Top PDF Acidentes estruturais na construção civil

Acidentes estruturais na construção civil

Acidentes estruturais na construção civil

Nesse trabalho serão discutidas as principais causas de acidentes estruturais na construção civil. Será realizado um estudo sobre a corrosão do aço de estruturas localizadas em diversos tipos de ambientes, como em área industrial e área marinha. Acidentes devido a erros de execução, como falhas ocorridas no escoramento, na montagem das fôrmas, durante a concretagem, erros na cura, lançamento e adansamento do concreto. Também serão estudadas falhas devido ao recalque de fundações, falhas no projeto e detalhamento, falhas devido ao mau uso das edificações e as principais causas que levaram a queda de marquises.
Mostrar mais

55 Ler mais

Novas tecnologias construtivas e acidentes na construção civil: o caso da introdução de um novo sistema de escoramento de formas de laje.

Novas tecnologias construtivas e acidentes na construção civil: o caso da introdução de um novo sistema de escoramento de formas de laje.

Na sociedade moderna, industrial, o senso comum associa eficiência e segu- rança ao progresso tecnológico. De tempos em tempos, um acidente abala provisoria- mente essa convicção, fazendo-nos pensar sobre os limites e os riscos tecnológicos. A introdução de inovações tecnológicas é um momento privilegiado para analisar o risco tecnológico e os acidentes, pois a relação homem-técnica ainda não está estabiliza- da, como ocorre com tecnologias já ma- duras. Com o passar do tempo, os homens desenvolvem competências e habilidades para dominar as técnicas, dando a impres- são, para olhares menos atentos, de que as máquinas e os instrumentos “funcionam bem”, como se a funcionalidade lhes fosse algo inerente e independente dos trabalha- dores que os operam. Nos momentos de transição, as inadequações das interfaces entre os homens e as técnicas tornam- se mais visíveis, precisamente porque as competências humanas, que permitem às máquinas desempenhar adequadamente suas funções, ainda não estão plenamente desenvolvidas e cristalizadas em compor- tamentos automáticos. Este artigo trata de um caso em que foi possível acompanhar a introdução de uma nova técnica de formas pré-moldadas em obras civis (FONSECA & LIMA, 2006).
Mostrar mais

15 Ler mais

Acidentes de trabalho: uma análise do acidente de trabalho na construção civil na Região Nordeste, para o ano de 2011

Acidentes de trabalho: uma análise do acidente de trabalho na construção civil na Região Nordeste, para o ano de 2011

This study sought to demonstrate the behavior of the level of work-related accident in civil construction, for the year 2011, for the States of the Northeast Region. After a quick exposure about the historical aspects and Brazilian legislation on the work accident, was estimated a model from the RAIS data, published by the Ministry of Labor and Employment. Studying the work accident, in numbers, it was found that the variables sex, age, salary, experience, educational level, race and sector of activity have direct relation with the work accident, being the subject of so much importance, as a result of mishaps and, also, the short spent by State.
Mostrar mais

44 Ler mais

A  civil por omissão do estado em acidentes de trânsito

A civil por omissão do estado em acidentes de trânsito

A responsabilidade civil objetiva, como discorrido, é construção doutrinária e jurisprudencial, fruto da evolução social de nossos tempos que, motivada inicialmente pelos avanços da revolução industrial e seu respectivo impacto no modo de trabalho, busca garantir a restauração patrimonial desfeita em decorrência de um dano, sempre que a demonstração da culpa do autor seja de difícil provação para a vítima. Trata-se, de fato, de instrumento de justiça social, que objetiva assegurar o equilíbrio patrimonial existente no status quo ante , em virtude da inadequação (insuficiência), digamos assim, da teoria subjetiva da responsabilidade civil, fundada na culpa. Baseia-se, em regra, no risco que o desenvolvimento de uma determinada atividade cria para a coletividade em geral: o dever de indenizar passa a decorrer não mais apenas da culpa do agente na causação do dano, mas do risco que a atividade por ele desenvolvida representa para os demais.
Mostrar mais

63 Ler mais

Precarização do trabalho e risco de acidentes na construção civil: um estudo com base na Análise Coletiva do Trabalho (ACT).

