Top PDF Cultivo de espécies alimentares em quintais urbanos de Rio Branco, Acre, Brasil.

Cultivo de espécies alimentares em quintais urbanos de Rio Branco, Acre, Brasil.

Cultivo de espécies alimentares em quintais urbanos de Rio Branco, Acre, Brasil.

(Cultivo de espécies alimentares em quintais urbanos de Rio Branco, Acre, Brasil). Os quintais são espaços de resistência no ambiente urbano que garantem a interação do homem com elementos do mundo natural. As plantas alimentares cultivadas em quintais urbanos são importantes na complementação da dieta alimentar dos moradores da cidade. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das espécies vegetais de uso alimentar cultivadas em quintais urbanos de Rio Branco. Foram realizadas entrevistas presenciais com uso de questionário específi co registrando as espécies vegetais de uso alimentar, área do quintal e fatores socioeconômicos dos moradores em 132 quintais urbanos de Rio Branco entre 2009 e 2010. Os bairros selecionados para este estudo foram Aeroporto Velho, Placas e Novo Horizonte, todos situados na periferia do município. Foram detectadas 77 espécies de uso alimentar pertencentes a 34 famílias botânicas, com destaque para as famílias Solanaceae (12,6%) e Myrtaceae (11,3%), sendo 62,0% de espécies frutíferas e 38,0% de hortaliças. Do total de espécies registradas 82,3% são exóticas, sendo 34,1% e 18,9% associadas ainda ao uso medicinal e ornamental. Não foram identifi cadas associações estatísticas signifi cativas entre a riqueza de espécies e os fatores socioeconômicos. A análise de variância não paramétrica apresentou diferenças signifi cativas entre bairros revelando que o bairro Placas possui maior riqueza de espécies. A riqueza de espécies correlacionou positivamente com a área dos quintais. O cultivo das plantas alimentares em quintais urbanos de Rio Branco auxilia no tratamento de doenças e promove a conservação da agrobiodiversidade, bem estar aos moradores pela melhoria da paisagem, ambiência microclimática e espaço de lazer.
Mostrar mais

8 Ler mais

Plantas ornamentais em quintais urbanos de Rio Branco, Brasil.

Plantas ornamentais em quintais urbanos de Rio Branco, Brasil.

Diversos estudos já apontaram para a importância do uso do comigo-ninguém-pode para proteção do lar. Grande parte da população também atribui à mesma planta um valor simbólico e poderes mágicos, sendo comum, no Brasil, seu cultivo em vasos que ornamentam ambientes e protegem de ações maléficas (Camargo, 1998). Maciel e Guarim Neto (2006), em pesquisa realizada no município de Juruena, em Mato Grosso, relataram que as benzedeiras realizam rituais contra ‘doenças do espírito’, ‘mau olhado’ e ‘quebranto’, em suas casas ou mesmo à distância, utilizando pequenos ramos de arruda ou tipí. Por sua vez, Oliveira e Trovão (2009), pesquisando plantas utilizadas por benzedeiras no estado da Paraíba, encontraram a arruda e o pinhão-roxo como as espécies mais citadas, utilizadas para curar o ‘mau olhado’ ou o ‘quebranto’, que seria um tipo de mal estar físico e espiritual que aflige as pessoas. O uso da arruda também é citado em estudos sobre ervas sagradas usadas em rituais de candomblé, umbanda e em benzimentos católicos na cura de ‘maus fluidos’, inveja e ‘olho grande’. Carniello et al. (2010) descreveram o uso da arruda e guiné, no interior do Mato Grosso, como sendo as únicas citadas para uso místico, com indicações também para uso ornamental e medicinal.
Mostrar mais

18 Ler mais

Plantas medicinais em quintais urbanos de Rio Branco, Acre.

Plantas medicinais em quintais urbanos de Rio Branco, Acre.

