Top PDF Constituição e estrutura da matéria : uma abordagem construtivista

Constituição e estrutura da matéria : uma abordagem construtivista

Constituição e estrutura da matéria : uma abordagem construtivista

Cada uma das seis questões em análise estava relacionada com a aplicação de ideias sobre a teoria corpuscular da matéria em diferentes contextos. Assim, os alunos tinham que explicar fenómenos tais como "variação da pressão de um gás com a temperatura", "difusão de partículas", "fusão" e "alterações verificadas durante o aquecimento de um sólido" usando ideias sobre "partículas". Menos de 50% dos alunos consideraram a matéria como sendo constituída por jpartículas. Assim, e tendo em conta que a amostra era representativa da população, a análise das respostas dadas permitiu concluir que apenas uma pequena percentagem dos alunos de 15 anos de idade usa ideias adequadas acerca do assunto em estudo. Como seria de esperar, os investigadores observaram que os alunos que recentemente tinham aprendido os conceitos em estudo eram aqueles que usavam as ideias correctas com mais frequência. O trabalho de investigação realizado reforçou a noção de que os alunos apresentam, mesmo antes de receberem qualquer tipo de instrução científica formal, ideias acerca da natureza da matéria que são muitas vezes bastante diferentes das ideias cientificamente correctas e que depois, quando recebem a instrução formal, os alunos aceitam a novas ideias, mas estas entram em conflito com as ideias pré-concebidas. Por exemplo, no que diz respeito à noção desarticula material, foi verificado neste estudo que 30% dos alunos considerava a existência de partículas materiais, mas atribuíam-lhes propriedades macroscópicas tais como expansão, contracção e fusão. Assim, foi possível concluir que as ideias adquiridas pela vivência dos alunos são de tal forma sólidas que persistem mesmo após a instrução formal.
Mostrar mais

219 Ler mais

Influência da quantidade e qualidade da matéria orgânica sedimentar na estrutura...

Influência da quantidade e qualidade da matéria orgânica sedimentar na estrutura...

Os sedimentos representam o registro dos processos que acontecem na coluna de água e constituem o depósito final para a matéria orgânica autóctone, produzida no próprio sistema, e/ou alóctone, produzida fora do sistema e transportada até ele por agentes externos tais como rios, vento e gelo (Fabiano & Danovaro, 1994). Além disso, a variação espacial e temporal na quantidade e na constituição da matéria orgânica que atinge a superfície dos sedimentos tem influência sobre a distribuição e o metabolismo dos organismos, assim como sobre a dinâmica dos processos bentônicos (Graf, 1989; Duineveld et al., 1997). O compartimento bentônico de um ecossistema marinho tem um papel fundamental no funcionamento do ecossistema como um todo. Nos ecossistemas costeiros marinhos em particular, o bentos recebe nutrientes de origem continental e do plâncton, transmite energia para elos superiores da teia trófica e contribui na reciclagem de nutrientes no sedimento, participando dos ciclos biogeoquímicos (Margalef, 1968; Duineveld et al., 1997). Dado que a importância relativa dos constituintes bioquímicos da matéria orgânica dissolvida e particulada (proteínas, carboidratos e lipídios) varia em relação à produtividade do ambiente, e à quantidade e procedência da matéria orgânica que nele ingressa, a análise desses descritores bioquímicos pode prover uma visão sobre o potencial trófico e o estado de eutrofização dos ambientes marinhos (Dell´Anno et al., 2002). Conhecer o estado trófico de um sistema, compreender os processos que determinam o enterramento ou a remobilização da matéria orgânica que atinge os sedimentos, assim como a influência da biota sobre esses processos e vice-versa, pode contribuir para o manejo, proteção e recuperação das áreas costeiras impactadas.
Mostrar mais

230 Ler mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA Sua natureza, princípios e estrutura

O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA Sua natureza, princípios e estrutura

A Constituição classifica como serviços de relevância pública as ações e os serviços de saúde (art. 197), mas, a despeito dessa menção expressa, outros serviços (segurança, educação, transporte coletivo etc.) poderão ser assim considerados com o fim de serem vigiados pelo Ministério Público. Além dos conhecidos meios judiciais de que dispõe (p. ex., ação civil pública, mandado de segurança), a atuação do Ministério Público como defensor do povo também deverá ser concretizada no plano administrativo, matéria que deverá ser regulada na legislação infraconstitucional.
Mostrar mais

16 Ler mais

Administração pública angolana: a estrutura organizativa à luz da Constituição de 2010

Administração pública angolana: a estrutura organizativa à luz da Constituição de 2010

