Urina de 12 e 24 horas

Top PDF Urina de 12 e 24 horas:

Correlação do clearance de creatinina e dos eletrólitos
medidos na urina coletada em 12 e 24 horas em nefropatas

Correlação do clearance de creatinina e dos eletrólitos medidos na urina coletada em 12 e 24 horas em nefropatas

monitoramento da doença renal crônica (DRC); para tal, a avaliação do clearance de creatinina ainda é muito utlizada na prática dos serviços de saúde e em estudos epidemiológicos, porém sua realização por meio da coleta urinária de 24 horas se mostra pouco prática para indivíduos ativos. A coleta urinária noturna de 12 horas é uma alternativa já utilizada em estudos epidemiológicos em populações sem disfunção renal conhecida. Objetivo: Validar o protocolo de avaliação do clearance de creatinina e da excreção urinária de eletrólitos por meio da coleta urinária noturna de 12 horas em portadores de DRC. Métodos: 64 portadores de DRC voluntários (19-88 anos) coletaram urina durante 24 horas em dois frascos: diurno (das 7h às 19h) e noturno (das 19h às 7h do dia seguinte). A coleta de sangue se deu em jejum para medidas bioquímicas. A correlação entre as variáveis foi feita pelo teste Pearson (r) e a concordância de medidas, pelo teste de Bland-Altman. Resultados: Cinco indivíduos foram excluídos por erro de coleta. Dos 59 indivíduos (31 homens), 60% se enquadravam nos estágios 2 e 3 de DRC. As correlações entre a urina noturna e de 24 horas foram fortes em relação aos eletrólitos (Na + r= 0,80; K + r= 0,80; Ca 2+ , r= 0,86; p< 0,001) e ao ClCr (r= 0,92; p< 0,001). Em 54 dos 59 sujeitos o ClCr 12h noturno foi concordante com o de 24 horas. Conclusão: A coleta urinária noturna de 12 horas fornece valores de ClCr e de excreção de eletrólitos semelhantes aos obtidos em coleta de 24 horas em indivíduos com comprometimento renal. Uma vez que apresenta vantagens de ordem prática aos pacientes de nível ambulatorial, esta pode ser utilizada em protocolos de avaliação da função renal.
Mostrar mais

107 Ler mais

Correlação entre a depuração plasmática de creatinina utilizando urina coletada durante 24 horas e 12 horas.

Correlação entre a depuração plasmática de creatinina utilizando urina coletada durante 24 horas e 12 horas.

Nossos dados mostraram correlação forte entre as medidas da DCP na urina de 12 horas coletada no período noturno e aquelas da urina de 24 horas. O estudo foi feito em amostra de voluntários que, em sua maioria, trabalhavam em ambiente universitário, o que poderia significar maior interesse em fazer cole- ta urinária correta. Esse fator poderia não ocorrer se as medidas fossem feitas em pacientes ambulatoriais usuais. As características demográficas da amostra, entretanto, indicam participantes com espectro amplo tanto do ponto de vista etário quanto cultural (ava- liado pela escolaridade) e econômico. Mesmo sendo amostra de conveniência, essas características são similares ao espectro de pacientes ambulatoriais que buscam os serviços de atenção à saúde. A prevalên- cia de hipertensos e de diabéticos na amostra é simi- lar à encontrada na população geral, dois subgrupos em que a avaliação mais precisa da função renal tem grande relevância clínica. 3-5 Um aspecto que recebeu
Mostrar mais

8 Ler mais

Correlação do clearance da creatinina e dos eletrólitos medidos na urina coletada em 12 e 24 horas

Correlação do clearance da creatinina e dos eletrólitos medidos na urina coletada em 12 e 24 horas