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo realizar levantamento das espécies vegetais de uso medicinal cultivadas em quintais urbanos da cidade de Rio Branco. Foram realizadas entrevistas presenciais com aplicação de questionário especifico registrando as espécies vegetais de uso medicinal e dados sócio-econômicos dos moradores em 132 quintais urbanos de Rio Branco entre 2009 e 2010. Os bairros selecionados para o estudo foram: Aeroporto Velho, Placas, e Novo Horizonte, todos situados na periferia do município. Foram detectadas 83 espécies vegetais de uso medicinal pertencente a 50 famílias botânicas com destaque para Lamiaceae (12,0%) e Asteraceae (6,0%), sendo 66,2% exóticas, e 28,9% e 16,8%, associadas ao uso alimentar e ornamental, respectivamente. A decocção das folhas visando à obtenção do chá foi o principal modo de preparo das plantas. A análise de regressão logística entre a riqueza de espécies e diversos fatores socioeconômicos dos entrevistados mostrou que a probabilidade de ocorrência de espécies é três vezes maior em quintais manejados por moradores com idade superior a 50 anos de idade. A análise de correlação não paramétrica de fatores quantitativos mostrou que a variável tempo de moradia está mais correlacionada com a riqueza de plantas medicinais do que a variável idade. O cultivo das plantas medicinais em quintais urbanos de Rio Branco auxilia no combate a doenças e promove a conservação ex situ da agrobiodiversidade agroflorestal, bem estar aos moradores pela melhoria da paisagem, ambiência microclimática e espaço de lazer.
Mostrar mais

13 Ler mais

Quintais urbanos de Mirassol D'Oeste-MT, Brasil: uma abordagem etnobotânica.

Quintais urbanos de Mirassol D'Oeste-MT, Brasil: uma abordagem etnobotânica.

A incorporação dessas espécies nos quintais se deve às interações estabelecidas pelos moradores com o ambiente de ocorrência dessas plantas e com pessoas conhecedoras dos respectivos atributos conferidos a estas. Sobre a laranjinha (Pouteria glomerata (Miq.) Radlk.), um entrevistado argumentou: “Esta é planta só daqui, (referindo se a Mato Grosso) veio lá dos lados da fronteira na beira do rio, com um povo daqui. É isca pra pesca e o peixe vem. Foi plantada para ver se brotava, e olha aí o pé crescendo” (52, O.A.P.M.). Manifestações dessa natureza revelam a importância do quintal como um espaço de experimentação sobre cultivo de plantas ainda pouco conhecidas, indissociada da interação dos saberes humanos, que contribui na constituição de um arcabouço de conhecimento, acerca de espécies locais e do meio sobre o qual ele interage direta e indiretamente. Ainda em relação às espécies nativas, em Mirassol D’ Oeste a aroeira obteve uma indicação, como medicamento, enquanto que em Porto Limão, uma comunidade tradicional na fronteira do Brasil com a Bolívia, essa espécie foi citada com o maior índice de importância medicinal para a população local, tanto pelos múltiplos usos quanto pelo número de citações (Cabral e Carniello 2004). As espécies nativas aqui tratadas, também foram catalogadas entre as multifuncionais e de intensa utilização, pela população Cacerense que é, em sua maioria, nativa da região. Constatou-se ainda que em 67% dos quintais dessa população, as plantas nativas estão presentes e com funções definidas. (Carniello et al., 2003). Desse modo pode-se inferir que as interações estabelecidas entre populações migrantes e locais podem possibilitar o acesso de ambos a conhecimentos recíprocos sobre plantas presentes nos fragmentos locais e também sobre as introduzidas de outras regiões por intermédio do fluxo migratório da população.
Mostrar mais

20 Ler mais

Ficoflórula do Lago Amapá em Rio Branco-Acre, I: Euglenophyceae.

Ficoflórula do Lago Amapá em Rio Branco-Acre, I: Euglenophyceae.

a outra, guardada viva em geladeira para obser- vação de características que, eventualmente, seriam afetadas pelo preservativo. As amostras foram ar- mazenadas em frascos de vidro com tampa de polietileno, de pressão, fixadas e preservadas em soluções de Transeau e usada conforme Bicudo & Bicudo (1970). Tais amostras foram, após o estudo sistemático, depositadas no herbário do Parque Zoobotânico (HPZ) da Universidade Fe- deral do Acre.

8 Ler mais

Prevalência de acidentes de trânsito auto-referidos em Rio Branco, Acre.