Administrativo funciona junto do Tribunal Supremo competindo julgar em segunda instância os recursos das decisões proferidas pelos Tribunais da Relação nos termos da L.2/15 de 2 de Fevereiro e da lei de processo, bem como em 1ª instância nos casos definidos por lei (actos administrativos praticados por Ministros, Governadores Provinciais) e as Salas do Cível e Administrativos funcionam junto dos Tribunais de Comarca de Competência Genérica (actualmente Tribunais Provinciais a luz da Lei 18/88 de 31 de Dezembro), cuja competência da Sala do Cível e Administrativo é a de preparar dentre várias matérias: todas as questões em matéria administrativa não confiadas a outros Tribunais; todos os processos sobre matérias do contencioso administrativo; os recursos interpostos das decisões de natureza administrativa que hajam sido proferidas em primeira instância pelo órgão competente, os recursos dos actos contenciosamente de indeferimento total ou parcial de impugnações administrativas dos actos a que se refere o ponto anterior, as acções para o reconhecimento de direitos ou interesses legalmente protegidos em matéria administrativa (artº 37º e 38º L.2/15)
Mostrar mais

113 Ler mais

Órgão de governação de topo do hospital público português : estrutura e constituição

Órgão de governação de topo do hospital público português : estrutura e constituição

O modelo de estrutura hospitalar, que se desenha a partir de 1968 faz, então, a distinção entre dois grandes conjuntos de funções: a função principal, que compreende toda a prestação (directa ou indirecta) de cuidados aos doentes com tradução nos serviços de assistência e as funções gerais, que apoiam o hospital na primeira função as quais têm tradução nos serviços de apoio geral. Em matéria de organização de cuidados de saúde adopta o modelo de Serviço como unidade funcional-tipo, o que aliás corresponde a um objectivo comum ao corpo médico e ao poder administrativo. (Simões, 2005). Foi com o estatuto hospitalar que, pela primeira vez, os hospitais dispuseram de um corpo global e generalizado de normas que, entre outros aspectos, estipulavam os órgãos de administração e os órgãos de direcção técnica, individuais ou colegiais (art.36º) - ainda que não tenham definido totalmente as respectivas áreas de intervenção -, e estabeleciam deveres gerais comuns (Reis, 2007). São estabelecidas, pela primeira vez, linhas de orientação para a gestão hospitalar, designadamente a indispensabilidade de adopção de processos de gestão económica. O seu art.35º determina que “em ordem a conseguir a maior eficiência técnica e social, os estabelecimentos e serviços hospitalares devem organizar-se e ser administrados em termos de gestão empresarial, garantindo à colectividade o mínimo custo económico no seu funcionamento”
Mostrar mais

144 Ler mais

A abordagem do conceito como uma estrutura semiótica.

A abordagem do conceito como uma estrutura semiótica.

Como consideração que possam ser apresentadas neste trabalho, optou-se pela proposição de uma série de instrumentos teóricos que possam configurar uma metodologia para abordagem e estudo dos conceitos, por meio da exposição da relação entre os componentes do fenômeno conceito e o signo da teoria semiótica. Para o embasamento metodológico de um estudo que pretenda abordar a questão da análise dos conceitos, um dos pilares é a teoria semiótica, elaborada por Peirce (1985), que estabelece a tricotomia do signo, e a figura mais importante, para o presente caso, é o interpretante, que é visto como a instância onde há a construção do significado, da recuperação da Informação. E esse significado, ou informação, somente é alcançado pelo processo de semiose ilimitada (Eco, 1980, p.60), uma vez que:
Mostrar mais

12 Ler mais

A constituição identitária de Olga Benário: uma abordagem
pragmática

A constituição identitária de Olga Benário: uma abordagem pragmática

Detectamos outros universos que podem ser pesquisados e contemplados em um trabalho científico e que não foram incluídos em nossa pesquisa devido, principalmente à extensão do trabalho. O primeiro seria um trabalho com outros tipos de gêneros discursivos, tais como publicações jornalísticas, mas que, devido à escassez de tempo e à dificuldade de acesso ao acervo que é encontrado geralmente em capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) não foi contemplado nesta pesquisa. O segundo poderia ser também um possível futuro trabalho de pesquisa: a constituição identitária de Olga a partir de uma outra perspectiva: das reivindicações identitárias de Olga. Isso pode ser possível, talvez, tomando- se como corpus de pesquisa as cartas escritas por Olga 31 e enviadas da prisão a Luís Carlos Prestes e à família dele durante a reclusão nos campos de concentração alemães que, embora submetidas à censura, o que implica o apagamento de certos aspectos de sua vida, principalmente políticos; constituem um rico material de investigação. Essas duas direções possibilitarão outras configurações e reconfigurações identitárias dessa personagem histórica. Talvez, uma das direções constitua o ponto de partida de uma outra investigação.
Mostrar mais

