâmica social e econômica da comunidade do Sitio Pilões, Zona Rural de São João do Rio do Peixe - PB.

a Igreja Católica e as casas residenciais construídas em 1921, que a partir da administração do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (INTERPA-PB) foi doada aos moradores. Pilões II é o aglomerado situado a sul do açude Pilões, onde se localiza a vila dos pescadores, conhecida como “ruinha”, local onde se encontravam as populares “bodegas”, além dos postos telefônico, de saúde e da Igreja Evangélica. Pilões II, por divisão administrativa, pertence ao município de São João do Rio do Peixe-PB. Já Pilões III é o aglomerado que fica situado a leste do açude Pilões, é o mais recente e também pertence ao município de São João do Rio do Peixe-PB. Tem como característica ser nesta área onde se encontram residentes grande parte dos membros da família Dantas, a primeira a fixar residência nas proximidades do açude (FIGUEIREDO, 2003). Atualmente as comunidades Pilões I, II e III encontram-se povoadas por 210 famílias (FIGUEIREDO, 2018).
Mostrar mais

64 Ler mais

Morte e seca: a cidade de São João do Rio do Peixe (PB) durante a estiagem de 1877/79.

Morte e seca: a cidade de São João do Rio do Peixe (PB) durante a estiagem de 1877/79.

Através do trabalho desenvolvido, torna-se compreensível que a seca que abalou a região nordeste do Brasil no ano de 1877/79, trouxe conseqüências drásticas para a população paraibana de São João do Rio do Peixe. Uma vez que, altíssimos são os índices de mortalidade neste período. Contudo, destaca-se que a mortalidade neste período não estaria ligada apenas a seca ocorrida no ano já citado. Esta afirmação torna-se clara através das certidões de óbitos consultadas na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário localizada na cidade de São João do Rio do Peixe- PB, tais documentos apontam para o fato de que muitos indivíduos morreram neste período, não em razão da seca, mas em decorrência de enfermidades que estariam presentes desde anos antecedentes a seca. O objetivo central deste trabalho é justamente, mostrar através de análises documentais, que as conseqüências trazidas por este fenômeno não foram os motivos que causou a morte de milhares de pessoas neste período. Somente através de pesquisas e comparação de dados e informações tornou-se possível constatar que a seca foi um fator contribuinte para tais mortes, ao lado de enfermidades que já permeavam aquela sofrida população.
Mostrar mais

47 Ler mais

Intermitência no abastecimento de água nos processos de adaptação: uma análise documental na cidade de São João do Rio do Peixe-PB.

Intermitência no abastecimento de água nos processos de adaptação: uma análise documental na cidade de São João do Rio do Peixe-PB.

O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de uma cidade é composto por um conjunto de infraestruturas capazes de coletar água bruta em um manancial e fazer entrega de água potável nas instalações prediais. No entanto, há inúmeras susceptibilidades que acometem esse sistema, dentre elas o regime intermitente de água. Trata-se da interrupção do fornecimento de água, medida esta tomada para minimizar os impactos gerados mediante uma crise hídrica. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as possíveis causas e os impactos da intermitência de água vivenciada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Realizou-se a inspeção em documentos e acervos de órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos recursos hídricos do município e foi elencado medidas e ações de adaptabilidade e resiliência para o enfrentamento da crise de intermitência. O trabalho mostrou que os órgãos responsáveis pelo gerenciamento dos recursos hídricos precisam fazer escolhas e tomar decisões inteligentes para não chegar a colapsar, tais como: alocar os recursos hídricos de forma a atender primeiramente os SAA, sugerir técnicas para aumentar a capacidade de reservação dos usuários, proteger e preservar os recursos hídricos principalmente em períodos de escassez, entre outros. Porém, quando a crise não puder ser evitada é necessário que a população esteja preparada para poder conviver com este inevitável.
Mostrar mais

65 Ler mais

Captação e armazenamento de águas das chuvas: o caso da Cerâmica “Irmãos Rolim” em São João do Rio do Peixe-PB.

Captação e armazenamento de águas das chuvas: o caso da Cerâmica “Irmãos Rolim” em São João do Rio do Peixe-PB.