Prevalência de acidentes de trânsito auto-referidos em Rio Branco, Acre.

METHODS: Cross-sectional, population-based study carried out from September 2007 to August 2008, in the urban and rural zones of Rio Branco (Northern Brazil). Data referring to adults (aged 18 to 96 years, n = 1,516) of the inquiry Health and Nutrition of Adults and Children of Rio Branco, obtained in home interviews, were analyzed. The relations between self-reported traffi c accident and socioeconomic and behavior variables were analyzed by means of prevalence ratios and 95% confi dence intervals; Poisson regression analysis was performed. RESULTS: The prevalence of self-reported traffi c accident was 36%. In the Poisson analysis, male individuals (PR= 1.45 and 95% CI: 1.12;1.87) who reported alcohol consumption (PR= 1.25 and 95%CI: 0.97;1.62), with income above fi ve minimum wages (PR= 1.88 and 95%CI: 1.25;2.83), aged between 18 and 25 years (PR= 1.45 and 95%CI: 1.02;2.05), presented higher probability of reporting involvement in traffi c accidents. The variables age and level of schooling had inverse association with the outcome, while income had a positive association, all of them with signifi cant tendency.
Mostrar mais

7 Ler mais

Ficoflórula do Lago Amapá em Rio Branco-Acre, II: Chlorophyta.

Ficoflórula do Lago Amapá em Rio Branco-Acre, II: Chlorophyta.

In this study, 15 samples were collected on a bi-monthly basis, during the period between March and May 1994, and 3 additional samples were collected, one in each of the months of July, October and November 1994. All the samples were collected in Lake Amapá (lat. 10°2’36”S, long. 67°50’24”W), which is located in Rio Branco, Acre State, Brazil. Ten táxons, of Chlorophyta were registered: Botryococcaceae (2), Treubariaceae (1), Volvocaceae (2), Closteriaceae (3) e Desmidiaceae (2). All taxa identified are first citations for Acre State.

5 Ler mais

Anemia e deficiência de micronutrientes em lactentes atendidos em unidades básicas de saúde em Rio Branco, Acre, Brasil.

Anemia e deficiência de micronutrientes em lactentes atendidos em unidades básicas de saúde em Rio Branco, Acre, Brasil.

no nível de hb devido à insuficiência da dieta. Os resultados apresentados devem ser consi- derados à luz das limitações do estudo. Primeiro por ser um estudo com crianças assistidas pelo serviço de atenção básica não permite que seus resultados sejam extrapolados para a população geral de crianças menores de dois anos de Rio Branco. Segundo, algumas variáveis importantes na causalidade da anemia como idade gestacio- nal, consumo alimentar habitual das crianças não foram analisados devido a inconsistências e por não terem sido obtidas, respectivamente; e, por último, trata-se de um estudo transver- sal, onde as informações dos indivíduos foram coletadas em um único momento, não permi- tindo, portanto, estabelecer temporalidade entre os desfechos e indicadores de infecção recente e deficiência de micronutrientes, sendo necessária parcimônia em sua interpretação. Apesar da falta de dados mais acurados sobre consumo alimen- tar em nosso estudo, a combinação de diferentes indicadores do estado nutricional de ferro e aná- lise bioquímica de micronutrientes permitiram identificar outros fatores associados à anemia além da deficiência de ferro. Há um único estudo, de base populacional, realizado em município do interior da Amazônia que contemplou a mesma amplitude de indicadores bioquímicos 20 .
Mostrar mais

14 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAEd - CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAEd - CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