211 Ler mais

Colaboração terapêutica em acontecimentos identificados pelo cliente como sendo significativos para a sua mudança numa abordagem construtivista

Colaboração terapêutica em acontecimentos identificados pelo cliente como sendo significativos para a sua mudança numa abordagem construtivista

Inicialmente, a investigadora realizou o treino no sistema de observação, Therapeutic Collaboration Coding System (E. Ribeiro et al., 2012), que decorreu ao longo de aproximadamente 5 meses, envolvendo a codificação de várias sessões de treino, bem como reuniões quinzenais. O treino foi concluído quando os juízes chegaram a um acordo inter-juízes superior a 0.75. De seguida, os casos para esta investigação foram selecionados a partir de uma investigação anteriormente realizada por Senra (2010), centrada na resolução de dilemas implicativos. Foram considerados alguns critérios nomeadamente a abordagem terapêutica do processo (Terapia Construtivista), a avaliação de sucesso e de insucesso terapêutico obtida com base nos valores do Outcome Questionnaire - OQ-45.2 (Lambert, Hansen et al., 1996; versão portuguesa adaptada por Machado & Klein, 2006) – a cliente do caso de sucesso apresentava um score total de 98 na primeira sessão e 50 na última; a cliente do caso de insucesso apresentava um score total de 75 na primeira sessão e 74 na última. Foi igualmente usado como critério de seleção o facto de existir nos seus processos o instrumento Helpful Aspects of Therapy (HAT).
Mostrar mais

47 Ler mais

Estrutura da Matéria Prof.ª Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Prof.ª Fanny Nascimento Costa

Geralmente a estrutura de menor energia é aquela com: (1) a menor carga formal nos átomos; e (2) a estrutura na qual o elemento mais eletronegativo é atribuída uma carga formal negativa e ao elemento menos eletronegativo é atribuída uma carga formal positiva

68 Ler mais

Estrutura da Matéria Prof.ª Fanny Nascimento Costa

Estrutura da Matéria Prof.ª Fanny Nascimento Costa

3. Sabendo que o carbono é tetravalente em quase todos os seus compostos e pode formar cadeias e anéis de átomos de C: (a) escreva duas possíveis estruturas de Lewis para C 3 H 4 . (b) Determine todos os ângulos de ligação em cada estrutura. (c) Determine a hibridização de cada átomo de carbono em cada estrutura.

60 Ler mais

A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista

A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista

O papel do outro é a terceira categoria discutida neste estudo e representa mais uma consideração relacionada com as estratégias metodológicas que poderão contribuir para o desenvolvimento e a apren- dizagem dos professores em cursos de formação. Com base na concep- ção de aprendizagem da abordagem sociocultural construtivista e nos resultados apresentados neste estudo, consideramos que os cursos de formação de professores devem preparar o trabalho pedagógico da sala de aula sob a forma de situações nas quais os alunos, futuros professo- res ou professores em formação continuada, enfrentem problemas a resolver. Nesse espaço, alunos e conhecimentos devem ser postos em relação dentro de um contexto de interações que permita aos alunos realizar atividades coletivas em que possam estar constantemente es- tabelecendo, afirmando, negociando e modificando suas "orientações para objetivos".
Mostrar mais

29 Ler mais

UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO TEOREMA E TALES SOB A PERPECTIVA DA TEORIA DE VAN HIELE

UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA DO TEOREMA E TALES SOB A PERPECTIVA DA TEORIA DE VAN HIELE

Quando falamos da teoria de Van Hiele, tratamos de um modelo matemático que foi desenvolvido para suprir algumas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Modelos matemáticos são utilizados em muitos setores da atividade humana, como: Matemática, Física, Astronomia e Engenharia, entre outros, e muitos problemas práticos necessitam usar modelos matemáticos na abordagem de diversas situações, como forma de representação ou simplificação de um sistema real. Isto significa dizer que um modelo deve representar um sistema e a forma como ocorrem as modificações no mesmo, tendo como ponto principal descrever matematicamente um evento do mundo real que acontece com frequência para que possa ser estudado, analisado e compreendido.
Mostrar mais

84 Ler mais

O desenvolvimento conceitual de estudantes sobre a estrutura da matéria e sua utilização...