A escassez hídrica é recorrente em várias partes do mundo, sendo comum em regiões de clima semiárido, nas quais as chuvas são irregulares, as taxas de evaporação altas e as águas subterrâneas limitadas. Nesta pesquisa, teve-se como principal objetivo apresentar uma análise técnica e econômica sobre a viabilidade de captar e armazenar águas das chuvas para a Cerâmica “Irmãos Rolim”, localizada em São João do Rio do Peixe-PB, semiárido brasileiro. Esta cerâmica possui uma extensa área de cobertura em prédio único, o que traz dificuldades técnicas para o dimensionamento de sistemas de captação de água de chuva. A metodologia consistiu em levantar os dados do objeto de estudo e propor uma solução tecnicamente adequada para implantação de um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais. Ademais, foi conduzido um levantamento de custos, visando verificar a compatibilidade financeira para instalação do citado empreendimento. Os resultados mostraram que é tecnicamente e economicamente possível instalar um sistema de captação de águas pluviais para atender às demandas da Cerâmica “Irmãos Rolim”, considerando apenas 25% da área coberta, com necessidade de investimento de R$ 20.639,62, indicando retorno do investimento em menos de um ano, desconsiderando gastos com manutenção e bombeamento.
Mostrar mais

35 Ler mais

Uma análise jurídica da infraestrutura das escolas municipais do ensino infantil e fundamental da zona urbana do município São João do Rio do Peixe-PB.

Uma análise jurídica da infraestrutura das escolas municipais do ensino infantil e fundamental da zona urbana do município São João do Rio do Peixe-PB.

A presente monografia tem como tema: Uma análise jurídica da infraestrutura das escolas municipais de ensino infantil e fundamental da zona urbana do município São João do Rio do Peixe-PB. O problema analisado é a falta de estrutura adequada no município de São João do Rio do Peixe - Paraíba, as escolas situadas nesta região são exemplo de que o Estado não tem conseguido assegurar a efetividade do direito à educação básica, deixando um significativo número de crianças sem educação com uma infraestrutura digna, para a melhoria da infraestrutura dos educandários e aquisição de equipamentos. A hipótese apresentada é a de que a aplicação correta dos recursos e a fiscalização do regular funcionamento das escolas sanaria o grande problema e a consequente melhoria na estrutura ofertada aos alunos para enriquecer o seu conhecimento e fazer com que o aluno tenha a escola como sua segunda casa. A Educação Básica é um direito fundamental assegurado a todos os brasileiros pela Constituição Federal. E o cumprimento deste direito se dá de forma em que a estrutura predial das escolas, o uso de material pedagógico de qualidade, a aquisição de equipamentos de uso coletivo, dentre outros fatores. O objetivo principal analisa a atual situação da infraestrutura das escolas municipais, apresentando com base na legislação vigente o que a escola precisa melhorar na sua estrutura física. Por sua vez, tem como objetivos específicos: averiguar as reais condições das escolas em atividade, apresentar a estrutura que se encontra em funcionamento e, por fim, apontar os principais pontos que precisam ser melhorados e revistos nas estruturas destas escolas. Quanto ao método de procedimento, o adotado é o comparativo e o dedutivo, quanto à forma de abordagem do problema a modalidade utilizada é a qualitativa, descritiva. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se o bibliográfico-documental, pois elaborado a partir de leis, livros, internet e artigos de periódicos, com análise de conteúdo. Na produção da pesquisa também foram feitas visitas “in loco”. Estruturalmente, a monografia está dividida em três capítulos. No primeiro, será abordado um resumo sobre da legislação educacional brasileira, a importância da qualidade da estrutura escolar. No segundo, analisa-se infraestrutura em funcionamento das três escolas urbanas do município de São João do Rio do Peixe. Por fim, no terceiro, serão apontados quais os principais problemas nas estruturas físicas das escolas, com base na legislação e em normas de padronização, mostrando ponto a ponto o que precisa ser feito para melhorar a infraestrutura das escolas municipais.
Mostrar mais

47 Ler mais

A  Problemática  do  acesso  e  uso  da  Água  no  Sitio  Cacimba Nova, Zona Rural de São João do Rio do Peixe -  PB.

A Problemática do acesso e uso da Água no Sitio Cacimba Nova, Zona Rural de São João do Rio do Peixe - PB.