Precarização do trabalho e risco de acidentes na construção civil: um estudo com base na Análise Coletiva do Trabalho (ACT).

This paper aims to describe the construction workers’ activities, as well as their perceptions about risks and workload. The study, based on the Collective Work Analysis, is part of a broader public policies project for the improvement of SIVAT (Sur- veillance System of Work Accidents) – in the city of Piracicaba (Southeastern Brazil). Civil construction was prioritized given the epidemiological magnitude of the occurrence of work accidents and the limited efficacy of traditional surveillance initiatives in this sector due to informal employment practices, outsourcing, high staff turnover, etc. The workers have a high level of awareness concerning the risk of accidents, but they believe that the main preven- tive measures hinder or even make it impossible for them to carry out the tasks. Our findings question the efficacy of traditional training for adherence to safety practices, thus highlighting the need for a transformative pedagogy for preventive practices and the health promotion of workers.
Mostrar mais

13 Ler mais

A função punitiva da responsabilidade civil em acidentes de trabalho

A função punitiva da responsabilidade civil em acidentes de trabalho

Por óbvio que a indenização punitiva não é a solução para todas as coisas, mas sem dúvida é mais um importante instrumento para conter condutas dissociadas dos valores insertos na Constituição Federal, que trazem inúmeros prejuízos para a sociedade e tanta dor para inúmeras famílias. Afinal, se queremos construir uma sociedade mais justa e solidária, onde a pessoa humana seja realmente o centro do ordenamento jurídico e as ferramentas legais hão que ser utilizadas de forma a atingir os objetivos preconizados pelo legislador constitucional. Por certo que o ideal seria a previsão normativa expressa, mas, enquanto ela não vem a solução mais viável é fazer uma interpretação conforme a Constituição, de modo a desestimular práticas contrárias ao Direito, na construção de um lugar melhor para se viver.
Mostrar mais

32 Ler mais

Análise do ciclo de vida na construção civil: um estudo comparativo entre vedações estruturais em painéis pré-moldados e alvenaria em blocos de concreto

Análise do ciclo de vida na construção civil: um estudo comparativo entre vedações estruturais em painéis pré-moldados e alvenaria em blocos de concreto

A maioria dos inventários utilizados neste trabalho foi obtida de estudos nacionais. Toda a emissão de gases decorrente da movimentação de matérias-primas e produtos acabados identificados nos processos produtivos foi avaliada utilizando parâmetros pertinentes à frota brasileira, possibilitando a elaboração de ICVs de transporte específicos para esta pesquisa. Conforme o esperado, a ACV mostrou-se uma ferramenta eficiente para avaliar os danos causados ao meio ambiente pelas atividades exercidas pelo setor da construção civil. Os esforços necessários para uma maior utilização da ACV no Brasil, onde a metodologia ainda não é amplamente adotada e onde a construção civil possui papel de destaque no desenvolvimento econômico, são justificáveis pela qualidade e importância dos resultados fornecidos.
Mostrar mais

123 Ler mais

Fôrmas para construção civil e suas aplicações

Fôrmas para construção civil e suas aplicações

A maior produtividade adquirida, o fácil manuseio, a pequena geração de resíduos e consequente limpeza do canteiro são fatores que foram percebidos no estudo de caso e que se somam aos benefícios proporcionados. Em conversas com os funcionários da empresa, nenhum deles manifestou interesse em retornar às práticas convencionais, com o uso da madeira como material principal, devido aos diversos motivos citados anteriormente inclusive com a redução de acidentes com cortes, gerando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. O que concede maior credibilidade ao sistema.
Mostrar mais