glomerular e tubular (He et al 2001). No que tange a relação Na/K a média global foi 3,95 ± 1,60 mEq/mEq, mas o valor encontrado na relação da urina noturna foi superior (P <0,001). A média encontrada na urina coletada no periodo noturno não é diferente daquela encontrada por Molina et al. (2003). Esta relação tem sido utilizada como indicador de risco cardiovascular (Morikawa et al.2002; Dyer et al.1994) e do estado nutricional (Molina et al. 2003), evidenciando a importância da avaliação do Na + e K + na urina excretada e a relação destes com a pressão arterial, proteção do sistema cardiovascular e alimentação equilibrada. Apesar das diferenças significativas encontradas na excreção de sódio e potássio entre o período diurno e noturno, a correlação da quantidade excretada em 12 horas (noturno) com a quantidade excretada durante as 24 horas foi significativa (r = 0,82; P <0,001 para o sódio e r = 0,77; P <0,001 para o potássio). A relação da excreção destes eletrólitos entre 12/24h foi 0,46; IC (0,44 – 0,48) para o Na + e 0,38; IC (0,36 – 0,40) para o K + que o que garante segurança no uso da urina coletada durante 12 horas em substituição da coletada em 24 horas para medir e estudar estes eletrólitos. A quantidade de cálcio excretado por unidade de tempo representa o balanço entre a quantidade filtrada nos glomerulos e a magnitude da reabsorção ao longo dos tubulos renais. Cerca de 10% do cálcio ingerido é excretado na urina, que corresponde aproximadamente 100 mg/dia. O valor médio global da concentração assim como a quantidade de calcio excretado na urina de 24 horas neste estudo, foi similar aquele encontrado em outros estudos (Kanabrocki et al. 1983 e 1988), que também mostraram um ligeiro efeito do ritmo circadiano em que a quantidade de cálcio excretado durante o periodo diurno é ligeiramente inferior ao noturno, embora sem significância estatística. Trotter et al. 1996 num estudo com recém-nascidos já tinham mostrado a inexistência de variação com rítmo circadiano da excreção de eletrolitos como Ca ++ , Na + e K + na urina durante 24 horas. Existem vários fatores que influênciam a excreção urinária do cálcio, como a ingestão, a taxa de absorção no intestino que depende do transporte ativo controlado pelo hormônio 1α,25-dihidroxivitamina D ou 1,25-dihidroxivitamina D (1,25-(OH 2 )D e
Mostrar mais

114 Ler mais

Concordância entre as dosagens de sódio, potássio, cálcio e albumina na urina de 12 horas noturna e na primeira urina da manhã em participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA  Brasil)

Concordância entre as dosagens de sódio, potássio, cálcio e albumina na urina de 12 horas noturna e na primeira urina da manhã em participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA Brasil)

constante ao longo do dia, é frequentemente realizada em amostras de urina cronometrada (12 ou 24 horas), porém, além de trabalhosa, apresenta pouca adesão e erros na coleta, que podem variar de 9 a 88%. A amostra aleatória tem se tornado uma opção mais reprodutível e uma alternativa mais prática à coleta da amostra de urina cronometrada. Este trabalho propõe avaliar a concordância entre as dosagens de sódio (Na), potássio (K), cálcio (Ca) e albumina nas urinas de 12 h noturna e primeira urina da manhã em participantes da segunda onda do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Material e Métodos: Um total de 137 voluntários foram orientados para efetuar a coleta de urina de 12 h noturna e a primeira urina da manhã. As amostras foram entregues para a equipe do laboratório que validou o processo de coleta. As amostras foram analisadas na Unidade Laboratório de Patologia Clínica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais/Ebserh, utilizando o Sistema Integrado Vitros 5600 Ortho Clinical Diagnostics (Raritan, New Jersey). A análise da concordância entre as dosagens foi avaliada por meio dos coeficientes de Lin, pelo r de Pearson e pelo método de concordância de Bland-Altman. Para avaliar a influência da hora de coleta e do tempo de retenção urinária da primeira urina da manhã, os grupos foram subdivididos de acordo com o horário de coleta e com o tempo de retenção urinária.
Mostrar mais