O presente trabalho tem como tema a problemática do acesso e uso da água. A nossa área objeto de estudo está representada pelo Sítio Cacimba Nova localizado na zona rural do município de São João do Rio do Peixe-PB que forma parte da Microrregião de Cajazeiras que compõe a Mesorregião Geográfica do Sertão paraibano O objetivo principal foi analisar a problemática do acesso e uso da água na área. Como referencial teórico partiu-se da noção de espaço geográfico proposto por SANTOS (1999) em sua obra A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. Nesta o Autor propõe que considere o espaço geográfico como um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações. A pesquisa também fez uso da elaboração e aplicação de questionários junto à comunidade no intuito de reunir dados referentes aos problemas decorrentes do acesso e uso da água. Foi considerado na pesquisa todo o efetivo populacional, representado por trinta e sete famílias que totalizam cento e trinta e quatro indivíduos. Buscou-se também traçar um perfil da população existente. Esses foram analisados e serviram de subsídio para compreendermos as condições socioeconômicas da população e as formas de distribuição, abastecimento, condução, acesso e uso de água. Com auxílio dos questionários buscou-se conhecer a convivência das trinta e sete famílias com os problemas relacionados a água. A pesquisa permitiu constatar os problemas referentes ao acesso e uso da água no Sítio Cacimba Nova que são atribuídos à pouca presença do poder público.
Mostrar mais

63 Ler mais

Etnoconhecimento de agricultores sobre a importância dos anfíbios anuros em uma comunidade rural do município de São João do Rio do Peixe - PB.

Etnoconhecimento de agricultores sobre a importância dos anfíbios anuros em uma comunidade rural do município de São João do Rio do Peixe - PB.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) Você está sendo convidado a participar como voluntário (a) no estudo ETNOCONHECIMENTO DE AGRICULTORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ANFÍBIOS ANUROS EM UMA COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXEPB coordenado pelo professor PAULO ROBERTO DE MEDEIROS vinculado ao CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES da UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), CAMPUS CAJAZEIRAS.

35 Ler mais

A importância do saneamento básico na área urbana do município de São João do Rio do Peixe-PB, com enfoque no esgotamento sanitário.

A importância do saneamento básico na área urbana do município de São João do Rio do Peixe-PB, com enfoque no esgotamento sanitário.

O presente trabalho desenvolve a temática da importância do saneamento básico na área urbana do município de São João do Rio do Peixe-PB, com ênfase no sistema de esgotamento sanitário, descrevendo os problemas resultantes da falta do mesmo, bem como a necessidade da implantação desses serviços essenciais para qualidade socioambiental na área de estudo. Visto que a obra de esgotamento sanitário está em fase de execução na cidade, busca-se perceber sua relevância no espaço urbano do município. Nesta perspectiva o presente trabalho tem por objetivo estabelecer uma relação entre a situação atual onde o esgoto é lançado ao céu aberto no leito do Rio do Peixe, Riacho, córregos, no solo e lagoas que ficam no espaço periurbano da cidade sem nenhum tipo de tratamento e os possíveis benefícios que o sistema de esgotamento sanitário poderá trazer para o município quando estiver em funcionamento.
Mostrar mais

68 Ler mais

A saúde mental como espaço sócio-ocupacional dos assistentes sociais: o trabalho no CAPS de São João do Rio do Peixe-PB.

A saúde mental como espaço sócio-ocupacional dos assistentes sociais: o trabalho no CAPS de São João do Rio do Peixe-PB.

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva discutir a atuação do assistente social no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de São João do Rio do Peixe/PB, porém, o estudo foi motivado mediante as observações feitas em campo de estágio do referido espaço nos remetendo a problematizar sobre as competências e atribuições profissionais do assistente social na referida instituição. A saúde mental no Brasil foi, historicamente, tratada mediante a estigmatização e institucionalização da loucura, compreendendo, assim, que o enclausuramento das pessoas com transtornos mentais contribuía para o ajustamento da ordem social, onde tal situação começou a mudar a partir do advento da Reforma Sanitária e, paralelamente, a Reforma Psiquiátrica, em que ambas propuseram novas intervenções ao tratamento das pessoas com transtornos mentais, além de questionar o modelo asilar vigente naquele contexto. Estes eventos são considerados imprescindíveis na luta antimanicomial e na democratização do acesso à saúde. Constituem objetivos específicos, compreender o percurso histórico da política de saúde mental no Brasil, bem como identificar rebatimentos que interferem na atuação do profissional da saúde mental e desvelar, a partir da percepção da assistente social, as possibilidades e perspectivas para efetivação dos direitos dos/as usuários/as que são atendidos no CAPS I na cidade de São João do Rio do Peixe – Paraíba. Para a construção deste estudo, baseamo- nos no método crítico-dialético, por este captar as múltiplas determinações do objeto e em seu percurso metodológico envolve uma abordagem qualitativa e a elaboração de um roteiro de entrevista semiestruturado, o qual foi utilizado para entrevistar um assistente social da instituição supracitada. O resultado da pesquisa revela que há uma relativa compreensão do profissional sobre a política de saúde mental, mais particularmente em seu ambiente de trabalho, visto que, podemos identificar que o cenário contemporâneo apresenta desafios que dificultam a efetivação do trabalho profissional naquela instituição, e o profissional precisa traçar estratégias para conseguir atender a tais demandas.
Mostrar mais