98 Ler mais

Logística reversa na construção civil

Logística reversa na construção civil

Em 2002 com a publicação do CONAMA Resolução Nº307 se deu o primeiro impulso para a gestão desses resíduos gerados pela Construção Civil, ou seja, o órgão acabou criando responsabilidades que envolvem toda a cadeia produtiva desde o gerador, passando pelos transportadores, receptores e os municípios, com isso se deu inicio a um novo ciclo de procedimentos e atividades controladas para fazer valer a regra. Entre 2003 e 2004 o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON-SP) reuniu 11 construtoras em um programa-piloto de gestão ambiental de resíduos em canteiros de obras. Através desse programa, as experiências obtidas foram compiladas numa cartilha e posteriormente distribuídas ao setor. O programa identificou a principal vantagem que era a redução dos resíduos na obra, foi percebida por 79% dos participantes. O representante do Comitê de Meio Ambiente do SINDUSCON-SP (Comasp), conta que através do canteiro organizado o programa provocou um melhor controle dos resíduos gerado, tornando mais fácil fazer a separação e o reaproveitamento desses materiais, e com isso a diminuição dos custos com a coleta e acidentes de trabalho, outro aspecto que colabora para é o reuso de entulho é comentado pelo professor da Poli- USP Dr. Vanderley John, que em São Paulo, há um grande consumo de agregados, e como as jazidas estão cada vez mais longe, esse fator acaba aumentando os custos com o transporte e encarecendo a matéria prima natural, com isso a opção pelos reciclados se torna viável, a partir do instante que o produto reutilizado apresente boa qualidade e desempenho compatível (CAPELLO, 2006).
Mostrar mais

165 Ler mais

Acidentes de trabalho na construção civil identificados através de prontuários hospitalares.

Acidentes de trabalho na construção civil identificados através de prontuários hospitalares.

High Work Accident (WA) rates continue to occur in the Civil Construction (CC) sector, in spite of governmental, corporate and union efforts to reduce them. A research was carried out at a University Hospital in Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil, to survey the occurrence of AT and their possible relations with the occupation of patients/workers who sought medical assistance during two consecutive years. 6,122 records were analyzed with a view to examining the amount of worker victims, as well the characteristics of victims and accidents, such as causes, affected body parts and medical diagnoses reached. 150 out of 6,122 hospital records referred to ICC workers. Predominant age range was 31-40 years old (34.7%), all victims were male and 55.3% were from the Ribeirão Preto. The most frequent causes were falls (37.7%); the most affected body parts were the superior limbs (30.7%) and fractures were observed in 24% of the diagnoses. None of the records examined contained a copy of the Work Accident Communication (CAT). Suggestions are made with a view to minimizing WA in Civil Construction, and health teams are alerted about the need to question patients/ victims about their occupation, thus seeking to establish a relation between the WA that occurred and the work carried out by the victims.
Mostrar mais

6 Ler mais

Acidentes de trabalho fatais e desproteção social na indústria da construção civil do Rio de Janeiro.

Acidentes de trabalho fatais e desproteção social na indústria da construção civil do Rio de Janeiro.

Entre as condutas fraudulentas para escamotear os acidentes fatais, a mais comum é a descaracterização dos locais onde ocorreram. Subtrair indícios inviabili- za a atuação da perícia. O intuito criminoso de trans- formar o acidente sofrido por um auxiliar de escritório, atingido no local de trabalho por tijolos caídos de uma grua, em atropelamento pela remoção do cadáver para a via pública só não se consumou porque a polícia foi chamada. O fato, porém, não implicou o indiciamento dos responsáveis. A suspeita de assassinato de um tra- balhador também não mobilizou as autoridades para uma investigação mais criteriosa. Transportar para o hospital o corpo de um operário vitimado por queda de altura no canteiro de obra foi outra tática adotada para impedir o flagrante. A freqüente impunidade re- força e amplia tais procedimentos.
Mostrar mais