76 Ler mais

Cuidados essenciais ao bezerro neonato nas primeiras 24 horas de vida

Cuidados essenciais ao bezerro neonato nas primeiras 24 horas de vida

Rengifo et al. (2006) observaram crescimento microbiano em 100% das amostras obtidas a partir das estruturas umbilicais curadas com solução de iodo a 10% 24 horas após o nascimento. Os microrganismos isolados com maior frequência foram Bacillus spp, Enterobacter spp, Micrococcus spp., Escherichia coli. Outros agentes identificados foram Staphylococcus spp., Estafilococos coagulase-negativos (ECN), Serratia marcescens, Citrobacter freundii, Klebsiella pneumoniae e leveduras. Infecções mistas, com três ou mais agentes isolados, foram registradas em seis das nove amostras estudadas. Por outro lado, isolamento de um único microrganismo (ECN e E.coli) ocorreu em três amostras. O cultivo de amostras de sangue coletadas destes animais foi positivo em 30% dos casos, sendo todas culturas únicas de Bacillus spp, Micrococcus spp, ECN ou E. coli. Os resultados sugerem uma prevalência alta de bacteremia em bezerros neonatos, sobretudo naqueles com processos inflamatórios das estruturas umbilicais e evidenciam a importância de boa transmissão de imunoglobulinas através do colostro, uma vez que abscessos ou infecções umbilicais de qualquer dos componentes do umbigo podem produzir infecção local ou ser uma fonte de septicemia.
Mostrar mais

24 Ler mais

Comportamento e parâmetros fisiológicos de leitões nas primeiras 24 horas de vida.

Comportamento e parâmetros fisiológicos de leitões nas primeiras 24 horas de vida.

Um experimento foi conduzido no setor de Suinocultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense, com o objetivo de avaliar o comportamento e parâmetros fisiológicos de leitões nas primeiras 24 horas de vida. Foram utilizados 82 leitões de genética comercial para crescimento rápido, sendo realizadas observações a cada cinco minutos do comportamento dos animais. Foram mensuradas as temperaturas retal e de superfície, além da freqüência respiratória em intervalo de uma hora. Os resultados obtidos com o estudo comportamental demonstraram que os leitões passam mais da metade (53,8%) do seu primeiro dia de vida dormindo dedicando somente 31,2% à ingestão de leite. A temperatura retal dos leitões recém nascidos e a temperatura superficial da pele aumentaram (P<0,05) após nove horas de vida. Entretanto, a temperatura superficial no pernil não foi influenciada (P>0,05) nas primeiras 24 horas de vida. A freqüência respiratória não foi influenciada (P>0,05). Leitões recém-nascidos com genética para alta deposição de tecido magro apresentam reação ao ambiente logo nas primeiras horas de vida. A elevação das temperaturas retal e superficial dos animais evidenciaram tentativa de controle termorregulatório a partir da nona hora de vida.
Mostrar mais

5 Ler mais

Taxa de concepção de cabras inseminadas com sêmen caprino resfriado a 5ºC, por 12 ou 24 horas, em meio diluidor à base de gema de ovo.

Taxa de concepção de cabras inseminadas com sêmen caprino resfriado a 5ºC, por 12 ou 24 horas, em meio diluidor à base de gema de ovo.

foram obtidos com o diluidor Tris-frutose-gema, com motilidade de 53,1%, com 24 horas de armazenamento, e 21,7% com 120 horas de armazenamento. Ressalta-se que os resultados descritos por esses autores são menores que os obtidos com 24 horas de armazenamento do sêmen (Tab. 2) Neste estudo. Ainda, na avaliação in vitro do sêmen resfriado a 5 o C, evidenciou-se boa viabilidade espermática às 24 horas de armazenamento, pois não houve diferença (P>0,05) entre os tempos de armazenamento quanto aos parâmetros seminais estudados. Também Roca et al. (1997) observaram que os espermatozoides foram preservados a 5 o C por um período um pouco mais longo, de até 36 horas, em meio diluidor contendo somente 2% de gema de ovo.
Mostrar mais

6 Ler mais

Previsão Fotovoltaica: Utilização de Modelos Neuronais para previsões a 24 horas

Previsão Fotovoltaica: Utilização de Modelos Neuronais para previsões a 24 horas

Para horizontes de previsão mais curtos, variando entre períodos inferiores a 1 hora e até 3 horas, as técnicas de aprendizagem estocásticas sem utilização de informação exógena na criação de modelos, permitem a obtenção de resultados de elevada qualidade e precisão, sendo relativamente fáceis de criar e instalar. Não obstante, a inclusão de informação exógena relevante ao modelo de previsão permite aumentar a precisão e qualidade das previsões efetuadas pelos modelos. Presentemente, tem aumentado a tendência da utilização de algoritmos ma- temáticos na conceção destes modelos. Um exemplo deste tipo de algoritmos de otimização aplica-se a modelos baseados em redes neuronais. Este método rea- liza a escolha da tipologia, dos pesos iniciais e dos coeficientes internos da rede, utilizando para este fim processos evolutivos, como um algoritmo genético, por exemplo.
Mostrar mais