56 Ler mais

A importância do ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I: um estudo de caso na cidade de São João do Rio do Peixe -  PB

A importância do ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I: um estudo de caso na cidade de São João do Rio do Peixe - PB

iniciais do ensino fundamental I, 1º e 2º ano especificamente, da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, partindo da ideia de alfabetização geográfica, com ênfase no ensino da categoria lugar. O ensino de Geografia se faz importante desde os primeiros anos da educação escolar, por meio dele, o aluno desenvolverá a capacidade de entender e compreender o espaço, podendo assim agir de forma crítica e engajada dentro do seu contexto. Para atingir o objetivo aqui proposto a metodologia se deu a partir de pesquisas bibliográficas para discussão teórica da temática, em seguida, buscando elucidar a discussão realizada, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de questionários aplicados a professores da referida fase de ensino, buscando por meio da fala dos mesmos analisar o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental I, na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. O trabalho apresentado ressalta a importância de uma alfabetização geográfica nos anos inicias, abordando suas respectivas contribuições para a compreensão do indivíduo no meio em que convive, relacionando com a construção do conceito lugar, justificando-se aí a importância do mesmo. Portanto, constatou por meio da pesquisa, a importância do ensino da geografia no ensino infantil, sendo assim necessária uma alfabetização geográfica nos anos iniciais, neste aspecto os alunos terão possibilidade de construir uma aprendizagem significativa, a partir do seu lugar de convivência.
Mostrar mais

55 Ler mais

As concepções dos alunos da educação em química na modalidade EJA, nos sistemas prisionais de Cajazeiras e São João do Rio de Peixe-PB, sobre a prática da automedicação.

As concepções dos alunos da educação em química na modalidade EJA, nos sistemas prisionais de Cajazeiras e São João do Rio de Peixe-PB, sobre a prática da automedicação.

A educação nas prisões é fundamental para a transformação do indivíduo, que está excluso da sociedade, uma educação que possa fazer com que ocorra uma mudança de pensamento e comportamento do apenado, tornando-o um sujeito crítico na sociedade. O Ensino de Química na EJA deve ser trabalhado de forma contextualizada, onde os discentes possam relacionar os conteúdos de química trabalhados em sala com o meio onde está inserido. A automedicação é um tema que deve ser abordado em todo ambiente, por ser uma temática que causa risco a saúde humana. Para que ocorra um processo de conscientização, esclarecimento e diminuição do consumo exagerado de medicamentos é preciso trabalhar nas escolas como temas transversais. A pesquisa foi desenvolvida nos Sistemas prisionais de Cajazeiras-PB e São João do Rio do Peixe-PB, com a participação de 16 alunos da Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de conscientizar e caracterizar as concepções dos reeducandos sobre a automedicação, para que seja desenvolvido um pensamento científico ao mesmo tempo em que relacionam com as composições químicas, contra indicações e reações adversas dos medicamentos. A pesquisa é qualitativa e quantitativa e pesquisa-ação. Através dos dados coletados no Presídio Padrão de Cajazeiras-PB,43% dos Alunos não tinha conhecimento do significado do termo automedicação, diferente das respostas dadas pelos alunos da Cadeia Pública de São João do Rio do Peixe-PB, onde 56% afirmaram conhecer o significado do ato de automedica-se. Foi possível constatar que o assunto foi assimilado pelos reeducandos dos dois Sistemas Prisionais, fazendo com que os discentes refletissem sobre o hábito do consumo descontrolado de medicamentos mostrando os riscos e malefício que a automedicação pode causa a saúde humana.
Mostrar mais

46 Ler mais

A estância termal de Brejo das Freiras São João do Rio do Peixe - PB.