8 Ler mais

Repositório Institucional da UFPA: Avaliação da durabilidade de concretos produzidos com agregados graúdos reciclados provenientes de cerâmicas vermelhas com diferentes taxas de pré-saturação

Repositório Institucional da UFPA: Avaliação da durabilidade de concretos produzidos com agregados graúdos reciclados provenientes de cerâmicas vermelhas com diferentes taxas de pré-saturação

A quantidade de resíduos gerados pelo setor da Construção Civil ultimamente vem chamando atenção devido à dimensão com a qual atua como impacto ambiental utilizando materiais de fontes naturais não renováveis e aumentando as quantidades de lixos produzidos pelo meio urbano. No Brasil, esta estimativa gira em torno de 90.000 toneladas geradas por dia. A proposta de utilizar o agregado proveniente de RCC (resíduo de construção civil) como parte integrante de concretos estruturais torna-se ainda mais interessante a partir do momento em que se busca uma diminuição nos custos para a produção do concreto, carregando consigo a mentalidade ambientalista quando poupa a utilização de recursos naturais os quais alguns já começam a se esgotar. Bancos de areia e fontes de seixo começam a se extinguir devido à larga utilização desses agregados nos concretos produzidos em Belém e cidades interiores do estado do Pará. Assim a necessidade de novas fontes de agregados nos faz buscar nos resíduos da construção civil prováveis fontes de agregados que respondam de forma similar aos naturais. Levando em consideração esta proposta, esta dissertação avaliou a durabilidade de concretos produzidos com o agregado de RCC cerâmico, através de ensaios de absorção de água por capilaridade, carbonatação, penetração de íons cloretos e resistividade elétrica. Para tanto, foi substituído o agregado graúdo natural pelo agregado graúdo cerâmico em 50%, onde esta porcentagem de agregado reciclado foi submetida às taxas de pré-saturação de 60%, 80% e 100%. Nos resultados obtidos pode-se observar que a presença do AGRC (agregado graúdo reciclado cerâmico), independentemente do grau de pré-saturação foi significativa em todos os resultados obtidos, fato que embora deixe os concretos mais suscetíveis à perda de durabilidade, apresentou uma mesma tendência de comportamento em relação às misturas referência. Os resultados mais próximos das misturas convencionais foram alcançados pelos concretos que continham agregados cerâmicos pré-saturados com água à uma taxa de 80%.
Mostrar mais

141 Ler mais

ENCARGOS PREVIDENCIÁRIOS E TRABALHISTAS NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ENCARGOS PREVIDENCIÁRIOS E TRABALHISTAS NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Banco de Dados da CBIC (BD-CBIC) esclarece que, para a realização desta carti- lha, foram atualizados vários parâmetros (considerações) utilizados no estudo En- cargos Previdenciários e Trabalhistas no Setor da Construção Civil, anteriormente realizado pela entidade. Itens como acidente de trabalho, aviso prévio (indenizado e trabalhado), licença-paternidade, entre outros, foram recalculados a partir de novas estatísticas (atualização dos dados) utilizadas como referência. Assim, foram ado- tadas novas informações de incidência de acidentes de trabalho, tempo de perma- nência (faixa de tempo de emprego), etc., alterando, portanto, o resultado final em relação ao estudo anterior.
Mostrar mais

34 Ler mais

A procura da sustentabilidade como modo de vida: contornos e tendências das comunidades sustentáveis em Portugal

A procura da sustentabilidade como modo de vida: contornos e tendências das comunidades sustentáveis em Portugal