115 Ler mais

GloboNews: o começo do jornalismo 24 horas na TV brasileira

GloboNews: o começo do jornalismo 24 horas na TV brasileira

A versão televisiva do programa de rádio foi lançada em 1952 no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi o primeiro telejornal a esboçar uma linguagem própria para a TV, com texto objetivo e o apresentador sendo enquadrado em plano americano. Entrava no ar às oito horas da noite. A frase de abertura ficou famosa: “Aqui fala o seu Repórter Esso, testemunha ocular da história”. Foi um dos programas de maior sucesso na história da TV brasileira. A última edição do Repórter Esso foi ao ar no dia 31 de dezembro de 1970. No começo da década de 1960 surgiu o videotape, que viria a revolucionar o modo operacional pelo qual os telejornais eram realizados. Com o VT, tornou-se possível transportar as mesmas imagens para pontos diferentes do país, corrigir e melhorar o acabamento dos programas. O sistema de produção de programas passou a ser centralizado em um só lugar, sem a necessidade de haver vários elencos para uma mesma novela, por exemplo. Assim, brasileiros de várias partes do país puderam ver acontecimentos importantes desta década como a inauguração de Brasília.
Mostrar mais

94 Ler mais

Em 12 meses* Em 24 meses*

Em 12 meses* Em 24 meses*

(1)31/03/08, (2)30/12/09, (3)02/10/95, (4)02/10/95, (5)01/07/99, (6)01/10/99, (7)30/03/12, (8)01/09/03, (9)31/08/11, (10)30/09/92, (11)03/11/09, (12)01/10/10, (13)30/09/14, (14)30/05/14, (15)30/12/14, (16)30/11/16, (17)31/08/07, (18)02/10/95, (19)02/10/95, (20)01/06/00, (21)23/06/05, (22)17/03/06, (23)05/12/05, (24)04/11/09, (25)31/03/16, (26)01/08/02, (27)11/11/02, (28)11/11/02, (29)11/11/02, (30)16/09/04, (31)01/12/05, (32)06/04/11, (33)03/07/00, (34)12/06/07, (35)01/08/03, (36)16/12/08, (37)29/10/09, (38)14/03/16, (39)30/06/16, (40)31/01/13, (41)31/05/13, (42)31/05/13, (43)31/05/13, (44)29/05/15, (45)31/08/15, (46)30/10/15, (47)29/12/16, (48)29/12/16, (49)31/01/17, (50)31/01/17, (51)24/02/17, (52)28/06/17, (53)22/06/17, (54)28/07/17, (55)28/07/17, (56)30/08/17, (57)30/11/17, (58)27/02/18, (59)30/04/10, (60)31/08/15, (61)31/03/11, (62)30/12/15, (63)28/04/17, (64)17/08/00, (65)12/09/05, (66)24/08/01, (67)24/10/03, (68)23/03/05, (69)31/08/06, (70)23/03/07, (71)09/02/09, (72)30/06/11, (73)10/07/00, (74)20/02/02, (75)31/08/07, (76)07/07/92, (77)18/10/04, (78)24/05/04, (79)08/10/09, (80)03/12/01, (81)31/10/12, (82)30/08/13, (83)29/08/14, (84)30/12/14, (85)28/04/17, (86)31/05/17, (87)28/07/17, (88)30/06/16.
Mostrar mais

8 Ler mais

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM RECORDATÓRIO DE 24 HORAS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM RECORDATÓRIO DE 24 HORAS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