A estância termal de Brejo das Freiras São João do Rio do Peixe - PB.

Nesse contexto, para uma melhor compreensão acerca da temática desse estudo foi necessário realizar visitas a área de estudo, onde por meio de observações empíricas e conversas informais junto a administração, funcionários, moradores de São João do Rio do Peixe-PB e usuários, foi possível entender e analisar a visão dessas pessoas em relação a Estância termal de Brejo das Freiras, como este local configurava-se antes e atualmente, bem como os aspectos relacionados ao potencial turístico e sua importância para o município de São João do Rio do Peixe-PB e para a comunidade local.
Mostrar mais

52 Ler mais

Inventário quali-quantitativo da arborização urbana em São João do Rio do Peixe - PB

Inventário quali-quantitativo da arborização urbana em São João do Rio do Peixe - PB

A arborização urbana contribui para melhoria da qualidade vida da população gerando benefícios ambientais e sociais para o meio urbano. O presente trabalho objetivou realizar um levantamento das espécies arbórea na cidade de São João do Rio do Peixe-PB através da análise qualitativa e quantitativa. Os dados observaram os itens: nome comum da espécie, nome da rua, localização, altura e condições fitossanitárias das espécies. Foram identificados 2008 indivíduos arbóreos no total de 16 espécies, em que o Azadirachta indica foi à espécie predominante. Um grande número de indivíduos (137) em fase juvenil foi identificado, o que evidencia a recente arborização na cidade. A maioria das espécies utilizadas na cidade é exótica (96,74%), de porte pequeno (69,52%) apresentando boas condições fitossanitárias da copa (98,9%), do tronco (99,7%) e da raiz (88,05%). Conflitos da arborização e as redes de energia elétrica existem, devido à falta de planejamento por parte dos órgãos públicos, uma vez que a população realiza seu próprio plantio.
Mostrar mais

42 Ler mais

Índice de desenvolvimento sustentável: uma análise no município de São João do Rio do Peixe-PB.

Índice de desenvolvimento sustentável: uma análise no município de São João do Rio do Peixe-PB.

Since the mid of 1960 decade that the sustainable development has been a reason for debates, and its movement has been gaining a large impact, this is explained due to environmental disasters and social differences, caused by man. In this context, the present study aim to explain some concepts about sustainable development and its importance currently, such as its correlation with the systems of sustainable indicators. The purpose of study is to identify the sustainability index from São João do Rio do PeixePB through the participation of social actors, observing the social, environmental, economic, cultural, demographic and political-institutional. The research is explanatory and descriptive, using methods of case study, the literature, documental and analytics research. From this context, the results indicated that the municipality has a IDSMP considered an acceptable level, and the cultural dimension showed a level in critical condition, and the other dimensions showed acceptable levels, the levels of sustainability.
Mostrar mais

71 Ler mais

Responsabilidade socioambiental no Banco do Brasil S/A em São João do Rio do Peixe - PB

Responsabilidade socioambiental no Banco do Brasil S/A em São João do Rio do Peixe - PB

Neste estudo propomos em um primeiro momento uma análise de cunho mais amplo que inclui a politica da instituição Banco do Brasil, ou seja, o macroambiente institucional para em um segundo momento se deter ao microambiente que corresponde a agência onde será efetuado o estudo, apresentando a entrevista realizada com o Gerente Geral, seguindo-se de alguns dados sobre a atuação da agência, localizada no municipio de São João do Rio do PeixePB, que se insere na região do sertão da Paraíba, na microregião do Vale do Rio do Peixe, distante 500 Km da capital João Pessoa e há 380Km de Campina Grande – PB, formando assim um ecossistema de mercado bastante representativo para o dinamismo da economia do Estado e local.
Mostrar mais

77 Ler mais

As dimensões da liberdade: os escravos Lucia e Miguel contra as amarras da escravidão na povoação de São João do Rio do Peixe-PB, 1870-1888.

As dimensões da liberdade: os escravos Lucia e Miguel contra as amarras da escravidão na povoação de São João do Rio do Peixe-PB, 1870-1888.