O desenvolvimento conceitual de estudantes sobre a estrutura da matéria e sua utilização...

com vaga compreensão. Na segunda etapa do estudo, foram acompanhados quatro alunos (A, B, C e D) durante os três anos do Ensino Médio. O conhecimento individual de cada aluno foi extraído de suas respostas a questionários, entrevistas e representações pictóricas. O desenvolvimento conceitual de cada aluno foi avaliado por meio da elaboração de mapas cognitivos a partir de suas manifestações verbais e escritas. Os resultados indicaram que dois dos estudantes desenvolveram uma compreensão gradual dos conceitos acerca da estrutura da matéria, um deles finalizou o ensino com vaga compreensão (A), outro com alguma compreensão (D) e dois deles alcançaram bom nível de compreensão (B e C), estes últimos parecem ter integrado de maneira mais coesa seus conhecimentos, o que indicou que reestruturaram e reorganizaram suas estruturas de conhecimento. O estudo sugere que é necessária uma retomada constante dos conceitos sobre estrutura da matéria, possibilitando ao aluno estabelecer inter- relações conceituais na explicação de fenômenos, de maneira a facilitar uma reestruturação das concepções dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa.
Mostrar mais

338 Ler mais

Abordagem mediadora e construtivista no ensino de energia, meio ambiente e sustentabilidade para alunos do ensino médio

Abordagem mediadora e construtivista no ensino de energia, meio ambiente e sustentabilidade para alunos do ensino médio

Resumo: Diante da necessidade constante em promover o ensino voltado para o desenvolvimento de capacidades intelectuais, a educação escolar tem como objetivo oferecer uma formação acadêmica que corresponda ao desenvolvimento de competências e habilidades sócioafetivas e cognitivas. A parceria entre a universidade e a escola proporcionou uma nova experiência aos alunos, empregando uma abordagem mediadora construtivista, que possibilitou ao aluno ser o protagonista, e os professores e alunos da universidade serem os mediadores. Os alunos desenvolveram diversas habilidades e conhecimentos, evidenciando a grande importância da interação entre escolas, sociedade e universidades, e da busca por metodologias não tradicionais de ensino.
Mostrar mais

13 Ler mais

Estruturação de um sistema de informação gerencial em uma micro e pequena empresa a partir de uma abordagem construtivista de apoio à decisão

Estruturação de um sistema de informação gerencial em uma micro e pequena empresa a partir de uma abordagem construtivista de apoio à decisão

Este trabalho tem como objetivo estruturar um sistema de informação gerencial por meio de um processo de apoio à decisão construtivista, analisando a gestão dos processos de uma microempresa. A competitividade gerada nos últimos anos, somada às constantes mudanças, avanços tecnológicos e de gestão impulsionam as empresas a buscar ferramentas que apoiem o gerenciamento dos seus resultados, de forma a manter sua competitividade no mercado. Um dos instrumentos desenvolvidos para suprir tal necessidade diz respeito à Gestão de Processos como meio à alavancagem aos resultados visados. Neste sentido, a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) foi desenvolvida com intuito de aperfeiçoar a gestão dos processos organizacionais através de indicadores de desempenho, construídos por meio de discussões com os decisores da empresa. Esta metodologia parte de uma avaliação de desempenho organizacional para a gestão dos processos que impactam diretamente o desempenho da instituição. A presente pesquisa feita, a empresa analisada adotou a visão da MCDA-C para construir o modelo de avaliação para gestão de seus processos. A pesquisa se caracteriza como descritiva de natureza qualitativa, visto que os dados utilizados foram levantados em entrevistas com os atores do modelo. Como resultados do estudo, o modelo de avaliação construtivista foi construído até o término da fase de estruturação da MCDA-C. Foram identificados os processos de impacto direto aos indicadores construídos que possibilitaram a construção de sistemas de informação, visando, assim, o fortalecimento do resultado da instituição bem como a melhora de sua performance global.
Mostrar mais

87 Ler mais

Os bebês e a constituição da linguagem: uma abordagem teórica, histórica e etimológica

Os bebês e a constituição da linguagem: uma abordagem teórica, histórica e etimológica

A Sociologia da Infância vem firmando, a respeito da criança, uma concepção de ator social, competente na apropriação dos atos sociais de dado contexto, respondendo por eles. Este novo segmento propicia que conheçamos as crianças a partir delas próprias, como afirma Sarmento (2005, p. 363): “A infância é concebida como uma categoria social do tipo geracional por meio da qual se revelam as possibilidades e os constrangimentos da estrutura social.” Neste sentido, os bebês pertencem a esta mais nova categoria, mas com peculiaridades que não podem ser assumidas de forma comum, nem generalizadas no contexto da pequena infância.
Mostrar mais

20 Ler mais

O que é a Pedagogia Construtivista?