The aim of this study was to develop and verify the validity of a 24 hours physical activity recordatory (24PAR). Sample was composed by 98 adults aged 18 to 59 years registered in the Health School Center Geraldo de Paula Souza, located in the center region of the city of São Paulo. The study was realized between October 2005 to December 2006. Participants were guided to utilize the Biotrainer II (IM Systems) accelerometer in two week days and one weekend day. Data from 24PAR were typed in specific software elaborated for this study, which obtains minutes for day and the energy expenditure in physical activity of low, moderate and vigorous intensity. To verify the correlation between the study variables it was utilized the Spearman’s correlation and correlation adjusted by age, body mass index (BMI) and waist circumference. Kappa index was calculated to evaluate the level of concordance between 24PAR and accelerometer. It was found correlations ranged between 0.23 for men and 0.53 for women in the comparisons of the activity counts measured by the accelerometer and the 24PAR total physical activity. The best coefficients were presented for moderate and vigorous physical activity obtained by 24PAR with the accelerometer (0.43 for men and 0.54 for women). In adjusted analyses, it was verified an increase in the coefficients obtained by men, while to women the results maintained unchanged. It was verified moderate concordance between 24PAR and accelerometer. It was concluded that the results found in this study demonstrated that the 24PAR presented validated evidences and it is an appropriate instrument to a physical activity detailed evaluation.
Mostrar mais

6 Ler mais

Condições Gerais dos Serviços de Assistência Domiciliar 24 horas

Condições Gerais dos Serviços de Assistência Domiciliar 24 horas

No caso de acidente pessoal com a Pessoa Usuária em decorrência de sinistro na Residência Assistida, mediante comprovação médica, a BRASIL ASSISTÊNCIA garante o envio de[r]

12 Ler mais

Registro de 24 horas da pressão arterial em tabagistas e não-tabagistas

Registro de 24 horas da pressão arterial em tabagistas e não-tabagistas

The Dyna-MAPA 24-hour oscillometric ABP-Monitor that has been validated by the American Association for the Advancement of Medical Instrumentation (AAMI) and the British Hypertension Society (BHS) was used. The programming and report generation software was also Dyna- MAPA. The program automatically produces the statistical report without interpretation by any professional.

8 Ler mais

Comportamento e parâmetros fisiológicos de leitões nas primeiras 24 horas de vida

Comportamento e parâmetros fisiológicos de leitões nas primeiras 24 horas de vida

A temperatura retal, a temperatura superficial e a freqüência respiratória foram obtidas desde o nascimento com intervalo de uma hora durante as primeiras 24 horas de vida dos leitões. A temperatura retal foi obtida, através de um termômetro digital introduzido no reto de cada animal com um alarme sonoro para a identificação da constância de temperatura. A temperatura superficial foi obtida por meio de termômetro digital de superfície, com dispositivo infravermelho, em três pontos do corpo: nuca, paleta e pernil. Para obtenção da freqüência respiratória, foram monitorados os movimentos de flanco de cada animal em 15 segundos e multiplicados por quatro, para obtenção do número de movimento por minuto. Essas avaliações foram feitas com intervalos de uma hora durante a mamada, repouso e outros tipos de comportamento.
Mostrar mais

22 Ler mais

SOFA nas primeiras 24 horas como preditor de desfecho em insuficiência hepática aguda

SOFA nas primeiras 24 horas como preditor de desfecho em insuficiência hepática aguda

Resultados: A maioria dos 40 do- entes era do sexo feminino (77,5%), e a etiologia mais frequente foi hepatite pelo vírus B (n = 13). Apenas 35% dos doentes foram submetidos ao transplan- te hepático. A mortalidade hospitalar foi de 57,5% (IC95%: 41,5 - 73,5). Dentre os escores investigados, apenas o SOFA se manteve associado ao risco de morte (OR = 1,37; IC95% 1,11 - 1,69; p < 0,001). Após a estratificação do SOFA em < 12 e ≥ 12 pontos, a sobrevida foi maior nos pacientes com SOFA < 12 (Log-rank p < 0,001).

7 Ler mais

IMPACTO DO EXERCÍCIO CONTÍNUO E INTERVALADO NA RESPOSTA AUTONÔMICA E PRESSÓRICA EM 24 HORAS.