O conceito de desenvolvimento etimologicamente, deriva da palavra latina “involvere”. Em português associa-se o prefixo “des” que remete para a negação ou ausência, à palavra “volvere” (reverter, virar) e acresce-se o sufixo “mente” que significa ação. Segundo Yougman (2000), o desenvolvimento é entendido como a possibilidade de materializar ações com o objetivo de conduzir as sociedades nas direções que se considerem desejáveis. As alterações, à forma como se operacionaliza o conceito de desenvolvimento, encontram-se diretamente relacionada com aquilo que são as realidades sociais de um dado contexto histórico. A construção do conceito de desenvolvimento como algo planeado e intencional começa a ganhar visibilidade em meados dos anos 40, num contexto de políticas e programas destinados a impulsionar o progresso económico, político e social das áreas anteriormente colonizadas, numa perspetiva associada ao bem-estar material e ao desenvolvimento como um conceito suscetível de medida, mensurável, principalmente através do Produto Interno Bruto (PIB) (Fragoso, 2003), situando o desenvolvimento como sinónimo de crescimento económico. Sendo o crescimento económico o indicador por excelência da existência de desenvolvimento é expectável que todos os países funcionem como um todo, procurando alcançar uma mesma linha estratégica (McMichael, 2012), onde os países ocidentais marcam a sua posição como mais avançados neste quadro de desenvolvimento, e onde se verifica a tendência de transferência de valores e modelos económicos, a que se refere António Fragoso.
Mostrar mais

117 Ler mais

A favelização do espaço urbano em São Paulo. Estudo de caso: Heliópolis e Parais...

A favelização do espaço urbano em São Paulo. Estudo de caso: Heliópolis e Parais...

asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos. Com a urbanização a área de intervenção passa a receber infraestrutura urbana, abertura e pavimentação de ruas, instalação de iluminação pública, construção de redes de água e de esgoto e criação de áreas verdes e de lazer, além de espaço para escola, creche e posto de saúde, com o objetivo de garantir o acesso à saúde e à segurança, na medida em que ambulâncias e policiamento têm como circular nesses locais, antes degradados, sem ruas pavimentadas, calçadas, vielas, dentre outros. Este programa inclui, sobretudo, o reassentamento de famílias (em caso de áreas de risco geotécnico ou de alagamento) e a recuperação e preservação de áreas de proteção dos reservatórios Guarapiranga e Billings, além de melhorias habitacionais. Um fator importante das melhorias urbanas é que, através delas, é possível proceder à integração com o bairro no qual a comunidade está inserida e à regularização fundiária dessas áreas que, por sua vez, é fundamental para promover a inserção dessa população no contexto legal da cidade. Os investimentos já realizados pelos moradores na produção de suas moradias são mantidos ao máximo, desde que o projeto alcance seus objetivos.
Mostrar mais

258 Ler mais

Avaliação de metodologias de inspeção como instrumento de priorização de intervenções em obras de arte especiais

Avaliação de metodologias de inspeção como instrumento de priorização de intervenções em obras de arte especiais

Appropriate interventions, carried out at the right time, are an efficient way to interfere within the deterioration process of bridges’ structures. This research aims to evaluate two methodologies for inspection of these structures applied in the prioritization of bridges’ interventions: the first one is used by Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; the second one is a methodology developed by Programa de Pós- graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília - PECC/UnB, called GDE/UnB. Throughout the research, 22 bridges were visually inspected and the collected data was applied into the evaluation of these structures using both methodologies. The results were analyzed and the formulation of the GDE/UnB methodology was adjusted to better suit application to a bridge management system. Later, an analysis of the incidence of different damages was made using the inspected structures. In conclusion, the GDE/UnB methodology and its proposed formulation showed better-calibrated results in comparison with the methodology used by DNIT, which made the prioritization process for intervention of structures easier.
Mostrar mais