This work has as its goal analyse how the scholar manager and the teachers of the Normandia Elementary School, located in the city of Cruzeiro do Sul, in Acre , appropriate themselves of the results of the State System of Learning Evaluation in Acre (SEAPE/AC) and of the Index of Development of Basic Education (IDEB), using them as tools of the pedagogic manager. Thinking about the difficulties of the managers and of the teachers, the school promotes moments of studying to get appropriate of them and, from this point, realize the insertion of these results in the Planning pedagogic-didactic of the teaching team. These difficulties materialize themselves, mainly in function of the inexistence of the specialized technique support that helps school to treat these data, what is done by the unit of the teaching and from its own effort. Throughout this qualitative research, in a form of study of case, we verify how the managers and the teachers get appropriate of these results, using them as guiding elements of the planning and of the activities to be developed in the context of the learning and teaching process. To hold these data, that marked the intended analysis by the goal of this work, we realized interviews semi- structured with the managers of the school and with the principal of teaching of the Secretary of State of Education of Acre (SEE/AC) . Still, we appliqued a questionnaire to the teachers of Portuguese Language and Mathematics, loaded in the classes of 5º and 9º grades of the institution. As the theory base we search the contributions of thinkers that defend the necessity of the school get appropriated of the results and external evaluations and make the correct pedagogic and didactic use of them. The choice of the theme is justified by the expressive results (above average local, regional, state and national) that the school got in its lasts external study evaluations, indicating that, possibly work the processes that contribute to this end, in the field pedagogic managing. From the observation and practical analysis of the professionals of this Teaching Institution, we with the aim of institutionalized them at school, in a short time, and of extend these practices to the others schools that participate of these evaluations in medium and long times, propose a Plan of Educational Intervention related to the creation of a Coordination of Studies of External Evaluations (CEAE) in the ambit of the Local Nucleo of SEE/AC in the city of Cruzeiro do Sul, with the aim of promote the appropriation and utilization pedagogic- didatic of the results of the external evaluations, through of a program of continued formation.
Mostrar mais

140 Ler mais

EMISSÕES DO SETOR DE AGROPECUÁRIA

EMISSÕES DO SETOR DE AGROPECUÁRIA

Um outro marco histórico relevante dos compromissos climáticos ocorreu na vigésima primeira Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Cli- mática (COP21), realizada em novembro de 2015 em Paris, e que reuniu 195 países (in- cluindo União Europeia) e culminou na elaboração do Acordo de Paris, que tem objetivo conter o aumento da temperatura média global em menos do que 2°C acima dos níveis pré-industriais e envidar esforços para limitar esse o aumento a 1,5°C, reconhecendo que isso reduziria de maneira significativa os riscos e os impactos da mudança climática. Essa meta deverá ser atingida por meio da soma de esforços dos 195 países signatários, incluindo o Brasil, através de suas NDCs ou Contribuições Nacionalmente Determinadas (termo em português). A NDC é o documento apresentado pelos países ao Secretaria- do da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Ele contém as ações pretendidas de cada governo para que as metas de redução das suas emissões de GEE sejam atingidas.
Mostrar mais

92 Ler mais

Estado nutricional de idosos em um hospital público de Rio Branco, Acre, 2006-20...

Estado nutricional de idosos em um hospital público de Rio Branco, Acre, 2006-20...

Introduction: Malnurition prevalence at hospital admission has wild variation; however, it is consensus that its prevalence and intensity increase the longer they stay interned. Nutritional disordes are also involved in morbidity and mortality rate with little research on the nutritional status in hospitalized patients in the north of Brazil. Objectives: This study has the objective to describe nutritional status among elderly patients in general hospital in Rio Branco, Acre using Mini Nutritional Assessment (MNA) and to verify the association between nutritional status andsociodemographic, health conditions and lifestyle among those elderly.Methods: This study is an outline of an institutional research project conducted in tertiary hospital in the Amazon region, which studied 318 elderly people in the first admission to that hospital, from january 2006 to july 2007. Results: The prevalence of risk for malnutrition was 33% and malnutrition, 21%. Married elders showed evidenced of having good nutritional status, better education and higher income as well. Healthy habits did not correlate with changes in nutritional assessment of the elderly. While hypertension, diabetes, declining functional status and polypharmacy showed deterioration in the nutritional status of the elderly. Conclusions: To live with family or friends (OR=3.74), have hypertension and diabetes associated (OR=4.22); partial dependence (OR=14.92) and important (OR=41.56); consuming more three drugs per day (OR=17.07); had association with malnutrition. In relation to nutritional risk the association gave live with family or friends (OR=3.14); be patient with hypertension and diabetes at same time (OR=5.75) and consume more than three medications per day (OR=6.64). Nutritional assessment is important for the holistic care of the elderly and must be incorporated in health care as a whole, with additional health measures that prevent their decline in nutritional status at the time and after hospitalization.
Mostrar mais