IMPACTO DO EXERCÍCIO CONTÍNUO E INTERVALADO NA RESPOSTA AUTONÔMICA E PRESSÓRICA EM 24 HORAS.

significância=5%; poder estatístico=80%) indicou a necessidade de 25 sujeitos. Nesse sentido, foram recrutados 28 voluntários de ambos os sexos (10 masculino e 18 feminino), todos adultos (>18 anos), nor- motensos não praticantes de atividade física regular e sistematizada e sem comprometimentos osteomusculares que prejudicasse a prática de exercício físico. Todos os sujeitos não faziam uso de fármacos de ação adrenérgica. Além disso, como critérios iniciais de inclusão, os sujeitos não poderiam ser fumantes e nem fazer o uso de álcool e/ ou bebidas cafeinadas por pelo menos 12 horas antes das sessões de exercício, além de estarem ausentes da prática de exercício físico e/ ou atividade física vigorosa por pelo menos 24 horas.
Mostrar mais

6 Ler mais

Comparação entre as características do sêmen humano preservado a +4ºC e -196ºC por 24 horas.

Comparação entre as características do sêmen humano preservado a +4ºC e -196ºC por 24 horas.

Em conclusão, visto não haver diferenças sig- nificativas entre as características do sêmen sub- metido ao resfriamento e ao congelamento por 24 horas, e visto ser a técnica de resfriamento mais simples e menos dispendiosa, sugere-se a utiliza- ção do sêmen resfriado em procedimentos realiza- dos a curto prazo. Quando da utilização de amos- tras congeladas, recomenda-se que esta se dê o mais rapidamente possível após a capacitação para evitar a redução da qualidade do sêmen.

5 Ler mais

Monitorização eletrocardiográfica ambulatorial por 24-horas em cães com cardiomiopatia dilatada idiopática .

Monitorização eletrocardiográfica ambulatorial por 24-horas em cães com cardiomiopatia dilatada idiopática .

Assim, a monitorização eletrocardiográfica ambulatorial (MEA) por 24 horas confirmou a ocorrência universal de extra-sístoles ventriculares (EV) e detectou taquicardia ventricular não sustentada (TVNS) em cerca de 40% dos pacientes humanos com CMD (Dec e Valentin, 1994); em cães, poucos são os trabalhos com MEA, sendo a maioria em Boxers e Dobermans. Desta forma, a verdadeira prevalência de arritmias na CMD ainda não foi bem estabelecida na veterinária, o que poderá ser mais bem definida com o aumento da utilização da monitorização Holter (Dukes- McEwan et al., 2003).
Mostrar mais

8 Ler mais

Avaliação dos níveis de retinol no colostro humano coletado no intervalo de 24 horas.

Avaliação dos níveis de retinol no colostro humano coletado no intervalo de 24 horas.

Após o consentimento livre e esclarecido, coletou-se uma amostra de colostro que foi fracionada em dois tubos, sendo um chamado de tempo 0 h e outro que posteriormente rece- beu o nome de pool. Outra amostra de leite foi coletada com intervalo de 24 h a partir da primeira coleta. Esta alíquota também foi fracionada, sendo posta em tubo chamado de tempo 24 h, e a outra foi reunida ao mesmo tubo pool da pri- meira coleta.

4 Ler mais

Medicina, uma jornada de 24 horas? : stress e burnout em médicos : prevenção e tratamento

Medicina, uma jornada de 24 horas? : stress e burnout em médicos : prevenção e tratamento

Num estudo comparativo entre clínicos gerais acti- vos e reformados verifica-se que os primeiros têm maior prevalência de ansiedade, depressão, insónia. A doença psiquiátrica em médicos tem uma preva- lência superior à da população geral — 47% têm um rastreio positivo para doença mental lata e 29% sin- tomas clínicos de depressão (Scott e Hawk, 1986). A taxa de suicídio é mais elevada nos médicos do que na população geral (Center et al., 2004). Os sui- cídios representam 38% das mortes prematuras em médicos e são quatro vezes superiores nas mulheres relativamente à população geral. Os suicídios em médicas são superiores aos existentes em qualquer outro grupo profissional (Arnetz et al., 1987). Constata-se que os médicos recorrem aos tóxicos para aliviarem o sofrimento emocional — 12% a 14% dos médicos abusam de álcool ou dependem de tóxicos. Os internos utilizam substâncias psicotrópi- cas para se «energizarem» quando necessário e para relaxarem quando tal é desejável (Talbott, Benson e Benson, 1980).
Mostrar mais

10 Ler mais

Show all 8747 documents...