O que é a Pedagogia Construtivista?

A pedagogia construtivista é uma proposta democrática. Existe na verdade, determinada correlação entre o desenvolvimento da inteligência e a organização da vida individual e social sobre bases democráticas, racionais. Se cada indivíduo constrói seu mundo psíquico de modo sui generis, irrepetível, então cada criança representa uma riqueza em si, e é, por tanto, merecedora de respeito e da mais alta consideração. Além disso, no diálogo e na cooperação temos também a possibilidade de enriquecermos com a forma específica em que o outro construiu determinado conhecimento. Tolerância face à diversidade psicossocial, o respeito à individualidade da criança, ao direito e às opiniões alheias, liberdade, ausência de autoritarismo, igualdade, cooperação, consciência e exercício da cidadania. Tal é o que emana do paradigma teórico construtivista aplicado à educação.
Mostrar mais

62 Ler mais

O ENSINO DE FUNÇÕES LINEARES: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA/CONSTRUCIONISTA POR MEIO DO KIT LEGO ® MINDSTORMS.

O ENSINO DE FUNÇÕES LINEARES: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA/CONSTRUCIONISTA POR MEIO DO KIT LEGO ® MINDSTORMS.

Este trabalho tem como propósito apresentar uma nova abordagem ao conceito de função linear com a utilização do Kit Mindstorms NXT LEGO ® ou Kit NXT, dentro da concepção pedagógica do Construtivismo/Construcionismo e da Robótica Educacional. Discorre-se sobre cada teoria com vistas para a mudança na prática do professor, além de um levantamento histórico da robótica e da robótica educacional. Posteriormente são apresentados os tópicos matemáticos que justificam a abordagem como a teoria de funções, monotonicidade, proporcionalidade, função afim e lineares. Uma proposta de trabalho é apresentada sob a forma de sequência didática objetivando instigar no professor, mudanças no modo de regência, o trabalho com robótica educacional, a utilização do Kit NXT e a criatividade. Além disso, dentro dessa proposta, explora-se a matemática existente no processo de funcionamento das engrenagens de um relógio analógico, com a finalidade de ensinar função linear por meio do seu funcionamento. O principal intuito do trabalho é o de apresentar ao professor uma nova metodologia para o ensino de função linear que venha ser no mínimo diferente, porém espera- se que possa motivar alunos e professores.
Mostrar mais

107 Ler mais

Abordagem construtivista como panorama analítico da política externa dos Estados Unidos no pós-11 de setembro

Abordagem construtivista como panorama analítico da política externa dos Estados Unidos no pós-11 de setembro

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a mudança na política externa dos Estados Unidos (EUA) no período pós-11de setembro de 2001. Tal investigação se dará com base na perspectiva construtivista, mais especificamente a abordagem de Alexander Wendt. A utilização desta abordagem se faz necessária uma vez que se pretende analisar em que medida as alterações que decorreram no período pós-atentados terroristas de 2001 afetaram as percepções da sociedade estadunidense e como a agenda internacional poderia ser influenciada por essas novas percepções. Desta forma, dados estatísticos, de entrevistas e pesquisas de opinião feitas com cidadãos estadunidenses, utilizadas como dados secundários, e divulgadas em relevantes meios de mídia, serão utilizados para dar base à análise. Portanto, buscar-se-á relacionar a reação generalizada da população dos EUA, com as medidas de política externa tomadas pelas administrações dos ex-presidente George W. Bush, e, consequentemente, pelo presidente Barack Obama.
Mostrar mais

56 Ler mais

Matéria e Radiação: Uma Abordagem Contextualizada ao Ensino de Física

Matéria e Radiação: Uma Abordagem Contextualizada ao Ensino de Física

De acordo ainda com o Modelo Padrão, quando dois corpos exercem forças mútuas (classicamente chamadas força de ação e força de reação), eles na verdade trocam partículas, que passam a ser mediadoras dos vários processos físicos que ocorrem no interior da matéria. A essas partículas, também fundamentais, damos o nome de mediadoras e assumem um importante papel no estudo das interações fundamentais, que vão desde forças atrativas e repulsivas, até decaimentos e aniquilações. A única diferença agora é que a força passa a ser interpretada como um efeito sobre uma partícula devido à presença de outra (s) partícula(s), passando a ser chamada de interação. Essa idéia geral de partículas sendo as transportadoras de força foi amplamente estendida na Física.
Mostrar mais

101 Ler mais

Show all 10000 documents...