101 Ler mais

EMISSÕES DO SETOR DE MUDANÇA DE USO DA TERRA

EMISSÕES DO SETOR DE MUDANÇA DE USO DA TERRA

Os dados disponíveis para calcular as emissões do setor MUT com o mesmo nível de acurácia utilizada no inventário são escassos. Os mapas de uso e cobertura da terra na escala do Brasil existem, mas estão disponíveis somente para dois pontos no tempo (1994-2002 e 2002-2010). Além dos dados de biomassa, que existem com alto nível de precisão e estão geoespacializados somente para o bioma Amazônia (ex. Projeto RadamBrasil). Para os outros biomas, as informações de biomassa disponíveis não co- brem todo o bioma. No entanto, o Serviço Florestal Brasileiro está em andamento com o Inventário Florestal Nacional e estes dados podem ajudar, futuramente, na elabora- ção de mapas de biomassa com abrangência nacional, mais precisos.
Mostrar mais

43 Ler mais

EMISSÕES DOS SETORES DE ENERGIA, PROCESSOS INDUSTRIAIS E USO DE PRODUTOS

EMISSÕES DOS SETORES DE ENERGIA, PROCESSOS INDUSTRIAIS E USO DE PRODUTOS

O transporte de cargas no Brasil emitiu 105,2 MtCO 2 e em 2015, o que correspondeu a aproximadamente metade das emissões do segmento de transportes ou um quinto das emissões do universo dos setores de Energia e PIUP. A elevada predominância do modal rodoviário no país, quando comparado a outros países de dimensões continentais (Figu- ra 10), explica, em grande medida, a enorme importância que o óleo diesel tem no consu- mo energético dos transportes e nas emissões de GEE relacionadas à energia, bem como a presença dos caminhões como principal fonte emissora, não apenas no segmento de transportes, mas no setor de energia como um todo. Basta ver que as emissões dessa ca- tegoria de veículos no Brasil (85,5 MtCO 2 e) são maiores, por exemplo, do que as emissões de toda a queima de combustíveis 4 no segmento industrial (71,8 MtCO
Mostrar mais

95 Ler mais

EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS

EMISSÕES DO SETOR DE RESÍDUOS

Segundo as estatísticas setoriais dos últimos anos, aumentaram os níveis de cobertura no serviço de limpeza, bem como os percentuais de coleta de resíduos e disposição para aterros sanitários. Entretanto, ainda há um longo caminho a percorrer, visto que no Brasil medidas que incentivam a produção e aproveitamento energéticos de biogás, a bioestabilização da fração orgânica por meio da compostagem e digestão anaeróbia, assim como a reciclagem de resíduos secos estão bastante distantes do potencial exis- tente e das metas explicitadas no Planares.

64 Ler mais

Atividade sexual e doenças sexualmente transmissíveis em escolares do 2º grau de Rio Branco-Acre, Brasil.

Atividade sexual e doenças sexualmente transmissíveis em escolares do 2º grau de Rio Branco-Acre, Brasil.

No documento BRASIL (1997, p. 113) descreve que “muitas escolas, atentas para a necessidade de trabalhar com essa temática em seus conteúdos formais, incluem Aparelho Reprodutivo no currículo de Ciências Naturais. Geralmente o fazem por meio da discussão sobre a reprodução humana, com informações ou noções relativas à anatomia e fisiologia do corpo humano. Essa abordagem normalmente não abarca as ansiedades e curiosidades das crianças, pois enfoca apenas o corpo biológico e não inclui as dimensões culturais, afetivas e sociais contidas nesse mesmo corpo”.

7 Ler mais

Caracterização e Análise da Gestão das Instalações Desportivas Públicas Não Escolares do Município de Rio Branco, Acre - Brasil.

Caracterização e Análise da Gestão das Instalações Desportivas Públicas Não Escolares do Município de Rio Branco, Acre - Brasil.