198 Ler mais

ESTUDO DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS INDUSTRIALIZADOS

ESTUDO DE MÉTODOS CONSTRUTIVOS INDUSTRIALIZADOS

Devido ao crescente desenvolvimento do mercado imobiliário, bem como da construção civil, há a necessidade de melhoria e modernização do processo de construção de edificações visando a maior qualidade do produto final e o menor desperdício de materiais e mão de obra, juntamente com a rapidez na execução e com baixo investimento. A forma como se constrói atualmente é considerada ultrapassada, pouco industrializada e com baixa produtividade, por isso se torna imprescindível que haja o estudo e a aplicação de novos métodos ligados à pré- fabricação das estruturas. A industrialização, e, consequentemente, os processos construtivos industrializados, na construção civil surgiram devido à necessidade de atender a essa demanda de racionalização da etapa de execução da edificação. O presente trabalho visa o esclarecimento sobre alguns dos principais sistemas construtivos industrializados utilizados atualmente na construção civil, bem como o detalhamento de seus processos. Foi possível relacionar os conceitos ligados à industrialização, explicar os sistemas de pré-fabricação, mostrar os principais processos construtivos industrializados, e demonstrar as vantagens da aplicação dos métodos na execução das edificações. As informações foram levantadas por meio de pesquisas bibliográficas de artigos, monografias e teses relacionadas com o tema proposto.
Mostrar mais

35 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ERGONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ERGONOMIA

O desenvolvimento tecnológico na construção civil minimizou de certa forma o serviço pesado designado aos operários, porém a maioria dos canteiros de obra ainda não possuem quaisquer tecnologias que minimizem o esforço físico dos operários, muitas atividades desenvolvidas na construção civil continuam sendo executadas de forma braçal submetendo o trabalhador à manipulação e o transporte manual de cargas pesadas e a manutenção de posturas por tempo prolongado (SILVEIRA e SALUSTIANO, 2012).

49 Ler mais

EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL

EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL

Outra região que vem se destacando em relação às ações de sensibilização para GRD desde muito tempo é o Sul do país. Zakrzevski e Sato (2007) avaliaram a dimensão ambiental nos programas escolares gaúchos. Para os referidos autores, a prática de EA para minimizar os riscos ambientais, destacando a importância da conservação dos recursos naturais e os possíveis prejuízos da poluição das águas e do ar, da erosão, dentre outras, vem sendo aplicada no Rio Grande do Sul desde o final da década de 1970. No município de Alegrete/RS (OLIVEIRA, 2014a) é perceptível a participação da coordenadoria de Defesa Civil nas escolas. Entre as atividades desenvolvidas há destaque para palestras nas escolas municipais sobre o tema Defesa Civil e as áreas de risco. Nesta mesma região, outro município que se destaca é Caxias do Sul. Segundo Oliveira (2014a), as atividades educativas consistem, em especial, na elaboração de cartilhas e realização de palestras nas escolas.
Mostrar mais

14 Ler mais

Efeitos da utilização dos princípios da construção enxuta no desempenho operacional das empresas da construção civil: uma pesquisa considerando a percepção de profissionais do Rio Grande do Sul

Efeitos da utilização dos princípios da construção enxuta no desempenho operacional das empresas da construção civil: uma pesquisa considerando a percepção de profissionais do Rio Grande do Sul

Embora a construção enxuta, ainda esteja em fase de transição na indústria da construção civil, algumas empresas do mundo estão aplicando os seus princípios e obtendo melhorias nos processos de produção. Sarhan et al. (2017), por exemplo, relata que a implantação da construção enxuta aumentou a qualidade e a produtividade de projetos de construção em aproximadamente 77% em empresas na Arábia Saudita. Apesar de no Brasil ainda não ser muito utilizada, a construção enxuta é reconhecida mundialmente por proporcionar melhorias no desempenho operacional das empresas que a adotam (ALARCÓN et al., 2008; GLASER-SEGURA, 2011; DANTAS FILHO et al., 2017). No contexto brasileiro pouco gestores conhecem os princípios da construção enxuta, o que pode dificultar sua utilização (FORMOSO, 2002). Assim, entende-se que o desenvolvimento de pesquisas sobre os conceitos e princípios da construção enxuta são necessários para contribuir com sua utilização para auxiliar na melhoria do setor da construção civil brasileiro de modo geral.
Mostrar mais

20 Ler mais

Show all 10000 documents...