Este estudo tem o objetivo de compreender como os escravos da povoação da ribeira de São João do Rio do Peixe, situada na província da Paraíba do Norte, resistiam aos maus tratos de seus senhores, em fins do século XIX, mais especificamente nos anos de 1870-1888 (período divisor de águas na história da escravidão no Brasil). Procuramos averiguar algumas estratégias usadas por esses cativos para as conquistas, mesmo que muitas vezes tangenciais, de sua liberdade. Com base no processo-crime da morte do Escravo Miguel e dos maus tratos infligidos à Escrava Lucia, tendo por réus membros de destacada família da ribeira, pudemos entender os múltiplos significados de liberdade exercidos pelos escravos e como a justiça agia em torno destas práticas no fim do Brasil Imperial. Neste trabalho, nos apoiamos nos subsídios da história social da escravidão e o método de pesquisa explorado é o indiciário. O estudo está baseado em um único documento rico em informações, localizado no 1º Cartório do Fórum Dr. João Bernardo de Albuquerque, na comarca do município de São João do Rio do Peixe (PB). Por meio deste processo-crime as vozes dos esquecidos ganham vida para o historiador, e que possibilitou tecer uma nova colcha de retalhos para a história da escravidão na Paraíba.
Mostrar mais

89 Ler mais

Apogeu e declínio do projeto “Batistas paraibanos” saneamento básico e sistemas de irrigação por meio de canais no Distrito de Gravatá, São João do Rio do Peixe - PB.

Apogeu e declínio do projeto “Batistas paraibanos” saneamento básico e sistemas de irrigação por meio de canais no Distrito de Gravatá, São João do Rio do Peixe - PB.

O valor arrecadado com o jejum foi de cerca de 45 mil dólares. Mas de antemão não sabiam, quando pensaram em fazer o jejum, para onde essa quantia seria enviada e nem em que seria aplicada, apenas tinham em mente praticar o bem comum. Foi então que o pastor Eduardo Trottis (In Memorian), membro da Junta Batista Estadunidense, e que na época residia em Campina Grande, tinha contato direto com um pastor natural de Gravatá e muito conhecido na época, mais conhecido como Pastor Pires, muito influente na região e que tinha contato direto com os evangélicos americanos, e relatou a luta e as dificuldades enfrentadas pela Comunidade de Gravatá, que não tinha nenhum investimento público que melhorasse a realidade das famílias. Dado tudo isso, decidiram enviar a verba junto com um grupo de pastores americanos para a comunidade de Gravatá – PB, uma comunidade que sofria com a falta de água encanada, assim como quase todas as aqueles que estavam situadas na região semiárida, uma região que contava com poucas políticas públicas, o que não mudou muita coisa, e mesmo tendo um rio correndo por dentro, nesse caso o Rio Piranhas, que tem como nascente o Açude de Boqueirão, faltava pouco para que a população tivesse água encanada em casa.
Mostrar mais

51 Ler mais

A problemática sócioambiental na cidade de São João do Rio do Peixe - PB.

A problemática sócioambiental na cidade de São João do Rio do Peixe - PB.

The analysis of the aspects of society evolution, as well as, of the physical characteristics of the small farm where if it installs the cities is of basic importance to understand itself as if it gave the occupation of the geographic space, beyond understanding the origin of the social- environmental problems, today evidenced in all the planet. The brasilians city small farms, mainly, from the decade of 1970, had an intense decurrent growth, among other factors, of the raised population increase. Currently, most of the society meets inserted in the urban areas. With effect, the economic and social dynamism, characteristic outstanding of the society contemporary, is presented as main factor that leads the expansion of the cities. Most of the time, this process occurred of spontaneous form and without planning, what it caused a series of social- environmental problems. This model of occupation that predominates to a large extent of the Brazilian cities is also verified in some cities of the hinterland northeastern, over all, in those whose origin if gave to the edges of the rivers. In this direction, this work has for objective to analyze the periods of training of social-space evolution of the city of São João do Rio do Peixe, since its foundation for return of the decade of 1860 until the current days, as well as, to identify the decurrent urban problems of this model of occupation and that they not only affect the local environment, as well as the quality of life of its population.
Mostrar mais

94 Ler mais

Show all 10000 documents...