A partir de 1999, por meio da implantação do Programa de Desenvolvimento Sustentável, ocorreu uma dinamização da base produtiva e econômica, além da infraestrutura urbana do Estado e o município de Rio Branco fica no centro desse novo modelo de desenvolvimento (Schmink & Cordeiro, 2008). Os investimentos realizados foram direcionados à ampliação da infraestrutura rural e ao fortalecimento de cadeias produtivas prioritárias (florestal agrícola e pecuária). Para Morais (2000), a infraestrutura urbana, as ações realizadas buscaram recuperar e ampliar as vias estruturantes, os espaços públicos de lazer, cultura, esportes, de contemplação e entretenimento, melhorando a qualidade de vida da população local e o aumento do fluxo turístico no Estado, com o resgate do patrimônio cultural.
Mostrar mais

165 Ler mais

Visconde de Pancome ou o Barão do Rio Branco na obra de Lima Barreto

Visconde de Pancome ou o Barão do Rio Branco na obra de Lima Barreto

-o um “demiurgo” e um “demideus” por ter conquistado “não sei quantos milhares de quilômetros quadrados de terras embora, em geral, nenhum de nós tenha de seu nem os sete palmos da terra para deitarmos o cadáver”. Lima Barreto, portanto, explicitou que a gestão do Barão do Rio Branco dedicada a defi nir as fronteiras nacio nais, incorporando o Acre (litigioso com a Bolívia e o Peru), o noroes te da Amazônia (litigioso com a Colômbia e o Equador), o Amapá (litigioso com a França), etc., não implicou em melhoria do nível de vida da população, a qual continuou sem acesso à terra, nem mesmo àquela destinada ao corpo morto, determinando, pois, que sua atuação política, apesar da propaganda e da ilusão popular, não apresentas se alcance social algum, visto que a expansão territorial obtida contem plava tão somente os poderosos, oferecendo a imagem de um país res peitado no exterior porque vencia quase todas as questões de limites.
Mostrar mais

6 Ler mais

Sintomas osteomusculares em taxistas de Rio Branco, Acre: prevalência e fatores associados.

Sintomas osteomusculares em taxistas de Rio Branco, Acre: prevalência e fatores associados.

Apesar das altas prevalências de sintomas osteomusculares nos últimos 12 meses reveladas para os motoristas de taxi de Rio Branco, pode ter ocorrido subestimação nas prevalências pela impossibilidade de investigar os motoristas de taxi afasta- dos do trabalho por morbidades diversas, fato que caracteriza uma limitação do estudo. Pelo fato da coleta de dados ter sido realizada durante as curtas pausas dos taxistas nos pontos de taxi, houve necessidade de um questionário reduzido para não haver perda de informações, logo, foi inviável também averi- guar as informações sobre a ergonomia dos automóveis e os fatores de risco psicossociais. Apesar destas limitações, a pes- quisa envolveu amostra representativa da população de taxistas, fato que possibilita generalizar os resultados para a população total desses profissionais em Rio Branco, AC.
Mostrar mais

8 Ler mais

Revista Completa

Revista Completa

Paulo, do que de outras localizadas em Manaus, Rio Branco (no Acre) ou Januária (em Minas), pois, enquanto nas primeiras cidades se encontram escolas de todos os tipos, níveis e custo[r]

164 Ler mais

As queimadas na região amazônica e o adoecimento respiratório.

As queimadas na região amazônica e o adoecimento respiratório.

Ribeiro H, Assunção JV. Efeitos das queimadas na saúde humana. Estud. av. 2002; 16(44):125-148. Organização Mundial de Saúde (OMS). Indicadores para o estabelecimento de políticas e a tomada de decisão em saúde ambiental [mimeo]. Genebra: OMS; 1998. World Health Organization (WHO). Health Guide- lines for Vegetation Fire Events. Geneva: WHO; 1999. Mascarenhas MDM, Vieira LC, Lanzieri TM, Leal APPR, Duarte AF, Hatch AL. Poluição atmosférica devido a queima de biomassa florestal e atendi- mentos de emergência por doença respiratória em Rio Branco, Brasil – Setembro, 2005. J Bras Pneu- mol 2008; 34(1):42-46.
Mostrar mais

10 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados